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Búsqueda : SP1.001.002.008 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-942645
Autor: França, Viviane Helena de.
Título: Qualidade de vida da população em extrema pobreza de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
Fuente: Belo Horizonte; s.n; 2016. 263 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Centro de Pesquisas René Rachou para obtención del grado de Doutor.
Resumen: Foi realizada uma pesquisa exploratória empregando os “Métodos Mistos”,em três etapas,para integrar as pesquisas qualitativa e quantitativa, e compreender em profundidade a qualidade de vida nos territórios deextrema pobreza: 1ª) Documental com informes institucionais e dados do Cadastro Único Municipal da Assistência Social sobre as politicas públicas locais vinculadas ao Plano Brasil Sem Miséria; 2ª) Qualitativa entrevistando 27 gestores e profissionais que atuam no planejamento e execução de ações nesses territórios; 3ª) Elaboração de um instrumento estruturado quantitativo para investigar a qualidade de vida das famílias em extrema pobreza 4ª) Quantitativa aplicando 336 questionários em amostra representativa de chefes de família em extrema pobreza selecionados dentre o universo do CadÚnico municipal. 5ª) Discutir os principais problemas inerentes à qualidade de vida na extrema pobreza integrando os resultados qualitativos aos quantitativos. Cada uma dessas etapas foi realizada sequencialmente, respeitando-se o rigor metodológico referente à proposição dos respectivos objetivos. Os dados qualitativos foram coletados conforme o critério de saturação teórica para definição do número de entrevistados. O roteiro semiestruturado foi validado, e os dados foram trabalhados com a análise de conteúdo. O instrumento estruturado foi elaborado a partir da definição das principais temáticas sobre qualidade de vida tendo como referencial teórico a “Equidade das capacidades básicas”. Para coletar os dados quantitativos esse instrumento foi validado. Os 336 chefes de família em extrema pobreza foram entrevistados em seus respectivos domicílios. Esses dados foram analisados com a estatística descritiva.

Na interpretação dos resultados pelos “Métodos Mistos” foram identificadas grandes dificuldades para recensear, acompanhar e incluir as famílias em extrema pobreza nas políticas públicas, universais e focalizadas, garantindo-lhes os acessos à saúde e aos demais direitos fundamentais para uma vida digna e cidadã em direção à melhorias na sua qualidade de vida. Verificou-se que 44,6% das famílias como beneficiárias do Programa Bolsa Família, entretanto muitos poucos conhecem o PBSM (13%). A maioria das famílias são desprovidas de recursos financeiros, e residem em áreas de extrema pobreza precárias e distantes dos serviços públicos, o que contribui para a reprodução da falta de perspectiva de vida entre essas pessoas, mantendo-as restritas a uma cadeia de problemas.

A falta de planejamento e implementação das políticas públicas respaldada nas principais demandas vivenciadas por essas famílias, e sem contar com estratégias intersetoriais para lidar com os problemas nesses territórios de extrema pobreza, culmina com áreas descobertas em termos dos acessos aos serviços públicos, agravando mais as desvantagens sociais vivenciadas por essas pessoas no dia a dia, e mantendo-as aprisionadas a um contexto destituído de oportunidades de escolha. Essas desvantagens sociais quanto a falta de acessos, são, também, ainda mais agravadas devido ao precário transporte público e a ausência de infraestrutura urbana local. A qualidade de vida no município e nos bairros de moradia dessas famílais é percebida, respectivamente, por 49,4% e 41,4% como ruim e muito ruim. Para 44,1% os serviços públicos do município atendem a poucas de suas necessidades, fomentando outros problemas sociais como: Álcool e drogas por 68,8%; carência de atendimento em saúde por 60,7%; ausência de renda e emprego 47%, falta de áreas de lazer 58,6% e apoio social por 38,4%. Esse contexto contribui para acelerar os processos de degradação da saúde dessas pessoas, gerando elevado stress familiar e social. Persiste grande número de famílias “invisíveis aosolhos do poder publico”destituídas do atendimento às suas necessidades básicas, que são os requisitos mínimos, essenciais, para o desenvolvimento de suas capacidades.
Responsable: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1, 2016, F814q; 306


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Id: biblio-939602
Autor: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Vigilância em Saúde. Centro de Prevenção e Controle de Doenças.
Título: I Fórum Municipal de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis - Relatório Final.
Fuente: São Paulo; SMS; nov. 2004. 15 p.
Idioma: pt.
Conferencia: Presentado en: Fórum Municipal de Prevenção e Controle das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, 1º, São Paulo, 17 nov. 2004.
Responsable: BR58.1 - Biblioteca
BR58.1. 2170, S239f; 614.4


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Id: biblio-934221
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Título: SISMAMA: informação para o avanço das ações de controle do câncer de mama no Brasil.
Fuente: Rio de Janeiro; INCA; 2010. 8 p.
Idioma: pt; pt.
Responsable: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-933136
Autor: Moraes, Rute de.
Título: O escolar soropositivo para o HIV: sob olhar dos educadores.
Fuente: São Paulo; s.n; 2005. 76 p. tab.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtención del grado de Mestre.
Resumen: A criança inicia sua caminhada social por meio das convivência escolar, e, assim, encontra as referências para sua socialização com o mundo circundante nas relações futuras. Para o escolar soropositivo para HIV (Vírus da Imunideficiência Humana), esta trajetória é mais desafiadora em decorrência de sua história de vida, aliada à natural exclusão dos "diferentes", tão comuns nessa idade. Este estudo tem como objetivo conhecer a visão dos educadores do cotidiano dos escolares soropositivos para HIV, com idade cronológica de 7 a 12 anos e conhecer sua opinião a respeito do preparo específico recebido para lidar com os escolares soropositivos para HIV. Por ser uma proposta fenomenológica, optou-se pela abordagem qualitativa fenomenológica descritiva. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com 20 educadores e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, preconizado por Lefévre. A pesquisa permitiu identificar a percepção de preconceitos no cotidiano escolar, as atitudes ambíguas em relação ao futuro do escolar soropositivo para HIV, e o medo de contaminação permeado pela falta de orientação e treinamento. Observou-se a necessidade de criação de ações educativas conjuntas, com a finalidade de esclarecer e treinar os educadores sobre normas de biossegurança. Tendo em vista a importância da escola no desenvolvimento da criança soropotivo para HIV e da instituição de saúde no empenho de evitar a progressão da infecção estabelecida, torna-se relevante um trabalho conjunto para oferecer uma qualidade de vida melhor, não se importando com o número de anos esperado para essa vida
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2005, M827e; W4


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Id: biblio-933104
Autor: Barata, Luiz Roberto Barradas; Mendes, José Dínio Vaz.
Título: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS: uma obrigação compartilhada.
Fuente: São Paulo; s.n; maio 2005. 24 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2005, B226f; WA525; BR276.2, F, B226f; 614


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Id: biblio-932964
Autor: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Comissão Intra-Setorial de Saúde do Trabalhador.
Título: Plano de ações de saúde do trabalhador para o Estado de São Paulo - triênio 2002-2003-2004.
Fuente: São Paulo; s.n; dez. 2001. 15 p.
Idioma: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, S239p; WA672.1


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Id: biblio-932913
Autor: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde.
Título: Escriba: sintese setorial: Secretaria de Estado da Saúde, março/abril 2000.
Fuente: São Paulo; s.n; 2000. 28 p.
Idioma: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; Cx.S8.1


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Id: biblio-914807
Autor: Negri, Flávia.
Título: Dinâmicas locais da participação social em Segurança Alimentar e Nutricional / Local Dynamics of social participation in Food and Nutritional Security.
Fuente: São Paulo; s.n; 2015. 125 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Práticas em Saúde Pública para obtención del grado de Mestre.
Resumen: A pesquisa foi desenvolvida tendo como referencial a ideia de sociedade complexa, caracterizada pela multiplicidade de espaços de vivências; pelo alargamento das possibilidades de ação que superam a capacidade efetiva de ação dos sujeitos e pela alta densidade de informação que provoca uma condição de incerteza permanente nas escolhas dos indivíduos. O Brasil convive com um histórico de desigualdade social e racial, resquício de um sistema político autoritário e que ainda limita a representação social e democrática no país. Nesse contexto social, o reconhecimento da Segurança Alimentar e Nutricional como um problema público envolve a escolha de um conjunto de mecanismos e estratégias capazes de dar consistência e identidade a programas e ações na área. Por isso, é importante conhecer as diferentes estratégias de participação social em Segurança Alimentar e Nutricional e também entendê-las no âmbito das políticas públicas e dos espaços participativos institucionalizados. Dessa forma, este estudo propôs-se a compreender, no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, as dinâmicas sócio-participativas no município paulista de Registro e adjacências. Foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas e observação não participante com sujeitos de organizações e grupos que foram identificados pelo sistema de rede e as informações obtidas foram analisadas qualitativamente. Foram descritas as ações e as motivações dos 25 grupos encontrados. A diversidade de motivações aparece como um entrave na formação de um conjunto de ações integrado e favorável à intersetorialidade, assim como questões burocráticas e os interesses específicos das organizações. Os grupos relatam a sobrecarga de trabalho, a falta de pessoas tecnicamente especializadas, a falta ou distanciamento de lideranças comunitárias/políticas e a inexistência de estratégias para a continuidade das ações como dificuldades na atuação dos grupos. Apontam a capacitação e qualificação política como possibilidade de integração entre demandas sociais e políticas públicas já instituídas. Tanto a sociedade civil quanto as instituições governamentais têm grande presença nos espaços institucionalizados de participação. Nem sempre essa participação é contínua, devido a aspectos de disponibilidade e acessibilidade dos grupos participantes e também devido à percepção de pouca efetividade dessas participações para a conformação de um conjunto de ações que beneficiem a sociedade local. A criação de condições, espaços e estratégias para a efetivação da segurança alimentar e nutricional local é um desafio contínuo para a aproximação e o entendimento das pessoas e para a integração de políticas públicas em uma perspectiva de intersetorialidade.

The research was developed under the idea of a complex society, as a reference point. This society is characterized by the variety of social spaces; by broadening the possibilities of actions that exceed the subjects effective capacity for acting, and by the high density of information that causes a permanent condition of uncertainty in the individual's choices. Brazil has a history of social and racial inequality that remains from an authoritarian political system, which still limits social and democratic representation in the country. In terms of this social context, recognizing Food and Nutritional Security as a public issue involves choosing a group of mechanisms and strategies capable of giving some consistency and identity to programs and actions in this area of expertise. Therefore, it is important to recognize the different strategies of social participation in Food and Nutritional Security and also look at them in the context of public policies and of institutionalized participatory spaces. Thus, this study proposes to better understand the social-participative dynamics within the context of Food and Nutritional Security, in the city of Registro and the surroundings towns, in the state of São Paulo. Semi-structured interviews were conducted along with non-participative observation of subjects from organizations and groups that were identified by the network system, and the information obtained received a qualitative analysis. The actions and motivations of 25 groups were described. The diversity in motivation appears as an obstacle in forming a set of integrated and beneficial actions to the intersectionality, as well as bureaucratic issues and specific interests the organizations have. The groups have reported the overload of work, the lack of properly trained people, the lack of or the distancing of community/political leadership and the lack of strategies for continuing the actions, as difficulties for the groups performance. They identify the political development and qualification as the possibility for integrating social demands and public policies that have already been established. Both the civil society and the governmental institutions have great presence in the institutionalized participatory spaces. This participation is not always continuous due to the availability and accessibility aspects of the group participants and also due to the feeling that there is little effectiveness of this involvement for assembling a group of actions that benefits the local community. Creating conditions, spaces and strategies for effectiveness of local food and nutritional security is a continuing challenge for bringing people together and for their better understanding, and also for the integration of public policies in a perspective of intersectionality.
Responsable: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR2121


