Base de dados : LILACS
Pesquisa : B01.050.500.500.736.715.770 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Melo, Alan Lane de
Texto completo
Id: lil-626151
Autor: Pinto, Hudson Alves; Mati, Vitor Luís Tenório; Melo, Alan Lane de.
Título: Dermatite cercariana por esquistossomatídeos de aves: é possível a ocorrência de casos no Brasil? / Swimmers' itch by avian schistosomes: is it possible in Brazil?
Fonte: Rev. patol. trop;41(1):1-14, jan.-mar. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A dermatite cercariana causada por larvas de esquistossomatídeos de aves tem sido considerada uma enfermidade emergente. Embora ainda não haja relato de casos no Brasil, algumas espécies destes trematódeos já foram encontradas em aves e os potenciais hospedeiros intermediários (moluscos) estão amplamente distribuídos pelo país. Em razão da dificuldade de diagnósticoclínico diferencial da dermatite causada por larvas de Schistosoma mansoni, é possível que outras dermatites cercarianas sejam negligenciadas em nosso meio. Neste trabalho são discutidos aspectos relacionados à identificação de áreas de risco, à pesquisa de formas larvares em moluscos aquáticos, às alterações clínicas verificadas em humanos, ao tratamento e à profilaxia desta enfermidade. Concluiu-se que são necessários esforços para o diagnóstico da dermatite cercariana por outrosesquistossomatídeos e também que sejam desenvolvidos estudos visando ampliar o conhecimento sobre a ocorrência destes parasitos no Brasil.
Descritores: Aves
Dermatite
Moluscos
Schistosoma mansoni/parasitologia
Schistosomatidae/classificação
-Brasil
Limites: Animais
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  2 / 2 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-571262
Autor: Jurberg, Arnon Dias.
Título: Desenvolvimento embrionário do ovo de Schistosoma mansoni SAMBON 1907 / The embryonic development of Schistosoma mansoni Sambon 1907 eggs.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2008. 307 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Fundação Osvaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os ovos possuem um papel central na patogênese da esquistossomose e na continuidade do ciclo de vida do parasito. Tradicionalmente, o amadurecimento dos ovos ê classificado a partir da simples relação entre os tamanhos do embrião e do ovo propriamente dito (classificação de Vogel e de Prata, "VP"). A proporção de cada estágio (oograma) tem sido considerada como um critério confiável para a avaliação de drogas esquistossomicidas. Contudo, pouco se sabe sobre a sua biologia do desenvolvimento propriamente dita. A presente dissertação objetivou descrever os eventos morfológicos durante a embriogênese dos ovos de S. mansoni por histologia convencional e preparados inteiros. Esses eventos foram divididos em dez estágios, adaptando uma classificação prévia inicialmente introduzida para um rabdocelo de vida-livre. O amadurecimento dos ovos no hospedeiro e em cultura (meio RPMI¬ 1640) foi também avaliado por modelagem estatística da área média de cada estágio (considerando a classificação VP) e então morfologicamente, pela análise de ovos inteiros sob microscopia confocal (nosso sistema de estagiamento aqui proposto). Devido ao difícil reconhecimento dos eventos morfológicos observados em ovos vivos não-corados, uma correlação com a classificação VP é apresentada. De fato, o desenvolvimento embrionário dos ovos de esquistossomos é mais complexo do que considerado previamente (como na classificação de Vogel). A diferenciação das estruturas embrionárias e seus prováveis papéis na granulomatogênese são discutidos. O sistema de estagiamento proposto aqui pode contribuir para uma melhor compreensão da biologia do ovo e embasar futuros estudos sobre a produção e difusão dos antígenos do ovo na reação granulomatosa.
Descritores: Desenvolvimento Embrionário
Platelmintos/classificação
Schistosomatidae
Schistosoma mansoni/parasitologia
Limites: Animais
Responsável: BR344.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Pires de SantAnna
BR344.1 Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurydice Sant'Anna



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde