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Id: biblio-1099942
Autor: Farias, Ana Luiza Amancio de; Chibante, Caroline Gomes; Shubert, Carla Oliveira; Silva, Cristiane Vanessa da; Xavier, Rozânia Bicego; São-Bento, Paulo Alexandre de Souza.
Título: Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade / Women in battle: 150 years in search of freedom, equality and sorority
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;14:[1-5], 2020.
Idioma: pt.
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: biblio-970609
Autor: Arroyo de Cordero, Graciela.
Título: Derechos de la mujer. Salud sexual y reproductiva / Women's rights. Sexual and reproductive health
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;7(3):181-185, Sep.-Dic. 1999. tab.
Idioma: es.
Resumo: En este trabajo se hace una reflexión sobre los derechos de la mujer (incluyendo la reproducción), considerada a nivel mundial como el sexo más vulnerable sin que esto obedezca a diferencias anatomofisiológicas con el hombre sino como consecuencia de factores culturales y psicosociales que han determinado la poca valoración hacia ella en las interrelaciones familiares, económicas, políticas y sociales que la condicionan para contribuir de forma completa en su país, frenando de manera importante el desarrollo de éste. Se plantean algunas concepciones que señalan la necesidad de revisar el valor social del género femenino, así como llevar a cabo acciones que permitan reforzar las actividades que el personal de enfermería realiza para la protección y respeto de los derechos de la mujer en los campos preventivo, curativo y de rehabilitación. Al mismo tiempo, se dan a conocer las conclusiones que al respecto se generaron en reuniones internacionales, las cuales han permitido establecer acuerdos y compromisos sobre los derechos del género. Finalmente, se menciona de forma muy general el programa que en nuestro país se lleva a cabo.

The author in this paper did a reflection about the human rights in our society and the women's rights including the reproductions as a very important condition in all the world, because the female gender is considered vulnerable within anatomic or physiological reasons just the ideology, cultural and social conditions. This factors had conditioned lesser value to themselves and around the family, politics, economics and social activities. The nurse needs to think about the social value from a point of view of gender and from the nursing care in the prevention, the treatment and the rehabilitation. Some important conclusion from international meetings are manifested. Finally, the author mention a general program about this thematic.
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: 30772
Autor: Marques, Patrícia Figueiredo; Curi, Monique Guedes Pereira; Silva, Joise Magarão Queiroz; Cerqueira, Jaciane Santana.
Título: Saúde sexual e reprodutiva: interfaces do feminismo com a enfermagem / Sexual and reproductive health: interfaces of feminism and nursing
Fonte: Rev. baiana enferm;27(2), 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho objetivou analisar o uso das propostas feministas no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas relacionadas à saúde sexual e reprodutiva na graduação em enfermagem. Estudo qualitativo, que utilizou entrevista semiestruturada e pesquisa documental, cujos sujeitos foram docentes com mestrado em enfermagem que lecionassem/lecionaram disciplina(s) relacionada(s) à temática saúde sexual e reprodutiva. Os resultados apontaram que os conceitos de saúde sexual e reprodutiva estão, de certa forma, inseridos na graduação em enfermagem, porém ainda se concentram na disciplina de saúde da mulher, ainda que as docentes tentassem promover a transversalidade desses conceitos para outras disciplinas. Concluiu-se que esta pesquisa confirma a necessidade da formação de profissionais com a noção de integralidade na atenção, já que as questões relativas à saúde sexual e reprodutiva não devem ser restritas a componentes curriculares relacionados à saúde da mulher. (AU)

This study aims at the analysis of the use of feminist proposals in the teaching-learning process of subjects related to sexual and reproductive health in nursing graduation courses. This is a qualitative study, whose data production techniques were documental research and semi-structured interview, whose professors had nursing master’s degree and teach/had taught any discipline on sexual and reproductive health. Results showed that the concepts of sexual and reproductive health are somehow inserted in undergraduate nursing, however, still concentrated on woman’s health subject, despite the attempt of professors to promote transversality of these concepts within other disciplines. It could be concluded that this research corroborates the necessity of professional development carrying the notion of integrality within care, as issues related to sexual and reproductive health shouldn’t be restricted to syllabus components related to woman’s health. (AU)

Este trabajo tuvo como objetivo analizar el uso de las propuestas feministas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las asignaturas relacionadas a la salud sexual y reproductiva de los cursos de grado en enfermería. Estudio de enfoque cualitativo. Para la recolecta de datos se utilizó la investigación documental y la entrevista semiestructurada, cuyos participantes eran docentes con maestría en enfermería y que imparten/impartieron la(s) asignatura(s) relacionadas a la temática de la salud sexual y reproductiva. Los resultados apuntaron que, de cierta forma, los conceptos de salud sexual y reproductiva están insertos en el curso de grado en enfermería, pero aún se concentran en la asignatura de la salud de la mujer, a pesar de que las docentes intentaron promover la transversalidad de esos conceptos para otras asignaturas. Se concluye que existe la necesidad de formación de profesionales con la noción de integralidad en la atención, ya que las cuestiones relativas a la salud sexual y reproductiva no deben quedar restrictas a componentes curriculares relacionados a la salud de la mujer. (AU)
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: 30755
Autor: Freitas, James Deam Amaral.
Título: Práticas sociais e identitárias: (re) configurações linguísticas / Social practices and identity: (re) settings language
Fonte: Rev. baiana enferm;29(1), 2015.
Idioma: pt.
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: 26183
Autor: Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da; Guedes, Rebeca Nunes; Zalaf, Marília Rita Ribeiro; Venâncio, Kelly Cristina Máxima Pereira.
Título: Pesquisa de gênero na produção de enfermagem: contribuição do Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Enfermagem da EEUSP / The gender research in nursing production: contributions of the Gender, Health and Nursing Research Group from the University of São Paulo School of Nursing / Investigación de género en la producción de enfermería: contribución del Grupo de Investigación Género, Salud y Enfermería de la EEUSP
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;45(spe2):1690-1695, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo das teses e dissertações produzidas pelo Grupo de Pesquisa Gênero, Saúde e Enfermagem, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, teve por objetivo descrever e analisar a produção do saber construído pelo grupo, seu produto e processo de construção. Os resultados mostram uma produção expressiva no conjunto de estudos de gênero no cenário nacional, revelando que o aprofundamento da compreensão dos fenômenos sociais sob a ótica de gênero tem trazido avanços não só no âmbito da pesquisa, como da intervenção. No campo das práticas em saúde e de enfermagem, tem se mostrado capaz de revelar os limites e as potencialidades que as permeiam.(AU)

The present study of the theses and dissertations produced by the Gender, Health and Nursing Research Group, at the University of São Paulo School of Nursing was performed with the objective to describe and analyze the knowledge production of the referred group, its produce and construction process. The outcomes indicate an expressive production in the collection of gender studies in the national setting, revealing that advancing the understanding of the social phenomenon from a gender perspective has improved not only the research, as well as the intervention domain. In the field of health and nursing care practices, it has been shown that it has proved capable of revealing the pervading limitations and strengths.(AU)

El estudio tuvo objetivo describir y analizar la producción del conocimiento construido por el grupo de investigación Género, salud y enfermería, del Departamento de Enfermería de Salud Pública en la Escuela de Enfermería, Universidad de São Paulo, con respecto a las tesis y disertaciones, su producto y el proceso de construcción. Los datos muestran que el grupo tiene una producción significativa en el conjunto de los estudios de género en el ámbito nacional, revelando que la profundización de la comprensión de los fenómenos sociales desde la perspectiva de género no sólo ha traído avances en la investigación y también de la intervención. En el campo de las prácticas de salud y de enfermería ha sido capaz de revelar los límites y el potencial que permean.(AU)
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: 26176
Autor: Guedes, Rebeca Nunes; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da.
Título: A autonomia como necessidade estruturante para o enfrentamento da violência de gênero / Autonomy as a structural need to face gender violence / La autonomía como necesidad estructuradora para el enfrentamiento de la violencia de género
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;45(spe2):1731-1735, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Objetiva-se apresentar categoria referente a necessidades relacionadas à autonomia, reconhecidas pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família no que concerne à atenção à saúde de mulheres que vivenciam violência. Para a produção do material empírico foram feitas entrevistas com profissionais de saúde que compõem as equipes da ESF e com mulheres usuárias do serviço. Os significados conformam a necessidade de autonomia relacionada à mulher como sujeito na tomada de decisões. Entretanto, alguns significados revelaram o reducionismo que se traduz na desresponsabilização do serviço em relação ao problema. A autonomia financeira foi um aspecto convergente entre os discursos dos profissionais e das usuárias do serviço de saúde. Concluiu-se que para o enfrentamento da violência é fundamental a inclusão da perspectiva de gênero tanto nas políticas de saúde quanto nas práticas concretizadas no processo de trabalho, condição que abre possibilidades de respostas a necessidades práticas e estratégicas de gênero, contribuindo para a redução da iniqüidade entre homens e mulheres e a promoção da emancipação feminina.(AU)

The objective if this article is to present a category regarding the needs related to autonomy, recognized by professionals working in the Family Health Strategy (FHS), in terms of the health care for women who experience violence. To produce the empirical material, interviews were performed with health care professionals that comprise the FHS teams and with women users of the service. The meanings confirm the need for autonomy related to women as subjects in making decisions. However, some meanings revealed the reductionism that is translated by the de-responsabilization of the service in relation to the problem. Financial autonomy was a converging aspect among the discourses between the health service professionals and users. In conclusion, in order to deal with violence, it is essential to include the gender perspective in the health policies as well as in the practices implemented in the working process. This condition would open windows of opportunity of answers to the practical and strategic needs of the gender, and, thus, contribute to reducing the inequity between men and women and promote female emancipation.(AU)

Se objetiva presentar categoría referente a necesidades relativas a la autonomía, reconocidas por profesionales de Estrategia Salud de la Familia, concernientes a atención de salud de mujeres víctimas de violencia. Para producir el material empírico se hicieron entrevistas con profesionales de salud que componen los equipos de ESF y con pacientes femeninos del servicio. Los significados conforman la necesidad de autonomía relacionada a la mujer como sujeto en la toma de decisiones. Mientras tanto, algunos significados revelaron reduccionismo traducido en desentendimiento del servicio frente al problema. La autonomía financiera fue un aspecto convergente entre los testimonios de profesionales y pacientes del servicio. Se concluyó en que para enfrentar la violencia es fundamental incluir la perspectiva de género en políticas sanitarias y prácticas concretas del proceso laboral, condición que posibilita respuestas a necesidades prácticas y estratégicas de género, reduciendo la inequidad entre hombres y mujeres y promoviendo la emancipación femenina.(AU)
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: 15014
Autor: Peter, Elizabeth; Martin, Kirsten.
Título: A narrative approach to empirical nursing ethics research: uncovering the everyday moral knowledge of nurses
Fonte: Texto & contexto enferm;16(4), out.-dez. 2007.
Idioma: en.
Resumo: In this paper we explore the use of Margaret Urban Walker's metaethical perspective, particularly the use of narratives, to inform the development of a research approach to uncover the everyday moral knowledge of nurses. A method based on Walker's work makes it possible to analyze the power dimensions inherent in nurses' moral experience, to ground a narrative approach to nursing ethics with a robust moral epistemology, and to differentiate different types of narratives. A number of analytic questions, which have their basis in Walker's work, are presented and are used to analyze a practice narrative written to illustrate how narratives can be used to draw out the moral knowledge of nurses within the context of their actual work.(AU)

Neste artigo nós exploramos o uso da perspectiva metafísica de Margaret Urban Walker, particularmente o uso de narrativas, para informar o desenvolvimento de uma abordagem de pesquisa para revelar o conhecimento moral cotidiano de enfermeiras. Um método baseado no trabalho de Walker torna possível analisar as dimensões de poder intrínsecas na experiência moral das enfermeiras, fundamentar a abordagem narrativa à ética da enfermagem com uma moral epistemológica robusta e distinguir diferentes tipos de narrativas. Um número de questões analíticas que tem suas bases no trabalho Walker, são apresentadas e utilizadas para analisar a prática narrativa e ilustrar como as narrativas podem ser usadas para delinear o conhecimento moral de enfermeiras dentro do contexto de seu trabalho real.(AU)

En el presente artículo exploramos el uso de la perspectiva metafísica de Margaret Urban Walter, particularmente el uso de narrativas, para informar sobre el desarrollo de un abordaje de investigación que revela el conocimiento moral cotidiano de las enfermeras. Un método basado en el trabajo de Walter permite analizar las dimensiones de poder inherentes en la experiencia moral de las enfermeras, así como fundamentar con una moral epistemológica robusta, el abordaje narrativo ético de la enfermería, y distinguir los diferentes tipos de narrativas. Un número de cuestiones analíticas basadas en el trabajo de Walker son aquí presentadas y empleadas para analizar la práctica narrativa e ilustrar cómo las narrativas pueden ser usadas para delinear el conocimiento moral de las enfermeras dentro del contexto de su trabajo real.(AU)
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: 14509
Autor: Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Vaghetti, Helena Heidtmann; Brodersen, Gladys.
Título: Gênero e enfermagem: uma análise reflexiva / Nursing and gender: a reflexive analysis
Fonte: Rev. Enferm. UERJ;14(2):292-300, abr.-jun. 2006.
Idioma: Pt.
Resumo: As autoras objetivam refletir sobre o gênero na sociedade em geral, no decorrer dos tempos, apoiando-se em revisão bibliográfica. Focalizam em especial a enfermagem e tentam desembaraçar as tramas da questão do gênero em sua construção histórica. Para tal, evidenciam algumas faces dessa discussão na profissão, que é predominantemente feminina. Acenam com a possibilidade de que o texto produzido propicie um desafio que amplie o leque de idéias sobre a enfermagem, considerando os papéis e as ações femininas relacionadas ao gênero e às relações sexistas, lançando luzes nas antigas concepções sobre a natureza da sociedade e da profissão, além de fornecer pontos de debates para novos estudos.(AU)
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Lunardi, Valéria Lerch
Id: 14419
Autor: Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson Danilo.
Título: A ética feminista como um instrumental teórico para a ética na saúde e na enfermagem / The feminist ethics as a theoretic instrument for ethics in health and in nursing
Fonte: Texto & contexto enferm;12(3):383-386, jul.-set. 2003.
Idioma: Pt.
Resumo: Na prática de cuidado em saúde, convivemos cotidianamente e, por vezes, de modo pouco visível, com múltiplas desigualdades de classe, etnia, geração, status, linguagem, saber, dentre outras, presentes nas relações dos profissionais de saúde e destes com os clientes e a comunidade. A partir de uma crítica à aparente neutralidade presente no campo da ética, defendemos a ética feminista como uma abordagem teórica a ser privilegiada como possível estratégia política na prática da enfermagem, contribuindo para uma produção diferenciada na área da bioética, da enfermagem e da saúde, que que privilegie a busca da superação destas desiguladades.(AU)
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 13895
Autor: Olivi, Maria de Lourdes; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da.
Título: A mãe sob suspeita: falando da saúde da criança em idade escolar / Mothers under suspicion: talking about school age children's health
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;41(2):213-221, jun. 2007.
Idioma: Pt.
Resumo: O estudo teve por objetivo explicar a assistência à saúde da criança em idade escolar à luz do materialismo histórico e dialético, incluindo gênero para a abordagem do social. Os resultados referentes às representações dos pesquisados (trabalhadores de saúde, professores e mães) revelaram que as concepções sobre o processo saúde-doença são altamente biologicistas apesar de, em menor escala, terem sido feitas referências às suas dimensões psíquica e social. A análise dos dados, à luz da teoria feminista, aponta que a subalternidade de gênero é a origem das concepções preconceituosas em relação às mães das crianças estudadas. Tais preconceitos foram constatados nos três loci estudados (serviço de saúde, escola e família).(AU)

This study has as its objective to explain the assistance to the school age childÆs health under the light of historic and dialectic materialism, including gender for the social approach. The results regarding the intervieweesÆ representations (health professionals,teachers and mothers) revealed that the conceptions about the health-illness process of school pupils are highly biologicist, even though there were û but in a much smaller scale û references to its psychic and social dimensions. Thedata analysis, according to the feminist theory, shows that the idea of gender inferiority is the origin of the biased conceptions regarding the mothers of the studied children. Such prejudices were observed in the three locations studied (heath service, school and family).(AU)

El objetivo del estudio fue explicar, desde el punto de vista del materialismohistórico y dialéctico, incluyendo género para la visión del social, la asistencia a la salud del niño en edad escolar. Losresultados referentes a las representaciones de los investigados(trabajadores del área de la salud,profesores y madres), han reveladoque las concepciones a respecto delproceso salud-enfermedad de losniños en edad escolar son altamentebiologicistas aunque, en menor medida, hayan sido hechas referenciasa las dimensiones psíquica y social. El análisis de los datos bajo la teoría feminista apuntó que la inferioridad de género es el origen de las concepciones prejuiciosas en relación con las madres de los niños estudiados, tales prejuicios fueron constatados en tres sitios estudiados (servicio de la salud, escuelay familia).(AU)
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta



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