Base de dados : BBO
Pesquisa : SP1.001.002.008 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 5 [refinar]
Mostrando: 1 .. 5   no formato [Longo]

página 1 de 1

  1 / 5 BBO  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: 43837
Autor: Chiari, Antônio Paulo Gomes.
Título: A intersetorialidade no programa saúde na escola no município de Belo Horizonte, MG / Intersectoriality in public health policy at school (programa saúde na escola) in the municipality of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2015. 118 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A intersetorialidade tem sido um dos temas mais discutidos no âmbito das políticas públicas e verifica-se um consenso discursivo sobre se constituir em uma estratégia privilegiada para o enfrentamento de problemas sociais complexos. Este trabalho buscou analisar o desenvolvimento de uma política intersetorial - o Programa Saúde na Escola (PSE) - no município de Belo Horizonte, MG. Foi desenvolvido um estudo de caso com triangulação de métodos, para a compreensão da intersetorialidade nos campos da gestão e do desenvolvimento das ações propostas. Um primeiro foco da pesquisa documental foram as normas federais e municipais que tratam do grupo de trabalho intersetorial municipal (GTI-M), instância e gestão local do PSE, editadas entre janeiro de 2008 e março de 2014. Para entendimento da implantação e da evolução do PSE no município foram pesquisadas as matérias de divulgação sobre o PSE publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) no período de janeiro de 2007 a outubro de 2014...(AU)
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1; D047, C532i, 2015. T


  2 / 5 BBO  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 40235
Autor: Souza, Telma de Almeida; Mattos, Flávio de Freitas.
Título: Representação social de adultos sobre tabagismo e suas implicações para a saúde: estudo realizado em comunidade rural - MG / The social representation of smoking among adults and its implications for health: study conducted in a rural community in the state of Minas Gerais
Fonte: Arq. odontol;48(03):159-165, 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Apreender a representação social de adultos de uma comunidade rural sobre o tabagismo e suas implicações para a saúde e, por conseguinte, fornecer subsídios para planejamento das ações dos serviçosde saúde. Materiais e Métodos: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 15 adultos (fumantes, exfumantes e não-fumantes), entre 30 a 59 anos, moradores de uma região rural em Santa Bárbara-MG e usuários do serviço de saúde municipal, para uma análise utilizando a abordagem qualitativa dos dados. Resultados:Foi possível classificar e separar os discursos em três grandes temas: Iniciação do Tabagismo; Influência naQualidade de Vida e Cessação do Hábito. Os entrevistados consideraram importante que os profissionais desaúde tenham maior ação no apoio à cessação do tabagismo. Há concordância de que é necessário não apenasmanter as propagandas antitabaco nos maços e ampliar o número de áreas restritivas ao cigarro, bem comoa intensificação destas medidas. Conclusão: Deve-se aumentar as ações direcionadas aos jovens e à família,pois ambos interferem fundamentalmente na iniciação ao fumo. A criação de grupos de convivência podeauxiliar na cessação do hábito de fumar. Diminuir as formas de pressão social aos grupos em situação devulnerabilidade social pode ajudar na diminuição do número de fumantes. (AU)
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1


  3 / 5 BBO  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 39280
Autor: Travassos, Denise Vieira.
Título: Judicialização da saúde e Sistema Único de Saúde: estudo de casos de três tribunais estaduais / Judicialization in health care: a case study of three state courts in Brazil.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2012. 133 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O direito à saúde, considerado um dos direitos humanos fundamentais, muitas vezes tem sua garantia procurada através do poder judiciário. O objetivo desse trabalho foi descrever e analisar as características das ações impetradas contra o Sistema Único de Saúde (SUS) e que tiveram recurso em segunda instância quanto aos resultados dessas ações nos registros de três tribunais brasileiros. Foi realizada uma pesquisa dos acórdãos nos sítios dos Tribunais de Justiça dos Estados de Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS) e Minas Gerais (MG), utilizando-se um roteiro próprio. Foram analisados 558 acórdãos e a maioria das decisões foi favorável aos usuários (86,2%) nos três grupos, embora em MG tenha sido observado maior número de ações favoráveis ao SUS ou usuário-SUS (p<0,05). Houve maior frequência de ações ordinárias (73,1%) e na maior parte das ações não foi possível verificar o representante jurídico do autor (54,5%), e nas que foram possível essa verificação, a defensoria pública foi mais frequente (71,5%), sendo este percentual ainda maior no RS (90,2%). Houve um grande número de pedidos liminares (83,8%) que foram quase sempre deferidos (91,2%), com alegação de urgência/emergência do pedido em quase totalidade deles (98,8%). Na maior parte das decisões não foi possível verificar a situação econômico-financeira do demandante e o representante do autor (69,1% e 54,5%, respectivamente). A titularidade das ações foi predominantemente individual nos três estados, tendo estas ações maior frequência de resultados favoráveis aos usuários, principalmente quando o conteúdo da decisão fundamentou-se na alegação de urgência e emergência e nas prescrições de profissionais de saúde do SUS. As doenças e agravos encontrados nas decisões foram agrupados segundo a Classificação Internacional das Doenças CID10. Avaliou-se a distribuição das doenças/agravos dos demandantes por local de origem do acórdão e segundo a demanda requerida... (AU)
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1; D047, T779j, 2012. T


  4 / 5 BBO  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: 15190
Autor: Araújo, Izamir Carnevali de; Araújo, Marizeli Viana de Aragão; Melo, Cecy Baker de; Barroso, Regina Fátima Feio.
Título: Trajetória nacional e internacional do ensino odontológico e a disciplina de Clínica Integrada nos cursos de Odontologia / Dental education and its national and international path and discipline of Clinic Integrated in Odontology courses
Fonte: Rev. Inst. Ciênc. Saúde;20(1):69-73, jan.-jun. 2002.
Idioma: Pt.
Resumo: Este trabalho apresenta um referencial teórico sobre a trajetória no cenário nacional e internacional do ensino odontológico e sobre a disciplina Clínica Integrada no Brasil, além de assinalar as perspectivas que se desenham nas proposta dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior. Portanto, o ensino de Odontologia e da Clínica Integrada estará sob influência dos valores e ideologias encontradas na prática pedagógica. O ensino odontológico, através de disciplinas como a Clínica Integrada, deve ser responsável pela formação de bons profissionais, por avanços científicos e, ainda, no atendimento a pacientes, oferecer um bom serviço. Serviços que, atualmente, deixaram de realçar doenças para enfocar saúde. Saúde, cuja definição considera o indivíduo como um todo e envolve dimensões físicas, mentais e emocionais (AU)
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 00532/BR97.1


  5 / 5 BBO  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: 13578
Autor: Rodrigues, Cecile Soriano.
Título: A inserção da Odontologia nas ações integradas de saúde (AIS): análise da experiência em Pernambuco / The Odontology insertion in the integrated actions of health (AIS): analysis of the Pernambuco's experience.
Fonte: Camarajibe; s.n; 1987. vi,96 p. tab.
Idioma: Pt.
Tese: Apresentada a Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Utilizando a pesquisa bibliográfica, faz-se uma análise da origem e evolução histórica das políticas nacionais de saúde, enfocando as contradições entre os interesses dos diversos grupos sociais envolvidos. Observa-se, o caráter populista com que foi tratada a questão saúde até a década de 60 e que a partir daí há um privilegiamento claro do setor privado em detrimento do público. A proposta das AIS surge num omento de esgotamento desta segunda fase, como forma de dar resposta a grande demanda por serviços de saúde (extensão de cobertura) e racionalização dos gastos (contenção do déficit de caixa do INAMPS). No Estado de Pernambuco, pode-se dizer que concretamente os avanços, com esta proposta, foram muito tímidos. Não se pode dizer que foi implantado um Sistema Estadual de Saúde. a inserção da odontologia nas AIS, acompanhou a mesma lógica de indefiniçòes quanto ao estabelecimento de uma Política Estadual de Saúde Bucal. Apesar de ter tido o mérito de tentar estabelecer prioridades de ação no que diz respeito a criança de 6-12 anos ( (seguir um modelo SESPIANO), a implantação da proposta no Estado se deu de forma acrítica, sem discussão dos princípios filosóficos e das estratégias de ação. Este fato, terminuou por inviabilizar o avanço da odontologia através das AIS no Estado, pela inflexibilidade com que o INAMPS conduziu a análise das faturas odontológicas, exigindo o cumprimento de parâmetros irrealistas para as condiçoes do setor naquele momento. Outros aspectos municipais da proposta como adoção de medidas preventivas e coletivas, integração interinstitucional tiveram pequenos avanços. Já com relação a: modificações no perfil da formação dos Recursos Humanos da área e a participação popular no controle social dos serviços odontológicos públicos, pode-se dizer que a situação permanece inalterada (AU)
Responsável: BR310.1 - Biblioteca Professor Guilherme Simões Gomes
BR310.1; tD585, R696i, 1987



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde