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Id: -858845
Autor: Oliveira, Maurízio de Queiroz; Silva, Antonio Benedito da; Maeoka, Kátia Midori Yabuke; Saad Neto, Michel.
Título: Avaliação dos conhecimentos, opiniões e comportamentos de estudantes de Odontologia sobre Informática / Knowledge, opinions and behaviors of dentistry students about computer science
Fuente: Rev. reg. Aracatuba assoc. paul. cir. Dent;(19/20):42-51, 1998-1999. ilus.
Idioma: pt.
Resumen: Este trabalho, é o resultado de um levantamento que procurou avaliar o uso, opiniões, percepções, conhecimentos e comportamentos atuais dos estudantes de Odontologia do 1º ao 4º ano da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP, com relação à tecnologia da informática. Procurou-se verificar a demanda existente por uma aplicação sistemática dos métodos de processamento de informação e uso de computadores visando identificar habilidades e deficiências em áreas críticas de aplicação desta tecnologia
Responsable: BR186.1 - Biblioteca Honório Monteiro
BR186.1/BR97.1


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Carvalho, Elaine Manso Oliveira Franco de
Id: -457438
Autor: Carvalho, Elaine Manso Oliveira Franco de; Lage-Marques, José Luiz.
Título: Internet – um recurso didático / The Internet – a teaching resource
Fuente: Rev. ABENO;7(1):63-67, jan.-abr. 2007.
Idioma: pt.
Resumen: O mundo passa por constantes transformações, e a Internet está sendo utilizada como um recurso didático de grande importância. Do giz ao computador,a tecnologia esteve presente na escola servindo de mediação entre a ação e a aprendizagem de professorese alunos. Cada vez mais, é mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula: o computador,juntamente com seu principal recurso, a Internet, tem suscitado debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar. O uso da Internet,em experiências com projetos educativos, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem diferentes dos das tradicionais aulas presenciais, no quese referem aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações, ao grau de autonomia e de participação dos alunos e, também, ao desenvolvimento de competências complexas como as que envolvem a resolução de problemas. Contudo, tais experiências revelam que esses resultados só são proveitosos e eficazes quando os professores possuem preparação técnica pedagógica para esse fim. Educar com novas tecnologias é um desafio que não foi enfrentado com profundidade. As tecnologias podema judar, mas, fundamentalmente, educar é aprendera gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um, o conhecimento. A introdução da Internet na escola funciona como catalisadora de mudanças, portanto, é pertinente considerar essa nova ferramenta como um precioso auxílio na aprendazagem.
Responsable: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Sigulem, Daniel
Id: -457157
Autor: Silveira, Luís Gustavo Giesbrecht da; Doki, Roberto; Lopes, Paulo Roberto de Lima; Sigulem, Daniel; Pisa, Ivan Torres; Schor, Paulo.
Título: Avaliação do uso da informática pelo CD e acadêmico em odontologia / Evaluation of the use of informatics for the dental surgeons and academics in dentistry
Fuente: RGO (Porto Alegre);54(2):119-122, abr.-jun. 2006. graf.
Idioma: pt.
Resumen: A utilização de computadores na clínica odontológica trouxe muitos benefícios ao cirurgião dentista, auxiliando-o na administração do consultório, no diagnóstico clínico, e até mesmo para o marketing pessoal do profissional. Contudo não são todos os profissionais que conseguem usufruir completamente os benefícios oferecidos pelo computador. Com o objetivo de avaliar a condição do cirurgião dentista frente aos avanços tecnológicos, foi elaborada uma pesquisa destinando-se a fazer um panorama do conhecimento do profissional na área da informática, bem como a utilização de computadores, visando identificar habilidades e deficiências em áreas críticas de aplicação desta tecnologia. Para tal elaborou-se um questionário que foi respondido por cirurgiões dentistas e acadêmicos durante o Curso de Férias, julho de 2005, da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da APCD, São Paulo. Concluiu-se que a grande maioria dos profissionais tem acesso ao computador e não consegue usufruir os recursos que esta tecnologia pode oferecer, talvez por desconhecimento ou descrédito na mesma.
Responsable: BR541.1 - Biblioteca


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Id: -457153
Autor: Dotta, Edivani Aparecida Vicente; Serra, Mônica da Costa.
Título: Conhecimento e utilização da informática pelo cirurgião-dentista como ferramenta de trabalho / Knowledge and aplication of information technology as a working toll by dentists
Fuente: RGO (Porto Alegre);54(2):99-102, abr.-jun. 2006. graf.
Idioma: pt.
Resumen: O presente trabalho teve por objetivos verificar e analisar os conhecimentos de informática dos cirurgiões-dentistas, forma de aquisição de tais conhecimentos e efetiva utilização. Foi aplicado um questionário para 203 cirurgiões-dentistas participantes de congressos e jornadas odontológicas, previamente elaborado, com respostas múltiplas, e realizado um estudo piloto que permitiu um ajuste da metodologia com a inclusão e alteração de algumas perguntas pertencentes ao questionário inicial. Foi possível concluir que apesar da grande utilização da Internet o profissional ainda não a utiliza para o aprendizado específico da informática e sim para o específico de odontologia. A procura pela informatização do consultório cresce a cada dia e a maioria, 77,06% dos profissionais que não possuem seu consultório informatizado pretendem informatizá-lo. No que se refere a sistemas aplicativos odontológicos, foi possível verificar que 46,81 % utilizam algum tipo de sistema. Quando se trata de ferramentas para captura de imagens (14,29%), radiografias digitais (12,81%) e outros tipos de ferramentas automatizadas (6,89%), foi possível notar uma pequena utilização, talvez devido ao alto custo e por muitas vezes pela dificuldade de seu manuseio, porém é interessante ressaltar que já está presente nas atividades diárias do profissional. Certamente com as novas configurações de microcomputadores, com a redução e aumento de vantagens, os sistemas aplicativos ocuparão uma parte maior para o controle também de dados clínicos. Novas versões e novos equipamentos têm surgido numa velocidade cada vez maior, o que reforça a necessidade do profissional estar sempre atualizado com o que aparece no mercado.
Responsable: BR541.1 - Biblioteca



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