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Id: biblio-916560
Autor: Almeida, Abner Pereira de; Ceballos, Luciana de Carvalho; Barbosa, Alice Regina Costa; Nogueira, Denismar Alves; Moreira, Denis da Silva.
Título: O registro do crescimento e desenvolvimento da criança na caderneta de saúde / The record of children's growth and development in the health booklet / El registro del crecimiento y desarrollo del niño en la libreta de salud
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e16895], jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: verificar o registro do crescimento e desenvolvimento da criança na caderneta de saúde, no primeiro ano de vida. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal de análise documental, realizado com 229 cadernetas de saúde, coletadas em 10 Centros Municipais de Educação Infantil de um município do sul de Minas Gerais, no período de janeiro a junho de 2015, por meio de formulário próprio. O projeto teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE nº 36321314.6.0000.5142. Resultados: as cadernetas tiveram um baixo índice de dados registrados. No desenvolvimento, apenas 3 (1,3%) tiveram um preenchimento completo, sendo que 171 (74,7%) sequer tiveram algum preenchimento sobre o desenvolvimento infantil. Conclusão: constatou-se a insuficiência de registros anotados, pelos profissionais de saúde, nas cadernetas, sobre o processo de crescimento e desenvolvimento infantil. As falhas no preenchimento prejudicam a comunicação entre os profissionais e família na atenção integral à saúde da criança.

Objective: to examine the record of children's growth and development in the first year of life, in the health booklet. Methods: in this quantitative, cross-sectional, descriptive study, documentary analysis was carried out with 229 health booklets collected at 10 Municipal Early Childhood Education Centers in a municipality in south Minas Gerais, from January to June 2015, using a purpose-designed form. The study was approved by the research ethics committee (CAAE No. 36321314.6.0000.5142). Results: the rate of data recorded in the booklets was low. Only 3 (1.3%) were fully completed as regards development, and 171 (74.7%) had no child development data entered. Conclusion: the data recorded in the booklets by health personnel on the process of children's growth and development was found to be insufficient. Shortcomings in completion impair communication between health personnel and relatives in comprehensive child care.

Objetivo: verificar el registro del crecimiento y desarrollo del niño en la libreta de salud, en el primer año de vida. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, transversal de análisis documental, realizado con 229 libretas de salud, recogidas en 10 Centros Municipales de Educación Infantil de un municipio del sur de Minas Gerais, en el período de enero a junio de 2015, por medio de formulario propio. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, CAAE nº 36321314.6.0000.5142. Resultados: las libretas tuvieron un bajo índice de datos registrados. En el desarrollo sólo 3 (1,3%) estaban enteramente llenadas, siendo que 171 (74,7%) ni siquiera tuvieron algún registro sobre el desarrollo infantil. Conclusión: constató insuficiencia de registros de los datos por los profesionales sobre el proceso de crecimiento y desarrollo infantil. Las fallas en el llenado perjudican la comunicación entre los profesionales y la familia en la atención integral a la salud del niño.
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Id: biblio-1017339
Autor: Rodrigues, Dayana de Aquino; Sousa, Maria Dianna; Silva, Francisca Joice Souza; Carvalho, Diana Paula de Souza Rêgo Pinto; Bezerra, Sara Taciana Firmino; Gomes, José Giovani Nobre.
Título: Avaliação da adesão às consultas de crescimento e desenvolvimento infantil / Assessment of adherence to consultations of growth and child development
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;13(4):1023-1029, abr. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: investigar a adesão das mães às consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança, identificando os fatores associados a essa adesão. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, comparativo, exploratório, realizado em duas unidades básicas de saúde. Compôs-se a amostra por 70 mulheres, sendo elas mães ou cuidadoras de crianças menores de dois anos, para as quais foi aplicado um formulário com questões abertas e fechadas. Apresentaram-se os resultados em forma de tabelas. Resultados: verificou-se que o nível de adesão é maior na UBS Caetano Bezerra do Nascimento (58,3%). Destacou-se, pelas mães, que o agendamento das consultas, o conhecimento sobre a sua importância e a atenção satisfatória dos enfermeiros são fatores influenciadores para que elas mantenham o acompanhamento regular. Conclusão: evidenciaram-se boa adesão e compreensão, por parte das mães, sobre a importância do CD e do atendimento da Enfermagem. Proporciona-se, por este tipo de trabalho, a compreensão dos fatores que impedem ou dificultam a adesão ao CD.(AU)

