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Id: 31974
Autor: Marinelli, Natália Pereira(aut); Amorim, Mário Lopes(aut); de Sousa, Armano Lennon Gomes(aut); de Araújo, Telma Maria Evangelista(aut); da Rocha, Silvana Santiago(aut); Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas(aut).
Título: O significado da história de enfermagem para formação profissional / The meaning of the nursing history for vocational training
Fuente: Rev. enferm. UFPI;6(1):61-64, jan.-mar.2017. Tabelas.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: analisar a produção científica acerca do significado da história de enfermagem para aformação/vida profissional por meio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: O presente estudotrata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo, com abordagem exploratória edescritiva. O levantamento bibliográfico foi realizado por intermédio das seguintes bases de dados: LILACS,BDENF e MEDLINE. Resultados: A amostra desta revisão integrativa totalizou 5 artigos, onde os anos de 2012(n=2) e 2014 (n=2) apresentaram um maior número de publicações. A história da enfermagem tem umainfluencia na formação do profissional que não pode ser mensurada apenas por sua carga horária ou por seuconteúdo ministrado. Os valores e as atitudes da profissão de enfermagem são considerados frágeis perante asociedade e outros profissionais pela ausência de conhecimento sobre os aspectos históricos da enfermagem.Conclusão: Desde o princípio do cuidado de enfermagem até o seu reconhecimento como profissão, a históriada enfermagem tem contribuído para desvelar os desafios enfrentados pelos profissionais frente a outrasclasses e dificuldades perante a sociedade.(AU)

Objective: to analyze the scientific production about the meaning of nursing history for training/professionallife through an integrative literature review. Methodology: this study deals with an integrative literaturereview, qualitative, with exploratory and descriptive approach. The bibliographic survey was carried outthrough the following databases: LILACS, MEDLINE and BDENF. Results: the sample of this integrative reviewtotaled 5 articles where the years 2012 (n=2) and 2014 (n=2) had a higher number of publications. The historyof nursing has an influence on professional training that can’t be measured only by their workload or itscontent taught. The values and attitudes of the nursing profession are considered vulnerable in society andother professionals by the lack of knowledge about the historical aspects of nursing. Conclusion: From thebeginning of nursing care to its recognition as a profession, the history of nursing has contributed to revealthe challenges faced by professionals against other classes and difficulties in society.(AU)
Responsable: BR5.1


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Id: 31690
Autor: Andrade, Angélica Mônica.
Título: Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora / Reflective learning of nurses in home care: paths to reach a creative praxis.
Fuente: Belo Horizonte; s.n; 2017. 206 p. ilus, mapas.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtención del grado de Doutor.
Resumen: A realização deste estudo partiu da premissa de que existem distanciamentos entre a formação acadêmica de enfermeiros e os processos necessários para a atuação na atenção domiciliar. Em consequência, a invisibilidade da atenção domiciliar na formação de enfermeiros lança a necessidade de aprendizagem em seu contexto de atuação, gerando implicações em sua práxis. A tese foi construída com sustentação nas categorias teóricas: Aprendizagem reflexiva e Práxis, segundo os referenciais de Donald Schön e Adolfo Sánchez Vázquez, respectivamente. Objetivou-se analisar o processo de aprendizagem e a práxis do enfermeiro na atenção domiciliar. Foi realizado um Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. A produção dos dados teve como cenário os serviços de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde dos municípios de Uberlândia e Betim, em Minas Gerais, e aconteceu em dois momentos: observação participante da atuação de treze enfermeiras e realização de entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise de Discurso Crítica, na perspectiva de Fairclough, possibilitando a discussão de três categorias empíricas: Prática da enfermeira no domicílio: fazeres e saberes mobilizados pela reflexividade; Aprendizagem reflexiva: situações, fontes e mediadores; e Práxis no trabalho da enfermeira no domicílio. Os resultados indicaram a presença de fazeres e saberes mobilizados pela prática reflexiva da enfermeira no domicílio em um movimento contínuo e cíclico de aprendizagem evidenciado pelas práticas discursivas. A práxis no trabalho da enfermeira no domicílio acontece em uma relação dialética de interdependência entre teoria e prática, sendo construída por meio de adaptações e (re)invenções, em que a aprendizagem foi evidenciada em situações que despertam a reflexividade pela prática, experiência e experimentação. Os discursos...(AU)

The execution of this study started from the premise that there are estrangements between the academic training of nurses and the processes required for working in home care. As a consequence, the invisibility of home care in the training of nurses highlights the need for learning in its work context, thereby generating implications in its praxis. The thesis was built on the basis of the theoretical categories:Reflective learning and Praxis, according to the frameworks of Donald Schön and Adolfo Sánchez Vázquez, respectively. This study was intended to analyze the learning process and the praxis of the nursein home care. We performed a unique Case Study, with a qualitative nature, which was anchored in the theoretical-methodological framework of dialectics. The production of datatook place in home care services of the Unified Health System in the cities of Uberlândia and Betim, in Minas Gerais, and happened in two moments: participant observation of the work of thirteen nurses and accomplishment of interviews. The data were submitted to Critical Discourse Analysis, under the Fairclough‘s perspective, which enabled the discussion of three empirical categories: Practice of the nurse at home: actions and knowledge mobilized by reflexivity; Reflective learning: situations, sources and mediators; and Praxis in the work of the nurse at home. The results signalized the presence of actions and skills mobilized by the reflective practice of the nurse at home in a continuous and cyclical movement of learning evidenced by the discursive practices. The praxis in the work of the nurse at home is revealed in a dialectical relationship of interdependence between theory and practice,which is builtby means ofadaptations and (re) inventions, where learning was evidenced in situations that arouse reflexivity, through practice, experience and experimentation. The discourses point out ways of reaching a path to the creative praxis of the nurse at home, since...(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T-WY115, ANAP


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Lautert, Liana
Id: 31608
Autor: Kaiser, Dagmar Elaine; Santos, Edemilson Pichek dos; Duarte, Êrica Rosalba Mallmann; Ferreira, Gímerson Erick; Lautert, Liana; Richter, Samanta Andresa.
Título: Análise contextual da atenção à saúde do trabalhador em consultas de enfermagem / Contextual analysis of health care worker in nursing consultations
Fuente: Nursing (São Paulo);20(233):1870-1877, out.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Ensaio crítico-reflexivo que objetivou analisar os contextos associados à atenção à saúde do trabalhador emconsultas de enfermagem, com base no referencial metodológico de Análise Contextual proposto por Hinds, Chaves e Cypress,o qual pressupõe quatro níveis contextuais que se interligam: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Para tal,10 publicações oriundas de Revisão Integrativa em fontes secundárias da Biblioteca Virtual em Saúde instruem o estudo.Constatou-se que a atenção ao trabalhador nas consultas de enfermagem é influenciada por barreiras comunicacionais quedificultam o entendimento acerca das relações entre as manifestações de adoecimento e trabalho. Somam-se, ainda, os aspectossocioculturais e psicológicos envolvidos na relação enfermeiro-trabalhador, bem como a atuação em enfermagem focada nomodelo biomédico. Faz-se necessário valorizar a escuta clínica em enfermagem na atenção ao trabalhador, especialmente pormeio da consulta de enfermagem, pois muitos casos de trabalhadores em sofrimento psíquico relacionado ao trabalho não estãosendo identificados no cotidiano dos serviços de saúde.(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31596
Autor: Abrão, Rafaela de Souza; Besson, Rafaella Bianchi; Buetto, Luciana Scatralhe; Sonobe, Helena Megumi; Lenza, Nariman de Felício Bortucan.
Título: Cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama: revisão de literatura / Nursing care to the women with breast cancer: literature review
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;5(6):1526-1533, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: analisar a produção científica nacional sobre os cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama, no período de 2005 a 2009. Metodologia: revisão de literatura de 24 artigos científicos, selecionados da busca digital nas bases de dados Lilacs e Scielo, com os termos cuidados de enfermagem e câncer de mama. Resultados: a análise resultou em dois temas: “estratégias de enfrentamento utilizadas pela mulher com câncer de mama” e “atuação do enfermeiro no cuidado às mulheres com câncer de mama”. Destaca-se a necessidade de educação acerca da doença, como estratégia de fortalecimento destas diante do diagnóstico e para facilitar o itinerário terapêutico; e a importância do suporte social dos grupos de apoio e da família, e do suporte multiprofissional. Conclusão: O estudo possibilitou verificar o papel do enfermeiro no processo terapêutico das mulheres acometidas pelo câncer de mama, e a importância do processo ensino aprendizagem na conscientização das mulheres sobre a doença, favorecendo o enfrentamento dos tratamentos, o suporte social e profissional. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Lacerda, Maria Ribeiro
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Id: 31526
Autor: Hey, Albimara; Hermann, Ana Paula; Mercês, Nen Nalú Alves das; Lacerda, Maria Ribeiro.
Título: Participação da enfermeira nos cuidados paliativos domiciliares / Participation of nurses in palliative home care
Fuente: REME rev. min. enferm;21, 2017.
Idioma: pt.
Resumen: A pesquisa teve como objetivos descrever os cuidados paliativos domiciliares realizados pela enfermeira; identificar as inter-relações existentes entre enfermeira, família e paciente nos cuidados paliativos domiciliares; e caracterizar os momentos significativos da participação da enfermeira nos cuidados paliativos domiciliares. Tratou-se de pesquisa qualitativa com abordagem descritiva exploratória. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com 11 enfermeiras que realizam cuidados paliativos domiciliares e analisados segundo análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que a participação das enfermeiras nos cuidados paliativos ocorre por meio da identificação das necessidades e reconhecimento do contexto no qual paciente está inserido, realização da assistência de enfermagem com a criação de vínculos com o paciente e família e a vivência de momentos significativos na realização do cuidado. Concluiu-se que a presença do enfermeiro nessa modalidade de cuidado é fundamental, podendo contribuir para a estruturação desse cuidado no Sistema Único de Saúde do Brasil.(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31490
Autor: Humere, Dorisdaia Carvalho de.
Título: Reflexão e inovação para a Enfermagemno CBCENF / Reflection and Innovation for Nursing in CBCENF
Fuente: Nursing (São Paulo);20(232):1812-1814, set.2017.
Idioma: pt.
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31479
Autor: Fonseca, Ariadne da Silva.
Título: A simulação no processo ensino aprendizagem / The simulation in the learning teaching process
Fuente: Nursing (São Paulo);20(231):1768-1768, ago.-2017.
Idioma: pt.
Resumen: Simulação tem permitido oaprimoramento e atuação dosprofissionais de saúde, segundoos padrões de excelência exigidospelas instituições de saúde, capazesde se destacarem no contextoprofissional e social brasileiro, nãosó pela sua capacitação profissional,mas também pelo seu posicionamentomoral, ético e humano.Cabe às Instituições, o trabalho depossibilitar momentos de aperfeiçoamentoe reflexão para transformara postura dos profissionais perante avida, facilitando sua integração plenaà sociedade em que vive. A saúdee o bem estar são importantes investimentospara as expectativas da populaçãopor uma vida melhor e istodeve ser trabalhado através da assistência,da pesquisa e do aprimoramentoprofissional que pode utilizara simulação como um recurso doprocesso ensino aprendizagem...(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31383
Autor: Amorim, Luanna Klaren de Azevedo; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pires, Ariane da Silva; Ferreira, Eliane Silva; Souza, Mariana Barci de; Vonk, Angélica Cristina Roza Pereira.
Título: O trabalho do enfermeiro: reconhecimento e valorização profissional na visão do usuário / The nurse’s role: recognition and professional appreciation in the user’s view
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(5):1918-1925, mai.2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: identificar o entendimento dos usuários de um hospital universitário sobre o trabalho do enfermeiro, em termos do seu reconhecimento e valorização profissional. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, com 65 usuários das enfermarias cirúrgicas e clínicas. O instrumento de coleta foi um formulário. Os dados foram tabulados no programa Excel Office e apresentados em tabelas. Resultados: houve predominância do sexo feminino; faixa etária entre os 55 e 64 anos; e baixo grau de escolaridade. Os participantes declararam saber quem é o enfermeiro, qual é o seu grau de escolaridade, porém um número significativo não conhecia a composição da equipe de enfermagem. Sobre o reconhecimento do trabalho do enfermeiro, considerou-se importante e positiva. Conclusão: houve contradições no entendimento dos usuários sobre o trabalho do enfermeiro, pois afirmaram saber quem é o enfermeiro, mas não sabiam sobre suas atividades. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: 31329
Autor: Araújo, Marcos Antônio Nunes de; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Nanci da Silva, Teixeira; Silveira, Rosemary Silva da; Souza, José Carlos; Barlem, Edsom Luís Devos.
Título: Segurança do paciente na visão dos enfermeiros: uma questão multiprofissional / Patient safety in the perspective of nurses: a multiprofessional issue
Fuente: Enferm. foco (Brasília);8(1):52-56, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: identificar como o enfermeiro percebe a segurança do paciente na instituição de saúde em que atua. Metodologia: estudo descritivo, de corte transversal, realizado entre janeiro e fevereiro de 2016, em Dourados/MS, com 52,58% da população de 310 enfermeiros hospitalares. Aplicou-se questionário sociodemográfico com questões vinculadas à segurança do paciente, cujos dados foram submetidos à análise descritiva. Resultados: parte dos enfermeiros apontou menor segurança quanto aos procedimentos, cuidados e administração de medicamentos. Conclusão: compete à equipe multiprofissional atuar na promoção da segurança do paciente, sendo o enfermeiro o profissional apto a identificar e comunicar riscos iminentes, prevenindo a ocorrência de danos e promovendo saúde na sua integralidade, devido à assistência de enfermagem ocorrer ao longo das 24 horas do dia. (AU)

Objective: to highlight how the institutional safety is in the perspective of nurses. Methodology: a cross-sectional descriptive study conducted between January and February 2016, in Dourados City, State of Mato Grosso do Sul, Brazil, with 52.58% of 310 hospital nurses. A sociodemographic questionnaire with questions about “patient safety” was used. A descriptive and statistical analysis was performed. Results: some of the nurses indicated less safety regarding procedures, care and administration of medication. Conclusion: It is the role of multi professional team to promote patient safety. Nurses are capable of identifying and communicating imminent risks, due to their 24 hours assistance, preventing injuries and promoting health in its entirety. (AU)

Objetivo: identificar cómo la enfermera percibe la seguridad del paciente en la institución de salud en que actúa. Metodologia: estudio descriptivo de corte trasversal hecho de enero a febrero de 2016, en Dourados/MS, con 52,58% de la población de enfermeros hospitalarias. Se utilizó encuesta sociodemografica respecto la “seguridad del paciente” Se hizo el análisis descriptivo y estadístico. Resultados: parte considerable de los enfermeros indicó menor seguridad cuanto a procedimientos, cuidados y administración medicamentosa. Conclusión: el equipo multiprofesional debe promover la seguridad del paciente, considerando el enfermero como el más apto a identificar y comunicar riesgos inminentes en las 24h de su asistencia, evitando danos e promocionando salud en su integralidad. (AU)
Responsable: BR1898.2


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Id: 31192
Autor: Mattozinho, Fabíola de Campos Braga.
Título: Enfermagem profissão de persistênciae dedicação / Nursing profession of persistence and dedication
Fuente: Nursing (São Paulo);20(228):1692-1693, maio.2017.
Idioma: pt.
Resumen: “Escolhi os plantões, porque sei que o escuroda noite amedronta os enfermos.Escolhi estarpresente na dor porque já estive muito pertodo sofrimento.Escolhi servir ao próximo porquesei que todos nós um dia precisamos de ajuda.Escolhi o branco porque quero transmitir paz.Escolhi estudar métodos de trabalho porqueoslivros são fonte saber. Escolhi ser Enfermeiraporque amo e respeito a vida!”(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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