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Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de
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Id: -883523
Autor: Medeiros, Aline Grimberg Pereira de; Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de.
Título: O sistema único de saúde e a mídia televisiva: análise de um telejornal local em emissora nacional / Brazilian public healthcare system and television media: analisis of a local news report broadcasted by a nationwide network
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;3(3):111-127, 2017. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O Sistema Único de Saúde é constantemente mencionado na Mídia brasileira, seja televisiva, escrita ou virtual. Objetivo: Este estudo pretendeu analisar como o sistema público de saúde é abordado pela Mídia televisiva, mais especificamente, no telejornal veiculado por emissora local, no estado do Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de pesquisa documental, tendo como base de dados as reportagens veiculadas pelo telejornal da InterTV Cabugi, RNTV Primeira Edição, no período de março a agosto de 2016. Os dados foram sistematizados e, em seguida, foi realizada análise de conteúdo em que organizou-se as reportagens por categorias, para identificar quais os temas predominantes quando se referem ao Sistema Único de Saúde, bem como saber quais atores entrevistados e que destaques foram dados pela emissora. Resultados: Os resultados encontrados são corroborados por outros achados da literatura de que há certo padrão midiático, seja em nível local ou nacional, na abordagem da Saúde Pública, com predominância de reportagens que destacaram situações negativas em hospitais, doenças e a figura do médico, com ênfase na visão curativista e hospitalocêntrica. Conclusão: O poder da mídia em influenciar a sociedade é pouco aproveitado positivamente para valorizar a Política Pública de Saúde como já identificado na literatura pesquisada (AU).

Introducion: Brazilian publicly-funded health care system, the Unified Health System is constantly mentioned in Brazilian media, be it printed, audiovisual or online. Objective: this study aimed to analise the television news coverage regarding SUS, specifically by a local newscast in Rio Grande do Norte State. Methodology: a documentary research was performed using a database of news from RNTV Primeira Edição, a news report broadcasted by InterTV Cabugi, in its editions from March to August 2016. Acquired data were systematized and the news were then sorted in categories for a content analysis in order to identify the main themes regarding SUS, as well as to acknowledge the types that were most often interviewed and the highlights given by the aforementioned TV network. Results: results found corroborate other findings in literature that there is a standard way in wich media, be it local or nationwide, approaches the Public Healthcare System. The news tend to highlight negative situations in hospitals, disease outbreaks and the doctor's image, emphasizing a "hospitalocentric" and "curativist" model of health. Conclusions: the influence and power of media over society is little used to make a good image of Public Healthcare Policies, as already verified in the researched literature (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: -882813
Autor: Gonçalves, Juliana; Medeiros, Angélica Teresa Nascimento de; Santos, Bárbara Cássia de Santana Farias; Menêzes, Taiana Brito; Oliveira, Zilane Silva Barbosa de; Noro, Luiz Roberto Augusto.
Título: Epidemiologia em Saúde Coletiva: reflexões sobre uma experiência pedagógica integrando pós-graduação e serviço de saúde / Epidemiology in Collective Health: reflections on a pedagogical experience integrating postgraduation and health service
Fonte: Rev. ABENO;17(3):77-85, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A Epidemiologia subsidia o planejamento em saúde configurando-se como conhecimento essencial na produção do conhecimento e na tomada de decisão. O objetivo do estudo foi refletir acerca de uma experiência pedagógica proporcionada pelo componente curricular Epidemiologia em Saúde Coletiva do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido baseando-se nos princípios teóricos da sistematização de experiências propostos por Holliday. A referida experiência foi centrada em estratégia pedagógica que vislumbrou a situação do serviço como lócus de construção de proposta de intervenção, permitindo ao aluno o protagonismo como elemento fundante de seu aprendizado. A articulação com o serviço e seus profissionais foi fundamental para a sinalização das propostas de intervenção. O desafio da integração entre universidade e serviço de saúde é elemento fundamental no avanço de políticas públicas de saúde, em especial na perspectiva dos cursos de pós-graduação responsáveis pela produção de novo conhecimento e pelo entendimento do serviço como cenário privilegiado para aprendizado do Sistema Único de Saúde (AU).

