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Id: lil-613901
Author: Harari, Roberto.
Title: Palavra, violência, segregação / Word, violence, segregation
Source: Tempo psicanál;42(2):333-368, jun. 2010.
Language: pt.
Abstract: O autor defende a tese de que o campo de concentração é o paradigma da atualidade, como quer Agamben, e que Lacan profetizou que a segregação, a concentração e o extermínio passariam a ser a tônica de nossos tempos, mantendo com a ciência laços estreitos. O caso da violenta ditadura em sua Argentina natal é tomado como ilustração das novas formas de segregação que tiveram sua origem no nazismo.

The author defends the theory that the concentration camp is the paradigm of the present time, as Agamben proposes, and that Lacan prophesied that segregation, concentration and extermination would to be the mark of our times, maintaining close bonds with science. The case of the violent dictatorship in his native Argentina is taken as an illustration of the new forms of segregation that had its origin in Nazism.
Responsable: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: biblio-986495
Author: Brunhari, Marcos Vinicius; Darriba, Vinicius Anciães.
Title: O objeto da segregação e o campo de concentração / The object of segregation and the concentration camp / El objeto de la segregación y el campo de concentración
Source: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;18(3):966-983, set.-dez. 2018. ilus.
Language: pt.
Abstract: O isolamento de um sujeito puro é o fundamento do saber científico, segundo Lacan (1967). Deste sujeito puro está velada a estrutura que comporta a relação com o objeto a e a implicação disso, que Lacan apregoa a uma universalização do sujeito, tem ressonâncias sobre o ser falante e, também, sobre a ordem social. O preço dos avanços civilizatórios se traduz, para além do mal-estar, em efeitos de segregação. Tais efeitos permitem que se questione o estatuto assumido pelo objeto a nesse processo, que tem por contrapartida a ampliação dos processos de segregação atrelada ao futuro de mercados comuns. No velamento da divisão do sujeito procuraremos situar um encontro forjado por meio do objeto produzido pela tecnicização da ciência, sob a injunção do Discurso do Capitalismo. Desde então, avançaremos para sustentar que a matriz para tal processo poderia estar firmada historicamente nos campos de concentração. Tal percurso permite questionar a implicação do objeto a na noção de efeito de segregação.(AU)

The isolation of a pure subject is the foundation of the scientific knowledge, according to Lacan (1967/unpublished). From this pure subject is veiled the structure that contains the relation to the object a and the implication of this, that Lacan preaches to a universalization of the subject, has resonances on the speaking being, also, on the social order. The price of civilizational advances translates, to beyond malaise, in the effects of segregation. These effects allow to question the status assumed by the object a in this process, which has as counterpart the expansion of segregation processes linked to the future of common markets. In the veiling of the division of the subject, we will try to locate an encounter forged through the object produced by the technicization of science, under the injunction of the Discourse of Capitalism. Since then, we will advance to maintain that the matrix for such a process could be established historically in the concentration camps. This path allows us to question the implication of object a in the notion of segregation effect.(AU)

El aislamiento de un sujeto puro es el fundamento del saber científico, según Lacan (1967). De este sujeto puro está velada la estructura que comporta la relación con el objeto a y la implicación de eso, que Lacan pregona a una universalización del sujeto, tiene resonancias sobre el ser hablante y, también, sobre el orden social. El precio de los avances civilizatorios se traduce en, además del malestar, efectos de segregación. Tales efectos permiten que se cuestione el estatuto asumido por el objeto a en ese proceso, que tiene como contrapartida la ampliación de los procesos de segregación ligada al futuro de mercados comunes. En el velamiento de la división del sujeto procuraremos situar un encuentro forjado por medio del objeto producido por la tecnicización de la ciencia, bajo la orden del Discurso del Capitalismo. Desde entonces, avanzaremos para sostener que la matriz para tal proceso podría estar firmada históricamente en los campos de concentración. Este recorrido permite cuestionar la implicación del objeto a en la noción del efecto de segregación.(AU)
Responsable: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-836416
Author: Kahn, Laurence.
Title: O extermínio e a liquidação da tragédia: a respeito de Kertész e da língua atonal / The extermination and the liquidation of tragedy. In reference to Kertész and to atonal language
Source: Rev. psicanal;18(3):647-667, 2011.
Language: pt.
Abstract: Partindo da invenção da narrativa heróica – tal como Freud a concebe em Psicologia de grupo e a análise do Eu – e passando pela função da tragédia na constituição do espaço político – tal como Jean-Pierre Vernant a elabora –, Laurence Kahn tenta abordar aquilo que lhe parece ser uma das problemáticas da obra de Imre Kertész, apoiando-se igualmente nos textos de Hannah Arendt. Recusando qualquer comiseração para com o extermínio e seu caráter irrepresentável, Kertész tenta encontrar uma língua para significar a liquidação da tragédia e fazer uma pergunta: o que é ser inocente?

