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Id: 29185 LILACS-Express
Autor: Feitosa, Natália Bueno; Martins, Carolina Castro; Chalub, Loliza Luiz Figueiredo; Vale, Miriam Pimenta Parreira; Paiva, Saul Martins.
Título: Avaliação da apresentação comercial de escovas dentais disponíveis no Brasil / Evaluation of commercial characteristics of toothbrushes available in Brazil
Fonte: Rev. odonto cienc;23(1):77-81, jan.-mar. 2008. tab.
Idioma: Pt.
Resumo: Objetivo: A proposta deste estudo foi avaliar a apresentação comercial de 15 escovas dentais destinadas ao público infantil. Metodologia: As escovas foram adquiridas em diferentes pontos de venda na cidade de Belo Horizonte, MG. Foram avaliados: fabricante, dureza das cerdas, instruções sobre o uso do produto, indicação de idade, tempo de uso, desenhos de personagens infantis, selo da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), preço, material utilizado no cabo, comprimento das cerdas (mm) e presença de corante nas cerdas. Resultados: Um total de 87% das escovas informava sobre a necessidade de troca a cada 3 meses, 73% instruíam sobre uso, 47% possuíam o selo da ABO, 60% apresentavam desenhos infantis e 73% possuíam cerdas de 10 mm de comprimento. O preço variou entre R$1,00 a R$8,55. Conclusão: Os fabricantes utilizaram estratégias publicitárias para atrair as crianças e motivar o consumo, mas muitas escovas não apresentaram informações importantes como selo da ABO, instruções de uso, tempo de uso e idade indicada. O reforço e a orientação do dentista são fundamentais para motivar o paciente sobre a higiene bucal adequada.(AU)

Purpose: This study aimed to evaluate the commercial characteristics of 15 dental toothbrushes used by children. Methods: Toothbrushes were purchased in different locations of Belo Horizonte city, MG. Collected data included: manufacturer, instructions for use, indication of age, expiration date, decorative characters, quality control stamp by the Brazilian Dental Association (ABO), price, handle material, bristle length (mm), color, and presence of bristles with color change. Results: Toothbrushes displayed information to change toothbrush every three months (87%), instructions for use (73%), ABO stamp (47%), decorative characters (60%), and 10mm length bristles (73%). Prices varied from R$1,00 to R$8,55. Conclusion: The manufacturers used commercial appeal strategies to attract consumers and motivate sales. However, many toothbrushes did not show important information such as the ABO stamp, instructions for use and age recommendation. The dentist should motivate and instruct patients for an ideal oral hygiene protocol.(AU)
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR541.1


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Id: 26535
Autor: Souza, Edna Lúcia Santos de; Barretto, Maria Rosário Ribeiro; Nu±ez, Geila Ribeiro; Carvalho, Igor Fernando da Silva; Souza, Leda Solano de Freitas.
Título: Avaliação de alunos de graduação em Medicina após treinamento / na estratégia AIDPI / Evaluation of the effect of IMCI training on medical students
Fonte: Rev. ciênc. méd. biol = J. med. biol. sci;4(1):7-14, jan.-abr. 2005. tab, graf.
Idioma: Pt.
Resumo: A Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) foi adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil em 1996, sendo adaptada de acordo com as características epidemiológicas às normas nacionais de atenção à criança. Desde 1997, a AIDPI vem progressivamente sendo implantada em diversos estados brasileiros. Algumas Universidades já incluem a AIDPI no curso médico. Em dezembro de 2002, foi iniciado treinamento na estratégia AIDPI para alunos de graduação em Medicina da UFBA. O presente estudo teve como objetivo avaliar o grau de mudança no conhecimento e nas atitudes de estudantes de Medicina após treinamento na estratégia AIDPI. Foi realizado um estudo longitudinal prospectivo no período de dezembro de 2002 a junho de 2003. Catorze alunos constituíram 2 coortes que receberam treinamento na estratégia AIDPI entre dezembro de 2002 e junho de 2003. No ponto zero do acompanhamento de cada coorte, foi realizado um teste com questões referentes a temas de conhecimentos básicos em pediatria, que também fazem parte do programa do curso de treinamento m AIDPI. O teste foi repetido nos desfechos das coortes. Foram utilizados a Prova dos Sinais e o teste de Mcnemar para análise estatística das variáveis estudadas, utilizando-se o software SPSS. Após o treinamento, houve mudanças estatisticamente significativas no conhecimento dosestudantes sobre os principais sinais de doença grave, de pneumonia, de pneumonia grave, de desnutrição grave, dedesidratação e do uso apropriado de vacinas. O conhecimento dos estudantes sobre a taxa de mortalidade infantil e causas de óbitos em crianças também se modificou de forma estatisticamente significativa. Houve significativa melhoria nas habilidades de orientação das técnicas adequadas para amamentação exclusiva e para introdução de outros alimentos no desmame. Os resultados demonstraram que o treinamento na estratégia AIDPI gerou modificações estatisticamente significativas nos conhecimentos e atitudes dos alunos avaliados (AU)
Responsável: BR337.1 - Biblioteca
BR337.1; BR97.1


