Your browser doesn't support javascript.
loading
Correlação entre a redução dos arcos plantares e as alterações da marcha, equilíbrio e postura em escolares / Correlation between the reduction of the plant arches and the alterations of the march, balance and posture in scholars
Corrêa, Ana Lúcia; Pereira, João Santos.
Afiliação
  • Corrêa, Ana Lúcia; Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro. BR
  • Pereira, João Santos; Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro. BR
Rev. bras. ciênc. mov ; 13(4): 47-54, 2005.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-524591
Biblioteca responsável: BR1552.1
RESUMO
O estudo aborda as alterações na marcha, equilíbrio e postura e sua relação com o valgo em escolares entre 7 e 12 anos de idade. Eles foram avaliados através da anamnese, exame físico, goniometria. Não se observou diferença estatisticamente significativa quanto a freqüência de pé plano entre os sexos através do teste qui-quadrado para p<0,0001. Através da estatística descritiva encontrou-se 38,26% de alunos com pé plano e 61,73% com normal, sendo observado pela avaliação goniométrica os valores médios de 16,080 graus no direito plano, 15,640 graus no esquerdo plano, 5,5041 graus no direito normal e 5,8099 graus no esquerdo normal. Verificou-se que os alunos com valgo apresentavam resultados distintos daqueles encontrados nos com normal. O grupo experimental apresentou moderação leve e o grupo controle não apresentou alteração e estatisticamente significativo pelo teste qui-quadrado para p<0,05 em todos os critérios avaliados. Observou-se que os escolares com valgo apresentavam movimentos descoordenados, movimentos irregulares de membro superior sem sincronismo com o membro inferior, passadas muito longas antes da passada de um de apoio para outro, demonstrando equilíbrio ineficiente, postura inadequada, caracterizando-a como marcha patológica, já os escolares com normal apresentaram marcha normal.
ABSTRACT
The study evaluated alterations in march, balance and posture and its relationship with reduction on the plant arches in scholars between 7 and 12 years old. They were assessed through anamnesis, physical exam and goniometry. It was not observed statistical significance regarding the frequency of valgo foot among the sex by the qui-square test for p <0.0001. Through qualitative statistics it was found 38.26% of students with valgo foot and 61.73% with normal foot. By goniometry, it was observed that the mean value was 16.080 degrees in the right valgo foot 15.640 degrees in the left valgo foot, 5.5041 degrees in the normal right foot, and 5.8099 degrees in the normal left foot. The comparative study among the two groups showed that the students with valgo foot presented different results from those with normal foot. This result was statistically significant for p<0.05 using qui-square test in all evaluated criteria. It was observed that the scholars with valgo foot presented uncoordinated movements, irregular superior members movements without synchronism with inferior ones and large step before the next support foot touches the floor, demonstrating inefficient balance, inadequate posture, characterizing a pathological march. Nevertheless, normal foot pupils presented normal march.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Postura / Pé Chato / Equilíbrio Postural / Marcha Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. bras. ciênc. mov Assunto da revista: Medicina Esportiva Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Castelo Branco/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Postura / Pé Chato / Equilíbrio Postural / Marcha Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. bras. ciênc. mov Assunto da revista: Medicina Esportiva Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Castelo Branco/BR
...