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Id: biblio-906624
Author: Oliveira, Fernanda Piana Santos Lima de.
Title: Avaliação do Programa Saúde na Escola com foco na integração entre Unidade Básica de Saúde e Escola de Ensino Fundamental: um estudo de caso em Belo Horizonte, Brasil / Evaluation of the School Health Program with a focus on the integration between Basic Unit Health and Elementery Schools: a case study in Belo Horizonte, Brazil.
Source: Belo Horizonte; s.n; 2017. 226 p.
Language: pt.
Thesis: Submitted to Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia presented for the degree Doutor.
Abstract: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da saúde e educação tem como meta a construção de escolas saudáveis. O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação do Programa Saúde na Escola (PSE). Foi realizado um estudo de caso em Belo Horizonte em duas Escolas de Ensino Fundamental (EEF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, e desenvolvido em cinco etapas: 1. Análise estratégica por meio de um estudo de avaliabilidade do PSE, baseado nas seis linhas de orientação sobre o processo em que se deve pautar esse tipo de estudo e utilizando os parâmetros de qualidade do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCEE). O PSE em Belo Horizonte foi considerado um programa avaliável; 2. Mapeamento da literatura sobre avaliações econômicas de programas de saúde escolar, realizado no PubMed/Medline para estudos publicados na última década, utilizando como estratégia de busca os termos "cost", "economic evaluation", "school health services", "school health", "school health promotion" e "school health program. Os resultados, após a análise de 35 artigos mostraram uma relação positiva entre os programas de saúde escolar, custos e benefícios para os escolares e as comunidades; 3. Avaliação normativa do programa considerando dados secundários, avaliando a frequência com que as atividades foram realizadas. A análise apresentou desempenho medio em avaliações de saúde (visual, 54,78%; saúde bucal, 53,20%; situação vacinal, 55%; avaliação antropométrica, 83,32%). Ações de prevenção de agravos mais realizadas pelas escolas foram combate a dengue e vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, assim como, ações de promoção de saúde relacionadas à segurança alimentar e promoção de alimentação saudável. Não foram encontrados registros de capacitações realizadas aos profissionais da saúde e da educação. Algumas ações de prevenção de agravos que parecem ser de domínio dos executores foram feitas com maior frequência. As ações de promoção da saúde apresentaram os piores resultados apesar de sua importância. Os sistemas de monitoramento possuem falta de regularidade de alimentação e a falta de capacitação para o preenchimento; 4. Avaliação do contexto por meio da análise com foco na integração entre a saúde e a educação no PSE, um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que se iniciou com uma matriz de indicadores, a partir do modelo teórico e lógico desenvolvido no estudo de avaliabilidade, que foi consensuada por experts utilizando a Técnica Delphi, possibilitando a contrução de um roteiro de entrevista semiestruturado. Como resultado, o PSE em Belo Horizonte apresentou uma característica multissetorial, onde a maioria das ações e serviços prestados foi planejada por um único setor e aplicados junto aos outros, com baixo ou nenhum vínculo entre as equipes, sendo as ações pontuais, pouco efetivas e sem sustentabilidade; 5. Avaliação da efetividade por meio da análise da percepção dos estudantes sobre o PSE, estudo qualitativo, com coleta de dados realizada com escolares de onze a quatorze anos de idade e como instrumento de coleta foi utilizado narrativa escrita. A partir da análise das narrativas escritas foram identificados três temas: Facilidade de atendimento e cuidado; Aprendizagem e cuidado; e Bondade, gratuidade ou direito? Os escolares perceberam as atividades assistenciais desenvolvidas pelo programa, mas o mesmo não ocorreu com as atividades preventivas e de promoção de saúde. O programa é percebido como ajuda e favor, sujeito a gratidão. Os escolares se mostraram passivos e receptivos sem, no entanto, o protagonismo necessário à produção da própria saúde. A corresponsabilização parece ser uma semente ainda germinando

The School Health Program (SHP), an intersectorial health and education policy, aims to build health schools. The aim of this study was to carried out in Belo Horizonte in two Elementery Schools (ES) and basic Unit Health (BUH), and was developed in five stages...
Responsable: BR365.1 - BIB - Biblioteca
BR365.1. T, 2017, O48a; D047


