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Id: -879966
Autor: Mattos, Larissa Rodrigues.
Título: Associação entre a religiosidade e a cessação do tabagismo em usuários atendidos pela Estratégia Saúide da Família / Association between religiosity and cessation of smoking in users served by family health strategy.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; ago. 2017. 109 f p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral investigar a participação da religiosidade como fator associado na cessação do tabagismo em pacientes cadastrados no Programa de Tratamento do Tabagismo na Atenção Básica na modalidade Estratégia Saúde da Família. Para tanto, realizou-se um estudo longitudinal, de caráter descritivo, que utilizou dados de dois diferentes momentos da vida dos participantes. A amostra contou com 100 indivíduos residentes em áreas adscritas às duas unidades básicas de saúde na modalidade Estratégia Saúde da Família, no município do Rio de Janeiro, que realizaram a primeira entrevista para ingresso no Programa de Tratamento do Tabagismo das unidades. A coleta de dados aconteceu através de dados secundários e entrevistas face a face em visitas domiciliares, com informações sobre dados sociodemográficos, história tabagística, cessação do tabagismo, meses em abstinência continuada, dados referentes à participação no grupo de tabagismo e a Escala de Religiosidade da Duke (DUREL). A descrição da amostra se baseou em estatísticas descritivas como frequências simples, valores percentuais e medidas de tendência central; as análises bivariadas se basearam no teste qui-quadrado de Pearson, no teste não paramétrico de Mann-Whitney e na correlação; os dados foram digitados e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 19.0). Dentre as características sociodemográficas relacionadas às dimensões da religiosidade, destacou-se que participantes mais velhos apresentaram maior proporção de alta religiosidade organizacional (p = 0,023); indivíduos com menor renda apresentaram maior proporção de alta religiosidade não organizacional (p = 0,030), assim como os mais velhos (p = 0,019); o sexo feminino (p = 0,019) e viver com parceiro (p = 0,015) mostraram maior proporção de alta religiosidade intrínseca. O presente estudo teve como fatores associados à cessação do tabagismo: o sexo masculino (p = 0,028), a participação nas sessões propostas pelo programa de tabagismo (p = 0,005) e o uso de medicações oferecidas pelo SUS (p = 0,049). Verificou-se que não houve associação estatística entre as dimensões da religiosidade estudadas e a cessação do tabagismo; porém, constatou-se que os indivíduos com maior religiosidade organizacional, não organizacional e intrínseca conseguiram ficar, em média, mais meses sem fumar. Com base em tais resultados, evidencia-se a importância do programa no âmbito do SUS e na atenção primária, assim como a elaboração de novas estratégias para maior acesso, adesão e tratamento da população adscrita às atividades propostas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A religiosidade poderia inserir-se como um facilitador do processo motivacional, no qual profissionais de saúde deveriam utilizá-la como mais um mecanismo para fornecer apoio aos tabagistas.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T830 EEAN


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Id: -878249
Autor: Barros, Rute dos Santos Lafaiete de.
Título: A Estratégia Saúde da Família e o Programa de Controle da Tuberculose no município do Rio de Janeiro / The Family Health Strategy and the Tuberculosis Control Program in the city of Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; jul. 2017. 129 f p. tab, mapas, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Introdução: o Município do Rio de Janeiro apresentou nos últimos anos um aumento significativo da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) o que reflete a descentralização das ações e serviços de tuberculose (TB). Objetivo geral: Analisar o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) da ESF na Área de Planejamento (AP) 3.3 do Município do Rio de Janeiro. Objetivos específicos: caracterizar o PCT, descrever o perfil de enfermeiros e médicos que atuam no PCT; identificar os fatores que interferem, na percepção dos enfermeiros e médicos, na qualidade do PCT e avaliar os indicadores operacionais do PCT. Método: estudo transversal realizado nas Unidades de Saúde da Família da AP 3.3 do Município do Rio de Janeiro. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados: Componente Estrutura, utilizou-se um formulário aberto para o levantamento das características das unidades de saúde; Componente Resultados, um formulário para o levantamento dos indicadores operacionais; Componente Processos, um formulário estruturado, adaptado e validado no Brasil para a atenção à TB. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu entre março à setembro de 2016. 13 unidades e 124 profissionais corresponderam aos critérios de inclusão. Resultados: a maioria dos profissionais entrevistados foi do sexo feminino na faixa etária era de 24 aos 34 anos. O tempo de atuação tanto na unidade, como na ESF e também na função da maioria dos entrevistados estava entre 1 aos 3 anos, 1 aos 4 anos e 1 aos 8 anos. A dimensão com a melhor avaliação foi 'Desenho do Sistema' e a 'Prestação dos Serviços'. A dimensão com a pior avaliação foi 'Articulação com a Comunidade'. Alguns fatores interferem na avaliação do desempenho do PCT como: ser residente, possuir especialização, a faixa etária, o tempo na ESF e o tempo na função que exerce na unidade. Os indicadores operacionais sobre a proporção de cura, o abandono, o óbito, os contatos examinados e o tratamento diretamente observado (TDO) tiveram resultados abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, com exceção da realização do teste HIV. Conclusão: os resultados revelam a complexidade da avaliação do PCT. Em relação ao perfil há semelhanças como a feminização dos profissionais e algumas diferenças entre as categorias como a rotatividade dos médicos entre as unidades de saúde. Apesar de uma descentralização avançada das ações e serviços de TB e os profissionais avaliarem as dimensões de forma razoável, a coordenação dos serviços de TB, ainda carece de melhorias. Sobre os indicadores operacionais com exceção do teste de HIV, todos estão aquém dos valores preconizados pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose. A despeito do aumento da cobertura e descentralização do PCT na região, observou-se a necessidade de qualificação da atenção à saúde para o efetivo controle da TB. Espera-se que os achados subsidiem os profissionais, gerentes, gestores da ESF do Município do Rio de Janeiro para que possa reduzir os índices da TB e as consequências da doença no indivíduo e na comunidade.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D391 EEAN


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Autor: Fontenele, Raquel Malta.
Título: Avaliação colaborativa das ações de saúde do Programa Saúde na Escola Carioca / Colaborative evaluation of the health actions of the School of Rio de Janeiro Health Program.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; jul. 2017. 195 f p. tab, graf, mapas.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Objetivo: Avaliar, de forma colaborativa com os gestores e executores, as ações de saúde do Programa Saúde na Escola Carioca, realizadas pelas Equipes da Estratégia Saúde da Família localizadas em duas áreas de planejamento do município do Rio de Janeiro. Método: Pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa, que utiliza o método pesquisa-ação, com produção de dados, coletados no período de outubro de 2015 a janeiro de 2017, totalizando 36 encontros, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa EEAN/HESFA ­ sob o número de Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 46890515.8.0000.5238. Foram utilizados roteiros de coleta de dados, diário de campo e dados secundários oriundos da Secretaria Municipal de Saúde do município do Rio de Janeiro. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi apresentado e assinado por todos os 15 participantes, que foram sete gestores e oito profissionais executores das ações do programa de duas áreas de planejamento distintas. A avaliação teve seu foco na dimensão monitoramento e avaliação das ações de saúde. Resultados: O processo de imersão proposto pelo método permitiu que, após a construção do Modelo Lógico do programa, fosse possível identificar, em colaboração com os Stakeholders, o melhor delineamento de perguntas avaliativas. Foi possível construir a matriz de avaliação, análise de contexto, análise estratégica e análise de produção das ações do programa. Conclusão: Infere-se que as intervenções propostas, planejadas e executadas de forma colaborativa foram positivas para favorecer uma reflexão dos que desenvolvem e executam o programa na prática quanto à necessidade de monitoramento e avaliação das ações, para que se tenha em vista os objetivos, as atividades, os resultados e o impacto do programa. A análise da produção foi inovadora e necessária para a avaliação quantitativa e qualitativa de dados gerados de forma secundária e sua utilidade para gestão e ação. Assim, foi possível identificar e analisar criticamente que, a partir da institucionalização do monitoramento e da avaliação, as intervenções favoreceram o entendimento dos objetivos do programa e contribuíram na discussão sobre a produção, os resultados e impactos esperados na execução, enaltecendo o Programa Saúde na Escola e a Atenção Básica.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D388 EEAN


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Id: -859691
Autor: Teixeira, Helberth Henrique Miranda.
Título: Representações sociais das mulheres homossexuais sobre DST: implicações para às práticas preventivas / Social Representations of Women Homosexuals about STDs: Implications for preventive practices.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; ago. 2014. 198 f p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: As DST são um grave problema de saúde pública e vem atingindo cada vez mais as mulheres, entretanto este agravo em saúde é pouco estudado entre as mulheres homossexuais. Os mitos e estereótipos sobre a lesbianidade em nossa sociedade contribuem para potencializar as vulnerabilidades deste segmento populacional no que tange as DST/HIV/aids. Este estudo visou analisar os conteúdos que organizam as representações sociais das mulheres homossexuais sobre as DST; caracterizar as ações e práticas frente as DST, considerando as medidas preventivas e de cuidados e discutir as relações existentes entre as representações sociais das mulheres homossexuais sobre as DST, em sua vida sexual e as possíveis tomadas de decisão frente à adoção de medidas preventivas das mulheres homossexuais atendidas no Centro de Testagem e Aconselhamento, na Estratégia de Saúde da Família e na Unidade de Cuidados Básicos do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis da UFRJ . Optou-se pela realização de um estudo descritivo com abordagem qualitativa na perspectiva processual da Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Os participantes foram 30 mulheres adultas homossexuais. Como coleta de dados foram utilizados três instrumentos um para traçar o Perfil Sócio Econômico Demográfico, a Técnica da Associação Livre de Ideias e um roteiro de entrevista semi-estruturada. A análise de dados dos discursos foi realizada por meio do Programa Alceste e todas as etapas éticas de pesquisa com seres humanos foram atendidas. Resultados: A faixa etária foi entre 20- 60 anos, grande parcela com ensino médio e superior completo, religião a católica, da cor/etnia parda e com práticas sexuais exclusivamente com outras mulheres, sem uso de preservativo. Foram identificados dois grupos de pertença neste estudo, sendo o mais representativo composto por 27 mulheres que atribuíram a vulnerabilidade aos patógenos sexuais a falta de cuidados diários e principalmente aos cuidados de higiene, e por último, um grupo menor de 3 mulheres com histórico de DST em suas relações homoafetivas, associaram a origem destas doenças a qualquer relação sexual sem o uso do condom independente da orientação sexual. Conclusões: Este estudo demonstrou que mesmo sendo baixa a transmissão do HIV entre mulheres, os profissionais de saúde não devem assumir que mulheres homossexuais têm automaticamente baixo risco em adquirir quaisquer DST. A questão primordial desta pesquisa foi desconstruir mitos e disseminar informações relevantes e necessárias para a prevenção e o tratamento deste problema neste segmento populacional, além de quebrar a invisibilidade para com o corpo da mulher homossexual, garantindo uma assistência digna e humanizada de acordo com suas especificidades, além de propor medidas de cuidados mais eficazes e efetivas a partir da compreensão dos elementos de representação social dos nossos sujeitos de pesquisa.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T822 EEAN


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Id: -859686
Autor: Queiroz, Nataly da Rocha.
Título: Fator de proteção aliado a religiosidade e padrão de consumo de álcool e tabaco em usuários na estratégia saúde da família / Factor of protection allied to religiosity and pattern of alcohol and tobacco consumption among users in the family health strategy.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; mar. 2014. 117 f p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo teve como objetivos identificar a associação entre religiosidade e consumo de álcool e tabaco, em uma população atendida na Estratégia Saúde da Família, em uma comunidade do município do Rio de Janeiro - RJ. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo transversal com 363 indivíduos residentes em área adscrita à equipe Mineira da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, localizada no bairro do Catumbi, RJ, Brasil. Os indivíduos responderam a um instrumento que continha, além da Escala de Religiosidade da Duke ­ DUREL e o questionário Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test, variáveis de caracterização sociodemográficas. No software SPSS versão 19.0 foram realizadas análises bivariadas, verificando a associação entre a variável religião e a frequência do consumo de álcool e tabaco, adotando-se nível de significância de 0,05. A regressão logística foi utilizada como procedimento de análise multivariada para controlar as possíveis variáveis de confusão naquelas que apresentaram p-valor < 0,10. Dos 363 indivíduos entrevistados, 86,0% faziam consumo de baixo risco de álcool e 14,0%, consumo moderado/alto risco. No tabaco, 81,3% faziam consumo de baixo risco para o tabaco e 18,7% faziam consumo moderado/alto risco. Foram identificadas maiores chances de consumo problemático de álcool no sexo feminino. E os de cor da pele não branca apresentaram uma menor chance para o consumo de tabaco. Não frequentar a igreja evidenciou 3 vezes mais chances de se ter um consumo problemático de álcool e tabaco. E acreditar em um ser superior mostrou-se um fator protetor para o consumo problemático dessas substâncias. É importante enfatizar as ações de promoção de saúde, com ênfase na redução de consumo de bebidas alcoólicas e do tabaco entre os grupos que apresentaram maiores chances de exibir um padrão de consumo problemático, de forma a evitar manutenção de tal padrão, bem como sua evolução para casos de dependência.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T731 EEAN


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Id: -859405
Autor: Chagas, Flávia de Jesus Ribeiro.
Título: A prática educativa do enfermeiro preceptor no processo de formação em saúde: a ESF como um arco-íris de possibilidades / The educational practice of preceptor nurses in the training process in health: the ESF as a rainbow of possibilities.
Fonte: Niterói; s.n; 2014. 105 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O processo de formação nos Cursos de Graduação em Saúde no Brasil vem vivenciando, nos últimos anos, mudanças curriculares significativas, buscando adequar-se às necessidades do um mundo globalizado, onde demandas plurais exigem do profissional de saúde um perfil generalista, voltado para a transdisciplinaridade, para a complexidade, para o cuidado integral e para a multiprofissionalidade. Para atender a estas novas propostas, esses Cursos devem ser norteados por dinâmicas e práticas pedagógicas que capacitem o indivíduo a agir de forma criativa frente às complexidades das situações do cotidiano. Assim, é necessário que os profissionais de saúde que atuarão como preceptores de graduandos nos cenários de prática sejam reflexivos em relação às práticas, criando espaços de compartilhamento de experiências, realizando trocas profícuas por meio de suas ações cotidianas, aprimorando o outro e também aprimorando-se nas diferentes atividades que se efetivam nos espaços de formação em saúde. Objetiva-se neste estudo conhecer a prática do enfermeiro preceptor no processo de formação de graduandos de enfermagem na ESF do município de Itaboraí; identificar as características do enfermeiro preceptor e sua visão sobre as ações de preceptoria na ESF-Itaboraí; analisar as potencialidades e as limitações da prática do enfermeiro preceptor no processo de formação na ESF; e propor diretrizes para institucionalização de um programa de preceptoria para o município de Itaboraí. A metodologia é descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 12 enfermeiros preceptores e ex-preceptores, que atuam no município. A coleta de dados se deu por meio de entrevista. O cenário da pesquisa foi o município de Itaboraí, localizado na região Metropolitana II, no estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram analisadas por meio de análise temática, pelo agrupamento de informações de acordo com características comuns, gerando 4 categorias: 1) "A preceptoria como um arco-íris: espaço de trocas", "Do turvo à luz: a constituição da preceptoria no município de Itaboraí", "A Estratégia Saúde da Família (ESF) como aquarela de ações no processo de formação em saúde", "Nuances e Matizes de um fazer em saúde: fortalezas e desafios para a efetivação da preceptoria". Neste sentido, as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros preceptores do município de Itaboraí levam ao entendimento que sua principal função objetiva o crescimento mútuo, o caminhar de vários atores na direção do conhecimento e do entendimento de suas atribuições na intrínseca relação entre a teoria e a prática. Por vários momentos durante o estudo me perguntava: "que habitus o enfermeiro preceptor de Itaboraí incorporou desta relação?" E entendi por meio das entrevistas e dos saberes experienciais apreendidos, que esse profissional é um educador por natureza e que utiliza como ferramenta em suas práticas o conhecimento, a criatividade, as parcerias, a inovação e a determinação. Eles entendem que a ESF é um cenário ímpar para o formar em saúde pois, como porta de entrada do sistema de saúde, contribui com reflexões sobre o real papel e as responsabilidades do enfermeiro como parte deste sistema e como responsável em formar profissionais comprometidos com a qualidade da assistência, deixando assim um legado: o de "formar no SUS e para o SUS", cumprindo, assim, parte dos preceitos do sistema de saúde vigente

In the last few years, the training process in Undergraduate Health Courses in Brazil has experienced significant curricular changes by seeking to adjust to the needs of a globalized world, where pluralistic demands require from the health professional a generalist profile, focused on transdisciplinarity, complexity, comprehensive care and multiprofessionality. In order to meet these new proposals, these Courses should be guided by pedagogical dynamics and practices that allow the individual to act with the complexities of everyday situations in a creative way. Accordingly, it is necessary that health professionals who will act as preceptors of undergraduate students in practice scenarios are reflective in relation to the practices by creating spaces for sharing experiences, performing fruitful exchanges through their everyday actions, improving the other and also improving themselves on the different activities that are conducted in health training spaces. In this study, the objectives are: to know the practice of nursing professionals who are preceptors in the training process of undergraduate nursing students in the FHS of the city of Itaboraí; to identify the characteristics of preceptor nurses and their viewpoint on the preceptorship actions in the FHS-Itaboraí; to analyze the potentialities and limitations of the practice of the preceptor nurses in the training process in the scope of the FHS; and to propose guidelines for the institutionalization of a preceptorship program for the city of Itaboraí. The methodology is descriptive and exploratory, with qualitative approach. The participants were 12 nurses who were preceptors and former-preceptors and that act in the city at stake. The data collection took place by means of interviews. The research scenario was the city of Itaboraí, situated in the Metropolitan Region II, in the state of Rio de Janeiro, Brazil. The interviews were analyzed by means of thematic analysis, through the grouping of information according to common characteristics, thereby creating four categories: 1) "The preceptorship as a rainbow: space for exchanges", "From turbid to light: the constitution of preceptorship in Itaboraí", "the Family Health Strategy (FHS) as watercolor of actions in the health training process", ""Details and approaches of a health practice: strengths and challenges for an effective accomplishment of preceptorship". In this sense, the practices developed by the preceptor nurses of the city of Itaboraí lead to the understanding that their main function has the objective of promoting the mutual growth, i.e., the walking of several actors towards the knowledge and understanding of their assignments in the intrinsic relationship between theory and practice. At various moments during the study, I asked myself: "what habitus is incorporated by the preceptor nurse of Itaboraí through this relationship?" Then, I understood, through interviews and seized experiential knowledge, that this practitioner is an educator by nature and that makes use of knowledge, creativity, partnerships, innovation and determination as tools throughout its practices. Preceptors understand that the FHS is a matchless scenario for the "health training", because, as an entrance door for the health system, contributes by means of reflections on the actual role and the responsibilities of the nursing professional as part of this system and as responsible for training professionals committed to quality of care, thereby leaving a legacy: "training in the SUS and for the SUS", thereby complying with a portion of the precepts of the health system in force
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, C426; D 610.73


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Id: -859318
Autor: Cavagna, Vitor Machado.
Título: A prática de integralidade desenvolvida pelos enfermeiros na atenção básica no município de Paracambi/RJ / The practice of integrality developed by nurses in the primary care in the city of Paracambi / RJ.
Fonte: Niterói; s.n; 2017. 105 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A integralidade em saúde, um dos princípios doutrinários do SUS, deve estar presente no cotidiano das instituições de saúde, para a realização da assistência aos usuários. Frente ao exposto, esta pesquisa apresenta como objeto a integralidade das ações do enfermeiro na Atenção Básica (AB) no município de Paracambi. Os objetivos (geral e específicos) foram: analisar as práticas dos enfermeiros na atenção básica, caracterizadas como práticas de integralidade; identificar as atividades exercidas pelos enfermeiros inseridos no contexto da atenção básica, que norteiam o conceito de integralidade e discutir como a integralidade se faz presente no cotidiano dos enfermeiros da atenção básica. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa, as unidades de atenção básica do município de Paracambi/RJ. Como critérios de inclusão foram utilizados os enfermeiros inseridos na atenção básica, por um período superior a 60 dias e que não estejam afastados de suas atividades por algum motivo(férias, licença médica etc). A coleta de dados ocorreu através de um roteiro de entrevistas individuais com os sujeitos da pesquisa e também por observação não-participante nas unidades de saúde. Os dados foram tratados a partir da análise temática, proposta por Minayo (2006) e através dos resultados obtidos, emergiram quatro categorias temáticas: O enfermeiro e sua percepção de integralidade; Identificando ações de integralidade na prática do enfermeiro; A transversalidade do conceito de integralidade em saúde na atenção básica; Entraves para a integralidade das ações do enfermeiro. Conclui-se que o estudo em questão pode proporcionar reflexões diretas sobre a forma pela qual o enfermeiro da atenção básica entende o exercício da integralidade no seu cotidiano assistencial e como este profissional pode contribuir para melhoria na atenção à saúde

The integrality in health, one of the doctrinal principles of SUS, must be present in the daily life of health institutions, in order to provide assistance to users. In view of the above, this research presents as object the integrality of the actions of the nurse in Primary Care (AB) in the Paracambi city. The objectives (general and specific) are: to analyze the nurses' practices in primary care, characterized as integrality practices; to identify the activities carried out by nurses inserted in the context of basic care, which guide the concept of integrality and discuss how integrality is present in the daily routine of primary care nurses. It is a case study, with a qualitative approach, having as research field, the basic care units of the county of Paracambi / RJ. As inclusion criteria were applied to the nurses enrolled in the AB, for a period of more than 60 days and who were not away from their activities for any reason (vacation, medical leave, etc.). The data collection was done through a script of individual interviews with the subjects of the research and also by non-participant observation in the health units. The data were treated based on the thematic analysis, proposed by Minayo (2006) and through the results obtained, emerged four thematic categories: The nurse and his perception of integrality; Identifying integrality actions in the practice of the nurse; The transversality of the concept of integrality in health in primary care; Obstacles to the integrality of nurses' actions.It is concluded that this study can provide direct reflections on the way in which the primary care nurse understands the exercise of integrality in his daily care and how this professional can contribute to improve health care

La integralidad en salud, un de los princípios del SUS, debe estar presente en el cotidiano de las instituciones de salud, para la realización de la asistencia a los usuários. Delante de lo que fue expuesto, esta pesquisa tiene el siguiente objeto: la integralidad de las acciones de los enfermeros en la Atención Primaria en la ciudad de Paracambi/RJ. Los objetivos (general y específicos) fueran: analizar las prácticas de los enfermeros en la Atención Primaria, caracterizadas con prácticas de integralidad desarrollada por enfermeros; identificar las actividades realizadas por dichos enfermeros en el contexto de la Atención Primária, que orientan el concepto de integralidad y hace la discusión de como la integralidad se hace presente en el cotidiano de los enfermeros de la Atención Primaria. Se trata de un estudio de caso con abordaje calitativa, tiene como campo de investigación los servicios sanitários de Atención Primaria de la ciudad de Paracambi/RJ. Como criterios de inclusión fueron utilizados los enfermeros insertados en la Atención Primaria por un período superior a 60 días y que no estuvieran lejos de sus actividades por alguna razón (vacaciones,baja médica, etc). La recolecta de datos ocurrió a través de una ruta de entrevistas individuales con los sujetos de la pesquisa y también la observación no participante en los servicios sanitários. Los datos fueron tratados a partir del análisis temático propuesto por Minayo(2006) y por medio de los resultados obtenidos surgieron cuatro categorías temáticas: el enfermero y su percepción de integralidad; identificando acciones de integralidad en la práctica del enfermero; la transversalidad del concepto de integralidad en salud en la Atención Primaria; barreras para la integralidad de las acciones del enfermero. Se concluyó que el estudio en cuestión puede proporcionar reflecciones directas sobre el modo por el cual el enfermero de la Atención Primaria entiende el ejercicio de la integralidad en su cotidiano asistencial y como este profesional puede contribuir para la mejoría de la Atención Primaria
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, C376; D 614


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Id: -836747
Autor: Paiva, Raquel Silva de.
Título: A família vivenciando o cuidado de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral no domicílio / Understand family dynamics in the experience of caring for an entity with sequelae of stroke at home.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; dez. 2012. 175 f p. tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Após a hospitalização oitenta por cento dos indivíduos acometidos pelo acidente vascular ce - rebral necessitam de cuidados continuados no domicílio, tornando estes locais espaços de atenção em saúde na perspectiva de uma nova lógica de atenção centrada na humanização do cuidado. Esta prática revela a família cuidando dos seus membros. O estudo teve como objeto a compreensão da dinâmica familiar na experiência de cuidar de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral no domicílio e como objetivos: compreender a experiência da famí - lia que vivencia o cuidado domiciliar de um ente com sequelas do acidente vascular cerebral; identificar nas interações familiares o significado que a situação de cuidar no domicílio gera na dinâmica familiar; discutir o contexto, as ações/interações, os fatores intervenientes e os resultados da experiência da família de cuidar no domicílio de um ente com sequelas do aci - dente vascular cerebral e propor teoria explicativa que elucide a situação fenomênica que en - volve a família e o cuidado do ente convalescido. Foi adotada a abordagem qualitativa tendo o interacionismo simbólico como referencial teórico e a teoria fundamentada nos dados como método. Após aprovação do comitê de ética em pesquisa, a coleta de dados foi realizada com vinte e cinco familiares cuidadores atendidos pelas estratégias de saúde da família em um município do Norte Fluminense. Os dados foram produzidos através da entrevista semi-estru - turada em profundidade e por meio da codificação que gerou códigos preliminares subcatego - rias, categorias e o fenômeno central. Foi apresentada a tese: A ação da enfermagem é peça fundamental para a efetivação do cuidado no domicílio realizado pelos familiares cuidadores ao ente acometido pelo acidente vascular cerebral considerando a complexidade do ato/atitude de cuidar. A enfermagem é considerada, neste estudo, como profissão essencial no apoio ao enfrentamento salutar desta vivência. (AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D379 EEAN


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Id: -834085
Autor: Amaral, Isabela Barboza da Silva Tavares.
Título: A consulta do enfermeiro na estratégia de saúde da família na cidade do Rio de Janeiro: um recorte da prática em quatro unidades de atenção básica / The nurse's consultation on the family health strategy in the city of Rio de Janeiro: a practice cut in four basic care units.
Fonte: Niterói; s.n; 2015. 102 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objetivo geral do presente estudo é analisar a consulta do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família em uma determinada área da cidade do Rio de Janeiro, tendo como objetivos específicos: caracterizar o processo de trabalho do Enfermeiro durante a consulta de Enfermagem e descrever as ferramentas envolvidas nesse processo de trabalho. Configura-se em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que tem por campo de pesquisa quatro unidades de atenção básica que trabalham com a Estratégia de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro. A técnicas de produção de dados utilizadas foram a observação simples e a entrevista focalizada. O período de coleta de dados foram os meses de abril e maio de 2015.Cada Enfermeiro foi observado por um turno de consultas, e as entrevistas foram aplicadas no mesmo turno. Os dados foram avaliados através da técnica Hermenêuticodialética. A consulta do enfermeiro se caracterizou como meio de construção de um cuidado que abrange família, território e indivíduo, porém, não modificam de forma criativa os modos de abordagem do indivíduo, pois mantém uma reprodução de modelos verticais de atenção à saúde. Apesar de haver explicações das orientações realizadas nos consultórios elas ainda são em algum nível, impositivas e refletem talvez um pouco da herança militar da história da Enfermagem com a presença das falas: "Não pode", "Tem que fazer." Verificou-se que presença do vínculo entre usuário e profissional contribui para uma abordagem diferenciada nas consultas, pois o conhecimento do usuário a quem o cuidado é destinado pode direcionar a personalização do plano de cuidados, entretanto, a qualidade da consulta é prejudicada devido ao número de interrupções que acontecem de forma bastante naturalizada, por usuários e por outros profissionais, na maioria das vezes, com vistas ao atendimento de demandas espontâneas, culminando na sobreposição dos atendimentos e na simultaneidade de ações. Questiona-se a legitimidade desse espaço da consulta do enfermeiro, enquanto gerador de um cuidado efetivo, e potencial agente de mudança do modelo assistencial, pois há reprodução de modelo centrado na figura do médico enquanto detentor da clínica. Além disso, o imediatismo enquanto paradigma social do mundo contemporâneo configura o principal pano de fundo onde a estratégia saúde da família acontece de forma viva em ato nas unidades pesquisadas. Porém, em alguns momentos o caráter vivo se sobrepõe à protocolização do atendimento, e neles, consegue-se perceber o acontecimento de encontros "vivos", onde saberes são compartilhados e o indivíduo é posto enquanto centro do plano de cuidados. Conclui-se que é preciso refletir sobre o modo como o enfermeiro tem se permitido deixar ser conduzido em seu processo de trabalho no consultório; por uma "ditadura da modernidade" imediatista, normalizadora, e que castra do enfermeiro e do usuário, a possibilidade de produção de vida nos seus encontros. Reafirma-se que a sobreposição de atendimentos traz graves prejuízos a qualidade do atendimento prestado ao usuário no consultório, e deslegitima o trabalho do enfermeiro

