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Id: biblio-966818
Author: Marchetti, Júlia Rossetto; Próspero, Elisete Navas Sanches; Vendruscolo, Carine.
Title: Inclusão social: percepção das famílias de um município do oeste de Santa Catarina / Social inclusion: the perception of families from a municipality of western Santa Catarina / Inclusión social: la percepción de las familias de un municipio del oeste de Santa Catarina, Brasil
Source: Ciênc. cuid. saúde;16(2), abr. -jun.2017.
Language: en; pt.
Abstract: O objetivo do estudo foi conhecer as percepções de famílias em fase de aquisição, quanto à sua inclusão social na comunidade em que vivem. Inquérito de base populacional com 101 famílias, por meio de visitas domiciliares e aplicação de um instrumento que contemplou variáveis de diversas naturezas quanto à inclusão social. As entrevistas foram realizadas no período de julho a setembro de 2012 no município de Palmitos, Santa Catarina. A análise foi de cluster (agrupamento). Os respondentes avaliaram como "boa" e "regular" as questões que mediam a percepção familiar sobre o exercício da cidadania. "Muito boa" foi a percepção sobre o apoio que recebem de algumas redes sociais. A renda familiar foi o maior motivo de descontentamento. Quanto aos serviços de saúde, a avaliação das Unidades Básicas de Saúde foi predominantemente positiva, ao contrário da Estratégia de Saúde da Família, avaliada com baixo desempenho. As questões de saneamento básico também receberam avaliação negativa. Diante dos resultados, deve-se considerar a importância do trabalho interdisciplinar, do esforço coletivo dos profissionais de saúde, da intersetorialidade, com ação imediata, fundamentais para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população assistida.

This study evaluated the perceptions of families in the acquisition phase about their social inclusion in the community where they live. A population-based survey was conducted with 101 families through home visits and the application of an instrument that included different variables referring to social inclusion. The interviews were conducted from July to September of 2012 in the city of Palmitos in Santa Catarina State. The cluster analysis was performed(grouping). The respondents rated as "good" and "regular" the issues that mediate the family perception of the exercise of citizenship. The perception of the support received from some social networks was"very good". The family income was the greatest reason of discontentment. As for health care, the ratingsof the Basic Health Units was predominantly positive, unlike that about the Family Health Strategy, which was ratedas underperforming. Basic sanitation issues also received a negative rating. Therefore, the importance of interdisciplinary work, joint effort of health professionals, and intersectionalitywith immediate action are fundamental to promote health and improve the quality of life of the population assisted..

El objetivo del estudio fue el de conocer las percepciones de familias en fase de adquisición, en cuanto a su inclusión social en la comunidad donde viven. Se realizó una encuesta de base poblacional con 101 familias a través de visitas domiciliarias y la aplicación de un instrumento que incluyó variables de distintas naturalezas en cuanto a la inclusión social. Las entrevistas fueron realizadas en el período de julio a septiembre de 2012 en la ciudad de Palmitos, Santa Catarina, Brasil. El análisis fue de Cluster (conglomerados). Los encuestados calificaron como "buena" y "regular" cuestiones que median la percepción familiar sobre el ejercicio de la ciudadanía. "Muy buena" fue la percepción sobre el apoyo que reciben de algunas redes sociales. El ingreso familiar fue el mayor motivo de descontento. En cuanto a los servicios de salud, la evaluación de las Unidades Básicas de Salud fue predominantemente positiva, a diferencia de la Estrategia de Salud de la Familia, evaluada con bajo rendimiento. Problemas de saneamiento básicos también recibieron una evaluación negativa. Con base en los resultados, hay que considerar la importancia del trabajo interdisciplinario, el esfuerzo conjunto de los profesionales de la salud, la intersectorialidad, con una acción inmediata, fundamentales para promover la salud y mejorar la calidad de vida de La población asistida.
Responsable: BR1748.9 - Departamento de Enfermagem


