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Minicucci, Eliana Maria
Popim, Regina Célia
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Id: biblio-1098766 LILACS-Express
Autor: Borges, Dayane Oliveira; Freitas, Karina Alexandra Batista da Silva; Minicucci, Eliana Maria; Popim, Regina Célia.
Título: Benefits of ginger in the control of chemotherapy-induced nausea and vomiting / Beneficios del jengibre en el control de náusea y vómito inducidos por la quimioterapia / Benefícios do gengibre no controle da náusea e vômito induzidos pela quimioterapia
Fonte: Rev. bras. enferm;73(2):e20180903, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objectives: To identify and discuss scientific evidence of the effects of ginger use on the management of chemotherapy-induced nausea and vomiting. Methods: This is an integrative reviewperformed by Ganong's reference. Results: We included 24 studies, highlighting three thematic categories, namely 1) antiemetic action of ginger - nausea (13 articles; of these, nine significant) and emesis (10 studies; of these, six significant); 2) action in the control of nausea (11 articles; of these, six significant) and vomiting (8 articles; of these, three significant) in the acute phase; 3) action in the control of nausea (6 articles; of these, three significant) and vomiting (6 articles; of these, three significant) in the delayed phase. There were divergences of the methods used. Final considerations: This complementary therapy has low cost and easy access, but no statistical confirmation of its effectiveness in the management of nausea and vomiting in cancer patients was found.

RESUMEN Objetivos: Identificar y discutir evidencias científicas de los efectos del uso del jengibre en el manejo de la náusea y vomito inducidos por la quimioterapia. Métodos: Se trata de revisión integranterealizada por el referencial Ganong. Resultados: Han sido incluidos 24 estudios, destacándose 3 categorías temáticas: 1) acción antiemética del jengibre - ha sido evaluada la náusea (13 artículos [9 significativos]) y emesis (10 estudios [6 significativos]); 2) acción en el control de la náusea (11 artículos [6 significativos]) y vomito (8 artículos [3 significativos]) en la fase aguda; 3) acción en el control de la náusea (6 artículos [3 significativos]) y vomito (6 artículos [3 significativos]) en la fase tardía. Hubo divergencias de los métodos utilizados. Consideraciones finales: Esa terapia complementar ha sido de bajo costo y fácil acceso, pero no ha sido encontrada confirmación estadística de su efectividad en el manejo de la náusea y vomito en pacientes oncológicos.

RESUMO Objetivos: Identificar e discutir evidências científicas dos efeitos do uso do gengibre no manejo da náusea e vômito induzidos pela quimioterapia. Métodos: Trata-se de revisão integrativabaseada no referencial de Ganong. Resultados: Foram incluídos 24 estudos, destacando-se 3 categorias temáticas, a saber, 1) ação antiemética do gengibre - foi avaliada a náusea (13 artigos; destes, 9 significativos) e êmese (10 estudos; destes, 6 significativos); 2) ação no controle da náusea (11 artigos; destes, 6 significativos) e vômito (8 artigos; destes, 3 significativos) na fase aguda; 3) ação no controle da náusea (6 artigos; destes, 3 significativos) e vômito (6 artigos; destes, 3 significativos) na fase tardia. Houve divergências dos métodos utilizados. Considerações finais: Essa terapia complementar é de baixo custo e fácil acesso, mas não foi encontrada confirmação estatística de sua efetividade no manejo da náusea e vômito em pacientes oncológicos.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-62372
Autor: Brasil. Ministerio da Saude. Coordenadoria Regional de Saude da Amazonia.
Título: Documento descritivo sobre desenvolvimento das ações prioritarias e situacao da rede de serviços da Secretaria de Saúde do Estado do Acre / White Paper on the Development of Priority Actions and the Status by the Acre State Health Secretariats Services.
Fonte: s.l; s.n; mar. 1983. 16 p. tab.
Idioma: pt.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1/CBX.793/AC*MINd*1983


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Id: biblio-848736
Autor: Adão, Gabriela Andrade.
Título: Representações sociais da sociedade civil sobre a equidade em saúde nas ações de controle da tuberculose / Social representation of civil society about health equity in the Tuberculosis Control Program.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; jul. 2014. 87 f p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudo sobre as representações sociais acerca da equidade em saúde para a sociedade civil ligada à Tuberculose. Os objetivos foram: 1) Identificar quais são os sentidos conferidos sobre equidade em saúde para sociedade civil; 2) Discutir as representações sociais da sociedade civil sobre a equidade em saúde no programa de controle da tuberculose. Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, tendo a Teoria das Representações Sociais como referencial teórico metodológico. Participaram da pesquisa quinze membros do Fórum de Organizações Não Governamentais TB do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática de conteúdo de Bardin. Como resultados, emergiram três categoriase duas subcategorias que representam a visão de equidade da sociedade civil estudada: Categoria 1: Equidade como a diminuição da desigualdade entre ricos e pobres; Categoria 2: Equidade é a garantia dos Direitos Humanos; Categoria 3: Equidade é acesso ao serviço de saúde. Primeira Subcategoria: Pouco conhecimento dos profissionais de saúde sobre a Tuberculose como uma importante barreira de acesso ao Programa; Segunda Subcategoria: Falha na humanização dos serviços como uma das barreiras de acesso ao PNCT. Como maiores dificuldades para o acesso ao PNCT, encontrou-se a falta de atendimento humanizado ao usuário, a desigualdade de classe social, questões raciais e a falta de conhecimentos técnicos sobre a tuberculose pelos profissionais da rede de serviços. Conclui-se que a equidade em saúde é reconhecida pela maioria dos participantes como um princípio que se relaciona com a diminuição das diferenças entre ricos e pobres na sociedade e com as oportunidades de acesso ao programa de Tuberculose. Todos os participantes reconheceram que a equidade é um princípio que deve nortear as políticas de saúde, porém, não a percebem na realidade cotidiana dos programas de Tuberculose.(AU)
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Brasil
Cogo, Ana Luísa Petersen
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Id: biblio-829860
Autor: Cogo, Ana Luísa Petersen; Pai, Daiane Dal; Aliti, Graziella Badin; Hoefel, Heloísa Karnas; Azzolin, Karina de Oliveira; Busin, Lurdes; Unicovsky, Margarita Ana Rubin; Kruse, Maria Henriqueta Luce.
Título: Casos de papel e role play: estratégias de aprendizagem em enfermagem / Los ejercicios de modelado y de role play: estrategias de aprendizaje en enfermería / Case studies and role play: learning strategies in nursing
Fonte: Rev. bras. enferm;69(6):1231-1235, nov.-dez. 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo relatar a experiência de docentes de uma universidade pública da região Sul do Brasil na utilização de casos de papel e role play como estratégias de aprendizagem para o cuidado em enfermagem ao adulto hospitalizado. Método relato da experiência de aprendizagem adotada na disciplina de Cuidado de Enfermagem ao Adulto I do curso de Bacharelado em Enfermagem. Resultados a elaboração dos casos de papel considerou as necessidades de cuidado originadas pelo perfil epidemiológico da morbimortalidade das doenças crônicas não transmissíveis, o processo de enfermagem como método para assistir, bem como os aspectos sociais dos indivíduos hospitalizados. O planejamento do role play fez-se pela criação de um cenário em laboratório de práticas e diálogos envolvendo a interação entre estudantes e professores. Conclusão os casos de papel e o role play instigaram os estudantes à busca ativa do aprendizado e aproximaram a teoria das situações reais de cuidado.

RESUMEN Objetivo contar la experiencia de docentes de una universidad pública de la región Sur de Brasil con el empleo de casos y ejercicios de modelado y de role play como estrategias de aprendizaje en el cuidado de enfermería al adulto internado. Método: narrativa experiencial de aprendizaje de la materia Cuidado de Enfermería al Adulto I, del curso de Enfermería. Resultados: para la elaboración de los casos y ejercicios de modelado se consideraron las necesidades del cuidado desde el perfil epidemiológico de la morbimortalidad de las enfermedades crónicas no transmisibles, el proceso de enfermería como método para cuidar, así como los aspectos sociales de los sujetos internados. Para el role play se creó un escenario en laboratorio de prácticas y conservaciones, en que interactuaban profesores y alumnos. Conclusión: los casos y ejercicios de modelado estimularon el aprendizaje de los estudiantes y el acercamiento de la teoría a la práctica en situaciones reales de cuidado.

ABSTRACT Objective: to report professors' experience in a public university of Southern region of Brazil using case studies and role play as learning strategies for nursing care of hospitalized adults. Method: learning experience report from the Nursing Care of Adults I class of nursing undergraduate course. Results the development of case studies and role play considered health care needs from epidemiological profile of chronic noncommunicable diseases morbidity and mortality, nursing as an assisting method, and social aspects of hospitalized individuals. Role play planning was made by creating a stage in laboratory of practices and dialogues comprising students and professors interaction. Conclusion case studies and role play encouraged students to active search for learning and brought theory closer to real health care situations.
Responsável: BR1.1 - BIREME



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