Base de dados : LILACS
Pesquisa : 285063 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
experimentalDocumentos relacionados
Id: 285063
Autor: Souza, Fernando de.
Título: Efeito da vagotomia troncular no peso, no comprimento nasoanal, no Indice de Lee, na gordura perigonadal e na ingestäo alimentar em ratos injetados com glutamato monossódico / The vagotomy effect on weight, nasoanal lenght, Lee Index, gonadal fat and food intake in rats injected with MSG.
Fonte: Curitiba; s.n; 2000. 122 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A ingestäo de glutamato monossódico (MSG) na fase neonatal, em ratos, induz a adiposidade e a hiperfagia, sem aumento do peso corporal devido ao hipossomatropismo, visto que a lesäo ocorre, principalmente, no núcleo arqueado hipotalâmico. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da vagotomia troncular (VT), realizada aos 30 dias de vida, sobre peso, comprimento nasoanal (CNA), Indice de Lee (raiz cúbica do peso/CNA), percentual de gordura perigonadal e consumo alimentar em ratos injetados com MSG na fase neonatal. Foram estudados 52 ratos Wistar machos, divididos em dois grupos de 26 animais, um deles submetido à injeçäo subcutânea de soluçäo de MSG 24 por cento (4mg/g peso corporal) do primeiro ao quinto dia de vida e outro à de soluçäo salina hipertônica 12,5 por cento (1,25mg/g peso). Aos 30 dias de vida, os grupos foram novamente divididos, obtendo-se quatro grupos: grupo MSG, que seria submetido à VT(VTMSG), e outro que seria submetido à laparotomia exploradora apenas (LAPMSG); grupo SALINA, que seria submetido à VT(VTSAL), e outro à laparotomia (LAPSAL). Neste dia, foram obtidos peso, CNA e índice de Lee dos animais e submetidos à operaçäo. O consumo alimentar dos ratos foi obtido dos 30 aos 90 dias de vida. Aos 90 dias, os animais foram submetidos ao sacrificio e mensurou-se peso, CNA, índice de Lee e gordura perigonadal. A análise estatística foi realizada pelo "t de Student". Como resultados, constatou-se que o grupo VTMSG evoluiu com menores peso (p=0,0017), índice de Lee (p=0,0034) e gordura perigonadal (p=0,0141) aos 90 dias, e apresentou menor consumo alimentar nos primeiros 30 dias de pós-operatório da VT (p=0,0017), quando comparado ao grupo LAPMSG. Concluiu-se que a VT, realizada aos 30 dias de vida, em ratos injetados com MSG na fase neonatal, provoca reduçäo do peso e da adiposidade aos 90 dias, e reduçäo do consumo alimentar nos primeiros 30 dias de pós-operatório(AU)
Descritores: Vagotomia Troncular
Hiperfagia
Perda de Peso/efeitos de drogas
Ingestão de Alimentos/efeitos de drogas
-Animais Recém-Nascidos
Ratos Wistar
Limites: Animais
Ratos
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde
BR16.1; T SOUZA, F. de



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde