Base de dados : BDENF
Pesquisa : SP4.051.607.098 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 5 [refinar]
Mostrando: 1 .. 5   no formato [Longo]

página 1 de 1

  1 / 5 BDENF  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-315201
Autor: Casanova, Edna Gurgel.
Título: O cuidado de enfermagem em unidade de internação psiquiátrica: uma transição do asilar para a reabilitação psicossocial: o familiar e o exótico / The nursering care in Unit of Psychiatric Internment: a transition of sheltering for the rehabilitation psicossocial: the relative and the exotic.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; mar. 2002. 210 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Estudo sobre os cuidados de enfermagem psiquiátrica desenvolvidos numa unidade de internação de um hospital universitário do Rio de Janeiro, reorganizado à luz da reabilitação psicossocial proposta pela Reforma Psiquiátrica no Brasil. Fundamentado em bases conceituais do cuidado de enfermagem, o objeto de estudo foi abordado com enfoque inspirado na etnografia para apreender, através da observação participante, entrevistas livres e análise documental, as práticas dos integrantes da equipe de enfermagem no cotidiano hospitalar, durante suas interações com os pacientes. Os dados foram analisados e interpretados por sua aproximação ou distanciamento às bases conceituais do cuidado e aos princípios da Reforma Psiqui[atrica. Os resultados encontrados indicam a coexistência de duas dimensões do cuidado permeadas pelas influências ambientais...
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D102, EEAN, 3e


  2 / 5 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-302090
Autor: Maciel, Paulete Maria Ambrósio.
Título: Os enfemeiros frente ao paciente com síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS): uma proposta de assistência de enfemagem / Nursing assistence for the patient who is affected by infection disease (AIDS).
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; ago. 1987. 151 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho procura mostrar quanto é fundamental a busca de diretrizes para a assistência de enfermagem ao paciente portador de doença infecto-parasitária, mais precisamente o paciente confirmado ou suspeito de SIDA/AIDS, com a finalidade de estimular a participação científica de enfemeiro junto à equipe multiprofissional e contribuir com uma proposta para a assistência de enfermagem a esses pacientes. A metodologia utilizada foi a observação participante com enfermeiros de um hospital de referência da região Sudeste. Para desenvolver este trabalho, selecionou-se textos, artigos de periódicos, depoimentos dos enfemeiros e a própria vivência do autor. Os resultados da análise e discussão dos dados mostraram que há necessidade do desenvolvimento de meios diversos, para maior atenção aos problemas relacionados à AIDS.
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; T148, EEAN, 2ex


  3 / 5 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-286010
Autor: Martins, Cleusa Alves.
Título: O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) em Goiânia: a(des)institucionalização da consulta de enfermagem no pré-natal / The Woman Integral Health Assistance Program in goiânia: the (un)institutionalization in the prenatal nursing consultation.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; mar. 2001. 200 p. graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O estudo tem como objetivos os determinantes ideológicos, programáticos e operacionais da (des)institucionalização da Consulta de Enfermagem no pré-natal em Goiânia, no PAISM. Os dados obtidos da análise documental de depoimentos com 4 entrevistas em cargos hierárquicos em nível central e local, e 8 enfermeiras assistenciais. A análise, utilizou uma abordagem dialética, auxiliadora pelo conceito de gênero e sua relação com a saúde reprodutiva e a Enfermagem. Os resultados, contextualizados, na crise política, social e econômica do país e nos altos índices de mortalidade materna e perinatal, que confirmam um modelo dominante de assistência técnico e medicalizado; de outro, as diferentes formas de assistir à gestante mediante a consulta de pré-natal, pela enfermeira, na qual prevalece o modelo de resistência médica à autonomia e proficiência profissional...
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação
BR442.1; D86, EEAN, 3ex


  4 / 5 BDENF  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-659769
Autor: Aquino, Rita de Cássia; Philippi, Sonia Tucunduva.
Título: Desenvolvimento e avaliação de instrumentos de triagem nutricional / Development and evaluation of nutritional screening tools / Desarrollo y evaluación de instrumentos de identificación de riesgo nutricional
Fonte: Rev. bras. enferm;65(4):607-613, jul.-ago. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a avaliação de instrumentos de triagem nutricional para identificação de risco de desnutrição em pacientes hospitalizados. A partir da identificação de variáveis preditivas, o paciente deve ser encaminhado à equipe multidisciplinar de terapia nutricional para intervenção. Foram estudados 300 pacientes de um hospital de São Paulo-SP, aplicada uma avaliação nutricional com levantamento de variáveis de risco e conduzida uma regressão logística múltipla para a seleção dos fatores preditivos. As variáveis associadas à desnutrição foram: perda de peso involuntária, ossatura aparente, redução de apetite, diarreia, ingestão energética inadequada e gênero masculino. Um instrumento de triagem nutricional foi desenvolvido e apresentou adequada concordância com instrumentos validados.

This study aims to describe the development and evaluation of nutritional screening tools to identify risk of malnutrition in hospitalized patients. From the identification of predictive variables, the patient should be referred to the multidisciplinary team of nutrition therapy for intervention. Were studied 300 patients from a hospital in Sao Paulo, applied with a nutritional assessment survey of risk variables and conducted a multiple logistic regression for the selection of predictors. The variables associated with malnutrition were: unintentional weight loss, apparent bones, decreased appetite, diarrhea, inadequate energy intake and male sex. A nutritional screening tool was developed and showed good agreement with validated instruments.

Este estudio tiene como objetivo describir el desarrollo y evaluación de herramientas para identificar el riesgo de desnutrición en pacientes hospitalizados. Desde la identificación de las variables preditores, el paciente debe ser remitido al equipo de soporte nutricional para la intervención. Para alcanzar el objetivo, fueron estudiados 300 pacientes de un hospital en Sao Paulo, aplicado la evaluación nutricional para la identificación de las variables de riesgo y llevó a cabo un análisis estadístico de regresión para la selección de factores predictores. Las variables asociadas a la desnutrición fueron: pérdida de peso involuntaria, huesos aparentes, disminución del apetito, diarrea, consumo inadecuado de energía y sexo masculino. Una herramienta de identificación de riesgo nutricional fue desarrollada y mostraron una adecuada concordancia con instrumentos validados.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 5 BDENF  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-431674
Autor: Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Rubio Tyrrell, Maria Antonieta.
Título: O gênero (in)visível da terceira idade no saber da enfermagem / The (in)visible gender of third age in nursing knowledge
Fonte: Rev. bras. enferm;58(3):330-334, maio-jun. 2005. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo bibliográfico, no qual realizou-se um levantamento da produção científica de enfermagem referente à Mulher na Terceira Idade no Catálogo de Dissertações e Teses do CD-ROM do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no período de 1979 a 1999. Objetivou conhecer os afastamentos e/ou aproximações no saber de enfermagem com o objeto de estudo da tese de doutorado: os saberes e práticas de saúde das mulheres idosas, na perspectiva de gênero. Concluiu-se que a mulher na terceira idade foi investigada em poucos estudos, além do mais, os objetos destas investigações se afastaram fortemente das questões de gênero, demonstrando-se o aspecto assexuado da velhice, e negação dos papéis sociais da mulher.
Responsável: BR905.1 - Biblioteca



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde