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Id: biblio-1007320
Autor: Gonçalves, Roberta Lima.
Título: O prescrito e o cotidiano da Rede Cegonha de um município do agreste paraibano / The prescribed and daily life of the Stork Network of a municipality of the Paraiba agreste.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2019. 153 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: No Brasil, a política pública que respalda o cuidado à mulher e a criança até os dois anos de idade é norteado pela Rede Cegonha, que tem proposto mudanças a fim de superar a fragmentação do cuidado e desarticulação das ações de saúde direcionadas a esse grupo. Entretanto, existem lacunas vivenciadas por usuárias, profissionais de saúde e gestores que sinalizam que o arcabouço normativo desta rede temática norteia como seus preceitos devem ser seguidos, mas que o pluralismo das pessoas, da coletividade e as relações que se estabelecem que são definidoras do funcionamento dessa rede temática. O objetivo deste estudo foi compreender o cotidiano da Rede Cegonha de um município do Agreste Paraibano, na perspectiva das usuárias, profissionais de saúde e gestores. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano. Os cenários foram as maternidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campina Grande/PB, que é o segundo município do estado com maior demanda obstétrica, por ser referência regional nesse tipo de atenção. Participaram do estudo os atores sociais envolvidos na Rede Cegonha, sendo 15 usuárias, 31 profissionais de saúde e 13 gestores. Para a coleta de dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas e observação. Posteriormente os dados foram triangulados e em seguida foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, emergindo três categorias empíricas: 1. Cenas cotidianas do cuidado: a Rede Cegonha em construção; 2. (Des)conexões entre os pontos de atenção da Rede Cegonha; 3. O olhar das mulheres, dos profissionais de saúde e dos gestores sobre o cuidado nas maternidades da Rede Cegonha. Os resultados indicam que a Rede Cegonha é (re)construída no cotidiano, nas interações que ocorrem entre os atores sociais envolvidos e, deste modo, apesar dos obstáculos, as usuárias, os profissionais e gestores (re)inventam formas de operacionalizar o cuidado, tanto no contexto sistêmico, quanto no assistencial. Neste sentido, até mesmo nos cenários em que o parto ocorre já há, mesmo que incipiente, a introdução de mudanças para a garantia das boas práticas. Também foi possível apreender as fragilidades da Rede Cegonha. O sistema logístico oferta uma quantidade insuficiente de insumos, medicamentos e também existe uma fragilidade na interação dos pontos de atenção, principalmente pela falta de compreensão dos profissionais da média e alta complexidade do seu papel na rede. Ademais, as maternidades frequentemente estão superlotadas, pois existe uma insuficiência dos leitos obstétricos para atender todos os municípios regionalmente pactuados na Rede Cegonha de Campina Grande/PB. Os relatos de violência obstétrica foram comuns, apesar disso e das dificuldades evidenciadas durante o pré-natal, as mulheres sentiam-se satisfeitas com o atendimento recebido. Conclui-se que o cotidiano é dinâmico e a Rede Cegonha é viva e, por isso, o cuidado se materializa com diversas possibilidades e peculiaridades devido à heterogeneidade de atravessamentos de várias naturezas que estão presentes na socialidade entre os atores sociais. Sugere-se que novos estudos sejam realizados em outros municípios a fim de aprofundar as questões apresentadas e analisadas, visto que a Rede Cegonha é uma estratégia recente do SUS no cuidado às mulheres e seus filhos, necessitando, assim, ampliar as discussões sobre a dinamicidade dos fenômenos sociais que ocorrem no cotidiano.(AU)

In Brazil, the public policy that supports the care of women and children up to two years of age is guided by the Stork Network, which has proposed changes in order to overcome the care fragmentation and disarticulation of health actions directed to this group. However, there are gaps experienced by users, health professionals and managers who signal that the normative framework of this thematic network guides how their precepts should be followed, but that the people pluralism, of the collectivity and the relationships that are established that are defining this thematic network functioning. This study objective was to understand the daily life of the Stork Network of an Agreste Paraibano municipality, from the users, health professionals and managers perspective. This is a Case Study with a qualitative approach based on the Comprehensive Sociology of Everyday Life. The scenarios were the maternities and the Basic Health Units of Campina Grande / PB, which is the second municipality of the state with the highest obstetric demand, being a regional reference in this type of care. The social actors involved in the Stork Network participated in the study, with 15 users, 31 health professionals and 13 managers. For data collection, semi-structured interviews and observation were carried out. Subsequently the data were triangulated and then submitted to the Thematic Content Analysis, emerging three empirical categories:1. Day-to-day care scenes: 1. the Stork Network under construction; 2. Disconnections and connections between the attention points of the Stork Net; 3. The women, health professionals and managers view on care in the maternity hospitals of the Stork Network. The results indicate that the Stork Network is reconstructed / constructed in daily life, in the interactions that occur among the social actors involved, and, in spite of obstacles, users, professionals and managers reinvent / invent ways to operationalize care, both in the systemic and in the care context. In this sense, even in the scenarios in which childbirth occurs, there is already, even if incipient, the introduction of changes to guarantee good practices. It was also possible to apprehend the fragility of the Stork Net. The logistics system offers an insufficient amount of inputs, medicines and there is also a fragility in the interaction of the attention points, mainly due to the lack of understanding of the medium and high complexity professionals of their role in the network. In addition, maternity wards are often overcrowded, as there is an insufficiency of obstetric beds to attend all the municipalities regionally agreed upon in the Stork Network of Campina Grande / PB. The reports of obstetric violence were common, despite this and the difficulties evidenced during prenatal care, the women felt satisfied with the care received. It is concluded that daily life is dynamic and the Stork Network is alive and, therefore, care materializes with several possibilities and peculiarities due to the heterogeneity of crossings of various natures that are present in sociality among social actors. It is suggested that new studies be carried out in other municipalities in order to deepen the issues presented and analyzed, since the Stork Network is a recent Unified Health System strategy in the women and their children care, thus needing to broaden the discussions on the dynamicity of social phenomena that occur in daily life.(AU)
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1; T-WA310, GO PR


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Id: biblio-834085
Autor: Amaral, Isabela Barboza da Silva Tavares.
Título: A consulta do enfermeiro na estratégia de saúde da família na cidade do Rio de Janeiro: um recorte da prática em quatro unidades de atenção básica / The nurse's consultation on the family health strategy in the city of Rio de Janeiro: a practice cut in four basic care units.
Fonte: Niterói; s.n; 2015. 102 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo geral do presente estudo é analisar a consulta do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família em uma determinada área da cidade do Rio de Janeiro, tendo como objetivos específicos: caracterizar o processo de trabalho do Enfermeiro durante a consulta de Enfermagem e descrever as ferramentas envolvidas nesse processo de trabalho. Configura-se em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que tem por campo de pesquisa quatro unidades de atenção básica que trabalham com a Estratégia de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. A técnicas de produção de dados utilizadas foram a observação simples e a entrevista focalizada. O período de coleta de dados foram os meses de abril e maio de 2015.Cada Enfermeiro foi observado por um turno de consultas, e as entrevistas foram aplicadas no mesmo turno. Os dados foram avaliados através da técnica Hermenêuticodialética. A consulta do enfermeiro se caracterizou como meio de construção de um cuidado que abrange família, território e indivíduo, porém, não modificam de forma criativa os modos de abordagem do indivíduo, pois mantém uma reprodução de modelos verticais de atenção à saúde. Apesar de haver explicações das orientações realizadas nos consultórios elas ainda são em algum nível, impositivas e refletem talvez um pouco da herança militar da história da Enfermagem com a presença das falas: "Não pode", "Tem que fazer." Verificou-se que presença do vínculo entre usuário e profissional contribui para uma abordagem diferenciada nas consultas, pois o conhecimento do usuário a quem o cuidado é destinado pode direcionar a personalização do plano de cuidados, entretanto, a qualidade da consulta é prejudicada devido ao número de interrupções que acontecem de forma bastante naturalizada, por usuários e por outros profissionais, na maioria das vezes, com vistas ao atendimento de demandas espontâneas, culminando na sobreposição dos atendimentos e na simultaneidade de ações. Questiona-se a legitimidade desse espaço da consulta do enfermeiro, enquanto gerador de um cuidado efetivo, e potencial agente de mudança do modelo assistencial, pois há reprodução de modelo centrado na figura do médico enquanto detentor da clínica. Além disso, o imediatismo enquanto paradigma social do mundo contemporâneo configura o principal pano de fundo onde a estratégia saúde da família acontece de forma viva em ato nas unidades pesquisadas. Porém, em alguns momentos o caráter vivo se sobrepõe à protocolização do atendimento, e neles, consegue-se perceber o acontecimento de encontros "vivos", onde saberes são compartilhados e o indivíduo é posto enquanto centro do plano de cuidados. Conclui-se que é preciso refletir sobre o modo como o enfermeiro tem se permitido deixar ser conduzido em seu processo de trabalho no consultório; por uma "ditadura da modernidade" imediatista, normalizadora, e que castra do enfermeiro e do usuário, a possibilidade de produção de vida nos seus encontros. Reafirma-se que a sobreposição de atendimentos traz graves prejuízos a qualidade do atendimento prestado ao usuário no consultório, e deslegitima o trabalho do enfermeiro

The overall objective of this study is to analyzing the nurse's consultation at the Family Health Strategy in a particular area of the city of Rio de Janeiro, having as main objectives: characterizing the working process of the nurse during the Nursing consultation and describing the tools involved in this work process. Set in a descriptive research of a qualitative approach whose field are four primary health care units that work with the Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro. The data production techniques used were simple observation and focused interview. The data collection periods were the months of April and May 2015. Each nurse was observed by a round of consultations; and the interviews were applied in the same shift. Data were evaluated by Hermeneutic-dialectical technique. The consultation of the nurse was characterized as a means of care that covers family planning and individual; however, does not change creatively the approach modes of the individual, because it keeps a reproduction of vertical models of health care.Although there are explanations about the instructions given in the offices they still are at some level, impositive and reflect perhaps a bit of military heritage of the history of nursing in the presence of the speeches: "It cannot"; "It has to do". It was found that presence of the link between user and professional contributes to a differentiated approach in the consultations because the knowledge of the user to whom the care is intended can direct the personalization of care plan; however, quality of consultation is impaired due to the number of interruptions that happen quite naturalized way, by users and by other professionals, in most cases, in view to meet spontaneous demands, culminating in the overlap of attendances and simultaneous actions. It questions the legitimacy of this nurse's consultation space while generating an effective care, and potential health care change agent of the model of assistance, because there is a model centered on the figure of the doctor as an owner of the clinic. In addition, the immediacy as a social paradigm of the contemporary world sets the main backdrop where the family health strategy happens vividly in action in the surveyed units. However, in some moments, the living character overlaps the protocol of attention, and in them, it can be seen the dating "alive" events, where knowledge is shared and is set the individual's position as a center of the care plan. In conclusion, it must reflect about how the nurse has been allowed to leave be conducted in his work process in the office; by a "dictatorship of modernity" immediacy, normalizing, and which castrates of the nurse and the user the possibility of life production in their meetings. It reaffirms that the overlapping appointments poses danger to the quality of care provided to the user in the office, and delegitimize the work of the nurse
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR 1342.1; D 610.73, A485


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Id: biblio-960698
Autor: Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira; Acioli, Sonia; Mello, Alex Simões de; Dias, Juliana Roza; Pereira, Raphael Dias de Mello.
Título: Projeto Terapêutico Singular: reflexões para a enfermagem em saúde coletiva / Personalized Therapy Plan: reflections for nursing in public health / Proyecto Terapéutico Singular: reflexiones para la enfermería en salud colectiva
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(6):e26309, nov.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: compreender o Projeto Terapêutico Singular (PTS) a partir dos conceitos de sujeito da assistência à saúde, prática profissional, profissional de saúde e processo saúde-doença e discutí-los conforme os achados da literatura científica nacional. Método: pesquisa documental, descritiva, qualitativa, realizada em 2015. Foi direcionada por documentos norteadores do Ministério da Saúde, como base reflexiva para a discussão de bibliografias brasileiras. Desenvolveu-se análise de conteúdo orientada pela perspectiva de sistematização temático-categorial. Resultados: foram identificados dois agrupamentos temáticos, destacando que a compreensão do PTS, pela discussão dos seus elementos constituintes, corrobora a articulação com a enfermagem e sua aplicabilidade no cotidiano da atenção à saúde. Conclusão: o PTS representa uma importante contribuição para a reflexão das práticas de cuidado, pois favorece a articulação entre os diversos saberes existentes e a construção de possíveis espaços de diálogo com as necessidades de saúde dos indivíduos e seus projetos de emancipação.

Objective: to understand the Personalized Therapy Plan (Projeto Terapêutico Singular, PTS) by applying the concepts subject of health care, professional practice, health personnel and health-disease process, and discuss them in view of the findings of Brazilian scientific literature. Method: conducted in 2015, this descriptive, qualitative documentary study was informed by Ministry of Health guideline documents as a basis for reflective discussion of Brazilian bibliographies. Content analysis was applied on the principle of thematic category systemization. Results: two thematic groupings were identified, which underscored that discussing the constituents of PTS leads to an understanding that corroborates its interrelation with nursing and its applicability to healthcare routines. Conclusion: PTS makes an important contribution to thinking about care practices, because it favors coordination among the various existing bodies of expertise, and construction of potential spaces for dialogue with individuals' health needs and plans for empowerment.

Objetivo: comprender el Proyecto Singular Terapéutico Singular (PTS) a partir de los conceptos de sujeto de la asistencia a la salud, la práctica profesional, el profesional de salud y el proceso salud-enfermedad y discutirlos según los hallazgos de la literatura científica nacional. Método: investigación documental, descriptiva, cualitativa, realizada en 2015. Fue guiada siguiéndose los documentos del Ministerio de Salud, como base de reflexión para la discusión de la bibliografía brasileña. Se ha desarrollado el análisis de contenido guiado por la perspectiva de la sistematización temático-regional. Resultados: se han identificado dos agrupaciones temáticas, destacando que la comprensión del PTS, por la discusión de sus elementos constituyentes, corrobora la articulación de la enfermería y su aplicabilidad en la rutina de atención a la salud. Conclusión: PTS representa una importante contribución a la reflexión de las prácticas de cuidado ya que favorece la articulación entre los diversos conocimientos y la construcción de posibles espacios de diálogo con las necesidades de salud de los individuos y sus proyectos de emancipación.
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Silva, Eliete Maria
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Id: biblio-970774
Autor: Pinho, Eloísa Aparecida; Leite, Tânia Maria Coelho; Daólio, Edilaine; Silva, Eliete Maria.
Título: Analisando criticamente a formação de auxiliares e técnicas de enfermagem no Brasil / Nursing aides in Brazil - an analisis of personnel resources training / Analizando criticamente la formación de auxiliares y técnicos de enfermería en Brasil
Fonte: Rev. Paul. Enferm. (Online);29(1/3):117-126, nov. 14, 2018. quadros.
Idioma: pt.
Resumo: Nos processos de globalização identificamos mudanças nos comportamentos e necessidades das populações, bem como, no mundo do trabalho. Nosso objetivo foi refletir, numa perspectiva histórica, sobre a legislação e a necessidade de formação em enfermagem no nível médio no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação de auxiliares e técnicas de enfermagem para a qual realizamos levantamento histórico das legislações pertinentes, textos científicos e discutimos a partir de nossa vivência profissional, desde o início da formação de auxiliares, regulamentada em 1949, até 2009. Concluímos que a formação em nível médio persiste na enfermagem como resposta às necessidades sociais, presentes na estrutura educacional e nos serviços de saúde

In the globalization processes we identify changes in the behaviors and needs of populations as well as in the world of work. Our objective was to refl ect, in a historical perspective, on legislation and nursing's needs for training in the middle level of education in Brazil. It is a theoretical refl ection on the training of nursing auxiliaries and techniques by historical surveys of relevant legislation, scientifi c texts and discussions based on our professional experience, from the beginning of the training of auxiliaries, regulated in 1949, until 2009. We conclude that the middle level training is maintained in nursing as a response to social needs, present in the educational structure and health services

En los procesos de globalización identificamos cambios en los comportamientos y necesidades de las poblaciones, así como en el mundo del trabajo. Nuestro objetivo fue reflexionar, en una perspectiva histórica, sobre la legislación y necesidad de educación en enfermería en el nivel medio. Se trata de una reflexión teórica sobre la formación de auxiliares y técnicas de enfermería por realización de levantamientos históricos de las legislaciones relevantes, textos científicos y discusiones a partir de nuestra vivencia profesional, desde el inicio de la formación de auxiliares, regulada en 1949, hasta 2009. Concluimos que la formación a nivel medio se mantiene en enfermería como respuesta a las necesidades sociales, presentes en la estructura educativa y en los servicios de salud
Responsável: BR30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-970284
Autor: Queiroz, Aline Macêdo de; Florencio, Raíssa Millena Silva; Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Elizabeth; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Amestoy, Simone Coelho.
Título: (In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem / (In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines / (In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e31292, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica divulgada nos SENADEn® sobre a educação/formação em saúde mental após a instituição da Política Nacional de Saúde Mental. Método: estudo descritivo documental; dados coletados nos Anais do SENADEn® no período 2002- 2014. Incluídos os resumos que apresentaram no título pelo menos um dos descritores: saúde mental, enfermagem psiquiátrica e/ ou psiquiatria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Respeitados os direitos autorais e não houve necessidade de submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: dos 21 resumos selecionados, a maioria citou descritores, foram elaborados por três autores e objetivaram relatar experiências do processo ensino/aprendizagem em nível superior. Predominaram estudos da Região Sudeste, publicados em 2012; e que não apresentaram a temática numa perspectiva transdisciplinar. Conclusão: constatou-se a invisibilidade da temática nos Anais, o que não se coaduna com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde e com a necessidade de consolidar a educação/formação em enfermagem em saúde mental no paradigma da atenção psicossocial.

Objective: to examine the scientific production divulged at the SENADEn® on mental health education and training after introduction of Brazil's National Mental Health Policy. Method: in this descriptive documentary study, data were collected from the SENADEn® Annals for the period 2002-2014. Abstracts were included when the title contained one of the descriptors: mental health, psychiatric nursing and/or psychiatry. Thematic content analysis was used. Copyright was respected and research ethics committee approval was unnecessary. Results: of the 21 abstracts selected, most cited descriptors, were drafted by three authors, and reported experiences from the higher education teaching and learning process. The studies were predominantly from Brazil's Southeast Region; published in 2012; and did not address the subject from a transdisciplinary perspective. Conclusion: the subject was found to be invisible in the Annals, which is incompatible with the Ministry of Health agenda priorities and with the need to establish education and training in mental health nursing in line with the psychosocial care paradigm.

Objetivo: analizar la producción científica divulgada en los SENADEn® sobre la educación/formación en salud mental después de la institución de la Política Nacional de Salud Mental. Método: estudio descriptivo documental; datos recolectados en los Anales del SENADEn® en el período 2002-2014; se incluyen los resúmenes que presentaron en el título por lo menos uno de los descriptores: salud mental, enfermería psiquiátrica y/o psiquiatría. Se utilizó el análisis de contenido temático. Se han respetado los derechos de autor y no hubo necesidad de someterlo al Comité de Ética en Investigación. Resultados: de los 21 resúmenes seleccionados, la mayoría mencionó descriptores. Fueron elaborados por tres autores y objetivaron relatar experiencias del proceso enseñanza/ aprendizaje en nivel superior. Predominaron estudios de la Región Sudeste; publicados en 2012 y que no presentaron la temática desde una perspectiva transdisciplinaria. Conclusión: se constató la invisibilidad de la temática en los Anales, lo que no coincide con la agenda de prioridades del Ministerio de Salud y con la necesidad de consolidar la educación / formación en enfermería en salud mental en el paradigma de la atención psicosocial.
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Id: biblio-999883
Autor: Silva, Kênia Lara; Castro, Edna Aparecida Barbosa; Toledo, Sandra Trindade; Ribeiro, Jurema Luiz; Ribeiro, Andréia Devislane.
Título: Trajetória política da atenção domiciliar em Minas Gerais / Political pathway of home health care in Minas Gerais
Fonte: REME rev. min. enferm;23:e-1155, jan.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A atenção domiciliar vem sendo ressignificada no contexto das políticas públicas de saúde brasileiras, ancorando-se em um novo modo de conceber e ofertar o cuidado. A trajetória política, jurídica e ideológica da oferta da atenção domiciliar no país tem instigado a realização de estudos. Analisou-se a trajetória política de implantação e implementação da atenção domiciliar no estado de Minas Gerais, Brasil, discutindo os movimentos provocados pela regulamentação da Política Nacional de Atenção Domiciliar publicada no país em 2011. Pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em 19 serviços de atenção domiciliar ofertados em Minas Gerais, que respeitou os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos. Os dados foram obtidos de entrevista com 22 coordenadores/gestores de serviços e três informantes-chave, e foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados estão organizados em duas categorias: a configuração política da atenção domiciliar; a trajetória de implantação da oferta da atenção domiciliar em Minas Gerais e efeitos da política. Os achados mostram a conformação política da AD no país a partir das normativas federais; e a expansão dos serviços no estado impulsionada pela indução financeira da política nacional. Concluiu-se que a atenção domiciliar é alternativa assistencial que acolhe as demandas dos "velhos" serviços, mas, ao mesmo tempo, ela tem contribuído com avanços na integralidade do cuidado e reestruturação produtiva do trabalho em saúde.(AU)

Home care has been reinterpreted in the context of Brazilian public health policies, anchored in a new way of conceiving and offering care. The political, juridical and ideological trajectory of the home care offer in the country has instigated studies. It was analyzed the political trajectory of the implementation of Home Care in the state of Minas Gerais, Brazil, discussing the movements evoked by the regulation of the National Policy of Home Care published in the country in 2011. Descriptive-exploratory research, with a qualitative approach, carried out in 19 Home Care Services offered in Minas Gerais, which respected the ethical aspects of research with human beings. The data were obtained from an interview with 22 coordinators/service managers and 03 key informants, and were submitted to the Thematic Content Analysis. The results are organized into two categories: the political configuration of Home Care; the path of implementation of the provision of Home Care in Minas Gerais and effects of the Policy. The findings point to the political configuration of HC in the country, based on federal regulations; and the expansion of services in the state driven by the financial induction of the National Policy. It is concluded that home care is an alternative care that welcomes the demands of the "old" services, but at the same time, it has contributed to advances in the comprehensive care provision and productive restructuring of the health work.(AU)

La atención domiciliaria asume nuevos significados dentro del contexto de las políticas públicas de salud brasileñas, basada en una manera nueva de pensar y ofrecer cuidados. La trayectoria política, jurídica e ideológica de la oferta de la atención domiciliaria en el país ha fomentado la realización de estudios. Se analizó la trayectoria política de implantación e implementación de la atención domiciliaria en el estado de Minas Gerais, Brasil, y se discuten los movimientos provocados por la reglamentación de la Política Nacional de Atención Domiciliaria publicada en 2011. Investigación exploratoria, descriptiva, de enfoque cualitativo, llevada a cabo en 19 servicios de atención domiciliaria de Minas Gerais, que respetó los aspectos éticos de la investigación con seres humanos. Los datos se recogieron en entrevistas a 22 coordinadores / gestores de servicios y 3 informantes clave y se analizaron según el contenido temático. Los resultados se organizaron en dos categorías: configuración política de la atención domiciliaria, trayectoria de implantación de la oferta de la atención domiciliaria en Minas Gerais y efectos de la política. Los hallazgos muestran la configuración política de la AD en el país a partir de las regulaciones federales y la expansión de los servicios en el estado impulsada por la inducción financiera de la política nacional. Se concluye que la atención domiciliaria es una alternativa asistencial que incluye las demandas de los "antiguos" servicios y que contribuye a los avances en la integralidad de la atención y en la reestructuración productiva del trabajo en salud.(AU)
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-948026
Autor: Lopes, Maria Tereza Soares Rezende; Labegalini, Célia Maria Gomes; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Título: Educar para humanizar: o papel transformador da educação permanente na humanização da atenção básica / Educating to humanize: the transformer role of permanent education in the primary care humanization / Educar para humanizar: el papel transformador de la educación permanente en la humanización de la atención primaria
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e26278], jan.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: elaborar os preceitos teóricos das práticas de Educação Permanente em Saúde para a implantação e utilização dos dispositivos da Política Nacional de Humanização na atenção básica brasileira. Método: revisão realista da literatura do período de 2003 a 2016, norteada pela questão de estudo: Quais as práticas de Educação Permanente em Saúde têm sido utilizadas para a implantação e organização dos dispositivos da Política Nacional de Humanização no âmbito da atenção básica? Resultados: metodologias ativas de aprendizagem e grupalidade foram intervenções educativas relevantes para implantação e utilização dos dispositivos de humanização. A partir dessa evidência, foram identificadas duas teorias que explicitam os processos de educação permanente na atenção básica para a implantação e utilização destes dispositivos. Conclusão: as práticas de Educação Permanente são importantes para a implantação e organização dos referidos dispositivos na atenção básica e os preceitos teóricos elaborados podem tornar os trabalhadores da atenção básica permeáveis à sua implantação e facilitar esse processo.

Objective: to develop the theoretical principles of continuing education in health practices for deployment and use of the provisions of Brazil's National Humanization Policy in primary care. Method: realistic review of literature from 2003 to 2016, guided by the study question: what continuing health education practices have been used to deploy and organize National Humanization Policy provisions in the primary care context? Results: active learning methodologies and grouping were significant educational interventions used to deploy and use humanization provisions. On this evidence, two theories were identified to explain continuing education processes applied in primary care to deploy and use these provisions. Conclusion: continuing education practices are important to deploy and organize these provisions in primary care, and the theoretical principles developed can make primary health care workers receptive to their introduction, and facilitate this process.

Objetivo: desarrollar los preceptos teóricos de la Educación Permanente en Salud para la implementación y uso de los dispositivos de la Política Nacional de Humanización en la atención básica brasileña. Método: revisión realista de literatura de 2003 a 2016, guiada por la cuestión de estudio: ¿Qué prácticas de Educación Permanente en Salud se han utilizado para la implementación y organización de los dispositivos de la Política Nacional de Humanización en el contexto de la atención primaria? Resultados: metodologías de aprendizaje y grupalidad fueron intervenciones educativas pertinentes para la implementación y uso de los dispositivos de humanización. Desde esta evidencia, se identificaron dos teorías que explican los procesos de educación permanente en la atención básica para la implementación y uso de estos dispositivos. Conclusión: las prácticas de Educación Permanente son importantes para la organización y la implementación de estos dispositivos en la atención básica y los preceptos teóricos elaborados pueden volver a los trabajadores de atención básica permeables para su implementación y así facilitar este proceso.
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Id: biblio-998974
Autor: Alves, Maria Julia; Araújo, Heloísa Pimenta Arruda; Costa, Luciana Aparecida Silva; Marques, Maria Carolina de Souza; Alencar, Rúbia de Aguiar.
Título: Ação interdisciplinar de promoção à saúde no programa escola da família: relato de experiência de residentes do programa multidisciplinar em saúde da família / Interdisciplinary action on health promotion in the school of family program: experience report of residents in the multidisciplinary program in family health / Acción interdisciplinar de promoción a la salud en el programa escuela de la familia: relato de experiencia de estudiantes posgraduados del programa multidisciplinar en salud de la familia
Fonte: Nursing (Säo Paulo);22(252):2875-2877, maio.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Relato da experiência vivenciada por alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família a partir da participação no Programa Escola da Família. Método: Relato que mostra os resultados da prática de propostas interdisciplinares para os participantes do Programa Escola da Família em uma região periférica de uma cidade do interior paulista. Resultado: A participação de uma equipe multidisciplinar teve impacto positivo no programa, uma vez que a diversidade de profissões permitiu uma abordagem mais ampla. A participação no programa, além de proporcionar uma experiência intersetorial, nos levou a articular ações, unir os profissionais da residência e os profissionais da educação e suas diferentes experiências e conhecimentos. Conclusão: A participação de pós-graduandos multiprofissionais em Saúde da Família gera interação com a comunidade, aumentando sua relação com a unidade de saúde, aproximando crianças e adolescentes e promovendo a autonomia da atenção à saúde em geral. A prática interdisciplinar é necessária para enriquecer as atividades propostas.(AU)

Report the experience lived by multiprofessional postgraduated students in Family Health from the participation in the School's Family Program. Method: A report that shows results from the practice of interdisciplinary proposals for participants of the School's Family Program in a peripheral region in a countryside city of São Paulo. Result: The participation of a multidisciplinary team had a positive impact on the program, since the diversity of professions allowed a broad approach. The practice in the program besides providing an intersectoral experience brought us to link actions, uniting multiprofessional students and educational professionals and its different experiences and knowledge. Conclusion: The participation of the multiprofessional team in Family Health generates interaction with the community, increasing their link with the health unit, approaching children and teenagers and promotes the autonomy of health care as a whole. Interdisciplinary practice is necessary to highlight the proposed activities.

Informe la experiencia vivida por estudiantes posgraduados multiprofesionales en Salud de la Familia a partir de la participación en el Programa de la Escuela de la Familia. Método: Un informe que muestra los resultados de la práctica de propuestas interdisciplinarias para los participantes del Programa de la Escuela de la Familia en una región periférica de una ciudad del interior de São Paulo. Resultado: La participación de un equipo multidisciplinario tuvo un impacto positivo en el programa, ya que la diversidad de profesiones permitió un enfoque amplio. La práctica en el programa, además de proporcionar una experiencia intersectorial, nos llevó a vincular acciones, unir a estudiantes de postgrado multiprofesionales y profesionales de la educación y sus diferentes experiencias y conocimientos. Conclusión: La participación de los estudiantes de postgrado multiprofesional en Salud Familiar genera interacción con la comunidad, incrementando su vinculación con la unidad de salud, acercándose a niños y adolescentes y promoviendo la autonomía de la atención de la salud en general. La práctica interdisciplinaria es necesaria para enriquecer las actividades propuestas.(AU)
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-960704
Autor: Ferreira, Jaqueline Inácio Correia; Martins, Elizabeth Rose da Costa; Ramos, Raquel Conceição de Almeida; Costa, Cristiane Maria Amorim; Alves, Rafaela Nunes; Lima, Bruna.
Título: Políticas públicas de atenção integral a saúde do homem: desafios para a enfermagem / Comprehensive men's health care policy: challenges for nursing / Políticas públicas de atención integral a la salud del hombre: retos para la enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(6):e7631, nov.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento, as práticas e crenças dos trabalhadores do sexo masculino acerca de sua saúde. Método: estudo descritivo, quantiqualitativo, realizado numa Faculdade de Enfermagem do Rio de Janeiro com 30 homens - alunos e profissionais, docentes e administrativo), submetidos à entrevista semiestruturadas, em outubro de 2013. Resultados: os depoimentos analisados levaram a construção de duas categorias: A Política Pública de Atenção Integral a Saúde do Homem apresentada como ferramenta primordial na promoção da saúde e prevenção de doenças; e a disseminação dessa política, alertando sobre riscos e doenças. Evidenciou-se que os homens ainda assumem o papel de provedor da família e optam por não faltar ao trabalho, mediante uma consulta e possuem desconhecimento da Política Pública de Atenção Integral à Saúde do Homem. Conclusão: é fundamental rever as estratégias motivacionais, visando sensibilizar os homens para as questões de gênero relativas ao autocuidado.

Objective: to assess male workers' health-related knowledge, practices and beliefs. Methods: In this quanti-qualitative, descriptive study at a nursing school in Rio de Janeiro, 30 male students, teachers and administrative staff gave semi-structured interviews in October 2013. Results: transcript analysis led to the construction of two categories: comprehensive men's health care policy presented as a prime tool for health promotion and disease prevention; and spread of this policy, alerting to risks and diseases. It was shown that men still assume the role of provider, and choose not to miss work through a query and are unaware of the comprehensive men's health care policy. Conclusion: it is essential to review motivational strategies to sensitize men to self-care-related gender issues.

Objetivo: evaluar los conocimientos, las prácticas y las creencias de los trabajadores del sexo masculino acerca de su salud. Método: estudio descriptivo, cuantitativo y cualitativo, celebrado en una Escuela de Enfermería de Río de Janeiro junto a 30 hombres - estudiantes y profesionales (profesores y administrativos), sometidos a entrevista semiestructurada en octubre de 2013. Resultados: las declaraciones analizadas llevaron a la construcción de dos categorías: Las Políticas Públicas de Atención Integral a la Salud del Hombre presentada como principal herramienta en la promoción de la salud y prevención de enfermedades; y la difusión de esta Política, advirtiendo sobre los riesgos y las enfermedades. Era evidente que los hombres todavía asumen el papel de proveedor de la familia y optan por no faltar al trabajo, a través de una consulta y desconocen las Políticas Públicas de Atención Integral a la Salud del Hombre. Conclusión: es indispensable revisar las estrategias de motivación, con vistas a sensibilizar a los hombres en cuanto a las cuestiones de género relacionadas con el autocuidado.
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1


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Id: biblio-988407
Autor: Gois, Palmyra Sayonara de; Medeiros, Soraya Maria de; Guimarães, Jacileide.
Título: Neoliberalismo e Programa Saúde da Família: a propósito do trabalho precarizado / Neoliberalism and the Family Health Program: about the precarious work
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;4(3,n.esp):1204-1210, maio-jun 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: relacionar a política financeira vigente e o trabalho precarizado dos trabalhadores da saúde no Programa Saúde da Família. Metodologia: pesquisa bibliográfica sistemática desenvolvida através de pesquisa eletrônica na Base de Dados da Enfermagem (BDENF), a partir dos descritores ­Política financeira‖, ­Programa Saúde da Família‖ e ­Trabalhadores‖ no período de 2006 a 2009. Resultados: estabeleceram-se dois eixos de discussão: Caracterizando o trabalho e a Política Financeira Vigente e Programa Saúde da Família e Precarização do Trabalho. Foram encontrados dois estudos com o descritor ­Política Financeira‖, 117 estudos para ­Programa Saúde da Família‖ e 146 estudos para ­Trabalhadores‖, porém não são direcionados a refletir a temática do estudo. Conclusões: a produção da enfermagem sobre a temática ainda é incipiente. A partir do estudo pode-se afirmar que ainda persiste na força de trabalho do Programa de Saúde da Família questões relacionada ao mundo de trabalho e política financeira vigente, com algum grau de precarização no trabalho e nas formas de inserção, contrato dos profissionais de saúde e condições de trabalho.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt



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