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Id: biblio-906207
Author: Santos, Carla de Gouvêa dos.
Title: Formação pelo trabalho em saúde: narrativas de aprender e ensinar / Training for health work: narratives of learning and teaching.
Source: Niterói; s.n; 2016. 109 f p.
Language: pt.
Thesis: Submitted to Universidade Federal Fluminense. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa presented for the degree Mestre.
Abstract: Este estudo conta uma história de formação profissional pelo trabalho em saúde, com foco nas políticas governamentais Pró-Saúde e PET-Saúde, e recorta o aspecto dinâmico das relações presentes no ensinar e no aprender uma profissão de saúde. Partiu-se do pressuposto de que o trabalho em saúde representa espaço autêntico de aprendizagem, e cujas situações cotidianas atuam como fonte educativa. Objetivou-se mapear os modos de ensinar e aprender utilizados pelos participantes, alunos, professores e preceptores, vinculados a uma edição do programa PET-Saúde. O referencial teórico ancora-se nos conceitos de narrativa e experiência em Walter Benjamin, que defende o caráter pedagógico e terapêutico existente em toda narrativa como modo de produção de experiência de si e do outro no mundo. No contexto da reorientação da formação profissional, percebe-se a circulação de práticas discursivas instituídas nos serviços de educação e saúde, afirmando o descompasso entre a formação e as necessidades de saúde do SUS; e desarticulação entre o ensino e o serviço. Diante de tal problema, indaga-se: Como os modos de ensinar e aprender empregados pelo grupo PET-Saúde contribuem para induzir mudanças nas práticas dos profissionais no serviço e avançar na perspectiva de transformar o ensino das profissões na área da saúde para atuar no SUS? Para apreender as experiências de formação dos participantes/narradores, percorreu-se trilhas metodológicas da pesquisa qualitativa, utilizando os recursos da narrativa de conversação mediados por técnicas de entrevista, diário de campo e observação simples. O Hospital Municipal Miguel Couto propiciou espaços e cenário de encontros entre alunos, professores, preceptores e pesquisador para o "fazer juntos". Quanto aos aspectos éticos, este estudo deriva de um "projeto guarda-chuva", de pesquisa financiada pelo CNPq, que avalia o impacto das politicas Pró e PET-Saúde, ativada por um coletivo de pesquisadores, sendo a UFF a instituição proponente e a UFRJ a desenvolvedora do projeto PET-Saúde/RUE-UFRJ. O mapeamento das trilhas de formação, traçado sem pretensões analíticas, identifica redes de encontros pouco exploradas como estratégias de ensino-aprendizagem no ensino tradicional. É possivel dizer que, em espaços mais próximos dos múltiplos e complexos problemas da vida dos usuários e equipes do serviço, o aprendiz tem como oferta ao seu itinerário formativo novas aberturas para uma formação profissional que também pode se dar na dimensão sensível do ato de ensinar, aprender, conhecer e produzir conhecimento, de modo que a experiência seja tomada na interface com a prática pedagógica

This study tells a story of health work vocational training, focusing on government policies Pro-health and PET-Health, and highlights the dynamic aspect of the relationships present in the teaching and learning of a health profession. It started from the assumption that health work represents an authentic learning space, and whose everyday situations act as an educational source. This study aimed to map the ways of teaching and learning used by participants, students, teachers and preceptors, linked to an edition of the PET-Health program. The theoretical framework is anchored in the concepts of narrative and experience of Walter Benjamin who defends the existing educational and therapeutic character in every narrative experience as a production mode of the self and the other in the world. In the context of the vocational training reorientation, it is possible to note the movement of discursive practices instituted in education and health services, stating the mismatch between training and the health needs of the Sistema Único de Saúde (SUS) (Unified Health Service); and disarticulation between teaching and service. Faced with this problem, the following question was raised: How do the teaching and learning modes employed by the PetHealth group contribute to induce changes in the practices of professionals in the service and move towards transforming the teaching professions in the health sector to work in the SUS? To grasp the training experiences of participants/narrators, we followed the method of qualitative research, using the conversational narrative resources mediated by interviewing techniques, field diary and simple observation. The Municipal Hospital Miguel Couto arranged spaces and scenarios for meetings between students, teachers, tutors and researcher for the "doing together". As for the ethical aspects, this study derives from an "umbrella project", research funded by CNPq, which assesses the impact of Pro and PET-Health policies, activated by a group of researchers, in which the Universidade Federal Fluminense (UFF) (Fluminense Federal University) was the proposing institution and UFRJ was the developer of PETHealth project/RUE-UFRJ. The mapping of training tracks, which was drawn without analytical pretensions, identifies meeting networks little explored as teaching and learning strategies in traditional teaching. It is possible to say that in nearby areas of the multiple and complex problems of life of users and teams of service, the apprentice has as an offer to its formation process new openings for vocational training which can also be given in the sensitive dimension of the act of teaching , learning, knowing and producing knowledge, so that the experience is taken at the interface with the pedagogical practice
Responsable: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF
BR 1342.1, S237; D 614


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Id: biblio-906042
Author: Nicida, Lucia Regina de Azevedo; Schweickardt, Júlio Cesar.
Title: Fundação Centro de Controle de Oncologia: uma Abordagem da História da Política de Controle do Câncer no Amazonas / Foundation Center of Oncology Control: an Approach to the History of Cancer Control Policy in the Amazon Fundación / Centro de Control de Oncología: un Enfoque de la Historia de la Política de Control del Cáncer en el Amazonas
Source: Rev. bras. cancerol;63(3):189-197, Abr./Jun. 2017.
Language: pt.
Abstract: Introdução: O texto procura refletir sobre a trajetória da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), entre os anos de 1974 e 2006, e mais especificamente sobre sua atuação no controle do câncer no Amazonas. Objetivo: Elaborar uma análise histórica das políticas públicas referentes ao câncer no Estado do Amazonas, tendo como referência a FCecon, buscando compreender a inter-relação das políticas públicas de saúde estadual e nacional. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, a partir da análise crítica e cruzamento dos dados obtidos em fontes primárias e secundárias ­ documentos escritos e entrevistas semiestruturadas sobre a temática no Amazonas. Resultados: Foram identificadas três fases nessa trajetória histórica da FCecon: uma em que o contexto vivido pela política local estava associado à criação de políticas públicas pelo governo federal, o que propiciou a criação do Cecon; outra anterior à criação do Sistema Único de Saúde (SUS) cujo principal desafio foi a obtenção de recursos para o desenvolvimento de ações organizadas e planejadas; e uma fase pós-criação do SUS, que possibilitou a oferta dos serviços de maior complexidade e uma significativa ampliação de seu espaço físico. Conclusão: A Fundação Cecon tem contribuído de forma significativa para a implementação das políticas voltadas ao controle do câncer no Amazonas, colocando em prática estratégias voltadas tanto para o interior quanto para a cidade de Manaus. Constata-se que as diretrizes estabelecidas pela política nacional de saúde funcionaram como elementos propulsores das ações locais, que foram movimentadas pela Fundação.

Introduction: The text seeks to reflect on the trajectory of the Foundation Center of Oncology Control (FCecon), between 1974 and 2006, and more specifically on its performance for cancer control in Amazonas. Objective: To elaborate a historical analysis of public policies regarding cancer in the state of Amazonas, with reference to FCecon, seeking to understand the interrelationship of state and national public health policies. Method: This is a qualitative study, based on the critical analysis and cross-referencing of data obtained from primary and secondary sources ­ written documents and semi-structured interviews about the subject in Amazonas. Results: Three phases were identified in this historical trajectory of the FCecon: one in which the context lived by the local politics was associated with the creation of public policies by the federal government which provided the creation of the Cecon; another one prior to the creation of the Unified Health System (SUS), whose main challenge was to obtain resources for the development of organized and planned actions; and a post-creation phase of the SUS, which made it possible to offer the services of greater complexity and a significant expansion of its physical space. Conclusion: The Cecon Foundation has contributed significantly to the implementation of the policies aimed at the control of cancer in Amazonas, putting into practice strategies aimed both for the interior and for the city of Manaus. We found that the guidelines established by the national health policy functioned as propellants of the local actions, which were moved by the Foundation.

Introducción: El texto busca reflexionar sobre la trayectoria de la Fundación Centro de Control de Oncología (FCecon), entre los años 1974 y 2006, y más específicamente sobre su actuación para controlar el cáncer en el Amazonas. Objetivo: Elaborar un análisis histórico de las políticas públicas referentes al cáncer en el Estado de Amazonas, teniendo como referencia la FCecon, buscando comprender la interrelación de las políticas públicas de salud estatal y nacional. Método: Se trata de un estudio cualitativo, a partir del análisis crítico y cruce de los datos obtenidos en fuentes primarias y secundarias ­ documentos escritos y entrevistas semiestructuradas sobre la temática en el Amazonas. Resultados: Se identificaron tres fases en esa trayectoria histórica de la FCecon: una en que el contexto vivido por la política local estaba asociado a la creación de políticas públicas por el gobierno federal qué propició la creación del Cecon; otra anterior la creación del Sistema Único de Salud (SUS) cuyo principal desafío fue la obtención de recursos para el desarrollo de acciones organizadas y planificadas; y una fase posterior a la creación del SUS, que posibilitó la oferta de los servicios de mayor complejidad y una significativa ampliación de su espacio físico. Conclusión: La Fundación Cecon ha contribuido de forma significativa a la implementación de las políticas dirigidas al control del cáncer en el Amazonas, poniendo en práctica estrategias orientadas tanto hacia el interior y hacia la ciudad de Manaos. Se constata que las directrices establecidas por la política nacional de salud funcionaron como elementos propulsores de las acciones locales, que fueron impulsadas por la Fundación.
Responsable: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: biblio-906037
Author: Silva, Mario Jorge Sobreira da; Lima, Fernando Lopes Tavares de; O'Dwyer, Gisele; Osorio-de-Castro, Claudia Garcia Serpa.
Title: Política de Atenção ao Câncer no Brasil após a Criação do Sistema Único de Saúde Cancer / Care Policy in Brazil after Creation of Unified Health System / Política de Atención Oncológica en Brasil después de la Creación del Sistema Único de Salud
Source: Rev. bras. cancerol;63(3):177-187, Abr./Jun. 2017. fig, tab.
Language: pt.
Abstract: Introdução: Com o Sistema Único de Saúde (SUS), um conjunto de normativas foi publicado objetivando estruturar a atenção ao paciente oncológico em diversas frentes de organização. Objetivo: Analisar as contribuições das legislações para a evolução da política de atenção ao câncer no Brasil no período pós-SUS (1990-2017). Método: Realizou-se um estudo descritivo utilizando a Teoria da Estruturação de Giddens para análise dos dados. As fontes de dados foram as legislações sobre a atenção ao câncer no Brasil, disponíveis nos sítios eletrônicos governamentais, publicadas entre setembro/1990 e abril/2017. O conteúdo das normas legais foi classificado quanto ao período histórico (em quatro fases: definição; organização; expansão; integração) e à sua finalidade (nas categorias: regras estruturantes; habilitação/ credenciamento; financiamento; protocolos/tecnologia). Resultados: Foram incluídas e analisadas 220 normativas, sendo seis referentes à fase de definição, 70 na fase de organização, 85 na fase de expansão e 59 na fase de integração. Quanto à finalidade, 76 eram regras estruturantes, 14 tratavam de habilitação/credenciamento, 50 versavam sobre financiamento e 100 referiam-se a protocolos/tecnologias. Ao longo do tempo, o número de regras publicadas oscilou, dependendo da categoria. Conclusão: Pode-se afirmar que, nos poucos anos de normatização legal, estruturou-se uma política de atenção ao câncer com vários elementos, com importância maior ou menor no decorrer do período. O grande volume de normas dificulta o conhecimento dos gestores e profissionais de saúde, ainda que inseridos e atuantes na área. Porém, a sucessão de normativas indica lugar de destaque na agenda política, em consonância com a importância epidemiológica do câncer.

Introduction: With the advent of the Brazilian Health System (SUS), a series of norms were passed to organize several aspects of cancer care. Objective:To analyze the contributions of legislation to evolution of cancer care policy in Brazil, after SUS (1990-2017). Method: A descriptive study was realized based on Giddens' Structural Theory to analyze the data. Legislation on cancer care in Brazil was used as a data source. The documents were searched in government websites, for the period from September 1990 to April 2017. Content of each law was reviewed and classified according to historical period (in four phases: definition, organization, expansion, integration) and to purpose of regulation (into four categories: structural aspects; certified type; financing; protocols and technology). Results: A total of 220 laws were included and analyzed: six for the definition phase, 70 for the organization phase, 85 for expansion phase and 59 for the integration phase. As to purpose, 76 versed on structural aspects, 14 on certified type, 50 on financing and 100 on protocols and technology. Number of laws varied during the period, according to category. Conclusion: From 1990 to 2017 a structured policy on cancer care was produced, composed of different elements which differed in importance over time. The large number of laws makes overall knowledge of regulation difficult even for committed managers and health professionals. However, publication of laws indicates that cancer care is among the government's priorities, in agreement with the epidemiologic importance of the disease.

Introducción: Con el advenimiento del Sistema Único de Salud (SUS), un conjunto de normativas fue publicado con el objetivo de estructurar la atención al paciente oncológico, en diversos frentes de organización. Objetivo: Analizar las contribuciones de la legislación a la evolución de la política de atención oncológica en Brasil, después del SUS (1990-2017). Método: Se realizó un estudio descriptivo basado en la Teoría Estructural de Giddens para el análisis de los datos. Se utilizó como fuente de datos las legislaciones sobre la atención al cáncer en Brasil, disponibles em los sitios electrónicos gubernamentales, referente al período de septiembre de 1990 hasta abril de 2017. El contenido de cada legislación fue revisado y clasificado de acuerdo con el período histórico (en cuatro fases: definición, organización, expansión, integración) y con finalidad de regulación (en cuatro categorías: aspectos estructurales, tipo de habilitación, financiación, protocolos y tecnología). Resultados: Se incluyeron y analizaron un total de 220 normas: seis para la fase de definición, 70 para la fase de organización, 85 para expansión y 59 para la fase de integración. En cuanto a su finalidad, 76 versado en aspectos estructurales, 14 en tipo de habilitación, 50 en financiamiento y 100 en protocolos y tecnología. A lo largo del tiempo, el número de reglas publicadas osciló, dependiendo de la categoría. Conclusión: De 1990 a 2017 se elaboró una política estructurada sobre la atención al cáncer, compuesta por diferentes elementos que diferían en importancia a lo largo del tiempo. El gran número de normas legales hace que el conocimiento global de la reglamentación sea difícil incluso para los directivos comprometidos y los profesionales de la salud. Sin embargo, la publicación de las normas indica el estatus especial del cuidado del cáncer en la agenda política, de acuerdo con la importancia epidemiológica de la enfermedad.
Responsable: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: biblio-906003
Author: Voi, Patrícia Lucca Dantas; Restini, Carolina Baraldi Araújo; Lacerda, Suzie Aparecida de; Faria Júnior, Milton.
Title: Estratégias para resolutividade assertiva da campanha de diagnóstico e prevenção do câncer bucal / Strategies for assertive resolution of the oral cancer diagnosis and prevention campaign
Source: Arq. odontol;52(4):221-230, out.-dez. 2016. ilus, tab, graf.
Language: pt.
Abstract: Objetivo: Avaliar a efetividade das Campanhas de Prevenção do Câncer Bucal na cidade de Ribeirão Preto nos anos de 2010-2014, inseridas durante as Campanhas de Vacinação contra a Gripe em idosos. Métodos: A partir do banco de dados da Secretaria Municipal de Ribeirão Preto, do Centro de Atendimento Especializado em Diagnóstico Oral (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP) e da Universidade de Ribeirão Preto, foram reunidas as informações para avaliação da resolutividade desta ação. Resultados: De 57.682 pacientes examinados, 1.121 foram encaminhados aos centros de referência para elucidação diagnóstica. Houve consistência na proporção de pacientes examinados e encaminhados. Foram diagnosticados 2,89% de pacientes com lesões malignas, 9,15% com lesões pré-malignas e 62,92% com lesões benignas. Análises específicas indicaram 74,96% de resolutividade. Conclusão: As estratégias usadas durante as campanhas de prevenção do câncer bucal apresentam resolutividade e recomendamos que passem a ser incluídas em Campanhas como a de vacinação contra gripe em idosos.(AU)

Objective: To evaluate the effectiveness of Oral Cancer Prevention Campaigns in the city of Ribeirão Preto, SP, Brazil, from 2010 to 2014, set during the campaigns of vaccination against influenza in the elderly. Material and Methods: Information was gathered from the City of Ribeirão Preto's database from the Center for Specialized Care in Oral Diagnoses (Ribeirão Preto School of Dentistry, USP) and the University of Ribeirão Preto. Results: Of the 57,682 patients examined, 1,121 were referred to reference centers for a laboratory diagnosis of oral cancer. A consistent proportion of patients were screened and forwarded; 2.89% were patients diagnosed with malignant lesions; 9.15% with pre-malignant lesions and 62.92% with benign lesions. Specific analysis indicated that 74.96% were successful in their resolutions. Conclusion: The strategies used during the oral cancer prevention campaigns are effective and should be included in campaigns such as influenza vaccination in the elderly.(AU)
Responsable: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-905958
Author: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Title: Manual de implantação de serviços de práticas integrativas e complementares no SUS / Manual for the implementation of integrative and complementary practices services in SUS.
Source: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 2018. ilus.
Language: pt.
Abstract: O objetivo deste manual é sugerir aos gestores do SUS um modelo de Plano de Implantação das PICS, facilitando, assim, o desenvolvimento dessas práticas de cuidado em seu território, além de descrever os passos de cadastramento dos serviços. É válido ressaltar que não se trata de um modelo rígido e obrigatório, pois os municípios que se encontram em fases diversas de implantação poderão ajustá-lo às suas necessidades, especificidades e realidade do território.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-905597
Author: Garbus, Pamela.
Title: Accesibilidad a la atención en salud. La revisión teórica de una categoría tan clásica, como de moda / Accesibility to health care. A theoretcial review of a classic as well as trendy category
Source: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;22(1):15-25, enero-marzo 2012.
Language: es.
Abstract: Este trabajo tiene como objeto la revisión de una categoría hartamente utilizada en el campo de la salud como lo es la accesibilidad a la atención en salud. Se presentan las principales caracterizaciones y definiciones de la categoría de accesibilidad - o acceso - a la atención en salud que han circulado en el ámbito de la Salud Pública, para luego presentar de la forma en la que define la accesibilidad, sus dimensiones y alcances en la investigación que dio origen a este trabajo. El análisis de la accesibilidad se centra en la relación entre usuarios y servicios. Se considera a la accesibilidad como un analizador que permite conocer la forma en la que las personas se relacionan con el sistema de salud. La accesibilidad a la atención en salud como analizador echa luz sobre categorías tales como procesos de estigmatización, políticas de salud y salud mental, derecho a la salud, prácticas en salud y subjetividad. Se tomaron para la operacionalización de la categoría de accesibilidad cuatro dimensiones: la dimensión económica, la dimensión técnica, la dimensión política, la dimensión simbólica.

This work aims at approaching a theoretical review of a widely used category in the field of health, such as accessibility to health care. First, major characterizations and definitions of the accessibility ­or access- category to health care that have circulated in the field of Public Health are presented, and then the way in which we define accessibility, its dimensions and scope in the research that led to this work is introduced. The analysis of accessibility focuses on the relation between users and services. Accessibility is considered as an analyzing tool that lets you know the way in which people interact with the health care system. Accessibility to health care as an analyzing tool sheds light on categories such as stigmatization processes, health policies, and mental health, the right to health, health practices, and subjectivity. The operationalization of the accessibility category was based on four dimensions: economic, technical, political, and symbolic.
Responsable: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-905216
Author: Madruga, Mikaela Dantas Dias; Vieira, Kay Francis Leal; Almeida, Sandra Aparecida de.
Title: Fatores de vulnerabilidade dos idosos ao HIV/AIDS: uma revisão integrativa / Factors of vulnerability of the elderly to HIV / AIDS: an integrative review
Source: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):12-18, jun. 2018.
Language: pt.
Abstract: Em se tratando de medidas preventivas contra o HIV/AIDS, os idosos afirmaram ter o preservativo como principal forma de prevenção da doença, entretanto, apesar de citarem a importância do mesmo, as mulheres idosas não o utilizam nas suas relações sexuais. Sugerem-se, portanto, para tentar auxiliar na melhoria desse quadro, ações de promoção à saúde da pessoa idosa que levem em consideração os fatores culturais, crenças e valores que influenciam as tomadas de decisões e atitudes. Devendo-se, também, enaltecer a participação de seus 17 companheiros em ações educativas, que sejam capazes de produzir resultados positivos
Responsable: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-905203
Author: Montenegro, Pedrita da Cunha Sales Pereira; Silva, Vinicius Zacarias Maldaner da.
Title: Análise das políticas de saúde da pessoa idosa no Brasil e no Distrito Federal / Analysis of health policies of the elderly in Brazil and the Federal District
Source: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);10(3, n. esp):3-8, jun. 2018. tab.
Language: pt.
Abstract: Comparando as normas com o que é descrito na literatura sobre o atendimento nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), verifica-se que há um lapso entre o que é preconizado e o que já foi, de fato, incorporado à prática. Ainda existem muitos desafios para e melhorar o atendimento à população idosa no SUS, sobretudo por serem necessários maiores investimentos em recursos materiais e humanos, capacitações adequadas e a necessidade de otimização do uso do dinheiro público. O mestrado profissional desponta como uma excelente proposta para possibilitar essa prática, pois ao mesmo tempo em que amplia o olhar crítico sobre a situação, permite a construção de projetos para a melhoria do atendimento e qualificação dos profissionais e do SUS e do processo de trabalho nas unidades
Responsable: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-905192
Author: Caballero, Carlos Tamayo.
Title: "Sistematización de las experiencias de las facultades de medicina para incluir en los procesos formativos, aspectos inherentes al desarrollo de la atención primaria de salud y la interculturalidad. En el marco de la política pública Boliviana de recursos humanos en salud ­rhus-" / "Systematization of the experiences of medical schools to include in training processes, aspects inherent in the development of primary health care and interculturality. Within the framework of Bolivian public policy on human resources in health -rhus- ".
Source: La Paz; Ministerio de Salud, Unidad de Recursos Humanos; 2014. 44 p. ilus, graf.
Language: es.
Abstract: El Organismo Andino de Salud ­ Convenio Hipólito Unanue -ORAS/CONHU-, es una instancia de integración Subregional, perteneciente al Sistema Andino de Integración, cuyo objetivo es coordinar y apoyar los esfuerzos que realizan los países miembros, individual o colectivamente, para el mejoramiento de la salud de sus pueblos, promoviendo políticas y estrategias orientadas a disminuir las condiciones de inequidad, desigualdad y exclusión que prevalecen en los países de la subregión, avanzando hacia el acceso universal de salud. Por su parte, la Agenda de Toronto, de la cual Bolivia es parte, promueve 5 desafíos con 20 metas y sus indicadores de medición. Estos desafíos se refierena políticas y planes de largo plazo, plantea ubicar a las personas adecuadas en los lugares adecuados, procura promover iniciativas nacionales e internacionales, generar relaciones laborales entre el personal sanitario y las organizaciones de salud y busca crear mecanismos de cooperación entre las instituciones educativas y de servicios de salud. El trabajo de investigación "Sistematización de las experiencias de las Facultades de Medicina para incluir en los procesos formativos, aspectos inherentes al desarrollo de la atención primaria de salud y la interculturalidad. En el marco de la política pública boliviana de Recursos Humanos en Salud ­RHUS-", se enmarca en el último desafío, cuyo objetivo es Evaluar el cumplimiento de las Metas N° 17, 18, 19 y 20 en cinco Facultades de Ciencias de la Salud de Universidades Públicas y dos facultades del Sistema Privado e identificar con los actores claves ejecutivos, docentes y estudiantes las condiciones y factores de desarrollo pleno de la política SAFCI, estrategia de la Atención Primaria de la Salud ­APS- Renovada en los procesos formativos y roles. La presente publicación se constituirá en una herramienta útil de referencia en todos los niveles del sistema de salud y de la universidad boliviana, dentro del esfuerzo invertido para lograr cambios sustanciales en el desafío de garantizar el derecho a la salud.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-905185
Author: Lazcano, Franz Calani.
Title: Sistematización de evidencia científica del proceso de implementacion de políticas en recursos humanos en salud / Systematization of scientific evidence of the process of implementation of policies in human resources in health.
Source: La Paz; Ministerio de Salud, Unidad de Recursos Humanos; 2014. 59 p. ilus, graf, tab.
Language: es.
Abstract: La necesidad de definir políticas de recursos humanos en salud busca responder a las exigencias de las transformaciones que se viene dando en el país en general y en el sector de Salud en particular, cambios que requieren contar con profesionales, técnicos y administrativos con una apertura mental que les permita dejarse interpelar por los hechos y acontecimientos emergentes de los mismos. lo que implica creatividad para dar respuesta con pertinencia y con una perspectiva integral/holística, guiados por los principios que sustentan las políticas del Ministerio de Salud y Deportes y del Gobierno Nacional plasmado en el Plan Nacional de Desarrollo Económico ­Social. Bolivia: Digna, Soberana, Productiva y Democrática para "Vivir Bien". Con el fin de contar con un diagnóstico de la distribución y movilidad de los RRHH de salud se presentan los resultados de esta consultoría que pretende establecer los fundamentos para una futura norma que regule estos dos procesos tan importantes en su gestión.
Responsable: BR1.1 - BIREME



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