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Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde / Permanent Education in Health: decentralization and dissemination of pedagogical capacity in health
Ceccim, Ricardo Burg.
Afiliação
  • Ceccim, Ricardo Burg; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Grupo Temático de Educacao em Saúde. Porto Alegre. BR
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 10(4): 975-986, out.-dez. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-418286
Biblioteca responsável: BR526.1
RESUMO
O texto discute a relevância e a viabilidade de disseminar capacidade pedagógica por toda a rede do Sistema Unico de Sáude, de forma que se cumpra uma das mais nobres metas formuladas pela saúde coletiva no Brasil tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O conceito de educação permanente em saúde serve para dimensionar esta tarefa, não no prolongamento do tempo/carreira, mas na ampla intimidade e intercessão educação/atenção na área de saberes e de práticas em saúde. O exercício concreto desta meta se fez como política pública de maneira inédita no Brasil, apresentada pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, em 2003. A política pública criou um novo "dispositivo" no SUS os Pólos de Educação Permanente em Saúde, que no espaço de 16 meses foram capazes de aglutinar 1.122 entidades segundo as bases locorregionais com que se organizaram, cumprindo o art. 14, da Lei Orgânica da Saúde, tal como se previu no ideário de lutas da reforma sanitária brasileira. Criar um novo dispositivo não foi um ato formal, mas de construção, priorizar a educação dos profissionais de saúde como ação finalística (e não meio) é o original de novidade apresentado por este texto, documento de uma produção concreta.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde / ODS3 - Meta 3C Aumentar o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento, formação e retenção da força de trabalho da saúde / Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Coordenação Multissetorial / Autoridade e Responsabilidade dos Profissionais de Saúde / Objetivo 11 Desigualdades e iniquidades na saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Política Pública / Ensino / Sistema Único de Saúde / Políticas de Controle Social / Colaboração Intersetorial / Educação Profissional em Saúde Pública / Aprendizagem Aspecto: Determinantes sociais da saúde / Equidade e iniquidade Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Meta 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde / ODS3 - Meta 3C Aumentar o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento, formação e retenção da força de trabalho da saúde / Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Problema de saúde: Coordenação Multissetorial / Autoridade e Responsabilidade dos Profissionais de Saúde / Objetivo 11 Desigualdades e iniquidades na saúde Base de dados: LILACS Assunto principal: Política Pública / Ensino / Sistema Único de Saúde / Políticas de Controle Social / Colaboração Intersetorial / Educação Profissional em Saúde Pública / Aprendizagem Aspecto: Determinantes sociais da saúde / Equidade e iniquidade Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) Assunto da revista: Saúde Pública Ano de publicação: 2005 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR
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