Starting from the invention of the heroic narrative – such as it is conceived by Freud in Group psychology and the analysis of Me – and passed through by the tragedy function in the constitution of the political space – such as Jean-Pierre Vermant elaborates it – Laurence Khan tries to address what she thinks it could be one of the issues of the work of Imre Kertesz, equally relying on Hannah Arendt's texts. Refusing any commiseration with extermination and its unrepresentative character, Kertesz tries to find a language to give meaning to liquidation of tragedy and to make a question: what is to be innocent?

Partiendo de la invención de la narrativa heroica – tal como la concibe Freud en Psicología de grupo y el análisis del Yo – y pasando por la función de la tragedia en la constitución del espacio político – tal como la elabora Jean-Pierre Vernant –, Laurence Kahn trata de enfocar aquello que le parece ser una de las problemáticas de la obra de Imre Kertész, apoyándose igualmente en los textos de Hannah Arendt. Rechazando cualquier conmiseración para con el exterminio y su carácter irrepresentable, Kertész busca encontrar una lengua para significar la liquidación de la tragedia y hacer una pregunta: ¿qué es ser inocente?
Responsable: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: lil-777912
Author: Gutiérrez, Carlos.
Title: Eichmann y la responsabilidad / Eichmann and responsibility
Source: Aesthethika (Ciudad Autón. B. Aires);9(1):33-39, ago.2013.
Language: es.
Abstract: El juicio celebrado en Jerusalén en 1961 a Adolf Eichmann, el responsable de la logística necesaria para el exterminio perpetrado por los nazis, fue el escenario para dos evitaciones. La primera de ellas es la del propio acusado quien, amparándose en el argumento de la obediencia a órdenes superiores, desconocía su lugar en el exterminio. De este modo, se proponía como un mero engranaje. La segunda es la del propio derecho que no puede acusar por obediencia a órdenes superiores. Por ello, se recurrió a argumentos de contenido psicológico para condenar a quien, en verdad, era culpable de obedecer. Este trabajo pone de relieve a la obediencia como un problema culturalmente irresuelto en la medida que sirve de refugio para malestares diversos...
Responsable: AR81.4 - Biblioteca


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Id: lil-605173
Author: Foucault, Michel; Motta, Manoel Barros da(org).
Title: Estratégia, poder - saber / Archaeology of the science and history of systems of thought.
Source: Rio de Janeiro; Forense Universitária; 2010. LXVI,396 p. (Ditos e escritos, IV).
Language: pt.
Abstract: Este livro apresenta uma seqüência de textos inéditos em português sobre as questões cruciais com que se defrontam as lutas relativas ao funcionamento da prisão em sua dimensão mundial, na França, na Europa Ocidental, nos Estados Unidos ? o real dos campos de concentração sob o nazismo e o stalinismo, na antiga União Soviética e na China, uma crítica à racionalidade política e às modalidades do poder no mundo contemporâneo. Essa série é aberta pelos textos sobre a importantíssima ação do GIP (Grupo de Informação sobre as Prisões), do qual Foucault participou e que funcionou de fevereiro de 1971 a dezembro de 1972.
Responsable: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 121, F762e


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Id: lil-121984
Author: Jan Ryn, Zdzislaw.
Title: Viudas de víctimas de los campos de concentración nazis: su patología / Widows of nazi concentration camps victims: their pathology
Source: Acta psiquiátr. psicol. Am. Lat;38(3):223-8, sept. 1992.
Language: es.
Abstract: Este trabajo versa sobre la situación psicosocial de las viudas y los huérfanos de las víctimas de los campos de concentración nazis en Polonia. En 1984 fueron entrevistadas viudas de los prisioneros de Auschwitz-Birkenau. Se analizan las reacciones emocionales y conductuales ante la detención del esposo, ante su muerte y ante las dificultades de adaptación a la viudez. Se revisan las formas de cultivar la memoria del esposo, las consecuencias respecto de la salud mental y las consecuencias familiares y sociales de la viudez
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-109470
Author: Dukes Cohen, Gabriel.
Title: Algunas observaciones sobre el holocausto judio y sus sobrevivientes: situación límite y el síndrome del sobreviviente / Some observations about jewisk holocaust and the survival people: extreme situation and survivor's syndrome
Source: Rev. psiquiatr. (Santiago de Chile);8(3):879-84, jul.-sept. 1991.
Language: es.
Responsable: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-2679
Author: Hanke, Bruno Curcino; Oliveira, Humberto Moacir de.
Title: "Arquitetura da destruição" e a segregação cotidiana na cultura / "Architecture of doom" and the daily segregation in culture / "Arquitectura de la destrucción" y la segregación cotidiana en la cultura / "Architecture of destruction" et la ségrégation quotidienne dans la culture
Source: Rev. Subj. (Impr.);15(3):472-478, 30/12/2015.
Language: pt.
Abstract: A partir de breve resenha sobre o documentário Arquitetura da Destruição, pretende-se destacar uma discussão acerca da segregação cotidiana na sociedade atual. Parte-se da tese lacaniana de 2003 exposta na Proposição de 9 de Outubro de 1967 sobre o Psicanalista da Escola, que indica três pontos que deveriam ser preocupação dos psicanalistas: uma escola de formação em psicanálise hierarquizada, o Complexo de Édipo e os campos de concentração. Lacan destaca o engendramento dos últimos dois conceitos como a dinâmica que a sociedade incorporou ao cotidiano, como um paradigma da subjetividade contemporânea. O esvaziamento dos sujeitos, tal e qual acontece nos campos de concentração, é percebido também numa cultura que privilegia as relações pautadas pela lógica mercadológica. À parte, a diferença entre se tratar de um esvaziamento forçado (no regime nazista) ou não (sociedade de mercado), o fato é que a alienação ao Outro e ao próprio gozo aparecem como elementos centrais na manutenção da segregação social. Se o discurso hitlerista de harmonia e eugenia teve eco social, foi justamente no ponto em que se arregimentava um Outro poderoso o bastante para que seu desejo de domínio suplantasse a anulação dos que se submeteram a ele. Seguindo tal indicação, o artigo enfatiza ao seu final a relação contemporânea que se constrói entre cidadania e gozo.

From a brief summary of the documentary Architecture of Doom, this article intends to highlight a discussion about segregation in contemporary society. It starts with the Lacanian thesis of 2003 exposed in Proposition 9 October 1967 on the Psychoanalyst of the School, which indicates three points that should concern psychoanalysts: a hierarchical school for training in psychoanalysis, the Oedipus Complex and the concentration camps. Lacan emphasizes the engenderment of the last two concepts as the dynamic that society has incorporated to everyday life, as a paradigm of contemporary subjectivity. The subjects' emptying, as it happens in concentration camps, can also be perceived in a culture that emphasizes relationships guided by market logic. Apart from the difference between the case of a forced emptying (in the Nazis regime) or not (market society), the fact is that the alienation to the Other or to the own enjoyment appears as central elements in the maintenance of social segregation. If Hitler's discourse about harmony and eugenics had social resonance, it was precisely in the point at which it deployed an enough powerful Other that his desire for domain supplants the annihilation of those who have submit to him. Following this statement, the article emphasizes the contemporary relationship construct between citizenship and enjoyment.

Partiendo de una breve reseña acerca del documental Arquitectura de la Destrucción, se pretende resaltar una discusión acerca de la segregación cotidiana en la sociedad actual. Se inicia de la tesis lacaniana de 2003, expuesta en la Proposición de 9 de octubre de 1967 acerca del Psicoanalista de la Escuela, la cual apunta para tres puntos que deberían preocupar a los psicoanalistas: una escuela de formación en psicoanálisis jerarquizada, el Complejo de Édipo y los campos de concentración. Lacan subraya el origen de los dos últimos conceptos como la dinámica que la sociedad incorporó al cotidiano, como un paradigma de la subjetividad contemporánea. El vaciado de los sujetos, como ocurre en los campos de concentración, es percibido también en una cultura donde se privilegia las relaciones basadas en la lógica mercadológica. Quitando la diferencia entre tratar un vaciado forzado (régimen nazi) o no (sociedad de mercado), el hecho es que la alienación al Otro y al gozo propio surge como elementos centrales en la manutención de la segregación social. Si el discurso hitlerista de harmonía y depuración racial tuvo resonancia social, fue justamente en el punto en que convocaba un Otro poderoso lo suficiente para que su deseo de dominio derrumbase la anulación de los que se sometieron a él. Siguiendo esta indicación, el artículo enfatiza al final la relación contemporánea que es construida entre ciudadanía y gozo.

Une brève introduction de la Architecture of Doom documentaire est destiné à mettre en évidence une discussion au sujet de la ségrégation dans la société de tous les jours. Il commence avec la thèse lacanienne exposé dans Proposition 9 Octobre 1967 concernant le psychanalyste de l'École (2003), ce qui indique trois points qui devraient être la préoccupation des psychanalystes: une école de formation en psychanalyse hiérarchique, le complexe d'OEdipe et les champs concentration. Lacan met l'accent sur la sexuation du passé que la société dynamique qui intègre le quotidien comme un paradigme de la subjectivité contemporaine. La vidange du sujet, comme cela se passe dans les camps de concentration, il est également perçue dans une culture qui met l'accent sur les relations guidés par la logique du marché. En dehors de la différence entre le cas d'une évacuation forcée (les nazis) ou non (société de marché), le fait est que la vente à une autre joie de posséder et d'apparaître comme des éléments centraux dans le maintien de la ségrégation sociale. Si le discours Hitler harmonie et l'eugénisme ont eu une résonance sociale, c'est précisément le moment où enrôle une Autre assez puissant que son désir de supplanter l'annulation du domaine qui ont subi cela. Suite à cette déclaration, l'article met l'accent sur sa relation contemporaine finale qui construit entre la citoyenneté et la jouissance.
Responsable: BR1772.9 - Fundação Edson Queiroz



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