Your browser doesn't support javascript.
loading
La toma de decisión del diagnóstico y terapéutica para la carie dentaria / The decision-making diagnosis and therapy for dental caries
Ludgero Arcoverde, Aline de Lima; Sampaio Bezerra, Silvia Regina; Dourado, Adriane Tenório; Braz de Silva, Rodivan.
Afiliação
  • Ludgero Arcoverde, Aline de Lima; Universidad Federal de Pernanbuco. Facultad de Odontología. Recife. BR
  • Sampaio Bezerra, Silvia Regina; Universidad Federal de Pernambuco. Departamento de Odontología Social. Recife. BR
  • Dourado, Adriane Tenório; Universidad Federal de Pernambuco. Departamento de Odontología Social. Recife. BR
  • Braz de Silva, Rodivan; Universidad Federal de Pernambuco. Departamento de Odontología Restauradora. Recife. BR
Acta odontol. venez ; 49(1)2011. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-678858
Biblioteca responsável: VE1.1
RESUMEN
El objetivo de este estudio fue evaluar el nivel de conocimientos en el diagnóstico y el tratamiento de la lesión secundaria de caries entre los estudiantes de 6º y 9º períodos de la carrera de la Facultad de Odontología de la Universidad de Pernambuco (FOP / UPE). La muestra de este estudio fue de 95 estudiantes de carrera, 52 de estos estudiantes del 6º período, y 43 estudiantes del 9º, que examinó el caso de un paciente que tenía una lesión de caries secundaria. Para esta revisión, fue puesta a disposición de los estudiantes una radiografía interproximal del diente a ser evaluado, como una ayuda al diagnóstico. El análisis estadístico de los datos, con nivel de significación del 5,0% considerado, mostró que en relación con el diagnóstico, no hubo diferencias estadísticamente significativas entre los períodos, sin embargo la diferencia con respecto a la toma de decisiones en el tratamiento del diente, se consideró muy significativo (p=0,025) comparando el 6º y el 9º períodos de la carrera del curso de Odontología. Se concluye que el diagnóstico y tratamiento de lesiones secundarias de la caries es deficiente y que esta cuestión se ha vuelto a destacar en la enseñanza de carrera con el fin de mejorar la condición de la salud oral del paciente
ABSTRACT
The purpose of this study was to evaluate the level of knowledge in the diagnosis and treatment of secondary injury of caries among students for graduation of 6 and 9 periods of the Faculty of Dentistry at the University of Pernambuco (FOP / UPE). The sample of this study was made of 95 students from graduation, with 52 students of 6th period and 43 students of 9th period, which examined one patient who had an injury of secondary caries. For this test, radiography interproximal of the tooth to be assessed was placed at the disposal for the students, as an aid to diagnosis. Statistical analysis of the data with significance level of 5.0% considered showed that in relation to the diagnosis there was no statistically significant difference between the periods, but the difference regarding decision-making in the treatment of the tooth was considered very significant (p = 0025) when compared with the 6th of the 9th period of the graduate course in dentistry. It was concluded that the diagnosis and treatment of secondary injury of caries was deficient and that this matter should be further emphasized in the teaching of graduation in order to improve the condition of the patient's oral health
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de conhecimento no diagnóstico e tratamento da lesão de cárie secundária entre os alunos de graduação do 6º e 9º períodos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (FOP/UPE). A mostra desse estudo foi constituída de 95 alunos de graduação, sendo 52 estudantes do 6º período e 43 estudantes do 9º período, os quais examinaram um único paciente que apresentou uma lesão de cárie secundária. Para esse exame, foi colocada a disposição dos alunos a radiografia interproximal do dente a ser avaliado, como um meio auxiliar de diagnóstico. A análise estatística dos dados com nível de significância considerado de 5,0% mostrou que, em relação ao diagnóstico, não houve diferença estatisticamente significante entre os períodos, porém a diferença em relação a tomada de decisão no tratamento do dente analisado foi muito significante (p=0,025) ao se comparar o 6º com o 9º período da graduação do curso de Odontologia. Concluiu-se que o diagnóstico e tratamento da lesão de cárie secundária foi deficiente e que esse tema deve ser mais enfatizado no ensino de graduação, de modo a melhorar a condição de saúde bucal do paciente
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Higiene Bucal / Radiografia Dentária / Cárie Dentária / Cavidade Pulpar Tipo de estudo: Estudo diagnóstico / Estudo de avaliação / Estudo prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Espanhol Revista: Acta odontol. venez Assunto da revista: Medicina Bucal / Odontologia / Sa£de Bucal Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidad Federal de Pernambuco/BR / Universidad Federal de Pernanbuco/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Higiene Bucal / Radiografia Dentária / Cárie Dentária / Cavidade Pulpar Tipo de estudo: Estudo diagnóstico / Estudo de avaliação / Estudo prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Espanhol Revista: Acta odontol. venez Assunto da revista: Medicina Bucal / Odontologia / Sa£de Bucal Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidad Federal de Pernambuco/BR / Universidad Federal de Pernanbuco/BR
...