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Id: -905267
Autor: Nascimento, Mayara Silva do; Magro, Marcia Cristina da Silva.
Título: Simulação realística: método de melhoria de conhecimento e autoconfiança de estudantes de Enfermagem na administração de medicamento / Realistic simulation: method of improving knowledge and self-confidence of nursing students in the administration of medication / Realistic simulation: method of improving knowledge and self-confidence of nursing students in the administration of medication
Fuente: REME rev. min. enferm;22:e1094, 2018.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: identificar se o emprego de simulação realística interfere na aquisição, retenção de conhecimento e na autoconfiança para administração de medicamento por via parenteral em estudantes de diferentes faixas etárias do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo quase-experimental, quantitativo desenvolvido em uma universidade pública do Distrito Federal. A simulação realística foi o método de ensino adotado, com 40 estudantes do sexto ao oitavo semestres do curso de graduação em Enfermagem para abordagem da administração de medicamento por via parenteral. Os dados de identificação e de conhecimento foram coletados por meio de questionário estruturado e a autoconfiança por meio da escala de autoconfiança (self confidence scale), validada para a língua portuguesa. Foram considerados significativos os resultados com p<0,05. Resultados: a maioria (85%) dos estudantes era do sexo feminino, com idade média de 24±5 anos. Os estudantes apresentaram melhora significativa (p=0,001) do conhecimento sobre a técnica de administração de medicamentos por via parenteral do préteste para o pós-teste após emprego da simulação realística. Os estudantes com idade <29 anos apresentaram melhora no desempenho na técnica de administração de medicamentos nas diferentes fases do estudo, comparados àqueles com idade ≥ 29 anos. De forma geral, o nível de autoconfiança após simulação realística nas diferentes fases do estudo melhorou (p=0,03). Conclusão: identificou-se que estudantes mais jovens (18 a 28 anos) têm mais tendência à aquisição de conhecimento cognitivo e prático após implementação de estratégia de simulação realística. Sobretudo, a autoconfiança deles apresentou significativo aumento entre as fases do estudo.(AU)
Responsable: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: -891664
Autor: Assunção, Suelen Cordeiro; Fonseca, Alisson Pereira; Silveira, Marise Fagundes; Caldeira, Antônio Prates; Pinho, Lucinéia de.
Título: Knowledge and attitude of patients with diabetes mellitus in Primary Health Care / Conocimiento y actitud de pacientes con diabetes mellitus de la Atención Primaria a la Salud / Conhecimento e atitude de pacientes com diabetes mellitus da Atenção Primária à Saúde
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20170208, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumen: Objective: To evaluate the knowledge and attitude of patients with diabetes mellitus in Primary Health Care and associated factors. Methods: Cross-sectional, quantitative and analytical study with 353 patients with type 2 diabetes mellitus in Family Health Strategy units. The Knowledge and Psychological Attitudes Questionnaires were used for data collection, as well as a script with sociodemographic, economic and clinical data. Results: The majority of the population was female (73.1%), aged more than 50 years (81.5%), diagnosed for more than five years (54.9%) and with a per capita income of up to half a minimum wage (59.3%). The scores of knowledge and attitude were low. Age (p = 0.001) and level of education (p = 0.002) were variables associated with knowledge about diabetes mellitus. Conclusion: Users had a low level of knowledge about diabetes, indicating an unsatisfactory result in self-care and mainly a negative attitude towards coping with this disease.

Objetivo: Avaliar el conocimiento y la atitud de los pacientes com de diabetes mellitus da Atención Primária en la Salud y los valores asociados. Métodos: Estudo transversal, cuantitativo y analítico con 353 usuarios diabéticos en unidades de Estratégia da Saúde. En la coleta de datos, se utilizaron los Cuestiones de Conocimiento y de Atitudes Psicológicas y Rótulo con Datos Sociodemográficos, Económicos y Clínicos. Resultados: La población fue constituida por su sexo femenino (73,1%), con superioridad a 50 años (81,5%), con tempo de diagnóstico superior a 5 años (54,9%) y com renda per Capita de hasta medio salario mínimo (59,3%). Los escores de conocimiento y la atitud foram baixos. A edad (p = 0,001) y escolaridad (p = 0,002) foram variáveis ​​asociadas al conocimiento sobre la diabetes mellitus. Conclusión: Los pacientes presentan bajos conocimientos sobre la diabetes, indicando resultado insatisfactorio no autocuidado y en su mayoría, atitud negativa no enfrentamiento de la enfermedad.

Objetivo: Avaliar o conhecimento e a atitude de pacientes com diabetes mellitus da Atenção Primária à Saúde e fatores associados. Métodos: Estudo transversal, quantitativo e analítico realizado com 353 usuários com diabetes mellitus tipo 2 em unidades de Estratégia da Saúde. Para a coleta dos dados, foram utilizados os Questionários de Conhecimento e de Atitudes Psicológicas, além de roteiro com dados sociodemográficos, econômicos e clínicos. Resultados: A população foi constituída, na sua maioria, pelo sexo feminino (73,1%), com idade superior a 50 anos (81,5%), com tempo de diagnóstico superior a 5 anos (54,9%) e com renda per capita de até meio salário mínimo (59,3%). Os escores de conhecimento e atitude foram baixos. A idade (p = 0,001) e escolaridade (p = 0,002) foram variáveis associadas ao conhecimento sobre diabetes mellitus. Conclusão: Os usuários apresentaram baixo conhecimento sobre diabetes, indicando resultado insatisfatório no autocuidado e na sua maioria, atitude negativa no enfrentamento da doença.
Responsable: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: -883726
Autor: Organização Pan-Americana da Saúde.
Título: Ampliação do papel dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde / Expanding the roles of nurses in Primary Health Care / Ampliación del rol de las enfermeras y enfermeros en la Atención Primaria de Salud.
Fuente: Washington; OPAS; 2018. 54 p. ilus.
Idioma: pt.
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: -883488
Autor: Costa, Marinna Maria de Andrade.
Título: Conhecimento, atitude e prática de mulheres acerca de medidas de controle para o câncer de mama / Knowledge, attitude and practice of women about control actions for cancer breast.
Fuente: Fortaleza; s.n; abr. 2017. 100 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal do Ceará. Departamento de Enfermagem. Faculdade de farmácia, Odontologia e Enfermagem para obtención del grado de Mestre.
Resumen: O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O enfermeiro assume papel essencial nas ações de controle do câncer de mama. Porém o sucesso do programa de controle do câncer de mama é diretamente dependente, entre outros fatores, da participação das usuárias, já que as mesmas devem comparecer às consultas ginecológicas, realizar os exames, participar de atividades educativas e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Tendo em vista a importância de estratégias para redução da mortalidade por câncer de mama e o papel das mulheres assistidas na atenção primária, o estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento, atitude e prática das mulheres acerca de ações de controle para o câncer de mama. Trata-se de um estudo avaliativo, de corte transversal, com a utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP). O estudo foi desenvolvido no município de Fortaleza-CE. Foram elencadas 43 Unidades de Atenção Primária à Saúde distribuídas entre as seis Secretarias Executivas Regionais. As usuárias que são acompanhadas pela ESF e que estão na faixa etária de risco para incidência do câncer de mama (> 20 anos), segundo o Ministério da Saúde, compuseram a amostra, que totalizou 387 mulheres. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista utilizando dois instrumentos: o questionário adaptado de Oliveira (2014) e o questionário que corresponde ao Critério de Classificação Econômica Brasil da Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa (ABEP). Os dados foram analisados com base na estatística analítica e apresentados através de tabelas e gráficos com frequências absolutas e relativas. Os resultados nos mostraram que 368 mulheres (94,8%) tiveram conhecimento adequado, porém 214 (55,1%) apresentaram atitude inadequada e 279 (71,9%) prática inadequada em relação aos métodos de detecção precoce do câncer de mama. Esses fatores foram influenciados pela idade e Secretária Regional Executiva (SER) em que as mulheres residiam. Esse conhecimento acerca das características da população, com identificação das lacunas no saber, dificuldades para a adesão aos exames e o comportamento cultural das mulheres subsidia as ações dos profissionais da saúde, guiando-lhes no desenvolvimento de técnicas e estratégias para mobilização da população para adoção e manutenção de um comportamento saudável que direcionem ao autocuidado e promoção da saúde.(AU)
Responsable: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: -883472
Autor: Benevides, Jordana Prado.
Título: Conhecimento, atitude e prática dos enfermeiros no controle do câncer de mama na estratégia saúde da família / Knowledge, attitude and practice of nurses in the control of breast cancer in the family health strategy.
Fuente: Fortaleza; s.n; mar. 2017. 82 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal do Ceará. Departamento de Enfermagem. Faculdade de farmácia, Odontologia e Enfermagem para obtención del grado de Mestre.
Resumen: Objetivou-se avaliar o conhecimento, a atitude e a prática dos enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Fortaleza-CE acerca da detecção precoce do câncer de mama; trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com a utilização do Inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) realizado no período de setembro a novembro de 2015 com 122 enfermeiros que compõem as equipes da ESF do sistema de saúde de Fortaleza. Para a coleta dos dados foi utilizado um instrumento de Oliveira (2015), que caracteriza e avalia o conhecimento, atitude e prática dos enfermeiros nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) no que se refere à detecção precoce do câncer de mama. Os dados foram organizados em tabelas e gráficos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará (COMEPE/UFC) com o protocolo de nº 1.233.383/15. Quanto ao perfil dos enfermeiros, verificou-se que a maioria pertence a uma faixa etária de 30 a 49 anos, sendo 92,6% do sexo feminino, 62,3% entre 10 a 20 anos de graduado e 82,1% são especialistas, 75,4% atua há mais de 5 anos na ESF e 60,3% tem alguma capacitação sobre a temática. Em relação ao conhecimento dos enfermeiros, a maioria (46,7%) foi classificada como regular, (41,8%) como inadequado e apenas (11,5%) apresentaram um conhecimento adequado. Quanto à atitude e à prática, observou-se que (73,8%) apresentaram uma atitude adequada e a maioria (57,4%) resultou em uma prática inadequada. Apesar das associações entre conhecimento, atitude e prática não terem alcançado uma relevância estatística, sabe-se da influência do conhecimento na percepção do valor em adotar medidas de prevenção à saúde (atitude), na transformação e desenvolvimento de habilidades pessoais (prática) para a conquista da promoção da saúde. Frente ao exposto, a falta de conhecimento, das atitudes e práticas inadequadas à detecção precoce do câncer de mama revelam a necessidade de capacitação permanente dos profissionais envolvidos no controle do câncer de mama. (AU)
Responsable: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: -849520
Autor: Borges, Giselle Gomes.
Título: Manual de boas práticas sobre o risco químico na central de quimioterapia do INCA a partir dos conhecimentos, atividades e práticas dos enfermeiros / Manual of good practices on chemical risk at the plant of INCA chemotherapy based on the knowledge, activities and practices of nurses.
Fuente: Niterói; s.n; 2015. 134 f p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtención del grado de Mestre.
Resumen: O câncer é um evidente problema de saúde pública mundial. A quimioterapia trouxe uma maior taxa de cura para muitos tumores através da utilização de agentes químicos. Durante o manuseio dos quimioterápicos antineoplásicos (QA) é recomendado que o profissional utilize equipamentos de proteção individual (EPI) já que estes agentes oferecem efeitos indesejados e podem vir a constituir risco ocupacional. Este estudo tem como objeto o risco químico a que estão expostos os enfermeiros que desenvolvem suas atividades laborais em Centrais de Quimioterapia (CQT). Objetivo geral: implantar um manual de boas práticas com a finalidade de minimizar a exposição ao risco químico na CQT. Objetivos específicos: analisar os Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) dos enfermeiros a respeito do risco químico na CQT e elaborar um manual de boas práticas para os enfermeiros na CQT sobre a exposição ao risco químico a partir dos resultados do inquérito CAP. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, do tipo inquérito CAP. O estudo teve como amostra 26 enfermeiros de duas CQT. Utilizado para a coleta de dados um questionário autoadministrativo sem identificação, misto, contendo perguntas em que se utiliza uma escala de resposta paramétrica tipo Likert. Antecedendo a coleta dos dados o trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com aprovação nº 12361613.4.00005274 em 12/09/2014. Resultados: Constatou-se que o conhecimento constituído a respeito do risco químico foi adequado nas duas CQT. Contudo, as atitudes e práticas diante do risco químico não foram coerentes. Dos enfermeiros, 96,2% consideram-se vulneráveis ao risco químico; o uso de EPI é considerado por 76,9% como um cuidado para que ocorra o manuseio seguro dos QA; quanto aos cuidados dispensados pelo Instituto aos que manuseiam QA, 53,8% citam os exames periódicos. O manual foi elaborado a partir dos resultados do inquérito CAP e implantado no Instituto, cenário do estudo, através do sistema Intranet. Para complementar, o manual de boas práticas, foram confeccionados sinalizadores com o intuito de embasar os enfermeiros a minimizarem a exposição ao risco. Conclusão: os profissionais que trabalham em CQT conhecem e consideram-se expostos ao risco químico. São necessárias intervenções para ampliar a adesão às medidas preventivas como o uso de EPI e subsídios com infraestrutura estratégica para a segurança do trabalhador

Cancer is an obvious problem of global public health. The chemotherapy brought greater cure rate for many tumors through the use of chemical agents. During handling of antineoplastic drugs (QA) is recommended that professionals use personal protective equipament (PPE) as these agents provide unwanted effects and are liable to occupational risk. This paper studied the chemical risk they are exposed to nurses who develop their work activities on Chemotherapy Centers (CQT). Overall objective: to implement a manual of good practices in order to minimize exposure to chemical risk in the CQT. Specific objectives: to analyze the Knowledge, Attitudes and Practices (KAP) of nurses about the chemical risk in the CQT and prepare a manual of good for nurses in CQT on exposure to chemical risk from the KAP survey results. It is a descriptive research with a quantitative approach, the KAP. The study had as sample 26 nurses from two CQT. Used to collect data one auto administrative questionnaire unmarked, mixed, containing questions which uses a parametric response Likert scale. Preceding data collection work was submitted to the Research Ethics Committee (CEP) with approval number 12361613.4.00005274 on 09/12/2014. Results: It was found that knowledge made about chemical risk was adequate in both CQT. Yet attitudes and practices before the chemical risk were not consistent. 96,2% of nurses consider themselves vulnerable to chemical risk; the use of PPE is considered by 76,9% as a caution to occur safe handling of QA; as the care provided by the Institute to handling QA 53,8% cite the periodic examinations. The manual has been prepared from the KAP survey results and implanted in the study setting Institute through the Intranet system. In addition to the manual of good practice were made flags in order to base nurses to minimize exposure to risk. Conclusion: professionals working in CQT know and consider themselves exposed to chemical risk. Interventions are needed to increase the adherence to preventive measures such as the use of PPE and subsidies to strategic infrastructure for worker safety
Responsable: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, B732; D 610.73698


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Id: -840454
Autor: Christoffel, Marialda Moreira; Castral, Thaíla Corrêa; Daré, Mariana Firmino; Montanholi, Liciane Langona; Gomes, Ana Leticia Monteiro; Scochi, Carmen Gracinda Silvan.
Título: Atitudes dos profissionais de saúde na avaliação e tratamento da dor neonatal / Attitudes of healthcare professionals regarding the assessment and treatment of neonatal pain
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(1):e20170018, 2017. tab.
Idioma: pt.
Proyecto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.
Resumen: Objetivos: Descrever e analisar as atitudes dos profissionais de saúde em relação à avaliação e ao tratamento da dor em recém-nascido, submetido a procedimentos dolorosos na unidade neonatal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com análise quantitativa, realizado em uma maternidade do Município do Rio de Janeiro. Participaram 42 auxiliares/técnicos de enfermagem, 22 enfermeiros, 20 médicos e dois fisioterapeutas. Os dados foram coletados por um questionário autoaplicável referente ao perfil dos profissionais de saúde e atitudes na avaliação e tratamento da dor. Resultados: Verificou-se que profissionais referem avaliar a dor do RN por parâmetros comportamentais, mas não utilizam escalas e não realizam essa avaliação de maneira sistemática. A maioria dos profissionais de enfermagem utilizam medidas não farmacológicas para o alívio da dor, sendo o enrolamento o mais utilizado. Conclusão: Há divergência entre o que é considerado prescrito e o administrado, apontando a existência de uma lacuna entre a prática e o conhecimento existente. As atitudes precisam ser mudadas e instrumentalizadas pela melhor evidência disponível.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: -832807
Autor: Batista, Alexciana Farias; Caminha, Maria de Fátima Costa; Silva, Carla Cristina; Sales, Clécia Cristiane da Silva.
Título: Conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes em hemodiálise ou diálise peritoneal / Knowledge, attitudes, and practice by caregivers of children and adolescents undergoing hemodialysis or peritoneal dialysis
Fuente: Rev. eletrônica enferm;18:1-12, 20160331. tab.
Idioma: en; pt.
Resumen: Objetivou-se avaliar o conhecimento, atitude e prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal e associá-los às condições socioeconômicas. Estudo de corte transversal, tipo inquérito que avalia Conhecimento, Atitude e Prática, realizado com 30 cuidadores.As diferenças das médias dos escores, segundo as condições socioeconômicas, foram comparadas através do Teste t de Student ou ANOVA; considerando como significativo, p <0,05. Os cuidadores apresentaram dificuldades relacionadas ao conhecimento, atitude e prática. Observou-se diferença estatisticamente significativa na dimensão do conhecimento relacionado ao tipo de moradia (p=0,001) e escolaridade (p=0,014). No que se refere à atitude, não houve significância. Com relação à prática, obteve-se diferença estatística quanto ao piso da moradia (p=0,015). Condições socioeconômicas estão associadas ao conhecimento e a prática dos cuidadores de crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise ou diálise peritoneal.

The objective of this study is to assess knowledge, attitudes, and practice by caregivers of children and adolescents with chronic kidney disease undergoing hemodialysis or peritoneal dialysis and associate them with their socioeconomic conditions. A cross-sectional, inquiry type of study to assess knowledge, attitudes, and practices was conducted by 30 caregivers. The differences in score means, according to socioeconomic conditions, were compared through Student's t-Test or ANOVA, and p<0.05 was considered significant. Caregivers had difficulties in terms of knowledge, attitudes, and practice. A statistically significant difference was seen in the knowledge area related to the type of housing (p=0.001) and schooling (p=0.014). As far as the attitude is concerned, there was no significance. Regarding practice, there was a statistical difference in terms of the housing floor (p=0.015). Socioeconomic conditions wererelated to knowledge, attitudes, and practice by caregivers of children and adolescents with chronic kidney disease undergoing hemodialysis or peritoneal dialysis
Responsable: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


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Id: -832760
Autor: Melo, Zilda Maria de; Pegoraro, Natália Priolli Jora; Santos, Manoel Antônio dos; Pillon, Sandra Cristina.
Título: Atitudes e conhecimentos de técnicos de enfermagem sobre cuidados a pacientes com transtornos mentais / Attitudes and knowledge of nursing technicians about care to patients withmental disorders
Fuente: Rev. eletrônica enferm;18:1-11, 20160331. tab.
Idioma: en; pt.
Resumen: O estudo teve por objetivo avaliar atitudes e conhecimentos teórico-práticos de técnicos de enfermagem sobre cuidados a pacientes com transtornos mentais. Estudo descritivo realizado em um pronto socorro municipal do interior paulista. Informações sociodemográficas e formação profissional, atitudes e conhecimentos sobre identificação de sinais e sintomas, sentimentos e assistência de enfermagem a pessoas com transtornos mentais foram avaliadas em 69 técnicos de enfermagem, caracterizados por serem do sexo feminino, adultos, com ensino médio e nível superior. A maioria recebeu conteúdo teórico sobre como identificar sinais e sintomas, porém menos da metade recebeu informações sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Apesar de sentirem muito interesse na área de psiquiatria, os profissionais percebiam esses pacientes como indivíduos imprevisíveis, necessitado de cuidados constantes.Constatou-se a necessidade de melhores investimentos em temas relacionados aos cuidados de enfermagem para que os profissionais possam oferecer uma assistência de melhor qualidade as pessoas com transtornos mentais.

