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Id: -883726
Autor: Organização Pan-Americana da Saúde.
Título: Ampliação do papel dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde / Expanding the roles of nurses in Primary Health Care / Ampliación del rol de las enfermeras y enfermeros en la Atención Primaria de Salud.
Fuente: Washington; OPAS; 2018. 54 p. ilus.
Idioma: pt.
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: -846536
Autor: Abirached, Raquel Tassi.
Título: Atuação da enfermagem na implantação das residências terapêuticas para pessoas com transtorno psiquiátrico no município de Duque de Caxias-RJ (2004-2011) / Nursing actuations in the implantation of therapeutics residences for people with psychiatric disorder in the municipality of Duque de Caxias-RJ (2004-2011).
Fuente: Rio de Janeiro; s.n; fev. 2017. 123 f p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtención del grado de Mestre.
Resumen: A Reforma Psiquiátrica brasileira reconfigurou a assistência à pessoa com sofrimento psíquico e impôs a necessidade de criação de dispositivos terapêuticos, em substituição ao modelo manicomial. Nesse contexto são criadas as Residências Terapêuticas. No entanto, o seu processo de implantação é complexo, cuja participação da enfermagem é significativa. Os objetivos do estudo são: descrever as circunstâncias de criação das Residências Terapêuticas no município de Duque de Caxias- RJ e discutir a participação da enfermagem no processo de implantação das Residências Terapêuticas em Duque de Caxias- RJ. Metodologia: estudo histórico-social, cujas fontes primárias constituíram-se de leis, decretos, portarias e relatórios, além de depoimentos orais de profissionais envolvidos nesse processo. O recorte temporal foi de 2004 a 2011. As informações colhidas foram organizadas, classificadas e analisadas conforme o método histórico, com apoio da literatura sobre o tema. Além destes, foram utilizados para fundamentar a análise os conceitos que nortearam a Reforma Psiquiátrica: desospitalização, desinstitucionalização, reinserção social, reabilitação psicossocial e cidadania. Resultados: pode-se inferir que a implantação das Residências Terapêuticas representou um processo complexo onde se evidenciou a participação da enfermagem no planeamento, coordenação e implantação das residências terapêuticas no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro- Brasil, onde a atuação do enfermeiro se deu também através da participação em dispositivos extra-hospitalares que compõem a rede de atenção à saúde mental no município de Duque de Caxias. Conclusão: a participação da enfermagem na implantação enquanto elo entre as Residências e a rede de apoio foi fundamental e imprescindível para o êxito desta política e para o resgate da cidadania e autonomia do usuário.(AU)
Responsable: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T807 EEAN


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Id: -792866
Autor: Melo, Cristina Maria Meira de; Florentino, Tatiane Cunha; Mascarenhas, Nildo Batista; Macedo, Karolline Santos; Silva, Mariana Costa da; Mascarenhas, Sara Novaes.
Título: Autonomia profissional da enfermeira: algumas reflexões / Professional autonomy of the nurse: some reflections
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(4):e20160085, 2016.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: Refletir sobre a autonomia profissional da enfermeira no contexto do modelo assistencial biomédico. Métodos: Reflexão construída a partir do referencial teórico sobre o processo de trabalho em saúde e em enfermagem. Resultados: Identificou-se que no modelo biomédico a autonomia profissional da enfermeira é limitada e condicionada pelas decisões do profissional médico (cujo processo de trabalho ordena o consumo de ações e serviços de saúde), pela frágil construção de um corpo de saberes próprio à profissão e pela crescente divisão técnica do trabalho em saúde e em enfermagem. Conclusão: A enfermeira poderá ampliar sua autonomia profissional em outros modelos assistenciais que permitam a construção de saberes próprios ao campo da enfermagem, como os campos da Saúde Mental, da Obstetrícia e da Atenção Primária em Saúde. Esses são espaços propícios para a enfermeira desenvolver uma prática profissional autônoma e consoante com o cuidado integral em saúde.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Souza, Ivis Emília de Oliveira
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Id: -792861
Autor: Amorim, Thaís Vasconselos; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso de; Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos.
Título: Cotidiano da gravidez de risco por cardiopatia: estudo fenomenológico das relações assistenciais / The everyday of a heart disease high-risk pregnancy: phenomenological study of care relashionships
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(4):e20160091, 2016.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: Desvelar o cotidiano das relações assistenciais do ser-aí-mulher na gravidez de alto risco por doença cardíaca. Métodos: Pesquisa qualitativa fenomenológica. Dezessete participantes foram entrevistadas em instituição referência para risco materno e os significados expressos foram analisados à luz do pensamento de Martin Heidegger. Resultados: As mulheres significaram terem sido cobradas pelos médicos por engravidarem e; saberem que o cardiologista dá o parecer, mas o obstetra é quem vai decidir a via de parto. Conclusão: Evidenciaram-se relações assistenciais pautadas na ótica fisiopatológica de acompanhamento gestacional e invisibilidade da equipe de enfermagem junto à gestante. Se por um lado os resultados apontam a necessidade de transcender para uma relação existencial que considera a mulher como ser-aí dotada de possibilidades, por outro anuncia a importância do cuidado de enfermagem congruente às necessidades de gestantes portadoras de cardiopatia na perspectiva de se fazer percebido e anunciado pelo ser-cuidado.
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Id: -783893
Autor: Ferreira, Gímerson Erick; Dall'Agnol, Clarice Maria; Porto, Adrize Rutz.
Título: Repercussões da proatividade no gerenciamento do cuidado: Percepções de enfermeiros / Repercussions of proactivity in the management of care: Perceptions of nurses
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(3):e20160057, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: Conhecer percepções de enfermeiros acerca da proatividade no gerenciamento do cuidado. Métodos: Abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, informações coletadas mediante técnica de vinheta com 35 enfermeiros, submetidas à análise de conteúdo. Resultados: As informações convergiram para quatro categorias temáticas: proatividade como impulsor do desenvolvimento organizacional; proatividade como oportunidade de ir além da doença; proatividade como estímulo à cooperação, liderança e aprendizagem em equipe; proatividade como fomento à realização e reconhecimento no trabalho. Conclusão: Os enfermeiros entendem que suas ações, quando exercidas de modo proativo, podem repercutir beneficamente em diferentes âmbitos relacionados ao gerenciamento do cuidado: organizacional, do usuário, da equipe e individual. O estudo contribui para a reflexão do modo de agir do enfermeiro, despertando para possíveis implicações e aguçando para oportunidades de articulações estratégicas e de ações individuais e coletivas que permitam o desenvolvimento de melhores práticas no gerenciamento do cuidado.
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Id: -590104
Autor: Oliveira, Adriana Cristina de; Ferreira, Márcia de Assunção.
Título: O papel estratégico do corpo docente no programa de pós-graduação / The strategic role of the professor in the graduate program
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;15(2):227-229, abr.-jun. 2011.
Idioma: pt.
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BR442.1


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Ramos, Flávia Regina Souza
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Id: -570798
Autor: Vargas, Mara Ambrosina ; Ramos, Flávia Regina Souza ; Mancia, Joel Rolim ; Pires, Denise .
Título: À procura do sujeito no/do trabalho de Enfermagem: o acontecimento "Foucaultiano e as sujeições do trabalhador / The subject search at and of the nursing work: the Foucaul's event and the worker's subjections
Fuente: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;11(1):127-132, mar. 2007. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: O ensaio reflexivo aborda o sujeito no/do trabalho em Enfermagem, tendo como suporte teórico o conceito de acontecimento em Foucault. Descreve e analisa quatro acontecimentos que podem sintetizar algumas das problemáticas da Enfermagem contemporânea, a saber: diferenças de realidade, hibridismo humano-máquina, rede de relações e processo de construção do conhecimento científico. Constata que as atuais sujeições do trabalhador mostram-se muito mais complexas, o que inviabiliza entender a questão da subjetividade do trabalhador em Enfermagem somente a partir da noção de sujeições econômicas. Porém, sinaliza que, mesmo não escapando de determinados modos de sujeição do presente, há espaços produtivos de desafios, lutas, portanto de liberdade para repensar o trabalho na Enfermagem.
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Id: 33272
Autor: Silva, Priscilla Oliveira da; Oliveira, Thamara Gago Senos de; Marta, Cristiano Bertolossi; Francisco, Márcio Tadeu Ribeiro; Martins, Elizabeth Rose Costa; Sampaio, Carlos Eduardo Peres.
Título: Os alunos do ensino médio e o conhecimento sobre o suporte básico de vida / High school students and their knowledge about basic life support / Los estudiantes de la enseñanza media y el conocimiento sobre el soporte vital básico
Fuente: Rev. enferm. UERJ;20(1, n.esp):621-624, dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumen: O objeto do estudo foi o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre parada cardiorrespiratória e manobras de reanimação. Os objetivos foram avaliar o conhecimento dos alunos do nível médio sobre suporte básico de vida e discutiras possibilidades de intervenções educativas do enfermeiro. Estudo descritivo, qualitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 40 alunos de Ensino Médio de uma instituição privada de Cabo Frio – RJ, entre setembro e novembro de 2010. Surgiram as categorias: Saber agir vinculado à ligação telefônica para o serviço de emergência; e O desconhecimento dos alunos sobre a parada cardiorrespiratória e as manobras de reanimação. Os resultados mostram que, por não apresentarem adequada informação e fundamentação das etapas da reanimação cardiopulmonar, os alunos se esquivam ou prestam atendimento incorreto às vítimas. É necessário maior conscientização profissional do enfermeiro sobre a importância da sua atuação educativa junto a esses estudantes, minimizando possíveis danos e garantindo o atendimento correto. (AU)

The object of this study was the knowledge of high school students about cardiopulmonary resuscitation and resuscitation maneuvers. The objectives of the study were to assess prior knowledge of high school students on basic life support as well as to discuss possibilities of educational interventions of nurses in this area. This is a qualitative and descriptive research. A semi-structured interview was used with 40 high school students from a privately-owned school in Cabo Frio, RJ, Brazil, from September to November, 2010. The following categories emerged: diligent phone call action to Emergency Service; and lack of basic notions on cardiac arrest and resuscitation. Results show that lack of adequate information on the steps to cardiopulmonary resuscitation accounted either for students’ evasion or for incorrect care of victims. It’s necessary to raise professional nurse awareness of the relevance of nurse’s educational activities among those students in an attempt to minimize possible damage and ensure proper care. (AU)

El objeto de estudio fue el conocimiento de los estudiantes de la enseñanza media sobre parada cardiorespiratoriay maniobras de reanimación. Los objetivos fueron evaluar el conocimiento de los alumnos del nivel medio sobre soporte básico de vida y discutir las posibilidades de intervenciones educativas del enfermero. Estudio descriptivo, cualitativo. Se usóla entrevista semiestructurada con 40 alumnos de la Enseñanza Media de una institución privada de Cabo Frio-RJ-Brasil, entre septiembre y noviembre de 2010. Surgieron las categorías: saber actuar vinculado a la llamada telefónica para el servicio de emergencia; y el desconocimiento de los alumnos sobre la parada cardiorespiratoria y las maniobras de reanimación. Los resultados revelan que por no presentar adecuada información y fundamentación de las fases de reanimación cardiopulmonar,los estudiantes se esquivan o prestan atendimiento incorrecto a las víctimas. Es necesario mayor concientización profesional del enfermero sobre la importancia de su actuación educativa junto a eses alumnos, minimizando posibles daños y garantizando el atendimiento correcto. (AU)
Responsable: BR1366.1 - Serviço de Bibliotecas Biomédicas B - Odontologia e Enfermagem
BR1366.1


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Id: 33236
Autor: Silva, Mariana Fernandes de Almeida; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; Wesp, Luiza Helena dos Santos; Silva, Lidiana Luana Inacio da; Bispo, Willyana Freire.
Título: A enfermagem nas instituições de educação infantil – refletindo sobre essa parceria / Nursing in child education institutions - reflecting on this partnership
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(supl.8):3310-3316, ago.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: relatar sobre o papel do enfermeiro nos espaços de educação infantil a partir da vivência de acadêmicos em um projeto de extensão nessas instituições. Método: estudo descritivo sobre o relato de experiência de acadêmicas de enfermagem no projeto << O cuidado à criança no espaço de educação infantil>>. Resultados: a partir das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, alcançaram-se como principais resultados a maior aproximação e interesse dos pais com a escola, maior interesse dos pais, educadores e crianças aos temas de saúde trabalhados, além de um cuidado mais profissionalizado e livre de riscos. Conclusão: as ações realizadas promovem nesses espaços um ambiente saudável para o desenvolvimento infantil uma vez que alia o cuidado à educação. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: 33083
Autor: Lopes Neto, David.
Título: Enfermagem: profissão social, regulamentada e autônoma / Nursing: social, regulated and autonomous profession
Fuente: Nursing (São Paulo);21(240):2142-2142, maio.2018.
Idioma: pt.
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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