Base de datos : BDENF
Búsqueda : F01.100.150.500 [Categoria DeCS]
Referencias encontradas : 292 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   en el formato [Largo]

página 1 de 30 va a la página                         

  1 / 292 BDENF  
              next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Texto completo
Id: 32350
Autor: Vargas, Rodrigo Abreu de; Riegel, Fernando; Oliveira Junior, Nery de; Siqueira, Diego Silveira; Crossetti, Maria da Graça Oliveira.
Título: Qualidade de vida de pacientes pós-infarto do miocárdio: revisão integrativa da literatura / Quality of life of patients after myocardial infarction: literature integrative review
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2803-2809, jul.2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: identificar as estratégias utilizadas para melhoria da qualidade de vida de pacientes pós-infarto do miocárdio. Método: revisão integrativa, com vistas a responder à questão << Quais estratégias podem melhorar a qualidade de vida de pacientes pós infarto agudo do miocárdio? >>. Buscou-se artigos disponíveis na íntegra, nas Bases de Dados LILACS e na biblioteca virtual SciELO com os descritores em Saúde: infarto do miocárdio; qualidade de vida; e estilo de vida. Resultados: foram encontrados 1324 artigos na LILACS eSciELO, e selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2011 e 2016. Conclusão: evidenciou-se que atividades de recreação, lazer e socialização com amigos, ações de educação em saúde relacionadas com a promoção e planejamento assistencial podem auxiliar na adesão do paciente ao tratamento, práticas de atividade física, além do acolhimento por parte dos familiares são estratégias positivas e eficazes na promoção da qualidade de vida. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  2 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32349
Autor: Oliveira, Thamara Arianny Ventin Amorim; Oliveira, Marluce Alves Nunes; Fontoura, Elaine Guedes; Freitas, Kátia Santana.
Título: Vivências de dilemas éticos pela equipe cirúrgica frente às iatrogenias / Experiences of ethical dilemmas by the surgical team faced with iatrogenes
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2795-2802, jul.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivos: compreender os dilemas éticos da equipe cirúrgica frente às iatrogenias; descrever as medidas para a prevenção dos dilemas éticos frente às iatrogenias. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, em hospital filantrópico, por meio de entrevista semiestruturada com oito profissionais da equipe cirúrgica. Os dados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: a equipe cirúrgica vivencia os dilemas éticos frente às iatrogenias associadas à negligência da equipe cirúrgica; falta de preparo e de atenção na realização da assistência; excesso de carga horária. Medidas de prevenção: capacitação da equipe; trabalhar com moderação, atenção e observar os critérios científicos e prática baseada em evidências. Conclusão: os profissionais da equipe cirúrgica devem qualificar-se a fim de prevenir atos iatrogênicos para dirimir os dilemas éticos que emergem na prática. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  3 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Zanetti, Maria Lúcia
Texto completo
Id: 32347
Autor: Gonçalves, Nilce Elaine Xiol Morais; Zanetti, Maria Lucia; Neiva, Cassiano Merussi; Vassimon, Helena Siqueira.
Título: Conhecimento de indivíduos com diabetes mellitus na Estratégia de Saúde da Família / Knowledge of individuals with diabetes mellitus in the family health strategy
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2779-2787, jul.2017. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: analisar o conhecimento dos indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 em cinco unidades de Estratégia Saúde da Família, em um município de Minas Gerais, Brasil. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, com amostra estratificada de 222 indivíduos. Utilizou-se o questionário Diabetes Knowledge Questionnaire e, para a análise, estatística descritiva. Resultados: a maioria, 148 (66,7%), era do sexo feminino; idade 62 ± 12 anos e tempo da doença de 11 ± 8 anos. Para 181 (81,5%) dos indivíduos, os escores foram maiores que oito, indicando conhecimento satisfatório quanto à doença. Obteve-se alto índice de erros quanto à hipoglicemia (70%), substituições de alimentos (50%) e gerenciamento da doença em situações específicas e princípios gerais dos cuidados da doença (65%). Conclusão: apesar do conhecimento satisfatório sobre a doença, ações de promoção da saúde devem ser reforçadas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família com vista ao empoderamento dos indivíduos com diabetes mellitus. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  4 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32346
Autor: Espíndola, Marisa Catarina Mesquita; Espíndola, Mariana Mercês Mesquita; Moura, Luiza Taciana Rodrigues de; Lacerda, Lusineide Carmo Andrade de.
Título: Parada cardiorrespiratória: conhecimento dos profissionais de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva / Cardiorespiratory arrest: knowledge of nursing professionals in an intensive therapy unit
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2773-2778, jul.2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: avaliar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória (PCR). Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, com38 profissionais de Enfermagem que trabalham em uma Unidade de Terapia Intensiva/UTI. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário semiestruturado. Em seguida, foi realizada análise estatística simples dos dados. Resultados: dos participantes, predominou o sexo feminino. Destes, 18,42% são enfermeiros e55,26%, técnicos de Enfermagem. Acerca da detecção da PCR, 66,67% dos enfermeiros responderam de forma parcialmente correta. Quanto às modalidades de PCR, 42,10% dos profissionais consideraram apenas assistolia. Conclusão: grande parte dos participantes do estudo demonstra conhecimento e preparo no atendimento ao paciente em PCR. Porém, observa-se a importância da educação permanente envolvendo as diretrizes da American Heart Association. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  5 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32345
Autor: Gomes, Jaqueline Cardozo Reis; Vieira, Bianca Dargam Gomes; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Alves, Valdecyr Herdy; Rodrigues, Diego Pereira; Santos, Keitt Martins.
Título: A vivência de mulheres soropositivas para HIV/AIDS sobre o climatério: usuárias de um serviço especializado / The experience of HIV / AIDS positive women on the climateric period: users of a specialized service
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2765-2772, jul.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: descrever como é vivenciar o climatério, sob a visão das mulheres soropositivas para HIV/AIDS que utilizam o Serviço de Assistência Especializada. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 15 usuárias do Serviço de Atendimento Especializado para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas individuais semiestruturadas que, após gravação e transcrição, foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial. Resultados: emergiram as categorias <>, <> e <<>. Conclusão: a participação do profissional de saúde é indispensável para que ele atenda a mulher de forma integral, não apenas visualizando a soropositividade para o HIV/AIDS, mas também a questão do climatério. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  6 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32342
Autor: Xavier, Lorena Dávilla de Andrade; Silva, Claudione Ferreira da; Torres, Edna Ferreira; Almeida, Samira Maria Oliveira; Santos, Raquel Bezerra dos.
Título: Câncer de colo uterino e infecção sexualmente transmissível: percepção das mulheres privadas de liberdade / Cervical cancer and sexually transmissible infection: perception of incarcerated women
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2743-2750, jul.2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: investigar a percepção de mulheres reeducandas quanto à prevenção do câncer do colo do útero e infecções sexualmente transmissíveis. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Foi realizada entrevista semiestruturada com 25 reeducandas da Colônia Penal Feminina. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: categorias: Câncer de colo uterino versus perda do útero; A morte e a relação com câncer de colo uterino e Infecções Sexualmente Transmissíveis; O serviço de saúde na prevenção do câncer de colo uterino e das Infecções Sexualmente Transmissíveis; A maternidade e a relação com a prevenção do câncer de colo uterino e das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Conclusão: as reeducandas percebem a gravidade do câncer do colo uterino e os problemas causados pelas infecções sexuais; podem relatam que a prevenção é o exame citológico e não referem como fundamental o uso do preservativo e métodos de higiene íntima. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  7 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Elucir, Gir
Texto completo
Id: 32341
Autor: Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Nery, Inez Sampaio; Gir, Elucir; Araújo, Telma Maria Evangelista de; Barros Júnior, Francisco de Oliveira.
Título: Conhecimentos, atitudes e práticas sobre HIV/AIDS de mulheres que fazem sexo com mulheres / Knowledge, attitudes and practices on HIV/AIDS of women who have sex with women
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2736-2742, jul.2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e práticas relacionadas à prevenção e transmissão do HIV/AIDS em mulheres que fazem sexo com mulheres. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvido por meio de um inquérito avaliativo, com 91 mulheres, por meio da técnica snow ball. As análises estatísticas foram obtidas pelo SPSS 20.0. Resultados: prevaleceu mulheres jovens, com ensino médio completo, renda mensal elevada e católicas. Viveram com companheira e não vivem mais e mantêm relação sexual somente com mulher. As participantes demonstraram conhecimento regular; atitude positiva e prática inadequada no que concerne ao HIV/AIDS. Estatisticamente, variáveis sociodemográficas foram correlacionadas com conhecimento, atitudes e práticas. Conclusão: apesar de a maioria das mulheres apresentar conhecimento regular e atitudes positivas em relação à transmissão e prevenção do HIV/AIDS, os achados indicam práticas inadequadas. Assim, apesar de presente, o conhecimento não tem provocado uma mudança prática significativa, demonstrando incoerência cognitiva. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  8 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32317
Autor: Nogueira, Maicon de Araujo(aut); Gomes, Luna Thais Sousa(aut); Cruz, Luany Rafaele da Conceição(aut); Trajano, Veruska Tavares(aut); Lins, Marcio Almeida(aut); Maciel, Danielle Oliveira(aut); Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de(aut); Sá, Antonia Margareth Moita(aut).
Título: Conhecimentos de acadêmicos de enfermagem sobre doação de medula óssea / Conocimiento de académicos de enfermería sobre la donación de médula ósea / Nursing academic knowledge about bone marrow donation
Fuente: Rev. enferm. atenção saúde;6(2):49-64, jul.-dez. 2017. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumen: Objetivo: analisar o conhecimento dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem sobre doação de medula óssea. Método: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, para cuja realização foi aplicado um questionário direcionado a alunos do 1º, 5º e 10 semestres do curso, totalizando uma amostra de 114 acadêmicos. Resultados: a maioria 89 (78,1%) eram mulheres, com maior frequência de faixa etária nos três semestres de 19 a 29 anos (35,1%). Verificamos que somente 7 (6,1%) responderam que o tema foi abordado durante a graduação. Contudo, 110 (96,5%) consideram importante a discussão da temática na formação acadêmica. Conclusão: o conhecimento dos acadêmicos sobre a doação de medula óssea foi insatisfatório, o que se deve em parte, ao pouco ou nenhum contato que os mesmos têm com o tema na graduação. Consideramos importante a inclusão dessa temática na graduação, para formar profissionais capacitados para lidar com as demandas que emergem da sociedade (AU).

