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Id: biblio-963426
Autor: Sanabria, Mery Luz Valderrama; Riobueno, Gerardo Alberto Castaño.
Título: Solucionando dificultades en el aula: una estrategia usando el aprendizaje basado en problemas / Solving classroom difficulties: a strategy using problem-based learning / Resolvendo dificuldades na sala de aula: uma estratégia usando aprendizagem baseada em problemas
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);8(3):1907-1918, sep.-dic. 2017. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: INTRODUCCIÓN: Se utiliza el proyecto de investigación en el aula con énfasis en el Aprendizaje Basado en Problemas, el cual promueve el aprendizaje activo y significativo, permitiendo solucionar situaciones reales de conocimiento en torno a una temática específica. Implementa los principios de la investigación formativa, como herramienta para generar nuevas alternativas en la apropiación del conocimiento. Este estudio tuvo como objetivo conocer la percepción de los estudiantes del programa Regencia de Farmacia frente a la utilización del aprendizaje basado en problemas con el fin de realizar aportes al currículo. MATERIALES Y MÉTODOS: Estudio descriptivo y transversal realizado con una muestra no probabilística, por conveniencia, conformada por 109 estudiantes de segundo a sexto semestre. Se elaboró un cuestionario con escala tipo Likert, sometido a valoración por expertos. RESULTADOS: En general, los estudiantes están de acuerdo con la estrategia porque ha permitido acercarse a la investigación, fortaleciendo el pensamiento crítico; generando autonomía y responsabilidad frente al aprendizaje. A medida que avanzan los semestres, le ven mayor utilidad. Sin embargo, falta claridad en el uso de la metodología y capacitación por parte de algunos docentes para desarrollarla eficazmente. DISCUSIÓN: La coordinación docente es fundamental, se debe fortalecer este aspecto para dar claridad al uso de la metodología. Implementar procesos de evaluación para determinar los avances desarrollados por los estudiantes y el impacto generado. CONCLUSIONES: Los estudiantes consideran que adquieren conocimientos y competencias que les ayudarán en la práctica profesional.

INTRODUCTION: The research project was used in the classroom with emphasis on problem-based learning, which promotes active and significant learning, permitting solution to real situations on knowledge around a specific theme. The study implements formative research principles, as a tool to generate new alternatives in the appropriation of knowledge. The aim was to know the perceptions of students from the Pharmacy Regency program on the use of problem-based learning to contribute to the curriculum. MATERIALS AND METHODS: Descriptive, cross-sectional study carried out with a non-probabilistic sample, through convenience, comprised of 109 students from second to sixth semester. A questionnaire was created with a Likert-type scale and it was subjected to expert evaluation. RESULTS: In general, students agree with the strategy because it allows their approach to research and enhances critical thought, generating autonomy and responsibility regarding learning. As semesters advance, they see in it more usefulness. However, clarity is needed on the use of the methodology and training by some faculty staff to develop it effectively. DISCUSSION: Teaching coordination is fundamental; this aspect must be strengthened to shed clarity on the use of the methodology, implement evaluation processes to determine student progress, and assess the impact generated. CONCLUSIONS: Students consider they acquire knowledge and skills that will help them in the professional practice.

INTRODUÇÃO: O projeto de pesquisa é usado em sala de aula, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas, que promove a aprendizagem ativa e significativa, permitindo resolver situações reais de conhecimento em torno a uma temática especifica. Implementa os princípios da pesquisa formativa como uma ferramenta para gerar novas alternativas na apropriação do conhecimento. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos alunos do programa de Regência de Farmácia, em relação à utilização da aprendizagem baseada em problemas, a fim de fazer contribuições para o currículo. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo descritivo transversal realizado com uma amostra não probabilística, por conveniência, composta de 109 alunos de segundo a sexto semestre. Foi elaborado um questionário com uma escala Likert, submetido à avaliação por especialistas. RESULTADOS: Em geral, os alunos estão de acordo com a estratégia porque permitiu aproximar-se à pesquisa, fortalecendo o pensamento crítico; gerando autonomia e responsabilidade em relação à aprendizagem. À medida que avançam os semestres, reconhecem que é útil. No entanto, a falta de clareza no uso da metodologia e formação de alguns professores para desenvolver de forma eficaz. DISCUSSÃO: A coordenação da docência é essencial, deve ser reforçado este aspecto para dar clareza ao uso da metodologia. Implementar processos de avaliação para determinar os progressos desenvolvidos pelos alunos e o impacto gerado. CONCLUSÕES: Os alunos consideram que a aquisição de conhecimentos e competências irão ajudá-los na prática profissional.
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Id: biblio-1009982
Autor: Moreira, Kéllen Campos Castro.
Título: Intervenção mediacional e promoção da saúde com crianças pré-escolares / Mediational intervention and promotion of health with pre-school children / Intervención mediacional y promoción de la salud com niños pre-escolares
Fonte: Rev. enferm. atenção saúde;8(1):129-137, jan.-jul. 2019. ilus..
Idioma: en; pt.
Resumo: Programa MISC (Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers), a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e a Experiência da Aprendizagem Mediada (EAM) são abordagens capazes de promover o desenvolvimento e o ensino-aprendizagem através do uso de critérios de mediação. Os cinco critérios mediacionais foram aplicados em oficinas de educação em saúde com crianças pré-escolares. Objetiva relatar a mediação na educação em saúde com crianças pré-escolares. Foram realizadas oficinas educativas em uma escola filantrópica, com crianças de três e quatro anos, sobre temas de saúde a partir da perspectiva da intervenção mediacional. Os dados obtidos se deram através da análise das gravações em vídeo e dos desenhos realizados pelas crianças durante as oficinas. Conclui-se a pertinência da intervenção mediacional para a Promoção da Saúde e apropriação pelas crianças dos conceitos de saúde trabalhados durante as intervenções. Contudo, devido ao tamanho reduzido da amostra, novos estudos deveriam ser empreendidos (AU).

The Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers (MISC), the Cognitive Modifiability Theory (MCE) and the Mediated Learning Experience (MCA) are approaches that can promote development and teaching-learning through the use of mediation criteria. The five mediational criteria were applied in health education workshops with pre-school children. It objective to show the mediational of health education with preschool children. Educational workshops were held in a philanthropic school, with children of three and four years, on health topics from the perspective of mediational intervention. The data were obtained through the analysis of the video recordings and the drawings made by the children during the workshops. The pertinence of the mediational intervention for the Health Promotion and the appropriation by the children of the health concepts worked during the interventions is concluded. However, due to the reduced size of the sample, further studies should be undertaken (AU).

El programa MISC (Mediated Intervention for Sensitizing Caregivers), la Teoría de la Modificación Cognitiva Estructural (MCE) y la Experiencia del Aprendizaje Mediado (EAM) son enfoques capaces de promover el desarrollo y la enseñanza-aprendizaje a través del uso de criterios de mediación. Los cinco criterios de mediación se aplicaron en talleres de educación en salud con niños preescolares. Objetivo relatar la mediación en la educación en salud con niños preescolares. Se realizaron talleres educativos en una escuela filantrópica, con niños de tres y cuatro años, sobre temas de salud desde la perspectiva de la intervención mediacional. Los datos obtenidos se dieron a través del análisis de las grabaciones en vídeo y de los dibujos realizados por los niños durante los talleres. Se concluye la pertinencia de la intervención mediacional para la Promoción de la Salud y apropiación por los niños de los conceptos de salud trabajados durante las intervenciones. Sin embargo, debido al tamaño reducido de la muestra, se deberían emprender nuevos estudios (AU).
Responsável: BR394.1 - BFE - Biblioteca Frei Eugênio
BR394.1


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Lopes, Maria Helena Baena de Moräes
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Id: biblio-1003099
Autor: Kaneko, Regina Mayumi Utiyama; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes.
Título: Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? / Escenario en simulación realística en salud: ¿qué es relevante para su diseño? / Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?*
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;53:e03453, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT We sought to describe the stages of scenario development with emphasis on the most relevant aspects according to the literature and guidelines of The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning and Best Evidence Medical Education, which are discussed and exemplified on the basis of our professional experience. The following stages were described and commented on for scenario design: planning, objectives, simulation structure and format, case description and perception of realism, pre-debriefing, debriefing, evaluation, materials and resources, and pilot test. A scenario design based on good practices involves important elements, and each stage is closely interrelated and interdependent in its creation process.

RESUMEN Se buscó describir las etapas de confección de escenarios, con énfasis en los aspectos más relevantes, según la literatura y las directrices de la The International Nursing Association and Learning y de la Best Evidence Medical Education, las que se discuten y ejemplifican de acuerdo con nuestra experiencia profesional. Fueron descritas y comentadas las siguientes etapas para el diseño de escenarios: planificación, objetivos, estructura y formato de la simulación, descripción del caso y percepción del realismo, predebriefing, debriefing, evaluación, materiales y recursos y piloto. El diseño del escenario basado en buenas prácticas abarca elementos importantes, y cada etapa está íntimamente interconectada e interdependiente en su proceso de creación.

RESUMO Buscou-se descrever as etapas de elaboração de cenários, com destaque para os aspectos mais relevantes, segundo a literatura e as diretrizes da The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning e da Best Evidence Medical Education, as quais são discutidas e exemplificadas com base em nossa experiência profissional. Foram descritas e comentadas as seguintes etapas para elaboração de cenários: planejamento, objetivos, estrutura e formato da simulação, descrição do caso e percepção do realismo, pre-debriefing, debriefing, avaliação, materiais e recursos e piloto. A elaboração do cenário baseada em boas práticas envolve elementos importantes, e cada etapa está intimamente interligada e interdependente no seu processo de criação.
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-947698
Autor: Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; BezerrilI, Manacés dos Santos; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Costa, Theo Duarte da; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Título: Vídeos como tecnologia educacional na enfermagem: avaliação de estudantes / Videos as educational technology in nursing: students' evaluation / Videos como tecnología educacional en enfermería: evaluación de estudiantes
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e18767], jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a avaliação discente sobre sua participação na gravação de vídeos para o ensino de procedimentos de enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com seis estudantes de universidade pública do Nordeste brasileiro que participaram da gravação dos vídeos dos procedimentos. A coleta de dados foi realizada em março de 2015 por meio de formulário eletrônico via Google forms. O projeto do estudo foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa com CAAE nº 41875415.9.0000.5537. Os dados foram tratados por estatística descritiva simples. Resultados: evidenciou-se que a participação na gravação de vídeos educativos contribuiu para o aprendizado e/ou realização da técnica. Conclusão: a participação na gravação dos vídeos propiciou uma experiência significativa aos estudantes que atuaram como atores, com muito alto ou alto impacto em seu aprendizado.

Objective: to analyze students' evaluations of their participation in the recording of videos for teaching nursing procedures. Method: in this quantitative, descriptive study of six public university students in northeast Brazil, who participated in video recording of procedures, data were collected in March 2015 by means of electronic form via Google forms. The study project was approved by the research ethics committee (CAAE No. 41875415.9.0000.5537). Data were treated by simple descriptive statistics. Results: it was shown that participation in recording educational videos contributed to learning and/or performing the technique. Conclusion: participation in the video recordings provided meaningful experience for the students who performed as actors, and had high or very high impact on their learning.

Objetivo: analizar la evaluación discente sobre su participación en la grabación de videos para la enseñanza de procedimientos de enfermería. Método: estudio descriptivo, de enfoque cuantitativo, junto a seis estudiantes de universidad pública del noreste de Brasil que participaron en la grabación de vídeos de los procedimientos. La recolección de datos se realizó en marzo 2015 por medio de formulario electrónico a través de Google forms. El proyecto del estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación con CAAE Nº 41875415.9.0000.5537. Los datos fueron tratados por estadística descriptiva simple. Resultados: quedó evidente que la participación en la grabación de videos educativos contribuyó al aprendizaje y/o la realización de la técnica. Conclusión: la participación en la grabación de vídeos les proporcionó, a los estudiantes, una experiencia significativa ya que trabajaron como actores con un impacto alto o muy alto sobre su aprendizaje
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-947651
Autor: Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; Costa, Theo Duarte da; Assis, Yole Matias Silveira de; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Título: Ensino de enfermagem: por onde caminham as pesquisas brasileiras de enfermagem / Teaching nursing: what path is Brazilian nursing research on? / Educación de enfermería: el camino de las investigaciones brasileñas
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e21469], jan.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar as dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) que abordam o ensino de enfermagem. Método: trata-se de pesquisa documental, cuja coleta de dados foi realizada de abril a maio de 2015. Utilizou-se como fonte de dados os catálogos de teses e dissertações do Volume XIX ao XXXII. Resultado: 7.141 dissertações e teses, a amostra final totalizou 627 (8,8%) estudos que abordavam o ensino de enfermagem. Predominaram os estudos resultantes de mestrado acadêmico, realizados na Região Sudeste, descritivos e de abordagem qualitativa. Os objetos de estudo e as recomendações apresentadas denotam o caminho trilhado pelas pesquisas de enfermagem no que se refere ao ensino. Conclusão: o ensino de enfermagem necessita ser mais explorado no âmbito das pesquisas da área, o que pode contribuir para a reflexão crítica e científica dos processos educativos do enfermeiro educador

Objective: to examine the dissertations and theses addressing nursing education available in the theses and dissertations catalog of the Brazilian Nursing Association (ABEn). Method: documentary research, whose data were collected from April to May 2015 from Volumes XIX to XXXII of the theses and dissertations catalog. Results: of 7,141 dissertations and theses, the final sample totaled 627 (8.8%) studies addressing the teaching of nursing, predominantly academic master's studies produced in the Southeast Brazil, and descriptive and qualitative in approach. The study objects and recommendations made indicate the research path trodden by the nursing research as regards education. Conclusion: nursing teaching needs to be further explored by nursing research, which can contribute to critical and scientific thinking about the process of educating nurses as educators.

Objetivo: analizar las tesis y disertaciones disponibles en el catálogo de tesis y disertaciones de la Asociación Brasileña de Enfermería (ABEn) acerca de la enseñanza de enfermería. Método: es una investigación documental, cuya recolección de datos tuvo lugar entre abril y mayo de 2015. Se utilizaron como fuente de datos los catálogos de tesis y disertaciones del volumen XIX al XXXII. Resultados: de 7.141 tesis y disertaciones, la muestra final fue de 627 (8,8%) estudios que trataron de la enseñanza de enfermería. Fueron predominantes los estudios, realizados en la región sureste, resultantes de másteres académicos, descriptivos y de enfoque cualitativo. Los objetos de estudio y las recomendaciones presentadas muestran el camino seguido por las investigaciones de enfermería en cuanto a la enseñanza. Conclusión: Se debe explotar más la enseñanza en enfermería dentro del marco de las investigaciones en el área, lo que puede contribuir a la reflexión crítica y científica de los procesos educativos del enfermero educador
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Mantovani, Maria de Fátima
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Id: biblio-984285
Autor: Peres, Aida Maris; Rocha, Jessika Rodrigues; Caveião, Cristiano; Hipolito, Ana Carla Lemos; Mantovani, Maria de Fátima.
Título: Estratégias de ensino na graduação em enfermagem: estudo descritivo / Estrategias de enseñanza en la graduación en enfermería: estudio descriptivo / Teaching strategies in undergraduation in nursing: a descriptive study
Fonte: Cogitare enferm;23(4):e55543, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Objetivo: identificar estratégias de ensino facilitadoras para a formação do Enfermeiro na visão de discentes de enfermagem. Método: estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em três universidades do sul do Brasil, por questionário semiestruturado, com 258 discentes de Enfermagem, entre março e abril de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva com frequências absolutas e relativas. Resultados: sobre estratégias de ensino, verificou-se que as facilitadoras da aprendizagem durante aulas teóricas relacionavam-se aos recursos audiovisuais 67 (33,16%), aulas dinâmicas 67 (33,16%), discussão de artigos 60 (29,70%), trabalhos em grupo 47 (23,26%). As estratégias de ensino menos citadas foram: seminários, resumos de aulas anteriores e artigos, estudo de caso. Sobre estratégias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaram outras oportunidades de aprendizado além daquelas oferecidas no currículo da graduação. Conclusões: conclui-se que os discentes consideram múltiplas formas facilitadoras utilizadas como estratégias de ensino, sendo as mais citadas aulas dinâmicas, trabalhos em grupo e problematização.

RESUMEN: Objetivo: identificar estrategias de enseñanza que sean facilitadoras para la formación del Enfermero en la visión de discentes de enfermería. Método: estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, que se realizó en tres universidades del sur de Brasil, por medio de cuestionario semiestructurado, con 258 discentes de Enfermería, entre marzo y abril de 2014. Se analizaron los datos por estadística descriptiva con frecuencias absolutas y relativas. Resultados: acerca de las estrategias de enseñanza, se verificó que las facilitadoras del aprendizaje durante clases teóricas se asociaban a los recursos audiovisuales 67 (33,16%), clases dinámicas 67 (33,16%), discusión de artículos 60 (29,70%), trabajos enequipo 47 (23,26%). Las estrategias de enseñanza menos citadas fueron: seminarios, resúmenes de clases anteriores y artículos, estudio de caso. Sobre estrategias facilitadoras, 48 (20%) discentes buscaron otras oportunidades de aprendizajeademás de aquellas ofrecidas en el currículo de la graduación. Conclusiones: se concluye que los discentes consideran múltiples formas facilitadoras utilizadas como estrategias de enseñanza, siendo las más citadas clases dinámicas, trabajos enequipoy problematización.

ABSTRACT: Objective: To identify teaching strategies that facilitate nurses' training according to the views of nursing students Method: A quantitative, descriptive and cross-sectional study carried out in three universities in the south of Brazil, through a semi-structured questionnaire, with 258 nursing students, in March and April, 2014. Data were analyzed by descriptive statistics using absolute and relative frequencies. Results: Regarding teaching strategies, it was found that the audiovisual resources: 67 (33.16%), dynamic classes: 67 (33.16%), discussion of scientific articles: 60 (29.70%), group work 47 (23.26%) were the strategies that facilitate learning during lecture classes. Less cited teaching strategies included seminars, summaries (students are asked to summarize what they learned in previous classes) and discussion of scientific articles and case studies. On facilitating strategies, 48 (20%) students sought other learning opportunities in addition to those offered in the undergraduate program. Conclusions: It is concluded that the nursing students perceive many facilitating methods as teaching strategies. The strategies most often reported were dynamic classes, group work and problematization.
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-975210
Autor: Campos, Kátia Ferreira Costa; Marques, Rita de Cássia; Silva, Kênia Lara.
Título: Educação permanente: discursos dos profissionais de uma unidade básica de saúde / Continuing education: speeches by professionals of one Basic Health Unit
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;22(4):e20180172, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: FAPEMIG.
Resumo: Objective: To analyze the speeches of health professionals about continuing education in the daily life of a basic health unit. Method: Qualitative study developed at a primary health care unit of Belo Horizonte, based on the theory of Agnes Heller's daily life with critical discourse analysis. In-depth interviews with 25 professionals were developed. Results: Recycling, updating, institutional responsibility, continuous learning, discomfort and transformation, revealed by vocabulary, interdiscourse, temporality, modality, evaluation and institutional social practice. Professionals blame the institution, but value continuing education for the transformation in work processes and attention to users. Final considerations and implications for practice: The discomfort provides action-reflection and changes in the attention to users. Recycle and update relates the professional's adaptation to technological updating, without necessarily producing changes. To expand discussion with professionals about daily potential, for recognition and appreciation of continuing education in daily life, as an instrument of change in social practices.

Objetivo: Analizar los discursos de profesionales de salud acerca de la Educación Permanente en el cotidiano de una unidad básica de salud. Método: Cualitativo. Escenario: una unidad básica de Belo Horizonte. Referencial: cotidiano de Agnes Heller con análisis crítica de discurso. Entrevistas en profundidad con 25 profesionales. Resultados: Reciclaje, actualización, responsabilidad institucional, aprendizaje continuo, desacomodación y transformación, reveladas por el vocabulario, interdiscurso, temporalidad, modalidad, evaluación y práctica social institucional. Responsabilizan a la institución, pero valoran la educación permanente para la transformación en los procesos de trabajo y atención a los usuarios. Consideraciones finales e Implicaciones para la práctica: La desacomodación proporciona acción-reflexión y cambios en la atención a los usuarios. Reciclar y actualizar relaciona readecuación del profesional a la actualización tecnológica, sin necesariamente provocar cambios. Ampliar discusión sobre potencia de lo cotidiano, para reconocimiento y valorización de la Educación Permanente como instrumento de cambio en las prácticas sociales.

Objetivo: Analisar os discursos dos profissionais de saúde acerca da Educação Permanente no cotidiano de uma unidade básica de saúde. Método: Qualitativo. Cenário: uma unidade básica de Belo Horizonte. Referencial: cotidiano de Agnes Heller com análise crítica de discurso. Entrevistas em profundidade com 25 profissionais. Resultados: Reciclagem, atualização, responsabilidade institucional, aprendizado contínuo, desacomodação e transformação, reveladas pelo vocabulário, interdiscurso, temporalidade, modalidade, avaliação e prática social institucional. Responsabilizam a instituição, mas valorizam a educação permanente para a transformação nos processos de trabalho e atenção aos usuários. Considerações finais e Implicações para a prática: A desacomodação proporciona ação-reflexão e mudanças na atenção aos usuários. Reciclar e atualizar relaciona readequação do profissional à atualização tecnológica, sem necessariamente provocar mudanças. Ampliar discussão com os profissionais sobre potência do cotidiano, para reconhecimento e valorização da educação permanente no cotidiano, como instrumento de mudança nas práticas sociais.
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1


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Id: biblio-979741
Autor: Gutiérrez Nava, Ana María; Castañeda Solis, Guillermina.
Título: Propuesta teórica de evaluación en la Educación Basada en Competencias / Evaluation in the competency-based education
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;9(3):147-153, Septiembre-Dic. 2001.
Idioma: es.
Resumo: La evaluación es el análisis e interpretación de información que se realiza de manera formativa, integral y participativa para la retroinformación del proceso enseñanza-aprendizaje. También determina la calidad académica del profesor, participante y la adquisición de diferentes tipos de habilidades. En el concepto evaluación del aprendizaje se relacionan dos términos: evaluación y aprendizaje, siendo este último el principal objeto de estudio. Durante el proceso de evaluación se manifiestan los conocimientos declarativos (semánticos), procedimentales y actitudinales. La Educación Basada en Competencias (EBC) representa una modificación del modelo educativo, a través del cual se desarrolla la capacidad de aprender a aprender, por tanto el sistema de evaluación deberá necesariamente modificarse. Dado que el desarrollo de una competencia sólo puede ser calificado a través del desempeño, se requiere reunir suficientes evidencias durante el proceso de construcción del aprendizaje significativo, como una actividad progresiva, que únicamente puede evaluarse cualitativamente.

The evaluation process provides information that allows to make better decisions, it is ananalysis process and interpretation that is carded out of formative, integral way and participative that retroaliment the whole process. It also determines the professor's academic quality and of the participant, the study process and the acquisition of different types of abilities. In the concept evaluation of the learning they should be related two terms; evaluation and learning, for not being possible to treat some of them for separate, being the learning, mainly, the study object. They are many factors that are manifested during the evaluation process, as the declarative knowledge (semantic), procedural and actitudinales. The Competency-based education (EBC) represents a modification of the educational pattern, through which is sought to develop in people the capacity to learn how to learn, for what the evaluation System will also be, necessarily modified, since the competition cannot be observed directly; alone it can be inferred through the acting, it requires of gathering enough evidences of quality to be able to make a trustworthy trial. Under a constructivista focus that gives origin to the Competency-based education it is necessary that the evaluative activity you focalize during the whole construction process that the students develop, is necessary to have present in all moment that learning significantly is a progressive activity that alone it can be valued qualitatively.
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: biblio-986231
Autor: Bortolato-Major, Carina; Arhur, Juliana Perez; Silva, Ângela Taís Mattei da; Mantovani, Maria de Fátima; Felix, Jorge Vinícius Cestari; Boostel, Radamés.
Título: Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem / Contributions of the simulation for undergraduate nursing students
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;12(6):1751-1762, jun. 2018. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar as contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem. Método: revisão de escopo com a questão norteadora: "Quais as contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem?" Foram consultadas, durante o mês de maio de 2017, a biblioteca: Scielo, as bases de dados Medline e LILACS, utilizando-se os descritores: "aprendizagem", "educação", "simulação", "simulação de paciente", "treinamento por simulação" e "enfermagem", posteriormente, duas revisoras independentes realizaram a leitura dos títulos, resumos e textos completos. Os resultados foram agrupados de acordo com as contribuições descritas nos artigos. Resultados: a amostra foi de 41 estudos, as contribuições da simulação foram a melhoria da aprendizagem/conhecimento e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, abordadas em 12 artigos (29,3%). Outras contribuições foram aumento da confiança/segurança/autoeficácia, melhoria da habilidade de comunicação, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, de competências, melhoria da atitude, integração da teoria e prática. Conclusão: a simulação favorece uma aprendizagem crítica e reflexiva e contribui positivamente na formação dos graduandos em enfermagem, sobretudo, no desenvolvimento de competências para o cuidado seguro.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: biblio-891484
Autor: López Quirós, Laura.
Título: Evaluación clínica objetiva y estructurada (ECOE) en la maestría de Enfermería Ginecobstétrica y Perinatal: una sistematización de la experiencia / Objective and structured clinical evaluation (ECOE) in the masters of Gyneco-Obstetrical and Perinatal Nursing: a systematization of experience / Avaliação clínica objetiva e estruturada (ECOE) em Enfermagem gynecobstetric e Perinatal mestre: experiência sistematizar
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica(33):1-17, jul.-dic. 2017.
Idioma: es.
Resumo: ResumenEn busca de la excelencia profesional, la maestría en Enfermería Ginecológica, Obstétrica y Perinatal de la Universidad de Costa Rica, se mantiene a la vanguardia respecto de los procesos de enseñanza y aprendizaje. La inclusión de la simulación clínica forma parte de estas innovaciones educativas desde el año 2012; sin embargo esta es la primera vez que se incluye los procesos evaluativos de tipo ECOES los cuales, en experiencias internacionales, han demostrado pertinencia en el cumplimiento de los objetivos de enseñanza. Esta experiencia se sistematiza, según los cinco tiempos que Óscar Jara establece en su libro Para sistematizar experiencias, con el objetivo de definir la pertinencia del ECOE en cuanto a cumplir los objetivos de aprendizaje del curso. La profesora del curso y la autora recopilaron la experiencia en un diario de registro que incluye la elaboración de los escenarios, y la creación de las rubricas de evaluación. Además las estaciones fueron grabadas. La evaluación se llevó a cabo con la totalidad de estudiantes matriculados, en el curso de Enfermería Ginecoobstétrica y Perinatal I. Se estableció tres estaciones que permitirían evaluar aspectos teóricos, habilidades técnicas y sociales en la atención de las personas. Además, se creó rúbricas de evaluación, basadas en guías clínicas procedimentales y en protocolos de atención de la seguridad social costarricense. Se concluye que la experiencia demuestra clara pertinencia de los ECOEs, para evaluar la aplicación de conocimientos teóricos y habilidades psicomotoras, sociales y de comunicación en estudiantes que cursan la maestría y evidencia su preparación para continuar con los niveles más complejos de la carrera.

AbstractIn search of professional excellence, the master's degree in Gynecological, Obstetrical and Perinatal Nursing at the University of Costa Rica remains at the forefront of teaching and learning processes. The inclusion of clinical simulation is part of these educational innovations since 2012. However, this is the first time that includes ECOES evaluation processes which, in international experiences, have demonstrated relevance in the fulfillment of teaching objectives. This experience is systematized, according to the five times that Oscar Jara establishes in his book. To systematize experiences, with the objective of defining the relevance of the ECOE in terms of meeting the learning objectives of the course. The course teacher and the author collected the experience in a log diary that includes the elaboration of the scenarios, and the creation of the evaluation rubrics. In addition, the stations were recorded. The evaluation was carried out with all the enrolled students, in the course of Gyneco-Obstetric and Perinatal Nursing I. Three stations were established that would allow to evaluate theoretical aspects, technical and social skills in the attention of the people. In addition, evaluation rubrics were created, based on procedural clinical guidelines and Costa Rican social security care protocols. It is concluded that the experience shows a clear relevance of the ECOEs, to evaluate the application of theoretical knowledge and psychomotor, social and communication skills in students who are masters and evidence their preparation to continue with the most complex levels of the career.

ResumoProcurando por excelência profissional, especialização em Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Perinatal mestre da Universidade da Costa Rica, continua na vanguarda no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Incluindo simulação clínica faz parte dessas inovações educacionais desde 2012; no entanto esta é a primeira vez que tais processos de avaliação que incluem ECOES em experiências internacionais têm mostrado relevância no cumprimento dos objectivos de ensino. Esta experiência é sistematizado como cinco vezes Óscar Jara afirma em seu livro de sistematizar experiências, com o objetivo de definir a relevância da OSCE na prossecução dos objectivos de aprendizagem do curso. Professor do Curso e autor reuniu experiência em um diário de bordo, que inclui o desenvolvimento de cenários e criando rubricas de avaliação. Além disso estações foram registrados. A avaliação foi realizada com todos os alunos inscritos no curso e Enfermagem Gynecoobstetric Perinatal I três estações que permitem avaliar competências teóricas, técnicas e sociais para lidar com pessoas foi estabelecida. Além disso, as rubricas de avaliação com base em diretrizes clínicas e protocolos processuais atenção da segurança social da Costa Rica foi criado. Concluise que a experiência mostra clara relevância de ECOES para avaliar a aplicação de conhecimentos e psicomotoras competências teóricas, habilidades sociais e de comunicação em estudantes perseguir mestrado e preparar provas para avançar para níveis mais complexos da corrida.
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social



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