Base de dados : BDENF
Pesquisa : SP1.001 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 107 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Longo]

página 1 de 11 ir para página                         

  1 / 107 BDENF  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 30316
Autor: Silva, Verônica Caé da; Silva, Adriana Ferreira da; Motta, Ana Maria Oliveira Rodrigues da; Silva, Daniela Mansano da; Santos, Claudia Regina Gonçalves Couto dos.
Título: Saúde do adolescente: percepção de seus responsáveis legais / Adolescent’s health: perception of their guardians
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;5(2):257-265, Mar-Abr 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar a compreensão dos responsáveis legais por adolescentes acerca do cuidado de saúde nesta fase davida. Método: estudo descritivo, quantitativo, realizado em uma Universidade do Rio de Janeiro, cuja amostragem foicomposta por 75 alunos do primeiro ano do curso de graduação em enfermagem, responsáveis legais por adolescentes. Osdados foram coletados através de questionário após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO (nº deprotocolo 0027.0.317.000-10) e analisados por meio estatístico. Resultados: a maioria dos responsáveis entrevistadosforam mães (84%), entre 35 e 49 anos (32%), de adolescentes do sexo masculino (53%), emergindo a adolescência préviacom 44,4% e adolescência tardia com 53,7%. 52% desconhecem a necessidade do acompanhamento anual dosadolescentes, pois, só procuram o serviço em caso de adoecimento; 68% não souberam citar as vacinas recomendadas; 77%não conhecem programas específicos; 27% acreditam que o adolescente pode ser atendido sem acompanhante.Conclusão: os profissionais de saúde devem reconhecer os responsáveis como parceiros, traçando estratégias cada vezmais adequadas, que possibilite o esclarecimento de dúvidas e a construção do máximo de autonomia, para que possam sesentir seguros no cuidado da saúde dos adolescentes.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  2 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 30252
Autor: Barros, Wilma Lilian Lima; Costa, Edileusa; Boeckmann, Lara Mabelle Milfont; Reis, Paula Elaine Diniz dos; Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; Funghetto, Silvana Schwerz.
Título: Parto humanizado: uma realidade na casa de parto? / Humanizing delivery: a reality in a birth center?
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;5(1):67-74, jan.-fev. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção das puérperas sobre a assistência desenvolvida na Casa de Parto de São Sebastião doDistrito Federal. Metodologia: trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, com dez mulheresque vivenciaram o parto e puerpério na Casa de Parto após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética emPesquisa da Secretaria de Estado em Saúde do Distrito Federal com parecer nº 264/2007. Resultados: as categoriastemáticas encontradas foram: Assistência no pré-natal, Assistência no processo de parturição e Assistência no puerpério.Nas análises das falas das puérperas foi referido ações referentes à humanização da assistência no momento da parturiçãoe puerpério, contudo as mesmas relataram escassez de orientações e informações no Pré-natal que julgaram serimportantes para vivenciar o parto e puerpério com segurança. Conclusão: o presente estudo evidenciou que o trabalhodesenvolvido na instituição corresponde a uma assistência humanizada às parturientes que são acolhidas na Casa de PartoSão Sebastião. Tais procedimentos utilizados estão em sintonia com as recomendações da Organização Mundial de saúde, oque foi constatado nos depoimentos colhidos das puérperas participantes do estudo.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  3 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 30232
Autor: Sena, Luciana Batalha; Sardinha, Ana Hélia de Lima; Mesquita, Leonel Lucas Smith de; Sousa Neto, Raimundo de Assunção; Silva, Clarissa Galvão da; Chaves, Rodson Glauber Ribeiro.
Título: Conhecimento do enfermeiro sobre políticas de saúde da pessoa idosa / Knowledge of nurses on health policies for the elderly person
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;10(3 Suplementar):1459-1465, abr. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever o conhecimento dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família sobre as políticas e apromoção de saúde do idoso. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizadoem cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís/MA, entre os meses de maio e setembro de 2013, quetinham equipes de Estratégia Saúde da Família ativas e que atendiam um grande número de idosos, segundodados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). A produção de dados foi realizada a partirentrevistas semiestruturadas. Em seguida, foram transcritas e analisadas pela Técnica Análise temática deconteúdo. Resultados: após a análise dos discursos, emergiram duas categorias: Políticas públicas voltadaspara os idosos e Assistência de Enfermagem aos Idosos. Conclusão: há necessidade qualificação dosprofissionais da estratégia para prestarem a assistência integral ao idoso.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  4 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 30086
Autor: Vendruscolo, Carine; Trindade, Leticia de Lima; Rodrigues, Otília Cristina Coelho; Adamy, Édlamar Kátia; Brum, Maria Luiza Bevilaqua.
Título: Introdutório para equipes de saúde da família: contribuições para o fortalecimento da atenção básica / Introductory to family health teams: contributions to the strengthening of primary care
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;10(9):3393-3400, set. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar as contribuições do Curso Introdutório para ampliação do conhecimento acerca daPolítica de Atenção Básica. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, com 251profissionais da Atenção Básica. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões abertas efechadas, antes e após o Curso e analisados com auxílio do software SPSS, posteriormente à aprovação doprojeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo 142.1712-10. Resultados: os resultados evidenciam afeminilização das equipes e crença dos profissionais na Estratégia como propulsora de mudanças no cenário daAtenção Básica; conhecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde e da Portaria 648/2006; domíniolimitado do Sistema de Informação e dos instrumentos de avaliação das equipes. Conclusão: o Cursofavoreceu o processo de trabalho, repercutiu na qualidade da atenção e contribui para o fortalecimento daspolíticas de saúde.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  5 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 29699
Autor: Moreira, Wanderson Carneiro; Damasceno, Carolinne Kilcia Carvalho Sena; Vieira, Samara Karine Sena Fernandes; Campêlo, Thaís Portela Teixeira; Campêlo, Diego Sousa; Alencar, Delmo de Carvalho.
Título: Análise sobre as políticas públicas de enfrentamento a violência contra o idoso / Assessment of the public policies to cope with violence against the elderly
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;10(4):1324-1331, abr. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: refletir sobre as políticas públicas de enfrentamento a violência contra o idoso no Brasil. Método:estudo descritivo de cunho teórico-reflexivo, com prévia revisão da literatura especializada na temática. Asinformações foram analisadas possibilitando com que emergissem como pontos norteadores de reflexão, doiseixos temáticos: Epidemiologia da violência contra a pessoa idosa e Políticas públicas de enfrentamento aviolência contra idosos no Brasil. Resultados: evidencia-se que o Brasil, atualmente possui suficientesrecursos legais para o enfrentamento da violência contra o idoso. Contudo, apenas a produção deinstrumentos legais não é suficiente para mudar a situação de violência a que está submetida a populaçãoidosa no país. Conclusão: a violência contra pessoa idosa constitui, portanto, uma violação dos DireitosHumanos e requer ações estratégicas por parte do poder público e da sociedade, tanto no âmbito daprevenção quanto do enfrentamento, a fim de resgatar e garantir a dignidade desse segmento.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


  6 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 29454
Autor: Bustorff, Leila Alcina Correia Vaz.
Título: O conceito de gênero nas políticas públicas que orientam atenção à saúde da mulher: revisão integrativa da literatura / The concept of gender in public policies that direct attention to women's health: an integrative literature review.
Fonte: João Pessoa; s.n; 2010. 167 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Pretendeu-se analisar através dessa revisão integrativa da literatura os conceitos de gênero nas políticas de atenção a saúde da mulher, publicadas pelo Ministério da Saúde, no período de 1980 a 2000. A questão da abordagem do conceito de gênero nas políticas públicas para as mulheres redimensiona o modo de conceber mulheres e homens, suas relações sociais, familiares e conjugais, com repercussões no entendimento das questões de saúde, da rede de serviços e da atenção à saúde propriamente dita. Os documentos foram selecionados através de consultas a materiais disponibilizados pela base de dados do Ministério da Saúde. A escolha dos documentos deu-se mediante critérios de inclusão e exclusão. Após sua aplicação a amostra foi composta por 93 materiais oficiais da área da Saúde da Mulher publicados pelo Ministério da Saúde, no período de 1980 a 2000 e categorizados numa tabela em ordem cronológica. Os dados coletados vinculados ao tema e as estratégias de análises foram coletados mediante um formulário impresso previamente elaborado e os dados analisados quanti e qualitativamente. Os resultados apontaram na análise quantitativa que do total da amostra, 16 (17,2%) foram publicados na década de 1980, 18 (19,35%) na década de 1990 e 59 (63,45%) na década de 2000. A distribuição dos materiais nas três décadas, segundo abordagem do conceito de gênero, foram, respectivamente, 09 (representando 9,67% do total da amostra) na década de 1980, 12 (12,90%) na década de 1990, e 41 (44,08%) na década de 2000, totalizando 66,65% da amostra total. Observa-se, a partir destes resultados, uma tendência ascendente quanto à abordagem do conceito de gênero nas publicações oficiais voltadas à saúde da mulher, nas últimas três décadas.(AU)

It was intended to look trough this integrative literature review the concepts of gender in policy attention to women´s health, published by the /ministry of Health, from 1980 to 2000. The question of approach to the concept of gender in public policies for women resizes the way of conceiving women and men, their social relationships, family and marital, with repercussions on the understanding of health issues, network services and proper health care said. The documents were selected by consulting materials available from the database of the Ministry of Health The choice of documents took place through the inclusion and exclusion criteria. After its application to sample consisted of 93 official materials of the area of Women's Health published by the Ministry of Health, from 1980 to 2000 and categorized in a table in chronological order. The data collected related to the issue and strategies for analysis were collected through a pre-printed form prepared and data were analyzed quantitatively and qualitatively. The results showed that quantitative analysis of the total sample, 16 (17.2%) were published in the 1980s, 18 (19.35%) in the 1990s and 59 (63.45%) in the 2000s. The distribution of materials in three decades, addressing the second concept of gender, were respectively 09 (representing 9.67% of total sample) in the 1980s, 12 (12.90%) in the 1990s, and 41 (44.08%) in the 2000s, totaling 66.65% of the total sample. It is observed from these results, an upward trend on the approach of the concept of gender in official publications focused on women's health for three decades.(AU)
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central
BR8.1; 616-083(043), B982c


  7 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 29135
Autor: Penna, Claudia Maria Mattos; Brito, Maria José Menezes; Porto, Fernanda.
Título: Equidade e resolutividade: da teoria à construção no cotidiano de profissionais de Saúde: um estudo compreensivo / Equidad y resolutividad: de la teoría a la construcción en el cotidiano de los profesionales de Salud: un estudio comprensivo / Equity and Resolution: of theory to construction in the daily of Health professionals: a comprehensive study
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(3), 2007.
Idioma: pt.
Resumo: It is a qualitative study, based on the comprehensive sociology that aimed to understand the health workers' conceptions on fairness and resolutivity and how those principles are inserted in their daily practices. Interviews were accomplished with 16 health professionals from the Basic Units of Belo Horizonte-MG. The data were analyzed and structured in three categories: 1) Fairness: the attention to the health founded in the differences; 2) Resolutivity: small answers making the difference; and 3) Family's Health Program as reinvention of the health care: reality or utopia? The conceptions of fairness go from the access subject, right to the service, but it should also be recognized the social differences. The data show that the professionals look for solutions for the problems and users' needs, and they believe that the resolutivity should happen starting from an interdisciplinary practice. It is noticed that the strategy of the family health is a process in construction, stuffed with contradictions, because the learning of a differentiated way of attending is happening in the daily routines of the services, without a previous preparation, however they are learning in that daily practice to make the "health of the population" happen.(AU)

Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na sociologia compreensiva que teve como objetivo compreender as concepções dos trabalhadores de saúde sobre equidade e resolutividade e como esses princípios se inserem em suas práticas cotidianas. Foram realizadas entrevistas com 16 profissionais de saúde inseridos em Unidades Básicas do município de Belo Horizonte-MG. Os dados foram analisados e organizados em três categorias: 1) Equidade: a atenção à saúde fundada nas diferenças; 2) Resolutividade: pequenas respostas fazendo a diferença; e 3) PSF como reinvenção do cuidado à saúde: realidade ou utopia? As concepções de equidade vão desde a questão do acesso, direito ao atendimento, mas devem-se reconhecer também as diferenças sociais. Os dados mostram que os profissionais buscam soluções para os problemas e necessidades dos usuários e acreditam que a resolutividade deve acontecer a partir de uma prática interdisciplinar. Nota-se que a estratégia da saúde da família é um processo em construção, repleta de contradições, pois o aprendizado de uma forma diferenciada de assistir está ocorrendo no cotidiano dos serviços, sem uma preparação prévia, porém eles estão aprendendo na prática diária fazer acontecer a “saúde da população”.(AU)

Se trata de un estudio cualitativo, basado en la sociología comprensiva que tuvo por objetivo entender las concepciones de los trabajadores de salud sobre equidad y resolutividad y cómo esos principios están inseridos en sus prácticas cotidianas. Se realizaron entrevistas con 16 profesionales de salud de las Unidades Básicas del municipio de Belo Horizonte-MG. Los datos fueron analizados y organizados en tres categorías: 1) Equidad: la atención a la salud fundada en las diferencias; 2) Resolutividad: pequeñas respuestas que hacen la diferencia; y 3) Programa de Salud de la Familia como reinvención del cuidado de la salud: ¿realidad o utopía? Las concepciones de equidad van del asunto de acceso, directo a la atención, pero también debe reconocerse las diferencias sociales. Los datos muestran que los profesionales buscan las soluciones para los problemas y las necesidades de los usuarios, y ellos creen que la resolutividad debe acontecer empezando con una práctica interdisciplinaria. Se nota que la estrategia de salud de la familia es un proceso en construcción, pleno de contradicciones, puesto que el aprendizaje de una manera diferenciada de asistir está aconteciendo en el cotidiano de los servicios, sin una preparación precedente, que sin embargo ellos están aprendiendo en la práctica diaria a hacer que la “salud de la población” acontezca.(AU)
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem
BR1342.1


  8 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 28405
Autor: Figueiredo, Eluana Borges Leitão de; Gouvêa, Mônica Villela; Cortez, Elaine Antunes.
Título: Permanent education in health - from political conception to micropolitical practice: a descriptive study
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);12(suplementar), out. 2013.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Aims: To analyze the strategies of permanent education in health (EPS, in Portuguese) taking into account the Brazilian National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS, in Portuguese) and micropolitical construction; to understand the situation of EPS management and other health practices, to identify the predominant educational concept and its directions; to describe the strengths and the limitations associated with incorporating the EPS actions in the work routines in healthcare; to correlate the concept of EPS in PNEPS in terms of practical organization. Method: This is a descriptive and exploratory study using a qualitative approach, to be performed through the analysis of EPS processes within the municipal spectrum. The data will be collected through an analysis of official documents and semi-structured interviews with managers/other professionals responsible for the processes of education in the region, and with professionals who have already participated in the activities of the Family Health Strategy. The probable period for collecting the data will be from October 2013 to December 2013...(AU)
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem


  9 / 107 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 28404
Autor: Abrahão, Ana Lúcia; Santos, Nereida Lucia Palko; Freitas, Silvia Eliza Almeida Pereira de; Miranda, Elaine Silva; Fernandez, Veronica Silva; Chagas, Magda Souza.
Título: Health education policy: evaluative study of Pró-Saúde and PET-Saúde
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);12(suplementar), out. 2013.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Aim: Evaluate the potentiality of Pró-Saúde and PET-Saúde proposals to provide an interdisciplinary and integral network education, from the micro policy of live work considering the complexity of the education/service process, developed from tutorial groups. The proposals to be investigated are the ones related to Fluminense Federal University, Rio de Janeiro Federal University and Campinas State University. Method: evaluative research, in which the data will be gathered through: documentation, simple observation, semi structured interview, focal group with actors from teaching institutions, managers, students, users and health care professionals; and crossed self-confrontation, within the period from December 2013 and August 2014. The data will be treated through the analysis of the speeches. Results: Instrument of pedagogical practices in service evaluation with emphasis in the integrality of attention considering the local/regional context in which the research was done...(AU)
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem


  10 / 107 BDENF  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: 28290
Autor: Carvalho, Simone Regina; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Santos, Raionara Cristina Araújo; Pessoa Júnior, João Mário; Belmiro, Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário; Moura, Izabella Bezerra de Lima.
Título: Crack: da problemática individual às políticas de enfrentamento / Crack: From Individual Issues To Confronting Policies
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;10(2):657-663, fev. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo:analisar o fenômeno do uso e abuso do crack de maneira contextual enfocando desde a problemática do usoindividual às políticas de enfrentamento do consumo no Brasil. Método:ensaio teórico, utilizando-se o referencial de análise de Hinds, Chaves e Cypress. Resultados:os quatro contextos abordados foram: a problemática do crack, os fatores de risco e de proteção ao seu uso, a visão social desse fenômeno e, por fim, as políticas de enfrentamento ao crack no Brasil. Conclusão:a atual situação e complexidade que envolve os usuários de crack ressalta a necessidade de se repensar, de forma urgente, estratégias para o enfrentamento do problema. Uma possívelsolução aponta para a atenção integral ao usuário, envolvendo o próprio indivíduo, sua família e a sociedade na qual ele se insere. (AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt



página 1 de 11 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde