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Almeida, Maria Eneide Leitao de
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Id: biblio-1024004
Autor: Almeida, Janaína Rocha de Sousa; Bizerril, Davi de Oliveira; Saldanha, Katia de Gois Holanda; Forte, Franklin Delano Soares; Almeida, Maria Eneide Leitão de.
Título: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: percepção dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde / The National Permanent Health Education Policy: dental surgeons' perception of Primary Health Care
Fonte: Rev. ABENO;19(3):13-25, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Tomando-se como referência a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), que busca a formação dos trabalhadores de acordo com as necessidades da população, gestão e profissionais, o objetivo desse estudo foi conhecer e analisar a percepção do cirurgião-dentista (CD) da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a PNEPS. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, transversal e observacional, com amostra composta por 173 CD atuantes nas Unidades de Atenção Primária em Saúde do Município de Fortaleza/CE. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. Os dados categóricos foram expressos na forma de frequência absoluta e percentual, sendo analisados por meio do teste qui-quadrado. Avaliando o perfil socioeconômico, a maioria dos entrevistados foi do gênero feminino (74,6%), casado (72,8%), com renda média de 7 a 10 salários mínimos (49,1%). Quanto à PNEPS, 51,2% a conheciam parcialmente, sendo a Educação Permanente em Saúde (EPS) avaliada como regular por 48,8% e como boa por 33,3%. Destaca-se que a compreensão da EPS como fator contribuidor da formação profissional foi positiva para 97,7% dos entrevistados. Observou-se que maior participação nas atividades de EPS favorece a avaliação positiva da PNEPS. Essa política ainda é desconhecida por muitos CD da ESF. As atividades de EPS realizadas no município de Fortaleza são consideradas regulares pela maioria dos profissionais entrevistados. Visando avançar com a EPS, os participantes reforçam a importância das ações na perspectiva da reflexão pelo/no trabalho na atenção primária à Saúde, buscando mudanças no processo de trabalho em saúde e consequentemente a melhoria da atenção em saúde prestada à população (AU).