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Id: biblio-891728
Author: Pinho, Leandro Barbosa de; Wetzel, Christine; Schneider, Jacó Fernando; Olschowsky, Agnes; Camatta, Marcio Wagner; Kohlrausch, Eglê Rejane; Santos, Elitiele Ortiz dos; Eslabão, Adriane Domingues.
Title: Avaliação dos Recursos Intersetoriais na composição de redes para o cuidado ao usuário de crack / Evaluation of intersectoral resources in the composition of care networks for crack users
Source: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20170149, 2017.
Language: pt.
Abstract: Objetivo: Avaliar os recursos intersetoriais na composição de redes para o cuidado ao usuário de crack. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, baseado na Avaliação de Quarta Geração. Os participantes foram 10 usuários, 11 familiares, oito trabalhadores e sete gestores de um município da região metropolitana de Porto Alegre/Rio grande do Sul. Os dados foram coletados em 2014 por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu pelo Método Comparativo Constante. Resultados: Os grupos de interesse problematizaram a forma como Ministério Público e a Brigada Militar estão inseridos na rede, pois desenvolvem ações que, muitas vezes, não condizem com a proposta da atenção psicossocial. Identificou-se a necessidade de ampliação e manutenção das articulações com os recursos comunitários. Conclusão: Constata-se a necessidade de integração dos setores e participação de todos os agentes sociais de diferentes esferas para fomentar, avaliar as práticas e políticas de atenção aos usuários de crack.
Responsable: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-891687
Author: Pinho, Leandro Barbosa de; Wetzel, Christine; Schneider, Jacó Fernando; Olschowsky, Agnes; Camatta, Marcio Wagner; Kohlrausch, Eglê Rejane; Santos, Elitiele Ortiz dos; Eslabão, Adriane Domingues.
Title: Evaluation of intersectoral resources in the composition of care networks for crack users / Evaluación de recursos intersectoriales en la composición de redes para el cuidado al consumidor de crack / Avaliação dos Recursos Intersetoriais na composição de redes para o cuidado ao usuário de crack
Source: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;21(4):e20170149, 2017.
Language: en.
Abstract: Objective: To evaluate the intersectoral resources in the composition of care networks for crack users. Method: Evaluative, qualitative study based on the Fourth Generation Evaluation. The participants were 10 users, 11 family members, eight workers, and seven managers from a municipality in the metropolitan region of Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Brazil. Data were collected in 2014 through observation and semi-structured interviews. The analysis occurred by the constant comparative method. Results: Stakeholders have discussed how the Public Prosecutor's Office and the Military Brigade are inserted in the network, since they carry out actions that often are not compatible with the psychosocial care proposal. The need for expansion and maintenance of liaisons with community resources was identified. Conclusion: It is noted the need for sector integration and participation of all social agents from different spheres in order to promote and evaluate the practices and policies of care for crack users.

Objetivo: Evaluar los recursos intersectoriales en la composición de redes para el cuidado al usuario de crack. Método: Estudio evaluativo, cualitativo, basado en Evaluación de Cuarta Generación. Los participantes fueron diez usuarios, 11 familiares, ocho trabajadores y siete gestores de un municipio de la región metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Los datos fueron recolectados en 2014 por medio de observación y entrevistas semiestructuradas. El análisis se realizó por el Método Comparativo Constante. Resultados: Los grupos de interés problematizaron la inserción del Ministerio Público y de la Brigada Militar en la red, pues desarrollan acciones que frecuentemente no concuerdan con la propuesta de atención psicosocial. Se identificó necesidad de ampliar y mantener articulaciones con los recursos comunitarios. Conclusión: Necesidad de integración de sectores y la participación de todos los agentes sociales de diferentes esferas para fomentar y evaluar prácticas y políticas de atención a usuarios de crack.

Objetivo: Avaliar os recursos intersetoriais na composição de redes para o cuidado ao usuário de crack. Método: Estudo avaliativo, qualitativo, baseado na Avaliação de Quarta Geração. Os participantes foram 10 usuários, 11 familiares, oito trabalhadores e sete gestores de um município da região metropolitana de Porto Alegre/Rio grande do Sul. Os dados foram coletados em 2014 por meio de observação e entrevistas semiestruturadas. A análise ocorreu pelo Método Comparativo Constante. Resultados: Os grupos de interesse problematizaram a forma como Ministério Público e a Brigada Militar estão inseridos na rede, pois desenvolvem ações que, muitas vezes, não condizem com a proposta da atenção psicossocial. Identificou-se a necessidade de ampliação e manutenção das articulações com os recursos comunitários. Conclusão: Constata-se a necessidade de integração dos setores e participação de todos os agentes sociais de diferentes esferas para fomentar, avaliar as práticas e políticas de atenção aos usuários de crack.
Responsable: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-885179
Author: Ugalde, Hilda Sancho.
Title: Estudio sobre marco normativo, proceso regulatorios, de evaluación y acreditación de la calidad educativa en medicina y enfermería en Centroamérica, Belice y República Dominicana, mapa de actores a nivel país y regional / Study on regulatory framework, regulatory process, evaluation and accreditation of educational quality in medicine and nursing in Central America, Belize and the Dominican Republic, map of actors at country and regional level.
Source: s.l; Organización Mundial de la Salud. Organización Panamericana de la Salud; 2017. 133 p. ilus, tab, graf.
Language: es.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-885172
Author: Organização Mundial de Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde.
Title: Recursos humanos para a saúde universal / Marcos em recursos humanos em direção à saúde universal / Human resources for universal health / Milestones in human resources towards universal health.
Source: s.l; Organização Mundial de Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde; s.d. 2 p. ilus.
Language: pt.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-885128
Author: Secretaria Ejecutiva Consejo de Ministros de Salud Centroamérica Y República Dominicana. Organización Panamericana de la Salud. Organización Mundial de la Salud.
Title: Relatoría / Relatoría.
Source: s.l; Secretaria Ejecutiva Consejo de Ministros de Salud Centroamérica Y República Dominicana Organización Panamericana de la Salud;Organización Mundial de la Salud; 2017. 5 p. ilus.
Language: es.
Conference: Present in: X Encuentro de la comisión técnica de desarrollo de recursos humanos en salud de centroamérica y república dominicana: hacia el fortalecimiento de la calidad educativa y el trabajo intersectorial, s.l, 2017.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-885127
Author: Secretaria Ejecutiva Consejo de Ministros de Salud Centroamérica Y República Dominicana. Organización Panamericana de la Salud. Organización Mundial de la Salud.
Title: Reunión Regional CA-DOR / Regional Meeting CA-DOR.
Source: Panamá; Secretaria Ejecutiva Consejo de Ministros de Salud Centroamérica Y República Dominicana;Organización Panamericana de la Salud;Organización Mundial de la Salud; 2017. 18 p.
Language: es.
Conference: Present in: XI Encuentro de la Comisión Técnica de Desarrollo de Recursos Humanos en Salud,, Present in: "Hacia el fortalecimiento de la calidad educativa y el trabajo intersectorial"., Present in: Reunión Regional CA-DOR, Panama, 2017.
Responsable: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-883729
Author: Peres, Girlane Mayara; Schneider, Daniela Ribeiro; Grigolo, Tania Maris.
Title: Desafios da Intersetorialidade na Implementação de Programa de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas / Challenges of the Intersectoral Approach in the Implementation of a Program for the Prevention of Drug Abuse / Desafíos del Enfoque Intersectorial en la Implementación de un Programa de Prevención del Uso Abusivo de Drogas
Source: Psicol. ciênc. prof;37(4):869-882, out.- dez. 2017. ilus, tab.
Language: pt.
Abstract: Este artigo possui como objetivo conhecer as percepções dos profissionais e gestores da saúde e educação sobre os desafios da articulação intersetorial para a implantação de um programa de prevenção ao uso de drogas. Faz parte da avaliação de processo de um projeto maior de avaliação de programas preventivos baseados em evidência em procedimento de adaptação para a realidade brasileira. Com base em uma abordagem qualitativa, teve delineamento exploratório e descritivo, envolvendo entrevistas semiestruturadas e grupos focais com 18 profissionais e gestores dos setores da educação e saúde do município de Florianópolis, envolvendo três escolas e três unidades básicas de saúde. Utilizou-se análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados indicam que os profissionais perceberam que a necessidade de criar estratégias conjuntas de intervenção para a implementação do programa foi algo positivo, que contribuiu para a aproximação da saúde com o espaço escolar, indicando que a ação conjunta possibilitou ampliar o cuidado às famílias que procuravam a UBS e facilitou o acesso integral aos educandos. Os entrevistados identificaram, por outro lado, algumas dificuldades para a atuação conjunta, tais como o atravessamento de questões políticas, a personalização das relações intersetoriais, as dificuldades para se compreender o significado de intersetorialidade na prática cotidiana dos serviços e as excessivas demandas cotidianas de trabalho que impedem o envolvimento dos profissionais em novos projetos. O desafio da implementação conjunta de ações no programa preventivo mobilizou os setores e pode significar um estímulo à aproximação intersetorial para se debruçar sobre o complexo tema dos problemas relacionados ao uso de drogas....(AU)

This article aims to know the perceptions of professionals and managers of health and education on the challenges of intersectoral coordination for the implementation of a drug prevention program. It is part of the evaluation of processes of one larger project of evaluation of preventive programs based on evidences, in process of adaptation to the Brazilian reality. Based on a qualitative approach, this study has an exploratory and descriptive design, with semi-structured interviews and focus groups with 18 professionals and managers of the education and health sectors of the municipality of Florianopolis, including three schools and three basic health units (UBS). Content analysis was used for the treatment of the data. The results show that the professionals perceived that the need to establish joint strategies for the implementation of the program was something positive that contributed to approaching health within the school space, showing that the joint action made possible to extend the care to families seeking the UBS and provided comprehensive access to the students. On the other hand, respondents identified some difficulties in joint activities, such as political issues, customization of intersectoral relationships, difficulties to understand the meaning of the intersectoral approach in the daily practice of services, excessive demands of work that stop the involvement of professionals in new projects. The challenge of the joint implementation of actions in the preventive program mobilized the sectors and can mean a stimulus so that the intersectoral approach tackles the complex issue of the problems related to drug use....(AU)

Este artículo tiene como objetivo conocer las percepciones de profesionales y gestores de la salud y educación sobre los retos de la coordinación intersectorial para la implementación de un programa de prevención del uso de drogas. Forma parte de la evaluación de procesos de un proyecto mayor de evaluación de programas preventivos basados en evidencias, en proceso de adaptación a la realidad brasileña. Basado en un enfoque cualitativo, posee un diseño exploratorio y descriptivo, con entrevistas semiestructuradas y grupos focales con 18 profesionales y gestores de los sectores de educación y salud del municipio de Florianópolis, abarcando tres escuelas y tres unidades básicas de salud (UBS). Se utilizó análisis de contenido para el tratamiento de los datos. Los resultados indican que los profesionales percibieron que la necesidad de establecer estrategias conjuntas para la implementación del programa fue algo positivo, que contribuyó a aproximar la salud con el espacio escolar, lo que indica que la acción conjunta hizo posible extender la atención a las familias que buscaban la UBS y facilitó el acceso integral a los estudiantes. Los entrevistados identificaron, por otra parte, algunas dificultades para las actividades conjuntas, tales como cuestiones políticas, personalización de las relaciones intersectoriales, dificultades para comprender el significado del enfoque intersectorial en la práctica diaria de los servicios, las excesivas demandas de trabajo diarias que impiden el envolvimiento de los profesionales en nuevos proyectos. El reto de la implementación conjunta de acciones en el programa preventivo movilizó a los sectores y puede significar un estímulo para que el enfoque intersectorial aborde la compleja cuestión de los problemas relacionados al uso de drogas...(AU)
Responsable: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-878639
Author: Tasamá, Carlos-Emiro(edt); Alzate, Rodrigo(edt).
Title: Efectividad de una intervención educativa en salud oral entre estudiantes de la universidad Santiago de Cali / Effectiveness of an educational intervention in oral health among students of the Universidad Santiago de Cali
Source: Rev. estomat. salud;24(2):10-13, 20160000.
Language: es.
Abstract: Objetivo: Conocer el impacto en salud dental de un proceso educativo y de exá- menes clínicos con periodicidad bimensual y mediante la aplicación del software Ca- riograma, vigila y controla la presencia o ausencia de los factores de riesgo de caries en estudiantes universitarios en edades entre 16 a 35 años. Materiales y Métodos: 121 estudiantes de la Universidad Santiago de Cali fueron exa - minados y controlados periódicamente por 60 estudiantes de odontología, durante un semestre académico, usando el Cariograma de Bratthal como instrumento de valoración Resultados: Se comparó los resultados de los datos obtenidos al inicio de la inves- tigación y aquellos que se obtuvieron al finalizar el semestre lectivo. Conclusiones: Se encontraron diferencias significativas en la utilización los carbo - hidratos de la dieta, disminución de la placa bacteriana y mejoramiento del buffer salival con valores cercanos al nivel de neutralidad...(Au)

Aim: The purpose of this article, is to know the impact on dental health of an educational process and clinical tests on a bimonthly basis and by applying the Cario - grama software, monitors and controls the presence or absence of risk factors of caries in university students aged 16 to 35 years. Materials and Methods: 121 students from the Universidad Santiago de Cali, were examined and controlled periodically by 60 students of dentistry, during an aca - demic semester, using the Cariograma of Bratthal as a tool for assessment. Results: We compared the results of data obtained at the beginning of the research and those who were at the end of the school semester Conclusions: We found significant diffe - rences in use carbohydrates from the diet, decreased plaque and improvement of the salivary buffer jit vuales close to neutrality level.
Responsable: CO624.9


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Id: biblio-878373
Author: Duarte, Bruno de Carvalho(org); Cardoso Junio, José Celso(org); Nogueira, Roberto Passos(org); Rodrigues, Valdemar de Almeida(org).
Title: Tendências na evolução do emprego e nas relações de trabalho em saúde: a dimensão econômica na gestão de recursos humanos no Brasil / Trends in the evolution of employment and in work relations in health: the economic dimension in the management of human resources in Brazil.
Source: Brasília; UnB/CEAM/NESP/ObservaRH; 2010. 150 p. graf, tab, ilus.
Language: pt.
Abstract: INTRODUÇÃO: A linha de investigação Tendências na Evolução do Emprego e nas Relações de Trabalho em Saúde é priorizada pelo Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade de Brasília (ObservaRH/UnB) desde o início de sua criação. Contempla abordagens de cunho analítico, sobre sistemas de gestão pública de pessoal em âmbito nacional e internacional, integrando a pauta de temas prioritários da Rede Observatório na América Latina, além de contribuir com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde do Brasil, das demais instâncias político administrativas do Sistema Único de Saúde (SUS) e com o debate entre todos os demais estudiosos e interessados nesse campo. OBJETIVO: Esta publicação privilegia investigações e artigos produzidos nessa linha, que analisam A Dimensão Econômica na Gestão de Recursos Humanos no Brasil. Abrange 3 artigos a seguir referenciados. MATERIAIS: O estudo inicialmente apresentado, Macroeconomia e Mercado de Trabalho no Brasil: Trajetória Recente e Tendência Aparente, é de autoria de José Celso Cardoso Júnior e foi elaborado no ano de 2006. A ideia central do texto é discutir o comportamento recente do mercado de trabalho nacional, à luz tanto do quadro histórico relativo ao último quarto do século XX (posto tratar-se de um período de transição ainda inacabado), como também tendo em vista os condicionantes macroeconômicos mais gerais sob os quais se situa a problemática do emprego no país.Despesa com Pessoal e Lei de Responsabilidade Fiscal: Uma Análise da Situação na União, nas Unidades Federadas e nos Municípios, é o segundo texto apresentado. Elaborado em 2006, pela equipe do ObservaRH - NESP/CEAM/UnB, com destaque para a orientação de Roberto Passos Nogueira e a participação de Valdemar de Almeida Rodrigues. Este estudo foi efetuado com a intenção de proporcionar ao gestor público uma visão panorâmica e comparativa da situação da despesa com pessoal face aos limites preconizados pela LRF, tomando por base os dados divulgados pelo Ministério da Fazenda. Tem em vista particularmente o gestor do SUS, mas os dados e análises aqui apresentados têm igual utilidade para os gestores de outras áreas governamentais e para os demais interessados no assunto. A preocupação é municiar o gestor com informações que lhe permitam no que concerne especificamente ao item de despesa com pessoal: (i) ter uma avaliação da situação de seu ente (União, estado ou município) no que diz respeito ao cumprimento dos dispositivos da LRF e (ii) comparar com a situação de outros entes na esfera federativa a que pertence. A Análise da Evolução das Despesas com Pessoal do Governo Federal e do Ministério da Saúde, no período 1995-2003, de autoria de Bruno de Carvalho Duarte finaliza o conjunto de textos desta publicação. Analisa a composição e a evolução das despesas com o pagamento de pessoal da União e do Ministério da Saúde no período compreendido entre 1995 e 2003. CONCLUSÃO: Faz parte do escopo desse trabalho uma análise das despesas em relação aos limites estabelecidos pela LRF.O ObservaRH/UnB agradece aos autores dos estudos pela contribuição para a reflexão dessa instigante temática.
Responsable: BR1.1 - BIREME



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