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Pesquisa : (K01.316$ OR L01.143 OR L01.143.050 OR L01.143.230 OR L01.143.320 OR L01.143.320.800 OR L01.143.443 OR L01.143.474 OR L01.143.506.423.796 OR L01.143.506.423.906 OR L01.143.506.423.906.215 OR L01.399 OR L01.453) AND (L01.178.682$ or L01.737$) OR (L01.178 OR L01.178.590 OR L01.178.682 OR L01.178.682.099 OR L01.178.682.099.183 OR L01.178.682.099.308 OR L01.178.682.099.325 OR L01.178.682.099.434 OR L01.178.682.192 OR L01.178.682.192.836 OR L01.178.682.192.900 OR L01.178.682.389 OR L01.178.682.492 OR L01.178.682.608 OR L01.178.682.608.526 OR L01.178.682.759 OR L01.178.682.759.150 OR L01.178.682.829 OR L01.178.682.829.481 OR L01.178.682.829.678 OR L01.178.682.920 OR L01.178.820.090 OR L01.178.820.500 OR L01.178.820.900 OR L01.737 OR L01.737.150 OR L01.737.360 OR L01.737.471 OR L01.737.484 OR L01.737.498 OR L01.737.498.500 OR L01.737.498.550 OR L01.737.640 OR L01.737.684 OR L01.737.787 OR L01.737.813 OR L01.737.840) [Categoria DeCS]
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Id: biblio-882090
Autor: Marin, Fabíola; Rebello, Mariáh; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Finkler, Mirelle.
Título: Ética e Bioética como temas de pesquisa em Odontologia: uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas reuniões da SBPqO / Ethics and bioethics as research topic in dentistry: a bibliometric analysis of papers presented at SBPqO meetings
Fonte: Rev. ABENO;16(4):51-60, 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa científica cada vez mais protagonista na academia, exerce importante influência na formação e na práxis profissional, devendo ser socialmente relevante - primeira condição para que possa ser eticamente justificada. Assim, assume importância central a responsabilidade implicada na eleição das temáticas das pesquisas científicas que acabarão por afetar pessoas e coletividades. Este estudo, transversal e quantitativo, teve como objetivo identificar a Ética e a Bioética enquanto temáticas de pesquisa na produção científica da Odontologia brasileira, especificamente a partir de uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Foram consultados os Anais das Reuniões de 2004 até 2015, buscando-se os resumos que continham o fragmento "etic" no texto. Após a aplicação de critérios de exclusão, os resumos incluídos foram classificados em categorias temáticas. Apenas 61 resumos (0,19% do total) tratavam de Ética ou Bioética, tendo sido categorizados em sete temas: 15 na categoria Deontologia, 12 na categoria Formação, 12 na categoria Pesquisas e Publicação, 9 na categoria Bioética, 7 na categoria Ensino de Bioética, 4 na categoria Saúde Coletiva, e 2 na categoria Ensino de Deontologia. A análise da distribuição flutuante dos resumos ao longo do período avaliado não permitiu observar uma tendência de incremento. Concluiu-se que a produção científica da Odontologia brasileira ainda atribui pouco valor à Ética e à Bioética, a despeito de sua relevância nos problemas de saúde e de sua potência para a formação de profissionais eticamente competentes e socialmente comprometidos (AU).

The scientific research is increasingly protagonist in the academic area. It exerts a significant influence on professional praxis and training and must be socially relevant, which is the first condition to be ethically justified. Thus, it is of central importance in the election of scientific research themes that will ultimately affect individuals and collectivities. It is a cross - sectional and quantitative paper that aimed to identify ethics and bioethics as research topics in the Brazilian dentistry scientific production, specifically, from a bibliometric analysis of articles presented at the Meetings of the Brazilian Society of Dental Research (SBPqO). There was a consultation of the Meetings Annals from 2004 to 2015 about abstracts containing the fragment "etic" in the text. The included abstracts were classified in thematic categories after the application of exclusion criteria. Only 61 abstracts (0.19% of the total) related to ethics or bioethics, and they were divided into seven categories: 15 in Deontology, 12 in Training, 12 in Research and Publication, 9 in Bioethics, 7 in Bioethics Teaching, 4 in Collective Health and 2 in Deontology Teaching. The abstracts' floating distribution analysis, during the evaluated period, did not allow observing an increasing tendency. It was possible to conclude that the scientific production of Brazilian dentistry still attributes little value to ethics and bioethics despite their relevance in health problems and power for the formation of ethically competent and socially committed professionals (AU).
Descritores: Odontologia Legal/ética
Bibliometria
Bioética
Ética
-Estudos Transversais
Brasil
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-881869
Autor: Rodrigues, Laianna Keyla Virgolino; Pernambuco, Leandro.
Título: Produção científica sobre disfagia orofaríngea em idosos nos periódicos brasileiros: uma análise bibliométrica / Scientific production on oropharyngeal dysphagia in elderly in Brazilian journals: a bibliometric analysis / Produción científica sobre la disfagia orofaríngea en adultos mayores en periodicos brasileños: analisis bibliométrico
Fonte: Distúrb. comun;29(3):529-538, set. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o perfil da produção científica sobre disfagia orofaríngea em idosos nos periódicos brasileiros, no período de 1995 a 2015. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de tipo descritiva, com análise bibliométrica. A busca foi realizada a partir da estratégia de cruzamento dos descritores "idoso", "transtornos de deglutição" e "envelhecimento" e do termo "disfagia", aplicando, em seguida, a seletividade para os critérios de inclusão. Foram considerados quatro grupo de variáveis: identificação da publicação, características dos autores, tipo de estudo e aspectos bibliométricos. Os dados foram submetidos à análise descritiva. Resultado: Foram identificados 9987 artigos, sendo excluídos 9827 por não cumprirem os critérios de inclusão, sendo selecionados 43 artigos para leitura final do texto completo e análise bibliométrica. As instituições com maior número de estudos se encontram na região Sudeste do Brasil, assim como seus autores; a abordagem dos estudos foi majoritariamente quantitativa, seguida da abordagem mista; o tipo de estudo mais encontrado foi o transversal e as amostras concentradas entre 20 e 39 participantes. Os periódicos com maior número de publicações foram os especializados em Fonoaudiologia. Conclusão: Neste estudo constatou-se grande polarização das publicações na Região Sudeste, em especial nas universidades públicas do estado de São Paulo. Houve predomínio da abordagem quantitativa e de estudos transversais, com maior produção sobre o tema na área da Fonoaudiologia.

Objective: To analyze the profile of the scientific production of oropharyngeal dysphagia in the elderly in Brazilian journals, from 1995 to 2015. Method: This is a literature review, descriptive, with bibliometric analysis. The search was carried out from the intersection of strategy descriptors (MeSH): "old," "swallowing disorders" and "aging" and free term "dysphagia", applying then the selectivity to the inclusion criteria. The variables group was: relating to the identification of the publication, characteristics of the authors, study type and bibliometric aspects. The data were submitted to descriptive analysis. Results: 9987 articles were identified, 9827 were excluded for not meeting the inclusion criteria, and 43 were selected for the final reading of the full text and bibliometric analysis. The institutions that had a greater number of studies are in the Southeast region of Brazil, as well as its authors; the approach of the study was mainly quantitative, followed by mixed approach; the type of study most found was the cross and the samples concentrated between 20 and 39 participants. Journals with the most publications were specialized in Speech, Language and Hearing Sciences. Conclusions: In this study, it was found a large polarization of the publications in the Southeast, especially in public universities in the state of São Paulo. There is a predominance of the quantitative approach and cross-sectional studies, with greater scientific production on the subject in the field of Speech, Language and Hearing Sciences.

Analizar el perfil de la produción científica sobre la disfagia orofaríngea en adultos mayores en la literatura brasileña, de 1995 a 2015. Método: Se trata de una revisión bibliográfica, descriptiva, con análisis bibliométrico. La búsqueda se llevó a cabo a partir de la intersección de los descriptores "adulto mayor", "trastornos de la deglución" y "envejecimiento" y del término "disfagia", aplicando a continuación, la selección para los criterios de inclusión. Cuatro grupo de variables fueron considerados: identificación de la publicación, características de los autores, tipo de estudio y aspectos bibliométricos. Los datos se sometieron a análisis descriptivo. Resultados: Se identificaron 9.987 artículos, 9.827 fueron excluidos por no cumplir con los criterios de inclusión, y se seleccionaron 43 artículos para la lectura final del texto completo y el análisis bibliométrico. Las instituciones con mayor número de estudios se encuentran en la región sudeste de Brasil, así como sus autores; el enfoque de los estudios fue principalmente cuantitativa seguido de enfoque mixto; el tipo de estudio más encontrado fue el transversal y las muestras concentradas entre 20 y 39 participantes. Los periodicos con mayor numero de publicaciones fueron los especializados en Fonoaudiologia. Conclusión: En este estudio se encontró una gran polarización de las publicaciones en la region sudeste, especialmente en las universidades públicas en el estado de Sao Paulo. Hubo un predominio de enfoque cuantitativo y estudios transversales con un mayor producción sobre el tema en el área de la Fonoaudiologia.
Descritores: Bibliometria
Transtornos de Deglutição
Envelhecimento
Idoso
Fonoaudiologia
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-881695
Autor: Espinosa, Ana.
Título: 30 años / 30 years
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;25(1):2-3, enero-marzo 2015.
Idioma: es.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Id: biblio-881151
Autor: Frainer, Deivis Elton S; Abad, Cesar Cavinato Cal; Oliveira, Fernando R. de; Pazin, Jóris.
Título: Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática / Scientific production of track and field in Brazil: a systematic review
Fonte: Rev. bras. ciênc. mov;25(1):199-211, jan.-mar. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica brasileira sobre o Atletismo entre 1999 e 2013. Foram identificados 162 artigos, e selecionados 55 estudos que abordaram o Atletismo como temática principal do estudo. Destes, 43 artigos (78,2%) foram relacionados com a Biodinâmica do Movimento Humano e 12 (21,8%) com a Pedagogia do Movimento. Analisando os estudos selecionados (caraterização a posteriori das análises), 30,9% (17) correspondiam à pesquisas na área de fisiologia do exercício, 20% (11) a lesões no esporte, 10% (6) sobre biomecânica, 7,3% (4) a psicologia do esporte e 7,3% (4) a nutrição esportiva. As áreas com menos pesquisas foram o treinamento esportivo, a iniciação esportiva e a história/sociologia do esporte com 5,5% (3) cada uma. A pedagogia do esporte e do dopping, ficaram com a menor proporção de estudos, sendo 3,6% (2) cada uma. Seis estudos não apresentavam uma única modalidade como foco central na investigação, outros 15 enfocaram corridas de fundo e meio undo, 8 em corridas de rua e maratonas, 7 em corridas de velocidade, 6 em atletismo paralímpico e, com menor percentual, as provas de salto horizontal, arremessos e lançamentos e o atletismo escolar que tiveram 1 estudo cada. Conclui-se que é importante considerar os critérios de avaliação dos cursos de PósGraduação adotados pela CAPES, pois no modo atual o sistema parece limitar a investigação na área da Pedagogia do Movimento. Necessita-se também qualificar a pesquisa sobre o Atletismo no Brasil e desenvolver pesquisas com melhor aporte metodológico (estudos longitudinais, de intervenção, de validação de métodos, de revisão de literatura e qualitativos) bem como melhorar a amostragem e diversificar as investigações em diferentes provas do Atletismo...(AU)

The aim of this study was to analyze the Brazilian scientific production on Athletics between 1999 and 2013. A total of 162 articles were identified, and 55 studies were selected that approached Athletics as the main theme of the article. Of these, 43 articles (78.2%) were related to Biodynamics of the Human Movement, and 12 (21.8%) with Pedagogy of the Human Movement. Analyzing the studies, 30.9% (17) corresponded to research in the physiology of the exercise, 20% (11) corresponded to studies on sports injuries, 10% (6) on sports biomechanics, 7.3% ( 4) sports psychology and 7.3% (4) sports nutrition. The areas with the least research were sports training, sports initiation and sport history / sociology, with 5.5% (3) in each one, and the lowest proportion of studies occurred in the area of sports pedagogy and doping, with 3.6% (2) of the studies found in the literature review. Six studies did not present a single modality as a central focus in the investigation, another fifteen focused in middle and long-distance events, eight road running and marathon, seven sprints, six studies focused on Brazilian Paralympic athletes, and with a lower percentage jumping and throwing events and school athletics with one study each. It is concluded that it is important to consider the evaluation criteria of the courses and thus, the entry of teachers into the country's postgraduate programs, as this seems to limit research in the area of Pedagogy of Human Movement. It is also necessary to qualify the research on Athletics in Brazil, to develop researches with better methodological aproach, that is, longitudinal studies, intervention studies, validation studies of methods, studies of literature review and qualitative studies, to improve the sample in the studies and diversify the research evidence...(AU)
Descritores: Atletismo
Revisão
Bibliografia como Assunto
Indicadores de Produção Científica
-Corrida
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-880921
Autor: Witwytzkyj, Ligia Patron; Tavares, Renata da Silva Cardoso Rocha.
Título: Fonoaudiologia e saúde pública: análise bibliométrica / Speech, Language and Hearing Sciences and public health: bibliometric analysis / Fonoaudiologia y salud pública: análisis bibliométrico
Fonte: Distúrb. comun;29(2):227-236, jun. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as perspectivas atuais referentes à Fonoaudiologia e Saúde Pública e apresentar sua evolução e tendências. Métodos: Estudo quantitativo de caráter bibliométrico, tendo a Biblioteca Virtual em Saúde - BVS como base de dados para a pesquisa. Foram selecionados os 30 primeiros artigos elencados por ordem de relevância pelo critério Qualis da Capes. Resultados: As publicações sobre o tema estão em crescimento. Os objetivos mais frequentes na amostra foram referentes à análise da prática profissional, 56% do total, e as conclusões mais expressivas, 23%, foram sobre a importância da inserção do fonoaudiólogo na equipe multidisciplinar. Conclusão: Os fonoaudiólogos preferem submeter seus artigos à publicação em revistas reconhecidas pela classe. A publicação científica deve ser incentivada entre os profissionais que atuam em vários contextos e têm experiências para compartilhar e contribuir com o crescimento da profissão. As discussões sobre o tema Fonoaudiologia e saúde pública são um crescente, seja pelo aumento das publicações científicas, pela maior inserção do profissional na área ou também pela reformulação das grades curriculares das universidades.

Purpose: To analyze the current perspectives concerning Speech Language and Hearing Sciences and Public Health and present its evolution and trends. Methods: Quantitative study of bibliometric character, having Virtual Health Library ­ VHL as a database for research. The first 30 items listed in order of relevance by Qualis Capes criteria were selected. Results: Publications on the subject are growing. The most common goals in the sample were related to analysis of professional practice, 56% of the total, and the most significant findings, 23%, were about the importance of inclusion of the speech therapist in the multidisciplinary team. Conclusion: The speech therapists prefer to submit their articles for publication in journals recognized by the class. Scientific publication should be encouraged among professionals working in various contexts and that have experiences to share and contribute to the growth of the profession. Discussions on the theme Speech Therapy and Public Health are increasing, whether because of the increase in scientific publications, the greater insertion of the professional in the field or also by the reformulation of the curriculum of universities.

Objetivo: Analizar las perspectivas actuales referentes a la Fonoaudiologia y Salud Pública y presentar su evolución y tendencias. Métodos: Estudio cuantitativo de carácter bibliométrico tomando la Biblioteca Virtual en Salud - BVS como base de datos para la investigación. Se seleccionaron los primeros 30 artículos enumerados en orden de relevancia, según los criterios de Qualis Capes. Resultados: las publicaciones sobre el tema están creciendo. Los objetivos más comunes en la muestra estaban relacionados con el análisis de la práctica profesional, el 56% del total, y los hallazgos más expresivos, el 23%, eran acerca de la importancia de la inclusión del fonoaudiólogo en el equipo multidisciplinario. Conclusión: Los fonoaudiólogos prefieren enviar sus artículos para publicación a revistas reconocidas por la clase. La publicación científica debe ser incentivada entre los profesionales que trabajan en diversos contextos y tienen experiencias que compartir y contribuir al crecimiento de la profesión. Las discusiones sobre el tema Fonoaudiologia y Salud Pública están aumentando, sea por el aumento de las publicaciones científicas, por la mayor inserción del profesional en el campo o también por la reformulación de los planes de estudio de las universidades.
Descritores: Fonoaudiologia
Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Bibliometria
Bases de Dados Bibliográficas
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-880677
Autor: Fabron, Eliana Maria Gradim; Garcia, Yasmin Sakimoto; Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit.
