Base de datos : LILACS
Búsqueda : zika [Palabras]
Referencias encontradas : 261 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   en el formato [Detallado]

página 1 de 27 va a la página                         

  1 / 261 LILACS  
              next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906737
Autor: Oliveira, Ruan Pierre; Moura, José Antão Beltrão; Barros, Marcelo Alves; Cavalcante, Ana Carolina Policarpo.
Título: Gamificação e crowdsourcing para melhoria do combate ao Aedes aegypti / Gamification and crowdsourcing for strengthening the combat against Aedes aegypti
Fuente: J. health inform;8(supl.I):963-972, 2016. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Conferencia: Presentado en: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: OBJETIVOS: Criar um sistema baseado em conceitos de gamificação e crowdsourcing, para auxiliar no combate/prevenção ao Aedes aegypti. Com ênfase nos indicadores: número de notificações de focos do mosquito; tempo médio para gerar relatórios utilizados no planejamento e tempo médio entre a notificação e o recebimento da mesma pelo agente de campo. MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo-exploratório em parceria com as vigilâncias para a idealização, especificação, implementação e teste piloto do sistema proposto. RESULTADOS: Foi produzido um aplicativo móvel para a população realizar notificações que alimentam um sistema de informação na web, georreferenciado e usado pela VA/VE para apoio à gestão de seus serviços. No piloto foi verificado uma melhoria significativa nos indicadores considerados. CONCLUSÃO: O sistema poderá funcionar como um novo canal de denúncia, assim como auxiliar os processos e serviços da VA/VE para um combate mais eficiente e eficaz ao mosquito e às doenças por ele transmitidas.

OBJECTIVES: Develop and apply a gamified and crowdsourcing information system to speed up and improvedecision making by sanitary and health agencies ("VA/VE") as they attempt to prevent the spread of the zika, dengue, and chikungunya viruses transmitted by the Aedes aegypti mosquito. METHODS: Carry out a quantitative-exploratory study in partnership with VA/VE to specify, implement and (pilot) test the proposed system. RESULTS: The work produceda gamified, crowdsourced mobile app for the population to feed information on Aedes aegypti´s infestation into a georeferenced web information system. VA/VE use this web IS to manage their operations. The pilot test provided evidence that the partner VA/VE was able to make faster and better decisions. CONCLUSION: The proposed IS may serve as a newAedes aegypti infestation notification channel for the population and as a decision support system for VA/VE for more efficient and effective combat against the mosquito and related diseases.
Descriptores: Aplicaciones Móviles
Dengue/prevención & control
Colaboración de las Masas
Aedes
-Congresos como Asunto
Límites: Humanos
Masculino
Femenino
Adulto
Adulto Joven
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  2 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906244
Autor: Queiroz, Eny Regina da Silva.
Título: Processos de difusão espacial da Zika, dengue e chikungunya no município de Duque de Caxias em simultaneidade das três epidemias / Spatial diffusion processes of Zika, dengue and chikungunya in the municipality of Duque de Caxias in the simultaneity of the three epidemics.
Fuente: Rio de Janeiro; s.n; 2017. 83 f p. il, graf, tab.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social para obtención del grado de Mestre.
Resumo: Epidemias de doenças emergentes e reemergentes nas últimas décadas, têm mobilizado instituições pesquisa e serviços de Saúde Pública em todo o mundo. Neste contexto, as arboviroses dengue, Zika e chikungunya, transmitidas pelo vetor Aedes aegypti têm ganhado importância devido ao elevado potencial de transmissibilidade e do impacto na morbimortalidade da população de vários países, como o Brasil. Estudos sobre difusão espacial, buscam identificar padrões de como determinada doença ou fenômeno se move no tempo e no espaço. Vários autores têm investigado padrões de difusão da dengue, do seu vetor e dos vírus que causam essa doença. Há entretanto uma lacuna no que tange ao entendimento da difusão da dengue, Zika e chikungunya, uma vez constatada a ocorrência simultânea dessas arboviroses no mesmo território. Essa dissertação teve como objetivo identificar os padrões de difusão da Zika, da dengue e da chikungunya no município de Duque de Caxias durante as epidemias de novembro de 2015 a maio de 2016. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica exploratória com dois desenhos de estudo: seccional para dados de pontos, referentes aos endereços de residência dos casos das arboviroses e ecológico para dados de área, considerando os bairros como unidade de análise. Foram utilizados os casos notificados das três doenças no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para dados de ponto, foram utilizadas as técnicas de mapas sequenciais da densidade de Kernel, a estatística de Knox e a estimação da curva de regressão para a razão da distância do vizinho mais próximo. Para dados de área, foram construídos mapas sequencias para as taxas de incidência, correlogramas espaciais e foram avaliadas as mudanças nos níveis locais de aglomeração espacial. Os resultados sugerem que o padrão de difusão espacial das três arboviroses no município de Duque de Caxias foi o de difusão por expansão, com importantes focos de dispersão das doenças localizados em bairros dos 1º e 2º distritos. O conhecimento sobre o padrão de difusão espacial pode contribuir para geração de hipóteses sobre os fatores que influenciam a transmissão das arboviroses nesse território e auxiliar no planejamento de ações de vigilância em saúde e controle das epidemias
Descriptores: Dengue
Virus Zika
Virus Chikungunya
Infecciones por Arbovirus
Epidemias
Brasil
Estudios Epidemiológicos
-Salud Pública
Vigilancia en Salud Pública
Límites: Humanos
Tipo de Publ: Revisión
Estudios de Evaluación
Responsable: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1, T1604, Q3; 616.98(815.3)


  3 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-904039 LILACS-Express
Autor: Amarillo, Claudia Rivera.
Título: Aegypti: Ideología de género, feminismo y extinción / Aegypti: Ideologia de gênero, feminismo e extinção / Aegypti: Gender ideology, feminism and extinction
Fuente: Sex., salud soc. (Rio J.);(27):199-219, set.-dez. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Este artículo plantea conexiones entre el objeto "ideología de género", la tecno-ciencia y las tecnologías de sexo y género en la reciente epidemia de Zika. Para ello considera las tácticas de lucha contra el Aedes aegypti, centrándose en los insectos modificados y tomando como ejemplos Colombia, Puerto Rico y Brasil. Se plantea una relación entre la bacteria Wolbachia y el feminismo a partir de la reflexión sobre su potencial para intervenir la sustancia misma de la vida deshaciendo, así, la diferencia sexual y feminizando el aegypti. De este modo, se establece un campo de sentido que articula las ciencias de la vida, el capitalismo, la epidemia de Zika, las zancudas y el objeto "ideología de género"; en este campo, las mujeres ocupan el lugar de eternas deudoras en una economía política de la promesa, el neurotropismo del zika amenaza futuros nacionales y economías en gestación, y la Wolbachia aparece como salvadora y destructora al mismo tiempo.

Resumo Este artigo estabelece conexões entre o objeto "ideologia de gênero", a tecnociência e as tecnologias de sexo e gênero na recente epidemia de Zika. Para isso considera as táticas de luta contra o Aedes aegypti, centrando-se nos insetos modificados e tomando como exemplos a Colômbia, Porto Rico e Brasil. Delineia-se uma relação entre a bactéria Wolbachia e o feminismo a partir da reflexão sobre seu potencial para intervir na substância mesma da vida, desfazendo, assim, a diferença sexual e feminizando o aegypti. Deste modo, estabelece-se um campo de sentido que articula as ciências da vida, o capitalismo, a epidemia de Zika, os pernilongos e o objeto "ideologia de gênero"; neste campo, as mulheres ocupam o lugar de eternas devedoras em uma economia política da promessa, o neurotropismo do zika ameaça futuros nacionais e economias em gestação, e a Wolbachia aparece como salvadora e destruidora ao mesmo tempo.

Abstract This article raises the connections between the object "gender ideology", techno-science and sex and gender technologies in the recent zika epidemic. In order to do so, it takes Colombia, Puerto Rico and Brazil as examples. In this way, it articulates the co-production of the links between feminism and extinction in the Wolbachia bacterium and its potential to intervene the very substance of life by undoing the sexual difference and feminizing the aegypti. Thus, a whole field for this meaning is established, that articulates the sciences of life, capitalism, zika, female mosquitoes and gender ideology, a field in which women occupy the place of eternal debtors in a political economy of promise. In this configuration, zika's neurotropism threatens the future of nations and emerging economies, and the Wolbachia appears as a savior and destroyer at the same time.
Responsable: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  4 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Salud Pública
Texto completo
Id: biblio-903533 LILACS-Express
Autor: Ferreira, Aline Chimello; Chiaravalloti Neto, Francisco; Mondini, Adriano.
Título: Dengue in Araraquara, state of São Paulo: epidemiology, climate and Aedes aegypti infestation / Dengue em Araraquara, SP: epidemiologia, clima e infestação por Aedes aegypti
Fuente: Rev. saúde pública (Online);52:18, 2018. graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To describe the epidemiology of dengue in a medium-sized city in the state of São Paulo. METHODS Data, such as circulating serotypes, severe cases and deaths, age group, sex, among others, were obtained on reported and confirmed dengue cases in Araraquara, state of São Paulo, between 1991 and 2015. Climatic and infestation data were also analyzed. These variables were evaluated descriptively, using statistical measures such as frequencies, averages, minimum and maximum. Dengue incidence rates were calculated according to month, year, age and sex, and time series of dengue cases, infestation, and climatic variables. RESULTS Approximately 16,500 cases of dengue fever were reported between 1991 and 2015. The highest number of reports was recorded in 2015 (7,811 cases). In general, the age group with the highest number of reports is between 20 and 59 years old. The highest incidences, generally between March and May, occurred after the increase in rainfall and infestation in January. CONCLUSIONS Increased levels of infestation due to rainfall are reflected in incidence rates of the disease. It is fundamental to know the epidemiology of dengue in medium-sized cities. Such information can be extended to diseases such as Zika and Chikungunya, which are transmitted by the same vector and were reported in the city. The intensification of surveillance efforts in periods before epidemics could be a strategy to be considered to control the viral spread.

RESUMO OBJETIVO Descrever a epidemiologia da dengue em cidade de médio porte do estado de São Paulo. MÉTODOS Foram obtidas informações sobre os casos notificados e confirmados de dengue em Araraquara, SP, entre 1991 e 2015, como sorotipos circulantes, casos graves e óbitos, faixa etária, sexo, entre outras. Também foram levantadas as informações climáticas e de infestação pelo vetor. Essas variáveis foram trabalhadas descritivamente, utilizando-se medidas estatísticas como frequências, médias, mínimo e máximo. Calcularam-se taxas de incidência de dengue segundo mês, ano, idade e sexo, e série histórica de casos de dengue, infestação e variáveis climáticas. RESULTADOS Foram confirmados 16.431 casos de dengue entre 1991 e 2015. O maior número de notificações foi registrado em 2015 (7.811 casos). De forma geral, a faixa etária com o maior número de notificações encontra-se entre 20 e 59 anos. As maiores incidências, geralmente entre março e maio, ocorreram após o aumento da pluviosidade e infestação, em janeiro. CONCLUSÕES Os altos níveis de infestação que aumentam com as chuvas refletem-se nas taxas de incidência da doença. É fundamental conhecer a epidemiologia da dengue em cidades de médio porte. Seus resultados podem ser estendidos para doenças como Zika e Chikungunya (transmitidas pelo mesmo vetor e notificadas na cidade). A intensificação dos esforços de vigilâncias em períodos que precedem as epidemias poderia ser uma estratégia a ser considerada para o controle da dispersão viral.
Responsable: BR1.1 - BIREME


  5 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-903472 LILACS-Express
Autor: Ferreira, Aline Chimello; Chiaravalloti Neto, Francisco; Mondini, Adriano.
Título: Dengue in Araraquara, state of São Paulo: epidemiology, climate and Aedes aegypti infestation / Dengue em Araraquara, SP: epidemiologia, clima e infestação por Aedes aegypti
Fuente: Rev. saúde pública (Online);52:18, 2018. graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To describe the epidemiology of dengue in a medium-sized city in the state of São Paulo. METHODS Data, such as circulating serotypes, severe cases and deaths, age group, sex, among others, were obtained on reported and confirmed dengue cases in Araraquara, state of São Paulo, between 1991 and 2015. Climatic and infestation data were also analyzed. These variables were evaluated descriptively, using statistical measures such as frequencies, averages, minimum and maximum. Dengue incidence rates were calculated according to month, year, age and sex, and time series of dengue cases, infestation, and climatic variables. RESULTS Approximately 16,500 cases of dengue fever were reported between 1991 and 2015. The highest number of reports was recorded in 2015 (7,811 cases). In general, the age group with the highest number of reports is between 20 and 59 years old. The highest incidences, generally between March and May, occurred after the increase in rainfall and infestation in January. CONCLUSIONS Increased levels of infestation due to rainfall are reflected in incidence rates of the disease. It is fundamental to know the epidemiology of dengue in medium-sized cities. Such information can be extended to diseases such as Zika and Chikungunya, which are transmitted by the same vector and were reported in the city. The intensification of surveillance efforts in periods before epidemics could be a strategy to be considered to control the viral spread.

