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Id: biblio-965944
Author: Recalde, F.
Title: APORTES PARA UNA FILOSOFIA POLITICA DE LA SALUD EN EL PARAGUAY / CONTRIBUTIONS TO A POLITICAL PHILOSOPHY OF HEALTH IN PARAGUAY
Source: Rev. salud pública Parag;1(1):[P12-P42], Ene - Jun 2011.
Language: es.
Abstract: Este ensayo aborda el tema de la justicia social y su relación con la salud pública, desde los antecedentes generales sobre la justicia social en Paraguay en los inicios del Siglo XX, la débil práctica en los campos de la medicina social, el estado de bienestar y las recientes propuestas de política sanitaria del actual gobierno. El enfoque se centra en las teorías del bienestar basado en las necesidades y las capacidades en salud, se analizan las precondiciones para su aplicación y las críticas más recientes al enfoque predominantemente redistributivo de la justicia social. Se esquematizan las medidas de operacionalización para futuras investigaciones. Palabras clave: Justicia Social, Capacidades en Salud, Salud Pública

This paper addresses the issue of social justice and its relationship to public health from the general background on social justice in Paraguay, in the early twentieth century, the weak practice in the fields of social medicine, the welfare state and recent proposals by the current government health policy. The focus is on the theories of welfare based on the needs and capabilities in health, discusses the preconditions for its implementation and the latest critical to focus predominantly redistributive social justice. Measures are outlined for future research operationalization. Keywords: Social justice, health capabilities, public health
Responsable: PY19.1 - DICE - Departamento de Información y Comunicación Educativa


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Id: lil-774602
Author: Silva, Patrícia Ferrás Araújo da; Baptista, Tatiana Wargas de Faria.
Title: A Política Nacional de Promoção da Saúde: texto e contexto de uma política / A National Health Promotion Policy: text and context of a policy
Source: Saúde debate;39(spe):91-104, out.-dez. 2015. graf.
Language: pt.
Abstract: O artigo discute os argumentos presentes nos diferentes textos da Política Nacional de Promoção da Saúde no Brasil, analisando os documentos de 2002, 2006 e 2014 e reunindo elementos para compreender como a promoção da saúde ganhou institucionalidade e entrou na agenda governamental. Conclui-se que os três documentos da Política representam momentos distintos, revelando tensões em sua definição, o que pode tanto reforçar uma tendência prescritiva da saúde como produzir o debate acerca dos determinantes sociais em uma concepção ampliada de saúde. Politizar tal debate é o primeiro passo, para não se correr o risco de se afirmar uma política que, principalmente, culpabiliza e responsabiliza o indivíduo.

The article discusses the arguments present in the various texts concerning the National Policy of Health Promotion in Brazil and analyzes the documents released in the years 2002, 2006 and 2014, bringing together elements so to understand how health promotion achieved a legal knowledge, becoming part of the government agenda. It concluded that the three Policy' texts embodied distinct moments and revealed tensions in the Policy definition, which can either strengthen a prescriptive trend of health as produce the debate about social determinants in an expanded conception of health. Politicizing such debate is the first step, at the risk of stating a policy that, mainly, blames and responsible individual.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-946374
Author: Macedo, João Paulo; Dimenstein, Magda.
Title: A reforma psiquiátrica em contextos periféricos: o Piauí em análise / Psychiatric reform in peripheral contexts: Piauí in analysis
Source: Memorandum;22:138-164, abr. 2012.
Language: pt.
Abstract: Para contribuir com o debate sobre a reforma psiquiátrica em localidades periféricas, objetiva-se conhecer a realidade piauiense, evidenciando os principais desafios que constituíram seu processo reformista e particularidades perante a realidade nacional e regional. Trata-se de um estudo qualitativo com base no levantamento documental e pesquisa participante para acompanhar as movimentações sociopolíticas mais recentes do contexto investigado. Como resultado, identificou-se que o Piauí foi marcado por significativo atraso quanto à implantação da rede psicossocial. Porém, rapidamente, o Estado alcançou boa cobertura de serviços devido à participação do Ministério Público como principal ator do processo reformista local. Se antes, o desafio era reverter à rede manicomial de serviços para a psicossocial; hoje, mais do que nunca, é urgente fazê-la operar sob tal perspectiva para compor ações de continuidade do cuidado e afirmação da cidadania, especialmente em contextos periféricos ou "minúsculos", onde a cultura manicomial ainda se mantém forte ou absoluta.(AU)

To contribute with the debate about psychiatric reform in peripheral places, this work aims at knowing Piauí reality, highlighting the main challenges that built the reformist process and particularities before national and regional reality. It is a qualitative study based on documental research and oral memory (n=12), combined with participatory research to accompany the most recent sociopolitical movements in the investigated context. As a result, it was identified that Piauí was marked by significant delay on the implantation of the psychosocial net. Nevertheless, it rapidly reached good coverage due to participation of Public Ministration as main actor of local process. If before, the challenge was to reverse the asylum service net to the psychosocial; today, more than never, it is urgent to make it operate under this perspective to compose continuity actions on care and citizenship affirmation, especially in peripheral or "tiny"contexts, where asylum culture is still strong and absolute.(AU)
Responsable: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-941284
Author: Werkema, Maria Cristina Catarino.
Title: As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos.
Source: Belo Horizonte; Editora DG; 1995. 128 p.
Language: pt.
Responsable: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1. 012611, 6. ed. / 1995, W493f; 658.562


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Id: biblio-933946
Author: Gomes, Fátima Meirelles Pereira.
Title: As interfaces entre a clínica, o complexo econômico-industrial da saúde e a organização dos serviços no âmbito do sistema único de saúde: o caso da fase pré-clinica do câncer do colo do útero.
Source: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 174 p. map, tab, graf.
Language: pt; pt.
Thesis: Submitted to Fiocruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca presented for the degree Mestre Modalidade Profissional em Saúde Pública.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo contribuir na formulação da política de controle do câncer do colo do útero junto ao INCA no Brasil e teve como foco a análise das interfaces existentes entre a clínica, o complexo econômico-industrial da saúde (CEIS) e a organização dos serviços no SUS, utilizando como caso a fase pré-clínica do câncer do colo do útero, com ênfase ao tratamento e acompanhamento das lesões precursoras. As justificativas foram: a magnitude epidemiológica, econômica, social e política do câncer de colo do útero no Brasil; o papel estratégico do INCA na formulação da política nacional do câncer e a inserção das ações de controle do câncer do colo do útero no CEIS. O estudo consistiu em uma pesquisa exploratória de cunho descritivo, em que foram privilegiadas as técnicas de coleta e análise quantitativa de dados secundários. O material e método utilizados envolveram dados de sistemas de informações de domínio público divulgados na internet. Os resultados encontrados foram que os aspectos e recursos críticos envolvidos nessa fase pré-clínica estão relacionados às dificuLdades de acesso ao rastreamento. à fragmentação da atenção especializada de média complexidade interferindo sobre o ciclo de atendimento que envolve o tratamento e acompanhamento das lesões precursoras e, por fim. ao tipo de financiamento do SUS para a atenção especializada que não contempla um ciclo de atendimento. O número de municípios com registro de produção no SUS (colposcopia, biópsia do colo do útero CAF) mostrou uma evolução discreta entre os anos de 2000 e 2007, com predomínio do prestador público municipal em colposcopia e biópsia e uma migração para o prestador privado para CAF. Embora os procedimentos ocorram no mesmo município. isso não significa que eles ocorram na mesma unidade. Este fato gera uma fragmentação das ações relacionadas ao ciclo de atendimento. Através do mapeamento das indústrias, observou-se que grande parte delas é de origem brasileira e que seus equipamentos estão atrelados a um conjunto de acessórios para seu funcionamento. Isto caracteriza uma relação de interdependência setorial que traz péssimas conseqüências para o SUS. Por fim. no Brasil. o desenvolvimento tecnológico aplicado às indústrias da saúde tornou-se distante da prática clínica, apresentando um modelo baseado em serviços de acompanhamento à doença, em que se mobilizam recursos para tratar as suas conseqüências - o que muitas vezes não garante uma melhoria de saúde da população. Além do que, o tratamento e acompanhamento das lesões precursoras estão muito relacionados às dimensões que envolvem saúde e desenvolvimento