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Id: 6735
Autor: Figueiredo, José Reynaldo.
Título: Estratégias para a provisão de cuidados no atendimento odontológico a pacientes portadores de deficiência / Strategies to provide dental care to disabled patients.
Fonte: São Paulo; s.n; 2002. 156 p.
Idioma: Pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as estratégias utilizadas para se prover cuidados no atendimento odontológico de pessoas portadoras de deficiência. Espera-se com a identificação dessas estratégias contribuir para o desenvolvimento de rotinas de atendimento a esses pacientes por parte de entidades e profissionais interessados, bem como aprimorar os serviços já existentes e motivar as entidades que ainda não disponibilizam esses serviços a fornecê-los. Concomitantemente, mostrar que a Odontologia deve ser encarada como uma especialidade clínica primordial no processo de reabilitação dos pacientes portadores de deficiência. Foram analisados cinco ambientes onde o paciente portador de deficiência pode receber cuidados - uma instituição de ensino, um centro de reabilitação, um serviço público municipal, um consultório particular e um domicílio. Através de entrevistas semi-estruturadas professores, cirurgiões-dentistas e um cuidador foram argüidos sobre os aspectos que influenciam na aten;ão odontológica a esses pacientes. Os resultados demonstram que existe uma carência na oferta de atendimento odontológico e que as estratégias utilizadas não se diferenciam muito em rela;ão àquelas que são oferecidas à popula;ão não portadora de deficiência. Um capítulo específico é dedicado a uma pessoa não ligada à área odontológica, mas de fundamental importância no processo de interliga;ão profissionalpaciente? o cuidador. Conclui-se que existem estratégias, mas que precisam ser mais difundidas. O cirurgião-dentista necessita estar preparado para prover atendimento e a faculdade de Odontologia pode vir a ser a melhor op;ão para se iniciar essa capacita;ão. O servi;o público e os centros de reabilitação têm funções claras e são imprescindíveis na dotação de recursos financeiros e técnicos para o atendimento odontológico de pacientes com deficiências. O cuidador deve ser visto como parceiro do cirurgião-dentista nesse processo (AU)
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica
BR97.1; T3.382


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Carvalho, Antonio Cesar Perri de
Id: 4658
Autor: Leão, Oswaldo; Pioli Junior, José; Jordão, Archibaldo; Peres, Arsênio Sales; Carvalho, Daniel Rey de; Carvalho, Antônio César Perri de; Costa, Ricardo Borges; Millani, Márcio Rached; Rabinovitch, Sarah Schechtman; Silvestre, José; Rino, Walter; Garone, Wilson.
Título: "E agora José?" / "And now José?"
Fonte: Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent;52(5):343-50, set.-out. 1998. ilus.
Idioma: Pt.
Resumo: Emprestado do poema "José", de Carlos Drummond de Andrade, o título acima reflete a ansiedade dos cirurgiões-dentistas no momento em que o mercado de trabalho se modifica consideravelmente, obrigando a adoção de novas estratégicas profissionais (AU)
Responsável: BR97.1 - Serviço de Documentação Odontológica
BR97.1



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