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Id: biblio-880070
Autor: Barberio, Gabriel Salles.
Título: Confiabilidade e validade do questionário children's fear survey schedule-dental subscale para avaliação do medo e ansiedade ao tratamento odontológico em crianças / Reliability and validity of the Brazilian version of the children's fear survey schedule-dental subscale.
Fonte: Bauru; s.n; 2017. 74 p. tab, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Identificação precoce da ansiedade em função do tratamento odontológico é uma ferramenta que pode auxiliar o profissional no atendimento e contribuir para pesquisas, especialmente com crianças. Este estudo teve como objetivo testar a confiabilidade e validade da versão brasileira do Childrens Fear Survey Schedule- Dental Subscale (CFSS-DS). A amostra foi composta por 136 crianças, que são atendidas sob livre-demanda na clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru - SP, Brasil. Todas recrutadas aleatoriamente. A versão em português brasileiro do CFSS-DS foi respondida por crianças previamente ao atendimento odontológico. A escala foi testada quanto à consistência interna e confiabilidade teste-reteste. Para testar a validade do critério, o comportamento das crianças foi avaliado utilizando a escala de Frankl durante o atendimento odontológico, e os resultados foram comparados com os escores de CFSS-DS das crianças. A análise fatorial também foi utilizada. Os resultados evidenciaram que a versão brasileira do CFSS-DS mostrou alta confiabilidade, quanto à confiabilidade testereteste (ICC = 0,76, p <0,001) e consistência interna ( de Cronbach = 0,90). Demonstrou boa validade de critério, as crianças com comportamento negativo apresentaram pontuação no CFSS-DS significativamente maiores (t = 16,64, p <0,001). A análise fatorial identificou os seguintes fatores: "medo de procedimentos habituais e anestesia", "medo de estranhos" e "medo de aspectos médicos gerais". Após análise dos resultados pode-se inferir que a versão brasileira do CFSS-DS é uma medida confiável e válida para aferir ansiedade em função do tratamento odontológico em crianças brasileiras de língua portuguesa. Dentistas e pesquisadores de Odontopediatria podem usar esta versão validada do CFSS-DS para identificar o medo do tratamento odontológico em crianças brasileiras.(AU)

Early recognition of anxiety caused by dental treatment is a tool that could help the dentist during the treatment as well as contribute to research, especially when dealing with children. The purpose of this study was to test the reliability and validity of the Brazilian version of the Childrens Fear Survey Schedule-Dental Subscale (CFSSDS). The sample was composed by 136 random children that attended the Pediatric Dentistry Clinic in the Bauru School of Dentistry, Bauru SP, Brazil. The children answered the CFSS-DS Brazilian-Portuguese version previously to dental treatment. The Scale was tested according to its internal consistency, and test-retest reliability. Frankl Scale was used to evaluate the childrens behavior during dental treatment in order to test the criteria validity. Results were compared to CFSS-DS score. Factorial analysis was used as well. According to the results, CFSS-DS Brazilian version presented high reliability, both in test-retest reliability (ICC = 0,76, p <0,001) and internal consistency ( de Cronbach = 0,90). Good criteria validity was also demonstrated, children with negative behavior presented significantly higher CFSSDS score (t = 16,64, p <0,001). Factorial analysis identified the following factors: fear of habitual procedures and anesthesia, fear of strangers and fear of general medical aspects. After results analysis, we can conclude that the CFSS-DS Brazilian- Portuguese version is a valid and reliable tool that can be used to measure anxiety caused by dental treatment in Brazilian children. Pediatric Dentists and researchers can use this validated CFSS-DS version to identify dental treatment fear in Brazilian Children.(AU)
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1, B234c


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Id: biblio-872034
Autor: Martins Filho, Ismar Eduardo; Pereira, Agnes de Fátima Faustino; Araújo, Juliana Julianelli de; Kato, Melissa Thiemi; Jorge, Tatiane Martins; Peres, Arsênio Sales.
Título: Saúde bucal e fonoaudiológica no idoso: aspectos preventivos e educativos / Oral and speech-language health in elderly: educational and preventive aspects
Fonte: In: Bastos, José de Roberto de Magalhães; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales; Caldana, Magali de Lourdes. Educação em saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia. São Paulo, Editora Santos, 2007. p.89-97.
Idioma: pt.
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta


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Bastos, José Roberto de Magalhäes
Id: biblio-872032
Autor: Vilhena, Fabiano Vieira; Jorge, Tatiane Martins; Sant'Ana, Rute Moreira de Freitas; Siécola, Gustavo; Costa, Fernanda Menechino; Oliveira, Fernando Toledo de; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales; Bastos, José Roberto de Magalhães.
Título: Escola e professor: agentes promotores de educação em saúde / School and teacher: promoters of health education
Fonte: In: Bastos, José de Roberto de Magalhães; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales; Caldana, Magali de Lourdes. Educação em saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia. São Paulo, Editora Santos, 2007. p.67-78, ilus.
Idioma: pt.
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; 372.27, B297e


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Lauris, José Roberto Pereira
Id: biblio-872031
Autor: Sant'Ana, Rute Moreira de Freitas; Goya, Suzana; Oliveira, Fernando Toledo de; Bassi, Ana karolina Zampronio; Peres, Arsênio Sales; Lauris, José Roberto Pereira.
Título: Educação em saúde na adolescência / Health education in adolescence
Fonte: In: Bastos, José de Roberto de Magalhães; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales; Caldana, Magali de Lourdes. Educação em saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia. São Paulo, Editora Santos, 2007. p.57-66, ilus.
Idioma: pt.
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; 372.27, B297e


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Id: biblio-872028
Autor: Goya, Suzana; Silva, Henrique Mendes; Rocha, Maurício Leonardo Magini; Silva, Ricardo Pianta Rodrigues da; Jorge, Tatiane Martins; Pereira, Agnes de Fátima Faustino; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales.
Título: Educação em saúde no serviço público / Health education in public service
Fonte: In: Bastos, José de Roberto de Magalhães; Peres, Sílvia Helena de Carvalho Sales; Caldana, Magali de Lourdes. Educação em saúde com enfoque em odontologia e fonoaudiologia. São Paulo, Editora Santos, 2007. p.17-33.
Idioma: pt.
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; 372.27, B297e


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Id: biblio-871756
Autor: Carvalho, Miriam Pattaro.
Título: A fonoaudiologia e suas relações com a Odontopediatria / Phonoaudiology and its relatotionship with Pedodontics
Fonte: In: Guedes Pinto, Antonio Carlos. Odontopediatria. Säo Paulo, Santos, 1991. p.1033-59, ilus.
Idioma: pt.
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica
BR97.1; D27, G924o, 1991


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Id: biblio-852075
Autor: Colares, Viviane; Pinkham, Jimmy.
Título: "Domínio lingüístico": uma nova perspectiva na abordagem do paciente infantil / \"Linguistic domain\": a view for child behavior management
Fonte: JBP, j. bras. odontopediatr. odontol. bebê;4(22):497-500, dez. 2001-jan. 2002. CD-ROM.
Idioma: pt.
Resumo: O atendimento de pacientes infantis requer a abordagem psicológica da criança, necessária para o controle do seu comportamento, visando à execução dos procedimentos odontológicos. A experiência odontológica da criança é uma experiência de comunicação, baseada numa troca de informações entre o dentista e o paciente infantil. A linguagem falada faz-se necessária para obter a colaboração humana e assegurar a cooperação; os pedidos e as promessas são os componentes fundamentais nesse processo. Assim, as técnicas lingüísticas são as mais indicadas para serem adotadas com crianças cooperativas. Este texto apresenta uma nova perspectiva na condução do paciente infantil no consultório odontológico, através do "Domínio Linguístico". Essa nova abordagem pode ser adotada pelo profissional na condução psicológica do comportamento do paciente infantil através do uso da linguagem verbal e não-verbal, como expressões faciais, tom e intensidade da voz, gestos e postura corporal
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 00569/BR97.1


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Id: lil-719064
Autor: Belam, Patrícia Viana.
Título: Avaliação do website Voice assessment: speech-language pathology and audiology & medicine, volume 1 - do Projeto Homem Virtual - no contexto de ensino e aprendizagem da língua inglesa / Evaluation of the website Voice assessment: speech-language pathology and audiology & medicine, volume 1 Virtual Man Project in the context of English language learning and teaching.
Fonte: Bauru; s.n; 2013. 120 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Acompanhando a crescente utilização de tecnologias de informática nas áreas da educação e saúde, com base nas propostas do EAD, foi desenvolvido, em 2013, o website Voz: fonoaudiologia e medicina, versão em língua inglesa norte-americana, a partir do CD-ROM Voz: fonoaudiologia e medicina, do Projeto Homem Virtual, volume 1, elaborado em 2006, em uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo a avaliação de sua eficácia como instrumento educacional, em relação aos aspectos cognitivos e subjetivos, no contexto de ensino de língua inglesa, mais especificamente no ensino de sua pronúncia, constituindo a fase final do projeto multicêntrico de desenvolvimento e avaliação do website. Os participantes desta pesquisa foram 30 alunos, sendo 15 do Curso de Letras e 15 do Curso de Tradutor da Universidade do Sagrado Coração, na cidade de Bauru, SP, que cursavam a disciplina denominada Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, ministrada pela própria pesquisadora. O grupo de 30 alunos foi dividido em dois grupos iguais de 15 alunos, denominados Grupo Experimental (GE), aquele que fez uso do website como material complementar à disciplina, e o Grupo Controle (GC), que não fez uso do website. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de dois questionários, que reuniram dados relativos aos aspectos cognitivos - o Questionário anterior ao acesso do website e o Questionário posterior ao acesso do website, bem como do preenchimento da Ficha de Pesquisa Motivacional após o estudo. Foram utilizados, para o acesso ao website, três meios diferentes: tablet, smartphone e computador. Para a comparação entre os grupos, considerando cada questão e o número de acertos de cada aluno, foram aplicados o teste exato de Fisher e o Teste T Pareado, respectivamente. Para a comparação entre os diferentes meios de acesso ao website foi aplicada a Análise de Variância seguida do teste de Tukey...

Following the increasing use of computer technologies in the areas of education and health, based on Distance Education proposals, the website Voice assessment: speech-language pathology and audiology & medicine was developed, based on the Portuguese version of the CD-ROM Voice assessment: speech-language pathology and audiology & medicine, Virtual Man Project, volume 1, developed in 2006, in a partnership between the University of São Paulo (USP) and the Federal University of São Paulo (UNIFESP). In this sense, this research aimed at evaluating its efficacy as an educational instrument concerning its cognitive and subjective aspects, in the context of English language teaching, more specifically in pronunciation teaching, being the last phase of the multicenter research project responsible for the website development and evaluation. 30 students participated in this research 15 from the Languages Teaching Course and 15 from the Translator Course at University of Sagrado Coração, in the city of Bauru, who were studying the subject English Phonetics and Phonology, whose teacher was the researcher. The group of 30 students was divided into 2 equal groups of 15 students, called Experimental Group which made use of the website as a complementary material for the subject, and the Control Group - which did not use the website. Data collection was carried out by means of two questionnaires, which gathered data related to the cognitive aspects the Pre-website Questionnaire and the Post-website Questionnaire, besides the Motivational Research Form, after the study. Three different means were used to access the website: tablet, smartphone and computer. For the comparison between the groups, considering each question and the number of right answers from each participant, the Fishers Exact Test and the Paired T- Test were used, respectively. For the comparison among the three different website access means, the Analysis of Variance was used followed by the Tukey Test...
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1


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Id: lil-590700
Autor: Shiratori, Lucy Naomi; Marotti, Juliana; Mukai, Márcio Katsuyoshi; Tortamano Neto, Pedro; Gil, Carlos; Mori, Matsuyoshi.
Título: A importância da mastigação na doença de alzheimer: [revisão] / The relationship between mastication and alzheimer's disease: [review]
Fonte: RPG rev. pos-grad;17(3):163-166, jul.-set. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Com o crescimento paulatino da longevidade da população, a incidência da doença de Alzheimer, que afeta, principalmente, a terceira idade, aumentou. A doença de Alzheimer afeta o cérebro, principalmente as áreas da memória e da linguagem, levando a um progressivo prejuízo dessas funções. Estudos relatam que a falta de uma mastigação eficiente pode ser um dos fatores de risco para a doença de Alzheimer. O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão da literatura sobre a importância da mastigação e sua relação com a doença de Alzheimer.
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: lil-312635
Autor: Universidade de Säo Paulo. Hospital de Reabilitaçäo de Anomalias Craniofaciais.
Título: Anais do IV Encontro Científico da Pós-Graduaçäo do HRAC-USP Professor Doutor Celso Amauri Cerigatto / Annals of the IV Postgraduate Scientific Meeting of HRAC-USP.
Fonte: Bauru; HRAC-USP; 2001. 90 p. (BR).
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Encontro Científico da Pós-Graduaçäo do HRAC-USP, 4, Bauru, 9-11 nov. 2001.
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1; EV322



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