The present study aimed at the contribulion to lNCA on the formulation of the policy on control of uterine cervical neoplasms in Brazil. lt focused on the analysis of the existing interfaces among clinic, health industrial and economic complex (CEIS) and health services organization and administration at SUS by using the preclinical phase of uterine cervical neoplasms with emphasis on the treatment and precursor Iesions followup.The justifications were the epidemiological economical, social and polítical magnitude of uterine cervical neoplasms in Brazil; the strategic role of INCA in the formulation of cancer national policy and lhe insertion of control actions of uterine cervical neoplasms in CEIS. The study consisted of an exploratory research 'ith descriptive content which priviledged the collection techiniques and quantitative analysis of secondary data. The material and the method used in the research involved data of information systems of public dominion available on the internet. The results were that the aspects and critical resources involved in this preclinical phase are related to the access dificulty to tracking of the illness, to the fragmented specialized attention of medium complexity whih interfers on the care cycle that involves the treatment and precursor lesions follow-up and finally to the sort of SUS financial support to the specialized attention that does not embraces a care cycle. The number of municipalities with a production registration at SUS (coLposcopy, uterine cervical biopsy and CAF) showed a slight evolution between years 2000 and 2007 with predominance of municipal public supplier in colposcopy and biopsy. In relation to CAF lt was observed a migration to the private supplier. Although the procedures occur in tlhe same municipality it does not mean that they occur at the same unit. This fact causes a fragmentation of the actions related to the care cycle. By maping the industries, it was observed that their majority is Brazilian and the equipment they produce is conneeted to a group of accessores to allow their operation. ·111i5 characterizes an interdependent sectorial relation that brings terríble consequences for SUS. Finally, in Brazil, the Technological deveLopment appLied to health industries became distant of practical clinic, presenting a model based on the illness follow-up services in which resources are mobilized to trea its consequences this fact does not mean a better population health. Besides, the treatment and precursor lesions follow-up are deeply related to the dimensions involving health and development
Responsable: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I
BR440.1


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Id: biblio-933167
Author: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde. Conselho Estadual de Saúde.
Title: 3ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Estado de São Paulo: relatório estadual.
Source: São Paulo; s.n; fev. 2006. 51 p.
Language: pt.
Conference: Present in: Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Estado de São Paulo, 3, São Paulo, 3-5 fev. 2006.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2006, S239g; W3


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Id: biblio-933102
Author: Dau, Denise Motta.
Title: O desafio do diálogo: SUS e relações de trabalho no serviço público - avanços e limites da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde.
Source: São Paulo; s.n; 2005. 99 p. tab.
Language: pt.
Thesis: Submitted to São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências presented for the degree Mestre.
Abstract: O principal objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP/SUS), como instância de negociação entre gestores e representações sindicais sobre as questões relacionadas aos recursos humanos. A Mesa, instalada em 1993, é resultado da mobilização dos atores sociais na construção do SUS nas décadas de 80 e 90. A Mesa apresentou descontinuidade no seu funcionamento até 2002, sendo então retomada pelo novo Governo Federal, a partir de 2003, como elemento estratégico de um Sistema Nacional de Negociação Permanente no âmbito do SUS. A pesquisa buscou identificar os avanços e limites da MNNP-SUS no período entre 1993 e 2004. A metodologia aplicada fez uso de duas técnicas de coleta de dados. A primeira, a análise das atas de dois fóruns de negociação e discussão das políticas de recursos humanos na área de saúde: a MNNP-SUS e o Conselho Nacional de Saúde. A segunda, a aplicação de entrevistas com pessoas que direta e indiretamente estiveram envolvidas com o processo de negociação na MNNP-SUS. A partir da leitura das atas e entrevistas, concluiu-se que a MNNP-SUS é um avanço porque permite que as partes explicitem democraticamente sua pauta de interesses; pratiquem, por meio do diálogo e da negociação, a busca de consensos entre diversos dissensos existentes; sistematizem e troquem informações. Ela possibilita também a institucionalização da participação e negociação como práxis da gestão do Estado; e aponta elementos para a integração dos interesses corporativos com as preocupações e objetivos mais universais das políticas públicas. No entanto, é um avanço ainda limitado, devido ao próprio histórico e cultura da administração pública, e devido à multiplicidade e sobreposição das instâncias de controle social e gestão do SUS. Isto acaba por traduzir-se em aspectos negativos como a morosidade e falta de autonomia de decisão da Mesa. Entre as recomendações...
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2005, D235d; W4


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Id: biblio-925095 LILACS-Express
Author: Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Title: Para entender a gestão do SUS.
Source: Brasília; CONASS; 2003. 247 p. tab, graf.
Language: pt.
Responsable: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR276.2, e.4, C755p; 614


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Poz, Mario Roberto Dal
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Id: biblio-880547
Author: Oliveira, Ana Paula Cavalcante de; Poz, Mario Roberto Dal; Craveiro, Isabel; Gabriel, Mariana; Dussault, Gilles.
Title: Fatores que influenciaram o processo de formulação de políticas de recursos humanos em saúde no Brasil e em Portugal: estudo de caso múltiplo / Factores que influenciaron el proceso de formulación de políticas de recursos humanos en salud en Brasil y Portugal: estudio de caso múltiple / Factors that influence human resources for health policy formulation: a multiple case study in Brazil and Portugal
Source: Cad. Saúde Pública (Online);34(2), 2018. ilus, tab.
Language: en; pt.
Abstract: O estudo objetiva analisar o processo em que as políticas de recursos humanos em saúde (RHS), que visam melhorar a distribuição geográfica dos médicos, são (ou não) informadas por evidência científica no Brasil e em Portugal. Foi realizado um estudo de caso-múltiplo sobre o processo de decisão das políticas de RHS no Brasil e em Portugal. Para compor os estudos de caso, as políticas escolhidas foram o Programa Mais Médicos (PMM) e a estratégia de contratação de médicos estrangeiros por acordos bilaterais para o trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. Foram entrevistados 27 atores-chave no processo de formulação das políticas em análise nos seguintes tópicos: fatores que influenciaram a formulação, atores que eram esperados ganhar ou perder, evidências científicas e os dados disponíveis utilizados para a formulação, entre outros. Os fatores mais evidentes identificados nas entrevistas como sendo influenciadores do PMM foram: Instituições; Fatores Externos (eleições presidenciais); Interesses de grupos (por exemplo, associações de profissionais médicos), governos (brasileiro e cubano), organização internacional e sociedade civil; e Ideias (evidência científica). Os fatores mais listados em Portugal foram: Instituições e Interesses dos governos (português e envolvidos nos acordos bilaterais), sociedade civil e grupos (associações de profissionais médicos). Ao contrário do que se verificou no estudo de caso do Brasil, em que reconhecidamente a evidência teve um papel importante na formulação da política em análise, em Portugal a evidência científica não foi identificada como contributo para a formulação da intervenção em estudo.(AU)

El estudio tiene por objetivo analizar el proceso en el que las políticas de recursos humanos en salud (RHS), que tienen como fin la mejora de la distribución geográfica de los médicos, son (o no) informadas por evidencias científicas en Brasil y en Portugal. Se trata de un estudio de caso-múltiple sobre el proceso de decisión de las políticas de RHS en Brasil y en Portugal. Para configurar los estudios de caso, las políticas elegidas fueron el Programa Más Médicos (PMM) y la estrategia de contratación de médicos extranjeros mediante acuerdos bilaterales para el trabajo en el Servicio Nacional de Salud (SNS) portugués. Se entrevistaron a 27 actores-clave en el proceso de formulación de las políticas en el análisis en los siguientes asuntos: factores que influenciaron la formulación, actores que se esperaba ganar o perder, evidencias científicas y datos disponibles utilizados para la formulación, entre otros. Los factores más evidentes, identificados en las entrevistas como de influencia en el PMM, fueron: instituciones; factores externos (elecciones presidenciales); intereses de grupos (por ejemplo, asociaciones de profesionales médicos), gobiernos (brasileño y cubano), organización internacional y sociedad civil; e ideas (evidencia científica). Los factores más registrados en Portugal fueron: instituciones e intereses de los gobiernos (como el portugués y los involucrados en los acuerdos bilaterales), sociedad civil y grupos (asociaciones de profesionales médicos). Al contrario de lo que se verificó en el estudio de caso de Brasil, donde se reconoció que la evidencia tuvo un papel importante en la formulación de la política en análisis, en Portugal la evidencia científica no fue identificada como una contribución para la formulación de la intervención en estudio.(AU)

This study aims to analyze whether the process by which policies for human resources for health that aim to improve the geographic distribution of physicians have been informed by scientific evidence in Brazil and Portugal. This was a multiple case study on a decision-making process for human resources for health in Brazil and Portugal. The respective case studies were based on Brazil's More Doctors Program (Programa Mais Médicos - PMM) and Portugal's strategy of hiring foreign physicians through bilateral agreements, to work in the country's National Health Service (SNS). We interviewed 27 key actors in the policy-making process on the following topics: factors that influenced the policy decisions, actors that were expected to win or lose from the policy, and the scientific evidence and available data used in the policy-making, among others. The most evident factors appearing in the interviews as having influenced the PMM were: institutions; external factors (Presidential elections); group interests (e.g. physicians' professional associations), governments (Brazil and Cuba), international organizations, and civil society; and ideas (scientific evidence). The most frequently cited factors in Portugal were: institutions and interests of government (from Portugal and the countries involved in the bilateral agreements), civil society, and groups (physicians' professional associations). Contrary to the case study in Brazil, where the evidence was reported to having played an important role in the policy decisions, in Portugal, scientific evidence was not identified as contributing to the specific policy process.(AU)
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-870515
Author: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Vigilância em Saúde. Gerência do Centro de Controle de Zoonoses.
Title: Manual de procedimentos do Centro de Controle de Zoonoses do Município de São Paulo - 2003 / Sao Paulo Zoonoses Control Center Procedure Manual - 2003.
Source: São Paulo; SMS; 20030000. 95 p.
Language: pt.
Responsable: BR58.1 - Biblioteca



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