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Id: biblio-913691
Autor: Rodriguez, Rosicler Dennanni.
Título: Sustentabilidade em contextos empresariais: qualidade de vida, ambientes de trabalho e práticas saudáveis / Sustainability in business contexts quality of life, workplaces and healthy practices.
Fuente: São Paulo; s.n; 2018. 207 p.
Idioma: pt.
Tesis: Presentada en Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtención del grado de Mestre.
Resumen: A saúde, o bem-estar e a segurança dos trabalhadores são aspectos primordiais para a produtividade, competitividade e sustentabilidade das organizações. O ambiente de trabalho é um espaço com altos desafios de engajamento e de sustentabilidade, além de importante para promover a saúde e a qualidade de vida e, para tanto, são fundamentais o protagonismo e o engajamento dos trabalhadores na sua promoção e na sua obtenção. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar se, na gestão de seus empregados, as ações das empresas para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida destes possibilitam o envolvimento dos trabalhadores, ou seja, quais são os fatores que contribuem para a real participação e engajamento do público-alvo na definição das políticas e programas de saúde e qualidade de vida nas organizações; e como este processo pode favorecer o cumprimento de premissas das Cinco Chaves para Ambientes de Trabalho Saudáveis (OMS, 2010), um modelo abrangente de boas práticas cujo objetivo é apoiar e influenciar a sustentabilidade do ambiente de trabalho e das organizações. O percurso metodológico da investigação considerou a análise do material referente a sete empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (Associação Brasileira de Qualidade de Vida - ABQV Nacional®) e do Global Healthy Workplace Awards; e a pesquisa com trabalhadores e com as lideranças de duas empresas, de diferentes portes, na região metropolitana da cidade de São Paulo, que, supostamente, não contemplavam as Cinco Chaves para Ambientes de Trabalho Saudáveis (OMS, 2010) na sua integralidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa com uso de instrumento participativo. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de grupo focal e de entrevista individual com trabalhadores das duas empresas pesquisadas. Para a análise, foram utilizadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo. Dentre os resultados encontrados, destacou-se a necessidade das empresas proporcionarem o protagonismo dos trabalhadores na identificação de suas necessidades e anseios, na concepção e na condução das políticas e ações que promovam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida desses trabalhadores; capacitá-los e engajá-los em um "fazer coletivo" juntamente com a liderança, de modo que os objetivos comuns sejam atingidos. Esse processo participativo contribuiu para o desenvolvimento de diretrizes para a elaboração de material de apoio (guia) que favoreça o real envolvimento dos trabalhadores nas políticas e nos programas de promoção de saúde e qualidade de vida, passível de ser adaptado em outras empresas

The health, safety and well-being of workers are essential aspects for the productivity, competitiveness and sustainability of organizations. The workplace is a space with high engagement and sustainability challenges but it's also an important workplace to promote health and quality of life and for that, protagonism and engagement of wokers are essential in its promotion and achievement. This research aimed to identify if the actions of companies to promote the health, well-being and quality of life make possible the involvement of workers, which means, what factors are contributing to the real participation of workers in the definition of policies and health and quality of life programs in organizations; and how this process can foster compliance with the Five Keys to Healthy Workplaces: No Business Wealth without Workers's Health (WHO, 2010), a comprehensive model of good practice whose purpose is to support and influence the sustainability of the workplace and organizations. The methodological course of the investigation considered the analysis of the material referring to seven companies considered successful and winners of the National Quality of Life Award (ABQV Nacional®) and the Global Healthy Workplace Awards; and the research with workers and leaders of two companies of different sizes in the metropolitan area of the city of São Paulo, which supposedly did not contemplate the Five Keys to Healthy Workplaces (WHO, 2010) in its entirety. It is a qualitative field study with participative instrument used. To collect data, we used the techniques of focus group and individual interview with workers of the two companies surveyed. The techniques of document analysis and content analysis were used. Among the findings, we have highlighted the need of companies to provide the protagonism of workers in identifying their needs and desires, in the design and conduct of policies and actions that promote health, wellbeing and quality of life; empower them and engage them in a "collective doing" together with leadership so that common goals are achieved. This participatory process contributed to the development of guidelines for making of support material (guide) that favors the real involvement of workers in policies and programs to promote health and quality of life, which can be adapted in other companies
Responsable: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-885163
Autor: Organização Mundial de Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde.
Título: Recursos humanos para a saúde universal / Human resources for universal health.
Fuente: s.l; Organización Mundial de la salud; s.d. 2 p. ilus.
Idioma: pt.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-885108
Autor: World Health Organization.
Título: National health workforce accounts: a handbook draft for consultation.
Fuente: s.l; World Health Organization; s.d. 160 p. ilus.
Idioma: en.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-859950
Autor: Brown, Colin; Heller, Léo.
Título: Development cooperation in water and sanitation: is it based on the human rights framework?
Fuente: Ciênc. saúde coletiva;22(7), jul. 2017.
Idioma: en; es.
Resumen: The water and sanitation sector is verifiably receiving increased attention and funding through international development cooperation. Not least because of the way that it affects incentives and institutions in partner countries, development cooperation can have either positive or negative effects on human rights though. The consolidated frameworks for the human rights to water and sanitation is becoming linked to the international community's coordinated development efforts, as evidenced notably in the 2030 Agenda for Sustainable Development. However, a review of major funders' official policies for development cooperation in the sector suggests that many only partially endorse the frameworks for the human rights to water and sanitation. An observation of development cooperation flows to the sector allows the hypothesis to be advanced that worldwide inequalities in access to these services may be reduced through a full and clear application of the human rights framework in development cooperation activities. The article presents findings of this research and explores key stakes for development cooperation in the water and sanitation sector that are relevant for their ability to either negatively or positively contribute to the realization of human rights.

O setor de água e esgotos vem recebendo crescente atenção e financiamento por meio da cooperação internacional para o desenvolvimento. Não apenas devido à forma como tal cooperação afeta incentivos e instituições nos países parceiros, esta pode trazer efeitos positivos ou negativos para os direitos humanos. O marco consolidado para os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário vem sendo associado aos esforços da cooperação para o desenvolvimento promovido pela comunidade internacional, como evidenciado na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. No entanto, uma revisão das políticas oficiais dos maiores financiadores no setor sugere que muitos deles endossam apenas parcialmente os marcos dos direitos humanos à água e aos esgotos. A observação dos fluxos dessa cooperação para o setor permite formular a hipótese de que as desigualdades no acesso a esses serviços em várias partes do mundo podem ser reduzidas com a plena e clara aplicação do marco dos direitos humanos nas atividades de cooperação para o desenvolvimento. O artigo apresenta achados dessa pesquisa e explora desafios chave para a cooperação para o desenvolvimento no setor de água e esgotos que são relevantes para impactar tanto negativamente quanto positivamente os direitos humanos.
Responsable: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Id: biblio-859762
Autor: Ferreira, José Roberto; Fonseca, Luiz Eduardo.
Título: Cooperação estruturante, a experiência da Fiocruz / Fiocruz Structural Cooperation, the Fiocruz experience
Fuente: Ciênc. saúde coletiva;22(7), jul. 2017.
Idioma: en; es; pt.
Resumen: O artigo analisa a estratégia de cooperação estruturante em saúde, procurando destacar seu significado como método de promover políticas institucionais para aperfeiçoar o modelo de gestão. No âmbito da saúde, chama a atenção para a diferença que representa em relação à cooperação tradicional mais orientada à doenças, enquanto esta abordagem está centrada no sistema de saúde, reforçando a governança global e aplicando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que ampliam uma influência multisetorial. Tal abordagem potencializa a cooperação com o estabelecimento de redes de Instituições estruturantes, incluindo as relações entre os países participantes no âmbito de seus Institutos Nacionais de Saúde, e Escolas de Saúde Pública e de Pessoal Técnico. Como exemplo se aplica na União de Nações Sul Americanas (UNASUL) e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) especialmente na África. Finalmente, ressalta a importância dessa estratégia na relação sul-sul, visando as reais necessidades dos países parceiros em oposição às assimetrias nas dimensões econômicas e cientificas que se observam na cooperação oferecida pelos países desenvolvidos.
Responsable: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Id: biblio-844230
Autor: Vanderlei, Lygia Carmen de Moraes; Frias, Paulo Germano.
Título: Uncertainties in the Brazilian scenario and its implications in mother and child health / Incertezas no cenário brasileiro e suas implicações na saúde materno infantile
Fuente: Rev. bras. saúde matern. infant;16(4):375-376, Oct.-Dec. 2016.
Idioma: en.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Buss, Paulo M
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Id: biblio-833234
Autor: Kickbusch, Ilona; Buss, Paulo M.
Título: Saúde na agenda pós-2015: perspectivas a meio do caminho / Health in the post-2015 agenda: perspectives midway through
Fuente: Cad. Saúde Pública = Rep. public health;30(10):[3], 2014.
Idioma: pt.
Responsable: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Id: biblio-832756
Autor: Cotlear, Daniel; Vermeersh, Christel.
