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Id: biblio-883471
Autor: Sá, Ana Carolina Micheletti Gomide-Nogueira de; Silva, Ronaldo Machado; Capanema, Flávio Diniz; Gonçalves, Luiz Alberto Oliveira; Rocha, Regina Lunardi.
Título: Febre Infantil e seu Manejo pelos Pais: Análise Quantitativa / Childhood Fever and its Management by Parents: A Quantitative Analysis
Fuente: Rev. bras. ciênc. saúde;22(2):117-124, 2018.
Idioma: pt.
Resumen: Objetivo: verificar o conhecimento, crenças, fontes de informação, práticas e atitudes dos pais/cuidadores no manejo da febre infantil. Material e Métodos: estudo descritivo transversal, de caráter quantitativo. A amostra composta por 286 pais/cuidadores que procuraram o serviço de urgência de um Hospital Infantil em Minas Gerais com relato de febre na criança. Resultados: 45,6% dos pais possuíam o ensino médio, 54% ganhavam até um salário mínimo e 42% tinham um filho. 70% possuíam termômetro, 48,4% não observaram o tempo adequado para retirada do termômetro de mercúrio e 29,4% verificavam pela palpação. 34,3% conceituaram febre a partir de 37,5°C. 96,3% administravam antitérmicos, 50,5% dipirona e 39,3% paracetamol. 83,3% desconheciam os efeitos adversos. 14% administravam antibióticos. 70% consideravam que a febre trazia malefícios e que o pior dano é a convulsão. Para detectar a febre os entrevistados utilizaram o termômetro e a palpação. Consideram a febre perigosa por acreditarem provocar convulsão, sonolência, prostração, desidratação e danos cerebrais. Para controle da febre utilizavam métodos farmacológicos e não farmacológicos. Como fontes de informação, acessam a internet, livros, televisão, jornais, profissionais de saúde, amigos e parentes. Conclusão: Os participantes possuíam perfil socioeconômico, medos, crenças e práticas de manejo da febre similares. Em algumas situações demonstraram conhecimento e percepções limitadas ocasionando em atitudes errôneas frente à febre. As concepções direcionam as condutas e práticas no manejo da febre. A febre fobia persiste, pais/ cuidadores demonstram insegurança para cuidar da criança febril. (AU)

Objective: To verify the knowledge, beliefs, sources of information, practices and attitudes of the parents/caregivers in the management of childhood fever. Material and Methods: This was a descriptive, cross-sectional study, with a quantitative approach. The sample was composed of 286 parents/caregivers who sought the emergency service of a Children's Hospital in Minas Gerais with complaints of fever in their children. Results: 45.6% of parents had high school education level; 54% earned up to one minimum wage; and 42% had one child. A total of 70% of respondents had a thermometer, 48.4% did not observe the adequate time to remove the mercury thermometer; and 29.4% of them verified fever by palpation. 34.3% reported fever at 37.5 °C; 96.3% administered antipyretics; 50.5% administered dipyrone and 39.3% paracetamol; 83.3% were unaware of the adverse effects; 14% administered antibiotics; 70% considered that the fever was harmful and that the worst damage is the seizure. To detect fever, the interviewees used the thermometer and palpation. They consider the fever dangerous because they believe it may cause convulsion, drowsiness, prostration, dehydration and brain damage. For fever control, they used pharmacological and nonpharmacological methods. As sources of information, they access the internet, books, television, newspapers, health professionals, friends and relatives. Conclusion: The participants had similar socioeconomic profiles, fears, beliefs and practices of fever management. They showed limited knowledge and perceptions leading to erroneous attitudes towards fever management. Conceptions guide conduct and practices in the management of fever. The phobia of fever persists, and parents/caregivers show insecurity to care for the febrile child. (AU)
Responsable: BR8.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-883252
Autor: Wachelke, João.
Título: Ideologia nas Opiniões de Estudantes de Ensino Médio sobre Sucesso no Trabalho / Ideology in the Opinions of Secondary School Students on Success at Work / La Ideología en las Opiniones de Estudiantes de Secundaria Acerca del Éxito en el Trabajo
Fuente: Psicol. ciênc. prof;37(3):652-668, jun.- sept.2017. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumen: As opiniões e crenças de adolescentes sobre o sucesso no trabalho constituem um contexto psicossocial pertinente para identificar indícios de efeitos ideológicos, já que se referem às expectativas e ao planejamento das atividades que inscreverão ou inscrevem cada pessoa no espaço social das relações com meios de produção. O estudo avaliou indicadores de opinião sobre sucesso no trabalho da Pesquisa de Percepções Sociais de Estudantes Uberlandenses (Perseu) de 2013, realizada junto a 736 estudantes da segunda série do ensino médio de três escolas. A análise de dados consistiu em estatísticas rescritivas das opiniões por meio de cruzamentos de frequências a partir de estratos de renda familiar e escolaridade da mãe, e análise de correspondências múltiplas. Os resultados indicaram tendência de consenso na amostra a respeito da meritocracia como princípio vigente para garantir o sucesso no trabalho, bem como maior adesão dos estratos de renda e escolaridade inferiores a opiniões recomendando a obediência a chefes e normas de empresas. A discussão centra-se no processo de naturalização ideológica e sua relação com os consensos sociais e busca explicar o perfil de opinião dos estratos desfavorecidos a partir de tendências psicológicas de justificação do sistema e da avaliação racional da restrição de possibilidades de vida....(AU)

The opinions and beliefs of adolescents regarding success at work constitute a relevant psychosocial context to identify evidence of ideological effects, since they refer to the expectations and planning of activities that will insert or insert each person in the social space of the relationships with production means. The study has assessed opinion indicators on success at work from the 2013 Uberlandia Students' Social Perceptions Survey (Perseu), carried out with 736 secondary school students from three schools. Data analysis consisted in descriptive statistics of opinions through frequency crosstabs from family income and mother education strata, as well as multiple correspondence analysis. Results indicated a consensus trend in the sample concerning meritocracy as a ruling principle to ensure success at work and higher agreement from lower income and education strata with opinions recommending the obedience to bosses and firm norms. Discussion focuses on the ideological naturalization process and its relationship with social consensus and aims at explaining the opinion profile of disadvantaged strata by means of psychological trends of system justification and rational assessment of life possibilities....(AU)

Las opiniones y creencias de los adolescentes sobre el éxito en el trabajo constituyen un contexto psicosocial relevante para identificar la evidencia de efectos ideológicos, ya que se refieren a las expectativas y a las actividades de planificación que inscribirán o inscriben a cada persona en el espacio social de las relaciones con los medios de producción. El estudio evaluó indicadores de opinión sobre el éxito en el trabajo de la Investigación de las Percepciones Sociales de Estudiantes de Uberlandia (PERSEU) de 2013, llevada a cabo con 736 estudiantes de escuela secundaria de tres escuelas. El análisis de los datos consistió en estadística descriptiva de opiniones por tablas de frecuencia de estratos de ingreso familiar y educación de la madre, y en un análisis de correspondencias múltiples. Los resultados indicaron tendencia de consenso en la muestra respecto a la meritocracia como principio para asegurar el éxito en el trabajo y una mayor adherencia de aquellos con menores ingresos y estratos de educación a opiniones que recomiendan la obediencia a los jefes y a las normas de las empresas. La discusión se centra en el proceso de naturalización ideológica y su relación con el consenso social, y trata de explicar el perfil de opinión de los estratos desfavorecidos por las tendencias psicológicas de justificación del sistema y evaluación racional de la restricción de las posibilidades de vida....(AU)
Responsable: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-878088
Autor: Almeida, Lara Carolina de; Barbosa, Altemir José Gonçalves; Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da.
Título: Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br / Evidence of the Validity of the Scale of Attitudes towards Reading: ERAS-Br / Las Evidencias de la Validez de la Escala de Actitudes hacia la Lectura: ERAS-Br
Fuente: Psico USF;22(3):485-500, set.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumen: Para obter evidências de validade e fidedignidade, a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (ERAS-Br) foi aplicada em 335 estudantes do Ensino Fundamental. Identificou-se que estruturas muldimensionais com dois (Leitura Acadêmica e Leitura Recreativa) ou três (Leitura Recreativa, Leitura Acadêmica Geral e Leitura Acadêmica Avaliação) fatores e um fator de segunda ordem são adequadas para a ERAS-Br. Tanto a medida como um todo quanto seus fatores apresentaram consistência interna satisfatória. Um procedimento de teste-reteste com um intervalo de dois anos e parte da amostra obteve coeficientes de estabilidade suficientes ou bons. De modo geral, as atitudes em relação à leitura tenderam a ser ligeiramente positivas, mas declinaram no intervalo de dois anos. Embora a ERAS-Br possua boas evidências de validade baseadas na estrutura interna e fidedignidade, o fato de as atitudes em relação à leitura se tornarem menos positivas ao longo dos anos é preocupante. Pesquisas adicionais são recomendadas.(AU)

To obtain evidence of validity and reliability, the Brazilian version of the Elementary Reading Attitude Survey (ERAS-Br) was applied to 335 elementary school students. It was identified that multidimensional structures with two (Academic Reading and Recreational Reading) or three (Recreational Reading, General Academic Reading and Academic Reading Assessment) factors and one factor of second order are suitable to the ERAS-Br. Both the measure as a whole and the factors showed a satisfactory internal consistency. A test-retest procedure with an interval of 2 years and part of the sample obtained sufficient or good stability coefficients. Overall, the attitudes toward reading tended to be slightly positive, but declined in the 2-year interval. Although the ERAS-Br has good validity evidence based on the internal structure and reliability, the fact that the attitudes toward Reading become less positive over the years is worrying. Further studies are recommended.(AU)

Para obtener evidencias de validez y confiabilidad, la Escala de Actitudes con relación a la Lectura (ERAS-Br) fue aplicada a 335 estudiantes de Enseñanza Primaria. Se identificó que estructuras multidimensionales con dos factores (Lectura Académica y Lectura Recreativa) o tres factores (Lectura Recreativa, Lectura Académica General y Lectura Académica de Evaluación) y com un factor de segundo orden, son adecuados para la ERAS-Br. Tanto la medida en su conjunto como sus factores presentaron consistencia interna satisfactoria. Un procedimiento de test-retest con un intervalo de dos años y parte de la muestra obtuvieron coeficientes de estabilidad suficientes o buenos. En general, las actitudes en relación a la lectura tendieron a ser ligeiramente positivas, pero declinaron en el intervalo de dos años. Aunque la ERAS-Br presenta buenas evidencias de validez basadas en la estructura interna y confiabilidad, es preocupante el hecho de que las actitudes hacia la lectura se tornaron menos positivas a lo largo de los años. Se recomiendan investigaciones adicionales.(AU)
Responsable: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-877923
Autor: Villavicencio, Judy(edt).
Título: Perfil profesional del odontólogo latinoamericano. Primera parte / Professional profile of Latin American dentist. First part
Fuente: Rev. estomat. salud;23(1):6-7, 20150000.
Idioma: es.
Responsable: CO624.9


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Id: biblio-877292
Autor: Gonçalves, Aline Mara; Vilela, Sueli de Carvalho; Terra, Fábio de Souza.
Título: Atitudes de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial frente ao adoecimento mental / Attitudes of professionals of the Network of Psychosocial Attention to mental illness
Fuente: Rev Rene (Online);18(5):647-654, set. - out. 2017.
Idioma: en.
Resumen: Objetivo: investigar as atitudes de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial frente ao adoecimento mental. Métodos: estudo transversal e analítico. Utilizaram-se dois instrumentos: o questionário de caracterização e a Escala de Opiniões sobre a Doença Mental, respondidos por 80 trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial. Para contagem dos pontos obtidos, foram utilizadas fórmulas preestabelecidas; e para correlações e associações, testes não paramétricos conforme a normalidade dos dados. Resultados: o perfil atitudinal denominado Autoritarismo destacou-se por apresentar maior média na população, seguido dos perfis Restrição Social e Etiologia do Esforço Mental. Observou-se também que as variáveis escolaridade, tempo de trabalho em serviços de saúde mental e renda familiar mensal apresentaram correlações significativas em relação aos tipos de atitudes. Conclusão: o perfil atitudinal da população estudada reflete atitudes predominantemente autoritárias, restritivas e discriminatórias. (AU)
Responsable: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: biblio-876573
Autor: Barragán Pérez, Virginia; Berenzon Gorn, Shoshana; García De la Torre, Guadalupe Silvia; Lara Muñoz, María del Carmen.
Título: Actitudes hacia la homoparentalidad: Validación psicométrica de dos escalas en una muestra de estudiantes mexicanos / Atitudes em relação à homoparentalidade: validação psicométrica de duas escalas numa amostra de estudantes mexicanos / Attitudes Towards Homoparentality: Psychometric Validation of two Scales in a Sample of Mexican Students
Fuente: MedUNAB;19(2):85-94, 2016. tab.
Idioma: es.
Resumen: Introducción: La legalización del llamado matrimonio igualitario, y de la adopción de menores por parejas homosexuales, es un fenómeno reciente y que debe ser estudiado, para lo cual es necesario contar con medidas confiables que permitan dar cuenta de cómo la sociedad percibe esta nueva configuración familiar. Objetivo: Determinar las propiedades psicométricas de dos escalas: Actitudes frente a las familias Homoparentales (AFFH); y creencias acerca del ajuste de los niños de familias homoparentales (CANFH). Metodología: La AFFH, con 20 reactivos, fue diseñada para dar cuenta de las actitudes hacia las familias homoparentales. La CANFH tiene 14 reactivos organizados en las subescalas de oposición individual (OI) y oposición normativa (ON). Ambas escalas tienen afirmaciones que deben ser respondidas con opciones tipo Likert que van del 1 totalmente de acuerdo, al 5 totalmente en desacuerdo. La CANFH fue aplicada a 170 estudiantes universitarios (78 (46%) hombres, 92 (54%) mujeres. Media de edad: 18.4 DE+0.94), y la AFFH a 88 (35 (40%) hombres, 53 (60%) mujeres. Media de edad: 18.2 DE+0.84). Se determinaron las propiedades psicométricas por medio de análisis factorial y de consistencia interna. Resultados: La AFFH resultó con un α=0.91; los reactivos se organizaron en dos factores que explican 46.14% de la varianza. En el caso de la CANFH se confirmó la estructura factorial de dos subescalas explicativas de 65.49% de la varianza y con un α=0.94. Conclusiones: Los datos indican que ambas escalas poseen las propiedades psicométricas adecuadas para medir las actitudes de estudiantes mexicanos hacia las familias homoparentales y hacia los efectos que estas puedan tener en los menores adoptados...(AU)

Introduction: Same-sex marriage and adoption legalization constitute a growing and relatively new research field. Its study needs reliable and valid measures that allow to understand the society's perception about this new family order. Objective: Assess the psychometric properties of two scalesdevised to measure same-sex parenting attitudes: Attitudes toward Same-sex Families Scale (AFFH for its acronym in Spanish), and Scale on Beliefs about Children's Adjustment in Same-sex families (CANFH in Spanish). Methodology: AFFH scale is a 20-item measure designed to account for attitudes towards same-sex families. CANFH is a 14-item measure consisting of two scales, Individual Opposition (IO) and Normative Opposition (NO). Both are Likert scales with five response options (1. Strongly Agree to 5. Strongly Disagree). The CANFH was answered by 170 college students (78 (46%) males, 92 (54%) females; Average age: 18.4 SD 0.94), and the AFFH by 88 college students (35 (40%) males, 53 (60%) females, average age: 18.2 SD + 0.84). Results: AFFH items were organized into two factors that explained 46.14% of variance with a Cronbach's alpha of 0.91. CANFH items were grouped in a two factors structure that explained 65.49% of the variance (α = 0.94). Conclusions: CANFH and AFFH scales have adequate psychometric properties to measure Mexican college students' attitudes toward same-sex families and to assess the beliefs about children's adjustment in same-sex families...(AU)

Introdução: A legalização do chamado casamento do mesmo sexo e adoção de crianças por casais homossexuais, é um fenômeno recente, que deve ser estudado, para a qual é necessário ter medidas confiáveis que permitem ver como a sociedade percebe esta nova configuração familiar. Objetivo: determinar as propriedades psicométricas de duas escalas: Atitudes para com as famílias homoparentais (AFFH); e as crenças sobre o equilíbrio das crianças de famílias homoparentais. Metodologia: O AFFH, com 20 itens, foi projetado para explicar atitudes das famílias homoparentais. O CANFH tem 14 reagentes organizados em sub-escalas de oposição individual (OI) e oposição regulamentar (ON). Ambas as escalas são declarações que devem ser respondidas com opções de tipo Likert, entre 1 que significa estar de acordo e 5 que discorda totalmente (CANFH). O CANFH foi aplicado a 170 estudantes universitários (78 (46%) do sexo masculino, 92 (54%) mulheres com idade média: 18.4 + 0.94), e AFFH a 88 (35 (40%) do sexo masculino, 53 (60% ) mulheres média de idade. 18.2 + 0.84). Foram determinadas as propriedades psicométricas por meio de análise fatorial e consistência interna. Resultados: A AFFH foi α = 0.91 com reagentes foram organizados em dois fatores que explicam 46.14% da variância. No caso de a estrutura fatorial CANFH dois explicativa 65.49% da variância e um α = 0,94 subescalas foi confirmada. Conclusões: Os dados indicam que ambas as escalas têm o direito de medir as atitudes dos estudantes em relação homoparentais famílias mexicanas e para os efeitos que podem ter sobre as crianças adotadas propriedades psicométricas...(AU)
Responsable: CO179.9 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-876369
Autor: Fernández Rivas, María; Espada Mateos, María.
Título: Actitud del profesorado de educación física frente al aprendizaje cooperativo / Physical education teachers' attitude toward cooperative learning / Atitude dos professores de educação física perante a aprendizagem cooperativa
Fuente: Movimento (Porto Alegre);22(3), jul.-set. 2016.
Idioma: es.
Resumen: Resumen: El trabajo cooperativo tiene numerosos beneficios sobre los alumnos. En esta investigación se pretende conocer cuál es la actitud de los profesores de Educación Física ante el trabajo cooperativo y sus diferentes beneficios en función de la titulación y la edad, a partir de una muestra de 455 profesores de Educación Física, utilizando un análisis inferencial con diferentes tests (Welch y ANOVA). Algunos de los datos muestran diferencias significativas en función de la titulación, donde son los profesores licenciados o graduados en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte y los diplomados o graduados en Educación Física los que consideran que el trabajo cooperativo mejora las relaciones interpersonales entre los alumnos (p=.000), y que mejora la comunicación (p=.003). Además, respecto a la edad, los docentes más jóvenes creen que el trabajo cooperativo mejora las habilidades de interacción social (p=.000). (AU)

Abstract: Cooperative work has several advantages for students. In this research, we expect to find out Physical Education teachers' attitude towards cooperative learning style and its benefits according to teachers' educational level and age through a sample of 455 participants, using inferential analysis (Welch and ANOVA). Some data shows significant differences based on educational level, since teachers holding degrees in Sports and Physical Activity Science and Physical Education think that cooperative learning improves personal relationship (p=.000) and communication among students (p=.003). In addition, regarding age, younger teachers see cooperative learning as improving social interaction skills (p=.000). (AU)

Resumo: O trabalho cooperativo tem numerosos benefícios sobre os alunos. Nesta investigação pretende-se conhecer qual é a atitude dos professores de Educação Física em relação ao trabalho cooperativo e seus diferentes benefícios em função da titulação e idade a partir de uma mostra de 455 professores de Educação Física, utilizando uma análise inferencial com diferentes testes (Welch y ANOVA). Alguns dados mostram diferenças significativas em função da titulação, sendo os professores licenciados ou graduados em Ciências da Atividade Física e Esporte e os diplomados ou graduados em Educação Física os que consideram que o trabalho cooperativo melhora as relações interpessoais entre os alunos (p=000) e a comunicação (p=.003). Ademais, em relação à idade, os docentes mais jovens creem que o trabalho cooperativo melhora as habilidades de interação social (p=.000). (AU)
Responsable: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-876270
Autor: Fereidouni, Zhila; Hatami, Mahmood; Jeihooni, Ali Khani; Kashfi, Hannan.
Título: Actitudes hacia la formación y pasantía comunitaria de estudiantes y profesores de Enfermería: un estudio cualitativo / Atitudes à formação e estágio comunitário de estudantes e professores de Enfermagem: um estudo qualitativo / Attitudes toward Community - based training and internship of Nursing students and professors: a qualitative study
Fuente: Invest. educ. enferm;35(2):243-251, June 15, 2017.
Idioma: en.
Resumen: Objective. To explore the attitudes of nursing students and professors towards community-based training and internship in Fasa, Fars, Iran. Methods. This qualitative study was conducted using the content analysis approach. Data from students and professors were collected through five focal groups and data from patients was collected by using field notes. Interviews were conducted with 17 students and three professors responsible for implementing the study plan; in addition, 800 patient-related field notes were analyzed. Results. Community-based training and internship were identified as useful from the point of view of students, professors, and clients. Results were classified into two principal categories: "health preservation and promotion" and "promotion of students' skills". Conclusion. Attitudes toward the formation and community internship are favorable insofar as it is a highly beneficial experience for students, professors, and patients. (AU)

Objetivo. Explorar las actitudes de los estudiantes y profesores de Enfermería hacia la formación y pasantías comunitarias en Fasa, Fars, Iran. Métodos. Estudio realizado en Fasa (Irán) con enfoque cualitativo fenomenológico. Los datos de los estudiantes y profesores se recogieron a partir de cinco grupos focales, los datos de los pacientes y con notas de campo. Se entrevistaron a 17 estudiantes y a tres profesores responsables de implementar el plan de estudios y se analizaron 800 notas de campo relacionadas con pacientes. Resultados. La capacitación y prácticas en la comunidad se identificaron como útiles desde el punto de vista de los estudiantes, profesores y pacientes. Los resultados se clasificaron en dos categorías principales: "preservación y promoción de la salud" y "promoción de las habilidades de los estudiantes". Conclusión. Las actitudes hacia formación y la pasantía en la comunidad son favorables al ser una experiencia altamente beneficiosa para los estudiantes, los profesores y los pacientes. (AU)

Objetivo. Explorar as atitudes dos estudantes e professores de Enfermagem à formação e estágios comunitários em Fasa, Fars, Irão. Métodos. Estudo realizado com enfoque qualitativo fenomenológico. Os dados dos estudantes e professores foram recolhidos através de cinco grupos focais e os dados dos pacientes se recolheram utilizando notas de campo. Se entrevistaram a 17 estudantes e três professores responsáveis de implementar o plano de estudos e se analisaram 800 notas de campo relacionadas com pacientes. Resultados. A capacitação e práticas na comunidade se identificaram como úteis durante um ano desde o ponto de vista dos estudantes, professores e clientes. Os resultados se classificaram em duas categorias principais: "preservação e promoção da saúde" e "promoção das habilidades dos estudantes". Conclusão. As atitudes à formação e o estágio na comunidade são favoráveis à ser uma experiência altamente benéfica para os estudantes, os professores e os pacientes. (AU)
Responsable: CO103.1 - Biblioteca


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Id: biblio-875427
Autor: Poreddi, Vijayalakshmi; Thimmaiah, Rohini; BadaMath, Suresh.
Título: Actitudes de los estudiantes de medicina y enfermería hacia la enfermedad mental: Una perspectiva hindú / Atitudes entre os estudantes de medicina e enfermagem à doença mental: Uma perspectiva hindu / Medical and nursing students' attitudes toward mental illness: An Indian perspective
Fuente: Invest. educ. enferm;35(1):86-94, February 15, 2017. Tabla, Tabla, Tabla, Tabla.
Idioma: en.
Resumen: Objective. Compare the attitudes toward mental illness between medical and nursing undergraduate students from a university in India. Methods. A cross sectional descriptive study was carried out among medical (n=154) and nursing undergraduate students (n=168) using Attitude Scale for Mental Illness (ASMI) questionnaire with six sub scales namely; Separatism, Stereotyping, Restrictiveness, Benevolence, Pessimistic prediction and Stigmatization. This was a 5-point Likert scale with 34 items to rate participants responses from totally disagree (1) to totally agree (5). The lower scores indicate positive attitudes toward persons with mental illness. Results. Our findings revealed that 54.5% of medical students versus 64.8% of nursing students have positive attitudes toward mental illness. While medical students have better attitudes against separatism and stigmatization, nursing students have more positive attitudes in benevolence and against pessimism. Conclusion. An important proportion of medical and nursing students have negative attitudes toward mental illness. It is necessary to review and adapt the current curriculum to favor the positive attitude of future professionals toward people with these types of diseases.

Objetivo. Comparar las actitudes hacia la enfermedad mental entre los estudiantes de medicina y enfermería de una universidad en India. Métodos. Se realizó un estudio descriptivo de tipo transversal con estudiantes de Medicina (n=154) y de Enfermería (n=168). Se utilizó la Attitude Scale for Mental Illness (ASMI) la cual tiene 34 ítems divididos en seis dominios: Separatismo, Estereotipos, Restricción, Benevolencia, Predicción pesimista y Estigmatización. Las opciones de respuesta son tipo Likert y van desde totalmente en desacuerdo (1) a totalmente de acuerdo (5). A menor puntaje es mejor la actitud positiva hacia las personas con enfermedad mental. Resultados. Nuestros hallazgos revelaron que el 54.5% de los estudiantes de Medicina versus el 64.8% de los de Enfermería tienen actitudes positivas hacia la enfermedad mental. Mientras que los estudiantes de Medicina tienen mejores actitudes contra el separatismo y la estigmatización, los estudiantes de enfermería poseen actitudes más positivas en la benevolencia y en contra del pesimismo. Conclusión. Una proporción importante de alumnos de Medicina y Enfermería tienen actitudes negativas hacia la enfermedad mental. Es necesario revisar y adaptar el currículo actual para favorecer la actitud positiva de los futuros profesionales hacia las personas con este tipo de enfermedades.

Objetivo. Comparar as atitudes à doença mental entre os estudantes de medicina e enfermagem de uma universidade na Índia. Métodos. Se realizou um estudo descritivo de tipo transversal com estudantes de Medicina (n=154) e de Enfermagem (n=168). Se utilizou a Attitude Scale for Mental Illness (ASMI) a qual tem 34 itens divididos em seis domínios: Separatismo, Estereótipos, Restrição, Benevolência, Predição pessimista e Estigmatização. As opções de resposta são tipo Likert e vão desde totalmente em desacordo (1) a totalmente de acordo (5). A menor pontuação é melhor a atitude positiva para as pessoas com doenças mentais. Resultados. Nossos resultados revelaram que 54.5% dos estudantes de Medicina versus 64.8% dos de Enfermagem tem atitudes positivas para a doença mental. Enquanto que os estudantes de Medicina têm melhores atitudes contra o separatismo e a estigmatização, os estudantes de enfermagem possuem atitudes mais positivas na benevolência e em contra do pessimismo. Conclusão. Uma proporção importante de alunos de Medicina e Enfermagem tem atitudes negativas à doença mental. É necessário revisar e adaptar o currículo atual para favorecer a atitude positiva dos futuros profissionais às pessoas com este tipo de doenças.
Responsable: CO103.1 - Biblioteca


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Vieira, Gilberto Ribeiro
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Id: biblio-868174
Autor: Vieira, Gilberto Ribeiro.
Título: História de vida e prognóstico / Life story and prognosis.
Fuente: São Paulo; s.n; 2017. 269 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia para obtención del grado de Doutor.
Resumen: Esta tese examina o possível vínculo entre história de vida e doença, com a sua respectiva evolução, admitindo que o percurso existencial guarda conexão com o desfecho do quadro e oferece indicadores para o estabelecimento do prognóstico, vendo o ser humano como unidade mente-corpo. Apresta-se para o tema incursionando na relação entre a prognose e a medicina contemporânea; dialogando com Foucault acerca da influência da anatomia patológica no reducionismo da clínica médica; ensaiando em torno da analogia entre os métodos científicos e a sexualidade a partir dos mitos Adão e Eva. O estudo baseia-se na premissa de que o prognóstico pode ser estratificado em cinco tipos: Complicado ou muito desfavorável, Progressivoou moderadamente desfavorável, Estagnado ou incerto, Residual ou moderadamente favorável e Resolvido ou muito favorável, dependendo especialmente de como o indivíduo aproveitou a principal oportunidade e a maneira que lidou com a maior dificuldade de sua vida, além de situações marcantes de sua experiência psicoafetiva ou realização pessoal. Recorre-se em paralelo à abordagem holística prevalente na homeopatia, clareando, porém, alguns pontos obscuros ao identificar que o seu modelo para efetuar o prognóstico limita-se à reação do paciente ao medicamento homeopático ou à gravidade da doença, ignorando a sua trajetória de vida. A pesquisa selecionou quinze de quarenta pacientes em tratamento atual ou pregresso, com qualquer modalidade de câncer, no Hospital do Câncer de Rio Branco e na Associação Amigos do Peito (Abrigo), de ambos os sexos, todos com idade entre 20 e 70 anos. Utilizou-se roteiro semiestruturado de 9 questões, sendo 3 sobre a doença e 6 a respeito de sentimentos ou fatos pretéritos relevantes. As informações permitiram verificar tanto as interseções no agrupamento dos três pacientes de cada tipo prognóstico, quanto as nítidas diferenças dos quinze entre si. A história de vida dos pacientes considerados Complicadoevidencia revolta e/ou inconformação súbita; no Progressivo, conflitos que se acentuam lenta e continuamente; no Estagnado, dificuldades, carências e antagonismos prolongados, mas conservando-se nomesmo patamar; no Residual, morosidade na solução das pendências, seguida por resiliência exitosa; no Resolvido, prontidão para sanar os desafios, com solidariedade e altruísmo. Maior gravidade da doença, óbitos e metástases em relação aos demais tipos predominam no Complicado e Progressivo; o quadro tende a recidiva ou sequela no Estagnado, à remissão no Residual, e casos curados há diversos anos no Resolvido. Concluiu-se que, embora o prognóstico fundamentado na história de vida careça de mais pesquisas, fornece já elementos para corroborar a atividade clínica em diversos campos profissionais, e também pode subsidiar ações voltadas para a saúde pública, em especial no campo preventivo

This thesis examines the possible link between life history and disease with its respective evolution, admitting that the existential course keeps connection with the outcome and provides indicators for the establishment of the prognosis, seeing the mind-body as unity. The author insoles the theme exploring the relationship between the prognosis and the contemporary medicine;dialoguing with Foucault about the influence of the histopathology in the reductionism of the medical clinic;essaying around the analogy between scientific methods and sexuality from the myths, Adam and Eve.The study is based on the premise that the prognosis can be stratified into five types: Complicatedor very unfavorable, moderately or Progressive, Stagnantor uncertain, Residualor moderately favorable or very favorable or Resolved, depending on how the particular individual took the main chance and the way it dealt with the greatest difficulty of his life besides remarkable situations of his psychoaffective experience. It appeals in parallel to the holistic approach, prevalent in homeopathy, clearing, however, some shady spots in its vision of the mind-body unity, which makes the prognosis inside the limits of the patient's reaction to the homeopathic medicine or to the severity of the disease, ignoring the trajectory of his life.The research has selected fifteen between 40 interviewed patients, in current or former treatment of cancer in the Hospital do Câncer de Rio Brancoand the Associação dos Amigos do Peito (Abrigo), of both sexes, all of them aged between 20 and 70 years. The life story of patients considered Complicated evidence sudden revolt and/or non conformity;in the Progressive, conflicts that rises slowly and continuously;in the Stagnant, prolonged difficulties, inadequacies and antagonisms that remains in the same level;in the Residual, delay in solution of disputes, followed by successful resilience;in the Resolved, readiness to settle the challenges, with solidarity and altruism.Greater severity of illness, deaths and metastasis in relation to other types prevail in the Complicated and Progressive;the clinic picture tends torecurrence or sequelin theStagnant;to the remission in the Residual, and to have being cured several years before,in the Resolved.It was concluded that, although the prognosis based on life story requires more research, it already provides elements to support the clinical activity in various professional fields, and can also support actions directed to public health, particularly in the preventive field
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