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Autor: Cunha, Andrea Taborda Ribas; Vilar, Rosana Lúcia Alves; Melo, Ricardo Henrique Vieira; Silva, Alexandre Bezerra; Rodrigues, Maisa Paulino.
Título: Percepções de usuários sobre humanização na estratégia saúde da família: um estudo ancorado na teoria da dádiva / Perceptions of users about humanization in family health strategy: a study based on the theory of gift
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;3(3):16-31, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Os processos de adoecimento e saúde estão interligados desde o nível individual até o nível coletivo. Deve-se romper com fazeres tradicionais para alcançar uma dimensão mais integral, capaz de respeitar a subjetividade e o protagonismo do usuário. Objetivos: Analisar as percepções dos usuários sobre a humanização na produção do cuidado em saúde na Estratégia Saúde da Família; identificar elementos que caracterizam práticas humanizadas e não humanizadas na produção do cuidado em saúde e relacionar as percepções sobre humanização com as noções sobre clínica ampliada e participação social presentes na Política Nacional de Humanização. Métodos: Pesquisa compreensiva-interpretativa (qualitativa), exploratória. Para coleta dos dados foi utilizada a técnica de Grupo Focal juntamente com a Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano (MARES), enquanto atividade interativa. Os dados foram analisados pela técnica de análise temática de conteúdo e interpretados a partir de aportes da Teoria da Dádiva. Resultados: as categorias encontradas relacionaram aspectos simbólicos e materiais: a qualidade dos circuitos de trocas; a responsabilização e o vínculo; o acolhimento enquanto escuta qualificada; a qualidade de comunicação e diálogo; o acesso e funcionamento da rede de serviços de saúde; a estrutura física e insumos; a ambiência para os espaços de cuidado. Conclusões: a humanização na saúde tem importância para o cuidado integral, reforçando movimentos humanescentes relacionados às práticas dos serviços de saúde. A participação dos usuários em um sistema de trocas recíprocas e positivas junto aos profissionais de saúde pode fazer circular a solidariedade no cuidar, com ressonância na qualificação do cuidado (AU).

Introduction: This research assumes that for changes in health practices directed to an integral care, is crucial humanization, participation and autonomy of service users. Objectives: This research analyzes the perceptions of users about humanization in the production of health care in the daily life of a territory of the Family Health Strategy in a medium-sized municipality. Its specific objectives were to identify elements that characterize humanized practices and not humanized in the production of health care; and relate the perceptions of users about humanization with the notions of expanded clinical and social participation present in the National Humanization Policy. Methods: It was a comprehensive-interpretative (qualitative) and exploratory study that used to collect data to Network Analysis Methodology of Everyday Life, with focus groups. Data were analyzed by the thematic analysis technique and interpreted based on contributions of the National Policy of Humanization and the Theory of Gift. Results: the categories found related symbolic and material aspects: the quality of the exchange circuits; accountability and linkage; the host while listening to qualified; the quality of communication and dialogue; the access and operation of the health services network; the physical structure and inputs; the ambience for the spaces of care. Conclusions: The participation of users deconstructing and reconstructing concepts remainder humanization in the production of health care is a key factor for the privileged space of the Family Health Strategy to create more active people and understanding their needs and demands, is possible path to build a participative management (AU).
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Autor: Moço, Leonardo Ribeiro da Silva; Flório, Flávia Martão; Zanin, Luciane.
Título: Características dos concursos para contratação de cirurgiões-dentistas na Estratégia Saúde da Família / Characteristics of exams for hiring dentists for the Family Health Strategy
Fonte: Rev. ABENO;17(2):22-31, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar as características dos concursos públicos para contratação de cirurgiões-dentistas para a Estratégia Saúde da Família em municípios Brasileiros. Foi realizada análise documental de editais de concursos públicos ocorridos entre 2006 e 2014 no Brasil, com base nos seguintes critérios: macrorregião, conteúdo programático, salário, número de vagas e regime de contratação. De um total 765 editais de concursos, 42% eram para a região Sudeste, 24% Nordeste, 22% Sul, 7% Centro-Oeste e 5% Norte. A média de vagas ofertadas foi de 4,2 e de salário foi de R$ 2.458,01. Os conteúdos foram distribuídos em conhecimento específico (81%), língua portuguesa (71%), conhecimentos gerais (30%), saúde coletiva (14%) e outros (33%). Com relação às formas de contratação, 21% estavam relacionadas a regime de trabalho estatutário, 16% celetista, 4% processo seletivo de caráter temporário, 1% contrato temporário na ausência de processo seletivo público e 57% não especificaram. Os concursos públicos no período avaliado mostraram editais imprecisos, com ausência de informações importantes para a decisão segura em participar do processo seletivo. A maioria dos concursos foi realizada na região Sudeste, estado de Minas Gerais, com a exigência de conhecimentos específicos da área de atuação e língua portuguesa. Conteúdos de Saúde Coletiva e titulação foram exigidos apenas pela minoria. Faz-se necessário o direcionamento, principalmente em relação aos conhecimentos exigidos nas provas, para que seja contemplado o profissional com perfil e conhecimentos adequados para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família (AU).

The aim of the present study was to evaluate the characteristics of public exams for hiring dental surgeons for the Family Health Strategy in Brazilian municipalities. Documentation of public tenders issued in Brazil between 2006 and 2014 was analyzed, based on the following criteria: macro region, programmatic content, salary, number of vacancies, and hiring system. Of a total number if 765 tenders for applications to do the exam, 42% were for the Southeastern region; 24% for the Northeastern; 22% for the Southern; 7% for the Midwestern, and 5% for the Northern region. The mean number of vacancies offered was 4.2, and the mean salary was R$ 2.458,01 (Brazilian Reais). The contents of the exams were distributed into the categories of specific knowledge (81%), Portuguese language (71%), general knowledge (30%), collective health (14%) and others (33%). Relative to the forms of hiring, 21% were related to the statutory work regime, 16% were contracted under the laws for employees which govern the private sector (consolidated labor law), 4% selection process of a temporary nature, 1% temporary hiring in the absence of the public selection process and 57% did not specify the type of contract. The public exams in the period evaluated showed imprecise tender documents, with the absence of important information for making a secure decision to participate in the selection process. The majority of the exams were held in the Southeastern region, and state of Minas Gerais, with the demand for specific knowledge of the area of work and Portuguese language. Contents relative to Collective Health and public titles were demanded only by the minority of tenders. It is necessary for tenders to be more specific, particularly with regard to the knowledge demanded in the exams, so that the professional with the adequate profile and knowledge will be hired to work in the Family Health Strategy (AU).
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Autor: Faé, Jeusa Maria; Silva Junior, Manoelito Ferreira; Carvalho, Raquel Baroni de; Esposti, Carolina Dutra Degli; Pacheco, Karina Tonini dos Santos.
Título: A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil / Dentistry's teaching-service integration in Brazil
Fonte: Rev. ABENO;16(3):7-18, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo foi discutir o processo histórico da integração ensino/serviço em Odontologia no Brasil. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de um levantamento bibliográfico nas bases SciELO e LILACS utilizando as palavras-chave Integração ensino/serviço; Estágio curricular; Odontologia; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Atenção primária à saúde; e Práticas profissionais, limitada a artigos publicados entre os anos de 1970-2014, em português. Também foi realizada uma pesquisa documental, contemplando as legislações existentes. A análise evidenciou que a integração ensino-serviço no Brasil, por muitas décadas, se deu de forma lenta, embora atualmente haja uma política de incentivo para favorecer esta integração. Foram identificadas experiências exitosas a partir da integração ensino-serviço em Odontologia, embora se destaque que ainda exista dificuldades e fragilidades, principalmente porque o sistema de saúde vigente no Brasil está em construção. Considera-se que os incentivos para a consolidação da parceria entre universidade e serviços de saúde devem ser mantidos e ampliados, com o objetivo de favorecer a formação profissional em Odontologia no aspecto mais amplo de saúde e trazer benefícios reais para os serviços de saúde (AU).