Título: Peruvian lessons for the transition from MDGs to SDGs
Fuente: Lancet Public Health;4(6):[2], 2016.
Idioma: en.
Responsable: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Buss, Paulo Marchiori
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Id: biblio-832214
Autor: Buss, Paulo Marchiori; Ferreira, José Roberto Ferreira Roberto; Hoirisch, Claudia; Matida, Álvaro H.
Título: Desenvolvimento sustentável e governança global em saúde: da Rio+20 aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pós-2015 / Sustainable development and global health governance: from the Rio+20 to the post-2015 Sustainable Development Goals (SDGs)
Fuente: RECIIS (Online);6(3), 2012.
Idioma: en; pt.
Resumen: Os autores examinam o documento resultante da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida como Rio+20, realizada em junho de 2012 analisando o papel da economia verde no processo de desenvolvimento e na erradicação da pobreza, bem como os requisitos para uma governança equilibrada das dimensões ambiental, econômica e social. O documento final da CNUDS, intitulado 'O Futuro que Queremos', defende um sistema multilateral inclusivo e propõe o estabelecimento de um fórum politico intergovernamental de alto nível, a partir da Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CDS), assim como o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), realçando a necessidade de ampla participação dos programas, fundos e agências das Nações Unidas, incluindo as instituições financeiras internacionais. Reconhece a saúde como pré-condição e resultado para as três dimensões do desenvolvimento sustentável e destaca a importância de estabelecer objetivos coerentes e integrados à Agenda de Desenvolvimento das Nações Unidas pós-2015, além dos três ODM diretamente relacionadas à saúde. Os Estados Membros insistiram no cumprimento dos compromissos relacionados à Ajuda Oficial ao Desenvolvimento (AOD), incluindo a dedicação de 0,7% do PIB de países desenvolvidos para apoiar os países em desenvolvimento e enfatizaram a possibilidade de obtenção de recursos adicionais através da cooperação sul-sul e da cooperação triangular, como expressão de solidariedade entre os países e, destacaram a importância das flexibilidades do Acordo TRIPS para um melhor aproveitamento das tecnologias necessárias ao desenvolvimento. Finalmente, aprovaram o estabelecimento de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar proposta para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem incorporados à agenda de desenvolvimento pós-2015, o que deverá contar com o apoio técnico de todas as Agências das Nações Unidas (BM, FMI, OMC, incluindo agências sociais como OMS, entre outras). O resultado desse esforço será apresentado à Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em 2013, a tempo de poder influenciar a formulação dos ODM pós-2015, especialmente para melhorar a saúde humana.

The authors examined the document resulting from the United Nations Conference on Sustainable Development (UNCSD), known as Rio+20, that was held in June 2012. They analyzed the role of green economy in the process of development and poverty eradication and the requirements for balanced governance of the environmental, economic, and social dimensions. The final document from the UNCSD, which is titled "The Future We Want", advocates an inclusive multilateral system. It also proposes establishing a high-level intergovernmental political forum from the Commission on Sustainable Development and strengthening the United Nations Environment Programme (UNEP), highlighting the need for a broad participation of the programs, funds, and agencies from the United Nations, including financial institutions. The document recognizes health as a precondition and the result of the three dimensions of sustainable development, and it highlights the importance of setting coherent goals that are integrated with the post-2015 UN Development Agenda and the three health-related Millennium Development Goals (MDGs). The member states insisted on fulfilling the commitments related to the Official Development Assistance (ODA), including dedicating 0.7% of the gross domestic product (GDP) from developed countries to support developing countries. These member states emphasize the possibility of obtaining additional resources through the South-South cooperation and triangular cooperation as an expression of solidarity between countries. They also highlight the importance of flexibility in the TRIPS (Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights) Agreement to better use the technology needed for development. Finally, the member states approved the establishment of a working group (WG) to develop a proposal for the Sustainable Development Goals (SDGs), which will be incorporated into the post-2015 development agenda and should have technical support from all UN agencies (World Bank [WB], the International Monetary Fund [IMF], and the World Trade Organization [WTO], including social agencies such as the World Health Organization [WHO], among others). The result of this effort will be presented to the UN General Assembly (UNGA) in 2013, which allows time to influence the formulation of the post-2015 MDGs and to improve human health conditions, in particular.
Responsable: BR2260 - NETHIS - Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde


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Autor: Alves, José Eustáquio Diniz.
Título: Os 70 anos da ONU e a agenda global para o segundo quindênio (2015-2030) do século XXI / 70 years of the UN and the global agenda for the second quindenio (2015-2030) of the XXI century
Fuente: Rev. bras. estud. popul;32(3):587-598, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Responsable: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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