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Id: biblio-1038334
Autor: Noack-Segovia, Jessica Pamela; Sánchez-López, Antonio Manuel; García-García, Inmaculada; Rodríguez-Blanque, Raquel; León-Ríos, Ximena Alejandra; Aguilar-Cordero, María José.
Título: Physical Exercise and Grip Strength in Patients Intervened through Bariatric Surgery / Ejercicio físico y fuerza de agarre en pacientes intervenidos de cirugía bariátrica / Exercício físico e força muscular em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica
Fonte: Aquichan;19(3):e1936, July-Sept. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: This work sought to evaluate a physical exercise program of moderate intensity in patients operated of bariatric surgery and its influence on muscle strength. Method: Randomized clinical trial, with an intervention group and a control group. Forty three patients were operated of bariatric surgery. The intervention group was applied a program of moderate physical activity during six months. Grip strength and bioimpedance were measured at their baseline form, at one month, and six months after surgery. A bivariate study was conducted to observe variable changes. Results: Upon conducting Student´s t for independent samples in all the variables (weight, body mass index, grip strength, lean mass, fat mass, and metabolism), the result is that no significant differences exist between the intervention group and the control group with p > 0.05. Conclusion: A program of moderate physical activity lasting six months in patients intervened of bariatric surgery has no significant result in the development of muscle mass evaluated through manual dynamometry and bioimpedance.

RESUMEN Objetivo: evaluar un programa de ejercicio físico de intensidad moderada en pacientes operados de cirugía bariátrica y su influencia en la fuerza muscular. Método: ensayo clínico aleatorizado, con un grupo de intervención y un grupo control. Cuarenta y tres pacientes fueron operados de cirugía bariátrica. Al grupo de intervención se le aplicó un programa de actividad física moderada durante seis meses. La fuerza de agarre y la bioimpedancia se midieron en su forma basal, al mes y a los seis meses después de la cirugía. Se realizó un estudio de bivariante para observar los cambios de las variables. Resultados: al realizar la prueba de t de student para muestras independientes en todas las variables (peso, índice de masa corporal, fuerza de agarre, masa magra, masa grasa y metabolismo), el resultado es que no hay diferencias significativas entre el grupo de intervención y el grupo control con p>0,05. Conclusión: un programa de actividad física moderado de seis meses de duración en pacientes intervenidos de cirugía bariátrica no tiene resultados significantes en el desarrollo de la masa muscular evaluada a través de la dinamometría manual y la bioimpedancia.

RESUMO Objetivo: avaliar um programa de exercício físico de intensidade moderada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica e sua influência na força muscular. Materiais e método: ensaio clínico randomizado, com um grupo de intervenção e um grupo controle. Quarenta e três pacientes foram operados de cirurgia bariátrica. Ao grupo de intervenção, foi aplicado um programa de atividade física moderada durante seis meses. A força muscular e a bioimpedância foram medidas em sua forma basal em um mês e aos seis meses depois da cirurgia. Foi realizado um estudo de bivariante para observar as mudanças das variáveis. Resultados: ao realizar o teste t de Student para amostras independentes em todas as variáveis (peso, índice de massa corporal, força muscular, massa magra, massa gordurosa e metabolismo), não se verificam diferenças significativas entre o grupo de intervenção e o grupo controle com p > 0,05. Conclusão: um programa de atividade física moderada de seis meses de duração em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica não apresenta resultados significantes no desenvolvimento da massa muscular avaliada por meio da dinamometria manual e da bioimpedância.
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Mamede, Marli Vilela
Id: lil-150753
Autor: Nakano, Ana Márcia Spanó; Mamede, Marli Vilela.
Título: O significado do parto na visäo de casais grávidos / The significance of labor by the couple
Fonte: Rev. bras. enferm;47(2):118-23, abr.-jun. 1994.
Idioma: pt.
Resumo: O programas de educaçäo e treinamento da mulher para o parto utilizando dos métodos psicossomáticos, têm se mostrado ineficientes. O objetivo deste trabalho é identificar as idéias pré-existentes que o casal grávido atribui ao evento parto, possibilitando redirecionar os cursos de orientaçäo pré-natal, atendendo ao casal como unidade, de modo a ajudá-lo a ter o parto que deseja. As idéias sobre o parto foram emitidas pelos casais em grupo durante o curso, utilizando-se da técnica de Brainstorming (OSBORN, 1975). O parto foi identificado como um processo bilógico e inerente à mulheres, trazendo emoçöes variadas e ambivalentes para ambos os sexos, além de constituir-se em um momento de consolidaçäo social dos papéis maternos e paternos. Conclui-se que o parto é um período crítico que desencadeia reaçöes biológicas, psicológicas e sociais, sendo essencial que nos cursos se atente para o processo de significaçäo do mesmo.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Valle, Elizabeth Ranier Martins do
Id: biblio-1035065
Autor: Schneider, Jacó Fernando; Valle, Elizabeth Ranier Martins do.
Título: O emergir da temática família nos discursos dos "esquizofrênicos": análise compreensiva / The emergence of family thematic in the schizophrenic speeches: a comprehensive analysis
Fonte: Rev. gaúch. enferm;16(1/2):17-20, jan.-dez. 1995.
Idioma: pt.
Resumo: Através da análise compreensiva, os autores refletem sobre o emergir da temática família nos discursos dos indivíduos denominados esquizofrênicos que se encontram fora de suas crises. Utilizando a fenomenologia enquanto caminhar metodológico, o estudo tem como proposta mostrar os modos desses sujeitos visarem a família em suas falas.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1005351
Autor: Angelim, Rebeca Coelho de Moura; Brandão, Brígida Maria Gonçalves de Melo; Pereira, Verônica Mirelle Alves Oliveira; Freire, Daniela de Aquino; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Título: Educação à distância no ensino superior: relato de experiência em estágio de docência / Distance education in higher education: experience report in teaching internship / Educación a distancia en la enseñanza superior: informe de experiencia en prácticas de docencia
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;9, 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: OBJETIVO: relatar a experiência de mestrandas em enfermagem na disciplina Estágio de Docência por meio da Plataforma Moodle. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência onde mestrandas de Enfermagem atuaram como tutoras em um módulo do respectivo curso, utilizando o ensino à distância. RESULTADOS: A tutoria, por meio do ensino à distância, é uma abordagem inovadora que, apesar da separação geográfica existente entre o aluno e o professor, pode promover maior interação entre ambos. CONCLUSÃO: Conclui-se que, nessa modalidade, o tutor tem a tarefa de conduzir o processo ensino-aprendizagem, identificando as dificuldades, sanando dúvidas e contribuindo para aumentar o leque de conhecimentos do aluno

OBJECTIVE: to report the experience of master students in nursing attending the subject Teaching Internship through the Moodle Platform. METHODS: This is a descriptive study, of experience report kind, in which master students in nursing worked as tutors in a module of the respective course, using distance education. RESULTS: The mentoring in distance learning is an innovative approach that, despite the geographical separation between the student and the professor, can promote greater interaction between both of them. CONCLUSION: We concluded that, in this modality, the tutor has the task of conducting the teaching-learning process, identifying the difficulties, removing doubts and contributing to increase the student's knowledge

OBJETIVO: informar de la experiencia de las alumnas de máster en enfermería en la asignatura de Práctica de Docencia a través de la Plataforma Moodle. MÉTODOS: Se trata de un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia donde alumnas de máster em Enfermería actuaron como tutoras en un módulo del respectivo curso, utilizando la enseñanza a distancia. RESULTADOS: La tutoría, a través de la enseñanza a distancia, es un enfoque innovador, que pese a la separación geográfica existente entre el alumno y el profesor, puede promover una mayor interacción entre ambos. CONCLUSIÓN: Se concluye que, en esta modalidad, el tutor tiene la tarea de conducir el proceso enseñanza-aprendizaje, identificando las dificultades, aclarando dudas y contribuyendo a aumentar la diversidad de conocimientos del alumno
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-963419
Autor: Ribeiro, Bruna Ferreira; Oliveira, Stefanie Griebeler; Tristão, Fernanda Sant'Ana; Santos-Júnior, José Ricardo Guimarães dos; Farias, Taís Alves.
Título: Práticas de si de cuidadores familiares na atenção domiciliar / Self-care practices of family caregivers in home care / Prácticas de sí de cuidadores familiares en la atención domiciliar
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);8(3):1809-1825, sep.-dic. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Atualmente há expansão de serviços de atenção domiciliar, sendo necessário que algum familiar seja o cuidador. Deste modo, é relevante compreender as práticas de si dos cuidadores familiares no contexto da atenção domiciliar. MATERIAIS E MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, inserida na vertente pós-estruturalista. Participaram da pesquisa 18 cuidadores familiares de pacientes com doenças crônicas ou terminais vinculados ao serviço de atenção domiciliar de um hospital do sul do Brasil. A produção de informações ocorreu por meio de entrevista narrativa, realizada entre julho de 2015 e março de 2016. Os participantes foram entrevistados em três encontros, com periodicidade semanal. A análise se constituiu de questões elaboradas diante das informações produzidas articuladas com as teorizações foucaultianas, sobre cuidado de si, relações de poder e discurso. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Duas categorias foram elaboradas: Constituição do sujeito cuidador: quais os discursos que o atravessam? e práticas de si como caminho de ressignificação ao cuidado. As práticas de si foram configuradas como modo de acesso a verdade, se caracterizando como fio condutor do cuidado de si, levando os cuidadores, nas suas mais diversas formas de ser, a se subjetivarem e se reconstituírem, através de si e do outro. CONCLUSÕES: Ser cuidador familiar é circundado por diversos discursos que atravessam seu modo de cuidar e que as práticas de si foram configuradas como modo de acesso a verdade.

INTRODUCTION: Currently, home care services have expanded, making it necessary for some family member become the caregiver. Thus, it is relevant to understand the self-care practices of the family caregivers within the home care context. MATERIALS AND METHODS: This was a qualitative research, inserted in the post-structuralist approach. The research had the participation of 18 family caregivers of patients with chronic or terminal disease linked to the home care service of a hospital in southern Brazil. Information was produced through a narrative interview, conducted between July 2015 and March 2016. Participants were interviewed during three weekly meetings. The analysis consisted of questions elaborated regarding the information produced articulated with Foucauldian theorizations on self-care, power relations, and discourse. RESULTS AND DISCUSSION Two categories were created: constitution of the caregiver subject: what are the discourses crossing it? and self-care practices as re-signification path to care. The self-care practices were configured as a way of accessing the truth, characterized as the guiding thread of self-care, leading caregivers, in their most diverse ways of being, to subjectivate and reconstitute themselves, through themselves and another. CONCLUSIONS: Being family caregivers is surrounded by diverse discourses that go through their way of caring and that their self-care practices have been configured as a way of accessing the truth.

INTRODUCCIÓN: Actualmente hay expansión de servicios de atención domiciliaria, siendo necesario que algún familiar sea el cuidador. Por lo tanto, es relevante comprender las prácticas de los cuidadores familiares en el contexto de la atención domiciliaria. MATERIALES Y MÉTODOS: Investigación cualitativa, inserida en la vertiente post-estructuralista. Participaron en la investigación 18 cuidadores familiares de pacientes con enfermedades crónicas o terminales vinculadas al servicio de atención domiciliaria de un hospital del sur de Brasil. La producción de informaciones ocurrió a través de una entrevista narrativa, realizada entre julio de 2015 y marzo de 2016. Los participantes fueron entrevistados en tres encuentros, con periodicidad semanal. El análisis se constituyó de cuestiones elaboradas ante las informaciones producidas articuladas con las teorizaciones foucaultianas, sobre cuidado de sí, relaciones de poder y discurso. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: Dos categorías fueron elaboradas: Constitución del sujeto cuidador: ¿cuáles son los discursos que lo atraviesan? y, prácticas de sí como camino de resignificación al cuidado. Las prácticas de sí fueron configuradas como modo de acceso a la verdad, caracterizándose como hilo conductor del cuidado de sí, llevando a los cuidadores, en sus más diversas formas de ser, a subjetivarse y reconstituirse, a través de sí y del otro. CONCLUSIONES: Ser cuidador familiar es circundado por diversos discursos que atraviesan su modo de cuidar y que las prácticas de sí fueron configuradas como modo de acceso a la verdad.
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Id: biblio-834012
Autor: Guimarães, Taynara Kelly; Sousa, Rosacelia Ribeiro de; Coelho, Débora Gontijo; Galdino Júnior, Hélio.
Título: Caracterização do comportamento de cuidadores informais de pacientes com feridas no âmbito hospitalar / Behavior characterization of informal caregivers of wounded patients in the hospital environment
Fonte: Rev. eletrônica enferm;19:[10], 20170000. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O cuidado com feridas no ambiente hospitalar continua no domicílioapós a alta e é realizado pelo cuidador informal. Objetivou-se com este estudo caracterizar o comportamento do cuidador informal durante o tratamento de feridas de pacientes hospitalizados. Estudo prospectivo, realizado com 39 cuidadores de pacientes com feridas, em um hospital universitário do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados por meio da observação direta não participante e entrevista. Verificou-se que 94,9% dos cuidadores permaneceram na enfermaria durante o curativo. Destes, 97,3% ficaram próximos ao paciente; 73% observaram atentamente; 54,1% conheciam a evolução da ferida; 59,5% se envolveram no procedimento e fizeram questionamentos sobre o curativo e/ou materiais utilizados. A maioria dos cuidadores de pessoas hospitalizadas com feridas, tem interesse e participam de algum modo, na realização do curativo. A equipe de enfermagem pode aproveitar tais momentos para orientar o cuidador e prepará-lo para os cuidados no domicílio.

Wound care in the hospital environment continues at home after discharge and performed by the informal caregiver. The objective of this study was to characterize the behavior of the informal caregiver during the treatment of wounds in hospitalized patient. This is a prospective study with 39 caregivers of wounded patients in a university hospital in the Brazilian Midwest. We collected the data through direct non-participant observation and interview. We found that 94.9% of the caregivers remained in the ward during the dressing. Of these, 97.3% were close to the patient; 73% observed closely; 54.1% were familiar to the evolution of the wound; 59.5% were involved in the procedure and questioned about the dressing and/or used materials. Most caregivers of persons hospitalized with wounds are interested in and somehow participate of the dressing procedure. The nursing staff can take advantage of such moments to guide the caregivers and prepare them for homecare
Responsável: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem



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