Base de dados : LILACS
Pesquisa : 344053 [Identificador único]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 LILACS  
             
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
experimentalDocumentos relacionados
Id: 344053 LILACS-Express
Autor: Ribeiro, Sérgio Conti; Silva, Alessandra de Araujo; Izzo, Carlos Roberto; Santos, Nelson da Cruz; Izzo, Vicente Mário; Pinotti, José Aristodemo.
Título: Tratamento cirúrgico conservador da hidrossalpinge: laparoscopia ou microcirurgia? / Conservative surgical treatment of hydrosalpinx: laparoscopy or microsurgery?
Fonte: Rev. bras. ginecol. obstet;23(10):627-631, nov.-dez. 2001. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: analisar as taxas de gravidez após realizaçäo de correçäo laparoscópica e microcirúrgica de hidrossalpinge. Métodos: no período de julho de 1996 a maio de 1999, foram tratadas 39 pacientes com hidrossalpinge, segundo protocolo de pesquisa previamente aprovado. As pacientes foram distribuídas, por sorteio, em dois grupos, de acordo com o tipo de acesso cirúrgico a ser utilizado: salpingostomia laparoscópica ou por laparotomia. Para análise dos resultados, as pacientes foram estratificadas de acordo com o grau de lesäo tubária e as taxas de gestaçäo nos dois grupos foram anotadas durante um intervalo de 24 meses. Resultados: as taxas de gravidez foram de 35,3 e 33,3 por cento, respectivamente, após laparoscopia e microcirurgia. Em relaçäo à gravidade da lesäo tubária, 66,7 por cento das pacientes com lesöes leves e 21,7 por cento das pacientes com lesöes moderadas obtiveram sucesso na concepçäo. As taxas cumulativas de gravidez em um e dois anos, respectivamente, foram de 25,0 e 34,4 por cento. Houve um caso de gestaçäo ectópica, correspondendo a 9,1 por cento de todas as gestaçöes. Conclusöes: pacientes com lesäo tubária leve ou moderada podem ser tratadas inicialmente por cirurgia e o sucesso na concepçäo é inversamente proporcional ao grau de acometimento tubário (AU)
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde