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Autor: Fernandes, Fabíola Chaves.
Título: Educação permanente na reorganização do processo de trabalho no serviço de emergência / Continuing education in the reorganization of the work process at emergency department.
Fuente: Niterói; s.n; 2016. 149 f p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtención del grado de Mestre.
Resumen: O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação permanente como estratégia de reorganização do processo de trabalho, no serviço de emergência de um pronto socorro. Seu objetivo geral foi utilizar a educação permanente como reorganizadora do processo de trabalho no serviço de emergência de um pronto socorro tendo como objetivos específicos: Identificar as dificuldades dos funcionários do pronto socorro no seu processo de trabalho quanto ao encaminhamento de usuários ao serviço de emergência odontológica; Descrever a compreensão dos funcionários acerca do papel do odontólogo no serviço de emergência; Analisar estratégias ou formas de colaboração para atingir a integralidade da assistência e; Elaborar produtos que colaborem na educação permanente dos funcionários envolvidos no atendimento ao paciente, de acordo com a legislação específica, em prol da integridade da assistência. A metodologia utilizada foi a pesquisa convergente assistencial, tipo de pesquisaação na qual o pesquisador está envolvido em ações de assistência enquanto pesquisa. O cenário da pesquisa foi o setor de emergência de um pronto socorro localizado em São Gonçalo, cidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa contou com três etapas e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Na primeira etapa, observação participante, na segunda etapa, questionário semi-estruturado e na terceira etapa, grupos educativos; Na primeira etapa, foi construído um fluxo de encaminhamento ao setor de emergência odontológica. Na segunda etapa, construíram-se quatro categorias, após análise de conteúdo de Bardin. São elas: 1) O modelo biomédico ainda refletido no pensar e no agir, evidenciado, diante da análise das respostas, que parte dos funcionários não compreenderem trabalho em equipe multidisciplinar e ainda fazerem alusão ao modelo biomédico; 2) A odontologia do dente por dente: Código de Hamurabi e Tiradentes, revelando que a maioria dos trabalhadores atribui significado bucal ao atendimento odontológico; 3) O que estou fazendo aqui? Construindo a identidade do odontólogo. Demonstrou-se que muitos dos participantes não compreendem o papel do dentista no processo de trabalho em emergência, ao atribuírem significado fora do contexto odontológico a ele, ou mesmo não responderem admitindo não sabê-lo; 4) Construindo pontes para a integralidade, apontando que poucos participantes compreendem os conceitos da EP e sua capacidade de transformar as situações problemas no cotidiano de sua vida profissional. Na terceira etapa, os participantes foram convidados aos grupos educativos, local de diálogo, reflexão e elaboração de hipóteses de soluções, seguindo a proposta da metodologia da problematização. Nesses grupos, discutiu-se a legislação acerca do serviço de emergência, refletiu-se sobre as dificuldades em cumpri-la no serviço e construiu-se o rol de procedimentos eleitos como de urgência /emergência no pronto socorro. Concluiu-se que pouco conhecimento se tinha acerca da legislação vigente sobre o assunto e que o desconhecimento do sentido pleno de educação permanente limitava às tomadas de decisões. Porém, as soluções encontradas pelo grupo, mesmo que este não tenha se constituído uniformemente ao longo dos encontros, foram um somatório de experiências reunidas, o que proporcionou o que Agostinho chama de sabedoria à pesquisa convergente assistencial, de despertar do pensamento crítico e à política nacional de educação permanente em saúde de empoderamento

The object of study of this paper is the continuing education as a strategy to reorganize the work process in the emergency room at emergency department. The general aims of this study was to use the permanent education as a strategy to reorganize the work process in the emergency room at emergency department. The specifics aims were: to identify the difficulties faced by the staff workers of the emergency settings related to the process of guiding patients to the emergency dental service ; to describe the understanding of the staff workers about the dentist's role in na emergency service; to analyze strategies or manners of collaboration for achieving comprehensive care and; to develop products that can collaborate in continuing education of staff workers involved in patient care, according to the specific laws related to the intregrity of care. The methodology used was the the kind of research which the researcher get involved in the assistance activities while observe. The setting of the study was the emergency department of an emergency room located in Sao Goncalo, State of Rio de Janeiro city. It had three stages and the data collection instruments used were: the first stage was a participatory observation, the second stage was a semi-structured questionnaire and the third stage was na educational focal groups. In the first stage was built a forwarded flow to the dental emergency section. On the second stage, after analysis of contente according to Bardin, it was built four following classes: 1) The biomedical model still reflected on the thinking and action, evidenced on the analysis of the responses, which the employees do not understand working in a multidisciplinary team and also mentioned the biomedical model; 2) Tooth for a tooth: The Code of Hammurabi and Tiradentes, revealing that most workers assign meaning to oral dental care; 3) What am I doing here? Building the identity of the dentist. The study reveals that many of the participants do not understand the dentist's role in emergency work process and they do not respond admitting not knowing it when asked for assign a meaning outside the dental contexto.4) Building up bridges for completeness, noting that few participants understood the concepts of the continuing education and its ability to transform problems situations in their daily professional life. In the third stage, the participants were invited to educational groups, opened for dialogue, reflection and solutions, following the proposal of the problematization methodology. Theese groups discussed the legislations about emergency service, reflected on the difficulties of fulfilling the laws during work and, built up the list of procedures elected as urgent / emergency in the emergency room. In conclusion that little knowledge about the current legislation on the topic and the lack of the full understanding about continuing education can limit the process of decision making. However, the solutions found by the group were a combination and summation of gathered experiences which provided what Augustine calls wisdom of convergent care research awakening the critical thinking and politics national continuing education in health empowerment
Responsable: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, F363; D 616.025


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Id: 31334
Autor: Andrade, Josivaldo Barreto; Cavalcante, Maria de Belém; Apostólico, Maria Rosa.
Título: Marketing pessoal e enfermagem: projeção para visibilidade social do enfermeiro / Personal marketing and nursing: projection for the nurse social visibility
Fuente: Enferm. foco (Brasília);8(1):82-86, 2017.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: conhecer a percepção dos enfermeiros sobre marketing pessoal e verificar como o utilizam em seu cotidiano de trabalho. Metodologia: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com 16 enfermeiros, submetidas à Análise de Conteúdo. Resultados: emergiram três categorias: Percepção sobre marketing profissional, Imagem pessoal e Projeção do ambiente organizacional. Várias estratégias foram utilizadas para potencializar o marketing pessoal, como imagem, aparência e postura ética, as quais contribuíram para a visibilidade da profissão. Conclusões: os profissionais reconheceram a importância de investir na própria imagem, como forma de valorizar a si mesmo e a profissão. (AU)

Objective: to know the perception of nurses about personal marketing and verify how they use it in their daily work. Methodology: exploratory, descriptive qualitative approach study, that applied a semi-structured interview to 16 nurses, submitted to Content Analysis. Results: three categories were identified: Perception about professional marketing, Personal image and Projection of the organizational environment. Several strategies were used to improve the personal marketing, as image, appearance, and ethical posture, which contributed to the visibility of the profession. Conclusion: professionals recognized the importance of investing in their own image as a way to value themselves and the nursing profession. (AU)

Objetivo: conocer la percepción de los enfermeros sobre el marketing personal y verificar cómo utilizan en su cotidiano de trabajo. Metodologia: estudio exploratorio, descriptivo con enfoque cualitativo, que utilizó entrevistas semiestructuradas con 16 enfermeras sometidas al Análisis de Contenido. Resultados: tres categorías surgieron: Percepción sobre marketing profesional, Imagen personal y Proyección del ambiente organizacional. Varias estrategias se utilizaron para mejorar la marketing personal como imagen, apariencia y postura ética, promoviendo visibilidad de la profesión. Conclusión: los profesionales reconocen la importancia de invertir en su propia imagen como forma de valorarse a sí mismos ya la profesión de enfermería. (AU)
Responsable: BR1898.2


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Id: 27164
Autor: Landerdahl, Maria Celeste; Vieira, Letícia Becker; Cortes, Laura Ferreira; Padoin, Stela Maris de Mello.
Título: Processo de empoderamento feminino mediado pela qualificação para o trabalho na construção civil / Female empowerment process mediated through qualification to work on civil construction
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;17(2):306-312, abr.-jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumen: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva que objetivou conhecer as repercussões do Programa de Extensão Universitária Mulheres Conquistando Cidadania no cotidiano de mulheres participantes. Foi desenvolvida em um município do interior do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram do estudo 13 mulheres egressas do Programa referido. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas nos meses de janeiro a agosto/2011. Da análise de conteúdo temática destacou-se a categoria: processo de empoderamento a partir da participação no Programa Mulheres Conquistando Cidadania. Identificaram-se a construção de confiança, a mudança significativa na postura e o modo de pensar das mulheres em relação a sua autopercepção, conhecimento e poder de decisão. Constataram-se transformações na forma de pensar os papéis sociais de mulheres e homens a partir de referenciais de cidadania e empoderamento. Conclui-se que tal experiência, tanto no que se refere à Extensão quanto à presente pesquisa, constitui-se uma temática atual e necessária na área de saúde da mulher. (AU)
Responsable: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
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Id: 26235
Autor: Silva, Marcelo Henrique da; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Oliveira, Deise Moura de; Biscotto, Priscilla Ribeiro; Silva, Greyce Pollyne Santos.
Título: O cotidiano do homem que convive com a úlcera venosa crônica: estudo fenomenológico / La vida cotidiana de hombre que vive con la úlcera venosa crónica: un estudio fenomenológico / The daily life of men who lives with chronic venous ulcer: phenomenological study
Fuente: Rev. gaúch. enferm;34(3):95-101, set. 2013.
Idioma: pt.
Resumen: A úlcera venosa crônica constitui o maior problema terapêutico das lesões de membros inferiores, podendo desencadear mudanças na vida diária da pessoa por ela acometida. Objetivou-se compreender o cotidiano do homem que convive com a úlcera venosa crônica. Estudo fenomenológico realizado com oito homens, entrevistados em junho e julho de 2012. As categorias identificadas, "Restrições na vida social" e "Recuperar a integridade da pele e retomar as atividades afetadas pela ferida", revelam que a convivência do homem com a ferida produz repercussões no âmbito produtivo e na sexualidade. Isso o leva a restrições na vida cotidiana, com prejuízo no desempenho de papéis socialmente estabelecidos para o gênero masculino, o que desperta no homem a ansiedade pela retomada das atividades prejudicadas. Os achados sinalizam aspectos vivenciais relevantes que podem orientar os profissionais no planejamento e execução de ações de saúde voltadas para essa clientela.(AU)

La úlcera venosa crónica de la pierna es el principal problema terapéutico de lesiones de las extremidades inferiores, lo que puede provocar cambios en la vida cotidiana de la persona afectada por ella. Este estudio tuvo como objetivo comprender la vida cotidiana del hombre que vive con úlceras venosas crónicas. Un estudio fenomenológico se llevó a cabo con ocho hombres, que fueron entrevistados durante junio y julio de 2012. Las categorías de "Restricciones en la vida social" y "Reanudar las actividades afectadas por la herida" revelan que la coexistencia del hombre con la herida produce consecuencias sociales en el contexto de las actividades laborales y la sexualidad. Esto da lugar a restricciones en la vida cotidiana, una pérdida en el rendimiento de los roles socialmente establecidas para los hombres, lo que lleva a diseñar el pleno cumplimiento de su función social. Estos hallazgos sugieren importantes aspectos experienciales que pueden orientar a los profesionales en la planificación y ejecución de acciones de salud dirigidos a tratar a estos pacientes.(AU)

The chronic venous leg ulcer is the major therapeutic problem of lower limb injuries, which can trigger changes in the daily life of the person affected by it. This study aimed to understand the daily life of men who lives with chronic venous ulcers. A phenomenological study was conducted with eight men, who were interviewed during June and July of 2012. The study asked questions related to: "Restrictions in social life" and "Recovering the skin integrity and restart the activities affected by the wound". The answers revealed that men with these ulcers have social implications in the areas of productivity and sexuality. This leads to restrictions in everyday life with loss in performance of socially established roles for men, leading to anxiety for his return at full performance of his social role. The findings suggest significant experiential aspects that may guide professionals in the planning and implementation of health actions aimed to treat these patients.(AU)
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: 24347
Autor: Micheli Grande Cenedési, Elizabeth Bernardino, Maria Ribeiro Lacerda, Kaoana Lima.
Título: Funções desempenhadas pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva / Functions developed by nurse in an intensive care unit
Fuente: Rev. RENE;13(1):92-102, jan. -fev. 2012.
Idioma: pt.
Resumen: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com objetivo geral de identificar as funções desempenhadas pelo enfermeiro em Unidade de Terapia Intensiva, seguindo o referencial teórico canadense de funções do enfermeiro (cuidar, educar, coordenar, colaborar e supervisionar). A coleta de dados ocorreu em 2009 pela aplicação de um questionário e pela observação sistemática com nove enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva de uma instituição hospitalar privada do município de Curitiba. Os dados coletados foram categorizados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os enfermeiros são majoritariamente jovens do sexo feminino e que não possuem especialização em unidade de terapia intensiva. A observação das atividades permitiu constatar que todas as funções descritas no referencial utilizado são desempenhadas pelos enfermeiros deste serviço, sendo as funções de coordenação, supervisão e cuidado técnico especializado as mais expressivas. (AU)
Responsable: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde
BR6.1; 11


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Id: 23286
Autor: Souza, Sabrina Silva de; Costa, Roberta; Shiroma, Lícia Mara Brito; Maliska, Isabel Cristina Alves; Amadigi, Felipa Rafaela; Pires, Denise Elvira Pires de; Ramos, Flávia Regina de Souza.
Título: Reflexões de profissionais de saúde acerca do seu processo de trabalho / Reflections of health professionals about their work process / Reflexiones de los profesionales de la salud acerca de su proceso de trabajo
Fuente: Rev. eletrônica enferm;12(3), set. 2010.
Idioma: pt.
Resumen: Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória realizada em uma unidade de emergência com objetivo de identificar a percepção dos profissionais da equipe de saúde sobre os elementos de seu processo de trabalho (objeto, instrumentos, finalidade e produto). Os dados foram obtidos por meio de questionário aberto aplicado a 28 profissionais e analisados com base na análise de conteúdo, que permitiu a construção de cinco categorias que articularam a percepção dos diversos profissionais sobre o objeto do trabalho em saúde; os instrumentos de trabalho; a finalidade do trabalho na emergência, o produto final do trabalho e as especificidades dos diversos profissionais no serviço estudado. Os resultados mostraram diferentes entendimentos acerca destes elementos do processo de trabalho, o que contribui para explicar a dificuldade de realização de um trabalho mais colaborativo e integrador da especificidade das diferentes profissões. Conclui-se que reflexões sobre o processo de trabalho em equipes de saúde podem contribuir para mudanças em direção à integralidade e à humanização da assistência em saúde.(AU)
Responsable: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN


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Id: 22317
Autor: Kebian, Luciana Valadão Alves; Acioli, Sonia.
Título: Visita domiciliar: espaço de práticas de cuidado do enfermeiro e do agente comunitário de saúde / Visita domiciliaria: espacio para las prácticas de cuidado de salud de enfermeras y agentes comunitarios de salud / Home visit: a place for health care practices by nurses and community health agents
Fuente: Rev. enferm. UERJ;19(3):403-409, jul.-set. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os sentidos atribuídos pelos enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família do município do Rio de Janeiro/RJ acerca das práticas de saúde desenvolvidas na visita domiciliar. Adotou-se a abordagem metodológica da hermenêutica-dialética. A coleta de dados, realizada entre janeiro e março de 2010, utilizou entrevistas semiestruturadas com oito enfermeiros e sete agentes comunitários de saúde (ACSs). Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que as práticas de cuidado do enfermeiro na visita domiciliar estão voltadas para a investigação das necessidades de saúde e realização das atividades assistenciais e as do ACS estão voltadas para a identificação de demandas. A escuta ativa, a observação do domicílio e a educação em saúde são realizadas por ambos. Esta conclusão demonstra a necessidade de estimular enfermeiros e ACSs a (re)pensarem as práticas de saúde desenvolvidas na visita domiciliar.(AU)

This research aimed at assessing the meanings attributed by nurses and community health agents of the Family Health Strategy of Rio of Janeiro, RJ, Brazil to health practices on home visits. The hermeneutic-dialectic methodological approach was adopted. Data collection was made from January to March, 2010 with semi-structured interviews with eight nurses and seven community health agents. Data were analyzed according to content analysis procedures. Nursing care practices on home visits were found to focus on investigation of health needs as well as on health assistance activities. On the other hand, community health agents’ activities are focused on the identification of health demands. Active listening, observation of the home environment, and health education are performed by both. Conclusions demonstrate that nurses and community health agents must be stimulated to (re)think their health care practices on home visits.(AU)

Esta investigación objetivó estudiar los significados atribuidos por enfermeros y agentes comunitarios de salud de la Estrategia Salud de la Família, en Río de Janeiro-RJ, Brasil, sobre las prácticas de salud realizadas en la visita domiciliaria. Fue usada la metodología hermenéutica-dialéctica. Los datos fueran obtenidos entre enero y marzo de 2010, por entrevistas semi-estructuradas con ocho enfermeros y siete agentes comunitarios de salud. Los datos fueran analizados según los procedimientos del análisis de contenido. Fue verificado que las prácticas de cuidado del enfermero durante la visita domiciliaria enfocan la investigación de necesidades de salud y el logro de actividades asistenciales. Los agentes comunitarios de salud enfocan la identificación de demandas de salud. La escucha activa, la observación del ambiente domiciliario y la educación en salud son realizadas por ambos. Estas conclusiones demuestran que enfermeros y agentes comunitarios de salud deben ser estimulados a (re)pensar sus prácticas de cuidado en la visita domiciliaria.(AU)
Responsable: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Marziale, Maria Helena Palucci
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Id: 21802
Autor: Heredia, Luz Patricia Díaz; Marziale, Maria Helena Palucci.
Título: El papel de los profesionales en centros de atención en drogas en ambulatorios de la ciudad de Bogotá, Colombia / Papéis de profissionais, em centros de atenção ambulatorial em drogas, na cidade de Bogotá, Colômbia / Roles of professionals in drug outpatient care centers, in the city of Bogota, Colombia
Fuente: Rev. latinoam. enferm;18(spe):573-581, mayo-jun. 2010. tab.
Idioma: es.
Resumen: Se trata de un estudio descriptivo y trasversal, desarrollado con 93 profesionales, que tuvo por objetivo caracterizar el papel de los profesionales que se desempeñaban en los centros de atención en drogadicción en ambulatorios de la ciudad de Bogotá, Colombia. Los resultados mostraron que los profesionales que se encontraron con mayor frecuencia fueron los psicólogos (38 por ciento) y los que desempeñaban actividades terapéuticas eran el 34 por ciento. Se evidencia que los enfermeros, que correspondieron al 8 por ciento del profesionales, enfatizaron su papel en el ámbito administrativo (43 por ciento) y predominantemente en los aspectos de promoción del auto cuidado (100 por ciento), prevención (57 por ciento) y muy poco en la rehabilitación y reinserción social (14 por ciento). Los papeles desempeñados por los profesionales coinciden con lo esperado a respecto de las actividades de las diferentes profesiones, con excepción de los terapeutas ocupacionales. Se considera que las enfermeras necesitan ganar más espacio dentro del equipo de atención a los usuarios de drogas.(AU)

Estudo descritivo, transversal, desenvolvido com 93 profissionais. O objetivo foi caracterizar o papel e as atividades desempenhadas pelos profissionais atuantes nos centros de atenção ambulatorial a usuários de drogas, da cidade de Bogotá, Colômbia. Os resultados mostraram que os profissionais atuantes em maior número foram os psicólogos (38 por cento), desempenhando atividades em comunidades terapêuticas (34 por cento). Evidenciou-se que os enfermeiros, que correspondem a 8 por cento dos profissionais, enfatizaram seu papel em atividades administrativas (43 por cento) e, predominantemente, nos aspectos de promoção do autocuidado (100 por cento), prevenção (57 por cento) e pouco na reabilitação e reinserção social (14 por cento). O papel desempenhado pelos profissionais coincide com o esperado em relação às condutas e atividades desempenhadas pelas diferentes profissões, com exceção dos terapeutas ocupacionais. Considera-se que os enfermeiros precisam conquistar maior espaço dentro da equipe de atenção aos usuários de drogas.(AU)

The aim of this descriptive, cross-sectional study, developed with 93 professionals, was to characterize the roles of the professionals who were working in the drug addiction outpatient centers of the city of Bogota, Colombia. The results showed that psychologists were the predominant professionals (38 percent), followed by occupational therapists (34 percent). Nurses corresponded to 8 percent of the professionals, with their roles predominantly in the aspects of health promotion and self care (100 percent), in the administrative area (43 percent) and in prevention (57 percent) and very little in rehabilitation and social rehabilitation (14 percent). The roles of the professionals agreed with the expected activities of the different professions, with the exception of the occupational therapists. It is considered that nurses need to gain more space within the team to focus on drug users.(AU)
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: 21565
Autor: Souza, Dirciara Barañano; Dall'Agnol, Clarice Maria.
Título: Social representations of health surveillance among workers / Representaciones sociales de trabajadores acerca de la vigilancia sanitaria / Representações sociais sobre vigilância sanitária entre trabalhadores
Fuente: Rev. latinoam. enferm;16(3):452-457, May-June 2008.
Idioma: en; es; pt.
Resumen: This is a qualitative, exploratory-interpretative study, with the purpose of investigating the social representations of health surveillance among members of the National Health Surveillance Agency - ANVISA, in Rio Grande do Sul State. It was found that health surveillance is represented by subjects as a process that, despite the contradictions, is being constructed and lived in the job routine with signs of renovation of existing representations. Thus, health protection acquires a new understanding, deviating from the prevention limits that traditionally focus on disease in order to return to promotion itself. Also, the image of health police is displaced from punishment to health education, establishing links between normative and educative performance. Moreover, professionalism is based on responsibility and knowledge, and professional devaluation is anchored in the idea of exclusion. The results allow for an analysis of the elements that can be causing permanencies and influencing the movements of daily practice, being able to revert into a benefit for the construction of a professional profile.(AU)

Estudio cualitativo, exploratorio-interpretativo con el objetivo de conocer las representaciones sociales de trabajadores acerca de la vigilancia sanitaria en la Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria - ANVISA, RS. Vigilancia sanitaria fue representada por los sujetos como un proceso, el cual, a pesar de las contradicciones viene siendo construido y vivenciado en el cotidiano profesional con signos de renovación frente a las ya existentes. Así la protección de la salud adquiere una nueva comprensión, que se aleja de los límites de prevención, los que tradicionalmente enfocan a la enfermedad, para dirigirla en base a la noción de promoción. De la misma forma, la imagen de policía sanitaria, pasa de punición para educación sanitaria, estableciendo los ejes entre el hacer normativo y educativo. Por otro lado, el profesionalismo se fundamenta en la responsabilidad y conocimiento y en la falta de valor profesional basado en la exclusión. Los resultados favorecen un análisis de los elementos que pueden estar ocasionando su permanencia e influyendo en la práctica cotidiana, para posiblemente volverse en un beneficio para la construcción del perfil profesional.(AU)

Estudo qualitativo, exploratório-interpretativo, com o objetivo de conhecer as representações sociais sobre vigilância sanitária entre trabalhadores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, no Rio Grande do Sul. Verificou-se que vigilância sanitária é representada pelos sujeitos como um processo que, apesar das contradições, vem sendo construído e vivenciado no cotidiano da profissão, com sinais de renovação das representações existentes. Assim, proteção à saúde adquire novo entendimento, distanciando-se dos limites da prevenção que tradicionalmente focaliza a doença, para voltar-se à noção de promoção. Também, a imagem de polícia sanitária desloca-se da punição para a educação sanitária, estabelecendo os elos entre os fazeres normativo e educativo. Além disso, o profissionalismo assenta-se em responsabilidade e conhecimento, e a desvalorização profissional ancora-se na idéia de exclusão. Os resultados propiciam análise dos elementos que podem estar causando permanências e influenciando os movimentos da prática cotidiana, podendo reverter em benefício da construção de um perfil profissional.(AU)
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Vieira, Neiva Francenely Cunha
Id: 20495
Autor: Holanda, Marília Lima de; Frota, Mirna Albuquerque; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Título: O papel do professor na educação sexual de adolescentes / Teacher's role in the sexual education of adolescents
Fuente: Cogitare enferm;15(4):702-708, out.-dez. 2010.
Idioma: pt.
Resumen: Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: ôsexualidade na escola: percepções e práticas do professorõ; ôfatores que dificultam a educação sexual na escolaõ; e ôparceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escolaõ. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.(AU)
Responsable: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde



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