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Id: biblio-964612
Autor: Silva, Maria do Livramento Neves; Queiroz e Silva, Keila; Diniz, Edienne Rosângela Sarmento; Medeiros, Fabíola de Araujo Leite; Freitas, Fabiana Ferraz Queiroga.
Título: Cuidadores familiares: uma categoria em extinção? / Family caregivers: an endangered class?
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;12(1):164-169, 20130101.
Idioma: en; pt.
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central
BR513.1, CCS; 610.73


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Id: biblio-953431
Autor: Alves, Valdecyr Herdy; Padoin, Stela Maris de Mello; Rodrigues, Diego Pereira; Silva, Luana Asturiano da; Branco, Maria Bertilla Lutterbach Riker; Marchiori, Giovanna Rosário Soanno.
Título: Manejo clínico da amamentação: Valoração axiológica sob a ótica da mulher-nutriz / Clinical management of breastfeeding: axiological value from women's perspective
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;20(4):e20160100, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a valoração axiológica da mulher-nutriz quanto ao manejo clínico da amamentação. Métodos: Estudo qualitativo fenomenológico, baseado na Teoria dos Valores de Max Scheler, realizado entre maio e junho de 2014 nos alojamentos conjuntos de dois hospitais universitários em Niterói/RJ e Santa Maria/RS. Participaram vinte nutrizes, sendo os dados organizados, submetidos à técnica de análise compreensiva e interpretados segundo a Teoria dos Valores e as políticas públicas específicas de aleitamento materno. Resultados: Emergiram duas unidades temáticas: O manejo clínico da amamentação e seu valor vital e A rede de saúde como apoio no cuidado à amamentação: um valor utilitário. Conclusão: O manejo da amamentação possibilita cuidados em saúde que extrapolam interesses, intenções e pontos de vista de profissionais e instituição de saúde; questões humanas e existenciais devem ser apreendidas pelas experiências racionais, atreladas àquelas do sentir da nutriz. Essa percepção propicia ressignificar a assistência centrada na mulher, na criança e na família.

Objetivo: Analizar la valoración axiológica de la mujer-nutriz acerca del manejo clínico del amamantamiento. Métodos: Estudio cualitativo fenomenológico, basado en la Teoría de los Valores de Max Scheler, realizado entre mayo y junio de 2014 en los alojamientos conjuntos de dos hospitales universitarios en Niterói/RJ y Santa Maria/RS. Participaron veinte nutrices, siendo los datos organizados, sometidos a la técnica de análisis comprensivo, e interpretados según la Teoría de los Valores y las políticas públicas específicas de la lactancia materna. Resultados: Emergieron dos unidades temáticas: El manejo clínico del amamantamiento y su valor vital y La red de salud como apoyo en el cuidado de la lactancia materna: un valor utilitario. Conclusión: El manejo del amamantamiento posibilita cuidados en la salud que extrapolan los intereses, intenciones y los puntos de vista de los profesionales y de la institución de salud; las cuestiones humanas y existenciales deben aprenderse por las experiencias racionales, unidas a aquellas que son del sentir de la nutriz. Esta percepción propicia dar un nuevo significado al cuidado centralizado en la mujer, el niño y en la familia.

Objective: To analyze the axiological value of nurturing women regarding the clinical management of breastfeeding. Methods: This is a phenomenological qualitative study based on the theory of Max Scheler's values, conducted between May and June 2014 in the joint quarters of two university hospitals in Niterói/RJ and Santa Maria/RS. Twenty nursing mothers participated in the study and The data was organized, subjected to the comprehensive analysis technique and was interpreted according to the value theory and the specific policies of breastfeeding. Results: Two thematic units emerged in the study: breastfeeding clinical management and its vital value and the health network to support breastfeeding care: a utility value. Conclusion: The management of breastfeeding enables a health care that goes beyond the interests, intentions and views of health professionals and institutions; human and existential questions must be seized by rational experiences, linked to those relating to the perception of the nurturer. This perception provides a reframing that is centered in the care provided to women, children and the family.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR442.1


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Id: biblio-916093
Autor: Torres, Jaqueline D'Paula Ribeiro Vieira; Torres, Silvério de Almeida Souza; Vieira, Gedeon D'Paula Ribeiro; Barbosa, Géssica Pereira; Souza, Meriele Santos; Teles, Mariza Alves Barbosa.
Título: O significado da maternidade para adolescentes atendidas na Estratégia de Saúde da Família / The motherhood meanings for adolescents assisted by the family health strategy / El significado de la maternidad para los adolescentes responden en la Estrategia de Salud Familiar
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(4):1008-1013, out.-dez. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Conhecer os significados da maternidade para as adolescentes atendidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Montes Claros-MG/Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram 11 adolescentes mães cadastradas na ESF Santa Rafaela. Resultados: Dentre os motivos que levaram a adolescente à gravidez, destacaram-se o desejo de ser mãe e a não utilização de métodos contraceptivos. Em relação às mudanças ocorridas após o nascimento do filho, as adolescentes revelaram a adoção de novas responsabilidades e o abandono de atividades relacionadas ao lazer, amizades, estudo e trabalho. Quanto aos projetos futuros, as adolescentes mães demonstram preocupações em prover uma boa qualidade de vida aos filhos. Conclusão: Contribui para o incremento da qualidade da assistência à saúde dos adolescentes, na elaboração de programas de intervenção e com outros estudos relacionados à maternidade na adolescência

Objective: to know the meanings of motherhood for the adolescents assisted by the Family Health Strategy, in the municipality of Montes Claros-MG/Brazil. Methods: This is a descriptive study with a qualitative approach, the subjects of which were 11 adolescent mothers enrolled in ESF Santa Rafaela. Results: Among the reasons that led the adolescent to pregnancy, the desire to be a mother and the non-use of contraceptive methods stood out. Regarding the changes that occurred after the birth of the child, the adolescents revealed the adoption of new responsibilities and the abandonment of activities related to leisure, friendship, study and work. As for the future projects, the adolescent mothers demonstrate preoccupations in providing a good quality of life to the children. Conclusion: it contributes to the increase in the quality of adolescent health care, the elaboration of intervention programs and other studies related to teenage motherhood

Objetivo: conocer los significados de la maternidad de las adolescentes que asisten a la Estrategia Salud de la Familia en la ciudad de Claros, Minas Gerais Montes/Brasil. Métodos: Se trata de un estudio cualitativo descriptivo, cuyos sujetos fueron 11 madres adolescentes matriculados en la ESF de Santa Rafaela. Resultados: Entre las razones que llevaron al embarazo en la adolescencia, se destacaron el deseo de ser madre y no usar la anticoncepción. En cuanto a los cambios ocurridos después del nacimiento del niño, adolescente reveló la adopción de nuevas responsabilidades y actividades de abandono relacionados con el ocio, los amigos, el estudio y el trabajo. En cuanto a proyectos futuros, las madres adolescentes demuestran preocupación en proporcionar una buena calidad de vida para los niños. Conclusión: contribuye a mejorar la calidad de la atención de la salud de los adolescentes, el desarrollo de la intervención y otros estudios relacionados con los programas de maternidad adolescente
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-915437
Autor: Angelim, Rebeca Coelho de Moura; Brandão, Brígida Maria Gonçalves de Melo; Oliveira, Denize Cristina de; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Título: Despertar das políticas públicas de combate à AIDS na perspectiva de profissionais de saúde / Public policies awareness toward the AIDS combat under the perspective of health professionals / Despertar de la política pública para combatir el SIDA en salud perspectiva profesional
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(4):913-918, out.-dez. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Identificar el progreso y los fracasos de las políticas públicas en el curso de la epidemia del SIDA en la perspectiva profesional de la salud. Métodos: Se trata de un campo de estudio, de carácter exploratorio, descriptivo y cualitativo, realizado con 46 de nivel técnico profesional de la salud y más alto que trabajaba para servicios de atención especializada en VIH/SIDA o de asesoramiento y pruebas Center. técnica de entrevista semiestructurada siendo analizado por la técnica se utilizó el análisis de contenido léxico. Resultados: Se analizaron desde la identificación del contenido discursivo dos clases que obtuvieron los siguientes nombres: Categoría 1: El tratamiento del VIH/SIDA por medicamentos antirretrovirales; Categoría 2: Las políticas públicas dirigidas a controlar el SIDA, y reveló los cambios en el contexto político y social del SIDA. Conclusión: Se consideró la necesidad de fomentar la realización de las inversiones en campañas dirigidas a la prevención del VIH con frecuencia
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-906207
Autor: Santos, Carla de Gouvêa dos.
Título: Formação pelo trabalho em saúde: narrativas de aprender e ensinar / Training for health work: narratives of learning and teaching.
Fonte: Niterói; s.n; 2016. 109 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo conta uma história de formação profissional pelo trabalho em saúde, com foco nas políticas governamentais Pró-Saúde e PET-Saúde, e recorta o aspecto dinâmico das relações presentes no ensinar e no aprender uma profissão de saúde. Partiu-se do pressuposto de que o trabalho em saúde representa espaço autêntico de aprendizagem, e cujas situações cotidianas atuam como fonte educativa. Objetivou-se mapear os modos de ensinar e aprender utilizados pelos participantes, alunos, professores e preceptores, vinculados a uma edição do programa PET-Saúde. O referencial teórico ancora-se nos conceitos de narrativa e experiência em Walter Benjamin, que defende o caráter pedagógico e terapêutico existente em toda narrativa como modo de produção de experiência de si e do outro no mundo. No contexto da reorientação da formação profissional, percebe-se a circulação de práticas discursivas instituídas nos serviços de educação e saúde, afirmando o descompasso entre a formação e as necessidades de saúde do SUS; e desarticulação entre o ensino e o serviço. Diante de tal problema, indaga-se: Como os modos de ensinar e aprender empregados pelo grupo PET-Saúde contribuem para induzir mudanças nas práticas dos profissionais no serviço e avançar na perspectiva de transformar o ensino das profissões na área da saúde para atuar no SUS? Para apreender as experiências de formação dos participantes/narradores, percorreu-se trilhas metodológicas da pesquisa qualitativa, utilizando os recursos da narrativa de conversação mediados por técnicas de entrevista, diário de campo e observação simples. O Hospital Municipal Miguel Couto propiciou espaços e cenário de encontros entre alunos, professores, preceptores e pesquisador para o "fazer juntos". Quanto aos aspectos éticos, este estudo deriva de um "projeto guarda-chuva", de pesquisa financiada pelo CNPq, que avalia o impacto das politicas Pró e PET-Saúde, ativada por um coletivo de pesquisadores, sendo a UFF a instituição proponente e a UFRJ a desenvolvedora do projeto PET-Saúde/RUE-UFRJ. O mapeamento das trilhas de formação, traçado sem pretensões analíticas, identifica redes de encontros pouco exploradas como estratégias de ensino-aprendizagem no ensino tradicional. É possivel dizer que, em espaços mais próximos dos múltiplos e complexos problemas da vida dos usuários e equipes do serviço, o aprendiz tem como oferta ao seu itinerário formativo novas aberturas para uma formação profissional que também pode se dar na dimensão sensível do ato de ensinar, aprender, conhecer e produzir conhecimento, de modo que a experiência seja tomada na interface com a prática pedagógica

This study tells a story of health work vocational training, focusing on government policies Pro-health and PET-Health, and highlights the dynamic aspect of the relationships present in the teaching and learning of a health profession. It started from the assumption that health work represents an authentic learning space, and whose everyday situations act as an educational source. This study aimed to map the ways of teaching and learning used by participants, students, teachers and preceptors, linked to an edition of the PET-Health program. The theoretical framework is anchored in the concepts of narrative and experience of Walter Benjamin who defends the existing educational and therapeutic character in every narrative experience as a production mode of the self and the other in the world. In the context of the vocational training reorientation, it is possible to note the movement of discursive practices instituted in education and health services, stating the mismatch between training and the health needs of the Sistema Único de Saúde (SUS) (Unified Health Service); and disarticulation between teaching and service. Faced with this problem, the following question was raised: How do the teaching and learning modes employed by the PetHealth group contribute to induce changes in the practices of professionals in the service and move towards transforming the teaching professions in the health sector to work in the SUS? To grasp the training experiences of participants/narrators, we followed the method of qualitative research, using the conversational narrative resources mediated by interviewing techniques, field diary and simple observation. The Municipal Hospital Miguel Couto arranged spaces and scenarios for meetings between students, teachers, tutors and researcher for the "doing together". As for the ethical aspects, this study derives from an "umbrella project", research funded by CNPq, which assesses the impact of Pro and PET-Health policies, activated by a group of researchers, in which the Universidade Federal Fluminense (UFF) (Fluminense Federal University) was the proposing institution and UFRJ was the developer of PETHealth project/RUE-UFRJ. The mapping of training tracks, which was drawn without analytical pretensions, identifies meeting networks little explored as teaching and learning strategies in traditional teaching. It is possible to say that in nearby areas of the multiple and complex problems of life of users and teams of service, the apprentice has as an offer to its formation process new openings for vocational training which can also be given in the sensitive dimension of the act of teaching , learning, knowing and producing knowledge, so that the experience is taken at the interface with the pedagogical practice
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, S237; D 614


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Id: biblio-905216
Autor: Madruga, Mikaela Dantas Dias; Vieira, Kay Francis Leal; Almeida, Sandra Aparecida de.
Título: Fatores de vulnerabilidade dos idosos ao HIV/AIDS: uma revisão integrativa / Factors of vulnerability of the elderly to HIV / AIDS: an integrative review
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):12-18, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Em se tratando de medidas preventivas contra o HIV/AIDS, os idosos afirmaram ter o preservativo como principal forma de prevenção da doença, entretanto, apesar de citarem a importância do mesmo, as mulheres idosas não o utilizam nas suas relações sexuais. Sugerem-se, portanto, para tentar auxiliar na melhoria desse quadro, ações de promoção à saúde da pessoa idosa que levem em consideração os fatores culturais, crenças e valores que influenciam as tomadas de decisões e atitudes. Devendo-se, também, enaltecer a participação de seus 17 companheiros em ações educativas, que sejam capazes de produzir resultados positivos
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-905203
Autor: Montenegro, Pedrita da Cunha Sales Pereira; Silva, Vinicius Zacarias Maldaner da.
Título: Análise das políticas de saúde da pessoa idosa no Brasil e no Distrito Federal / Analysis of health policies of the elderly in Brazil and the Federal District
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):3-8, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Comparando as normas com o que é descrito na literatura sobre o atendimento nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), verifica-se que há um lapso entre o que é preconizado e o que já foi, de fato, incorporado à prática. Ainda existem muitos desafios para e melhorar o atendimento à população idosa no SUS, sobretudo por serem necessários maiores investimentos em recursos materiais e humanos, capacitações adequadas e a necessidade de otimização do uso do dinheiro público. O mestrado profissional desponta como uma excelente proposta para possibilitar essa prática, pois ao mesmo tempo em que amplia o olhar crítico sobre a situação, permite a construção de projetos para a melhoria do atendimento e qualificação dos profissionais e do SUS e do processo de trabalho nas unidades
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição
BR1208.1


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Id: biblio-891700
Autor: Tavares, Tatiana Silva; Duarte, Elysângela Dittz; Sena, Roseni Rosângela de.
Título: Social rights of children with chronic conditions: a critical analysis of brazilian public policies / Derechos sociales de los niños con condiciones crónicas: análisis crítico de las políticas públicas brasileñas / Direitos sociais das crianças com condições crônicas: análise crítica das políticas públicas brasileiras
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20160382, 2017. tab.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia; . Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.
Resumo: Objective: To analyze the current Brazilian public policies that guarantees the social rights of children with chronic conditions, in the areas of health, social assistance and education. Method: Documentary research of laws that shape policies related to the attention to children with chronic illness and people with disabilities in the areas of human rights, health, social assistance and education. A critical analysis of the discourse of three selected legislations was carried out. Results: Children with chronic conditions are covered by legislation for the representation of children with chronic diseases or disabilities. There are discourses of the social model of disability, of children and people with disabilities as subjects of rights, of the state's responsibility in relation to the guarantee of social rights and the co-responsibility of the family. Discourses associated with the ideology of human rights in conflict with the ideology of normalization were evidenced. Conclusion: The actions defined for this group are incipient and with signs of restricting financing, revealing ideological struggles.

Objetivo: Analizar las políticas públicas brasileñas actuales que aseguran los derechos sociales de los niños con condiciones crónicas, en las áreas de salud, asistencia social y educación. Método: Investigación documental de las legislaciones que configuran políticas relacionadas a la atención de los niños con enfermedad crónica y personas con discapacidad en los ámbitos de los derechos humanos, salud, asistencia social y educación. Se realizó un análisis crítico del discurso de tres legislaciones seleccionadas. Resultados: Las legislaciones contemplan a los niños con condiciones crónicas mediante la representación de niños con enfermedades crónicas o con discapacidades. Se verifican discursos del modelo social de la discapacidad, del niño y de la persona con discapacidad como sujetos de derechos, de la responsabilidad del estado para garantizarles los derechos sociales y de la corresponsabilidad de la familia. Se evidenciaron también discursos asociados a la ideología de derechos humanos en conflicto con la ideología de regulación. Conclusión: Las acciones definidas para ese grupo son todavía incipientes y se notan indicios de financiación limitada, revelando luchas ideológicas.

Objetivo: Analisar as políticas públicas brasileiras atuais que asseguram os direitos sociais das crianças com condições crônicas, nas áreas da saúde, assistência social e educação. Método: Pesquisa documental de legislações que configuram políticas relacionadas à atenção às crianças com doença crônica e pessoas com deficiência nos âmbitos dos direitos humanos, saúde, assistência social e educação. Foi realizada análise crítica do discurso de três legislações selecionadas. Resultados: As crianças com condições crônicas são contempladas nas legislações pela representação de crianças com doenças crônicas ou com deficiências. Verificam-se discursos do modelo social da deficiência, da criança e da pessoa com deficiência como sujeitos de direitos, da responsabilidade do estado na garantia de direitos sociais e da corresponsabilidade da família. Evidenciaram-se discursos associadas à ideologia de direitos humanos em conflito com a ideologia de normalização. Conclusão: As ações definidas para esse grupo são incipientes e com indícios de restrição de financiamento, revelando lutas ideológicas.
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-891689
Autor: Silva, Kênia Lara; Matos, Juliana Alves Viana; França, Bruna Dias.
Título: The construction of permanent education in the process of health work in the state of Minas Gerais, Brazil / La construcción de la educación permanente en el proceso de trabajo en salud en Minas Gerais, Brasil / A construção da educação permanente no processo de trabalho em saúde no estado de Minas Gerais, Brasil
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20170060, 2017.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To analyze the practices of Educação Permanente em Saúde (EPS - Permanent Education in Health) and its repercussions on the work process of the involved actors. Method: This is a qualitative study, developed in two phases: mapping of EPS experiments in Minas Gerais and visits and interviews with nine managers, 22 coordinators and 18 professionals from ten selected municipalities. The first phase occurred from March to October 2014 and the second from March to June 2015. The material was analyzed under the prism of Critical Discourse Analysis. Results: The denomination of educational actions as training still prevails among professionals, contrary to national politics. However, it was possible to identify EPS signs in the professionals' daily life, indicating changes in the work process. Conclusion: There is evidence of a process of transformation of educational practices mobilized by EPS, despite the hegemonic model of education in the field of health work. Implications for practice: This is the need to problematize the daily work process in health.

Objetivo: Analizar las prácticas de Educación Permanente en Salud (EPS) y sus repercusiones en el proceso de trabajo de los actores relacionados. Método: Estudio cualitativo, desarrollado en dos fases: mapeo de las experiencias de EPS en Minas Gerais; y visitas y entrevistas con nueve gestores, 22 coordinadores y 18 profesionales de diez municipios seleccionados. La primera fase ocurrió entre marzo y octubre de 2014, la segunda, entre marzo y junio de 2015. Se utilizó el Análisis Crítico del Discurso. Resultados: La denominación de acciones educativas, como entrenamiento, es imperativa todavía, una perspectiva contraria a la política nacional. Entretanto, fue posible identificar señales de EPS en el cotidiano de los profesionales. Conclusión: Existen indicios de un proceso de transformación de las prácticas educativas, a pesar del modelo hegemónico de educación en el campo de la salud. Implicaciones para la práctica: Necesidad de problematizar el cotidiano del proceso de trabajo en salud.

Objetivo: Analisar as práticas de educação permanente em saúde (EPS) e as suas repercussões no processo de trabalho dos atores envolvidos. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido em duas fases: mapeamento das experiências de EPS em Minas Gerais e visitas e entrevistas com nove gestores, 22 coordenadores e 18 profissionais de dez municípios selecionados. A primeira fase ocorreu de março a outubro de 2014 e a segunda de março a junho de 2015. O material foi analisado sob o prisma da Análise Crítica do Discurso. Resultados: Denominação de ações educativas como treinamento ainda impera entre profissionais, perspectiva contrária à política nacional. Porém, foi possível identificar sinais de EPS no cotidiano dos profissionais, indicando mudanças no processo de trabalho. Conclusão: Há indícios de um processo de transformação das práticas educativas mobilizados pela EPS, apesar do modelo hegemônico de educação no campo do trabalho em saúde. Implicações para prática: Necessidade de problematizar o cotidiano do processo de trabalho em saúde.
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-881962
Autor: Maia, Ana Carolina Mendes Soares Benevenuto.
Título: Promoção da saúde à mulher na atenção ao parto: comportamentos específicos e atuação da enfermeira no programa cegonha carioca / Promotion of health to women in care of care: specific behaviors and nurse's activities in the stork carioca program.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; dez. 2017. 141 f p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: As Enfermeiras do Programa Cegonha Carioca (PCC) atuam no atendimento direto à mulher, seja em sua residência com o módulo transporte ou no acolhimento das maternidades. Entende-se que essas profissionais de saúde exercem influências e impactam nos comportamentos da mulher durante o parto. Sendo assim, a enfermeira torna-se um agente promocional de saúde, conforme defendido por Nola Pender. O estudo teve por objetivos descrever as influências narradas pelas enfermeiras na Atenção ao Parto no PCC; caracterizar os comportamentos que determinam a atuação das enfermeiras do PCC na promoção da saúde da mulher na atenção ao parto e analisar a atuação da enfermeira do PCC na promoção da saúde da mulher na atenção ao parto. Foi utilizado o método de narrativas de vida, com a realização de 20 entrevistas com enfermeiras que atuam no Programa Cegonha Carioca nos módulos de transporte (ambulância) e acolhimento em duas maternidades municipais. A entrevista contou com a seguinte pergunta norteadora "Fale-me a respeito de sua história de vida que tenha relação com a atenção ao parto e nascimento no Programa Cegonha Carioca", sendo todas gravadas, transcritas e examinadas por meio de análise comparativa e compreensiva das narrativas. A pesquisa teve aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa da EEAN/HESFA/UFRJ CAAE nº 55254116.3.0000.5238, e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) CAAE nº 55254116.3.3001.5279. Como resultados, obtiveram-se duas categorias, a saber: 1) Panorama da assistência obstétrica no Rio de Janeiro - um modelo em transição na atenção ao parto; 2) Atuação da Enfermeira na perspectiva promocional de saúde: fatores e influências para a maternidade segura. Nesse sentido, conclui-se que a promoção da saúde na atenção obstétrica se expressa por meio das políticas públicas, nas quais a Enfermeira assume a responsabilidade de desenvolver ações individuais e coletivas, de sua competência legal e ética, visando à qualidade de vida, autonomia e estímulo ao autocuidado, principalmente através da educação em saúde como prática aplicada em todos os níveis de atenção e voltada à mulher, família e comunidade. Por sua vez, isso motiva mudanças de um paradigma tecnocrático para um paradigma humanizado na perspectiva da maternidade segura da atenção ao parto normal.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D392 EEAN



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