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Id: biblio-968856
Autor: Santos, Michelle de Oliveira; Gomes, Marilia Miranda Forte; Faustino, Andrea Mathes; Moura, Leides Barroso Azevedo.
Título: A pessoa idosa no sistema prisional: um ambiente envelhecedor e adoecedor / Older people in the prision system: an aging and sickening enviromental / Adulto mayor en el sistema prisional: un ambiente envejecedor y adoecedor
Fonte: CuidArte, Enferm;12(1):30-37, jan.-jun.2018.
Idioma: pt.
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-968605
Autor: Santos, Gabrieli Santos dos; Pieszak, Greice Machado; Gomes, Giovana Calcagno; Biazus, Camilla Baldicera; Silva, Silvana de Oliveira.
Título: Contribuições da Primeira Infância Melhor para o crescimento e desenvolvimento infantil na percepção das famílias / Contributions of Better Childhood for Growth and child development in family perception / Contribuciones de la Primera Infancia Mejor para el crecimiento y desarrollo infantil en la percepción de las familias
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);11(1):67-73, jan.-mar. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conocer las percepciones de las familias atendidas por la primera infancia mejor sobre su impacto en el crecimiento y desarrollo del niño y el cuidado de la familia. Métodos: Estudio cualitativo realizado con 15 familias. Los datos fueron recogidos por entrevistas en Septiembre de 2016 seguido de análisis temático. Resultados: El crecimiento y el desarrollo son procesos que ocurren al mismo tiempo, reconocieron el apoyo de los visitantes, que las situaciones de vulnerabilidad y el cambio constante de los visitantes interfieren negativamente con el crecimiento y desarrollo del niño, el programa ofrece oportunidades para construir el aprendizaje y el fortalecimiento una atención familiar efectiva. Conclusión: Se recomienda que la enfermería se incluye con el equipo interdisciplinario y que lo primera infancia mejor se visto en la atención primaria como una estrategia para fortalecer la promoción de la salud y la atención integral a los niños y sus familias

Objective: To know the perceptions of the families served by best childhood first about their repercussions on children's growth and development and on the family care of children. Methods: Qualitative study carried in the household of 15 families. Data were collected by semi structured interviews in September 2016 followed by analysis of thematic content. Results: They identified that growing and developing are processes that occur together, acknowledged the support of the visitors, that situations of vulnerability and the constant exchange of visitors interfere in the growth and development of children, that the program offers the construction of learning and strengthening of Effective family care. Conclusion: It is recommended that nursing be included in the interdisciplinary team, and that the best childhood first be visualized in primary care as a strategy capable of strengthening the promotion of health and the integral care for the child and his family

Objetivo: Conhecer as percepções das famílias atendidas pelo Primeira Infância Melhor acerca de suas repercussões no crescimento e desenvolvimento infantil e no cuidado familial das crianças. Método: Estudo qualitativo realizado no domicílio de 15 famílias. Os dados foram coletados por entrevistas semi estruturadas, em setembro de 2016, seguidas da análise de conteúdo temática. Resultados: Identificaram que crescer e se desenvolver são processos que ocorrem em conjunto, reconheceram o apoio dos visitadores, que situações de vulnerabilidade e a troca constante dos visitadores interferem negativamente no crescimento e desenvolvimento infantil, que o programa oportuniza a construção do aprendizado e fortalecimento de um cuidado familial efetivo. Conclusão: Recomenda-se que a enfermagem esteja incluída junto à equipe interdisciplinar, e que o Primeira Infância Melhor seja visualizado na atenção primária como uma estratégia capaz de fortalecer a promoção da saúde e a integralidade do cuidado à criança e sua família
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR 1208.1


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Id: biblio-968526
Autor: Fagundes, Angelica; Lima, Janice Lima; Andrade, Gustavo Baade Andrade; Yasin, Janaina Cassana Mello; Gutierres, Evilin Diniz; Pelzer, Marlene Teda.
Título: Políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer / Public policies for the older carriers of Alzheimer's evil / Políticas públicas para los ancianos portadores del mal de Alzheimer
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);11(1):237-240, jan.-mar. 2019.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conocer y analizar la producción científica en el período de 2011 a 2016 sobre las políticas públicas para los ancianos portadores del mal de Alzheimer. Método: El estudio se caracteriza como una investigación exploratoria, descriptiva con enfoque cuantitativo, realizado a través del método de la revisión integrativa. Resultados: Aunque la DA es una enfermedad progresiva e incurable, mucho se ha avanzado en beneficio del anciano portador, como la creación de instrumentos de evaluación y de criterios diagnósticos más claros, medicamentos que mejoran la cognición y disminuyen la incidencia de cambios conductuales y la la creación de leyes y decretos gubernamentales que disponen específicamente de los derechos de la persona de edad avanzada con la enfermedad de Alzheimer. Conclusión: El conocimiento acerca de los derechos de los pacientes portadores de la enfermedad de Alzheimer es de suma importancia para la promoción de la salud y el mantenimiento de la vida de esas personas

Objective: To know and analyze the scientific production in the period from 2011 to 2016 on public policies for elderly people with Alzheimer's disease. Method: The study is characterized as exploratory, descriptive research with a quantitative approach, performed through the integrative review method. Results: Although AD is a progressive and incurable disease, much has already been advanced for the benefit of the elderly patient, such as the creation of clearer diagnostic tools and criteria, medications that improve cognition and reduce the incidence of behavioral changes, and creating laws and government ordinances that specifically govern the rights of the elderly with Alzheimer's Disease. Conclusion: Knowledge about the rights of patients with Alzheimer's disease is of paramount importance for the promotion of health and maintenance of their lives

Objetivo: Conhecer e analisar a produção científica no período de 2011 a2016 sobre as políticas públicas para os idosos portadores do mal de Alzheimer. Método: O estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, realizado por meio do método da revisão integrativa. Resultados: Embora a DA seja uma doença progressiva e incurável, muito já se avançou em benefício do idoso portador, como a criação de instrumentos de avaliação e de critérios diagnósticos mais claros, medicações que melhoram a cognição e diminuem a incidência de mudanças comportamentais e a criação de leis e portarias governamentais que dispõem especificamente dos direitos da pessoa idosa com a Doença de Alzheimer. Conclusão: O conhecimento acerca dos direitos dos pacientes portadores da Doença de Alzheimer é de suma importância para promoção da saúde e manutenção da vida dessas pessoas
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR 1208.1


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Id: biblio-964612
Autor: Silva, Maria do Livramento Neves; Queiroz e Silva, Keila; Diniz, Edienne Rosângela Sarmento; Medeiros, Fabíola de Araujo Leite; Freitas, Fabiana Ferraz Queiroga.
Título: Cuidadores familiares: uma categoria em extinção? / Family caregivers: an endangered class?
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;12(1):164-169, 20130101.
Idioma: en; pt.
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central
BR513.1, CCS; 610.73


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Id: biblio-953431
Autor: Alves, Valdecyr Herdy; Padoin, Stela Maris de Mello; Rodrigues, Diego Pereira; Silva, Luana Asturiano da; Branco, Maria Bertilla Lutterbach Riker; Marchiori, Giovanna Rosário Soanno.
Título: Manejo clínico da amamentação: Valoração axiológica sob a ótica da mulher-nutriz / Clinical management of breastfeeding: axiological value from women's perspective
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(4):e20160100, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a valoração axiológica da mulher-nutriz quanto ao manejo clínico da amamentação. Métodos: Estudo qualitativo fenomenológico, baseado na Teoria dos Valores de Max Scheler, realizado entre maio e junho de 2014 nos alojamentos conjuntos de dois hospitais universitários em Niterói/RJ e Santa Maria/RS. Participaram vinte nutrizes, sendo os dados organizados, submetidos à técnica de análise compreensiva e interpretados segundo a Teoria dos Valores e as políticas públicas específicas de aleitamento materno. Resultados: Emergiram duas unidades temáticas: O manejo clínico da amamentação e seu valor vital e A rede de saúde como apoio no cuidado à amamentação: um valor utilitário. Conclusão: O manejo da amamentação possibilita cuidados em saúde que extrapolam interesses, intenções e pontos de vista de profissionais e instituição de saúde; questões humanas e existenciais devem ser apreendidas pelas experiências racionais, atreladas àquelas do sentir da nutriz. Essa percepção propicia ressignificar a assistência centrada na mulher, na criança e na família.

Objetivo: Analizar la valoración axiológica de la mujer-nutriz acerca del manejo clínico del amamantamiento. Métodos: Estudio cualitativo fenomenológico, basado en la Teoría de los Valores de Max Scheler, realizado entre mayo y junio de 2014 en los alojamientos conjuntos de dos hospitales universitarios en Niterói/RJ y Santa Maria/RS. Participaron veinte nutrices, siendo los datos organizados, sometidos a la técnica de análisis comprensivo, e interpretados según la Teoría de los Valores y las políticas públicas específicas de la lactancia materna. Resultados: Emergieron dos unidades temáticas: El manejo clínico del amamantamiento y su valor vital y La red de salud como apoyo en el cuidado de la lactancia materna: un valor utilitario. Conclusión: El manejo del amamantamiento posibilita cuidados en la salud que extrapolan los intereses, intenciones y los puntos de vista de los profesionales y de la institución de salud; las cuestiones humanas y existenciales deben aprenderse por las experiencias racionales, unidas a aquellas que son del sentir de la nutriz. Esta percepción propicia dar un nuevo significado al cuidado centralizado en la mujer, el niño y en la familia.

Objective: To analyze the axiological value of nurturing women regarding the clinical management of breastfeeding. Methods: This is a phenomenological qualitative study based on the theory of Max Scheler's values, conducted between May and June 2014 in the joint quarters of two university hospitals in Niterói/RJ and Santa Maria/RS. Twenty nursing mothers participated in the study and The data was organized, subjected to the comprehensive analysis technique and was interpreted according to the value theory and the specific policies of breastfeeding. Results: Two thematic units emerged in the study: breastfeeding clinical management and its vital value and the health network to support breastfeeding care: a utility value. Conclusion: The management of breastfeeding enables a health care that goes beyond the interests, intentions and views of health professionals and institutions; human and existential questions must be seized by rational experiences, linked to those relating to the perception of the nurturer. This perception provides a reframing that is centered in the care provided to women, children and the family.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR442.1


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Id: biblio-916093
Autor: Torres, Jaqueline D'Paula Ribeiro Vieira; Torres, Silvério de Almeida Souza; Vieira, Gedeon D'Paula Ribeiro; Barbosa, Géssica Pereira; Souza, Meriele Santos; Teles, Mariza Alves Barbosa.
Título: O significado da maternidade para adolescentes atendidas na Estratégia de Saúde da Família / The motherhood meanings for adolescents assisted by the family health strategy / El significado de la maternidad para los adolescentes responden en la Estrategia de Salud Familiar
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(4):1008-1013, out.-dez. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer os significados da maternidade para as adolescentes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Montes Claros-MG/Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram 11 adolescentes mães cadastradas na ESF Santa Rafaela. Resultados: Dentre os motivos que levaram a adolescente à gravidez, destacaram-se o desejo de ser mãe e a não utilização de métodos contraceptivos. Em relação às mudanças ocorridas após o nascimento do filho, as adolescentes revelaram a adoção de novas responsabilidades e o abandono de atividades relacionadas ao lazer, amizades, estudo e trabalho. Quanto aos projetos futuros, as adolescentes mães demonstram preocupações em prover uma boa qualidade de vida aos filhos. Conclusão: Contribui para o incremento da qualidade da assistência à saúde dos adolescentes, na elaboração de programas de intervenção e com outros estudos relacionados à maternidade na adolescência

Objective: to know the meanings of motherhood for the adolescents assisted by the Family Health Strategy, in the municipality of Montes Claros-MG/Brazil. Methods: This is a descriptive study with a qualitative approach, the subjects of which were 11 adolescent mothers enrolled in ESF Santa Rafaela. Results: Among the reasons that led the adolescent to pregnancy, the desire to be a mother and the non-use of contraceptive methods stood out. Regarding the changes that occurred after the birth of the child, the adolescents revealed the adoption of new responsibilities and the abandonment of activities related to leisure, friendship, study and work. As for the future projects, the adolescent mothers demonstrate preoccupations in providing a good quality of life to the children. Conclusion: it contributes to the increase in the quality of adolescent health care, the elaboration of intervention programs and other studies related to teenage motherhood

Objetivo: conocer los significados de la maternidad de las adolescentes que asisten a la Estrategia Salud de la Familia en la ciudad de Claros, Minas Gerais Montes/Brasil. Métodos: Se trata de un estudio cualitativo descriptivo, cuyos sujetos fueron 11 madres adolescentes matriculados en la ESF de Santa Rafaela. Resultados: Entre las razones que llevaron al embarazo en la adolescencia, se destacaron el deseo de ser madre y no usar la anticoncepción. En cuanto a los cambios ocurridos después del nacimiento del niño, adolescente reveló la adopción de nuevas responsabilidades y actividades de abandono relacionados con el ocio, los amigos, el estudio y el trabajo. En cuanto a proyectos futuros, las madres adolescentes demuestran preocupación en proporcionar una buena calidad de vida para los niños. Conclusión: contribuye a mejorar la calidad de la atención de la salud de los adolescentes, el desarrollo de la intervención y otros estudios relacionados con los programas de maternidad adolescente
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-915437
Autor: Angelim, Rebeca Coelho de Moura; Brandão, Brígida Maria Gonçalves de Melo; Oliveira, Denize Cristina de; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Título: Despertar das políticas públicas de combate à AIDS na perspectiva de profissionais de saúde / Public policies awareness toward the AIDS combat under the perspective of health professionals / Despertar de la política pública para combatir el SIDA en salud perspectiva profesional
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(4):913-918, out.-dez. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Identificar el progreso y los fracasos de las políticas públicas en el curso de la epidemia del SIDA en la perspectiva profesional de la salud. Métodos: Se trata de un campo de estudio, de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo, realizado con 46 de nivel técnico profesional de la salud y más alto que trabajaba para servicios de atención especializada en VIH/SIDA o de asesoramiento y pruebas Center. técnica de entrevista semiestructurada siendo analizado por la técnica se utilizó el análisis de contenido léxico. Resultados: Se analizaron desde la identificación del contenido discursivo dos clases que obtuvieron los siguientes nombres: Categoría 1: El tratamiento del VIH/SIDA por medicamentos antirretrovirales; Categoría 2: Las políticas públicas dirigidas a controlar el SIDA, y reveló los cambios en el contexto político y social del SIDA. Conclusión: Se consideró la necesidad de fomentar la realización de las inversiones en campañas dirigidas a la prevención del VIH con frecuencia
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-906207
Autor: Santos, Carla de Gouvêa dos.
Título: Formação pelo trabalho em saúde: narrativas de aprender e ensinar / Training for health work: narratives of learning and teaching.
Fonte: Niterói; s.n; 2016. 109 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo conta uma história de formação profissional pelo trabalho em saúde, com foco nas políticas governamentais Pró-Saúde e PET-Saúde, e recorta o aspecto dinâmico das relações presentes no ensinar e no aprender uma profissão de saúde. Partiu-se do pressuposto de que o trabalho em saúde representa espaço autêntico de aprendizagem, e cujas situações cotidianas atuam como fonte educativa. Objetivou-se mapear os modos de ensinar e aprender utilizados pelos participantes, alunos, professores e preceptores, vinculados a uma edição do programa PET-Saúde. O referencial teórico ancora-se nos conceitos de narrativa e experiência em Walter Benjamin, que defende o caráter pedagógico e terapêutico existente em toda narrativa como modo de produção de experiência de si e do outro no mundo. No contexto da reorientação da formação profissional, percebe-se a circulação de práticas discursivas instituídas nos serviços de educação e saúde, afirmando o descompasso entre a formação e as necessidades de saúde do SUS; e desarticulação entre o ensino e o serviço. Diante de tal problema, indaga-se: Como os modos de ensinar e aprender empregados pelo grupo PET-Saúde contribuem para induzir mudanças nas práticas dos profissionais no serviço e avançar na perspectiva de transformar o ensino das profissões na área da saúde para atuar no SUS? Para apreender as experiências de formação dos participantes/narradores, percorreu-se trilhas metodológicas da pesquisa qualitativa, utilizando os recursos da narrativa de conversação mediados por técnicas de entrevista, diário de campo e observação simples. O Hospital Municipal Miguel Couto propiciou espaços e cenário de encontros entre alunos, professores, preceptores e pesquisador para o "fazer juntos". Quanto aos aspectos éticos, este estudo deriva de um "projeto guarda-chuva", de pesquisa financiada pelo CNPq, que avalia o impacto das politicas Pró e PET-Saúde, ativada por um coletivo de pesquisadores, sendo a UFF a instituição proponente e a UFRJ a desenvolvedora do projeto PET-Saúde/RUE-UFRJ. O mapeamento das trilhas de formação, traçado sem pretensões analíticas, identifica redes de encontros pouco exploradas como estratégias de ensino-aprendizagem no ensino tradicional. É possivel dizer que, em espaços mais próximos dos múltiplos e complexos problemas da vida dos usuários e equipes do serviço, o aprendiz tem como oferta ao seu itinerário formativo novas aberturas para uma formação profissional que também pode se dar na dimensão sensível do ato de ensinar, aprender, conhecer e produzir conhecimento, de modo que a experiência seja tomada na interface com a prática pedagógica

This study tells a story of health work vocational training, focusing on government policies Pro-health and PET-Health, and highlights the dynamic aspect of the relationships present in the teaching and learning of a health profession. It started from the assumption that health work represents an authentic learning space, and whose everyday situations act as an educational source. This study aimed to map the ways of teaching and learning used by participants, students, teachers and preceptors, linked to an edition of the PET-Health program. The theoretical framework is anchored in the concepts of narrative and experience of Walter Benjamin who defends the existing educational and therapeutic character in every narrative experience as a production mode of the self and the other in the world. In the context of the vocational training reorientation, it is possible to note the movement of discursive practices instituted in education and health services, stating the mismatch between training and the health needs of the Sistema Único de Saúde (SUS) (Unified Health Service); and disarticulation between teaching and service. Faced with this problem, the following question was raised: How do the teaching and learning modes employed by the PetHealth group contribute to induce changes in the practices of professionals in the service and move towards transforming the teaching professions in the health sector to work in the SUS? To grasp the training experiences of participants/narrators, we followed the method of qualitative research, using the conversational narrative resources mediated by interviewing techniques, field diary and simple observation. The Municipal Hospital Miguel Couto arranged spaces and scenarios for meetings between students, teachers, tutors and researcher for the "doing together". As for the ethical aspects, this study derives from an "umbrella project", research funded by CNPq, which assesses the impact of Pro and PET-Health policies, activated by a group of researchers, in which the Universidade Federal Fluminense (UFF) (Fluminense Federal University) was the proposing institution and UFRJ was the developer of PETHealth project/RUE-UFRJ. The mapping of training tracks, which was drawn without analytical pretensions, identifies meeting networks little explored as teaching and learning strategies in traditional teaching. It is possible to say that in nearby areas of the multiple and complex problems of life of users and teams of service, the apprentice has as an offer to its formation process new openings for vocational training which can also be given in the sensitive dimension of the act of teaching , learning, knowing and producing knowledge, so that the experience is taken at the interface with the pedagogical practice
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, S237; D 614


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Id: biblio-905216
Autor: Madruga, Mikaela Dantas Dias; Vieira, Kay Francis Leal; Almeida, Sandra Aparecida de.
Título: Fatores de vulnerabilidade dos idosos ao HIV/AIDS: uma revisão integrativa / Factors of vulnerability of the elderly to HIV / AIDS: an integrative review
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):12-18, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Em se tratando de medidas preventivas contra o HIV/AIDS, os idosos afirmaram ter o preservativo como principal forma de prevenção da doença, entretanto, apesar de citarem a importância do mesmo, as mulheres idosas não o utilizam nas suas relações sexuais. Sugerem-se, portanto, para tentar auxiliar na melhoria desse quadro, ações de promoção à saúde da pessoa idosa que levem em consideração os fatores culturais, crenças e valores que influenciam as tomadas de decisões e atitudes. Devendo-se, também, enaltecer a participação de seus 17 companheiros em ações educativas, que sejam capazes de produzir resultados positivos
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-905203
Autor: Montenegro, Pedrita da Cunha Sales Pereira; Silva, Vinicius Zacarias Maldaner da.
Título: Análise das políticas de saúde da pessoa idosa no Brasil e no Distrito Federal / Analysis of health policies of the elderly in Brazil and the Federal District
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):3-8, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Comparando as normas com o que é descrito na literatura sobre o atendimento nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), verifica-se que há um lapso entre o que é preconizado e o que já foi, de fato, incorporado à prática. Ainda existem muitos desafios para e melhorar o atendimento à população idosa no SUS, sobretudo por serem necessários maiores investimentos em recursos materiais e humanos, capacitações adequadas e a necessidade de otimização do uso do dinheiro público. O mestrado profissional desponta como uma excelente proposta para possibilitar essa prática, pois ao mesmo tempo em que amplia o olhar crítico sobre a situação, permite a construção de projetos para a melhoria do atendimento e qualificação dos profissionais e do SUS e do processo de trabalho nas unidades
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1



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