Objective: to investigate the adherence of the mothers to the follow-up visits to the child's growth and development (GD), identifying the factors associated with this adherence. Method: this is a quantitative, descriptive, comparative, exploratory study carried out in two basic health units. The sample was composed by 70 women, who were mothers or caregivers of children under two years old, for whom a form with open and closed questions was applied. Results were presented in the form of tables. Results: it was verified that the level of adhesion is higher in the Caetano Bezerra do Nascimento BHU (58.3%). It was emphasized by the mothers that the scheduling of consultations, knowledge about their importance and the satisfactory care of nurses are influential factors for them to maintain regular follow-up. Conclusion: good adherence and understanding on the part of mothers about the importance of GD and Nursing care were evidenced. Through this type of work, the understanding of factors that prevent or hinder GD adherence is provided.(AU)

Objetivo: investigar la adhesión de las madres a las consultas de seguimiento del crecimiento y desarrollo (CD) del niño, identificando los factores asociados a esa adhesión. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, comparativo, exploratorio, realizado en dos unidades básicas de salud. Se compuso la muestra por 70 mujeres, siendo ellas madres o cuidadoras de niños menores de dos años, para las cuales se aplicó un formulario con preguntas abiertas y cerradas. Se presentaron los resultados en forma de tablas. Resultados: se verificó que el nivel de adhesión es mayor en la UBS Caetano Bezerra do Nascimento (58,3%). Se destacó, por las madres, que la programación de las consultas, el conocimiento sobre su importancia y la atención satisfactoria de los enfermeros son factores influyentes para que ellas mantengan el seguimiento regular. Conclusión: se evidenció buena adhesión y comprensión, por parte de las madres, sobre la importancia del CD y de la atención de la Enfermería. Se proporciona, por este tipo de trabajo, la comprensión de los factores que impiden o dificultan la adhesión al CD.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: biblio-1015633
Autor: Souza, Natália dos Santos; Pereira, Lilian Paula da Silva; Silva, Suéllen Valderly; Paula, Weslla Karla Albuquerque Silva de.
Título: Vigilância e estímulo do crescimento e desenvolvimento infantil / Surveillance and stimulation of growth and child development
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;13(3):680-689, mar. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar as ações de vigilância e estímulo, ao crescimento e desenvolvimento da criança. Método: trata-se de um estudo quantitativo, transversal, realizado em 40 unidades da Estratégia Saúde da Família. Realizou-se a coleta de dados e fez-se a análise descritiva com o auxílio do software Epi Info 7. Avaliou-se o grau de conformidade das dimensões estrutura e processo segundo uma matriz de julgamento, e apresentaram-se os resultados em forma de tabela. Resultados: percebeu-se elevada frequência de registro das informações referentes ao crescimento na Caderneta de Saúde da Criança, com exceção daquelas pertinentes ao Índice de Massa Corporal (13,5%); 72,7% destas não continham dados sobre os marcos do desenvolvimento. Classificou-se a dimensão estrutura como não adequada, ao demonstrar um grau de conformidade de apenas 64%, semelhante à dimensão processo, na qual 86% das ações estavam implementadas. Conclusão: observaram-se fragilidades no seguimento das ações de estímulo e vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, denotando que incentivos para a melhoria dos serviços precisam ser realizados. Espera-se que estas informações possam servir para o planejamento e a organização dos serviços de atenção básica.(AU)

Objective: to evaluate the actions of surveillance and stimulation, to the growth and development of the child. Method: this is a quantitative, cross-sectional study conducted in 40 units of the Family Health Strategy. The data was collected and the descriptive analysis was carried out with the help of Epi Info 7 software. The degree of conformity of the structure and process dimensions was evaluated according to a judgment matrix, and the results were presented in the form of table. Results: it was noticed a high frequency of registration of information regarding growth in the Child Health Handbook, except for those related to the Body Mass Index (13.5%); 72.7% of them did not contain data on developmental milestones. The structure dimension was classified as not adequate, demonstrating a compliance degree of only 64%, similar to the process dimension, in which 86% of actions were implemented. Conclusion: fragilities were observed following the actions of stimulation and monitoring of child growth and development, denoting that incentives to improve services need to be realized. It is hoped that this information can be used to plan and organize basic care services.(AU)

Objetivo: evaluar las acciones de vigilancia y estímulo, al crecimiento y desarrollo del niño. Método: se trata de un estudio cuantitativo, transversal, realizado en 40 unidades de la Estrategia Salud de la Familia. Se realizó la recolección de datos y se hizo el análisis descriptivo con la ayuda del software Epi Info 7. Se evaluó el grado de conformidad de las dimensiones estructura y proceso según una matriz de juicio, y se presentaron los resultados en forma de tabla. Resultados: se percibió una elevada frecuencia de registro de las informaciones referentes al crecimiento en el Cuaderno de Salud del Niño, con excepción de aquellas pertinentes al Índice de Masa Corporal (13,5%); El 72,7% de ellas no contenían datos sobre los marcos del desarrollo. Se clasificó la dimensión estructura como no adecuada, al demostrar un grado de conformidad de apenas 64%, semejante a la dimensión proceso, en la cual el 86% de las acciones estaban implementadas. Conclusión: se observaron fragilidades en el seguimiento de las acciones de estímulo y vigilancia del crecimiento y desarrollo infantil, denotando que incentivos para la mejora de los servicios necesitan ser realizados. Se espera que estas informaciones puedan servir para la planificación y la organización de los servicios de atención básica.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: biblio-1005302
Autor: Silva, Talita Cristina Tomaz da; Cursino, Emília Gallindo; Silva, Liliane Faria da.
Título: Caderneta de saúde da criança: vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil / Child health booklet: monitoring growth and child development
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;12(12):3445-3455, dez. 2018. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar as evidências científicas quanto à utilização da Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil. Método: trata-se um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com buscas nas bases de dados LILACS e BDENF e na biblioteca virtual SCIELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde; crescimento e desenvolvimento, atenção primária à saúde e registros de saúde pessoal, que foram cruzados com o descritor criança empregando-se o operador booleano and. Selecionaram-se 15 artigos publicados entre 2014 a 2018 e os resultados apresentamse em forma de figura. Resultados: evidenciou-se, nos estudos, a precária utilização da CSC, que está relacionada à ausência e à fragilidade de registros, à dificuldade de os profissionais perceberem a relevância do preenchimento, ao conhecimento deficiente dos profissionais, à insuficiência de orientações às famílias, além da participação da família nesse processo. Conclusão: compromete-se, pela precariedade da utilização da CSC, a vigilância da saúde infantil por ser este o instrumento essencial para o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Texto completo SciELO Costa Rica
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Id: lil-778055
Autor: Quezada Ugalde, Ana María; González Serrano, Sunny; Solís Cordero, Katherine; Zúñiga Baldi, Carolina.
Título: Validación de la prueba general para la evaluación del desarrollo para infantes y adolescentes entre los 6 y los 14 años de edad (EVADE) / Validation of the general test for the evaluation of development for children and adolescents aged 6 to 14 years oíd (EVADE)
Fonte: Enferm. actual Costa Rica (Online) = Rev. electron. enferm. actual Costa Rica(29):32-45, jul.-dic. 2015.
Idioma: es.
Resumo: ResumenIntroducción:En este artículo se presenta los resultados obtenidos de la validación de la Prueba General para la Evaluación del Desarrollo para infantes y adolescentes (EVADE), acorde con el crecimiento, necesidades, intereses y desarrollo de la población costarricense en edades entre los 6 y 14 años.Metodología:La metodología fue de carácter cualitativo, transversal y exploratorio: se llevó a cabo un proceso de validación que incluyó la técnica de juicio de expertos de tipo agregados individuales. En la primera fase de análisis de resultados, se utilizó la triangulación de la que se obtuvo como resultado el EVADE modificado. Posteriormente, se elaboró una prueba piloto con 300 infantes y adolescentes entre los 6 y 14 años de edad, de escuelas y colegios tanto públicos como privados del Area Metropolitana, San José, Costa Rica, para lo cual se empleó una guía de observación para recopilar los datos aportados en dicha prueba. En la segunda fase, con los resultados de la triangulación teórica, se estructuró una nueva versión del EVADE.Resultados:Hay escasez bibliográfica relacionada con pruebas de evaluación del desarrollo de la niñez intermedia y adolescencia; la técnica de juicio de expertos permitió confirmar la inconsistencia de algunos ítems del EVADE, por lo que fue necesario crear un instructivo y materiales estandarizados para la aplicación de la prueba.Conclusión:Esta investigación provee dos insumos fundamentales: un libro con el instructivo para la interpretación y aplicación del EVADE, y los materiales estandarizados para su implementación.

AbstractIntroduction:In this paper the results of the validation of the General Test Development Evaluation children and adolescents are presented (CIRCUMVENT), consistent with the growth needs, interests and development of the Costa Rican population between the ages of 6 and 14 years.Methodology:The methodology was qualitative, transversal and exploratory. For this purpose, conducted a valid ation process that included: technical expert judgment type aggregates individual; in the first phase results analysi s, triangulation was used, resulting in the modified CIRCUMVENT. Subsequently, a pilot with 300 children and a dolescents aged 6 to 14 years oíd, schools and colleges both public and prívate Metropolitan Area, San José, Cost a Rica was made; using an observation guide for the collection of the data provided in this test. In the second phas e, the results obtained with the theoretical triangulation, a new versión of CIRCUMVENT was structured.Results:There is limited literature regarding developmental screening tests in middle childhood and adolescence; technical expert judgment confirmed the inconsistency of some items of CIRCUMVENT; was necessary to créate standardized instructional materials for the application of the test.Conclusión:This research provides two significant inputs: a book with instructions for the interpretadon and application of CIRCUMVENT, and standardized materials for implementation.
Responsável: CR1.1 - BINASSS - Biblioteca Nacional de Salud y Seguridad Social


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-748989
Autor: Carneiro, Grazielle Cavalcante de Souza; Morais, Lívia Maria Correia de; Costa, Leidiane Francis de Araújo; Moura, Talita Helena Monteiro de; Javorski, Marly; Leal, Luciana Pedrosa.
Título: Growth of infants assisted in nursing appointments in childcare / El crecimiento de los lactantes atendidos en consulta de enfermería en el cuidado de los niños / Crescimento de lactentes atendidos na consulta de enfermagem em puericultura
Fonte: Rev. gaúch. enferm;36(1):35-42, Jan-Mar/2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: This study aimed to describe the growth during the introduction of complementary feeding to infants assisted in the nursing appointment in childcare. It is a descriptive, cross-sectional, quantitative study developed through research in 51 medical records of children aged 4-8 months, from September to October 2012 in a university hospital in the city of Recife, PE. Data were analyzed using Epi Info software, version 6.04 and described in simple and relative frequencies. It was found that for 33% of the children. complementary foods were introduced at six months. Of these, 88.2%, 69.2% and 57.1% showed ascending weight-for-age growth curves, and 88.2%, 66.7% and 71.4% ascending length-for-age growth curves at six, seven and eight months respectively. Children with appropriate and timely introduction of complementary feeding showed upward growth curves and adequate nutritional status.

Estudio tiene como objetivo describir el crecimiento durante la introducción de la alimentación complementaria en los niños tratados en la consulta de enfermería en el cuidado infantil. Estudio descriptivo, transversal, cuantitativo, desarrollado a través de la investigación de 51 casos de niños de cuatro a ocho meses, de septiembre a octubre de 2012, en un hospital universitario de la ciudad de Recife, PE. Los datos fueron analizados mediante Epi Info versión 6.04 y se describen en la frecuencia simple y relativa. Se encontró que 33% de los niños presentó alimentos complementarios a los seis meses. De estos, 88,2%, 69,2% y 57,1% fue la edad ascendente versus curvas de peso y 88,2%, 66,7% y 71,4% de largo versus edad ascendente en seis, siete y ocho meses respectivamente. Los niños que introducen correctamente la alimentación complementaria mostraron curvas de crecimiento al alza y un estado nutricional adecuado.

Estudo que objetivou descrever o crescimento durante a introdução da alimentação complementar em lactentes atendidos na consulta de Enfermagem em puericultura. Estudo descritivo, transversal, quantitativo, desenvolvido por meio de pesquisa em 51 prontuários de crianças de quatro a oito meses, no período de setembro a outubro de 2012, em um hospital universitário localizado na cidade de Recife, PE. Os dados foram analisados no Epi Info versão 6.04 e descritos em frequência simples e relativa. Verificou-se que 33% das crianças introduziram a alimentação complementar aos seis meses. Dessas, 88,2%, 69,2% e 57,1% apresentaram as curvas de peso por idade ascendentes, e 88,2%, 66,7% e 71,4% tiveram curvas de comprimento por idade ascendentes aos seis, sete e oito meses, respectivamente. Crianças com introdução correta da alimentação complementar apresentaram curvas de crescimento ascendentes e estado nutricional adequado.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-693808
Autor: Rodovalho, Juliana Campos; Braga, Ana Karolina Paiva; Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto.
Título: Diferenças no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em centros de educação infantil de Goiânia/GO / Difference in growth and neuropsychomotor development in children attending child education centers in Goiânia/GO / Diferencias de crecimiento y desarrollo neuro-psicomotor de niños en centros de educación infantil de Goiânia/GO
Fonte: Rev. eletrônica enferm;14(1):122-132, jan.-mar. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo transversal com objetivos de identificar as diferenças no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes e verificar a associação entre os fatores de risco biológicos e ambientais. A amostra foi composta de 45 crianças entre 9 meses a 2 anos de idade que frequentaram creches municipais de Goiânia/GO, em março e abril de 2009. Foram avaliados o crescimento (peso, altura, relação peso/estatura, perímetro cefálico e perímetro torácico) e o desenvolvimento pelo Teste de Denver II, além da coleta de dados socioeconômicos, familiares, gestação, partos e neonatais. As meninas apresentaram maior peso em relação peso/estatura e menor risco de atraso no desenvolvimento pessoal-social. A relação peso/estatura sofreu influência de fatores socioeconômicos e o comprimento foi inversamente proporcional ao risco de atraso no desenvolvimento da linguagem. Reforça-se a importância da promoção de estratégias preventivas de possíveis problemas no desenvolvimento e crescimento das crianças juntamente com pais e cuidadores.

The objective of this cross-sectional study is to identify the differences in growth and neuropsychomotor development in infants and verify the association between biological and environmental risk factors. The sample consisted of 45 children aged between 9 months and 2 years, who attended municipal daycare centers in Goiânia/GO during the period from March to April 2009. The children were assessed in terms of their growth (weight, height, weight/height ratio, head circumference and chest circumference) and development (using the Denver II Test), in addition to the collection of socioeconomic, family, pregnancy, childbirth, and neonatal data. Girls presented higher weights and height/weight ratios, as well as lower risks for delayed personal-social development. The height/weight ratio was affected by socioeconomic factors and the height was inversely proportional to the risk of delayed language development. The importance of promotion strategies to prevent possible problems in children's development and growth is reinforced among parents and caregivers.

Estudio transversal que objetivó identificar diferencias en crecimiento y desarrollo neuro-psicomotor de lactantes y verificar asociación entre factores de riesgo biológicos y ambientales. La muestra se constituyó de 45 niños de entre 9 meses y 2 años de edad, que frecuentaban guarderías municipales de Goiânia/GO, de marzo a abril de 2009. Se evaluaron el crecimiento (peso, altura, relación peso/estatura, perímetro cefálico y perímetro torácico) y desarrollo por Test de Denver II, además de colectarse datos socioeconómicos, familiares, del embarazo, parto y neonatales. Las niñas presentaron mayor peso y relación peso/estatura y menor riesgo de atraso en desarrollo personal-social. La relación peso/estatura sufrió influencia de factores socioeconómicos y el cumplimiento fue inversamente proporcional al riesgo de atraso en desarrollo del lenguaje. Se enfatiza la importancia de la promoción de estrategias preventivas de posibles problemas de desarrollo y crecimiento de los niños, conjuntamente con padres y cuidadores.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Monteiro, Akemi Iwata
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Id: 33126
Autor: Gurgel, Polyanna Keitte Fernandes; Brandão, Isabel Cristina Araújo; Santos, Ana Dulce Batista; Monteiro, Akemi Iwata; Teodósio, Sheila Saint-Clair da Silva.
Título: O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem / Monitoring of growth and development of the child: a collective action from the nursing
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;7(2):625-631, fev.2013.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: relatar sobre a experiência da implementação de uma proposta de ação coletiva da enfermagem para oacompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento de crianças(CD). Método: estudo descritivo, tipo relato deexperiência, sobre a implementação de uma proposta de ação da enfermagem para o acompanhamento coletivo do CD dascrianças atendidas na Unidade de Saúde da Família de Cidade Nova (USFCN) no município de Natal–RN, Brasil, realizadopor meio de reuniões mensais com pais/cuidadores e crianças de acordo com a área de abrangência do serviço. Esteestudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande doNorte (CEP-UFRN), tendo com parecer final nº 201/2009. Resultados: o processo de trabalho do enfermeiro experimentouganhos no exercício de uma práxis educativa e transformadora junto à comunidade. Pais e cuidadoras tiveram acesso àaprendizagem de novos conhecimentos, troca de experiências e auxílio nos cuidados domiciliários, através de uma novadinâmica de fazer a atenção à saúde da criança. Conclusão: os resultados mostram que pais/cuidadores tornaram-se coparticipantesdo processo de cuidar, mas sem desobrigar as profissionais enfermeiras do compromisso na prestação doatendimento.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Marcon, Sônia Silva
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Id: 28341
Autor: Sassá, Anelize Helena; Schmidt, Kayna Trombini; Teston, Elen Ferraz; Marcon, Sonia Silva.
Título: Growth and feeding practices to newborn with very low weight along the first year of life – descriptive study / A prática alimentar e o crescimento do bebê nascido com muito baixo peso ao longo do primeiro ano de vida – estudo descritivo
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);9(2), ago. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O prematuro nascido com muito baixo peso (MBP) requer, após a alta hospitalar, avaliações atentas do estado de saúde, já que se encontra vulnerável a riscos e danos advindos da sua imaturidade. Objetivo: Investigar a evolução de crianças nascidas com MBP durante o primeiro ano de vida. Método: Estudo descritivo-exploratório-prospectivo, do tipo coorte, realizado com sete crianças avaliadas por meio de visitas domiciliares 15 dias após a alta hospitalar e aos três, seis, e 12 meses de vida. Durante as visitas foi realizada a antropometria dos bebês e coletadas informações sobre amamentação, práticas alimentares e condições de saúde. Resultados: A média de peso e idade gestacional ao nascer foram, respectivamente, de 1.295g e 30 semanas e o tempo médio de internação foi de 49 dias. Logo após a alta hospitalar, cinco bebês recebiam leite materno associado à fórmula infantil, e por ocasião da segunda visita domiciliar, dois destes estavam em aleitamento materno exclusivo. Todas as crianças, em algum momento, apresentaram percentil de crescimento inferior ao esperado e dois bebês necessitaram de reinternação por duas vezes. Implicações para a enfermagem: Estes fatos implicam a necessidade de acompanhar essas crianças após a alta hospitalar para o diagnóstico precoce de alterações no crescimento e desenvolvimento, acompanhamento que, ademais, favorece o apoio e assistência às particularidades dessa clientela.(AU)

Introduction: Very low birth weight (VLBW) premature infants, after hospital discharge, require careful evaluations of their health condition, once they are vulnerable to risks and damages due to their immaturity. Objective: To investigate the evolution of VLBW babies during their first year of life. Method: A prospective descriptive-exploratory study, of the cohort type, accomplished with seven children evaluated through home visits: 15 days after the hospital discharge, and at 3, 6, and 12 months of life. During visits the babies' anthropometry was carried out, and information about breastfeeding, feeding practices and health conditions was collected. Results: The average weight and gestational age at birth were 1295g and 30 weeks respectively, and they had 49 days average time of hospital admission. T Right after discharge, five babies receiver mother’s milk in association to infant formula, and at the second home visit, two of them were exclusively on mother’s milk. All of the children, at some time, presented growth percentile below average, and two babies needed to return to hospital, twice. Implications for nursing: Follow-up of these babies after hospital discharge is essential for the early diagnosis of alterations in the growth and development process, besides favoring the support and attendance to the particularities of such clientele. (AU)
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: 22454
Autor: Luchetti, Adriano José; Moreale, Vanessa Cristina; Parro, Maria Cláudia.
Título: Educação em saúde: uma experiência com teatro de fantoches no ensino nutricional de escolares / Educación para la salud: una experiencia con teatros de marionetas en la educatión nutricional de los niños / Health education: an experience with puppet theater in the nutrition education of schoolchildren
Fonte: CuidArte, Enferm;5(2):97-103, Jul-Dez. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A mudança nutricional no Brasil é caracterizada pela redução na prevalência dos déficits nutricionais e ocorrência mais expressiva desobrepeso nas crianças e adolescentes. A estratégia lúdica pode ser usada como um recurso de comunicação na vinculação deinformações de saúde nutricional, sendo um elemento essencial no trabalho com a criança. O objetivo do estudo foi desenvolverações de educação em saúde alimentar no âmbito escolar com a utilização de estratégias de ludoterapia. A metodologia aplicada foio relato de experiência alicerçado sobre a metodologia da pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa umtotal de 46 crianças na faixa etária de 8 a 9 anos, regularmente matriculadas na instituição pública de ensino fundamental que sedioua pesquisa. A pesquisa foi dividida em três fases para sua elaboração: fase exploratória, fase de trabalho de campo e fase de análise.Para melhor entendimento, os resultados foram categorizados da seguinte forma: Tipos de atividades praticadas pelas crianças nocotidiano, Entendimento sobre alimentação, Preferência alimentar e Conhecimento acerca de uma alimentação saudável. Observousenas diferentes respostas entre o pré e o pós-teste, que o teatro de fantoches e a exploração da pirâmide alimentar influenciaramas crianças nas suas respostas. Conclui-se que a forma de abordagem lúdica, por meio do teatro de fantoches, é uma excelenteferramenta para desenvolver as atividades de educação em saúde. Mostrou-se mais produtiva por conseguir despertar a criatividadee manter a atenção dos participantes, além de estimular com maior facilidade a participação ativa.(AU)

The nutritional change in Brazil is characterized by a reduction in the prevalence of nutritional deficits and more expressive occurrenceof overweight in children and adolescents. The play strategy can be used as a communication facility in linking nutritional healthinformation, is an essential element in working with the child. The objective is to develop health education in the school food with theuse of play therapy strategies. The methodology is grounded experience report on the methodology of action research withqualitative approach. The participants were a total of 46 children aged 8-9 years regularly enrolled at the institution’s publicelementary school that hosted the research. This research was divided into three stages in its development: the exploratory phase,phase of field work and analysis phase. To better understand the results were categorized as follows: Types of activities performedby children in everyday life, Understanding Power, Preferences and Knowledge about eating a healthy diet. It was observed in thedifferent responses between the pre and post-tests, the puppet theater and exploitation of the food pyramid children influenced intheir responses. In conclusion therefore...(AU)

El cambio nutricional en Brasil se caracteriza por una reducción en la prevalencia de las deficiencias nutricionales y la aparición de másexpresivo de sobrepeso en niños y adolescentes. La estrategia de juego puede ser usado como una facilidad de comunicación en lavinculación de información de salud nutricional, es un elemento esencial en el trabajo con el niño. El objetivo es desarrollar laeducación en salud en la comida de la escuela con el uso de estrategias de terapia de juego. La metodología se basa relato deexperiencia en la metodología de investigación-acción con enfoque cualitativo. Los participantes fueron un total de 46 niños de 8-9años regularmente matriculados en la escuela primaria pública de la institución que fue sede de la investigación. Esta investigación sedividió en tres etapas en su desarrollo: la fase exploratoria, la fase del trabajo de campo y la fase de análisis. Para entender mejorlos resultados se clasificaron de la siguiente manera: Tipos de actividades realizadas por los niños en la vida cotidiana, el PoderEntendimiento, preferencias...(AU)
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



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