Taking as a reference the National Permanent Health Education Policy (NPHEP), which seeks the training of workers according to the needs of the population, management and professionals, the objective of this study was to know and analyze the perception of the dental surgeon (DS) of the Family Health Strategy (FHS) on NPHEP. This is a descriptive, cross-sectional and observational quantitative study, with a sample composed of 173 DS active on Primary Health Care Unities from the City of Fortaleza/CE. The data were collected by means of a semistructured questionnaire. The categorical data were expressed as absolute and percentage frequencies, and were analyzed by means of the chi-square test. Evaluating the socioeconomic profile, the majority of the respondents were women (74.6%), married (72.8%), with an average income of 7 to 10 minimum wages (49.1%). As for the NPHEP, 51.2% knew it partially, and Permanent Health Education (PHE) was evaluated as regular by 48.8% and as good by 33.3%. It is noteworthy that the understanding of PHE as a contributing factor of professional training was positive for 97.7% of respondents. It was observed that greater participation in the activities of PHE favors the positive evaluation of the NPHEP. This policy is still unknown by many DS of the FHS. The PHE activities carried out in the city of Fortaleza are considered regular by most of the professionals interviewed. Aiming to advance with the PHE, the participants reinforce the importance of actions in the perspective of reflection by/at work in primary health care, seeking changes in the work process in health and consequently the improvement of health care provided to the population (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Maciel, Sandra Mara
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Id: biblio-997966
Autor: Porcelli, Ilma Carla de Souza; Corsi, Nathalia Maciel; Barata, Terezinha de Jesus Esteves; Fracasso, Marina de Lourdes Calvo; Poli-Frederico, Regina Célia; Seixas, Gabriela Fleury; Andrade, Flaviana Bombarda de; Maciel, Sandra Mara.
Título: Sweetness Taste Preference Levels and Their Relationship to the Nutritional and Dental Caries Patterns among Brazilian Preschool Children
Fonte: Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr;19(1):4189, 01 Fevereiro 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To evaluate the sweetness taste preference levels and their relationship with the nutritional and dental caries patterns among preschool children. Material and Methods: The participants of this cross-sectional study were 191 children aged 4 to 5 years, who were regularly attending public Child Education Centers of a city southern Brazil. Children's preference for sugar was evaluated by the Sweet Preference Inventory; caries prevalence, according to the World Health Organization criteria, and nutritional status, by anthropometric weight and stature measurements, in accordance with child growth standards of the World Health Organization. Results: High levels of sweetness preference were identified. The majority of children (67.5%) opted for the most concentrated sucrose solutions. Excess weight was recorded in 27.7% of the preschoolers. The prevalence of caries was 51.8%, with the mean dmf-t equal to 1.92 (± 2.72) and the decayed (c) component responsible for 94.2% of the index. No significant association between sweetness preference and the nutritional or the oral health patterns could be established. In addition, no association between excess weight and dental caries was identified. The diseases studied were only associated with sociodemographic variables. Excess weight was associated with maternal age (p=0.004) and caries experience with family income (p=0.013). Conclusion: No significant associations could be stablished between the sweetness taste preference and the diseases studied, nor between excess weight and dental caries. However, the findings of high patterns of sweet preference, excess weight and untreated caries experience, highlight the need for the implementation of integrated public policies aimed at controlling both nutritional and of oral health problems in the studied population.
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1007086
Autor: Jesus, Ruan Luiz Rodrigues de; Santos, Gleyson Moura dos; Barreto, Maryanna Tallyta Silva; Monteiro, Mísia Joyner de Sousa Dias; Silva, Renata Vieira de Sousa; Silva, Higo José Neri da.
Título: Caracterização dos recém-nascidos pré-termo nascidos no estado do Piauí entre 2011 a 2015 / Characterization of newborns preterm born in the state of Piauí among 2011 to 2015 / Caracterización de los recién nacidos prematuros nacidos en el estado del Piauí entre los años 2011-2015
Fonte: Arch. Health Invest;8(4):217-223, abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O parto pré-termo, é aquele que ocorre antes da 37ª semana de gestação, e é o problema perinatal atual mais importante, pois está associado à morbidade e mortalidade significativas no início da vida. O objetivo do estudo foi caracterizar o nascimento de pré-termos entre mulheres residentes no Estado do Piauí, no período entre 2011 a 2015. Trata-se de estudo descritivo utilizando os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) coletados do banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A população foi constituída por 23.754 nascidos vivos, sendo 26.182 pré-termos. Houve aumento percentual do número de recém-nascidos pré-termos entre os anos estudados. Observou-se que idade materna variou entre 20 e 34 anos, a maioria das mães eram casadas, com escolaridade de 8 a 11 anos, de gravidez única, com 7 consultas pré-natal ou mais, recém-nascido de raça/cor parda relacionaram-se com o nascimento pré-termo. Partos vaginais, recém-nascidos do sexo masculino, também se relacionaram à prematuridade, assim como, a influência da situação socioeconômica. Os recém-nascidos pré-termos caracterizaram-se principalmente por serem de 32 a 36 semanas, sexo masculino, pardos e peso normal ao nascer. Assim, os dados obtidos permitem concluir que o conhecimento e a avaliação do perfil das mães e o número e a situação do nascimento dessas crianças é importante no planejamento de estratégias de saúde eficazes na atenção materno-infantil, objetivando aprimorar políticas públicas para a sobrevivência do recém-nascido e a consequente redução da ocorrência da prematuridade(AU)

Preterm birth is one that occurs before the 37th week of gestation, and is the most important current perinatal problem, since it is associated with significant morbidity and mortality in early life. The objective of the study was to characterize preterm birth among women residing in the State of Piauí, in the period between 2011 and 2015. This is a descriptive study using data from the Information System on Live Births (SINASC) collected from the database of the Department of Information Technology of the National Health System (DATASUS). The population consisted of 23,754 live births, with 26,182 preterms. There was a percentage increase in the number of preterm newborns between the years studied. It was observed that maternal age varied between 20 and 34 years, most of the mothers were married, with education from 8 to 11 years of single pregnancy, with 7 prenatal consultations or more, newborn of race / brown color related with preterm birth. Vaginal births, newborn males, were also related to prematurity, as well as the influence of socioeconomic status. The preterm newborns were mainly characterized as being from 32 to 36 weeks, male, brown and normal birth weight. Thus, the data obtained allow us to conclude that the knowledge and evaluation of the mothers' profile and the number and situation of the birth of these children is important in the planning of effective health strategies in maternal and child care, aiming at improving public policies for the survival of the child. newborn and consequent reduction in the occurrence of prematurity(AU)

