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Pesquisa : F02.463.425.069.296 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-982208
Autor: Silva, Alessandra Carvalho dos Santos da.
Título: Capacitação ativa para o atendimento de parada cardiorrespiratória: uma adaptação da metodologia OSCE / Active training for cardiorespiratory arrest care: an adaptation of the OSCE methodology.
Fonte: São Paulo; s.n; 2017. 135 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta pesquisa apresenta um modelo de capacitação para o atendimento de parada cardiorrespiratória a partir de uma abordagem qualitativa com foco na prática pedagógica envolvida nesse processo. Os objetivos específicos foram: aplicar o método Objective Structured Clinical Examination (OSCE)adaptado para o atendimento de parada cardiorrespiratória, elaborar uma metodologia para a capacitação dos profissionais para o atendimento de parada cardiorrespiratória e analisar os mediadores pedagógicos aplicados no processo capacitação. A pesquisa foi realizada em uma Assistência Médica Ambulatorial Integrada, localizada na Região Leste do Município de São Paulo. Estimou-se que a capacitação ocorreria no centro de treinamento e no espaço dos participantes, o que demandou o reconhecimento antecipado do campo e articulações junto à Supervisão Técnica de Saúde. A organização dos materiais didáticos envolveu a parceria com um instrutor credenciado pela American Heart Association, além da elaboração e aplicação da metodologia OSCE adaptada para o processo de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa foram oito participantes voluntários, do turno da manhã e da tarde, integrantes da equipe de enfermagem da unidade. Procedeu-se uma capacitação em três etapas: a primeira constitui-se uma aula teórico-prática em atendimento à parada cardiorrespiratória no centro de treinamento. A segunda foi uma simulação de um caso clínico de parada cardiorrespiratória na sala de classificação de risco, envolvendo uma atriz e os sujeitos da pesquisa, seguido de um atendimento na sala de emergência utilizando um manequim e aplicando todos os procedimentos recomendados. Na terceira etapa foi realizada uma entrevista semiestruturada norteado por perguntas disparadoras. As cenas foram captadas por meio de gravação de imagens e de áudio na segunda etapas, a fim de promover um feedback aos participantes. Ao término dessa construção, procedeu-se à entrevista com roteiro semiestruturado individualmente, de forma a conhecer as dificuldades e facilidades vivenciadas pelos participantes e, simultaneamente, analisar a aplicabilidade da metodologia proposta. Quanto aos dados da entrevista, realizou-se a escuta, transcrição e sistematização em categorias por meio da técnica de análise de conteúdo. Os fundamentos teóricos e pedagógicos propostos por Robert Harden (1975), Paulo Freire (2014) e Edgar Morin (2003), nortearam a discussão dos resultados em duas categorias analíticas: mediação pedagógica no processo de capacitação e aprendizado no ambiente de trabalho como forma de produção. O resultado foi uma associação de três fases operacionais. A primeira fase de fundamento teórico-prático foi caracterizada pela interação proativa. A segunda fase de simulação com uma paciente-atriz, os participantes foram ativos no atendimento, entretanto os sinais de agravo clínico provocaram comportamento de apreensão, rapidamente superado. Houve uma pequena disfunção no acesso aos materiais, porém a equipe demonstrou equilíbrio, fito às manobras de ressuscitação realizando os procedimentos com sucesso. A terceira etapa foi a entrevista semiestruturada, resultando em uma súmula de pertinência pedagógica e metodológica para a transformação da prática. Cabe ressaltar que o conjunto da metodologia favoreceu a co-construção do sentido da aprendizagem e da reflexão crítica como base da transformação. Em síntese, foi possível concretizar a elaboração de um modelo de capacitação e comprovar sua aplicabilidade na prática do atendimento à parada cardiorrespiratória.

This research presents a training model for cardiorespiratory arrest care based on a qualitative approach focused on the pedagogical practice involved in this process. The specific goals were: to apply the Objective Structured Clinical Examination (OSCE) method - adapted for cardiorespiratory arrest attendance, to create a professionals' qualification methodology for cardiorespiratory arrest attendance and to analyze the pedagogical mediators applied in the training process. The research was carried out in an Integrated Ambulatory Medical Assistance, located in Sao Paulo's eastern area. It was stipulated that the training would take place at the training center and the participants environment, which required field early recognition and articulation with the Technical Health Supervision. The teaching supplies organization involved the partnership with an American Heart Association accredited instructor, besides the use of OSCE - adapted methodology for the learning process. The research subjects were eight volunteers, from morning and afternoon shifts, members of the unit's nursing team. A training was carried out in three stages: the first one constituted of a theoretical / practical class in cardiorespiratory arrest attendance at the training center. The second stage was a simulation of a clinical case of cardiorespiratory arrest at the risk classification room, people involved were an actress and the subjects of the research, followed by emergency room care using a mannequin and following all recommended procedures. In the third stage a semi-structured interview was conducted guided by triggering questions. The scenes were captured through recording of images and audio in the second stage, in order to provide feedback to participants. At the end of the training an individual semi-structured interview was conducted, in order to understand the difficulties and facilities experienced by the participants and simultaneously analyze the applicability of the proposed methodology. Regarding to interview data, listening and transcription and systematization were performed in categories through the technique of content analysis. The theoretical and pedagogical foundations proposed by Robert Harden (1975), Paulo Freire (2014) and Edgar Morin (2003) guided the results discussion in two analytical categories: training process pedagogical mediation and learning at work environment as a way of production. The result was an association of three operational phases. The first phase of theoreticalpractical foundation was characterized by proactive interaction. The second fase de simulation with a patient-actress, the participants were active in the attendance however the signs of clinical injury caused apprehension behavior, quickly overcome. There was a small dysfunction in the access to the materials, however the team demonstrated balance, aiming at resuscitation maneuvers performing the procedures successfully. The third step was the semistructured interview, resulting in a summary of pedagogical and methodological relevance for the transformation of the practice. It should be emphasized that the whole methodology favored the co-construction of the meaning of learning and critical reflection as the basis of transformation. In summary, it was possible to accomplish the elaboration of a training model and to prove its applicability in the practice of cardiorespiratory arrest attendance.
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Autor: Dantas, Fernanda de Carvalho.
Título: Diretrizes para aprendizagem significativa no ensino da enfermagem: uma contribuição para o cuidado / Guidelines for meaningful learning in nursing education: a contribution to care.
Fonte: Niterói; s.n; 2018. 155 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A presente dissertação está inserida no Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência em Enfermagem e no Núcleo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Educação e tem como objetivos específicos: Identificar as estratégias que os especialistas em Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) desenvolvem para o alcance da aprendizagem significativa (AS) na atualidade; Descrever os fatores que influenciam a aprendizagem significativa de acordo com os especialistas; e Construir e validar diretrizes para o alcance da aprendizagem significativa de David Ausubel no ensino de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa metodológica do tipo Delphi, com abordagem quanti-qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, apoiada no referencial teórico da TAS de David Ausubel. Os participantes/cenários foram juízes especialistas em TAS que atuam em instituições de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2017, por meio de questionário on-line, no aplicativo ­Google Formulário‖, em duas rodadas. O tamanho da amostra foi realizado através do cálculo de Barbetta, sendo o coeficiente de erro tolerável de 0,01 para garantia da eficiência do estudo. Na primeira rodada, foram preenchidos 41 questionários e na segunda, 31. Os dados foram analisados de acordo com os preceitos do Método Delphi e os itens do questionário receberam pontuações, onde foram considerados os itens que obtivessem IVC > 0,78. Cabe destacar que, também foi calculada a porcentagem do grau de concordância item a item. Resultados: Emergiram cinco diretrizes para a AS na atualidade, a saber: 1. Diretriz relacionada às características dos docentes; 2. Diretriz relacionadas às especificidades do estilo de ensino; 3. Diretriz relacionada às especificidades da escolha do material de ensino para a AS; 4. Diretriz relacionada às especificidades do ambiente de ensino para o alcance da AS; e 5. Diretriz relacionada às especificidades da avaliação para apreciação do alcance da AS. Conclui-se que, o uso das diretrizes contribuirá com a formação de profissionais de enfermagem mais qualificados e aptos para o cuidado de enfermagem e conferirá maior visibilidade da profissão no mercado de trabalho. Acredita-se que, as diretrizes também poderão ser utilizadas de forma direta ou adaptadas para outras áreas de formação e não exclusivamente para área de enfermagem. Os docentes, iniciantes ou experientes, sejam eles de enfermagem ou de outras áreas, poderão se utilizar dessas diretrizes para repensar e aprimorar sua prática docente e alcançar uma aprendizagem significativa em seus discentes

The present dissertation meets inserted in the Núcleo de Pesquisa em Cidadania e Gerência em Enfermagem and in the Núcleo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Educação. It has for specifics objectives: To identify the strategies that Specialists in Theory of Meaningful Learning (TML) develop to achieve meaningful learning (ML) today; To describe factors that influence meaningful learning according to experts; and To build and to validate Guidelines for the meaningful learning by David Ausubel in nursing undergraduate education. Methodology: It's a Delphi methodological research, with a quantitative-qualitative approach, of a descriptive-exploratory, supported by the theoretical reference of the TML by David Ausubel. The participants / scenarios were judges specializing in TML who work in higher education institutions in Brazil. The data were collected in the second half of 2017, through an on-line form, in the ­Google Form‖ application, in two rounds. The size of the sample was performed by Barbetta's calculation, with a tolerable error coefficient of 0.01. In the first round, 41 forms were filled in and in the second, 31. The data were analyzed according to the Delphi Method precepts and the form items received scores, where the items that obtained IVC> 0.78 were considered. It should be noted that the percentage of the degree of item-to-item agreement was also calculated. Results: Five guidelines for AS have emerged at the present time: 1. Guideline related to the characteristics of teachers; 2. Guideline related to specificities of teaching style; 3. Guideline related to the specificities of the choice of teaching material for ML; 4. Guideline related to the specificities of the teaching environment for the achievement of ML; and 5. Guideline related to the specificities of the assessment to assess the scope of ML. It is concluded that, the use of the guidelines will contribute to the formation of more qualified nursing professionals suitable for nursing care and the guidelines will give visibility of the profession. It is believed that the guidelines can also be used directly or adapted to other areas of training and not exclusively for the nursing area. Teachers, beginners or experienced, be they in nursing or other areas, can use these guidelines to rethink and improve their teaching practice and achieve meaningful learning in their students
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1; D 610.7307, D192


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Id: 22016
Autor: Silva, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da; Santos, Neiva Maria Picinini.
Título: A metodologia VIVEOFILME: abrindo novos espaços de aprendizagem / Metodología viveofilme: nuevos espacios que se abren de aprender en la formación de las enfermera / Methodology viveofilme: opening new spaces of learning in the formation of the nurses
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);1(2):468-477, ago.-dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Construir parcerias, fornecendo subsídios aos professores de como usar o filme, para que o interesse medeie uma aprendizagem eficaz num educar integral em saúde. Método: Qualitativo. A metodologia utilizada foi a utilização de filme, proporcionando assim, a criação coletiva conduzindo a cenários profissionais. Resultados: O filme serviu como mola propulsora de uma força em que o estudante se depara a ter que agir de forma a transportar os desafios um por um, como se cada etapa transposta o conduzisse a resultados satisfatórios. Conclusões: Neste momento é gratificante rever o propósito inicial e concluir que a presente metodologia instigou a mente dos estudantes, e os fez despertar para a assimetria na absorção da aprendizagem, pois o modo de viver com o filme é diferente para cada um deles, sem linearidade, o que no diálogo reverte em múltiplos sentidos apreendidos, diante da mesma realidade encontrada.(AU)

Building partnerships, providing support to teachers on how to use film, so that the interest mediates effective learning in educating and in full health. Method: Qualitative. The methodology used was the use of film, and as a collective creation scenarios leading professionals. Results: The film served as a springboard to force the student facing the need to act to transport the challenges one by one, each step as if implemented would lead to the results. Conclusions: It is now fulfilling the original purpose of review and concluded that this methodology stirred the minds of students, and awakened to the asymmetry in the absorption of learning as a way of living with the film is different for each, without linearity, which reverses the dialogue in many senses perceived, facing the same reality found.(AU)

La creación de asociaciones, apoyo a los maestros sobre el uso de película, por lo que el interés de media un aprendizaje efectivo en la educación y en plena salud. Método: cualitativo. La metodología utilizada fue el uso de las películas, y como escenarios de creación colectiva de destacados profesionales. Resultados: La película sirvió como trampolín para forzar al estudiante que se enfrenta la necesidad de actuar para el transporte de los desafíos uno a uno, cada uno de los pasos como si se llevan a cabo losresultados. Conclusiones: Es ahora el cumplimiento de la finalidad original de la revisión y la conclusión de que esta metodología se movió la mente de los estudiantes, y despertó a la asimetría en la absorción de aprendizaje como una manera de vivir con la película es diferente para cada uno, sin la linealidad, que invierte el diálogo en muchos sentidos perciben, frente a la misma realidad encontrada.(AU)
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1



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