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Id: biblio-972665
Author: Novais, Tatiana Oliveira; Lopes, Everardo de Aguiar; Jesus, Marcelo Souza de; Silva, Waldir Campelo da; Carlos, Ludymilla Anderson Santiago.
Title: Co-criando métodos colaborativos para construção de ambientes sociais mais autônomos e horizontais / Co-creating collaborative methods for building more autonomous and horizontal social environments
Source: Comun. ciênc. saúde;28(2):188-197, abr. 2017. ilus.
Language: pt.
Abstract: INTRODUÇÃO: As Rede Sociais podem ser entendidas como um conjunto de participantes autônomos, reunidos por ideias, recursos, valores e interesses compartilhados. No Distrito Federal, existem mais de 19 Redes Sociais Locais, que abrangem a maioria das localidades do Distrito Federal. Em 2013, ocorreu o I Encontro de Redes Sociais, e em 2017, o segundo encontro, ambos na Fundação Oswaldo Cruz de Brasília, em colaboração com diversos atores sociais do território. OBJETIVO: Apresentar o processo de co-criação metodológica do II Encontro de Redes Sociais Locais para a produção de ambientes socais mais autônomos e horizontais. METODOLOGIA: Foi adotada abordagem qualitativa, com a junção das metodologias de pesquisa-ação e pesquisa participante. RESULTADOS: Para a interação com as redes e co-criação deste processo metodológico, podemos destacar algumas ações, entre elas: participação nas reuniões das redes sociais locais; formação de um coletivo gestor do processo; plano de comunicação; mapa de interesses; circuito de oficinas; co-criação do momento do II Encontro de Redes Sociais Locais; momento do Encontro de Redes Sociais Locais. CONSIDERAÇÕES FIANIS: esta construção mostra uma multiplicidade de possibilidades de organização e rearranjos territoriais locais, em contraponto a hierarquização e setorização das políticas públicas. Para a construção coletiva de métodos colaborativos, mais autônomos e horizontais é necessário tempo, compromisso, disponibilidade e engajamento. As instituições participantes mudaram a postura de intervenção para outra de interação e co-criação, como forma de não institucionalizar o processo.

INTRODUCTION: Social Networking can be understood as a set of autonomous participants, united by shared ideas, resources, values and interests. In the Federal District, there are more than 19 Local Social Networks, which cover most of the locations of the Federal District. In 2013, the 1st Meeting of Social Networks took place, and in 2017, the second meeting, both at the Oswaldo Cruz Foundation in Brasília, in collaboration with various social actors in the territory. OBJECTIVE: To present the process of methodological co-creation of the Second Meeting of Local Social Networks for the production of more autonomous and horizontal social environments. METHODOLOGY: A qualitative approach was adopted, with the combination of research-action methodologies and participant research. RESULTS: For the interaction with the networks and co-creation of this methodological process, we can highlight some actions, among them: participation in the meetings of local social networks; formation of a collective manager of the process; communication plan; map of interests; workshop circuit; co-creation of the moment of II Meeting of Local Social Networks; moment of Meeting of Local Social Networks. FINAL CONSIDERATIONS: this construction shows a multiplicity of possibilities of local organization and territorial rearrangements, in counterpoint to the hierarchy and sectorization of public policies. For the collective construction of collaborative, more autonomous and horizontal methods it takes time, commitment, availability and engagement. Participating institutions changed the intervention posture to another one of interaction and co-creation, as a way of not institutionalizing the process.
Responsable: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)


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Id: biblio-942645
Author: França, Viviane Helena de.
Title: Qualidade de vida da população em extrema pobreza de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
Source: Belo Horizonte; s.n; 2016. 263 p.
Language: pt.
Thesis: Submitted to Centro de Pesquisas René Rachou presented for the degree Doutor.
Abstract: Foi realizada uma pesquisa exploratória empregando os “Métodos Mistos”,em três etapas,para integrar as pesquisas qualitativa e quantitativa, e compreender em profundidade a qualidade de vida nos territórios deextrema pobreza: 1ª) Documental com informes institucionais e dados do Cadastro Único Municipal da Assistência Social sobre as politicas públicas locais vinculadas ao Plano Brasil Sem Miséria; 2ª) Qualitativa entrevistando 27 gestores e profissionais que atuam no planejamento e execução de ações nesses territórios; 3ª) Elaboração de um instrumento estruturado quantitativo para investigar a qualidade de vida das famílias em extrema pobreza 4ª) Quantitativa aplicando 336 questionários em amostra representativa de chefes de família em extrema pobreza selecionados dentre o universo do CadÚnico municipal. 5ª) Discutir os principais problemas inerentes à qualidade de vida na extrema pobreza integrando os resultados qualitativos aos quantitativos. Cada uma dessas etapas foi realizada sequencialmente, respeitando-se o rigor metodológico referente à proposição dos respectivos objetivos. Os dados qualitativos foram coletados conforme o critério de saturação teórica para definição do número de entrevistados. O roteiro semiestruturado foi validado, e os dados foram trabalhados com a análise de conteúdo. O instrumento estruturado foi elaborado a partir da definição das principais temáticas sobre qualidade de vida tendo como referencial teórico a “Equidade das capacidades básicas”. Para coletar os dados quantitativos esse instrumento foi validado. Os 336 chefes de família em extrema pobreza foram entrevistados em seus respectivos domicílios. Esses dados foram analisados com a estatística descritiva.

Na interpretação dos resultados pelos “Métodos Mistos” foram identificadas grandes dificuldades para recensear, acompanhar e incluir as famílias em extrema pobreza nas políticas públicas, universais e focalizadas, garantindo-lhes os acessos à saúde e aos demais direitos fundamentais para uma vida digna e cidadã em direção à melhorias na sua qualidade de vida. Verificou-se que 44,6% das famílias como beneficiárias do Programa Bolsa Família, entretanto muitos poucos conhecem o PBSM (13%). A maioria das famílias são desprovidas de recursos financeiros, e residem em áreas de extrema pobreza precárias e distantes dos serviços públicos, o que contribui para a reprodução da falta de perspectiva de vida entre essas pessoas, mantendo-as restritas a uma cadeia de problemas.

A falta de planejamento e implementação das políticas públicas respaldada nas principais demandas vivenciadas por essas famílias, e sem contar com estratégias intersetoriais para lidar com os problemas nesses territórios de extrema pobreza, culmina com áreas descobertas em termos dos acessos aos serviços públicos, agravando mais as desvantagens sociais vivenciadas por essas pessoas no dia a dia, e mantendo-as aprisionadas a um contexto destituído de oportunidades de escolha. Essas desvantagens sociais quanto a falta de acessos, são, também, ainda mais agravadas devido ao precário transporte público e a ausência de infraestrutura urbana local. A qualidade de vida no município e nos bairros de moradia dessas famílais é percebida, respectivamente, por 49,4% e 41,4% como ruim e muito ruim. Para 44,1% os serviços públicos do município atendem a poucas de suas necessidades, fomentando outros problemas sociais como: Álcool e drogas por 68,8%; carência de atendimento em saúde por 60,7%; ausência de renda e emprego 47%, falta de áreas de lazer 58,6% e apoio social por 38,4%. Esse contexto contribui para acelerar os processos de degradação da saúde dessas pessoas, gerando elevado stress familiar e social. Persiste grande número de famílias “invisíveis aosolhos do poder publico”destituídas do atendimento às suas necessidades básicas, que são os requisitos mínimos, essenciais, para o desenvolvimento de suas capacidades.
Responsable: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1, 2016, F814q; 306


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Id: biblio-939602
Author: São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Vigilância em Saúde. Centro de Prevenção e Controle de Doenças.
Title: I Fórum Municipal de Prevenção e Controle de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis - Relatório Final.
Source: São Paulo; SMS; nov. 2004. 15 p.
Language: pt.
Conference: Present in: Fórum Municipal de Prevenção e Controle das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, 1º, São Paulo, 17 nov. 2004.
Responsable: BR58.1 - Biblioteca
BR58.1. 2170, S239f; 614.4


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Id: biblio-934221
Author: Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer.
Title: SISMAMA: informação para o avanço das ações de controle do câncer de mama no Brasil.
Source: Rio de Janeiro; INCA; 2010. 8 p.
Language: pt; pt.
Responsable: BR440.4 - Biblioteca
BR440.1


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Id: biblio-933136
Author: Moraes, Rute de.
Title: O escolar soropositivo para o HIV: sob olhar dos educadores.
Source: São Paulo; s.n; 2005. 76 p. tab.
Language: pt.
Thesis: Submitted to São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências presented for the degree Mestre.
Abstract: A criança inicia sua caminhada social por meio das convivência escolar, e, assim, encontra as referências para sua socialização com o mundo circundante nas relações futuras. Para o escolar soropositivo para HIV (Vírus da Imunideficiência Humana), esta trajetória é mais desafiadora em decorrência de sua história de vida, aliada à natural exclusão dos "diferentes", tão comuns nessa idade. Este estudo tem como objetivo conhecer a visão dos educadores do cotidiano dos escolares soropositivos para HIV, com idade cronológica de 7 a 12 anos e conhecer sua opinião a respeito do preparo específico recebido para lidar com os escolares soropositivos para HIV. Por ser uma proposta fenomenológica, optou-se pela abordagem qualitativa fenomenológica descritiva. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas com 20 educadores e analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, preconizado por Lefévre. A pesquisa permitiu identificar a percepção de preconceitos no cotidiano escolar, as atitudes ambíguas em relação ao futuro do escolar soropositivo para HIV, e o medo de contaminação permeado pela falta de orientação e treinamento. Observou-se a necessidade de criação de ações educativas conjuntas, com a finalidade de esclarecer e treinar os educadores sobre normas de biossegurança. Tendo em vista a importância da escola no desenvolvimento da criança soropotivo para HIV e da instituição de saúde no empenho de evitar a progressão da infecção estabelecida, torna-se relevante um trabalho conjunto para oferecer uma qualidade de vida melhor, não se importando com o número de anos esperado para essa vida
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2005, M827e; W4


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Id: biblio-933104
Author: Barata, Luiz Roberto Barradas; Mendes, José Dínio Vaz.
Title: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS: uma obrigação compartilhada.
Source: São Paulo; s.n; maio 2005. 24 p. tab, graf.
Language: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, 2005, B226f; WA525; BR276.2, F, B226f; 614


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Id: biblio-932964
Author: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Comissão Intra-Setorial de Saúde do Trabalhador.
Title: Plano de ações de saúde do trabalhador para o Estado de São Paulo - triênio 2002-2003-2004.
Source: São Paulo; s.n; dez. 2001. 15 p.
Language: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2, S239p; WA672.1


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Id: biblio-932913
Author: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde.
Title: Escriba: sintese setorial: Secretaria de Estado da Saúde, março/abril 2000.
Source: São Paulo; s.n; 2000. 28 p.
Language: pt.
Responsable: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; Cx.S8.1


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Id: biblio-914807
Author: Negri, Flávia.
Title: Dinâmicas locais da participação social em Segurança Alimentar e Nutricional / Local Dynamics of social participation in Food and Nutritional Security.
Source: São Paulo; s.n; 2015. 125 p.
Language: pt.
Thesis: Submitted to Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Práticas em Saúde Pública presented for the degree Mestre.
Abstract: A pesquisa foi desenvolvida tendo como referencial a ideia de sociedade complexa, caracterizada pela multiplicidade de espaços de vivências; pelo alargamento das possibilidades de ação que superam a capacidade efetiva de ação dos sujeitos e pela alta densidade de informação que provoca uma condição de incerteza permanente nas escolhas dos indivíduos. O Brasil convive com um histórico de desigualdade social e racial, resquício de um sistema político autoritário e que ainda limita a representação social e democrática no país. Nesse contexto social, o reconhecimento da Segurança Alimentar e Nutricional como um problema público envolve a escolha de um conjunto de mecanismos e estratégias capazes de dar consistência e identidade a programas e ações na área. Por isso, é importante conhecer as diferentes estratégias de participação social em Segurança Alimentar e Nutricional e também entendê-las no âmbito das políticas públicas e dos espaços participativos institucionalizados. Dessa forma, este estudo propôs-se a compreender, no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, as dinâmicas sócio-participativas no município paulista de Registro e adjacências. Foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas e observação não participante com sujeitos de organizações e grupos que foram identificados pelo sistema de rede e as informações obtidas foram analisadas qualitativamente. Foram descritas as ações e as motivações dos 25 grupos encontrados. A diversidade de motivações aparece como um entrave na formação de um conjunto de ações integrado e favorável à intersetorialidade, assim como questões burocráticas e os interesses específicos das organizações. Os grupos relatam a sobrecarga de trabalho, a falta de pessoas tecnicamente especializadas, a falta ou distanciamento de lideranças comunitárias/políticas e a inexistência de estratégias para a continuidade das ações como dificuldades na atuação dos grupos. Apontam a capacitação e qualificação política como possibilidade de integração entre demandas sociais e políticas públicas já instituídas. Tanto a sociedade civil quanto as instituições governamentais têm grande presença nos espaços institucionalizados de participação. Nem sempre essa participação é contínua, devido a aspectos de disponibilidade e acessibilidade dos grupos participantes e também devido à percepção de pouca efetividade dessas participações para a conformação de um conjunto de ações que beneficiem a sociedade local. A criação de condições, espaços e estratégias para a efetivação da segurança alimentar e nutricional local é um desafio contínuo para a aproximação e o entendimento das pessoas e para a integração de políticas públicas em uma perspectiva de intersetorialidade.

The research was developed under the idea of a complex society, as a reference point. This society is characterized by the variety of social spaces; by broadening the possibilities of actions that exceed the subjects effective capacity for acting, and by the high density of information that causes a permanent condition of uncertainty in the individual's choices. Brazil has a history of social and racial inequality that remains from an authoritarian political system, which still limits social and democratic representation in the country. In terms of this social context, recognizing Food and Nutritional Security as a public issue involves choosing a group of mechanisms and strategies capable of giving some consistency and identity to programs and actions in this area of expertise. Therefore, it is important to recognize the different strategies of social participation in Food and Nutritional Security and also look at them in the context of public policies and of institutionalized participatory spaces. Thus, this study proposes to better understand the social-participative dynamics within the context of Food and Nutritional Security, in the city of Registro and the surroundings towns, in the state of São Paulo. Semi-structured interviews were conducted along with non-participative observation of subjects from organizations and groups that were identified by the network system, and the information obtained received a qualitative analysis. The actions and motivations of 25 groups were described. The diversity in motivation appears as an obstacle in forming a set of integrated and beneficial actions to the intersectionality, as well as bureaucratic issues and specific interests the organizations have. The groups have reported the overload of work, the lack of properly trained people, the lack of or the distancing of community/political leadership and the lack of strategies for continuing the actions, as difficulties for the groups performance. They identify the political development and qualification as the possibility for integrating social demands and public policies that have already been established. Both the civil society and the governmental institutions have great presence in the institutionalized participatory spaces. This participation is not always continuous due to the availability and accessibility aspects of the group participants and also due to the feeling that there is little effectiveness of this involvement for assembling a group of actions that benefits the local community. Creating conditions, spaces and strategies for effectiveness of local food and nutritional security is a continuing challenge for bringing people together and for their better understanding, and also for the integration of public policies in a perspective of intersectionality.
Responsable: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR2121



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