Portal de Teses e Dissertações


Base de dados : TESESSP
Pesquisa : 398226 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 TESESSP  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: 398226
Autor: Cipriano, Sonia Lucena.
Título: Proposta de um conjunto de indicadores para utilização na Farmácia Hospitalar com foco na acreditação hospitalar / Proposal of set indicators to be used in Hospital Pharmacy with focus in the Hospital Accreditation.
Fonte: São Paulo; s.n; 2004. 191 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A Farmácia Hospitalar tem por finalidade, promover o uso seguro e racional de medicamentos, pesquisando, produzindo e distribuindo produtos de qualidade, desenvolvendo profissionais e prestando assistência integrada ao paciente e à equipe de saúde. Dessa forma, a utilização de um conjunto de indicadores sistematizado para o monitoramento e gestão de suas atividades, se faz necessário. Objetivo: Identificar, sistematizar e propor um conjunto de indicadores para utilização no monitoramento e gestão das atividades da Farmácia Hospitalar como contribuição ao processo de Acreditação Hospitalar. Metodologia: A pesquisa refere-se a um estudo tipo exploratório, de campo e bibliográfico. A amostra estudada foi de 11 farmácias hospitalares pertencentes aos hospitais do Estado de São Paulo acreditados pela ONA e os sujeitos da pesquisa os 11 farmacêuticos gestores. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para análise dos dados utilizou-se um processo informatizado para gerar banco de dados com montagem de quadros, tabelas, gráficos e cálculos simples, como também, compilação por semelhança e agrupamento por categorias-chave, a partir da análise de conteúdo das respostas obtidas. Resultados: Identificou-se na literatura pesquisada 195 indicadores para Farmácia Hospitalar. Na pesquisa de campo verificou-se a utilização de 93 indicadores, com diversificação quanto à quantidade (0 a 30) e tipos (82), sendo que 51 por cento(52) do total das atividades desenvolvidas não apresentaram nenhum indicador. Conclusão: Na amostra estudada, não ficou evidenciada a utilização de um conjunto de indicadores sistematizados para o monitoramento das atividades desenvolvidas na Farmácia Hospitalar. Desta forma, elaborou-se uma proposta de um modelo para construção de indicador, como também, um conjunto de 24 indicadores com foco na Acreditação Hospitalar.
Descritores: Serviço de Farmácia Hospitalar
Acreditação
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Hospitais
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 312.11, 380. 45221/2004; BR67.1; Mtr, 1292. 45222/2004



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : TESESSP Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
Todos      Somente com textos completo      Somente teses com áudio
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
WXIS|fatal error|unavoidable|recxref/read|