Your browser doesn't support javascript.
loading
Desempenho de meninos e meninas em tarefa de cancelamento com lápis e papel / Performance of boys and girls in a task of cancellation with pencil and paper
Storer, Marcia Regina de Souza; Schwartzman, José Salomão.
Afiliação
  • Storer, Marcia Regina de Souza; s.af
  • Schwartzman, José Salomão; Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. BR
Temas desenvolv ; 16(96): 281-289, jan.-fev. 2009. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-547854
Biblioteca responsável: BR1342.1
RESUMO
A proposta deste trabalho foi investigar possíveis diferenças no desempenho absoluto e relativo da atenção visual em 50 meninos e 50 meninas de nove anos de idade, por meio da aplicação da tarefa de cancelamento com lápis e papel descrita por Weintraub e Mesulam (1985). Trata-se de um teste de desempenho continuado que avalia a atenção mantida, a vigília. Foram avaliados o tempo total para execução da tarefa, o número de erros de omissão e o número de erros de comissão. Foi utilizada a análise de variância (ANOVA de uma via) para comparação das médias das três variáveis entre os dois grupos. A análise dos dados absolutos mostrou que as meninas apresentaram desempenho significativamente superior ao dos meninos, tanto quanto ao tempo despendido para a execução da tarefa quanto ao número de erros por omissão. O tempo médio entre as meninas foi de 122,02±4,08 segundos; entre os meninos foi de 138,06±4,90 segundos (p = 0,013). O número de erros por omissão também mostrou diferença significativa (p = 0,023) entre meninas (2,88±0,55) e meninos (5,20±0,84). A análise do índice de desempenho, que representa a interação entre o tempo de execução e número de acertos, também mostrou e realçou nítida superioridade de desempenho das meninas em relação aos meninos, tanto no tempo de execução (p = 0,013, F = 6,32) quanto no número de acertos (p = 0,023; F = 5,29) e no desempenho geral (p = 0,0004; F = 13,45). As meninas, portanto, mostraram desempenho melhor que o dos meninos em atenção visual.
ABSTRACT
This work aimed at investigating possible differences in absolute and relative performances of the visual attention of 50 boys and 50 girls aging nine years old, by means of the application of the task of cancellation with pencil and paper described by Weintraub and Mesulam (1985). It is a test of continued performance that evaluates the maintained attention, awareness. The total time for the task completion, the number of errors of omission, and the number of errors of commission were evaluated. Variance analysis (one-way ANOVA) was applied for comparison of the means of the three variables between the two groups. Analysis of absolute data showed that girls had a significantly higher performance than boys, both for the time spent for the completion of the task and for the number of errors of omission. The mean time among the girls was 122.02+4.08 seconds, while among the boys it was 138.06+4.90 seconds (p=0.013). The number of errors of omission was also significantly different (p = 0.023) between girls (2.88+0.55) and boys (5.20+0.84). The analysis of the performance index, that represents the interaction between the time for completion and the number of scores also showed, and highlighted, a marked superiority of performance of the girls compared to the boys in the time for completion (p = 0.013; F = 6.32), the number of right answers (p = 0.023; F = 5.29), and the general performance (p = 0.0004; F = 13.45). Girls showed better performance than boys in visual attention.
Assuntos

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção / Análise e Desempenho de Tarefas / Percepção Visual / Identidade de Gênero Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção / Análise e Desempenho de Tarefas / Percepção Visual / Identidade de Gênero Limite: Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Temas desenvolv Assunto da revista: Patologia da Fala e Linguagem Ano de publicação: 2009 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Presbiteriana Mackenzie/BR
...