Título: A voz do deficiente auditivo: revisão bibliográfica / The voice of the hearing impaired: a literature review / La voz del deficiente auditivo: revisión bibliográfica
Fonte: Distúrb. comun;29(1):55-67, mar. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução A deficiência auditiva pode afetar os aspectos relacionados à voz, devido a alterações no controle vocal ocasionado pelo feedback auditivo reduzido ou ausente. Objetivo Apresentar uma revisão bibliográfica sobre a voz do deficiente auditivo, ao longo dos últimos 12 anos. Método O levantamento bibliográfico foi realizado em artigos disponíveis nas bases de dados Lilacs, Scielo e Pubmed/Medline, com as seguintes palavras-chave: voz, deficiência auditiva, qualidade vocal, surdez, auxiliares de audição e implante coclear, e as palavras respectivas da língua inglesa, durante o período de 2003 a 2015. Resultados Os termos foram utilizados de forma cruzada, sendo registrados 829 artigos. Desse total, 157 artigos eram pertinentes ao estudo. Pelos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 26 artigos. Destes selecionados para a presente revisão, 13 abordam o tema implante coclear; sete tratam do uso de implante coclear e do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), no mesmo estudo; quatro se referem exclusivamente ao tema AASI e dois apresentam dados sobre participantes deficientes auditivos sem dispositivo eletrônico. Conclusão Os resultados demonstram a prevalência de estudos associados à qualidade vocal de usuários de implante coclear, enfatizando diferentes aspectos, como início da perda auditiva, o tempo de privação sensorial e a abordagem de reabilitação, entre outros, como importantes fatores para o desenvolvimento do feedback acústico necessário para o monitoramento da voz. Destacam também os resultados satisfatórios obtidos por usuários de implante coclear, quanto aos aspectos vocais.

Introduction Hearing loss can affect aspects related to voice, due to changes in vocal control caused by reduced or absent auditory feedback. Objective: To present a review on the voice of the hearing impaired over the last 12 years. Methods The literature was conducted on articles available at the Lilacs, Scielo and Pubmed / Medline databases with the following keywords: voice, hearing impairment, voice quality, eafness, hearing aids and cochlear implants, and words in the English language during the period from 2003 to 2015. Results the terms used in the study were crosswise and present in 829 articles. From this total, 157 articles were relevant to the study. By the inclusion and exclusion criteria, 26 articles were selected. From the ones selected for this review, 13 address the cochlear implant issue; seven deal with the use of cochlear implant and the hearing aid (HA) in the same study; four refer exclusively to the topic and two showed data on hearing impaired participants without electronic device. Conclusion The results show the prevalence of studies associated with the vocal quality of cochlear implant users, emphasizing different aspects, such as onset of hearing loss, the time of sensory deprivation and rehabilitation approach, among others, as important factors for the development of acoustic feedback necessary for monitoring voice. They also emphasize the good results obtained by cochlear implant users, in regards to the vocal aspects.

Introducción: La deficiencia auditiva puede afectar a los aspectos relacionados a la voz, debido a alteraciones en el control vocal ocasionado por el feedback auditivo reducido o ausente. Objetivo: Presentar una revisión bibliográfica sobre la voz del deficiente auditivo en los últimos 12 años. Metodo: El análisis bibliográfico fue realizado en artículos disponibles en las bases de datos Lilacs, Scielo y Pubmed/ Medline, con las siguientes palabras-clave: voz, deficiencia auditiva, calidad vocal, sordera, auxiliares de audición e implante coclear (IC), y las palabras respectivas de la lengua inglesa, durante el período de 2003 a 2015. Resultados: Los términos fueron utilizados de manera cruzada, siendo registrados 829 artículos. De ese total, 157 artículos eran pertinentes al estudio. Por los criterios de inclusión y exclusión fueron seleccionados 26 artículos. De estos seleccionados para la presente revisión, 13 abordan el tema implante coclear; siete tratan del uso de implante coclear y del aparato de amplificación sonora individual (AASI), en el mismo estudio; cuatro se refieren exclusivamente al tema AASI y dos presentan datos sobre participantes deficientes auditivos sin dispositivo electrónico. Conclusión: Los resultados demuestran la prevalencia de estudios asociados a la calidad vocal de usuarios de implante coclear, enfatizando diferentes aspectos, como inicio de la pérdida auditiva, el tiempo de privación sensorial y el abordaje de rehabilitación, entre otros, como importantes factores para el desarrollo del feedback acústico necesario para el monitoreo de la voz. Destacan también los resultados satisfactorios obtenidos por usuarios de implante coclear, con relación a los aspectos vocales.
Descritores: Voz
Pessoas com Deficiência Auditiva
Auxiliares de Audição
Implante Coclear
Perda Auditiva
Qualidade da Voz
Bibliografia como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-880396
Autor: Schon, Andrea.
Título: Comentarios sobre el artículo: Divulgación de información sobre los pacientes del hospital ¿Derecho o responsabilidad? / Comments on the article: Dissemination of information about hospital patients. Right or responsibility?
Fonte: Med. infant;24(3):307-308, Sept.2017.
Idioma: es.
Descritores: Disseminação de Informação/legislação & jurisprudência
Disseminação de Informação/ética
Defesa da Criança e do Adolescente
-Meios de Comunicação
Confidencialidade
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-880147
Autor: Felipini, Leila Maria Gumushian.
Título: Tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa do Brasil dos questionários Quality of Life in Swallowing Disorders (SWAL-QOL) e Quality of Care in Swallowing Disorders (SWAL-CARE) para idosos com disfagia neurogênica / Translation and cross-cultural adaptation of the SWAL-QOL and SWAL-CARE questionnaires into brazilian portuguese for the elderly with neurogenic dysphagia.
Fonte: Bauru; s.n; 2016. 160 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Na área da saúde, a grande maioria dos instrumentos de avaliação desenvolvida até o momento encontra-se no idioma inglês e foi elaborada com a intenção de ser utilizada em países falantes de língua inglesa. Os questionários de qualidade de vida Quality of Life in Swallowing Disorders (SWAL-QOL) e Quality of Care and Patient Satisfaction (SWAL-CARE) em língua portuguesa do Brasil foram traduzidos para utilização em pacientes com disfagia por diferentes etiologias. É de extrema importância o uso desses protocolos de qualidade de vida específicos, ou seja, traduzidos, adaptados e validados para um público-alvo definido. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma nova tradução e adaptação transcultural dos questionários SWAL-QOL e SWAL-CARE originais para a língua portuguesa do Brasil, de acordo com a realidade de idosos acometidos por disfagia neurogênica. Em um primeiro momento, a tradução anterior dos questionários para aplicação em pacientes com disfagia por diferentes etiologias foi aplicada em 05 idosos para observarmos as dificuldades de compreensão relatadas pelas fonoaudiólogas que já aplicavam esses questionários na clínica de fonoaudiologia da FOB - USP. Gravamos os encontros em que os questionários foram aplicados a fim de comprovarmos a dificuldade por parte dos idosos de compreenderem o conteúdo dos questionários. Em seguida, iniciamos o processo de tradução e adaptação transcultural que seguiu as diretrizes para escalas de qualidade de vida relacionadas à saúde propostas por Beaton et al. (2000). Assim, para a tradução e adaptação transcultural foram considerados seis estágios: (1) traduções, (2) síntese das traduções, (3) retrotraduções, (4) comitê de peritos, (5) teste da versão prévia e (6) submissão dos documentos deste processo para um comitê de acompanhamento. No primeiro estágio, duas traduções foram elaboradas por tradutores distintos; no segundo estágio, essas duas traduções foram analisadas, e uma versão síntese foi estabelecida durante uma reunião entre os tradutores e um juiz neutro; no terceiro estágio, essa versão síntese foi retrotraduzida para a língua inglesa por dois falantes de língua inglesa; no quarto estágio, houve uma nova reunião envolvendo os dois tradutores, um dos dois retrotradutores, uma fonoaudióloga, um perito em Letras e um metodologista que estabeleceram a versão prévia a ser testada; no quinto estágio, aconteceram os testes e as adequações necessárias para que uma versão final em língua portuguesa fosse estabelecida. Fizeram parte do estágio 5, 10 pacientes pertencentes ao público-alvo desta pesquisa, idosos com disfagia orofaríngea neurogênica. Em um primeiro momento, esses 10 pacientes responderam à versão final dos questionários a fim de identificarmos a clareza e a compreensão da terminologia utilizada nos questionários. As questões que apresentaram 15% de respostas de difícil compreensão e não se aplica foram reavaliadas por uma banca de especialistas composta por 3 fonoaudiólogas especialistas em disfagia. A única questão apontada por dois pacientes como de difícil compreensão foi a questão 28 do SWAL-QOL. O conteúdo dessa questão foi discutido entre as fonoaudiólogas durante reunião da banca de especialistas e foi alterado. No sexto estágio, os documentos deste processo foram submetidos para acompanhamento pela pesquisadora e sua coorientadora. A pesquisadora revisou a versão prévia e foi estabelecida, então, a versão final em língua portuguesa do Brasil dos questionários SWAL-QOL e SWAL-CARE para idosos com disfagia neurogênica.

In the health field, most assessment instruments that have been developed so far are written in English and designed to be used in English-speaking countries. The SWAL-QOL, a dysphagia-specific quality of life questionnaire, and the SWAL-CARE, a quality of care questionnaire, were first translated and cross-culturally adapted into the Brazilian language to be used with patients with dysphagia by different etiologies. It is extremely important that these questionnaires be specific for a defined target public. Thus, the objective of this study was to translate and cross-culturally adapt both questionnaires, the SWAL-QOL and the SWAL-CARE, into the Brazilian Portuguese language according to the reality of the elderly with neurogenic dysphagia. First, the Brazilian Portuguese version of both questionnaires, developed to be used with people with dysphagia by different etiologies, were applied in 05 elderly people so that we could observe the difficulties patients have to understand the content as reported by speech pathologists that had been using the questionnaires in their clinical practice at FOB - USP. The meetings were filmed so that we could record the difficulties the elderly had to understand the content while trying to answer the questionnaires. After that, the process of translation and cross-cultural adaptation was initiated and followed the guidelines for the translation of health-related quality of life protocols recommended by Beaton et al. (2000). Thus, the process of translation and cross-cultural adaptation was conducted in 6 stages: (1) translations, (2) synthesis of translations, (3) back translations, (4) expert committee, (5) pretesting and (6) submission and appraisal of all written reports by developers/committee. In the first stage, two translations were done by two different translators; in the second stage, these two translations were analyzed by the two translators and a neutral judge in order to reach a synthesis version; in the third stage, this synthesis version was back translated into English by two native speakers; in the fourth stage, another meeting was held with the two translators, one of the two back translators, a speech language pathologist, a specialist in Languages and a methodologist that together reached a previous version to be tested; in the fifth stage, tests were performed and the necessary changes were made in order to reach the final version of the questionnaires. A total of 10 patients, who belonged to the target public of this study, elderly people with oropharyngeal neurogenic dysphagia, took part in this fifth stage. First, the previous version of the questionnaires was applied in these 10 patients in order to observe whether the content was clear and understandable for them. Items analyzed as hard to understand and content does not apply by more than 15 % of the participants were reconsidered by an expert committee composed by three speech pathologists. The only question marked as hard to understand by two patients was the question 28 of the SWAL-QOL. The speech pathologists discussed the content of such question during the expert committee meeting and decided on changing it. In the sixth stage, all documents were submitted and appraised by a committee composed by the researcher and her co-supervisor. Then, the researcher reviewed the previous version and we reached the final version of the SWAL-QOL and SWAL-CARE for the elderly with neurogenic dysphagia.
Descritores: Traduções
Qualidade de Vida
Transtornos de Deglutição/diagnóstico
-Transtornos de Deglutição/fisiopatologia
Linguagem
Comparação Transcultural
Reprodutibilidade dos Testes
Brasil
Limites: Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta


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Id: biblio-879951
Autor: Consejo Editorial.
Título: Construyendo sinergias y calidad / Building synergies and quality / Criando sinergias e qualidade
Fonte: Rev. méd. Urug;34(1):5-6, mar. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Publicações Periódicas
Políticas Editoriais
-Uruguai
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: UY6.1 - Biblioteca


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Id: biblio-879339
Autor: Quiroz Ramirez, Tomas Elias.
Título: Evolución del paradigma médico vitalista hasta Hahnemann / Evolution of the vitalist medical paradigm up to Hahnemann.
Fonte: Bogotá; s.n; 2015. 48 p. tab.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Fundación Universitaria Luis G. Páez para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Se hizo una revisión de la literatura en la búsqueda de el origen y la evolución del paradigma medico vitalista, encontrando que este paradigma sobrevivió y además evoluciono en concomitancia con los diferentes paradigmas conocidos en la historia de la evolución de la medicina; hallando sus inicios en el periodo de la antigüedad con Hipócrates, pasando por, Sthal con el animismo y Berthez con el vitalismo de la escuela de Montpellier como las teorías vitalistas que más influyeron en la construcción del paradigma medico vitalista.
Descritores: História da Homeopatia
Método Hahnemanniano
Filosofia Homeopática
-Literatura de Revisão como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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