The study aimed to evaluate attitudes and theoretical and practical knowledge of nursing technicians about the care to patients with mental disorders. A descriptive study conducted in a Municipal Emergency room in the countryside of the state of São Paulo. We assessed sociodemographic information and about training, attitudes and knowledge on the identification of signs and symptoms, feelings and nursing care for people with mental disorders of 69 nursing technicians. These professionals were characterized as female, adults, with secondary and tertiary educational level. Most received theoretical content on how to identify signs and symptoms, but less than half had received information on the systematization of nursing care (SAE). Despite having much interest in the psychiatry area, the professionals perceived patients with mental disorders as unpredictable individuals in need of constant care. There is need for better investment in issues related to nursing care in order that professionals can offer better quality of care for people with mental disorders
Responsable: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


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Id: -832336
Autor: Rossi, Nádia Frazão; Fortuna, Cinira Magali; Matumoto, Silvia; Marciano, Franciele Maia; Silva, Jael Bernardes da; Silva, Juliana Sterci da.
Título: As narrativas de estudantes de enfermagem nos portfólios do Estágio Curricular Supervisionado / The narrative of nursing students in their Supervised Curricular Internship portfolios / Testimonios de estudiantes de enfermería en portfolios de Pasantía Curricular Supervisada
Fuente: Rev. eletrônica enferm;16(3):566-574, 20143009.
Idioma: en; pt.
Resumen: A formação crítico-reflexiva do enfermeiro é um desafio. Um dos instrumentos utilizados para desenvolver esta capacidade é o portfólio reflexivo. Este estudo qualitativo objetivou identificar os tipos de narrativas que estão presentes nos portfólios e analisar as reflexões dos estudantes na disciplina Estágio Curricular Supervisionado. Onze portfólios foram analisados, identificando-se a presença de narração descritiva, reflexão descritiva, reflexão dialógica e crítica, com posterior análise temática. Foram identificados os quatro tipos de narrativas. O foco das reflexões conformou três categorias temáticas: análise sobre o campo de estágio; apropriação e análise do trabalho do enfermeiro; e aprendizagens durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclui-se que aspectos relevantes na vivência do Estágio Curricular Supervisionado têm sido apreendidos e sistematizados nos portfólios, embora seja desejável o avanço na reflexão crítica. A análise do tipo de narrativas dos estudantes pode contribuir para a orientação do processo de avaliação formativa de enfermeiros, na perspectiva crítico-reflexiva

The critical-reflective training of nurses is a challenge. The reflective portfolio is an instrument used for developing this capacity. The aim of this qualitative study was to identify the types of narratives present in such portfolios and analyze the reflections of students enrolled in the Supervised Curricular Internship. Eleven portfolios were analyzed, and the narratives found were descriptive, reflective and descriptive, reflective and dialogic, and critical with subsequent thematic analysis. We identified four types of narratives. Reflections were focused around three thematic categories: an analysis of the internship's field of work; assimilation and analysis of the nursing professional's work; and what was learned throughout the Supervised Curricular Internship. The relevant aspects of the internship experience were apprehended and systematized through the portfolios, although more in-depth critical reflection is needed. The analysis of narrative types presented by students can contribute to guiding the process of nursing training evaluation towards critical reflection

La formación crítico-reflexiva del enfermero constituye un desafío. Un instrumento utilizado para desarrollar esta capacidad es el portfolio reflexivo. Estudio cualitativo que objetivó identificar los tipos de testimonios presentes en los portfolios y analizar las reflexiones de estudiantes de la materia Pasantía Curricular Supervisada. Fueron analizados once portfolios, identificándose presencia de narración descriptiva, reflexión descriptiva, reflexión dialógica y critica con posterior análisis temático. Fueron identificados los cuatro tipos de narración. El foco de las reflexiones conformó tres categorías temáticas: análisis del local de pasantía, apropiación y análisis del trabajo del enfermero; y aprendizajes durante la Pasantía Curricular Supervisada. Se concluye en que fueron aprendidos aspectos relevantes durante la Pasantía Curricular Supervisada, aunque sería deseable un avance en la reflexión crítica. El análisis del tipo de testimonios de estudiantes puede ayudar a orientar el proceso de evaluación formativa de enfermeros en la perspectiva crítico-reflexiva.
Responsable: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem



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