El parto pre-término, es el que ocurre antes de la 37ª semana de gestación, y es el problema perinatal actual más importante, pues está asociado a la morbilidad y mortalidad significativas al inicio de la vida. El objetivo del estudio fue caracterizar el nacimiento de pre-términos entre mujeres residentes en el Estado de Piauí, en el período entre 2011 a 2015. Se trata de un estudio descriptivo utilizando los datos del Sistema de Información sobre Nacidos vivos (SINASC) recogidos de la base de datos del Departamento de Informática del Sistema Único de Salud (DATASUS). La población fue constituida por 23.754 nacidos vivos, siendo 26.182 pre-términos. Se observó un aumento porcentual del número de recién nacidos pre-términos entre los años estudiados. Se observó que la edad materna varía entre 20 y 34 años, la mayoría de las madres estaban casadas, con escolaridad de 8 a 11 años, de embarazo único, con 7 consultas prenatales o más, recién nacido de raza / color parda relacionadas con el nacimiento pre-término. Partos vaginales, recién nacidos del sexo masculino, también se relacionaron con la prematuridad, así como la influencia de la situación socioeconómica. Los recién nacidos pre-términos se caracterizaron principalmente por ser de 32 a 36 semanas, sexo masculino, pardos y peso normal al nacer. Así, los datos obtenidos permiten concluir que el conocimiento y la evaluación del perfil de las madres y el número y la situación del nacimiento de estos niños es importante en la planificación de estrategias de salud eficaces en la atención materno-infantil, con el objetivo de mejorar políticas públicas para la supervivencia del niño, el recién nacido y la consiguiente reducción de la ocurrencia de la prematuridade(AU)
Responsável: BR186.1 - Biblioteca Honório Monteiro
BR186.1


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Id: biblio-876701
Autor: Rodrigues, Carlos Alberto Quintão; Costa, Simone de Melo; Leite, Maisa Tavares de Souza; Mendes, Danilo Cangussu; Rodrigues Neto, João Felício.
Título: A vivência dos estudantes de odontologia nas atividades de ensinopesquisa-extensão do PET-Saúde / The experience of dentistry students in "PETSaúde" teaching-research-extension activities
Fonte: Rev. ABENO;11(2):45-50, 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de base documental, que analisa a participação estudantil nas atividades de ensino-pesquisa-extensão propostas pelo PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) da Universidade Estadual de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG, no período de 2009-2011. A coleta de dados envolveu análise de documentos de participação em eventos científicos e relatórios gerados na condução do PET-Saúde. As atividades científicas analisadas foram aquelas propostas pelo PET-Saúde sob acompanhamento tutorial por professores da Unimontes, preceptores profissionais do serviço vinculado à Estratégia Saúde da Família e acadêmicos da área da saúde: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física. Destacam-se os benefícios dos projetos para a formação em saúde dos estudantes, educação permanente dos preceptores, integração ensino serviço tendo em vista a consolidação do Sistema Único de Saúde (AU).

This is a descriptive and documental case study that analyzes the participation of students in teachingresearch-extension activities proposed by the "PETSaúde" Program (Education Program through Health Work) at the State University of Montes Claros, Unimontes, for the period of 2010 to 2011. Data collection involved a documental analysis by program participants in scientific events and reports produced during the conducting of the "PET-Saúde" program. The scientific activities analyzed were those proposed by "PET-Saúde" under tutorial monitoring by Unimontes lecturers, professional instructors connected to the Family Health Strategy Project and academics in the following fields: dentistry, medicine, nursing, biologic sciences and physical education. Highlights of the program include project benefits to the students' training in the field of health, continuing education for instructors, and learning-health-service integration aimed at consolidating the Unified Health System (AU).
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-849524
Autor: Schunk, Lívia(edt); O´Dwyer, Gisele(edt); Penha, Nilton(edt); Groisman, Sonia(edt).
Título: Pró-saúde e a reforma curricular em uma escola de odontologia à luz da teoria da estruturação / Pró-saúde and curriculum reform in a school of dentistry in light of the structuration theory
Fonte: Rev. odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online);29(1):18-31, Jan.-Abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo de caso analisou em que medida a adesão ao Pró-Saúde contribuiu para o andamento da reforma curricular em uma faculdade pública de Odontologia no Rio de Janeiro. Para essa análise foram coletados documentos e realizadas treze entrevistas semiestruturadas com atores-chave. Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Estruturação de Giddens. Os resultados da pesquisa apontaram avanços e entraves no novo Projeto Político Pedagógico. Entretanto, desafiando as características de uma instituição tradicional de formação, o Pró-Saúde, associado ao interesse dos dirigentes locais em realizar a reforma, cumpriu o papel de indutor das transformações curriculares

