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Id: 32432
Autor: Góes, Marta Georgina Oliveira de.
Título: Ressignificando o adoecimento: modelo de cuidado espiritual / Resigning illness: a model of spiritual care.
Fuente: Porto Alegre; s.n; 2016. 140 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem para obtención del grado de Doutor.
Resumen: Este estudo foi de natureza qualitativa e utilizou como referencial teórico o Interacionismo simbólico e metodológico a Teoria Fundamentada em Dados. Objetivou-se desenvolver um modelo de cuidado espiritual para os pacientes e seus familiares no enfrentamento de situações de adoecimento. O estudo foi realizado em Hospital Universitário do sul do Brasil, com seis enfermeiras e quatro técnicas de enfermagem, com um ano ou mais de experiência na área de atuação e que estavam exercendo suas atividades. Para coleta dos dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada do tipo intensivo e um grupo de expertise, com quatro participantes para validação do Modelo, no período de março a maio de 2016. Os preceitos éticos foram seguidos e obtidas as assinaturas de todas as participantes no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta e análise dos dados ocorreram de forma concomitante de acordo com o método. Na análise dos dados aplicaram-se as etapas da Teoria Fundamentada em Dados que prevê a codificação inicial, focalizada, axial e teórica. Os significados, pressupostos, ações e resultantes identificados a partir das experiências e vivências das participantes no cuidado aos pacientes e seus familiares foram descritas nas categorias Situando a espiritualidade no seu viver e as subcategorias “Reconhecendo a espiritualidade como uma necessidade e complemento” e “Caminhando na espiritualidade”. Exercitando a espiritualidade na vida e as subcategorias “Praticando a espiritualidade ao seu modo”, “Percebendo a espiritualidade como uma opção de vida”, “Respeitando as crenças do outro”, “Encontrando a espiritualidade na maneira de agir e pensar”. (Continua)

(Continuação) Percebendo o papel da equipe de enfermagem no cuidado espiritual e as subcategorias “Advogando os direitos do paciente e em prol da profissão”, “Conversando sobre espiritualidade”, “Preparando a equipe de enfermagem”, “Cuidando no processo e morte e morrer”, “Limitando o cuidado pelas crenças pessoais, organizacionais e religiosas”. Identificando as manifestações das necessidades espirituais e as subcategorias “Identificando as formas de enfrentamento do sofrimento” e “Acontecendo: o momento de atender as necessidades”. Colocando a espiritualidade como prioridade no cuidado e as subcategorias “Acolhendo os pacientes e familiares”, “Utilizando práticas integrativas”, “Rezando com o paciente”, “Confortando por meio da espiritualidade” e “Continuando a acreditar todos os dias”. A integração destas categorias possibilitou identificar a categoria central Ressignificando o adoecimento e o desenvolvimento do modelo de cuidado espiritual. Além disso, foi desenvolvida uma versão prática do modelo. O estudo originou uma compreensão e interpretação conceitual e prática sobre o tema espiritualidade na enfermagem e foram delineadas as conexões entre a equipe de enfermagem e os pacientes e familiares no momento do cuidado espiritual.
Responsable: BR546.1 - Biblioteca
546.1


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Id: 32423
Autor: Albini, Leomar.
Título: Vivenciando o empoderamento do enfermeiro em um hospital de ensino na implementação de modelo gerencial / Experiencing the empowerment of nurses in a teaching hospital in the implementation of a managerial model.
Fuente: Curitiba; s.n; 20131211. 112 p. ilus.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal do Paraná para obtención del grado de Doutor.
Resumen: O empoderamento é um processo construído socialmente, por meio das interrelaçõesque o indivíduo estabelece com o meio e pessoas com as quais serelaciona. Resulta em fortalecimento pessoal e profissional, na forma de autonomia,conquistas, motivação, ampliação de atuação e visibilidade. Assumiu-se comoopção metodológica a pesquisa qualitativa com base de referência a TeoriaFundamentada em Dados. Foi realizada em hospital público de ensino de grandeporte do município de Curitiba. O objetivo foi interpretar a vivência do processo deempoderamento pelos enfermeiros de um hospital de ensino na implementação deum modelo gerencial e desenvolver um modelo teórico desta vivência. Elegeu-seuma Unidade Gerencial (UG) com enfermeiro em todos os níveis hierárquicos:gerência, supervisão de enfermagem, chefia de unidade e assistência. Foramentrevistados 16 Enfermeiros em 3 grupos amostrais. O primeiro foi composto por 4enfermeiros em cargo de gerente de UG, o segundo por 2 supervisores e 3 chefesde serviço de UG e o terceiro envolveu 7 enfermeiros assistenciais de UG. Daanálise comparativa dos dados emergiram três categorias. (1) “Assumindo novospapéis”. A expansão de atividades refletiu em oportunidades de empoderamentopara os enfermeiros, de acordo com o cargo ocupado na nova estruturainstitucional. (2) “Tornando as ações do enfermeiro visíveis para a instituição”.Os enfermeiros demonstraram preocupação em se fortalecer e serem valorizadosno contexto em que atuam, bem como no cenário institucional. (3) “Utilizando ocuidado como instrumento para o empoderamento”...(AU)
Responsable: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.730692, A336


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Id: 32335
Autor: Pereira, Juliana Aguiar Carvalho; Alves, Valdecyr Herdy; Marchiori, Giovanna Rosario Soanno; Rodrigues, Diego Pereira; Gabriel, Adriana Duarte; Santos, Marcia Vieira dos.
Título: Atuação do enfermeiro nos bancos de leite humano / The nurse's work on the banks of human milk
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;11(7):2691-2696, jul.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: identificar as práticas dos enfermeiros em Bancos de Leite Humano. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com nove enfermeiros nos Bancos de Leite Humano. Os dados produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas, os quais foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade análise temática. Resultados: emergiram duas categorias: << Organização das práticas pela rotina do enfermeiro nos espaços do banco de leite humano >> e << A educação continuada como pressuposto para a atuação nas práticas no banco de leite humano >>. Conclusão: as iniciativas em prol da amamentação vêm sendo criadas em prol da amamentação, nas últimas décadas, mas ainda são necessários um investimento continuado e o envolvimento de profissionais qualificados. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: 31974
Autor: Marinelli, Natália Pereira(aut); Amorim, Mário Lopes(aut); de Sousa, Armano Lennon Gomes(aut); de Araújo, Telma Maria Evangelista(aut); da Rocha, Silvana Santiago(aut); Avelino, Fernanda Valéria Silva Dantas(aut).
Título: O significado da história de enfermagem para formação profissional / The meaning of the nursing history for vocational training
Fuente: Rev. enferm. UFPI;6(1):61-64, jan.-mar.2017. Tabelas.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: analisar a produção científica acerca do significado da história de enfermagem para aformação/vida profissional por meio de uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: O presente estudotrata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter qualitativo, com abordagem exploratória edescritiva. O levantamento bibliográfico foi realizado por intermédio das seguintes bases de dados: LILACS,BDENF e MEDLINE. Resultados: A amostra desta revisão integrativa totalizou 5 artigos, onde os anos de 2012(n=2) e 2014 (n=2) apresentaram um maior número de publicações. A história da enfermagem tem umainfluencia na formação do profissional que não pode ser mensurada apenas por sua carga horária ou por seuconteúdo ministrado. Os valores e as atitudes da profissão de enfermagem são considerados frágeis perante asociedade e outros profissionais pela ausência de conhecimento sobre os aspectos históricos da enfermagem.Conclusão: Desde o princípio do cuidado de enfermagem até o seu reconhecimento como profissão, a históriada enfermagem tem contribuído para desvelar os desafios enfrentados pelos profissionais frente a outrasclasses e dificuldades perante a sociedade.(AU)

Objective: to analyze the scientific production about the meaning of nursing history for training/professionallife through an integrative literature review. Methodology: this study deals with an integrative literaturereview, qualitative, with exploratory and descriptive approach. The bibliographic survey was carried outthrough the following databases: LILACS, MEDLINE and BDENF. Results: the sample of this integrative reviewtotaled 5 articles where the years 2012 (n=2) and 2014 (n=2) had a higher number of publications. The historyof nursing has an influence on professional training that can’t be measured only by their workload or itscontent taught. The values and attitudes of the nursing profession are considered vulnerable in society andother professionals by the lack of knowledge about the historical aspects of nursing. Conclusion: From thebeginning of nursing care to its recognition as a profession, the history of nursing has contributed to revealthe challenges faced by professionals against other classes and difficulties in society.(AU)
Responsable: BR5.1


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Id: 31690
Autor: Andrade, Angélica Mônica.
Título: Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora / Reflective learning of nurses in home care: paths to reach a creative praxis.
Fuente: Belo Horizonte; s.n; 2017. 206 p. ilus, mapas.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtención del grado de Doutor.
Resumen: A realização deste estudo partiu da premissa de que existem distanciamentos entre a formação acadêmica de enfermeiros e os processos necessários para a atuação na atenção domiciliar. Em consequência, a invisibilidade da atenção domiciliar na formação de enfermeiros lança a necessidade de aprendizagem em seu contexto de atuação, gerando implicações em sua práxis. A tese foi construída com sustentação nas categorias teóricas: Aprendizagem reflexiva e Práxis, segundo os referenciais de Donald Schön e Adolfo Sánchez Vázquez, respectivamente. Objetivou-se analisar o processo de aprendizagem e a práxis do enfermeiro na atenção domiciliar. Foi realizado um Estudo de Caso único, de natureza qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética. A produção dos dados teve como cenário os serviços de atenção domiciliar do Sistema Único de Saúde dos municípios de Uberlândia e Betim, em Minas Gerais, e aconteceu em dois momentos: observação participante da atuação de treze enfermeiras e realização de entrevistas. Os dados foram submetidos à Análise de Discurso Crítica, na perspectiva de Fairclough, possibilitando a discussão de três categorias empíricas: Prática da enfermeira no domicílio: fazeres e saberes mobilizados pela reflexividade; Aprendizagem reflexiva: situações, fontes e mediadores; e Práxis no trabalho da enfermeira no domicílio. Os resultados indicaram a presença de fazeres e saberes mobilizados pela prática reflexiva da enfermeira no domicílio em um movimento contínuo e cíclico de aprendizagem evidenciado pelas práticas discursivas. A práxis no trabalho da enfermeira no domicílio acontece em uma relação dialética de interdependência entre teoria e prática, sendo construída por meio de adaptações e (re)invenções, em que a aprendizagem foi evidenciada em situações que despertam a reflexividade pela prática, experiência e experimentação. Os discursos...(AU)

The execution of this study started from the premise that there are estrangements between the academic training of nurses and the processes required for working in home care. As a consequence, the invisibility of home care in the training of nurses highlights the need for learning in its work context, thereby generating implications in its praxis. The thesis was built on the basis of the theoretical categories:Reflective learning and Praxis, according to the frameworks of Donald Schön and Adolfo Sánchez Vázquez, respectively. This study was intended to analyze the learning process and the praxis of the nursein home care. We performed a unique Case Study, with a qualitative nature, which was anchored in the theoretical-methodological framework of dialectics. The production of datatook place in home care services of the Unified Health System in the cities of Uberlândia and Betim, in Minas Gerais, and happened in two moments: participant observation of the work of thirteen nurses and accomplishment of interviews. The data were submitted to Critical Discourse Analysis, under the Fairclough‘s perspective, which enabled the discussion of three empirical categories: Practice of the nurse at home: actions and knowledge mobilized by reflexivity; Reflective learning: situations, sources and mediators; and Praxis in the work of the nurse at home. The results signalized the presence of actions and skills mobilized by the reflective practice of the nurse at home in a continuous and cyclical movement of learning evidenced by the discursive practices. The praxis in the work of the nurse at home is revealed in a dialectical relationship of interdependence between theory and practice,which is builtby means ofadaptations and (re) inventions, where learning was evidenced in situations that arouse reflexivity, through practice, experience and experimentation. The discourses point out ways of reaching a path to the creative praxis of the nurse at home, since...(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T-WY115, ANAP


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Lautert, Liana
Id: 31608
Autor: Kaiser, Dagmar Elaine; Santos, Edemilson Pichek dos; Duarte, Êrica Rosalba Mallmann; Ferreira, Gímerson Erick; Lautert, Liana; Richter, Samanta Andresa.
Título: Análise contextual da atenção à saúde do trabalhador em consultas de enfermagem / Contextual analysis of health care worker in nursing consultations
Fuente: Nursing (São Paulo);20(233):1870-1877, out.2017.
Idioma: pt.
Resumen: Ensaio crítico-reflexivo que objetivou analisar os contextos associados à atenção à saúde do trabalhador emconsultas de enfermagem, com base no referencial metodológico de Análise Contextual proposto por Hinds, Chaves e Cypress,o qual pressupõe quatro níveis contextuais que se interligam: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Para tal,10 publicações oriundas de Revisão Integrativa em fontes secundárias da Biblioteca Virtual em Saúde instruem o estudo.Constatou-se que a atenção ao trabalhador nas consultas de enfermagem é influenciada por barreiras comunicacionais quedificultam o entendimento acerca das relações entre as manifestações de adoecimento e trabalho. Somam-se, ainda, os aspectossocioculturais e psicológicos envolvidos na relação enfermeiro-trabalhador, bem como a atuação em enfermagem focada nomodelo biomédico. Faz-se necessário valorizar a escuta clínica em enfermagem na atenção ao trabalhador, especialmente pormeio da consulta de enfermagem, pois muitos casos de trabalhadores em sofrimento psíquico relacionado ao trabalho não estãosendo identificados no cotidiano dos serviços de saúde.(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31596
Autor: Abrão, Rafaela de Souza; Besson, Rafaella Bianchi; Buetto, Luciana Scatralhe; Sonobe, Helena Megumi; Lenza, Nariman de Felício Bortucan.
Título: Cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama: revisão de literatura / Nursing care to the women with breast cancer: literature review
Fuente: Rev. enferm. UFPE on line;5(6):1526-1533, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: analisar a produção científica nacional sobre os cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama, no período de 2005 a 2009. Metodologia: revisão de literatura de 24 artigos científicos, selecionados da busca digital nas bases de dados Lilacs e Scielo, com os termos cuidados de enfermagem e câncer de mama. Resultados: a análise resultou em dois temas: “estratégias de enfrentamento utilizadas pela mulher com câncer de mama” e “atuação do enfermeiro no cuidado às mulheres com câncer de mama”. Destaca-se a necessidade de educação acerca da doença, como estratégia de fortalecimento destas diante do diagnóstico e para facilitar o itinerário terapêutico; e a importância do suporte social dos grupos de apoio e da família, e do suporte multiprofissional. Conclusão: O estudo possibilitou verificar o papel do enfermeiro no processo terapêutico das mulheres acometidas pelo câncer de mama, e a importância do processo ensino aprendizagem na conscientização das mulheres sobre a doença, favorecendo o enfrentamento dos tratamentos, o suporte social e profissional. (AU)
Responsable: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Lacerda, Maria Ribeiro
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Id: 31526
Autor: Hey, Albimara; Hermann, Ana Paula; Mercês, Nen Nalú Alves das; Lacerda, Maria Ribeiro.
Título: Participação da enfermeira nos cuidados paliativos domiciliares / Participation of nurses in palliative home care
Fuente: REME rev. min. enferm;21, 2017.
Idioma: pt.
Resumen: A pesquisa teve como objetivos descrever os cuidados paliativos domiciliares realizados pela enfermeira; identificar as inter-relações existentes entre enfermeira, família e paciente nos cuidados paliativos domiciliares; e caracterizar os momentos significativos da participação da enfermeira nos cuidados paliativos domiciliares. Tratou-se de pesquisa qualitativa com abordagem descritiva exploratória. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com 11 enfermeiras que realizam cuidados paliativos domiciliares e analisados segundo análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstraram que a participação das enfermeiras nos cuidados paliativos ocorre por meio da identificação das necessidades e reconhecimento do contexto no qual paciente está inserido, realização da assistência de enfermagem com a criação de vínculos com o paciente e família e a vivência de momentos significativos na realização do cuidado. Concluiu-se que a presença do enfermeiro nessa modalidade de cuidado é fundamental, podendo contribuir para a estruturação desse cuidado no Sistema Único de Saúde do Brasil.(AU)
Responsable: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 31490
Autor: Humere, Dorisdaia Carvalho de.
Título: Reflexão e inovação para a Enfermagemno CBCENF / Reflection and Innovation for Nursing in CBCENF
Fuente: Nursing (São Paulo);20(232):1812-1814, set.2017.
Idioma: pt.
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Id: 31479
Autor: Fonseca, Ariadne da Silva.
Título: A simulação no processo ensino aprendizagem / The simulation in the learning teaching process
Fuente: Nursing (São Paulo);20(231):1768-1768, ago.-2017.
Idioma: pt.
Resumen: Simulação tem permitido oaprimoramento e atuação dosprofissionais de saúde, segundoos padrões de excelência exigidospelas instituições de saúde, capazesde se destacarem no contextoprofissional e social brasileiro, nãosó pela sua capacitação profissional,mas também pelo seu posicionamentomoral, ético e humano.Cabe às Instituições, o trabalho depossibilitar momentos de aperfeiçoamentoe reflexão para transformara postura dos profissionais perante avida, facilitando sua integração plenaà sociedade em que vive. A saúdee o bem estar são importantes investimentospara as expectativas da populaçãopor uma vida melhor e istodeve ser trabalhado através da assistência,da pesquisa e do aprimoramentoprofissional que pode utilizara simulação como um recurso doprocesso ensino aprendizagem...(AU)
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