The aim of this study was to discuss historical process about the teaching/service integration in Dentistry in Brazil. A literature search was conducted in the SciELO and LILACS databases using the keywords Teaching/service integration; Curricular training; Dentistry; Education Program for Health at Work; PET-Health; Primary health care; Professional practices, limited to papers published from 1970 to 2014, in Portuguese. It was also included the policies and legislation related to the subject. The analysis showed that the integration of teaching and service in Brazil for many decades, was given slowly, although currently there is a policy of incentives to encourage this integration. Some successful experiences from the teaching-service integration in Dentistry was found, although there are still difficulties and weaknesses, mostly because the current healthcare system in Brazil is still under construction. It is considered that the incentives for the consolidation of the partnership between universities and health services should be maintained and expanded with the aim of promoting professional training in Dentistry in the broadest aspect of health and bring real benefits to health services (AU).
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Almeida, Maria Eneide Leitao de
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Id: -881589
Autor: Almeida, Janaína Rocha de Sousa; Bizerril, Davi Oliveira; Saldanha, Kátia de Góis Holanda; Almeida, Maria Eneide Leitão de.
Título: Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho / Permanent Health Education: a strategy for reflection on the process of work
Fonte: Rev. ABENO;16(2):7-15, 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é aprendizagem no trabalho, onde aprender e ensinar incorporam-se às organizações e processos de trabalho. Assim, iniciou-se uma proposta de EPS no município de Fortaleza/CE, objetivando induzir mudanças nas diversas maneiras de agir dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foi realizado um curso de atualização em Saúde Bucal para trezentos cirurgiões dentistas (CD). Trata-se de um relato de experiência, onde são descritos planejamento, execução e avaliação do curso, que foi dividido em dois módulos: Atenção Primária e Secundária em Saúde. Concluíram o curso 207 CD, 69% dos matriculados. Como resultados, obteve-se a construção do Manual de Promoção em Saúde Bucal e do Manual de Encaminhamentos para a Atenção Secundária em Odontologia. As ações de EPS são importantes para os profissionais de saúde, motivando-os diante dos desafios do cotidiano (AU).

The Permanent Health Education (EPS) is learning at work, where learning and teaching are incorporated into the organization and work processes. Thus began an EPS proposal in Fortaleza/CE, aiming to induce changes in the various courses of action of the professionals of the Family Health Strategy (FHS). A refresher course in Oral Health for three hundred Dental General Practioners (DGP) was performed. This is an experience report that describes planning, implementation and evaluation of the course, which was divided into two modules: Primary and Secondary Health, concluded the course 207 CD, 69% of enrolled. As a result, we obtained the construction of the Promotion Manual on Oral Health and Referral Guide for Secondary Care in Dentistry. EPS actions are important for health professionals, motivating them before the everyday challenges (AU).
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Almeida, Fernanda Campos Sousa de
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Autor: Wanderley, Luciana Coutinho Simões; Almeida, Fernanda Campos Sousa de; Junqueira, Cilene Rennó; Gabriel, Mariana; Araujo, Maria Ercilia de.
Título: A formação de educadores em saúde da família: uma agenda para atividades futuras em Odontologia / The training of educators in family health: an agenda for future activities in Dentistry
Fonte: Rev. ABENO;15(2):20-27, 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A residência multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação que agrega graduados de diversas áreas da saúde e que visa a consonância da formação com as necessidades do serviço público, tendo como cenário de prática a atenção primária, principalmente por meio da Estratégia de Saúde da Família. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de cirurgiões-dentistas, egressos da residência multiprofissional, sobre a atuação de dois tipos de educadores desse processo: os tutores e preceptores. O estudo, de abordagem qualitativa, constituiu-se em duas etapas: a análise documental do curso da Residência Multiprofissional da Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e a realização de entrevistas semiestruturadas com os cirurgiões-dentistas egressos do curso em questão. Após a análise, foi possível concluir que o papel do tutor e do preceptor não estava bem definido no processo de formação dos residentes, situação que dificulta a atuação dos mesmos na prática do serviço. Tornase evidente a necessidade de um melhor preparo e definição do papel destes profissionais para que as práticas pedagógicas sejam operadas a contento. Da mesma forma, se evidencia a necessidade da institucionalização da formação de recursos humanos em saúde de nível multiprofissional, nas agendas das instituições de ensino superior, a fim de que se alcance o fortalecimento da proposta na atenção primária com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde da população (AU).

The multi-professional residency is a kind of graduate program that gathers health professionals and aims the consonance of the academic education with the public health needs that will take place in primary health care, especially through the Family Health Strategy. This study aims to analyze the perspective of the dental professionals coming from the multiprofessional residency, on the roles of two kinds of educators: tutors and supervisors. The qualitative approach study consists of two steps: document analysis of the multiprofessional residency course at Faculty Santa Marcelina of São Paulo and semistructured interviews with the dentists who graduated from that course. After this analysis it was possible to conclude that the roles of the tutors and supervisors was not clearly defined in the process of the residence academic education, thus making it difficult for them to perform their tasks. The need of a better preparation and definition of these professionals' role is essential for the proper performance of pedagogical practices. Likewise, the need of an Institutionalization of the Human Resources formation becomes evident, in a multi-professional health level, in the curricula of the higher education institutions, in order to enhance this proposal in the primary health care contributing with the promotion, prevention and recovery of people's health (AU).
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Id: -877360
Autor: Carvalho, Jairo Augusto Marques de; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Carmona, Octávio Henrique; Papi, Ricardo Capello; Sahyun, Rodrigo Eik; Garrido, Djamedes Maria; Muraguchi, Evelin Massae Ogatta; Higasi, Maura Sassahara.
Título: Avaliação do acesso de gestantes à atenção odontológica realizada pelo grupo PET-Saúde da Universidade Estadual De Londrina-PR / Pregnant` s dental care acess evaluation conducted by PET-Health group at the State University of Londrina
Fonte: Rev. ABENO;14(1):81-86, 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O grupo PET-Saúde da Universidade Estadual de Londrina que atua na Unidade Básica de Saúde Cambé II do município de Cambé-PR realizou pesquisa no período de maio a setembro de 2013 para verificar o acesso das gestantes que realizavam o pré-natal na UBS ao programa odontológico e também para verificar o conhecimento, comprometimento e o referenciamento das gestantes para atenção odontológica pela equipe de saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados. Foram entrevistadas 26 gestantes de um total de 51 que realizavam pré-natal na UBS e 29 funcionários da UBS. Verificouse que 69,23% das gestantes conheciam o programa odontológico para gestantes; destas 77,77% receberam orientações na primeira consulta do pré-natal e agendaram a primeira consulta ao dentista. 94.44% das gestantes receberam informações de forma verbal, por meio do médico obstetra, equipes de enfermagem e odontologia. Nenhuma agente comunitária de saúde transmitiu estas informações às gestantes. Quanto aos funcionários, 100% dos entrevistados afirmaram conhecer o programa odontológico para gestantes e ter conhecimento de que a equipe do PSF deve orientar as gestantes as gestantes para a atenção odontológica. Concluiu-se que a criação de instrumentos ou de estratégias padronizadas para a disseminação da informação, normatização e envolvimento de toda a equipe pode melhorar a logística e a adesão ao programa (AU).

Evaluation of pregnant women access to dental services provided by the Londrina State University/PR PET-Health group II Basic Health Unit carried out a research from May to September 2013 to verify the access of pregnant women who were receiving prenatal care at that UBS to the Dental Program and also to verify the knowledge, commitment and the referrals of these women to dental care by the health team. Data the PET-Health group from the Londrina State University that provides services at the Cambé were collected through structured questionnaires. Twentysix (26) pregnant women out of the 51 who were receiving prenatal care at the UBS were interviewed as well as 36 UBS employees. Results showed that 69,23% of the pregnant women knew about the Dental Program; 77,77% of them received orientations during the first prenatal consultation and scheduled their appointment with the dentist; 78,57% went to the first consultation; 81,81% are currently under dental treatment; 100% consider oral health important to general health; 100% intend to bring their kids to early dental follow-ups; 94,44% of the pregnant women received information verbally, by their obstetrician, nursing and dentistry teams. None of the health agents gave this information to the expecting mothers. As for the employees, 100% of the interviewees stated that they learned about the dental program for pregnant women and that the PSF team should provide guidance to them towards the importance of dental care. This study concluded that the development of standardized instruments or strategies to disseminate information, the establishment of norms and the involvement of the whole team can improve the logistics and increase participation in the program (AU).
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Id: -877324
Autor: Deneci, Verônica; Medeiros, Bianca; Silva, Diego; Vidal, Katiana; Chevitarese, Leila.
Título: O significado da participação em visitas domiciliares pelo acadêmico de odontologia / The meaning of participation in visit home by academic dentistry
Fonte: Rev. ABENO;14(1):66-72, 2014. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por finalidade analisar a percepção do estudante de odontologia quanto à necessidade da inclusão das visitas domiciliares realizadas na estratégia de promoção da saúde da família durante o curso de graduação. Para a coleta das informações, foram utilizados questionários fechados aplicados aos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado I (AU).

The aim of this study was to evaluate the student's perception of dentistry, as the need for inclusion in home visits conducted in the strategy of family health. For the collection of information were used closed questionnaires applied to students of the discipline of supervised probation I (AU).
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Autor: Paulino, Heloyse Hott; Souza, Patrícia; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Muraguchi, Evelin Massae Ogatta; Higasi, Maura Sassahara; Casaroto, Priscila.
Título: Grupo de gestantes: uma estratégia de intervenção do PET-Saúde da Família / Group of expectant mothers/pregnant women: the family PET- Health intervention strategy
Fonte: Rev. ABENO;13(2):76-81, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: No ano de 2013, o grupo PET-Saúde da Família Universidade Estadual de Londrina atuou em conjunto com o Programa Rede Mãe Paranaense. Uma das atividades realizadas foi a identificação de fragilidades existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas ao projeto, obtidas por meio de interações com as equipes multiprofissionais de cada local. A partir desse diagnóstico, o grupo PET, com participação de estudantes de odontologia e enfermagem, juntamente com a equipe de saúde, estabeleceu estratégia de intervenção que pudesse dar respostas positivas para as demandas da UBS. Assim, o grupo trabalhou para a reimplantação do Grupo de Gestantes, com o propósito de contribuir com um melhor acolhimento, integralidade da atenção e interação com as futuras mães, acreditando que essa ação também poderia contribuir com a diminuição de demandas curativas para essa parcela da população e para os seu bebê (AU).

In 2013, the Londrina State University Family PET-Health group worked in partnership with the Mãe Paranaense (Mothers of Paraná) Program in order to identify the fragilities of the UBSs (Basic Health Units) involved in the Project through interactions with multi-professional teams from each location. From this diagnosis, the Pet group, with the participation of Dentistry and Nursing students, together with the health team, established an intervention strategy to provide positive answers to the UBS demands. Thus, the group worked with the reimplementation of the Expecting Mothers group to contribute to a better welcoming service, the integrality of the attention and the interaction with mothers-to-be, believing that this action could also contribute to the reduction of the curative demands in this part of the population and their babies (AU).
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Id: -877184
Autor: Guidetti, Erika; Almeida, Magda Moura de.
Título: Organização da atenção em saúde bucal pelo Programa Saúde nas Escolas: levantamento de necessidades / Organization of children's oral health by health in schools: Needs assessment
Fonte: Rev. ABENO;13(2):69-75, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar o levantamento de necessidades bucais em estudantes do município de Fortaleza no bairro Passaré. O estudo foi descritivo transversal em uma escola pública. A primeira etapa consistiu na instrução de higiene oral e escovação supervisionada com dentifrícios fluoretados em todos os alunos. Em seguida em um ambiente com luz natural foi realizado o exame clínico. De acordo com as características bucais, foi preenchida uma ficha com os seguintes códigos: 0 - sem necessidades, 1 - sangramento gengival, 2 - atividade de cárie até 3 cavidades/mancha branca, 3 - atividade de cárie até 4 cavidades ou mais e 4 - raiz residual. O processamento dos dados foi realizado em no software SPSS® 16. Foi examinado um total de 186 estudantes, distribuídos em 12 turmas, desde pré-escolares até escolares. De todos os estudantes, 55,4% apresentaram alguma alteração bucal. Dos pré-escolares, 43,4% possuíam atividade de cárie, sangramento ou raiz residual, enquanto nos escolares essa frequência foi de 57,6%. A prevalência encontrada nessa comunidade encontra-se abaixo da prevalência nacional e estadual. Inferindo provavelmente o bom trabalho preventivo dos cirurgiões dentistas deste território (AU).

The objective of this study was to survey the needs buccal of the students of Fortaleza in Passaré neighborhood. The study was cross-sectional in a public school. The first step consisted of oral hygiene instruction and supervised brushing with fluoridated toothpaste in all students. Then in an environment with natural light was conducted clinical examination. According to the characteristics of the oral cavity was filled in a form with the following codes: 0 - no needs, 1 - bleeding gums, 2 - caries activity up to 3 wells / white spot, 3 - caries activity up to 4 or more cavities and 4 - residual root. Data processing was performed in the SPSS ® 16. We examined a total of 186 students, divided into 12 classes, from pre-school to school. Of all students, 55.4% showed abnormalities mouth. Of preschool children, 43.4% had caries activity, bleeding or residual root while in school this frequency was 57.6%. The prevalence found in this community is below the national and state prevalence. Inferring probably good preventive work of dentists this territory (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: -876700
Autor: Pinto, Ana Cecília Versiani Duarte; Cerqueira, Iram Alkmim; Néri, Felipe Ribeiro; Martins, Marisa Carvalho; Mendes, Patrícia Helena Costa; Maciel, Ana Paula Ferreira; Fagundes Neto, Mariano.
Título: Saúde do trabalhador: uma experiência de educação em saúde vivenciada pelo PET-Saúde Independência III - Montes Claros/M / Occupational health: a health education experience undergone by "Independência III PET-Saúde" - Montes Claros, MG
Fonte: Rev. ABENO;11(2):40-44, 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente, o Ministério da Saúde desenvolve políticas públicas e incentiva ações em saúde voltadas para grupos vulneráveis, dentre estes o gênero masculino e os trabalhadores. Tais grupos procuram pouco as unidades de atenção primária à saúde ficando mais predispostos a agravos de doenças possivelmente evitáveis. Nesse sentido, uma importante ferramenta utilizada na estratégia saúde da família é a educação em saúde, uma vez que a compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença oferece subsídios para a adoção de hábitos saudáveis. O presente trabalho tem por objetivo descrever, através de um relato de experiência, uma atividade de educação em saúde, relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis, voltada para um grupo de homens trabalhadores de uma empresa de construção civil. A ação foi realizada por acadêmicos e preceptores do PET-Saúde da Estratégia Saúde da Família Independência III do município de Montes Claros/MG. A atividade de educação em saúde foi avaliada satisfatoriamente tanto pelos trabalhadores, que destacaram positivamente o fato de a ação ter sido desenvolvida em ambiente de trabalho, como pelos acadêmicos, que tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe e intersetorial. Pode-se concluir que a atenção à saúde do trabalhador é uma importante estratégia para atingir a população masculina em idade produtiva, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Além disso, iniciativas como o PET-Saúde estão em consonância com a integralidade da assistência proposta pelo SUS, através de ações multidisciplinares que buscam a efetividade da atenção primária (AU).

The Ministry of Health is currently developing public policies and encouraging health-related measures targeting vulnerable groups that include males and workers. These groups rarely seek primary healthcare units, and this makes them more prone to an exacerbation of a potentially preventable disease. With this in mind, an important tool used in the Family Health Strategy is health education, since the understanding of the determinants of the health-disease process helps adopting healthy habits. This paper aims to describe a health education activity related to sexually transmitted diseases, through an experience report. It is focused on a group of male workers of a construction company. The action was taken by students and instructors of the "PET-Saúde of Independência III" Family Health Strategy Program. The activity of health education was evaluated satisfactorily both by workers, who highlighted the fact that action was taken in the workplace, and by students, who had the opportunity to experience the teamwork and inter-area work. It can be concluded that heightening awareness to occupational health is an important strategy for reaching the male population of working age, thus preventing disease and improving quality of life. In addition, initiatives like "PET-Saúde" are consistent with the integral care offered by SUS, through multidisciplinary actions seeking primary care effectiveness (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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