The present case study analyzed how the adherence to Pró-Saúde contributed to the process of the curriculum reform done by a public school of dentistry in Rio de Janeiro state. In order to find evidences, documents were collected and thirteen semi-structured interviews with key actors were conducted. The data analysis was performed in light of Giddens' Structuration Theory. The results of the research show both advances and obstacles in the new pedagogical project. In conclusion, challenging the characteristics inherent to an institution of traditional education, Pró-Saúde, associated with school managers interests, fulfilled the role of a catalyst to curricular transformation.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-997072
Autor: Pinto, Rafaela da Silveira; Leal, Daniele Lopes; Santos, Jacqueline Silva; Roncalli, Angelo Giuseppe.
Título: Projeto SB Minas Gerais 2012: Pesquisa das Condições de Saúde Bucal da População Mineira ­ Métodos e Resultados Principais / 2012 SB Minas Gerais Project: main results of an oral health survey in the state of Minas Gerais, Brazil ­ Methods and Main Results
Fonte: Arq. odontol;54:1-12, jan.-dez. 2018. ilus, mapas, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: O presente estudo teve como objetivo principal descrever os aspectos metodológicos do Projeto SB Minas Gerais e os resultados principais sobre problemas bucais da população do estado de Minas Gerais.Métodos: Trata-se de um inquérito epidemiológico de saúde bucal realizado no ano de 2012 com representatividade estadual cuja amostra foi realizada por conglomerados e com múltiplos estágios de sorteio. Capital e municípios do interior de Minas Gerais compõem os três domínios da amostra. Avaliou-se a situação da população mineira em relação à cárie, condição periodontal, necessidades de próteses, condições da oclusão e ocorrência de dor de dente, dentre outros aspectos nas idades de 5 e 12 anos e nas faixas etárias de 15-19, 35-44 e 65-74 anos.Resultados: Em relação à cárie, a média ceo/CPO-D para o estado foi de 2,1 na idade de 5 anos, 1,8 aos 12 anos, 3,9 nos adolescentes, 15,9 em adultos e 28,7 nos idosos. Os problemas periodontais aumentam com a idade, sendo 1,60 vezes maior o número de adultos acometidos em relação ao número de adolescentes. Em relação às oclusopatias, aos 5 anos, 54,7% possuíam pelo menos um dos problemas avaliados. O percentual de crianças aos 12 anos e de adolescentes que apresentaram algum tipo de oclusopatia foi de 33,8% e 26,7%, respectivamente. Em relação à prótese dentária, a faixa etária de 65-74 anos foi a que apresentou maior percentual de indivíduos com necessidade de prótese total nos dois maxilares.Conclusão: Associando os indicadores de saúde bucal avaliados às variáveis socioeconômicas, os resultados apontam para importantes desigualdades regionais que devem ser levadas em consideração para elaboração das estratégias de planejamento e avaliação.

Objective: The main objective of this study was to describe the methodological aspects of the SB Minas Gerais Project and the main impacts upon oral health problems in the population of the state of Minas Gerais. Materials and methods: This is an oral health epidemiological survey conducted in 2012, with state representativeness, whose sample was conducted using conglomerates and multiple stages of sampling. The capital city and municipalities in the countryside of Minas Gerais make up the three domains of the sample. The situation of the population of Minas Gerais was evaluated in relation to caries, periodontal condition, prosthesis needs, occlusion conditions, and occurrence of tooth pain, among other aspects, at 5 and 12 years of age and in the age groups of 15-19, 35-44, and 65-74 years. Results: In relation to caries, the mean ceo /CPO-D for the state was 2.1 at 5 years of age, 1.8 at 12 years of age, 3.9 in adolescents, 15.9 in adults, and 28.7 in the elderly. Periodontal problems increase with age, with 1.60 times the number of adults affected in relation to the number of adolescents. Regarding the occlusion problems, at 5 years of age, 54.7% had at least one of the problems evaluated in this study. The percentage of children at 12 years of age and adolescents who presented some type of occlusion problems was 33.8% and 26.7%, respectively. Regarding dental prosthesis, the range of 65-74 years of age presented the highest percentage of individuals with a need for total prosthesis in both jaws. Conclusion: Minas Gerais presents a more favorable profile of oral diseases and, in some situations, is similar to the Southeast region and Brazil as a whole. Associating the oral health indicators evaluated with socioeconomic variables, the results point to important regional inequalities that must be taken into account in the drafting of planning and evaluation strategies.
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1


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Id: biblio-988271
Autor: Silva, Arlean Salvador da; Oliveira, Felyckson Sosttenes Carvalho de; Silva, Alexandre Bezerra.
Título: Percepções do grupo lgbt sobre o câncer de próstata: uma revisão integrativa / Perceptions from the lgbt group on prostate cancer: an integrating review
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;4(3):91-99, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Lésbicas, gays, bissexuais, travestis etransexuais LGBT, esse é o grupo protagonista da Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Embora com características e pensamentos diferentes, eles vêm reivindicando o livre e pleno acesso às políticas de saúde pública no intuito de prevenir doenças, dentre elas, o câncer prostático. Eles estão dentro da área de risco, mas poucos são diagnosticados com esse câncer.Objetivo: Descrever a compreensão do câncer prostático na visão do grupo LGBT.Métodos: Trata-se de um estudo realizado por um levantamento bibliográfico, a partir do método de revisão integrativa de literatura, que tratavam dos seguintes temas: diferenças de gêneros, sexualidade e câncer prostático. Resultados: Os resultados apontam que há dificuldades dos profissionais de saúde relacionados à deficiência no acolhimento, à precariedade do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde os mesmos são prejudicados por não terem uma assistência diferenciada de acordo com cada gênero e suas peculiaridades.Conclusões: Pode-se identificar que o atendimento nos serviços de saúde às pessoas pertencentes ao grupo LGBT ainda é um desafio. Dentre eles, o fato de que há profissionais da saúde despreparados ao prestar assistência a um paciente transexual, travesti, dentre outros (AU).

Introduction: LGBT lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals, this is the main group of the National LGBT Comprehensive Health Policy. Although with different characteristics and thoughts, they have been claiming the free and full access to public health policies in order to prevent diseases, among them, prostate cancer. They are within the risk area, but few are diagnosed with this cancer.Objective: To describe the understanding of prostate cancer in the view of the LGBT group.Methods: This is a study carried out by a bibliographical survey, based on the integrative literature review method, which dealt with the following themes: gender differences, sexuality and prostate cancer.Results: The results indicate that there are difficulties of the health professionals related to the deficiency in the reception, to the precariousness of the care in the Basic Health Unit (UBS), where they are harmed by not having a differentiated care according to each gender and its peculiarities.Conclusions: It can be identified that the care in the health services to the people belonging to the LGBT group is still a challenge. Among them, the fact that health professionals are unprepared when assisting a transsexual patient, transvestite, among others (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-995076
Autor: Garbin, Cléa Adas Saliba; Batista, Julia Arruda; Garbin, Artênio José Saliba; Saliba, Tânia Adas.
Título: A realidade de uma prática autocomplacente: relato de um caso de automedicação / The reality of a self-congratulatory practice - report of a case of self-medication / La realidad de una práctica autocomplacente-relato de un caso de automedicación
Fonte: Arch. Health Invest;8(1):39-42, jan. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente a automedicação é considerada um fenômeno crescente na população brasileira, que busca na representação dos fármacos, alívios instantâneos de dores e desconfortos autopercebidos, sem a prescrição e supervisão de um profissional habilitado. Neste sentido, com a facilidade do acesso na obtenção de medicamentos, associada a desenfreada difusão midiática dessas substâncias, com vinculação descabida as propriedades farmacodinâmicas, influenciam à população condicionada à dor, a obtenção e uso imprudente desses medicamentos. O objetivo do estudo foi relatar um caso de automedicação, e por meio dessa representação, elucidar os principais fatores associados ao uso irracional dos fármacos. Verificou por meio do presente estudo que, a criação de políticas públicas e adoção de estratégias educativas, são essenciais, controlando o uso imoderado dos fármacos, principalmente dos antibióticos, reduzindo as doenças infecciosas, além de permitir orientar os indivíduos quanto o prejuízo dessa prática autoinfligida. Por meio do estudo, ficou evidente a influência socioeducacional e cultural estão intrinsicamente ligados à prática da automedicação e do uso descomedido dos fármacos(AU)

Currently, self-medication is considered a growing phenomenon in the Brazilian population, which seeks to represent drugs, instant relief of self-perceived pain and discomfort, without the prescription and supervision of a qualified professional. In this sense, with the ease of access in drug procurement, associated with the rampant media diffusion of these substances, with inappropriate linkage to the pharmacodynamics properties, influence the population conditioned to pain, obtaining and reckless use of these drugs. The objective of the study was to report a case of self-medication, and through this representation, elucidate the main factors associated with the irrational use of the drugs. Through the present study, it was verified that the creation of public policies and the adoption of educational strategies are essential, controlling the immoderate use of drugs, especially antibiotics, reducing infectious diseases, as well as guiding individuals regarding the damage of this self-practice inflicted. Through the study, it became clear that socio-educational and cultural influences are intrinsically linked to the practice of self-medication and overuse of drugs(AU)

Actualmente la automedicación es considerada un fenómeno creciente en la población brasileña, que busca en la representación de los fármacos, alivios instantáneos de dolores y incomodidades auto percibidos, sin la prescripción y supervisión de un profesional habilitado. En este sentido, con la facilidad de acceso en la obtención de medicamentos, asociada a la desenfrenada difusión mediática de esas sustancias, con vinculación descabida las propiedades farmacodinámicas, influencian a la población condicionada al dolor, la obtención y uso imprudente de esos medicamentos. El objetivo del estudio fue relatar un caso de automedicación, y por medio de esa representación, elucidar los principales factores asociados al uso irracional de los fármacos. En el presente estudio se verificó por medio del presente estudio que, la creación de políticas públicas y la adopción de estrategias educativas, son esenciales, controlando el uso inmoderado de los fármacos, principalmente de los antibióticos, reduciendo las enfermedades infecciosas, además de permitir orientar a los individuos como el perjuicio de esa práctica auto infligido. Por medio del estudio, quedó evidente la influencia socioeducativa y cultural están intrínsecamente ligados a la práctica de la automedicación y del uso desmedido de los fármacos(AU)
Responsável: BR186.1 - Biblioteca Honório Monteiro
BR186.1


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Id: biblio-980106
Autor: Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Silva, Janmille Valdivino; Almeida, GerlieneMaria Silva Araújo de; Filgueira, Ana Cristina Gondim; Medeiros, Ideíze de Barros; Nascimento, Thiago Antonio Raulino do.
Título: Construção participativa de uma política de saúde para institutos federais / Participatory construction of a health policy for Federal Institute
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;4(2):38-59, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:No Brasil, quando se mencionam serviços públicos de saúde nos remetemos aos serviços do Sistema Único de Saúde ­SUS. Contudo, há instituições públicas, não integrantes do SUS, que disponibilizam serviços de saúde e, assim, fariam jus a uma política de saúde específica. Objetivo: Reportar a estruturação de uma política de saúde para a assistência estudantil do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) mediante construção de uma matriz de indicadores.Métodos:Estudo de avaliação cujo processo de criação da política foi: análise documental para definir missão e atribuições dos setores de saúde/IFRN; consulta a inquéritos nacionais (SB Brasil, Saúde na Escola, CENSO), relatório socioeconômico aluno/IFRN e análise dos recursos/IFRN (questionário Google forms®) para o diagnóstico situacional; Definição de diretrizes/objetivos/problemas-alvo; Construção de matriz de indicadores; validação da matriz por coordenadores/profissionais de saúde/IFRN via técnica conferência consenso; criação de instrumentos de monitoramento (programação anual de saúde, relatório de execução).Resultados: As diretrizes foram legitimadas, 01 objetivo foi excluído e 01 modificado. Quanto aos indicadores, houve redução de 42 para 37 tidos como pertinentes/válidos/oportunos.Conclusão:Para viabilização da política são necessárias estratégias para institucionalização da educação em saúde, da pesquisa científica, dos processos de avaliação/planejamento/monitoramento, normatização do funcionamento dos serviços e o desenvolvimento de açõesintersetoriais (AU).

Introduction: In Brazil, when referring to public health services we usually refer to the services of the Unified Health System -SUS. However, there are public institutions, not members of the SUS, that provide health services and should hav a specific health policy.Objective: To report the structuring of a health policy for the student assistance of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) through the construction of a matrix of indicators.Method: Evaluation study whosepolicy creation process was: document analysis to define IFRN health sector ́s mission and responsibilities; consultation on national surveys (OH Brazil, School Health; CENSUS), to IFRN student ́s socioeconomic report and analysis of IFRN ́s resources (Google forms® questionnaire) for the situational diagnosis; definition of guidelines/objectives/target problems; construction of an indicator's matrix; validation of the matrix by IFRN ́s coordinators/health professionals by technical consensus conference; creation of monitoring instruments (annual health programming, implementation report).Results: The guidelines were legitimized, 01 objective was excluded and 01 was modified. As for the indicators, there was a reduction of 42 to 37 taken as relevant/valid/timely.Conclusion: Implementing the policy requires necessary strategies to institutionalize health education process, scientific research, assessment/planning/monitoring process, standardization of service ́s operation and the development of intersectoral actions (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-980090
Autor: Oliveira, Francijane Diniz de; Santos, José Guilherme Wady; Soares, Uemenson da Silva; Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Melo, Mércia Lima de; Medeiros Junior, Antônio.
Título: A influência dos movimentos de educação permanente em saúde na prática do agente comunitário de saúde / The Influence of Movements of permanent education in health in the work of the community health agent
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;4(2):6-20, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução:a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde ampliou os aspectos pedagógicos utilizados para expressar as relações entre ensino e serviços, buscando tornar a rede pública de saúde em uma rede de ensino-aprendizagem no trabalho. Objetivo:Relatar a experiência do uso da Educação Permanente em Saúde como propulsora de questionamentos no agir e no pensar do processo de trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família. Métodologia: A experiência, iniciada em 2014 e perene na atualidade, foi desenvolvida a partir da problematização de situações cotidianas dos Agentes Comunitários de Saúde através de Rodas de Conversa e Tenda do Conto, enquanto instrumentos promotores de reflexão e debate sobre temas mobilizadores. Os encontros foram mediados por preceptores e profissionais que atuam em uma unidade de saúde da família do distrito Sanitário VII na cidade do Recife.Resultados: A vivência trouxe reflexões sobre a prática do agente comunitário fundamentadas no referencial da educação permanente enquanto propulsora de movimentos capazes de gerar mudanças no mundo do trabalho; favoreceu a criação de uma caixa de ferramentas para sistematizar o trabalho desse profissional, permitindo a proposição de mudanças na dinâmica de visitação domiciliar enquantodispositivo de reflexão trazido a partir das necessidades dos usuários da Estratégia Saúde da Família.Conclusões: Os processos de Educação Permanente serão exitosos somente se gerados juntos de propostas de mudança institucional na qual a mesma educação possa se inserir como estratégia. Esta experiência nos permite afirmar que este tipo de educação pode ser efetiva na modificação dos processos de trabalhos, assumindo papel de instrumento revelador das necessidades reais de transformação das práticas uma vez que o turbilhão de ideias disparadas a partir de cada encontro promovem, no itinerário de suas ondas e dobras, a necessidade de revisitar as práticas e repensá-la criticamente a luz das necessidades dos usuários e do serviço (AU).

Introduction:the National Policy of Permanent Education in Health has extended the pedagogical aspects used to express the relationships between teaching and services, seeking to become thepublic health network a network of teaching and learning at work.Objective: to report the experience of use of permanent education in health as a promoter of questions on the act and on the thinking of the process of teamwork in the family health strategy.Methodology: the experience, starting in 2014 and perennial today, was developed from the problematization of everyday situations of community health agents through round of conversation and tent of the tale, as instruments of promotersreflection and debate on matters mobilisers. The meetings were mediated by tutors and professionals who work in a family health unit Health VII District in the city of Recife.Results: The experience brought reflections on the practice of community agentsbased on Permanent Education frame while movements able to generate driving changes in the world of work; favoured the creation of a toolbox to systematize the work of this professional, allowing the proposal of dynamic changes of home visitation while the reflection device brought from the needs of the users of The family health strategy.Conclusions: The processes of Permanent Education will be successful only if raised together proposals for institutional change in which the same education can enter as a strategy. This experience allows us to affirm that this kind of education can be effective in modifying the work processes, assuming role of developer tool of the real needs of transformation of practices as the "pororoca", or tidal bore fired from each encounter promote, on the itinerary of its waves and folds, the need to revisit and rethink practices critically to light the needs of users and the service (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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