The epidemiology supports the health planning showing itself as an essential knowledge in decision making and knowledge production. This study aims to reflect about a pedagogical experience started by the curricular content named Epidemiology in Public Health at the Public Health Postgraduate Program in Universidade Federal do Rio Grande do Norte. It is an experience report which was developed based on Holliday's theoretical principles of systematization of experiences. This experience was focused on a pedagogical strategy that saw the service situation as a place for constructing a proposed intervention, allowing the student the protagonism as a fundamental element of his learning. The articulation with the service and the staff was essential for signaling the proposed intervention. The challenge of integration between universities and the health service is a fundamental element in the advancement of public health policies, particularly in the view of responsible postgraduate courses for the production of new knowledge and for the understanding of the service as a privileged scenario for the learning of the Unified Health System (AU).
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Autor: Terreri, Andre Luiz Marçal; Paganini, Flávia.
Título: Operacionalização e custos materiais de um projeto de extensão para escolares da rede pública / Operationalization and financial costs of an extension program for students of public schools
Fonte: Rev. ABENO;16(3):46-57, 2016. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A extensão universitária, frente às demandas sociais e à recente conclusão dos levantamentos epidemiológicos SB Brasil, que apontaram para uma grande dívida social no âmbito da saúde bucal, torna-se uma alternativa colaborativa para o desenvolvimento social do local onde estiver atuando. O objetivo deste trabalho foi descrever os custos e operacionalização de ações coletivas (escovação, evidenciação do biofilme e fluorterapia) realizadas semanalmente em 400 escolares matriculados na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Recanto Feliz, localizada no município de Francisco Beltrão, PR. A metodologia utilizada tem como referência uma estimativa de custos materiais para um ano (40 semanas do ano letivo escolar), por meio do desenvolvimento de um Programa de Extensão realizado pelo Curso de Odontologia da Universidade Paranaense. O custo material do projeto realizado ficou em torno de R$16,00 por criança/ano, incluindo nesta fase, a aquisição de material de uso permanente (porta escova coletivo e individual), que poderá ser reutilizado nos anos seguintes, tornando as ações de saúde bucal de mais baixo custo, chegando a R$8,34 por criança/ano (AU).

The university extension, concerning social demands and the recent results of SB Brazil epidemiological surveys, which pointed to a great social debt in the context of oral health, becomes a collaborative alternative to the social development of the place where it is acting. The aim of this study was to describe the costs and operationalization of collective actions (teeth brushing, plaque disclosure and fluortherapy) held weekly in 400 children enrolled at the Municipal School of infant and primary education Recanto Feliz, in the municipality of Francisco Beltrão, PR. The methodology used takes as reference an estimated cost of material for a year (40 weeks of the school year) by developing an Extension Program conducted by the Dentistry course of Universidade Paranaense. The project financial cost was around R$ 16.00 per child/year, including the acquisition of permanent use material (collective and individual brush holders), which can be reused in subsequent years, lowering the costs of oral health actions, reaching R$ 8.34 per child/year (AU).
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Autor: Faé, Jeusa Maria; Silva Junior, Manoelito Ferreira; Carvalho, Raquel Baroni de; Esposti, Carolina Dutra Degli; Pacheco, Karina Tonini dos Santos.
Título: A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil / Dentistry's teaching-service integration in Brazil
Fonte: Rev. ABENO;16(3):7-18, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir o processo histórico da integração ensino/serviço em Odontologia no Brasil. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de um levantamento bibliográfico nas bases SciELO e LILACS utilizando as palavras-chave Integração ensino/serviço; Estágio curricular; Odontologia; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Atenção primária à saúde; e Práticas profissionais, limitada a artigos publicados entre os anos de 1970-2014, em português. Também foi realizada uma pesquisa documental, contemplando as legislações existentes. A análise evidenciou que a integração ensino-serviço no Brasil, por muitas décadas, se deu de forma lenta, embora atualmente haja uma política de incentivo para favorecer esta integração. Foram identificadas experiências exitosas a partir da integração ensino-serviço em Odontologia, embora se destaque que ainda exista dificuldades e fragilidades, principalmente porque o sistema de saúde vigente no Brasil está em construção. Considera-se que os incentivos para a consolidação da parceria entre universidade e serviços de saúde devem ser mantidos e ampliados, com o objetivo de favorecer a formação profissional em Odontologia no aspecto mais amplo de saúde e trazer benefícios reais para os serviços de saúde (AU).

The aim of this study was to discuss historical process about the teaching/service integration in Dentistry in Brazil. A literature search was conducted in the SciELO and LILACS databases using the keywords Teaching/service integration; Curricular training; Dentistry; Education Program for Health at Work; PET-Health; Primary health care; Professional practices, limited to papers published from 1970 to 2014, in Portuguese. It was also included the policies and legislation related to the subject. The analysis showed that the integration of teaching and service in Brazil for many decades, was given slowly, although currently there is a policy of incentives to encourage this integration. Some successful experiences from the teaching-service integration in Dentistry was found, although there are still difficulties and weaknesses, mostly because the current healthcare system in Brazil is still under construction. It is considered that the incentives for the consolidation of the partnership between universities and health services should be maintained and expanded with the aim of promoting professional training in Dentistry in the broadest aspect of health and bring real benefits to health services (AU).
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Autor: Vidal, Márcia Rosana Farias de Oliveira Alencar; Carnut, Leonardo; Coelho Junior, Luiz Gutenberg Toledo de Miranda; Zilbovicius, Celso.
Título: Em busca de uma educação política para estudantes de Odontologia: percepções acerca do fenômeno político e suas aproximações / In search of a political education for Dentistry students: perceptions on the political phenomenon and its approaches
Fonte: Rev. ABENO;16(1):125-137, 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a educação humanística como uma condição necessária para formação política em odontologia, objetivou-se identificar a percepção de estudantes acerca da política nos conteúdos de saúde bucal coletiva e se é possível, assim, realizar uma educação política desses estudantes. Uma intervenção pedagógica do tipo investigaçãoação foi realizada cujo cenário foi a disciplina 'Saúde coletiva II' no Curso de Odontologia do Campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco. Dezessete estudantes do 2º período participaram elaborando resenhas sobre suas percepções sobre política a partir do conteúdo estudado. Usou-se o método de Análise de Conteúdo de Bardin a partir das resenhas para definir se, o que foi identificado como 'política', se aproximava de um letramento político. Totalizou-se 185 ideias sobre política que foram agrupadas em oito categorias: 'Trânsito da Odontologia entre a perspectiva integral e a perspectiva técnica', 'Informação como requisito essencial', 'As políticas públicas de saúde (operacionalização via Estado)', 'Participação dos envolvidos nas decisões', 'Planejamento das ações de saúde', 'A formação do cirurgião-dentista', 'O saber da Saúde Bucal Coletiva' e 'Portarias ministeriais'. 70,3% dessas ideias parecem servir para um letramento político. Conclui-se que parece haver um caminho pedagógico que pode ser percorrido para se obter um letramento político dos estudantes de odontologia investigados (AU).

Considering humanistic education as a necessary condition for political formation in dentistry, this study aimed to identify students perceptions about politics in contents of the discipline of community oral health and if it is possible, through these contents, to build a political education of these students. For this, a research-action type educational intervention was conducted where the pedagogical scenario was the curricular discipline 'Public health II' of the Dental Course of Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Arcoverde. Seventeen students of the 2nd Semester participated in the research making reviews about their perceptions about politics from the content studied in the discipline. A content analysis method according Bardin was used to set up whether the content identified as 'politics' approached a political literacy. A total of 185 views about politics which were grouped into eight categories: 'Movement of Dentistry between full perspective and technical perspective', 'Information as an essential requirement', 'Public health policies (implementation via State)', 'Stakeholder involvement in decision-making',' Planning of health practices', 'The formation of the dentist', 'Knowledge of Public Oral health' and 'Ministerial Decrees'. 70.3% of these ideas seem to serve as a political literacy. In conclusion, there seems to be an educational path that can be followed to obtain a political literacy of dental students investigated (AU).
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Autor: Moura, Edson Lucio da Silva; Oliveira, Erick Ely Gomes de; Safh, Felipe; Nascimento, Liliane Silva do; Brandão, Gustavo Antônio Martins.
Título: Práticas de Odontologia em Saúde Coletiva na Estratégia Saúde da Família / Collective Health Dental Practices in the Family Health Strategy
Fonte: Rev. ABENO;15(3):52-59, 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A Estratégia Saúde da Família no Brasil tem o objetivo de priorizar ações de promoção e proteção à saúde dos indivíduos e da família no âmbito da coletividade e é fundamentada na reorientação e reformulação do processo de trabalho no contexto do Sistema Único de Saúde. Esta estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica é centrada na vigilância à saúde por meio de ações de promoção e recuperação, baseando-se na nova concepção sobre o processo saúde-doença, com atenção voltada para a família e com ações organizadas em território definido. A odontologia insere-se, também, no âmbito da promoção de saúde, de forma que as atividades desenvolvidas pelos profissionais da área não estão adstritas apenas aos tratamentos curativos dos agravos bucais. Este relato de experiência objetiva refletir práticas no sistema de saúde vivenciadas por alunos de Odontologia da Universidade Federal do Pará. O contato com a realidade local tornou os sujeitos mais sensíveis e críticos na sua atuação no Sistema Único de Saúde, além de oportunizar o trabalho em equipe multidisciplinar e consolidar conceitos teóricos da atenção básica em saúde vivenciados na graduação (AU).

The Family Health Strategy (FHS ­ Estratégia Saúde da Família/ESF) in Brazil aims to prioritize promotion and protection of the health of individuals and families within the community. It is based on the reorientation and reformulation of the work process in the context of the Single Health System (SHS). The expansion strategy, qualifications and primary care consolidation are centered on health care through promotion and recovery actions, based on the new conception of the healthdisease process, with attention focused on family and organized actions in territory defined. In this field, dentistry is inserted also in health promotion, so that the activities developed by professionals are not restrict only to the curative treatment of dental caries. This experience report aims to reflect about practices in health care experienced by dental students at Federal University of Pará. The contact with the local reality became the most sensitive and critical subject in its operations in the National Health System, as well as provide the opportunity for multidisciplinary work and consolidate theoretical concepts of primary health care team experienced on graduatio (AU).
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Id: -879687
Autor: Silva, Alexandre Policarpo da; Dutra, Laio da Costa; Martins, Yuri Victor de Medeiros; Araújo, Hérvora Santuzza Pereira; Seabra, Eduardo José Guerra.
Título: Cobertura da atenção secundária em saúde bucal no Rio Grande do Norte (RN) à perspectiva do Decreto 7508/2011 e do GraduaCEO / Coverage of oral secondary health care in the State of Rio Grande do Norte (RN) in the light of the Decree 7508/2011 and the GraduaCEO
Fonte: Rev. ABENO;15(2):65-73, 2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: No Brasil, a Política de Saúde Bucal ao longo da história passou por mudanças significativas em sua forma de prestar assistência, chegando aos dias atuais regida pelo Decreto 7.508/2011, que traz em sua essência a regionalização como forma de aprimorar os serviços de saúde pública. Para se obter assistência resolutiva é necessário prestar serviços nos diferentes níveis hierárquicos do sistema. No que se refere à saúde bucal, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) se mostra como uma importante ferramenta em atenção secundária para propiciar a integralidade da assistência. O objetivo deste estudo é avaliar a distribuição geográfica dos CEOs do Estado do Rio Grande do Norte, assim como sua série histórica de produção, a fim de aferir a possibilidade de se ter resolutividade com o processo de regionalização da assistência, relacionando os achados com o mais novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal, o GraduaCEO. Houve evolução no número de CEOs e de procedimentos em atenção secundária no estado. Apesar de todas as regiões do RN terem a presença de CEOs, o percentual médio de cobertura municipal é de 12,6%, variando de 8% a 80% por região, indicando a necessidade de se rever o planejamento das ações e serviços da rede de saúde bucal, levando em conta a possibilidade de implantação do GraduaCEO (AU).

The Brazilian oral health assistance model has undergone significant changes throughout history. Nowadays, the model is governed by Decree 7,508/2011, which brings in its essence regionalization as a way to improve public health services. To obtain resolutive care is necessary to provide services in different hierarchical levels of the system. With regard to oral health, the Center for Dental Specialties (Centro de Especialidades Odontológicas - CEO) is an important tool in the secondary health care level to provide comprehensive care. This study evaluate the geographical distribution of CEOs in the Rio Grande do Norte (RN) state, as well as its historical productivity data in order to assess the possibility of having resoluteness in the regionalization process of assistance and to relate the findings with the newest component of the National Oral Health Policy, the GraduaCEO. There was an increase in the number of CEOs and dental procedures in secondary care in the RN state. The data collected show CEOs in all RN regions, with an average of municipal coverage of 12.6%, ranging from 8% to 80% by region. These data indicate the need to review the planning of actions and oral health services network, taking into account the possibility of implementation of GraduaCEO (AU).
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Id: -876701
Autor: Rodrigues, Carlos Alberto Quintão; Costa, Simone de Melo; Leite, Maisa Tavares de Souza; Mendes, Danilo Cangussu; Rodrigues Neto, João Felício.
Título: A vivência dos estudantes de odontologia nas atividades de ensinopesquisa-extensão do PET-Saúde / The experience of dentistry students in "PETSaúde" teaching-research-extension activities
Fonte: Rev. ABENO;11(2):45-50, 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de base documental, que analisa a participação estudantil nas atividades de ensino-pesquisa-extensão propostas pelo PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) da Universidade Estadual de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG, no período de 2009-2011. A coleta de dados envolveu análise de documentos de participação em eventos científicos e relatórios gerados na condução do PET-Saúde. As atividades científicas analisadas foram aquelas propostas pelo PET-Saúde sob acompanhamento tutorial por professores da Unimontes, preceptores profissionais do serviço vinculado à Estratégia Saúde da Família e acadêmicos da área da saúde: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física. Destacam-se os benefícios dos projetos para a formação em saúde dos estudantes, educação permanente dos preceptores, integração ensino serviço tendo em vista a consolidação do Sistema Único de Saúde (AU).

This is a descriptive and documental case study that analyzes the participation of students in teachingresearch-extension activities proposed by the "PETSaúde" Program (Education Program through Health Work) at the State University of Montes Claros, Unimontes, for the period of 2010 to 2011. Data collection involved a documental analysis by program participants in scientific events and reports produced during the conducting of the "PET-Saúde" program. The scientific activities analyzed were those proposed by "PET-Saúde" under tutorial monitoring by Unimontes lecturers, professional instructors connected to the Family Health Strategy Project and academics in the following fields: dentistry, medicine, nursing, biologic sciences and physical education. Highlights of the program include project benefits to the students' training in the field of health, continuing education for instructors, and learning-health-service integration aimed at consolidating the Unified Health System (AU).
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Tovo, Maximiano Ferreira
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Id: -875742
Autor: Moura, Flávio Renato Reis de; Bissacotti, Paulo Renato Christoff; Bastos, Francisco Avelar; Santos, Rubem Beraldo dos; Demarco, Flávio Fernando; Tovo, Maximiano Ferreira.