The overall objective of this study is to analyzing the nurse's consultation at the Family Health Strategy in a particular area of the city of Rio de Janeiro, having as main objectives: characterizing the working process of the nurse during the Nursing consultation and describing the tools involved in this work process. Set in a descriptive research of a qualitative approach whose field are four primary health care units that work with the Family Health Strategy in the city of Rio de Janeiro. The data production techniques used were simple observation and focused interview. The data collection periods were the months of April and May 2015. Each nurse was observed by a round of consultations; and the interviews were applied in the same shift. Data were evaluated by Hermeneutic-dialectical technique. The consultation of the nurse was characterized as a means of care that covers family planning and individual; however, does not change creatively the approach modes of the individual, because it keeps a reproduction of vertical models of health care.Although there are explanations about the instructions given in the offices they still are at some level, impositive and reflect perhaps a bit of military heritage of the history of nursing in the presence of the speeches: "It cannot"; "It has to do". It was found that presence of the link between user and professional contributes to a differentiated approach in the consultations because the knowledge of the user to whom the care is intended can direct the personalization of care plan; however, quality of consultation is impaired due to the number of interruptions that happen quite naturalized way, by users and by other professionals, in most cases, in view to meet spontaneous demands, culminating in the overlap of attendances and simultaneous actions. It questions the legitimacy of this nurse's consultation space while generating an effective care, and potential health care change agent of the model of assistance, because there is a model centered on the figure of the doctor as an owner of the clinic. In addition, the immediacy as a social paradigm of the contemporary world sets the main backdrop where the family health strategy happens vividly in action in the surveyed units. However, in some moments, the living character overlaps the protocol of attention, and in them, it can be seen the dating "alive" events, where knowledge is shared and is set the individual's position as a center of the care plan. In conclusion, it must reflect about how the nurse has been allowed to leave be conducted in his work process in the office; by a "dictatorship of modernity" immediacy, normalizing, and which castrates of the nurse and the user the possibility of life production in their meetings. It reaffirms that the overlapping appointments poses danger to the quality of care provided to the user in the office, and delegitimize the work of the nurse
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
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Autor: Aguiar, Alexandre Campos de.
Título: A inserção do acadêmico de enfermagem no contexto da Estratégia Saúde da Família: o papel do preceptor / The Insertion of nursing students in the context of the Family Health Strategy: the role of preceptor.
Fonte: Niterói; s.n; 2013. 74 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar o envolvimento do acadêmico de Enfermagem na realidade da Estratégia de Saúde da Família, e de que maneira o enfermeiro preceptor recebe este aluno e como a prática desenvolvida nesta área pode se tornar uma experiência real, trazendo ganhos para todos, alunos, preceptores, serviço de saúde e clientes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo exploratório de campo, segundo Minayo e Sanchez (1993) adequada ao aprofundamento da complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. O estudo foi desenvolvido por meio de trabalho de campo, no período de junho a dezembro de 2012, como fonte de geração de dados uma Unidade de Saúde da Família, ou seja, um ambiente natural. A pesquisa foi realizada por meio de oficinas com a participação dos enfermeiros que atuam na Atenção Básica no município de Vassouras com base nas experiências vivenciadas pela preceptoria de estudantes de enfermagem junto ao trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Nas considerações finais percebe se claramente que existe uma grande dificuldade de acolhimento e inserção do acadêmico de Enfermagem no campo prático da Atenção Básica, uma vez que, não existe um protocolo para recebimento deste aluno, e pouca relação entre a teoria em sala de aula e a realidade experimentada na prática, ou seja, o professor em sala de aula, e o preceptor no seu local de trabalho, não dialogam.

This thesis aims to evaluate the involvement of academic nursing in the reality of the Family Health Strategy, and how the nurse preceptor receives this student and how the practice developed in this area can become a real experience, bringing gains for all students, preceptors, and health service clients. This is a qualitative research was a descriptive exploratory field, Minayo and Sanchez (1993) appropriate to the deepening complexity of phenomena, events and processes of specific individuals and groups more or less defined in scope and capable of being covered intensely. The study was developed through fieldwork in the period June to December 2012, as a source of data generation Unit Family Health, ie a natural environment. The survey was conducted through workshops with the participation of nurses working in primary care in the city of Brooms based on the experiences of preceptorship for nursing students to work together in the Family Health Strategy. In the final realizes clearly that there is a great host and difficulty inserting the academic field of Practical Nursing in Primary Care, since there is no protocol for receiving this student, and little relation between theory and classroom experienced reality in practice, ie, the teacher in the classroom, and the teacher in your workplace, there is no dialogue.

Esta tesis tiene como objetivo evaluar la participación de la enfermería escolar en la realidad de la Estrategia Salud de la Familia, y cómo el preceptor enfermera recibe el estudiante y cómo la práctica desarrollada en esta área puede convertirse en una experiencia real, trayendo beneficios para todos estudiantes, preceptores y clientes de servicios de salud. Se trata de una investigación cualitativa es un campo exploratorio descriptivo, Minayo y Sánchez (1993) adecuado a la complejidad de la profundización de los fenómenos, sucesos y procesos de determinados individuos y grupos más o menos definidos en su alcance y capaz de ser cubierto intensamente. El estudio se ha desarrollado a través de trabajo de campo en el período de junio a diciembre de 2012, como una fuente de generación de los datos de salud de la unidad familiar, es decir, un entorno natural. La encuesta se realizó a través de talleres con la participación de las enfermeras que trabajan en la atención primaria en la ciudad de Escobas con base en las experiencias de preceptoría para estudiantes de enfermería para trabajar juntos en la Estrategia Salud de la Familia. En la final se da cuenta claramente de que hay un gran anfitrión y dificultades para insertar el campo académico de Enfermería Práctica en Atención Primaria, ya que no existe un protocolo para la recepción de este estudiante, y poca relación entre la teoría y aula realidad experimentada en la práctica, es decir, el maestro en el aula y el profesor en su lugar de trabajo, no hay diálogo.
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF



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