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Id: biblio-913250
Autor: Reis, Clarice Magalhães Rodrigues dos.
Título: Análise do desempenho das equipes de saúde bucal na estratégia saúde da família no Brasil: um estudo misto / Evaluating primary dental care in Brazil: a mixed methods study.
Fuente: Belo Horizonte; s.n; 2016. 87 p. ilus.
Idioma: en; pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia para obtención del grado de Doutor.
Resumen: A Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui o principal modelo de organização da Atenção Primária (APS) no Brasil. A Saúde Bucal foi inserida na ESF em 2001 com a criação das equipes de saúde bucal (ESB) como área prioritária diante da necessidade de melhorar as condições de saúde bucal da população. Na última década, observou-se uma expressiva expansão da ESF com o alcance de serviços chegando a cerca de 63% da população brasileira em 2016. Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços da ESF, o Ministério da Saúde lançou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O principal desafio do PMAQ é instituir uma cultura de avaliação entre os profissionais e gestores da ESF que monitore e avalie processos e resultados das equipes. O objetivo desse estudo foi descrever as ações de APS realizadas pelas ESB no Brasil e compreender aspectos que levam ao diferente desempenho das ESB. Para isso, foi desenvolvido um estudo misto explanatório sequencial. Na fase quantitativa, análise descritiva e de cluster foram aplicadas em dados do PMAQ-AB para descrever a produção de 12.403 ESB. Também foi utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para avaliar as qualidades psicométricas de 20 questões de saúde bucal do PMAQ-AB. Resultados da TRI foram usados para selecionar ESB com desempenhos extremos para a próxima fase. Na fase qualitativa foi realizado um estudo descritivo em dez ESB da região metropolitana de Belo Horizonte com desempenhos extremos classificados pela TRI na fase anterior. Os resultados quantitativos demonstraram que as ESB realizam procedimentos clínicos da odontologia básica, mas fazem menos reabilitação com próteses e coordenação do cuidado de câncer bucal. A análise da TRI demonstrou que os itens do questionário foram insuficientes para discriminar ESB de alto e baixo desempenho. No entanto, foi observado que ESB de alto desempenho tendem a realizar ações de prevenção e acompanhamento de câncer e confecção de prótese na APS. Os resultados da fase qualitativa confirmaram que ESB de alto desempenho tendem a trabalhar mais ações de promoção e prevenção de câncer de boca, inclusive utilizando contatos pessoais para encaminhar pacientes para serviço especializado. Já em relação à questão da prótese na APS, os dados qualitativos confirmaram os achados quantitativos e demonstraram que ESB de alto desempenho fazem prótese na APS, garantindo a reabilitação do usuário

The Family Health Strategy is the main organizational model of primary health care in Brazil. Dental care was included in the FHS in 2001 as a priority area due to the need to improve the oral health status of the population, and the oral health teams were created. In the last decade, there was a significant expansion of the ESF with the range of services reaching about 63% of the population in 2016. In 2011, the Brazilian Ministry of Health launched a program to assess the quality of FHS Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica ­ PMAQ-AB. The main challenge of PMAQ-AB was to stimulate a culture of evaluation among FHS professionals and managers who evaluate processes and outcomes of the teams. This study aimed to describe the actions performed at primary health care by oral health teams in Brazil and to understand factors that contribute to different performance of each team. For this, a mixed sequential explanatory study was developed. In the quantitative phase, we undertook descriptive statistics and cluster analysis to describe the production of 12,403 OHTs, and applied Item Response Theory (IRT) to assess survey's 20 dental care questions psychometric properties. IRT results were used to sample OHTs with extreme scores performance to the next phase. In the qualitative phase, we used descriptive approach applying thematic analysis in 10 dentists from extreme performance OHTs. Quantitative results showed OHTs provided basic dentistry clinical care, but underprovided rehabilitation with dentures and oral cancer care coordination. IRT analysis showed survey limitation to discriminate OHTs performance, except for rehabilitation with dentures and oral cancer-related items that tend to discriminate high-performance OHTs. Qualitative data showed barriers to access oral health services and failures for integrating oral cancer delivery services. Dentists' empathy and altruism determine the quality of oral cancer care coordination by means of their own network to refer patients suspect of oral cancer. OHTs that deliver dentures know better the population rehabilitation needs. Mixed method results showed the improvements in oral health services in Brazil, but pointed that in low performance OHT, patients face multiples barriers to access services. Also, low performance OHT failed to following oral câncer patients, and provided dentures
Responsable: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1. T, 2016, R375a; D047


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Id: biblio-909085
Autor: Guimarães, Mariana Ramos.
Título: Criança e adolescente em situação de violência: o desafio da atenção integral e da intersetorialidade / Child and adolescent in situations of violence: the challenge of integral care and intersectoriality.
Fuente: Niterói; s.n; 2018. 141 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa para obtención del grado de Mestre.
Resumen: Apesar dos avanços de políticas públicas de combate à violência contra crianças e adolescentes, é um grande desafio da instituição da rede intersetorial a implementação de ações de redução desses casos. Este estudo objetiva conhecer as ações e estratégias de atenção integral à criança e ao adolescente vítimas de violência no município de Niterói para delinear o perfil epidemiológico das ocorrências no período de 2010 a 2016; descrever a atenção destinada às vítimas, a partir da ótica de integrantes da rede de cuidados e proteção à criança e ao adolescente e discutir os seus limites e as suas potencialidades de atuação. A abordagem é quanti-qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. No primeiro momento, realizou-se o perfil epidemiológico no município por meio de dados coletados em notificações de violência interpessoal/autoprovocada ocorridas no período delimitado, presentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, e analisadas estatisticamente com o auxílio do TABWIN. No segundo, elaborou-se uma etnografia de reuniões do "Projeto de Vigilância às Violências de Niterói" da Regional de Saúde Norte I, baseando-se na observação participante e em entrevistas com representantes da rede de cuidados que frequentam regularmente esses encontros. O software Atlas ti 8.0 e a técnica de análise de conteúdo foram utilizados para análise dos resultados, que apontaram para a ocorrência de 2.693 notificações de violência, das quais 98% realizadas por unidades locais e 88,42% provenientes de hospitais e emergências. Dentre as 1.983 vítimas residentes em Niterói, 527 (26,58%) eram crianças e 765 (38,58%), adolescentes, sendo que 274 das crianças (51,99%) eram do sexo feminino e 395 dos adolescentes (51,63%) eram do sexo masculino. Em relação à violência contra as crianças, as mães são responsáveis por 50,16% (N= 309); e os pais, por 24,35% (N= 150). Quanto aos adolescentes, as agressões são predominantemente cometidas pelas mães (2749%, N= 221), mas também por desconhecidos (17,09%, N= 137). Na comparação entre negligência e violência física, as crianças são as maiores vítimas da primeira (54,38%, N=335); os adolescentes, da segunda (42,05%, N=439). E crianças, 48,96% (N=258) dos casos ocorreram na residência e em adolescentes, 40% (N=306), em via pública. A observação corroborou a ausência dos representantes da rede intersetorial; a violência urbana como limitador para a busca dos casos; o envolvimento de vítimas de violência com tráfico de drogas; a impossibilidade de a Unidade realizar visita domiciliar; e a ilegibilidade e incompletude de fichas de notificação. Os depoimentos geraram cinco categorias: ações desenvolvidas pelos serviços para criança e adolescente em situação de violência; desafio da articulação intersetorial; potencialidades para o desenvolvimento da atenção à violência contra a criança e o adolescente; limitações para o desenvolvimento da atenção à violência contra a criança e o adolescente; e sugestões para a atenção integral a crianças e adolescentes vítimas de violência. Chegou-se à conclusão de que o preenchimento das fichas de notificações compromete a qualidade das informações e o planejamento estratégico local. Há a necessidade de desenvolvimento de ações no plano micro para o enfrentamento da violência contra crianças e de planos micro e macro para adolescentes, englobando políticas públicas eficazes de combate ao envolvimento dessas vítimas com o tráfico de drogas, com a violência urbana e com a marginalização. Poucas potencialidades foram apontadas diante dos desafios para a atuação nos casos de violência, como ações de prevenção do agravo e de promoção da cultura da paz. Destaca-se a necessidade de investimentos em estruturação dos equipamentos da rede de atenção, capacitação profissional e notificação e estímulo do acompanhamento conjunto por todos os integrantes da rede de cuidado e proteção, além do fortalecimento do vínculo empregatício, da valorização dos profissionais e do desenvolvimento de ações de forma contínua a longo prazo

Despite the advances in public policies to combat violence against children and adolescents, it is a great challenge for the institution of the intersectoral network to implement actions to reduce these cases. This study aims to know the actions and strategies of comprehensive care for children and adolescents victims of violence in the city of Niterói to delineate the epidemiological profile of the occurrences in the period from 2010 to 2016; to describe the attention to the victims, from the point of view of members of the network of care and protection of children and adolescents and discuss their limits and their potentialities of action. The approach is quanti-qualitative, in the case study modality. At the first moment, the epidemiological profile was performed in the municipality through data collected in reports of interpersonal / self-harm violence occurring within the delimited period, present in the Information System of Notifiable Diseases, and analyzed statistically with the aid of TABWIN. In the second, an ethnography of meetings of the Niterói Violence Surveillance Project of the North Health Regional I was elaborated, based on participant observation and interviews with representatives of the care network that regularly attend these meetings. The Atlas ti 8.0 software and the content analysis technique were used to analyze the results, which indicated the occurrence of 2,693 reports of violence, of which 98% were performed by local units and 88.42% came from hospitals and emergencies. Among the 1,983 victims living in Niterói, 527 (26.58%) were children and 765 (38.58%) were adolescents. Of these, 274 of the children (51.99%) were female and 395 were adolescents (51, 63%) were male. In relation to violence against children, mothers are responsible for 50.16% (N = 309); and parents, by 24.35% (N = 150). As for adolescents, aggressions are predominantly committed by mothers (2749%, N = 221), but also by unknowns (17.09%, N = 137). In the comparison between neglect and physical violence, children are the main victims of the first (54.38%, N = 335); the adolescents, the second (42.05%, N = 439). And children, 48.96% (N = 258) of the cases occurred in the residence and in adolescents, 40% (N = 306), in public. The observation corroborated the absence of representatives of the intersectoral network; urban violence as limiting the search for cases; the involvement of victims of violence with drug trafficking; the inability of the Unit to carry out a home visit; and the illegibility and incompleteness of notification tokens. The testimonies generated five categories: actions developed by services for children and adolescents in situations of violence; challenge of intersectoral articulation; potential for the development of attention to violence against children and adolescents; limitations for the development of attention to violence against children and adolescents; and suggestions for the integral attention to children and adolescents victims of violence. It has been concluded that completing the notification sheets compromises the quality of the information and the local strategic planning. There is a need to develop micro-actions to address violence against children and micro and macro plans for adolescents, including effective public policies to combat the involvement of these victims with drug trafficking, urban violence and marginalization . Few potentialities were identified in the face of the challenges for action in cases of violence, such as actions to prevent aggravation and promote a culture of peace. It is worth mentioning the need for investments in structuring the network equipment for care, professional training and notification, and stimulating joint monitoring by all members of the care and protection network, as well as strengthening the employment relationship, valuing professionals and developing continuously in the long term
Responsable: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, G963; D 362.7



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