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Pesquisa : (K01.316$ OR L01.143 OR L01.143.050 OR L01.143.230 OR L01.143.320 OR L01.143.320.800 OR L01.143.443 OR L01.143.474 OR L01.143.506.423.796 OR L01.143.506.423.906 OR L01.143.506.423.906.215 OR L01.399 OR L01.453) AND (L01.178.682$ or L01.737$) OR (L01.178 OR L01.178.590 OR L01.178.682 OR L01.178.682.099 OR L01.178.682.099.183 OR L01.178.682.099.308 OR L01.178.682.099.325 OR L01.178.682.099.434 OR L01.178.682.192 OR L01.178.682.192.836 OR L01.178.682.192.900 OR L01.178.682.389 OR L01.178.682.492 OR L01.178.682.608 OR L01.178.682.608.526 OR L01.178.682.759 OR L01.178.682.759.150 OR L01.178.682.829 OR L01.178.682.829.481 OR L01.178.682.829.678 OR L01.178.682.920 OR L01.178.820.090 OR L01.178.820.500 OR L01.178.820.900 OR L01.737 OR L01.737.150 OR L01.737.360 OR L01.737.471 OR L01.737.484 OR L01.737.498 OR L01.737.498.500 OR L01.737.498.550 OR L01.737.640 OR L01.737.684 OR L01.737.787 OR L01.737.813 OR L01.737.840) [Categoria DeCS]
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Id: 797277
Autor: Bittencourt, Isabella Goulart; Schulz, Maria José Louise Caro; Sabbag, Gabriela Mello; Bueno, Rovana Kinas; Paraventi, Larissa; Vieira, Mauro Luís.
Título: Envolvimento paterno na mídia: publicações em revistas para pais e mães / Father involvement in media: publications in magazines for parents / Envolvimiento paterno en los medios de comunicación: publicaciones en revistas para padres y madres
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(2):688-707, maio-ago. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Com as mudanças no contexto familiar, o pai vem ampliando seu papel, sendo a mídia um dos instrumentos que comunica, transmite e produz discursos sobre a paternidade. Neste estudo, tem-se como objetivo analisar o que as revistas Pais & Filhos e Crescer publicam sobre o pai e o envolvimento paterno. Para isso, sortearam-se 30 exemplares de cada revista, três por ano, de 2003 até 2013. Leram-se as reportagens e foram selecionadas as que se referiam ao pai. As 104 reportagens selecionadas da Revista Pais & Filhos e 94 da Revista Crescer foram analisadas conforme o conteúdo categorial temático segundo Bardin, utilizando-se o software ATLAS.ti. Como resultados, têm-se as categorias paternidade e família, com nove e cinco elementos temáticos respectivamente. Os elementos temáticos predominantes em paternidade são: o novo pai (n=58), pai como modelo (n=48) e papel do pai (n=41). Já relações familiares (n=36), educação de filhos (n=34) e conjugalidade e paternidade (n=27) predominaram na categoria família. Portanto, com base na análise dos dados, conclui-se que as revistas pesquisadas apontam para uma imagem de pai envolvido, que interage com seu filho, disponibiliza-se e se responsabiliza pelos cuidados à criança.

With the changes in the family context, the father has been expanding his role, and the media is an instrument that communicates, transmits and produces discourses about fatherhood. In this study, the aim is analyze what the magazines Pais & Filhos and Crescer publish about father and father involvement. For this, 30 copies of each magazine were raffled up, three a year, from 2003 until 2013. The articles were read and those that referred to the father were selected. The 104 articles selected from Pais & Filhos Magazine and 94 from Crescer Magazine were analyzed according to categorical thematic content of Bardin, using the ATLAS.ti software. In the results, there are the fatherhood and family classes, with nine and five thematic elements respectively. The predominant thematic elements in fatherhood are: the new father (n = 58), father as a model (n = 48) and role of the father (n = 41). Familiar relationships (n = 36), education of children (n = 34) and marital and fatherhood (n = 27) predominated in the family category. Therefore, according to the data analysis, we conclude that the magazines show an image of father involved, who interacts with his child, provides up and is in charge for child care.

Con los cambios en el contexto familiar, el padre ha venido ampliando su papel, siendo los medios de comunicación uno de los instrumentos que comunica, transmite y produce discursos sobre la paternidad. En este estudio, el objetivo es analizar lo que las revistas Pais & Filhos y Crescer publican sobre el padre y el envolvimiento paterno. Para esto, fueron sorteados 30 ejemplares de cada revista, tres por ano, de 2003 hasta 2013. Se leyeron los reportajes y fueron seleccionados los que se referían al padre. Los 104 reportajes seleccionados de la Revista Pais & Filhos y 94 de la Revista Crescer fueron analizadas conforme el contenido categorial temático según Bardin, se utilizó el software ATLAS-ti. Como resultados, se destacan las categorías paternidad y familia, con nueve y cinco elementos temáticos respectivamente. Los elementos temáticos predominantes en paternidad son el nuevo padre (n=58), padre como modelo (n=48) y papel del padre (n=41). Ya relaciones familiares (n=36), educación de hijos (n=34) y matrimonio y paternidad (n=27) predominaron en la categoría familia. Por tanto, con base en análisis de datos, se concluye que las revistas apuntan para un padre envuelto, que interacciona con su hijo, está disponible y se responsabiliza por los cuidados del niño.
Descritores: Relações Pai-Filho
Paternidade
Imprensa
-Publicações Periódicas como Assunto
Brasil
Limites: Humanos
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Id: 797266
Autor: Rodrigues, Luciana; Hennigen, Inês.
Título: Na cena jornalística: incitamentos à vontade de família / In journalistic scene: incitement to the will family / En la escena periodística: incitaciones a la voluntad de familia
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(2):465-483, maio-ago. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho problematiza discursos midiáticos acerca de duas estratégias que operam na garantia ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: os serviços de acolhimento e a adoção. Com base em referenciais teórico-metodológicos foucaultianos e do campo do jornalismo, analisamos uma série e um programa jornalístico televisivo de modo a investigar como essas estratégias são visibilizadas. Constatamos a produção de regimes de verdade que nos convocam a olhar os sujeitos, os quais passaram pelos serviços de acolhimento, sob a óptica do abandono e da perda da infância, e mostramos como tal construção se articula e contribui para compor o incitamento a uma vontade de família. Discutimos as formas como se operam proposições de verdades no território midiático e seus efeitos subjetivos, e colocamos em questão o que se enuncia a luz da concepção foucaultiana de governamentalidade.

This paper discusses media discourses about two strategies that operate guaranteeing the right to family and community life of children and adolescents: childcare services and adoption. Based on Foucault's theoretical and methodological references and on the field of journalism, we analyze a series and a television news programs in order to investigate how these strategies are visualized. We verified the production of truth that call up our look at the subject passing through the abandonment and loss of childhood services schemes, and we show how such a construction is articulated and contributes to incite a desire for family. We discuss the ways propositions of truth operates in media territory and its subjective effects, and bring into question what is enunciated in the light of Foucault's concept of governmentality.

Este documento problematiza a los discursos mediáticos sobre dos estrategias que operan en la garantía del derecho a la familia y a la vida comunitaria de niños y adolescentes: los servicios de cuidado de niños y la adopción. Con base en las referencias teóricas y metodológicas de Michel Foucault y del campo del periodismo, se analizan a una serie y a un periódico televisivo con el fin de investigar cómo se visualizan a estas estrategias. Hemos verificado a la producción de regímenes de verdad que nos hacen mirar a los sujetos que pasan por los servicios de cuidado por la óptica del abandono y de la pérdida de la infancia, y hemos mostrado cómo dicha producción articulase y contribuye a la incitación de la voluntad de la familia. Aún, discutimos también las maneras como se operan propuestas de la verdad en el territorio mediático y sus efectos subjetivos, y ponemos en cuestión lo que se enunció a la luz del concepto de gubernamentalidad de Foucault.
Descritores: Psicologia Social
Adoção/psicologia
Criança
Adolescente
Família/psicologia
-Jornalismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: 797136
Autor: Cobos Aguilar, Héctor; Garcialuna Martínez, Eduardo; Vázquez Álvarez, María Zenaida; Pérez Cortés, Patricia.
Título: Escasa lectura crítica de investigación entre los alumnos de pre grado de medicina / Little critical reading of research at an undergraduate medical internship
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);20(8):817-822, oct. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La lectura crítica de la investigación está escasamente desarrollada entre los internos de pregrado y los programas institucionales la ignoran. Informes transversales lo confirman, así como intervenciones exitosas. Los estudios longitudinales son escasos. Objetivo: Evaluar el desarrollo y la persistencia de la lectura crítica de investigación en un internado de pregrado con énfasis en investigación (IPI). Material y métodos: Estudio de cohortes; cinco grupos con 77 alumnos, aleatorizados, de cinco universidades, con cinco profesores (diferentes años de docencia). Estrategia: Frecuencia semanal (90 min); lectura de artículo y resolución de guía, discusión plenaria (profesor y compañeros) y elaboración de protocolo. Se aplicó (inicio, 6 y 11 meses) un instrumento de 108 reactivos, equilibrado (interpretación, juicio y propuestas), validado, consistente, con seis resúmenes (encuesta, instrumento, casos y controles, ensayos controlados y aleatorizados [ECA], prueba diagnóstica y cohorte). Estadísticos: No paramétricos intragrupo e intergrupo y el azar. Resultados: No se observaron diferencias iniciales entre los promedios universitarios, medianas globales (13, rango 10 a 17), o sub componentes. Se observaron diferencias posteriores al curso en la calificación global a favor del G2 (mediana 23, rango: 22 a 39); todos los grupos avanzaron (p < 0.05). El avance se mantiene en la calificación global final (mediana 29, rango: 23 a 35). El azar disminuyó (60% a 8%) del inicio al final. No hubo avances en ECA y cohortes. Conclusiones: El aprendizaje de la investigación es fundamental en el pregrado y permite evaluar las publicaciones médicas. Un programa y actividades específicas que incluyan este aprendizaje, así como la guía por parte de los docentes con la implementación de estrategias participativas permitirán desarrollar esta habilidad que persistirá a mediano plazo

Introduction: Critical reading of research papers is poorly developed among undergraduate interns, and institutional programs ignore it. Cross-sectional reports confirm this, as well as successful interventions. Longitudinal studies are scarce. Objective: To evaluate the development and continuity of critical reading of research papers in undergraduate internship with emphasis on research. Material and methods: co-hort study; five groups with 77 students, randomized, from five universities, with five teachers (of varied teaching experience). Strategy: Weekly basis (90 min); reading of an article and guidance resolution, plenary discussion (teacher and classroom) and creation of a protocol. A balanced (interpretation, judg-ment and proposals), validated, consistent 108-item instrument was applied (baseline, 6-11 months) plus six abstracts (survey, instrument, cases and controls, randomized controlled trials [RCTs], diagnostic test and cohort). Statistics: Nonparametric, intra- and intergroup, randomized analysis. Results: No baseline differences between the grade-point averages, median global rating (13, range 10 to 17), or subcom-ponents were observed. Overall rating favored G2 (median 23, range 22-39) by the end of the course; all groups performed better (p < 0.05). Progress was maintained at the overall final rating (median 29, range: 23-35). Random performance decreased (60% to 8%) from beginning to end. No progress was observed in RCTs or cohorts. Conclusions: Learning about research is essential in undergraduate studies and allows medical literature to be assessed. A study program and specific activities including it, and a guide from teachers with participatory strategies, help develop this skill, which is maintained in the medium term.
Descritores: Leitura
Pesquisa
Medicina
-Educação Médica
Ciências da Saúde
Publicações
Docentes
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Id: 797133
Autor: Rodríguez Martín, María del Carmen; Conejos Alegre, Consuelo; Alonso Torres, María Teresa; Fuenmayor Díaz, Amaranta; Torruella Barraquer, Carmen; Sanz Izquierdo, Esther; Mirada Ariet, Carmen; Vela Ballestero, Antonio.
Título: Calidad de vida a mediano y largo plazo en pacientes mayores de 65 años con trasplante renal / Medium- and long-term quality of life for kidney transplant patients aged over 65
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);20(8):834-838, oct. 2014. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: La mejora de la calidad de vida está relacionada con los cambios demográficos mundiales y a su vez con los avances médicos, tecnológicos, los hábitos alimentarios y las condiciones de vida. El objetivo de este estudio descriptivo es comprobar si el receptor de un trasplante renal mayor de 65 años cambia su percepción acerca de la calidad de vida a corto y a largo plazo. La población diana fueron los receptores mayores de 65 años que acudieron a la Fundación Puigvert y a quienes el trasplante renal les fue practicado entre septiembre y noviembre de 2007. La muestra inicial, en 2009, estaba compuesta por 31 pacientes, quedando para 2012 una muestra de 16 receptores. Los instrumentos de recolección de información fueron una encuesta de 11 ítems y el cuestionario SF-36. El procedimiento del estudio consistió en responder la encuesta de 11 ítems confeccionada concretamente para el estudio y el cuestionario de calidad de vida SF-36. Ambos fueron respondidos mediante entrevista telefónica. Su duración fue de 15 a 20 minutos. Se establecen dos tiempos: el primero, durante los meses de septiembre, octubre y noviembre de 2007, y el segundo, de diciembre de 2011 a marzo de 2012. Los resultados obtenidos muestran una diferencia: con reducción de un 11.8% entre 2009 y 2012 en la salud física y de un 8.5% en la salud mental. Como conclusión, el trasplante renal es la mejor opción entre los tratamientos sustitutivos de la función renal.

Improvement in quality of life is related to global demographic changes and also to medical and tech-nological advances, patients' eating habits and living conditions. The purpose of this descriptive study is to know whether kidney transplant recipients older than 65 years of age perceive any difference in the quality of their lives in both the short and long term. Target populations were kidney recipients over 65 years visiting the Puigvert Foundation. Patients had received their kidney transplant between September and November 2007. The initial sample, in 2009, included 31 patients; another sample of 16 kidney receptors was left for 2012. Data collection tools were an 11-item survey and the SF-36 questionnaire. The procedure for the study consisted in answering the 11-item survey specifically developed for this study, and the quality of life SF-36 questionnaire. Answers were collected by means of a telephone interview. Duration of interview was between 15 to 20 minutes. Two time periods were established for data analysis: the first, during the months of September, October and November 2007, and the second, from December 2011 to March 2012. The results reveal an 11.8% decline in physical health and an 8.5% decline in mental health between 2009 and 2012. In conclusion, kidney transplantation is the best choice among renal substitution therapies.
Descritores: Qualidade de Vida
Transplante de Rim
-Saúde Mental
Organização Pan-Americana da Saúde
Literatura de Revisão como Assunto
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Id: 797128
Autor: Bolli Mota, Helena; dos Santos-Carvalho, Beatriz; da Silva Barberena, Luciana; Barichelo Gubiani, Marileda; Michelon Melo, Roberta.
Título: Desordens de fala (Trastornos del habla) de ordem fonológica a partir de diferentes concepções teóricas / Speech disorders of a phonological order from different theoretical conceptions
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);20(8):862-870, oct. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Apresentar a análise de pesquisas sobre as desordens de fala (los trastornos del habla) (e seu embasamento [y su basamento] teórico) a partir de uma revisão de trabalhos publicados preferencialmente nos (en los) últimos 10 anos é o (es el) tema deste estudo, que tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos estudos nacionais e internacionais que foram embasados nas (tuvieron como base las) seguintes concepções teóricas: teoria autos segmental, teoria da otimidade, fonologia de uso e fonologia gestual. Apesar de ser um tema de grande importância, nem sempre os (no siempre los) estudos mostram a vertente linguística adotada, o que torna (lo que hace) este trabalho de grande valia (muy valioso) para a comunidade científica. A interação entre o clínico e o paciente pode ser sustentada na análise (sustentarse en el análisis) de diferentes perspectivas, sendo o profissional que atua no estudo e (siendo el profesional que actúa en el estudio y) na aplicação de princípios teóricos na aquisição e desenvolvimento (en la adquisición y desarrollo) linguístico, responsável por alcançar o melhor (obtener elmejor) prognóstico possível para o desenvolvimento da linguagem e (del lenguaje y), consequentemente, do sistema fonológico. A teoria autossegmental tem sido fundamental para o desenvolvimento da terapia fonoaudiológica. A mudança (El cambio) de enfoque trazida se reflete em (propuesta se reflejaen) novas abordagens teóricas, como a teoria da otimidade, a fonologia de uso e a fonologia gestual. É importante salientar (Es importante señalar) que todas as teorias estudadas trazem forte (aportan una fuerte) contribuição para a avaliação, planejamento e (la evaluación, planeamiento, y la) intervenção nas desordens de fala de ordem fonológica. Essas perspectivas estão em foco com o (están de acuerdo conel) objetivo de verificar a aplicabilidade e a efetividade da (y la efectividad de la) intervenção nesse (enese) tipo de dificuldade de fala.

This research analysis on speech disorders (and their theoretical basis) from a review of works published preferably over the last 10 years is the subject of the present study. It aims to conduct a review of the literature on national and international studies that were based on theoretical conceptions in the fol-lowing: Autosegmental Theory, Optimality Theory, Phonology of Use and Gestural Phonology. Despite being a subject of great importance, studies do not always reveal the linguistic aspect on which they were based, something which would be of great importance to the scientific community. The interac-tion between the clinician and the patient can be sustained in the analysis of different perspectives, and it is the professional who works on the study and application of theoretical principles in language acquisition and development, and who is responsible for achieving the best possible outcome in the development of the language and, consequently, of the phonological system. The phonological theory has been fundamental in the development of speech therapy. The shift in focus is reflected in new theoretical approaches such as Optimality Theory, Phonology of Use and Gestural Phonology. Attention is centred on these perspectives in order to verify the applicability and effectiveness of the intervention of "speech errors". Importantly, all the theories studied make a great contribution to the assessment, planning and intervention in speech disorders.
Descritores: Patologia da Fala e Linguagem
Fala
Linguagem
-Fonoaudiologia
Linguística
Pesquisa
Publicações
Tipo de Publ: Revisão
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Id: 796604
Autor: Fidelis, Ariélly Cristina; Estellita-Lins, Carlos Eduardo Freire; Moreno, Arlinda B.
Título: Mil Vezes Boa Noite / 1000 Times Good Night / Mil veces buenas noches
Fonte: RECIIS (Online);9(1):1-6, jan.-mar.2015.
Idioma: pt.
Resumo: Rebecca (Juliette Binoche) é uma das mais prestigiadas fotojornalistas de guerra no mundo, famosa por registrar imagens perigosas e assustadoras dos mais terríveis cenários, em um esforço de denunciar o custo real da guerra no contexto moderno. Mas ela também é a esposa e mãe que deixa para trás marido e duas filhas jovens cada vez que viaja para uma nova zona de combate. Depois de uma experiência de quase-morte durante o registro de um ritual de uma mulher-bomba, seu marido Marcus (Nikolaj Coster-Waldau) lança lhe um ultimato: desistir da profissão perigosa ou perder a família com a qual ela pode contar sempre que retorna de cada viagem a trabalho. No entanto, Rebecca, convicta de que suas fotos podem fazer diferença, permanece com a sua determinação, o que dificulta que ela se afaste completamente de seu trabalho. Com uma oferta para fotografar um campo de refugiados no Quênia, um lugar supostamente tão seguro que sua filha Steph (Lauryn Canny) tem permissão para se juntar a ela, Rebecca fica cara a cara com o risco que corre cada vez que entra nas áreas de conflito...

Rebecca (Juliette Binoche) is one of world's top war photojournalists, capturing dangerous and chillingimages in the most dire land scapes, all in an effort to shed light on the real cost of modern war. But she's also a wife and mother, leaving behind a husband and two young daughters every time she travels to a new combat zone. After a near-death experience chronicling the ritual of a female suicide bomber, husbandMarcus (Nikolaj Coster-Waldau) levels an ultimatum: give up the dangerous profession or lose the family shecounts on being there when she returns from each assignment. Yet the conviction that her photos can make adifference keeps pulling at Rebecca's resolve, making it difficult for her to walk away entirely. With an offer tophotograph a refugee camp in Kenya, a place allegedly so safe that daughter Steph (Lauryn Canny) is allowedto join her, Rebecca comes face to face with just how much she risks each time she steps back into the fray...

Rebecca (Juliette Binoche) es una de las más prestigiosas fotoperiodistas de guerra en el mundo, famosa por registrar imágenes peligrosas y aterradoras en los más terribles escenarios, en un esfuerzo por tratar de informar el costo real de la guerra en el contexto moderno. Pero ella también es esposa y madre, que deja a su esposo y a sus dos jóvenes hijas cada vez que viaja a una nueva zona de combate. Después de una experiencia de casi-muerte durante el registro de un ritual de una mujer suicida, su marido Marcus(Nikolaj Coster-Waldau) le da un ultimátum: o renuncia a la profesión peligrosa o pierde a la familia con la cual siempre puede contar al volver de un viaje de trabajo. Sin embargo, la convicción de que sus fotos pueden marcar la diferencia la impulsa a permanecer en su determinación, lo que hace que sea difícil para ella alejarse por completo de su trabajo. Con una oferta de sacar fotos en un campo de refugiados en Kenia, en un espacio supuestamente tan seguro que permite que su hija Steph (Lauryn Canny) pueda unirse aella, Rebecca se encuentra cara a cara con el riesgo que corre cada vez que retoma su profesión y vuelve atrabajar en zonas de conflicto...
Descritores: Profissionalismo
Fotografia
Jornalismo
Guerra
Conflito Familiar
-Relações Mãe-Filho
Conflitos Civis
Cinema como Assunto
Limites: Humanos
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Id: 796602
Autor: Reis, Juliana Gonçalves; Ribeiro, Venício; Araujo, Luciana Danielli de; Martins, Maria de Fátima Moreira.
Título: Aplicabilidade do binômio indexação e recuperação da informação para editores e autores / Applicability of information indexing and retrieval relation to editors and authors / Aplicabilidad del binomio indexación y recuperación de información para los editores y autores
Fonte: RECIIS (Online);9(1):1-6, jan.-mar.2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Apresentamos duas imagens para comentários: a primeira refere-se ao binômio indexação e recuperação da informação para acessar artigos científicos na web, e a segunda é um modelo de metadados a ser seguido em sua publicação. Ambas são um convite para refletir sobre e comentar a dupla face da qualidade da informação, por meio da indexação, para exercer a recuperação de artigos científicos, seja do ponto de vistado autor ou do editor...

We present two images to make comments: the first refers to the information indexing and retrieval relation to provide access to scientific articles and the second is a metadata model to be pursue in their issue. Both images are a request to think about and comment on the two faces of the quality of information by indexing to retrieval scientific articles, from the the author or publisher'viewpoint...

Nosotros presentamos dos figuras a ser comentadas: en la primera pueden obsevarse el binomio indexación y recuperación de la información para acceso a artículos científicos y el segundo presenta un modelo de metadatos a ser seguido en la publicación suya. Ambas son una invitación a reflexionar sobre y comentar la dupla faceta de la calidad de la información, mediante la indexación, para llevar a cabo la recuperación de artículos científicos, desde el punto de vista del autor o del editor...
Descritores: Vocabulário Controlado
Armazenamento e Recuperação da Informação
Terminologia como Assunto
-Comunicação e Divulgação Científica
Publicações Periódicas como Assunto
Limites: Humanos
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Id: 796600
Autor: Volpato, Gilson Luiz.
Título: O método lógico para redação científica / The logical method for scientific writings / El método lógico para escritura científica
Fonte: RECIIS (Online);9(1):1-14, jan.-mar.2015.
Idioma: pt.
Resumo: Aqui, defendo que as bases teóricas da ciência e comunicação devem guiar a redação científica. Cada decisão vem dessas bases, que sustentam o que chamo de método lógico para redação científica. Após uma avaliação de alguns aspectos do cenário da publicação, indico alguns dos principais requisitos lógicos e de comunicação necessários para a construção de um artigo científico. Concluo este artigo mostrando alguns raciocínios que exemplificam esses princípios para tomada de decisão durante a redação científica. Comisso assumo que os erros na redação científica indicam equívocos de ciência e comunicação...

Here I argue that theoretical foundations of science and communication should guide scientific writing. Every decision comes from this basic knowledge, which supports what I call the logical method for scientific writing. After an evaluation of some aspects of the publication scenario, I indicate some of the main logical and communication requirements for the construction of a scientific article. I conclude this article showing some reasonings that exemplify scientific principles underlying decisions during the scientific writing. Thus,I affirm that errors in scientific writing indicate misconceptions of science and communication...

Aquí sostengo que las bases de la ciencia y de la comunicación teóricas deben guiar la escritura científica. Cada decisión viene de estas bases, que apoyan lo que yo llamo método lógico para la escritura científica. Después de una revisión de algunos aspectos del escenario de la publicación, indico algunos de los principales requisitos lógicos y de comunicación necesarios para la construcción de un artículo científico. Concluyo este artículo mostrando algunos razonamientos que ejemplifican estos principios para la tomade decisiones durante la escritura científica. Por lo tanto yo asumo que los errores en la escritura científica indican equívocos de ciencia y comunicación...
Descritores: Publicações Científicas e Técnicas
Redação/normas
Editoração
-Publicações Periódicas como Assunto/normas
Internet/utilização
Limites: Humanos
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Id: 796598
Autor: Martin, Yolanda Coppen; Pessoni, Arquimedes.
Título: Comunicação e saúde na enfermagem: um estudo bibliométrico / /Health and communication in nursing: a bibliometric study / /Comunicación y salud en enfermería: un estudio bibliométrico
Fonte: RECIIS (Online);9(1):1-13, jan.-mar.2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo mostra o resultado do estudo bibliométrico realizado com o objetivo de mapear o perfil das publicaçõesacadêmicas de pesquisadores da área de enfermagem na temática comunicação e saúde. Constatou-se quedos 1.185 artigos identificados nos cinco anos pesquisados, apenas 196 (16,5%) estavam relacionados àárea de comunicação e saúde; as palavras comunicação, comunicar e comunicando estavam presentes em8,2% dos títulos e em 11,7% dos descritores. Observou-se que 83,2% dos estudos foram publicados emperiódicos científicos e os anais de eventos científicos contribuíram com a difusão de 16,8% estudos. Acomunicação profissional-paciente e a comunicação interpessoal em outras esferas foram as abordagenstemáticas principais, contando com 75% das publicações em comunicação e saúde na enfermagem. Formarpessoas passa pelo transmitir experiências, vivências, além de conhecimentos técnicos. Tal processo deensino faz parte da atuação do(a) enfermeiro(a), e por este motivo acredita-se que as abordagens formaçãodo profissional em saúde (12,7%) e a comunicação para educação em saúde (9,2%) estão presentes naspublicações analisadas.

This article points the results of a bibliometric research which had the aim of mapping the profile of academicpublication of researchers who works in the nursing field, more specifically in the health and communicationarea. It was found that, from 1.185 articles identified in five years of research, only 196 (16,5%) were related tothe health and communication field; the words such as communication, communicate and communicatingwere present in 8,2% of its titles and in 11,7% of its descriptors. It was also noted that 83,2% of the studieswere published in scientific periodicals and that the annals of scientific events contributed to the diffusion of16,8% of published studies in this area. The professional-patient and others interpersonal communicationswere the main thematic approach, with 75% of the published articles in the area of communication and health within the nursing field. The process of teaching people is made by sharing experiences along withtechnical knowledge. This teaching process is part of the role of a nurse, and because of that it is believedthat the approaches training of a health professional (12,7%) and the communication for health educating(9,2%) are present in the analyzed articles.

Este artículo muestra el resultado del estudio bibliométrico que buscó mapear el perfil de las publicacionesacadémicas de investigadores del área de enfermería en la temática de comunicación y salud. Se evidencióque de las 1.185 pesquisas identificadas en los últimos cinco años, solo 196 (16,5%) estaban relacionadas alárea de comunicación y salud; las palabras comunicación, comunicar y comunicando estaban presentes en8,2% de los títulos y en 11,7% de los descriptores. Fue observado que 83,2% de los estudios fueron publicadosen periódicos académicos y que los anales de eventos científicos contribuyeron con la difusión de 16,8%estudios. La comunicación profesional-paciente y otras relaciones de comunicación interpersonal fueronlas temáticas principales, contando con 75% de las publicaciones en comunicación y salud en enfermería.Formar personas pasa por la transmisión de experiencias, vivencias, además de conocimientos técnicos. Talproceso de enseño hace parte de la actuación del enfermero y por este motivo se cree que la discusión sobrela formación del profesional en salud (12,7%) y la comunicación para la educación en salud (9,2%) estánpresentes en las publicaciones analizadas.
Descritores: Publicações de Divulgação Científica
Comunicação em Saúde
Enfermagem
Bibliometria
Comunicação e Divulgação Científica
-Educação em Saúde
Publicações Periódicas como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: 796594
Autor: Dantas, Marcos.
Título: Desafios para o atual governo na área de comunicação / Communication policy related challenges for the current Brazilian government / /Desafíos para el gobierno brasileño actual referentes a las políticas de comunicación
Fonte: RECIIS (Online);9(1):1-6, jan.-mar.2015.
Idioma: pt.
Resumo: São muitos os desafios a serem enfrentados pelo Ministério das Comunicações no mandato que se iniciou em janeiro de 2015. Trata-se, aqui, especificamente dos desafios para regulamentar as comunicações no país, apresentando elementos para pensar um modelo estratégico que supere a ideia de combate a determinados grupos de mídia. A partir da visão de que os meios de comunicação não são apenas veículos de informação noticiosa ou jornalística, e sim espaços de entretenimento e de acesso à cultura e educação ­no sentido mais amplo dessas palavras ­, defende-se a ideia de um projeto de regulamentação que favoreça a competição e diversificação de vozes e imagens que fortaleçam a cultura brasileira, nacional e regional, com ampla repercussão social...

There are a number of challenges to be tackled by the Ministry of Communications under the mandatethat began last January. Here a specific approach deals with the challenges to regulate the Brazilian media,presenting elements to develop a strategic model that should transcend the idea of combatting certain media groups. From the viewpoint that the mass media are more than mere vehicles for transmitting newsor journalistic information to the degree that they also are entertainment organs and ways of accessing culture and education ­ in the broadest sense of those words ­ the government must develop a regulation project stimulating competition and diversification of voices and images that provides for strengthening Brazilian national and region-al culture, a project that should have broad social effect...

Son muchos los desafíos que el Ministerio de las Comunicaciones tendrá que enfrentar en el mandatoque se inició en enero del 2015. Se trata aquí, específicamente, de los desafíos para reglamentar las comunicaciones en Brasil, presentando elementos para pensar un modelo estratégico que supere la idea de combatir determinados grupos de medios. A partir de la visión de que los medios de comunicación no son apenas vehículos de información noticiosa o periodística y sí espacios de entretenimiento y de acceso a lacultura y a la educación ­ en el sentido más amplio de estas palabras ­ se defiende la idea de un proyecto de reglamentación que favorezca la competencia y la diversificación de voces e imágenes que fortalezcan lacultura brasileña, nacional y regional, con amplia repercusión social...
Descritores: Meios de Comunicação/normas
Internet/legislação & jurisprudência
Governo
-Democracia
Imprensa
Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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