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Id: biblio-878373
Author: Duarte, Bruno de Carvalho(org); Cardoso Junio, José Celso(org); Nogueira, Roberto Passos(org); Rodrigues, Valdemar de Almeida(org).
Title: Tendências na evolução do emprego e nas relações de trabalho em saúde: a dimensão econômica na gestão de recursos humanos no Brasil / Trends in the evolution of employment and in work relations in health: the economic dimension in the management of human resources in Brazil.
Source: Brasília; UnB/CEAM/NESP/ObservaRH; 2010. 150 p. graf, tab, ilus.
Language: pt.
Abstract: INTRODUÇÃO: A linha de investigação Tendências na Evolução do Emprego e nas Relações de Trabalho em Saúde é priorizada pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade de Brasília (ObservaRH/UnB) desde o início de sua criação. Contempla abordagens de cunho analítico, sobre sistemas de gestão pública de pessoal em âmbito nacional e internacional, integrando a pauta de temas prioritários da Rede Observatório na América Latina, além de contribuir com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde do Brasil, das demais instâncias político administrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e com o debate entre todos os demais estudiosos e interessados nesse campo. OBJETIVO: Esta publicação privilegia investigações e artigos produzidos nessa linha, que analisam A Dimensão Econômica na Gestão de Recursos Humanos no Brasil. Abrange 3 artigos a seguir referenciados. MATERIAIS: O estudo inicialmente apresentado, Macroeconomia e Mercado de Trabalho no Brasil: Trajetória Recente e Tendência Aparente, é de autoria de José Celso Cardoso Júnior e foi elaborado no ano de 2006. A ideia central do texto é discutir o comportamento recente do mercado de trabalho nacional, à luz tanto do quadro histórico relativo ao último quarto do século XX (posto tratar-se de um período de transição ainda inacabado), como também tendo em vista os condicionantes macroeconômicos mais gerais sob os quais se situa a problemática do emprego no país.Despesa com Pessoal e Lei de Responsabilidade Fiscal: Uma Análise da Situação na União, nas Unidades Federadas e nos Municípios, é o segundo texto apresentado. Elaborado em 2006, pela equipe do ObservaRH - NESP/CEAM/UnB, com destaque para a orientação de Roberto Passos Nogueira e a participação de Valdemar de Almeida Rodrigues. Este estudo foi efetuado com a intenção de proporcionar ao gestor público uma visão panorâmica e comparativa da situação da despesa com pessoal face aos limites preconizados pela LRF, tomando por base os dados divulgados pelo Ministério da Fazenda. Tem em vista particularmente o gestor do SUS, mas os dados e análises aqui apresentados têm igual utilidade para os gestores de outras áreas governamentais e para os demais interessados no assunto. A preocupação é municiar o gestor com informações que lhe permitam no que concerne especificamente ao item de despesa com pessoal: (i) ter uma avaliação da situação de seu ente (União, estado ou município) no que diz respeito ao cumprimento dos dispositivos da LRF e (ii) comparar com a situação de outros entes na esfera federativa a que pertence. A Análise da Evolução das Despesas com Pessoal do Governo Federal e do Ministério da Saúde, no período 1995-2003, de autoria de Bruno de Carvalho Duarte finaliza o conjunto de textos desta publicação. Analisa a composição e a evolução das despesas com o pagamento de pessoal da União e do Ministério da Saúde no período compreendido entre 1995 e 2003. CONCLUSÃO: Faz parte do escopo desse trabalho uma análise das despesas em relação aos limites estabelecidos pela LRF.O ObservaRH/UnB agradece aos autores dos estudos pela contribuição para a reflexão dessa instigante temática.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-871473
Author: Brasil. Ministério da Cultura.
Title: I Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura. I Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde / First National Meeting of Health and Culture Network. First National Week Science, Culture and Health.
Source: Brasília; Brasil. Ministério da Cultura; 2015. 87 p. ilus, graf.
Language: pt.
Conference: Present in: Encontro Nacional da Rede Saúde e Cultura, 1, Present in: Semana Nacional Ciência, Cultura e Saúde, 1, Rio de Janeiro, 3-5 dez. 2012.
Abstract: Objetivo Geral: Consolidar a Rede Saúde e Cultura no âmbito Nacional, favorecendo a visibilidade das ações na interface saúde e cultura e a colaboração entre parceiros atuantes nas diversas regiões do país. Objetivos específicos: a. Promover a troca de experiências entre diferentes atores, fortalecendo as práticas de promoção e cuidado à saúde que respeitam a diversidade cultural e a participação social, assim como a cultura como determinante da saúde e fator de desenvolvimento humano e social; b. Promover a articulação entre atores da rede, apoiando a realização de oficinas de projetos colaborativos; c. Mapear e sistematizar informações sobre atores e práticas, disponibilizando na Rede física e virtual um guia de orientação para articulação e parcerias entre os participantes da rede; d. Capacitar os participantes na utilização da plataforma web da rede, por meio de Oficinas temáticas; e. Construir agenda de prioridades e das ações da Rede, a partir de seus cinco eixos de atuação, para o biênio 2013-2014 nos diferentes estados brasileiros (realização de oficinas divididas por temas, com grupos de trabalho estaduais e realização de plenárias); f. Compartilhar conhecimentos e saberes entre especialistas e não especialistas, promovendo diálogo, fortalecendo o a reflexão sobre as práticas, resultados alcançados e desafios; g. Difundir produtos diversos, anuários / catálogos, vídeos, livros, jogos, exposições, plataforma virtual. h. Registrar em vídeo os depoimentos dos participantes durante o Encontro, tanto para registro da estratégia, quanto para constituir acervo audiovisual sobre as práticas e praticantes na interface saúde e cultura.
Responsable: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1, E56enc; 613


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Id: biblio-871472
Author: Brasil. Ministério da Saúde.
Title: Encontro da Rede Saúde e Cultura no Fórum Social Temático / Meeting Health Network Culture and the Thematic Social Forum.
Source: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 2015. 49 p.
Language: pt.
Conference: Present in: Encontro da Rede Saúde e Cultura no Fórum Social Temático, Porto alegre, 24-29 jan. 2012.
Responsable: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1, E56en; 613


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Id: biblio-871471
Author: Brasil. Ministério da Saúde.
Title: Encontro distrital da Rede Saúde e Cultura / District meeting of Health and Culture Network.
Source: Brasília; Brasil. Ministério da Cultura; 2015. 51 p. ilus, graf.
Language: pt.
Conference: Present in: Encontro Distrital da Rede Saúde e Cultura, 1, Brasília, 2 jan. 2013.
Abstract: Os Encontros Regionais têm por objetivo divulgar a Rede Saúde e Cultura, mapear agentes atuando em saúde e cultura, promover a troca de experiência e a reflexão sobre a importância da cultura para a saúde bem como sobre a atuação em rede, colaborar com a construção coletiva de uma pauta local para a Rede e propor a criação de comitês locais da Rede. Consolidar a Rede Saúde e Cultura em âmbito distrital,favorecendo a visibilidade das ações na interface saúde e cultura e a colaboração entre parceiros atuantes nos setores governamentais, nas universidades e na sociedade civil, evidenciando a importância da diversidade cultural do território do DF para a qualidade de vida. Objetivos Específicos: 1. Mapear e registrar práticas e atores que atuam na área de saúde e cultura; 2. Promover intercâmbio entre práticas e experiências; 3. Promover ações colaborativas de trabalho entre governo, universidade e sociedade civil; 4. Fortalecer o espaço de diálogo entre sociedade civil e políticas públicas; 5. Construir agenda participativa para Rede Saúde e Cultura no DF.
Responsable: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1, E56e; 613


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Id: biblio-870274
Author: Andrade, Domitila Almeida de.
Title: Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: uma análise sobre a construção de redes entre saúde e educação, no município do Recife / Intersectoral in the School Health Program: an analysis of building networks between health and education, in Recife.
Source: Recife; s.n; 2015. 117 p. ilus.
Language: pt.
Thesis: Submitted to Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães presented for the degree Mestre.
Abstract: A Promoção da Saúde traz consigo uma forma mais complexa de olhar para o processo saúde - doença, dando ênfase aos determinantes sociais em saúde e propondo intervenções integrais e reconhecendo as limitações do Setor Saúde, apresenta a necessidade do trabalho intersetorial. Nesse contexto, a atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens é compreendida na interseção entre os setores saúde e educação.Com o objetivo de garantir o desenvolvimento integral desse público, dando respostas aos principais problemas, é criado o Programa Saúde na Escola (PSE). O presente trabalho se propõe a analisar como vem sendo estabelecida essa relação intersetorial e se o Programa tem conseguido construir redes entre esses setores. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido no município de Recife, no qual foram estudadas duas escolas do PSE, no qual utilizamos a triangulação de dados e de análise, a fim de dar conta da complexidade do objeto da pesquisa. Para isso, realizamos entrevistas, grupos focais, consultamos documentos relevantes e também utilizamos como elemento de análise a vivência da pesquisadora no Programa. A partir do material estudado foi possível conhecer como aconteceu a implantação e a implementação do PSE no município, percebemos que a Saúde ainda parece está a frente do processo. Ficou claro, também, que apesar das estratégias de integração utilizadas, essas ainda não são suficientes para consolidação da relação intersetorial. Contudo, avanços são percebidos nesse sentido, pois mesmo que conflituosa já começa a haver o estabelecimento de um contato mais permanente entre equipes de saúde e escolas. Bem como, identificamos contribuições para o cuidado destinado aos estudantes, através da identificação de problemas que antes não eram enxergados pela Saúde. Entretanto, as respostas aos problemas identificados são insuficientes. Assim, parece que apesar de vir contribuindo para a construção de uma relação intersetorial e em certa medida ajudar a tecer redes, essas ainda são frágeis e grandes são os desafios para a efetivação dos avanços alcançados.

The Health Promotion implies a more complex way of looking at the health - disease by focusing on the social determinants of health and proposing comprehensive interventions and recognizing the limitations of the Health Sector, presents the need for intersectoral work. In this context, health care for children, adolescents and young people is understood at the intersection between health and education sectors. In order to ensure the full development of this public, giving answers to the main problems, it has been created the School Health Program (PSE). This study aims to analyze how that intersectoral relationship is being establishedand and if the program has been able to build networks between these sectors. It is a qualitative study, developed in the city of Recife, in which two school from the PSE were studied, plus, we used the triangulation of data and analysis in order to account for the complexity of the research object. For this, we conducted interviews, focus groups, consulted relevant documents and also used as an analytical element the experience of the researcher in the program. From the material studied was possible to know how the deployment and implementation of PSE happened in the city, and we realized how it looks like health is still leading the process. It was clear, too, that despite the integration of strategies used, these are not yet sufficient to intersectoral relationship consolidation. However, advances are perceived in this sense, because despite of the conflicts the beginning the establishment of a more permanent contact between health and school teams can be seen already. As well as we can identify contributions on the subject of the cares aimed to students, by identifying problems that were not seen before. However, the responses to the identified problems are insufficient. So it seems that despite of the contributions to the construction of an inter-sectoral relationship and to some extent help to weave networks, these are still fragile and great are the challenges for ensuring the progress made.
Responsable: BR305.1 - Biblioteca do CPqAM