RESUMO OBJETIVO Descrever a epidemiologia da dengue em cidade de médio porte do estado de São Paulo. MÉTODOS Foram obtidas informações sobre os casos notificados e confirmados de dengue em Araraquara, SP, entre 1991 e 2015, como sorotipos circulantes, casos graves e óbitos, faixa etária, sexo, entre outras. Também foram levantadas as informações climáticas e de infestação pelo vetor. Essas variáveis foram trabalhadas descritivamente, utilizando-se medidas estatísticas como frequências, médias, mínimo e máximo. Calcularam-se taxas de incidência de dengue segundo mês, ano, idade e sexo, e série histórica de casos de dengue, infestação e variáveis climáticas. RESULTADOS Foram confirmados 16.431 casos de dengue entre 1991 e 2015. O maior número de notificações foi registrado em 2015 (7.811 casos). De forma geral, a faixa etária com o maior número de notificações encontra-se entre 20 e 59 anos. As maiores incidências, geralmente entre março e maio, ocorreram após o aumento da pluviosidade e infestação, em janeiro. CONCLUSÕES Os altos níveis de infestação que aumentam com as chuvas refletem-se nas taxas de incidência da doença. É fundamental conhecer a epidemiologia da dengue em cidades de médio porte. Seus resultados podem ser estendidos para doenças como Zika e Chikungunya (transmitidas pelo mesmo vetor e notificadas na cidade). A intensificação dos esforços de vigilâncias em períodos que precedem as epidemias poderia ser uma estratégia a ser considerada para o controle da dispersão viral.
Responsable: BR1.1 - BIREME


  6 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Salud Pública
Texto completo
Id: biblio-903332 LILACS-Express
Autor: Donalisio, Maria Rita; Freitas, André Ricardo Ribas; Zuben, Andrea Paula Bruno Von.
Título: Arboviruses emerging in Brazil: challenges for clinic and implications for public health / Arboviroses emergentes no Brasil: desafios para a clínica e implicações para a saúde pública
Fuente: Rev. saúde pública (Online);51:30, 2017.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Arboviruses have been emerging in different parts of the world due to genetic changes in the virus, alteration of the host and vector population dynamics, or because of anthropogenic environmental factors. These viruses' capacity for adaptation is notable, as well as the likelihood of their emergence and establishment in new geographic areas. In Brazilian epidemiologic scenario, the most common arboviruses are DENV, CHIKV, and ZIKV, although others may spread in the country. Little is yet known of the impact of viral co-circulation, which would theoretically result in more intense viremia or other immunological alterations that could trigger autoimmune diseases, such as Guillain-Barré syndrome. The impact on morbidity and mortality intensifies as extensive epidemics lead to a high number of affected individuals, severe cases, and implications for health services, mainly due to the absence of treatment, vaccines, and effective prevention and control measures.

RESUMO Notifica-se a emergência de arboviroses em diferentes regiões do planeta em decorrência de mudanças genéticas no vírus, alteração da dinâmica populacional de hospedeiros e vetores ou por fatores ambientais de origem antropogênica. É notável a capacidade de adaptação desses vírus e a possibilidade de emergirem e se estabelecerem em novas áreas geográficas. No contexto epidemiológico brasileiro, os arbovírus de maior circulação são DENV, CHIKV e ZIKV, embora existam outros com potencial de disseminação no País. O impacto da cocirculação viral ainda é pouco conhecido, a qual teoricamente resultaria em viremias mais intensas ou outras alterações imunológicas que poderiam ser o gatilho para doenças autoimunes, como a síndrome de Guillain-Barré. O impacto na morbidade e mortalidade se intensifica à medida que extensas epidemias pressupõem grande número de indivíduos acometidos, casos graves e implicações sobre os serviços de saúde, principalmente diante da ausência de tratamento, vacinas e medidas efetivas de prevenção e controle.
Responsable: BR1.1 - BIREME


  7 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-903212 LILACS-Express
Autor: Donalisio, Maria Rita; Freitas, André Ricardo Ribas; Zuben, Andrea Paula Bruno Von.
Título: Arboviruses emerging in Brazil: challenges for clinic and implications for public health / Arboviroses emergentes no Brasil: desafios para a clínica e implicações para a saúde pública
Fuente: Rev. saúde pública (Online);51:30, 2017.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Arboviruses have been emerging in different parts of the world due to genetic changes in the virus, alteration of the host and vector population dynamics, or because of anthropogenic environmental factors. These viruses' capacity for adaptation is notable, as well as the likelihood of their emergence and establishment in new geographic areas. In Brazilian epidemiologic scenario, the most common arboviruses are DENV, CHIKV, and ZIKV, although others may spread in the country. Little is yet known of the impact of viral co-circulation, which would theoretically result in more intense viremia or other immunological alterations that could trigger autoimmune diseases, such as Guillain-Barré syndrome. The impact on morbidity and mortality intensifies as extensive epidemics lead to a high number of affected individuals, severe cases, and implications for health services, mainly due to the absence of treatment, vaccines, and effective prevention and control measures.

RESUMO Notifica-se a emergência de arboviroses em diferentes regiões do planeta em decorrência de mudanças genéticas no vírus, alteração da dinâmica populacional de hospedeiros e vetores ou por fatores ambientais de origem antropogênica. É notável a capacidade de adaptação desses vírus e a possibilidade de emergirem e se estabelecerem em novas áreas geográficas. No contexto epidemiológico brasileiro, os arbovírus de maior circulação são DENV, CHIKV e ZIKV, embora existam outros com potencial de disseminação no País. O impacto da cocirculação viral ainda é pouco conhecido, a qual teoricamente resultaria em viremias mais intensas ou outras alterações imunológicas que poderiam ser o gatilho para doenças autoimunes, como a síndrome de Guillain-Barré. O impacto na morbidade e mortalidade se intensifica à medida que extensas epidemias pressupõem grande número de indivíduos acometidos, casos graves e implicações sobre os serviços de saúde, principalmente diante da ausência de tratamento, vacinas e medidas efetivas de prevenção e controle.
Responsable: BR1.1 - BIREME


  8 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Salud Pública
Texto completo
Id: biblio-902926 LILACS-Express
Autor: Cabezas, César; Donaires, Fernando.
Título: Enfoque sindrómico para el diagnóstico y manejo de enfermedades infecciosas agudas en situaciones de emergencia / Syndromic approach for the diagnosis and management of acute febrile infestious diseases in emergencies
Fuente: Rev. peru. med. exp. salud publica;34(2):316-322, abr.-jun. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Varias de las enfermedades agudas con etiología infecciosa (viral, bacteriana o parasitaria) cursan inicialmente con un síndrome que puede ser febril, febril ictérico, febril hemorrágico, febril con manifestaciones respiratorias, febril con compromisio neurológico, febril con erupciones dérmicas, febril anémico, o pueden ocurrir muertes de pacientes febriles sin un diagnóstico definido, con algunas variantes según el nicho ecológico-social en el que se dan; es importante el enfoque sindrómico, para luego tipificar el caso o el brote y así tener un diagnóstico adecuado y oportuno que permita orientar tanto el manejo individual como las medidas de prevención y control en la población, aun cuando haya limitaciones para el diagnóstico de todos los casos. En este artículo se describe el enfoque sindrómico, los síndromes de importancia en salud pública (colectiva) y su abordaje, todo ello es importante por su presentación en brotes que vienen ocurriendo en los variados nichos ecológicos de nuestro país, exacerbados por el cambio climático.