Título: Processo de trabalho do sistema de referência e contra-referência da área da Odontologia / Work process of the reference and counterreference dentistry systems
Fonte: Rev. ABENO;10(1):29-36, 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de trabalho do sistema de referência e contrareferência da área da Odontologia. Para subsidiar a análise normativa e comparativa foram realizadas entrevistas compostas de oito perguntas fechadas dirigidas aos Secretários Municipais de Saúde (SMS) e Coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de uma Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) do RS composta por doze municípios. Após a realização das entrevistas os dados foram tabulados em freqüências simples. Para análise comparativa as respostas obtidas nas SMS(s) foram consideradas como padrão ouro para emitir juízo de valor. No final da análise foram identificadas potencialidades e limitações do processo de trabalho da interface de governabilidade municipal. Conclui-se que o processo de trabalho do sistema de referência e contra-referência da área da odontologia deve ser planejado pelos gestores das SMS(s) e UBS(s) com a coordenação da CRS para adequar as necessidades de cada município (AU).

The aim of this study was to analyze the work process of the reference and counter-reference dentistry systems. Interviews were conducted to aid in making a comparative and normative analysis. Eight closed questions were asked, directed at the Municipal Secretaries of Health (SMS) and coordinators of Basic Health Units (UBS) from the same Regional Health Coordinator's Office (CRS), handling 12 municipalities of the state of Rio Grande do Sul. After conducting the interviews, the data were tabulated according to simple frequency. For the purpose of comparative analysis, the SMS(s) were considered as the gold standard for issuing value judgments. Once concluded, the analysis identified potentials and limitations of the municipal governability interface work process. We concluded that the work process of reference and counter-reference of the dentistry system should be planned by managers from the SMS(s) and UBS(s) coordinated by the Regional Health Coordinator's Office (CRS) in order to meet the specific needs of each municipality (AU).
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Vianna, Maria Isabel Pereira
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Id: -875739
Autor: Matos, Mariangela Silva de; Tenório, Robinson Moreira; Vianna, Maria Isabel Pereira.
Título: Formadores em odontologia: perfil profissional, pós-graduação e conhecimentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) / The teaching of dentistry: professional profile, graduate courses and knowledge of the National Curricular Guidelines (DCN)
Fonte: Rev. ABENO;10(1):19-28, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A tendência atual de renovação do ensino superior no Brasil evidencia a necessidade de estudos dirigidos para a formação pedagógica dos professores com abordagens teórico-metodológicas capazes de compreender as especificidades dos sujeitos dessa prática. Assim, buscou-se identificar em dois cursos de odontologia da Bahia, o perfil dos professores, a auto-percepção sobre a influência da pós-graduação em sua formação docente e os seus conhecimentos acerca das DCNs. Realizou-se entrevistas não-diretivas, interpretadas pela análise de conteúdo, a qual foi sustentada por um referencial teórico que trata da formação pedagógica do professor e das políticas públicas de educação. A quase totalidade dos professores reconhece as limitações da pós-graduação no que se refere à formação pedagógica, evidenciando os saberes oriundos da experiência, e a maioria deles desconhece ou têm informações superficiais sobre as DCNs (AU).

The current trend for renewing college education in Brazil highlights the need for studies targeted to teaching training with theoretical and methodological approaches capable of understanding the specificities of the subjects of this practice. Thus, we sought to identify the profile of the professors in two dentistry courses in Bahia, as well as their self-perception concerning the influence of their graduate studies on their teaching training, and their knowledge of the National Curriculum Guidelines (DCN). Non-directive interviews were undertaken and interpreted by content-analysis methodology, supported by a theoretical framework that deals with teaching training and public education policies. Almost all of the professors recognized the limitations of graduate courses with regard to teaching training, demonstrating that most of their knowledge is derived from their own practical experience, and most of them are unfamiliar with or have superficial information on the DCNs (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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