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Id: 30072
Autor: Silva, Claudielly Ferreira; Miranda, Moêmia Gomes Oliveira; Saraiva, Ana Karinne Moura.
Título: O compromisso político que permeia a formação em enfermagem: o estágio em questão / The political commitment that pervades training in nursing: the stage in question
Fonte: Rev. enferm. UFPE on line;10(9):3275-3283, set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o compromisso político que permeia a formação na Faculdade de Enfermagem daUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte/FAEN/UERN. Método: estudo documental, de naturezaqualitativa. O material de análise refere-se aos relatórios correspondentes aos semestres letivos 2010.2 e2011.1, elaborados por ocasião do estágio supervisionado. Resultados: a intervenção no estágio toma porbase a concepção uni e/ou multicausal de saúde/doença; os saberes e as práticas ainda continuam alicerçadosno modelo flexneriano e tecnicista, marcado pela centralidade do saber técnico-científico, contudo, algumasintervenções se aproximam da concepção de determinação social do processo saúde/doença, se constituindoem uma potencialidade da formação para a construção do compromisso político. Conclusão: a formalizaçãode uma concepção de determinação social do processo saúde/doença não assegura a sua materialidade, umavez que o espaço da formação se caracteriza pela pluralidade de concepções que produzem compromissossociais contraditórios e divergentes.(AU)
Responsável: BR9.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde Profa. Susana Schimidt


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Id: 28836
Autor: Osorio Castaño, Jhon Henry.
Título: Patrón de conocimiento socio-político en enfermería: reflexiones conceptuales / Padrão de conhecimento sócio-político na enfermagem: reflexões conceituais / Pattern of socio-political knowledge in nursing: conceptual reflections
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);7(2):1352-1357, july.-dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Los patrones de conocimiento en enfermería son las formas de dar respuesta a diversas preguntas y problemas que surgen en la disciplina. Seis han sido los patrones de conocimiento identificados en enfermería. El empírico, estético, personal, ético propuestos por Barbara Carper; el socio-político por Jill White y el emancipatorio por Peggy Chinn y Maeona Kramer. Materiales y Métodos: Artículo de reflexión acerca del patrón de conocimiento socio-político a partir de la revisión teórica de los elementos conceptuales de expresión y credibilidad expuestos por Chinn y Kramer y desde las cuestiones epistemológicas y ontológicas propuestas por Mary Silva. Resultados: Este patrón de conocimiento comprende ciertas características específicas que le permiten diferenciarse claramente de otros eludiendo su inclusión en el patrón empírico tal como ha sido propuesto por otras autoras. Discusión y Conclusiones: La enfermería encuentra en el patrón de conocimiento socio-político el camino para avanzar y garantizar su permanencia como disciplina que aporta un beneficio a la sociedad al contemplar el contexto como una oportunidad de visibilización y expresión.(AU)

Introducao: Os padrões de conhecimento de enfermagem são formas de responder a questões e problemas que surgem na disciplina. Seis padrões foram identificados no conhecimento de enfermagem. O empírico, estético, pessoal, ética proposta por Barbara Carper; sócio-política por Jill White e emancipatório por Peggy Chinn e Kramer Maeona. Materiais e Métodos: Artigo de reflexao sobre o padrão de conhecimento sócio-político a partir da revisao teórica dos elementos conceituais de expressão e credibilidade expostos por Chinn e Kramer e das questões epistemológicas e ontológicas propostas por Mary Silva. Resultados: Este padrão de conhecimento inclui certas características que lhe permitem se diferenciar claramente de outros, evitando a sua inclusão no padrão empírico como foi proposto por outros autores. Discussão e Conclusões: A enfermagem encontra no padrão de conhecimento sócio-político o caminho a seguir para garantir a sua permanência como uma disciplina que fornece um benefício para a sociedade e contempla o contexto como uma oportunidade para a visibilidade e expressão.(AU)

Introduction: Patterns of nursing knowledge are ways of responding to questions and problems that arise in the discipline. Six patterns have been identified in nursing knowledge. The empirical, aesthetic, personal, ethical proposed by Barbara Carper; Jill White 's socio-political and emancipatory by Peggy Chinn and Kramer Maeona. Materials and Methods: Reflection article about the pattern of socio- political knowledge from the conceptual elements of expression and credibility exposed by Chinn and Kramer and from the epistemological and ontological questions proposed by Mary Silva. Results: This pattern of knowledge includes certain features that allow clearly differentiate, avoiding their inclusion in the empirical pattern as has been proposed by other authors. Discussion and Conclusions: Nursing finds in the pattern of socio- political knowledge the way forward and ensure their permanence as a discipline that provides a benefit to society to see the context as an opportunity for visibility and expression.(AU)
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander
CO646.9


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Id: 26619
Autor: Secretaría General Iberoamericana.
Título: Declaración de la XIV Conferencia Iberoamericana De Ministras Y Ministros De Salud / Declaración de la XIV Conferencia Iberoamericana De Ministras Y Ministros De Salud.
Fonte: Veracruz; Salud; out. 2014. 6 p.
Idioma: es.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: 19626
Autor: Wendhausen, Águeda; Cardoso, Sandra de Mello.
Título: Processo decisório e Conselhos Gestores de Saúde: aproximações teóricas / Decision-making process and health managment councils: theoretical approaches
Fonte: Rev. bras. enferm;60(5):579-584, set.-out. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Com a institucionalização da participação em saúde, através de conferências e conselhos gestores paritários nos níveis nacional, estadual, municipal e local, desencadeia-se um processo de democratização na área da saúde. Entretanto, especificamente em se tratando dos conselhos há ainda muito a aprimorar; sendo a qualidade do processo decisório um destes aspectos. O presente escrito objetiva situar teoricamente o processo decisório em termos de democracia participativa, elementos que o compõem, fatores que interferem em seu desenvolvimento e, finalmente, explora algumas possibilidades do referencial para analisar as práticas conselhistas. Espera-se contribuir para as análises que sejam realizadas neste âmbito com o intuito de fomentar um processo decisório mais participativo.(AU)

With the institutionalization of participation in health, through conferences and management councils at national, state, municipal and local levels, a process of democratization is initiated in the health area. However, in relation to the health councils in particular, there is still much to be done, including improving the quality of the decision-makeing process. This work aims to place the decision-making process in its theoretical context in terms of partipatory democracy, elements which make up, factors which influence its development, and finally, to explore some possibilities of this theoretical basis to analyze the practices of the health councils in the area of health. It is hoped that it will make a theoretical contribution to the analyses carried out in this area, in order to provide a decision-making process that is more inclusive in terms of participation.(AU)

Con la institucionalización de la participación en salud, a través de conferencias y consejos gestores en los niveles nacional, estatal, municipal y local, se desencadena un proceso de democratización en el área de la salud. Sin embargo, específicamente, tratándose de los consejos hay todavía mucho que aprimorar; siendo la calidad del proceso decisorio uno de estos aspectos. El presente escrito objetiva situar teóricamente el proceso decisorio en términos de democracia participativa, elementos que lo componen, factores que interfieren en su desarrollo y, finalmente explora algunas posibilidades del referencial para analizar las prácticas aconsejadoras en el área de la salud. Se espera contribuir en nivel teórico para los análisis que sean realizados en este ámbito, con el intuito de fomentar un proceso decisorio más participativo.(AU)
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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(texto :
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(texto :
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(texto :
PT)
Villa, Tereza Cristina Scatena
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Id: 18047
Autor: Villa, Tereza Cristina Scatena.
Título: Research strategies for controlling neglected diseases: collaborative network projects in nursing: [editorial] / Estrategias de investigación para el control de enfermedades negligenciadas: proyectos colaborativos de enfermería en red: [editorial] / Estratégias de pesquisa para o controle de doenças negligenciadas: projetos colaborativos de enfermagem em rede: [editorial]
Fonte: Rev. latinoam. enferm;17(4):439-440, July-Aug. 2009.
Idioma: en; es; pt.
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR26.1


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Villa, Tereza Cristina Scatena
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Id: 15981
Autor: Palha, Pedro Fredtemir; Villa, Tereza Cristina Scatena.
Título: A descentralização como eixo norteador na reorganização e operacionalização dos princípios do Sistema Único de Saúde / Decentralization as a guiding principle for the reorganization and implementation of the Unified Health System's principles
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;37(3):19-26, set. 2003.
Idioma: pt.
Resumo: A organização do setor saúde no Brasil apresentou mudanças significativas, após a Constituição Federativa de 1988 e as Leis Orgânicas da Saúde de 1990. A descentralização dos serviços de saúde tem sido o eixo norteador para a operacionalização dos princípios organizativos e diretivos do Sistema Único de Saúde. Este estudo apresenta algumas experiências do setor saúde que têm contribuído decisivamente para a materialização desses princípios e provocado mudanças importantes no modelo assistencial vigente, bem como têm obtido resultados significativos na produção social de saúde.(AU)

The organization of the health sector in Brazil changed significantly after the ratification of the Federal Constitution in 1988 and the Organic Health Laws in 1990. Decentralization of health services has been the basis for the implementation of the organizational and management principles in the Brazilian Unified Health System. This study presents some of the experiences in the health sector that have contributed decisively to the development of such principles, caused important changes in the present care model, and achieved significant results in social health production.(AU)

La organización del sector salud en Brasil presentó cambios significativos después de la Constitución Federativa de 1988 y las Leyes Orgánicas de Salud de 1990. La descentralización de los servicios de salud ha sido el eje norteador en la operacionalización de los principios organizativos y directivos del Sistema Único del Salud. El estudio presenta algunas experiencias del sector salud que han contribuído en la materialización de estos principios y provocado cambios importantes en el modelo asistencial vigente asi como en la obtención de resultados significativos en la producción social de salud.(AU)
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Budó, Maria de Lourdes Denardin
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Id: 14382
Autor: Saupe, Rosita; Budó, Maria de Lourdes Denardin.
Título: Pedagogia interdisciplinar: educare (educação e cuidado) como ojetivo fronteiriço em saúde / Interdisciplinary pedagogy: educare (education and care) as a bordaring objsct in health
Fonte: Texto & contexto enferm;15(2):326-333, abr.-jun. 2006.
Idioma: Pt.
Resumo: Esta reflexão emergiu da constatação de dificuldades para a concretização de políticas públicas em saúde, especialmente das decorrentes da integração entre os profissionais, com o propósito de consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. Com esta realidade identificada, buscou-se uma contribuição para o debate que objetiva trazer a discussão acerca da interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica através do - educare - educação e cuidado como objeto fronteiriço no trabalho com as equipes de saúde. Fundamenta-se nos conceitos de interdisciplinaridade, objeto fronteiriço e educare. Além disso, faz um resgate histórico dos principais modelos pedagógicos e traz como proposta uma pedagogia interdisciplinar, que se insere no movimento das teorias pós-críticas. Aponta alguns pressupostos, princípios e conceito que se concretizam através da busca de soluções conjuntas para enfrentamento dos desafios do trabalho em equipe interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma proposta de formação e de educação permanente para os profissionais de saúde...(AU)
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial de Medicina


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Id: 14381
Autor: Bellato, Roseney; Pereira, Wilza Rocha; Maruyama, Sônia Ayako Tao; Oliveira, Phaedra Castro de.
Título: A convergência cuidado-educação-politicidade: um desafio a ser enfrentado pelos profissionais na garantia aos direitos à saúde das pessoas portadoras de estomias / The health care-education-politics convergence: a challenge to be faced by professional when assuring the health rights of ostomized people
Fonte: Texto & contexto enferm;15(2):334-342, abr.-jun. 2006.
Idioma: Pt.
Resumo: Partimos do pressuposto de que há uma estreita convergência entre educação-cuidado-politicidade quando se deseja a garantia aos direitos das pessoas em situações crônicas de saúde. Assim, foi objetivo desta reflexão evidenciar a imbricação que há entre o cuidado em saúde e em enfermagem, a educação para a saúde e a politicidade que os permeia. Partindo da apresentação parcial dos dados de uma pesquisa exploratória realizada junto à pessoas portadoras de estomia em um hospital público do Estado de Mato Grosso pudemos discutir a estreita relação que há entre a educação, o cuidado e a formação do sujeito político, seja ele aluno, profissional ou usuário de serviço de saúde...(AU)
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial de Medicina


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Almeida, Maria Cecilia Puntel de
Id: 14379
Autor: Heidmann, Ivonete T. S. Buss; Almeida, Maria Cecilia Puntel de; Boebs, Astrid Eggert; Wosny, Antonio de Miranda; Monticelli, Marisa.
Título: Promoção à saúde: trajetória histórica de suas concepções / Health promotion: historic trajectory of its conceptions
Fonte: Texto & contexto enferm;15(2):352-358, abr.-jun. 2006.
Idioma: Pt.
Resumo: Este artigo aborda uma revisão da literatura das cartas e declarações sobre a estratégia da promoção à saúde a partir da Carta de Ottawa, em 1986, e busca um resgate histórico das suas correntes e concepções a fim de trazer subsídios para compreendê-la no momento atual. Conclui-se que a Carta de Ottawa ainda permanece como peça central de direcionamento da estratégia de promoção à saúde em todo o mundo. Ela tem orientado as demais conferências, principalmente quando enfatiza a dimensão social e a importância de cinco estratégias fundamentais para se alcançar plena saúde: política pública, ambiente saudável, reforço da ação comunitária, criação de habilidades pessoais e reorientação do serviço de saúde...(AU)
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial de Medicina


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Id: 14151
Autor: Pereira, Wilza Rocha; Bellato, Roseney.
Título: Projeto político: lançamento um olhar para a complexidade na formação da(o) enfermeira(o) / Pedagogic political project: taking a look at the complexity of nursing formation
Fonte: Texto & contexto enferm;12(1):68-72, jan.-abr. 2003.
Idioma: Pt.
Resumo: Esta reflexão busca construir alguns elementos norteadores que possam subsidiar as discussões sobre a prática do ensino de Enfermagem em meio ao processo avaliativo das condições de oferta de Cursos pelo Ministério da Educação e Cultura. Por entender a nossa atuação enquanto docentes/enfermeiras como uma práxis multifacetada explicitada através dos vários elementos que permeiam o nosso fazer cotidiano, situado ora entre o ensinar e o aprender, ora entre o cuidar e o ser cuidado, ou ainda o gerenciar e ao mesmo tempo promover a saúde, tarefas estas que devem ser executadas com competência e responsabilidade, percebemos a necessidade de pensar novas maneiras para estimular desde a formação no nível de graduação, o exercício progressivo da autonomia e da responsabilização, como eixos possíveis da atividade educativa e do cuidado em enfermagem, seja pelo sujeito que cuida ou aquele que é cuidado, mas principalmente por aquele que ensina: o docente de enfermagem...(AU)

It was the authors objective while initiating this reflection, to construct some guiding elements capable of offering way and means for discussions about the practice of nursing teaching within the evaluative process of the conditions existing in the nursing Courses by MEC (Ministério da Educação e Cultura- a Federal Brazilian Institution that sets the norms for nursing education). In order to understand our acting as faculty membres nurses as a multifaceted praxis which is demonstrated through the various elements permeate our daily activities, situated sometimes between the processes of teaching and learning, and sometimes between caring and being cared, or yet managing the service and at the same time promoting health - undertakings that have to be done with competence and responsibility, we perceive the need to think new methods to stimulate the progressive exercise of autonomy and responsibility after graduation by the person who cares or by the one whois is cared for, but mainly by the one who teaches - nursing educator...(AU)

Tuvimos como objetivo al dar inicio a esta reflexión, construir algunos elementos que nos ayudasen en las discusiones sobre la práctica de la enseñanza de enfermería en el contexto del proceso de evaluación de las condiciones de oferta de Cursos por el MEC. Nuestro entendimiento es que nuestra actuación como docentes / enfermeras se clasifica como una praxis multifacetada que es explicitada a través de varios elementos que atraviesan nuestro que hacer cotidiano, situado ora entre el enseñar y el aprender, ora entre el cuidar y el ser cuidado, o haciendo el gerenciamento y al mismo tiempo promoviendo la salud, tareas esas que deben ser ejecutadas siempre con competencia y responsabilidad; percibimos la necesidad de pensar nuevas maneras para estimular la formación del enfermero para el ejercicio progresivo de la autonomía y de la responsabilidad, como dirección o esencia posible de la actividad educativa y de cuidado en enfermería, sea por el sujeto que cuida o por aquel que es cuidado, mas especialmente por aquel que enseña: el docente de enfermería...(AU)
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial de Medicina



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