ABSTRACT Several of the acute diseases with infectious etiology (viral, bacterial or parasitic) initially start with a syndrome which can be febrile, febrile icteric, febrile hemorrhagic, febrile with respiratory manifestations, febrile with neurological impairment, febrile with dermal eruptions, febrile anemic, diarrheal, necrotic cutaneous ulcer, or deaths of febrile patients may occur without a defined diagnosis, with some variants according to the ecological-social niche in which they occur; the syndromic approach is important, to quickly classify the case or the outbreak and thus have an appropriate and timely diagnosis that allows to orient both the individual management and the prevention and control measures in the population, even if there are limitations for the diagnosis of all the cases. This article describes the syndromic approach, the syndromes of importance in public health (collective) and their approach, all this is important because of its presentation in outbreaks that are occurring in the various ecological niches of our country, exacerbated by climate change.
Responsable: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  9 / 261 LILACS  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Salud Pública
Texto completo
Id: biblio-902908 LILACS-Express
Autor: Alvarado-Socarras, Jorge L.; Meneses-Silvera, Keyla; Zarate-Vergara, Andrea Carolina; Guerrero-Gomez, Carlos; Rodriguez-Morales, Alfonso J..
Título: No todo es Zika: toxoplasmosis congénita, ¿aún prevalente en Colombia? / Not everything is Zika: congenital toxoplasmosis, still prevalent in Colombia?
Fuente: Rev. peru. med. exp. salud publica;34(2):332-336, abr.-jun. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La toxoplasmosis congénita continúa siendo un problema de salud pública. Aun existiendo guías plenamente divulgadas y conocidas, se observa poca implementación de las mismas y falta de adecuada interpretación de pruebas serológicas en gestantes Esto puede generar falta de captación y tratamiento en embarazadas con primoinfección por Toxoplasma gondii. Reportamos una serie de casos, con compromiso neurológico y sistémico (dificultad respiratoria, hepatoesplenomegalia, enterocolitis, calcificaciones cerebrales, trombocitopenia, corioretinis, ascitis, choque). Si bien el virus de Zika causó epidemia en 2015-2016 en Brasil, Colombia y otros países, toxoplasmosis es un diagnóstico diferencial aún prevalente en estos países, con secuelas graves, discapacidad neurológica y riesgo de daño ocular, incluso tardío. Adicionalmente, existen algunas variedades de cepas de T. gondii con comportamiento más agresivo en Latinoamérica, lo cual empeora la presentación de los casos, incluyendo además mayor riesgo de muerte.

ABSTRACT Congenital toxoplasmosis continues to be a public health threat. Even existing guidelines, publicly known, its implementation and lack of appropriate interpretation of serological tests in pregnancy is often observed. This leds to failure in opportunities for positive and known interventions to decrease the fetal risk due to Toxoplasma gondii infection. We reported herein a case series, with variable neurological and systemic compromise (respiratory distress, hepatosplenomegaly, enterocolitis, brain calcifications, thrombocytopenia, ascites, shock), even fatal, calling for awareness about the fact that despite the Zika epidemics in 2015-2016 in Brazil, Colombia and other countries, precisely toxoplasmosis, is a differential diagnosis still prevalent in these territories, that can leds to severe consequences, with neurological disability and risk of ocular damage, even lately. Additionally, with varieties of T. gondii with more aggressive patterns in Latin America, which make worse those cases, including also a higher risk of death.
Responsable: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  10 / 261 LILACS  
              first record previous record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-902274 LILACS-Express
Autor: Álvarez Escobar, María del Carmen; Torres Álvarez, Arnella; Torres Álvarez, Arling; Semper, Abel Iván; Romeo Almanza, Daniel.
Título: Dengue, chikungunya, Virus de Zika. Determinantes sociales / Dengue, chikungunya, Zika virus. Social determinants
Fuente: Rev. medica electron;40(1):120-128, ene.-feb. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El dengue, chikungunya y zika son enfermedades del grupo de las arbovirosis, transmitidas por los mosquitos Aedes aegypti y Aedes albopictus. Estas enfermedades se han incrementado tanto en incidencia como en distribución geográfica, en una situación epidemiológica sumamente compleja, determinada por la variabilidad de las condiciones ambientales y por aspectos demográficos y socioeconómicos que favorecen su presencia. Por todo lo anterior es crucial mejorar el diagnóstico diferenciado de dichas enfermedades. El diseño de estrategias interprogramáticas y acciones intersectoriales como: educación, trabajo en la vivienda, tratamiento del agua, saneamiento básico, acciones medioambientales, desarrollo de agricultura y ganadería; todos necesarios para modificar los determinantes sociales y ambientales de estas enfermedades.

ABSTRACT Dengue, chikungunya and zika are diseases belonging to the arbovirus group, transmitted by Aedes aegypti and Aedes albopictus mosquitoes. These diseases have increased both their incidence and geographical distribution, in a very complex epidemiologic situation, owing to the variability of the environmental conditions and demographical and socioeconomic aspects favoring their presence. Due to all before said it is crucial to improve the differentiated diagnosis of those diseases; designing new inter-program strategies and inter-sector actions like education, working in dwellings, water treatment, basic sanitary work, environmental actions, developing agriculture and cattle raising are all necessary to modify environmental and social determinant of these diseases.
Responsable: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



página 1 de 27 va a la página                         
   


Refinar la búsqueda
  Base de datos : Formulario avanzado   

    Buscar en el campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPS/OMS - Centro Latinoamericano y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud