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Pesquisa : B01.050.150.900.649.313 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-997898
Autor: Tsuneda, Pedro Paulo; Duarte Junior, Moacir Ferreira; Silva, Luis Eduardo Senra e; Jorge, Adriane Alves; Hatamoto-Zervoudakis, Luciana Keiko; Paz, Regina Celia Rodrigues da.
Título: Análise seminal e padronização da coloração eosina-nigrosina em tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) / Giant anteater's (Myrmecophaga tridactyla) semen analysis and eosin-nigrosin staining standardization
Fonte: Rev. bras. ciênc. vet;22(3-4):198-201, jul.-dez.2015.
Idioma: pt.
Resumo: Os estudos que envolvem os aspectos reprodutivos do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) podem contribuir para a preservação da espécie auxiliando no desenvolvimento de um manejo reprodutivo mais eficiente em cativeiro. O presente estudo teve como objetivo obter uma melhor compreensão da fisiologia reprodutiva por meio da caracterização física e morfológica do sêmen de tamanduá-bandeira. Foram realizados três exames reprodutivos em dois tamanduás-bandeira mantidos no Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT/Brasil. O método de coleta do sêmen foi a eletroejaculação. O volume médio obtido foi de 2,62 ± 1,67 mL, com motilidade média de 50 ± 20% e vigor de 2,17 ± 0,82. O pH médio foi de 7,29 ± 0,40. Quanto à patologia espermática foram encontrados 16,5% de defeitos maiores, 20,5 % de defeitos menores, perfazendo 37 ± 4,2% de defeitos totais. Os testes preliminares de padronização da coloração eosina-nigrosina mostraram-se eficazes para avaliar a integridade da membrana plasmática de espermatozoides nesta espécie, que nesta pesquisa foi de 65 ± 7,77%.

Studies involving the reproductive aspects of the giant anteater (Myrmecophaga tridactyla) can be contributed to the preservation of this specie. The aim of these study was accessed the reproductive physiology and describe physical and morphological giant anteater's sperm. We conducted three reproductive examination in two anteater maintained at the Federal University of Mato Grosso Zoo, Cuiaba/MT/Brazil. The method of semen collection used was electroejaculation. The volume average obtained was 2.62 ± 1.67 mL, the motility average was 50 ± 20% and the vigor was 2.17 ± 0.82. The pH mean was 7.29 ± 0.40. The sperm average concentration was 33.33 ± 12.52 x 106 sperm/mL. According sperm pathology we found 16.5% of larger defects, 20.5% of minor defects, amounting to 37 ± 4.2% of total defects. The preliminary tests of standardization of eosin-nigrosin staining proved to be effective to evaluate the integrity of plasma membrane of sperm in this species, in this research was 65 ± 7,77%.
Descritores: Xenartros
Análise do Sêmen
-Reprodução
Ejaculação
Eutérios
Limites: Animais
Responsável: BR409.1 - Biblioteca


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Id: lil-635201
Autor: Ruiz Carrillo, Edgardo; Estrevel Rivera, Luis Benjamín.
Título: El papel del aula y la transformación del individuo / The role of classroom and individual transformation / O papel da aula e a transformação do indivíduo
Fonte: Acta colomb. psicol;11(1):135-143, jun. 2008.
Idioma: es.
Resumo: La transmisión de saberes en el aula y la formación de individuos son permeados por el sentido común y las ideologías y actitudes del profesor. La escuela impone la actividad educativa y las visiones del mundo, desvinculándola de otras actividades supeditadas a la educación. Por ello, la escuela no es un espacio donde se da el proceso pasivo de enseñanza-aprendizaje, sino un espacio de prácticas educativas específicas, en donde se dan la lucha y la negociación de intereses. La construcción del conocimiento en la escuela está orientada a compartir significados.

Teacher's attitudes, ideologies and his/her common sense are part of the knowledge that he/she transmits to the students during the teaching and learning process. School determines the educational activity along with a vision of the world but these are dissociated from other activities that depend on education. Actually, school is not a place where the teaching-learning process takes place in a passive way, but a space for specific educational practices, where a struggle and negotiation of interests occur. In addition, knowledge construction at schools is oriented to sharing the personal meaning of concepts, experiences and thoughts. This will demand from the student an improvement of their language skills in order to attain the pragmatic function that language has as a guide for thinking.

A transmissão de conhecimentos na aula e a formação dos indivíduos estão impregnados pelo bom-senso, as ideologias e atitudes do professor. A escola impõe a atividade educativa e as visões do mundo, desvinculando-a de outras atividades dependentes da educação. Portanto, a escola não é um espaço onde ocorre o processo passivo de ensino-aprendizagem, mas um espaço de práticas educativas específicas nas que estão presentes a luta e a negociação de interesses. A construção de conhecimentos na escola é orientada a compartilhar significados.
Descritores: Cultura
Eutérios
Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO320.1 - Biblioteca General



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