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Id: biblio-986879
Autor: Gomes, Michelle de Sá dos Santos.
Título: Desenvolvimento e validação de novas tecnologias para o ensino de preparos em prótese parcial fixa / Development and validation of new technologies for teaching in preparations in fixed partial prosthesis.
Fonte: São José dos Campos; s.n; 2018. 65 p. il., tab., graf..
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Ciência e Tecnologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O primeiro contato de alunos de graduação com a disciplina de Prótese Parcial Fixa ocorre em aulas teóricas e posteriormente em práticas laboratoriais. Na teoria os docentes utilizam de diversas formas para elucidar um preparo de Prótese Parcial Fixa, fotos e vídeos no passo a passo, guias de silicone, guias de redução, marcações coloridas e até mesmo demonstrações ao vivo. Utilizam- se desses métodos a fim de formar um conceito e fixar uma imagem de um preparo ideal obedecendo aos princípios mecânicos e biológicos das reduções estruturais em prótese fixa. O presente estudo teve como objetivo avaliar as principais dificuldades dos alunos de graduação nos preparos coronários em Prótese Parcial Fixa e sugerir ferramentas de ensino para auxiliar aluno e professor, a elucidar e calibrar os alunos nos desgastes coronários. Participaram da pesquisa ao todo 87 alunos matriculados do 3° ano integral, dos anos 2017 e 2018 da disciplina de Prótese Parcial Fixa, da graduação em Odontologia do ICT. Foi desenvolvido um aplicativo de celular com um banco de dados dos principais preparos coronários e com a possibilidade de comparação do preparo finalizado através de fotos. Também foram desenvolvidas, aplicadas e validadas 02 metodologias: Um manequim com esquema de cores que auxiliou o aluno a visualizar os preparos coronários e uma demonstração prática projetada comparou os métodos de ensino teórico e prático. 78,2% dos alunos relatam a quantidade de redução como a principal dificuldade. O método do manequim com esquema de cores foi preferência de técnica por 91,5% dos alunos. Ambos os métodos auxiliares didáticos avaliados foram aprovados pelos alunos, em 100% no método do manequim e 98,2% na vídeo aula. Respectivamente, os métodos auxiliaram na visualização da quantidade de redução e na sequência do preparo. Conclui-se que tanto o manequim com esquema de cores e a projeção ao vivo quanto o se mostraram eficazes e aprovados como recursos didáticos auxiliares no ensino de Prótese Parcial Fixa e o desenvolvimento do aplicativo de celular como ferramenta no ensino odontológico expande as possibilidades do uso de tecnologias de ensino na odontologia(AU)

The first contact of undergraduate students with the discipline of Partial Fixed Prosthesis occurs in theory classes and later in laboratory practices. In theory, teachers use a variety of ways to elucidate a Fixed Partial Prosthesis preparation, step-by-step photos and videos, silicone guides, reduction guides, color markers and even live demonstrations. These methods are used to form a concept and to fix an image of an ideal preparation obeying the mechanical and biological principles of the structural reductions in fixed prosthesis. The present study had as objective to evaluate the main difficulties of undergraduate students in coronary arteries in Fixed Partial Prosthesis and to suggest teaching tools to help students and teachers to elucidate and calibrate students in coronary wear. A total of 87 enrolled students from the 3rd full year, from the years 2017 and 2018 of the discipline of Partial Fixed Prosthesis, from the graduation in Dentistry from the ICT participated in the research. A cellular application was developed with a database of the main coronary preparations and the possibility of comparing the finished preparation with photos. Two methodologies were also developed, applied and validated: a color design mannequin that helped the student to visualize the coronary preparations and a practical demonstration designed to compare the methods of theory and practical teaching. 78.2% of the students report the amount of reduction as the main difficulty. The method of color design mannequin was a technique preference for 91.5% of the students. Both didactic methods were approved by the students, 100% in the color design mannequin and 98.2% in the video lesson. Respectively, the methods aided in visualizing the amount of reduction and the preparation sequence. It was concluded that both the color-blind mannequin and the live projection were effective and approved as auxiliary didactic resources in the teaching of Partial Fixed Prosthesis and the development of the cellular application as a tool in dental education expands the possibilities of use of teaching technologies in dentistry(AU)
Responsável: BR243.1 - Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação
BR243.1; 1107. 2292


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Id: biblio-964032
Autor: Nunes, Gabriel Pereira; Pirovani, Beatriz Ommati; Silva, Hiago Guimarães; Butarelo, Ana Victória; Rossini, Juliana da Silva; Costa, Jefferson Martins; Nunes, Larissa Pereira; Martins, Karina Vieira.
Título: The importance of student monitoring in academic learning: a two-year follow-up
Fonte: Braz. j. oral sci;17:e18887, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Monitory's exercises must provide conditions that support academic and personal development for students in graduation, once the leveling possibilities in a way that monitors can fill the demand of students in previous seasons. Aim: This study has the goal to investigate the monitory's value in benefit of student's good scholar performance. Methods: In 2015 and 2016 second year Odontology students were monitored for the subject pharmacology. Facing need of accompanied study because high fails percentage. Accompanied theory classes were did weekly, study groups and content review to deal with. After two years of accompany was determined that percentage number of fails. The data were analyzed by variance and Student-Newman-Keuls test (p<0,001). Results: Majority had expressive results, since number of reproves decreased drastically, statically lower than in antecedent years. Conclusion: It was possible to prove that activity has a positive effect in learning for learners making possible access to knowledge and was indispensable for the regiments systematization, seen that advice and monitory students make them develop better skills to learn the disciplines
Responsável: BR218.1 - Biblioteca Carlos Henrique Robertson Liberalli


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Id: biblio-884102
Autor: Santos, Camila Mello dos; Bulgarelli, Patricia Tavora; Frichembruder, Karla; Colvara, Beatriz Carriconde; Hugo, Fernando Neves.
Título: Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes / Evaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students' perspective
Fonte: Rev. ABENO;18(1):116-123, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo (AU).

The offer of distance learning courses implies in the monitoring and evaluation of its educational processes, which aim to capture its gaps and allow, by means of a cycle of reflection and strategic action, to advance the quality of its development. The objective of this study was to describe students' perception regarding the quality of learning process carried out through an opinion survey. Participants were 332 graduate students from six distance learning education courses in mandatory areas of the Dental Specialties Centers. The instrument used was the Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES) with 24 questions and six dimensions: relevance, critical reflection, interaction, tutorial support, peer support, and understanding. Responses were on five-points Likert scale, ranging from almost never to almost always. Data were analyzed and presented as absolute and relative frequencies. Results revealed that for most of the participants (85.3%) the courses were relevant to their professional practices. Critical reflection was often (43.2%) carried out about the content of the courses. According to 39.1% of the students, the tutor encouraged them to reflect on the course activities. Worse results were obtained in interactivity, a dimension in which only 13.5% were willing to explain their ideas and 44.3% almost never asked for explanations regarding colleagues' ideas. This study observes that the students perceive favorably four of the six dimensions. However, it is necessary to reorganize the activities in order to improve interactivity and collaboration (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-882094
Autor: Barbosa, Fernanda Tenório Lopes; Teixeira, Sarah Rozette; Nunes, Maria de Fátima; Freire, Maria do Carmo Matias.
Título: Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de Odontologia: opinião de formandos de uma universidade pública / Implantation of the National Curriculum Guidelines in Dental Courses: opinions of final year students in a public university
Fonte: Rev. ABENO;16(4):61-71, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou a opinião de formandos em Odontologia de uma universidade pública sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) implantadas no curso. Foi realizado um estudo transversal quanti-qualitativo com aplicação de questionário aos primeiros concluintes do curso (em 2010, 2011 e 2012) após a implantação do novo currículo em uma universidade pública da região Centro-Oeste em 2006. Foi realizada estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Dos 158 respondentes (taxa de resposta=98,8%), 60,8% relataram que já tinham ouvido falar das DCN e 36,7% tinham lido total ou parcialmente o documento das diretrizes. 63,9% dos formandos tiveram uma opinião negativa sobre a mudança curricular e esta foi associada a não leitura das DCN. Na análise qualitativa das justificativas para as opiniões, três categorias emergiram: estrutura curricular, processos de ensino-aprendizagem e perfil do egresso. As opiniões foram conflitantes na maioria dos aspectos e revelaram questões que necessitam de maior aprofundamento. Parte dos problemas ou equívocos apontados pelos estudantes referem-se à operacionalização do curso e requerem medidas de ajustes para sua superação. Concluiu-se que houve pouco conhecimento das DCN e predomínio de opiniões negativas acerca do currículo vigente entre os formandos (AU).

This study investigated opinions of final year dental students in a public university regarding the National Curriculum Guidelines (NCG) set out in the beginning of the 2000s. A cross sectional quantitative and qualitative study was conducted using a questionnaire applied to the first graduates under the new curriculum (in 2010, 2011 and 2012) of a public university in Midwest Brazil from 2006. Descriptive statistics and content analysis were carried out. Of the 158 respondents (response rate=98.8%), 60.8% reported they were aware of the NCG and 36.7% had read the reference document totally or in part. 63.9% of them had a negative opinion and this was associated to the lack of reading the reference document. In the qualitative analysis of the reasons for the answers, three categories emerged: curriculum structure, teaching-learning processes and graduate profile. Opinions were mostly conflicting and revealed points needing a deeper understanding. Part of the problems or equivocal aspects pointed out by the students refer to the operationalization of the course and require measures of adjustments. It was concluded that there was low awareness of the NCG reference document and predominantly negative opinions regarding the curriculum among the students (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-882087
Autor: Santos, Caroline Polli; Costa, Camila Machado; Bezerra, Ilana Sanamaika Queiroga; Assunção, Luciana Reichert da Silva; Westphalen, Fernando Henrique; Fernandes, Ângela.
Título: Estratégias criativas no processo ensinoaprendizagem da Radiologia Odontológica / Creative strategies in the teaching-learning of Dental Radiology
Fonte: Rev. ABENO;16(4):40-50, 2016. tab, graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Embora tenha havido avanços na prática da Educação no Brasil, ainda se observa a ocorrência do ensino centrado na figura do professor. Um dos desafios da Educação Superior é criar novos modelos pedagógicos que promovam a capacidade criativa dos estudantes, pois existe um esgotamento do modelo tradicional de ensino. Este estudo teve por objetivo identificar qual estratégia de ensino mais favoreceu o aprendizado da Radiologia Odontológica em uma Universidade brasileira. Foi distribuído um questionário contendo 7 perguntas referentes aos métodos de ensino adotados na disciplina. Participaram 85 acadêmicos (média de idade de 20,1±1,4 anos), dos segundos semestres de 2014 e 2015. Destes, 16 do sexo masculino e 69 do feminino. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística no programa SPSS™ 20.0. Observou-se que os métodos que mais favoreceram o aprendizado dos alunos e contribuíram para o aumento do interesse dos alunos foram: atividades divertidas (98,8%); aula prática (89,4%); gincana organizada pelos monitores (69,4%); apresentação oral de um artigo científico (62,4%); filme sobre tópico da disciplina (50,6%). Apesar de o ensino centrado no professor ser considerado um modelo desgastado, a aula expositiva, quando mais curta e dinâmica, foi considerada importante ferramenta para o aprendizado,segundo 87,1% dos acadêmicos. Além disso, 98,8% afirmaram que a conduta do professor faz diferença no processo nsinoaprendizagem. Concluiu-se que atividades dinâmicas foram as que mais motivaram o aprendizado dos alunos. O uso de estratégias criativas nas aulas é importante no processo educativo e demonstrou ter sido apreciado pelos alunos (AU).

While there have been advances in the practice of education in Brazil, also observed the occurrence of education centered on the teacher's figure. One of the challenges of higher education is to create new educational models that promote the creative ability of the students, because there is a breakdown of the traditional model of education. This study aimed to identify which teaching strategy most favored the learning of Dental Radiology in a Brazilian University. A questionnaire containing seven questions concerning the teaching methods adopted in the discipline was distributed. Participated 85 students (average age 20.1 ± 1.4 years), the second half of 2014 and 2015. Of these, 16 males and 69 females. Data were tabulated and submitted to descriptive analysis in SPSS ™ 20.0. It was observed that the methods that have contributed most to student learning were fun activities (98.8%); practical class (89.4%); gymkhana organized by the monitors (69.4%); oral presentation of a scientific paper (62.4%); film on the topic of discipline (50.6%). Although the student-centered teacher be considered a failed model, the lecture, when shorter and dynamic, was considered an important tool for learning second 87.1% of the students. In addition, 98.8% said that the teacher's attitude makes a difference in the teaching-learning process. It was concluded that dynamic activities were the most favored learning. The use of creative strategies in the classroom is important in the educational process and shown to have been appreciated by the students (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-880986
Autor: Souza, Fernanda Nunes; Barros, Renata Nunes; Almeida, Cristina Costa de; França, Marceli de; Hayassy, Armando.
Título: Comparação dos métodos tradicional e ativo de educação no aprendizado de um tema de Oclusão Dentária / Comparison of traditional education and active learning methods in a subject of dental occlusion
Fonte: Rev. ABENO;15(4):60-66, 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho avalia o efeito dos métodos de ensino tradicional e ativo aplicados ao conteúdo "montagem de modelos em articulador semiajustável (ASA)". Trata-se de um estudo transversal em relatórios de 49 alunos da disciplina de Oclusão, divididos aleatoriamente em dois grupos de atendimento mútuo em duplas. O grupo 1 (n=26) recebeu um artigo sobre o tema e as dúvidas foram resolvidas em debate, o grupo 2 (n=23) participou de aula expositiva seguida das práticas. Os dados foram compilados quanto às taxas de acertos nas etapas arco facial, montagem do modelo superior, registro intermaxilar, compensação da cera e montagem do modelo inferior. Foi realizada uma demonstração prévia de cada etapa e permitidos 20 minutos para realizar a atividade. Posteriormente, o grau de dificuldade foi quantificado. Foram considerados corretos os casos que reproduziram os contatos do paciente nos modelos. No Grupo 1 26,1% dos alunos apresentaram correta montagem e no Grupo 2 nenhum aluno apresentou correta montagem, 24,5% dos erros ocorreram na fase compensação de cera, 36,7% no registro intermaxilar, 2% na montagem do modelo inferior e nenhum na fase do arco facial. Os resultados sugerem que as técnicas ativas de aprendizado influenciaram positivamente e confirmam a necessidade de material didático específico para o entendimento e reprodução das relações intermaxilares, dirigido aos alunos em transição do ciclo teórico para o ciclo prático (AU).

This study evaluates the effects of traditional and active teaching methods applied in the assembly of models in Semi-adjustable articulator (ASA). It is a cross-sectional study of 49 students reports Occlusion discipline, randomly divided into two groups of mutual care in pairs. Group 1 (n = 26) received an article on the subject and doubts resolved in debate, group 2 (n = 23) participated in lecture followed by practice. The data were compiled as the hit rates in steps: facial arc, mounting the upper model, intermaxillary record, compensation wax, mounting the lower model. At each stage a demonstration was held 20 minutes to perform the activity and quantified the degree of difficulty. The cases were considered correct analyzing the touches in the models and in the patient. The morning shift, 23% of students present correct assembly and in the afternoon no students presented correct assembly, 42.9% of the errors occurred in the compensation phase of wax, 24.5% in intermaxillary record, 14.3% in the assembly the lower model and 6% at the stage of facial arc. The results suggest that active learning techniques positively influenced and confirm the need for specific educational material for understanding and reproduction of intermaxillary relations, aimed at students in transition from theoretical to practical cycle (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-880375
Autor: Peres, Daniela Ribeiro.
Título: Qualidade de vida associada à violência escolar do aluno: revisão sistemática e metanálise de estudos realizados entre 2006 e 2016 no Brasil / Quality of life associated to scholar violence of students: systematic review and meta-analyzes of researches published between 2006 and 2016 in Brazil.
Fonte: Bauru; s.n; 2017. 104 p. tab, ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O escopo dessa pesquisa foi investigar por meio da revisão sistemática e metanálise a relação existente entre violência escolar, no período de 2006 2016, o rendimento e a qualidade de vida do aluno dentro da instituição enquanto fator pertinente para o processo de ensino e aprendizagem. O levantamento bibliográfico foi conduzido em bases eletrônicas de dados (LILACS, SciELO e PubMed) resultando na escolha tanto de artigos científicos quanto de livros. Por meio de uma busca bibliográfica padronizada, utilizou-se palavras-chave (descritores) específicas em estudos pertinentes à questão proposta. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca foram estabelecidos critérios, contemplando os aspectos: estudos realizados em território brasileiro, tipo de estudo, participantes, intervenção adotada e avaliação dos resultados. Dos títulos obtidos a partir desta busca foram selecionados somente aqueles cujo material tivesse relação com o objeto do presente estudo. Após a leitura do texto completo, os mesmos foram resenhados de acordo com ficha protocolar e classificados com relação ao nível de evidência e grau de recomendação. Como resultado 15 (quinze) estudos foram incluídos na revisão sistemática e, em seguida, para a metanálise. Por meio dos resultados e da discussão, notou-se que existe uma escassez de estudos com o enfoque da violência escolar, rendimento do aluno e qualidade de vida; contudo os resultados obtidos demonstraram que a violência no âmbito escolar interfere no clima educacional ao qual o aluno encontra-se exposto e resulta na queda da qualidade de vida do aluno e contribui para seu baixo desempenho escolar. O processo ensino e aprendizagem também foi prejudicado quando o aluno é exposto à violência intrafamiliar.(AU)

The scope of this research was to investigate by a systematic review and meta-analysis the relation between school violence, during 2006 2016, income and quality of life of the student into the institution as a relevant factor for teaching and learning process. The bibliographical survey was conducted in electronic databases (LILACS, SciELO and PubMed), and resulting in the selection of both scientific articles and books. Through a standardized bibliographic search, specific keywords (descriptors) were used in relevant studies to the proposed question. For the selection and evaluation of the scientific studies raised in the search criteria were established, covering the following aspects: studies carried out in Brazil, type of study, participants, intervention adopted and evaluation of the results. From the titles obtained from this search were selected only those whose material had relation with the object of the present study. After reading the full text, they were reviewed concerning the protocol form and classified in relation to the level of evidence and degree of recommendation. Thus, 15 (fifteen) studies were included in the systematic review and then for meta-analysis. Through the results and discussion, it was noted that there is a shortage of studies with the focus on school violence, student achievement and quality of life; However, the results show that school violence interferes with the educational atmosphere to which the student is exposed and results in a drop in student's quality of life and contributes to their poor school performance. The learning and teaching process was impaired when the student was exposed to intrafamiliar violence.(AU)
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1, P415q


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Lima, Antonio Adilson Soares de
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Id: biblio-879900
Autor: Zaroni, Fabio Marzullo; Strujak, Guilherme; Magrin, Gabriel Leonardo; Assunção, Luciana Reichert da Silva; Lima, Antônio Adilson Soares de; Fernandes, Ângela.
Título: Experiências de aprendizagem mais efetivas segundo acadêmicos de Odontologia / Most effective learning experiences for dental students
Fonte: Rev. ABENO;15(3):80-87, 2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O ensino centrado no professor ainda é amplamente abordado na maioria das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Este método não prioriza a participação ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as experiências de aprendizagem consideradas mais significativas pelos acadêmicos de odontologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com análise descritiva e analítica utilizando questionário previamente testado. A amostra foi composta por 274 acadêmicos, regularmente matriculados no ano de 2014. Do total de alunos, 209 (76,3%) era do sexo feminino, com média de idade de 21,3±2,5 anos. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino que mais colaborou para a aprendizagem do aluno foram as atividades desenvolvidas em aulas práticas (186, 67,9%), contribuindo, segundo 171 (92,3%) alunos, de maneira intensa para sua formação. A segunda estratégia de ensino mais citada foi a participação em projetos de extensão (17, 6,2%). Observou-se tendência na preferência pelas atividades extraclasse entre acadêmicos do sexo feminino. Não houve diferença estatisticamente significativa entre o tipo de estratégia de ensino e idade (p=0,211). Atividades em aulas práticas foram as que mais contribuíram para o aprendizado do acadêmico no âmbito universitário. Espera-se que os resultados deste estudo, em conjunto com as Diretrizes Curriculares Nacionais, contribuam para a discussão sobre a necessidade de melhorias e inovação no ensino em odontologia (AU).

The teacher-centered method is still widely used in most universities in Brazil. This method does not prioritize the active participation of the student in the knowledge construction process. The objective of this research was to identify the most significant learning experience according dental students. A quantitative study, with descriptive and analytical analysis using pre-tested questionnaire was conducted. Of the total students, 209 (76.3%) were female, with a mean age of 21.3±2.5 years. The results showed that the teaching strategy that most contributed to student learning activities were developed in practical classes, 186 (67.9%), contributing for 171 (92.3%) students, intensively for their training. The second most cited teaching strategy by dental students was to participate in extension projects (17 / 6.2%). There was a trend in preference for extracurricular activities among female dental students. There was no statistically significant difference between learning experience preference and age (p=0.211). Activities in practical lessons were the ones that most contributed to learning for dental students. It is expected that the results of this study, together with the National Curriculum Guidelines could contribute in the discussion about the need of improvement and innovation in dental education (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-879879
Autor: Moraes, Fellipe; Alves, Tatiane Magalhães; Silva, Tacio Freire; Brandão, Carla Figueiredo; Matos, Jane Luzia Freire.
Título: Desenvolvimento de uma plataforma multimídia como objeto didático para compreensão dos eventos da gênese dentária / A software development as a didactic object for understanding the dental genesis events
Fonte: Rev. ABENO;15(3):69-79, 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A tecnologia tem se difundido gradativamente em todas as esferas da sociedade, se estabelecendo como indispensável. No âmbito da educação não é diferente, ela vem abrindo novas portas para o desenvolvimento do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo descrever a, elaboração de uma plataforma multimídia sobre gênese dental e as possíveis alterações dento-alveolares que dela se originam, para que os estudantestenham uma visão ampliada, dinâmica e interdisciplinar deste conhecimento. Como referencial teórico foram utilizados livros que servem como base no ensino da odontologia, além de buscas de artigos científicos nas bases de dados Scielo, PubMed, Periódicos CAPES, e em outras fontes de informação, como o Google Acadêmico. Para a elaboração do instrumento foi utilizado o sistema Flash + ActionScript 3 (AS3) na plataforma Adobe AIR, permitindo ao aluno a navegação em todas as fases formativas do elemento dentário à medida que clicarem no ambiente desejado. A interdisciplinaridade e interatividade dos assuntos permitidos por esta plataforma oportunizará ao discente a construir um conhecimento de alta relevância na odontologia, servindo de instrumento didático dentro da nova tendência do ensino que, consequentemente, ajudará no raciocínio da investigação do diagnóstico (AU).

Technology has gradually spread over all fields of society, becoming indispensable and promoting evolution. The same way it has opened a completely new world of possibilities for the development of knowledge in education. This work presents a new software conceived as a tool for either undergraduate or graduate dental students to provide them a thorough, dynamic and interdisciplinary vision of dental genesis, as well as the possible changes in dentoalveolar structures during the developmental process of teeth germs. It referred to scientific material from books adopted in Dentistry education, articles from Scielo, Pubmed and Periodicals CAPES databases and other information accessed by search tools such as Google Scholar and similar ones. The dynamic process was accomplished by using the Flash + Action Script 3 (AS3) system in Adobe AIR platform, allowing students to navigate throughout all the developmental phases of teeth germs by clicking on desired file. The interdisciplinarity and interactivity of information made possible with this platform allows students to build up highly importance knowledge in Dentistry, as it works as a didactic instrument in accordance to the new teaching tendency, which will consequently help in diagnostic reasoning (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-879868
Autor: Farias, Cynthia Moura Louzada; Cardoso, Brisa Daniele Furtado; Neto, Edson Theodoro dos Santos; Carvalho, Raquel Baroni de; Curtis, Donald.
Título: Feedback no processo de aprendizagem: percepção dos estudantes de Odontologia em uma universidade brasileira / Feedback in the learning process: perceptions among dental students at a Brazilian University
Fonte: Rev. ABENO;15(3):35-42, 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a opinião dos estudantes do ciclo profissionalizante do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e discutir a respeito de assuntos que envolvem a prática do feedback no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, no qual foram aplicados questionários semiestruturado e entrevista aos alunos do 7º ao 10º período do curso de odontologia. Os dados revelaram que os alunos tendem a valorizar feedback, afirmando ser importante para sua aprendizagem e veem como crítica construtiva a correção de suas atividades, embora admitam que a sua eficácia dependa de clareza com que é feita, bem como da relação que os alunos mantêm com o professor. Concluiu-se que o feedback é uma parte essencial da educação universitária. Os professores precisam estar envolvidos no processo de repaginação do ensino e comprometidos em conhecer e utilizar novas ferramentas que contribuam para a busca do conhecimento e a formação profissional do aluno (AU).

This study aimed at analyzing opinions among students in the professionalizing cycle of the Dentistry Program at Federal University of Espírito Santo (UFES), Brazil, and discussing questions regarding feedback in the teachinglearning process. It is a qualitative exploratory study that adopted semi-structured questionnaires and interviews with 103 7th and 10th term dental students. The data show that students tend to value feedback, which they see as constructive criticism to correct their activities, even though they admit that feedback efficacy and use depend on understanding the tasks, as well as on the relationship students have with professors. We concluded that feedback is an essential part of university education. Professors need to be involved in continued education processes and be committed to understanding and using new tools that contribute to students' pursuit of knowledge and professional training (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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