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Id: biblio-850124
Author: Souza, Telma de Almeida; Mattos, Flávio de Freitas.
Title: Representação social de adultos sobre tabagismo e suas implicações para a saúde: estudo realizado em comunidade rural - MG / The social representation of smoking among adults and its implications for health: study conducted in a rural community in the state of Minas Gerais
Source: Arq. odontol;48(03):159-165, 2012.
Language: pt.
Abstract: Objetivo: Apreender a representação social de adultos de uma comunidade rural sobre o tabagismo e suas implicações para a saúde e, por conseguinte, fornecer subsídios para planejamento das ações dos serviçosde saúde. Materiais e Métodos: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 15 adultos (fumantes, exfumantes e não-fumantes), entre 30 a 59 anos, moradores de uma região rural em Santa Bárbara-MG e usuários do serviço de saúde municipal, para uma análise utilizando a abordagem qualitativa dos dados. Resultados:Foi possível classificar e separar os discursos em três grandes temas: Iniciação do Tabagismo; Influência naQualidade de Vida e Cessação do Hábito. Os entrevistados consideraram importante que os profissionais desaúde tenham maior ação no apoio à cessação do tabagismo. Há concordância de que é necessário não apenasmanter as propagandas antitabaco nos maços e ampliar o número de áreas restritivas ao cigarro, bem comoa intensificação destas medidas. Conclusão: Deve-se aumentar as ações direcionadas aos jovens e à família,pois ambos interferem fundamentalmente na iniciação ao fumo. A criação de grupos de convivência podeauxiliar na cessação do hábito de fumar. Diminuir as formas de pressão social aos grupos em situação devulnerabilidade social pode ajudar na diminuição do número de fumantes.
Responsable: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Id: biblio-836326
Author: Santos, Dherick Fraga; Castro, Denise Silveira de; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Albuquerque Neto, Leônidas; Moura, Maria Aparecida Vasconcelos; Leite, Franciéle Marabotti Costa.
Title: Percepção de mulheres acerca da violência vivenciada / Percepción de mujeres acerca de la violencia vivida / The women's perception on the violence experienced
Source: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);9(1):193-199, jan.-mar. 2017. tab.
Language: en; pt.
Abstract: Objective: to analyse the women's perception on the violence experienced. Method: Qualitative study. Data was obtained through a semi-structured interview, and was analysed through the Content Analysis modality. Results: Four thematic categories were identified from the analysis of the accounts of the 14 participating women: 34.8% of the accounts fit in the category Perception and Feelings about violence; 26.1% presented accounts on the category Perception of the Motives for the Experience of Violence; and also in the category Freedom Cessation; and 13.0% in the category Reflex of Violence on Health. Conclusion: There is a need for policies and actions that support and contribute to women's freedom from violence, as well as the strengthening of intersectoral support networks, as violence poses a number of problems not only of socio-economic nature, but also damages the health of their victims.

Objetivo: analisar a percepção de mulheres acerca da violência vivenciada. Método: Estudo qualitativo. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados através da modalidade de Análise de Conteúdo. Resultado: A partir da análise dos relatos das 14 mulheres participantes do estudo foram identificadas 04 categorias temáticas. Sendo que 34,8% dos relatos se enquadram na categoria Percepção e sentimentos acerca da violência; 26,1% apresentaram relatos na categoria Percepção dos motivos da vivência da violência e na categoria Cessação da liberdade; e 13,0% na categoria Reflexo da violência sobre a saúde. Conclusão: Emerge a necessidade de políticas e ações que apoiem e contribuam para que as mulheres se desvencilhem da violência, bem como o fortalecimento das redes de apoio intersetoriais, já que a violência acarreta inúmeros problemas não apenas de caráter socioeconômico, mas também gera danos à saúde de suas vítimas.

Objetivo: analizar la percepción de mujeres acerca de la violencia vivida. Método: Estudio cualitativo. Los datos fueron obtenidos por medio deuna entrevista cuasi-estructurada y analizados a través del Análisis del Contenido. Resultado: A partir del análisis y de relatos de las 14 mujeres participantes fueron identificadas 04 categorías temáticas. Siendo que 34,8% se encuadraran en la categoría Percepción y sentimientos sobre la violencia; 26,1% estaban en la categoría Percepción de los motivos de la vivencia de la violencia y en la categoría Cesación de la libertad; 13,0% en la categoría Reflejo de la violencia sobre la salud. Conclusión: Surge la necesidad de políticas que apoyen y que contribuyan para que las mujeres se libren de la violencia, así como el fortalecimiento de redes de apoyo intersectoriales, ya que la violencia acarrea inúmeros problemas, no apenas de carácter socio-económico, sino que también genera daños a la salud de las víctimas.
Responsable: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-835014
Author: Ribeiro, Olívia Cristina Ferreira; Amaral, Sílvia Cristina Franco.
Title: Entre o lazer esportivo participativo e ambiental e o lazer turístico - as políticas públicas de lazer em Brotas/SP / Entre el ocio deportivo participativo y ambiental y ocio turístico – las políticas públicas de ocio en Brotas/SP / Between participatory sports and environmental leisure and tourism leisure – leisure public policies in Brotas/SP
Source: Movimento (Porto Alegre);22(1):63-74, jan.-mar. 2016.
Language: pt.
Abstract: O objetivo foi analisar a Lei Orgânica e o Plano Diretor que sustentam as políticas públicas de lazer de Brotas/SP. O enfoque foi dado aos pontos implementados, com especial atenção à gestão da intersetorial do lazer, uma das diretrizes de trabalho do município. O corpus documental foi composto por decretos, atas e despachos, complementado pela observação do cotidiano das ações de lazer do município. As legislações para o lazer em Brotas indicavam um equilíbrio entre o lazer esportivo participativo e ambiental e o lazer turístico, sendo que o segundo deveria gerar recursos e formação de pessoal para implementar políticas públicas voltadas ao cidadão brotense. Contudo, ao analisarmos as ações, identificamos um descompasso entre as duas ênfases dadas ao lazer. O lazer turístico de negócios foi o maior foco da prefeitura e houve nessa administração a facilitação do turismo exploratório, em que os negócios se direcionavam aos interesses privados e privatistas.

The work analyzed the Organic Law and the Master Plan that underpin leisure policies in Brotas, SP, Brazil. The focus was on measures implemented, with special attention to management of the inter-sector coordination of leisure, one of the municipal guidelines. The document corpus included decrees, acts and ordinances, complemented by observation of daily leisure activities in that municipality. Brotas's leisure legislation indicated balance between participatory and environmental sports leisure and tourist leisure. The latter should generate resources and staff training for the former, in order to implement policies aimed at local citizens. However, by analyzing the actions, we found a mismatch between the two emphases given to leisure. Business tourism leisure was the focus of the municipal administration, which facilitated exploratory tourism where business aimed at private and privatizing interests.

El objetivo fue analizar la Ley Orgánica y el Plan Director que sustentan las políticas públicas de ocio de Brotas/SP. El foco se colocó en los puntos implementados, con especial atención a la gestión intersectorial del ocio, una de las directrices de trabajo del municipio. El corpus documental fue compuesto por decretos, actas y despachos, complementados por la observación de la cotidianidad de las actividades de ocio del municipio. La legislación para el ocio en Brotas indicaba un equilibrio entre el ocio deportivo participativo y ambiental y el ocio turístico, donde el segundo debería generar recursos y capacitación del personal para implementar políticas públicas dirigidas a los ciudadanos de Brotas. Sin embargo, al analizar las acciones identificaron una falta de correspondencia entre los dos énfasis dados al ocio. El ocio turístico de negocios fue el foco principal del ayuntamiento y en esa administración se facilitó el turismo exploratorio, donde los negocios se dirigían a intereses privados y privatistas.
Responsable: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-833850
Author: Forster, Aldaísa C; Ferreira, Janise B. B; Lima, Nereida Kilza da Costa; Galati, Priscila Mina; Farche, Renata.
Title: A abordagem da intersetorialidade para o ensino médico em atenção primária / The approach intersectoral for medical education in primary health care
Source: Medicina (Ribeiräo Preto);50(1):58-65, jan.-fev. 2017.
Language: pt.
Abstract: Introdução: O processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de atenção à saúde, mais humanizado, abrangente, eficaz e resolutivo tem a intersetorialidade como um de seus instrumentos para a transformação. No entanto, há escassez de artigos que abordem a intersetorialidade no contexto da educação médica e da organização das práticas, principalmente na atenção primária. Objetivo: Trazer à luz o conceito de intersetorialidade e o princípio da orientação comunitária na organização das práticas na realidade das equipes de saúde da família, no âmbito do SUS. Método: Análise documental realizada para discutir o conceito de intersetorialidade na obra de autores da Atenção Primária à Saúde (APS), na documentação oficial do Ministério da Saúde e em publicações selecionadas sobre a intersetorialidade. Discutiu-se também a orientação comunitária nas ações prestadas de APS segundo a percepção do médico e da equipe de saúde da família, no Brasil. Foi descrita a evolução do antigo Programa de Saúde da Família para a Estratégia de Saúde da Família como modelo de reorganização da atenção primária à saúde no SUS e no cenário de ensino das Unidades de Saúde da Família (USF) ligadas à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo, no período de 1999 a 2014. Resultados: A documentação oficial e científica consultada mostrou avanço das transformações nos serviços de Saúde da Família, como modelo de organização da APS no país. O cenário das USF orientado para a APS vem contribuindo para a adequação da formação médica e dos profissionais de saúde nessa área. Considerações finais: Não obstante, percebendo-se as potencialidades das práticas intersetoriais e orientadas para a comunidade na mudança do paradigma da saúde, há muito o que fazer no sentido amplo da intersetorialidade, que compreende a abordagem dos determinantes sociais da saúde no planejamento integrado local. (AU)

Introduction: The process of creating the Unified Health System (SUS) as one health care model more humanized, comprehensive, effective and decisive has intersectorality as one of its tools for transformation. However, there are few articles that address the intersectoral approach in the context of medical education and organization of practices, especially in primary care. Objective: Bring forth the concept of intersectionality and the principle of community orientation in the organization of practices in the reality of family health staffs, under the SUS. Method: Analysis of documents held to discuss the concept of intersectionality in the work of authors of Primary Health Care (PHC), the official documentation of the Ministry of Health and selected publications on intersectionality. It also discussed the community orientation in the given actions of Primary Health Care in the perception of the physician and the family health staffs in Brazil. It described the evolution of the former Family Health Program to the Family Health Strategy as reorganization model of PHC in the SUS and in the education scenario of the Family Health Units (FHU) involved in the Ribeirão Preto Medical School - University of São Paulo in the period from 1999 to 2014. Results: Official and scientific documentation consulted showed advance of changes in family health services, such as the PHC model of organization in the country. The setting of FHU oriented to PHC has contributed to the adaptation of medical training and health professionals in this area. Final Considerations: Nevertheless, perceiving the potential of intersectoral and practices geared towards the community in the health paradigm change, there is plenty to do in the broad sense of intersectionality comprising addressing the social determinants of health in local integrated plan.(AU)
Responsable: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-833511
Author: São Paulo(Cidade). Prefeitura Municipal. Programa São Paulo Carinhosa.
Title: O que grandes cidades e politicas intersetoriais podem fazer pela primeira infancia / What big cities and intersectoral policies can do for early childhood.
Source: São Paulo; Secretaria Municipal de Cultura; 2016. 603 p. gráficos, Ilustrações, Tabelas.
Language: pt.
Abstract: O Decreto Municipal nº 54.278, de 28 de agosto de 2013 (SÃO PAULO, 2013), que instituiu a Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade de São Paulo ­ São Paulo Carinhosa. Seus principais objetivos são articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas no município para a promoção do desenvolvimento infantil integral do 0 aos 6 anos de idade, com ênfase do 0 aos 3 anos. Esta publicação tem o objetivo de registrar o caminho percorrido, os resultados alcançados, as descobertas não planejadas, mas que demonstraram potencialidade para serem incorporadas pelas políticas públicas. É uma construção coletiva, a muitas mãos, com os principais parceiros que acompanharam nosso percurso, em companhia dos quais refletimos, agimos, com os quais aprendemos e pudemos formular e implementar as ações que constituem a São Paulo Carinhosa.
Responsable: BR1.1 - BIREME



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