Objective: to analyze the knowledge of nursing undergraduate students about bone marrow donation. Method: This is a descriptive, exploratory research with a quantitative approach, for which a questionnaire was applied to students in the 1st, 5th and 10th semesters of the course, totalizing a sample of 114 academics. Results: the majority 89 (78.1%) were women, with frequency of age from 19 to 29 years (35.1%). We verified that only 7 (6.1%) answered that the topic was explored during graduation. However, 110 (96.5%) consider it important to discuss the subject in academic training. Conclusion: the scholars' knowledge about the donation of bone marrow was unsatisfactory, which is due in part to the little or no contact they had with the subject at the undergraduate level. We consider it important to include this subject in the undergraduate, to train professionals capable of dealing with the demands that emerge from society (AU).

Objetivo: Analizar el conocimiento de los estudiantes de la licenciatura en enfermería sobre la donación de médula ósea. Método: Estudio descriptivo, exploratorio con enfoque cuantitativo para la realización de los cuales fue un cuestionario dirigido a los estudiantes de 1, 5 y 10 semestres, con un total de 114 estudiantes. Resultados: La mayoría de 89 (78,1%) eran mujeres, con más frecuencia de la edad en 19-29 años (35,1%). Se encontró que sólo 7 (6,1%) respondieron que la cuestión era abordado durante la graduación. Sin embargo, 110 (96,5%) consideran importante el tema de discusión en la educación académica. Conclusión: el conocimiento de los académicos no fue satisfactoria, lo cual se debe en parte al poco o ningún contacto que tienen con el tema de la graduación. Consideramos que es importante incluir este tema en la graduación, para formar profesionales capaces de hacer frente a las demandas emergentes de la sociedad (AU).
Responsable: BR394.1 - BFE - Biblioteca Frei Eugênio
BR394.1


  9 / 292 BDENF  
              first record previous record next record last record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: 32265
Autor: Dantas, Sayonara Alves; Moura, Samilla Gonçalves de; Albuquerque, Karla Fernandes; Gerônimo, Valter dos Santos; Andrade, Jennifer Herminio de; Dantas, Mariana de Sousa.
Título: Representações sociais de agentes comunitários de saúde acerca do câncer de próstata / Las representaciones sociales de los agentes comunitarios acerca del cáncerde próstata salud / Social representations of community health agents about prostate cancer
Fuente: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(1):145-152, jan.-mar. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumen: Objective: To analyze the social representations of community health workers about prostate cancer. Method: This is a field research, qualitative and exploratory approach, based on the Social Representation Theory. We used a questionnaire and semi-structured interview and the content analysis technique. Results: Categories about prevention, screening, predisposition and medical assistance of prostate cancer were summarized. The prevention suggests positive dimension knowledge. Conclusion: The representation, however, was strictly biomedical. Participants should recognize themselves as active agents in promotion of health.(AU)

Objetivo: Este estudio es analizar las representaciones sociales de los trabajadores sanitarios de la comunidad sobre el cáncer de próstata. Método: Campo de búsqueda, enfoque cualitativo y exploratorio, basado en la Teoría de las Representaciones Sociales. Se utilizó una técnica de cuestionario, entrevistas semiestructuradas y análisis de contenido, Resultado: que resume las categorías de prevención, detección, la predisposición y la asistencia médica relacionada con el cáncer de próstata. Prevención sugiere un conocimiento positivo dimensión. Conclusión: Sin embargo, hubo una representación estrictamente biomédica. Los participantes deben ser reconocidos como agentes activos en la promoción de la salud.(AU)

Objetivo: Analisar as representações sociais de agentes comunitários de saúde acerca do câncer de próstata. Métodos: É uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, baseada na Teoria das Representações Sociais. Utilizou-se um questionário, uma entrevista semiestruturada e a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Sumarizaram categorias sobre prevenção, rastreamento, predisposição e assistência médica relacionada ao câncer de próstata. A prevenção sugere uma dimensão de conhecimento positiva. Conclusão: Houve, contudo, uma representação estritamente biomédica. Os participantes devem se reconhecer como agentes ativos na promoção da saúde.(AU)
Responsable: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


  10 / 292 BDENF  
              first record previous record
selecciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 32223
Autor: Reis, Fernanda Ferreira de Souza; Tiensoli, Sabrina Daros; Velasquez, Flávia Sampaio Latini; Mesquita, Cristina Gonçalves; Lima, Mercia de Paula.
Título: Conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital público sobre o envelhecimento humano / Knowledge of the nursing team of a public hospital on human aging
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(supl.6):2504-2603, jun. 2017. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: investigar o conhecimento da equipe de Enfermagem de um hospital público sobre o envelhecimento humano. Método: estudo exploratório, transversal, de abordagem quantitativa, com 168 trabalhadores. Na coleta de dados, foram utilizados questionário semiestruturado (informações sociodemográficas, profissionais)e questionário Palmore-Neri-Cachioni, com 25 questões, sobre envelhecimento (domínios físico, cognitivo, psicológico e social). Os dados foram analisados pelo programa Stata, versão 11, e a associação entre as variáveis, pelo teste Qui-quadrado/Teste de Fisher. Resultados: apresentam capacitação Lato sensu 12,50%,nenhuma na área de Saúde do Idoso. Participantes que afirmaram ter realizado algum curso em Saúde do Idoso foram 12,59%; 66,39% informaram não ter recebido treinamento em serviço. O índice de acerto para questões sobre envelhecimento foi de 40%; maior assertiva (63,23%) para as de domínio físico e menor (18,52%), para o social. Conclusão: a equipe de Enfermagem possui pouco conhecimento sobre envelhecimento humano. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt



página 1 de 30 va a la página                         
   


Refinar la búsqueda
  Base de datos : Formulario avanzado   

    Buscar en el campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPS/OMS - Centro Latinoamericano y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud