Base de dados : LILACS
Pesquisa : B03.510.024.049.180.600 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 25 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 3 ir para página          

  1 / 25 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Ribeiro, Marcos
Texto completo
Id: lil-472302
Autor: Meyer, Roberto; Carminati, Renato; Cerqueira, Robson Bahia; Vale, Vera; Viegas, Simone; Martinez, Thereza; Nascimento, Ivana; Schaer, Robert; Silva, José A. Hage da; Ribeiro, Marcos; Régis, Lia; Paule, Bruno; Freire, Songeli Menezes.
Título: Avaliação da resposta imune humoral em caprinos inoculados com uma vacina viva atenuada liofilizada contra Corynebacterium pseudotuberculosis / Evaluation of the goats humoral immune response induced by the Corynebacterium psudotuberculosis lyophilized live vaccine
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;1(1):42-48, jul.-dez. 2002. graf.
Idioma: pt.
Resumo: A linfadenite caseosa (LC), comumente chamada de mal-do-caroço, é uma doença que acomete ovinos e caprinos e tem como agente etiológico Corynebacterium pseudotuberculosis. É um patógeno intracelular facultativo de macrófagos e é filogeneticamente relacionado com Mycobacterium tuberculosis. É uma doença de ocorrência mundial, caracterizada por formação de lesões necróticas encapsuladas caseosas, localizada principalmente nos linfonodos externos e pulmões. A transmissão se dá provavelmente através da pele, pelo contato de animais sadios com animais portadores de abscessos que evoluem a supuração. Eventualmente, tem sido encontrada em bovinos, porém é em ovinos e em caprinos que assume importância econômica e sanitária. Machos e fêmeas podem apresentar a doença em qualquer estação, porém encontram-se mais doentes com o desenvolver da idade, principalmente após um a dois anos de vida. A enfermidade causa sérios prejuízos a essas espécies, constituindo uma limitação zoopatológica às suas explorações. Com cerca de 80 por cento do rebanho nacional, a região Nordeste é a maior detentora de caprinos do Brasil, onde esses animais são essenciais ao sustento do pequeno agricultor. Corynebacterium pseudotuberculosis causa consideráveis prejuízos econômicos à região, que vão desde a condenação de pele e carcaças em razão de abscessos, até perdas em eficiência na reprodução ou na produção de carne e leite. O presente trabalho teve como objetivo avaliar em caprinos a resposta imune humoral induzida pela vacina viva liofilizada, elaborada com a cepa 1002, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Os resultados evidenciaram que o referido preparado liofilizado promove a produção de anticorpos específicos em doses iguais ou maiores do que 109 CFU e que o tratamento ministrado não provocou lesões nos animais vacinados.
Descritores: Corynebacterium pseudotuberculosis
Mycobacterium tuberculosis/isolamento & purificação
Tuberculose dos Linfonodos
Limites: Animais
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


  2 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Costa, Maria de Fátima Dias
Texto completo
Id: lil-472298
Autor: Freire, Songelí Menezes; Nascimento, Ivana; Simões, Juçara; Costa, Maria de Fátima Dias; Schaer, Robert; Meyer, Eduard Roberto.
Título: Produção de sonda de DNA diretamente biotinilada com N-hidroxisuccinimida biotina ester (BNHS) / Labeling DNA probes directly coupled with biotinyl-N -hydroxysuccinimide ester (BNHS)
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;1(1):80-85, jul.-dez. 2002. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A utilização de sondas de DNA para análise genômica em fase sólida tem se expandido e ultrapassado as áreas da pesquisa, estendendo-se ao terreno do diagnóstico de rotina nas áreas de medicina humana e animal, bem como nas ciências forenses. Estas sondas têm sido utilizadas desde o surgimento da primeira técnica de hibridização descrita com o southern blotting, que envolve a imobilização, em filtros de papel, de fragmentos de DNA separados eletroforeticamente. Outra técnica descrita como o dot-hibridização é menos complexa do que o southern convencional por não requerer o passo prévio de eletroforese e por ser menos exigente quanto à qualidade do DNA, já que dispensa a digestão com enzima de restrição. A marcação mais comum para estas sondas é o fósforo radioisótopo (32P), que, apesar de sua alta sensibilidade, apresenta os inconvenientes de risco físico, necessidade de autorização para manipulação de radioisótopos, alto custo e uma vida média muito curta. Uma série de alternativas para o 32P têm sido utilizadas, com marcas diretas ou secundárias, entre elas a biotina, que tem mostrado grandes vantagens e tem sido usada também em laboratórios especializados e bem equipados. Este trabalho descreve uma modificação do método clássico descrito para sondas de DNA acopladas por biotina hidrazida. Utilizamos a N-hidroxisuccinimida biotina (BNHS) em dimetilformamida, para marcar resíduos de citosina disponíveis em segmentos de fita simples de DNA extraído de Corynebacterium pseudotuberculosis. A variação da proporção de biotina e de DNA, bem como sua especificidade e sensibilidade, foram cuidadosamente testadas e criteriosamente analisadas através de ensaios de hibridização, adsorvendo-se DNA cromossômico do C. pseudotuberculosis e outros DNAs em papel de nitrocelulose, seguindo-se a incubação com as sondas biotiniladas descritas,avidina-peroxidase e revelação com 4-cloro-1-naftol. Os resultados mostraram que a sonda de DNA produzida tem as características favoráveis...
Descritores: DNA
Biotinilação
Corynebacterium pseudotuberculosis
Hibridização de Ácido Nucleico
Sonda
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


  3 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-472295
Autor: Costa, Lília Ferreira de Moura.
Título: Corynebacterium pseudotuberculosis, o agente etiológico da linfadenite caseosa em caprinos / Corynebacterium pseudotuberculosis, the ethiological agent of the caseous lymphadenitis in goats
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;1(1):105-115, jul.-dez. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Corynebacterium pseudotuberculosis é o agente etiológico da linfadenite caseosa em ovinos e caprinos, uma doença responsável por perdas econômicas graves no Nordeste do Brasil. Esta revisão se reporta à caracterização de Corynebacterium pseudotuberculosis através de aspectos morfotintoriais, morfologia colonial, reações bioquímicas e métodos moleculares.
Descritores: Corynebacterium pseudotuberculosis
Tuberculose dos Linfonodos
Limites: Animais
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


  4 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-481924
Autor: Paule, Bruno Jean Adrien; Azevedo, Vasco; Moura-Costa, Lilia Ferreira; Freire, Songeli Menezes; Regis, Lia Fernandes; Vale, Vera Lúcia Costa; Bahia, Robson Cerqueira; Carminati, Renato; Meyer, Roberto.
Título: SDS-PAGE and Western blot analysis of somatic and extracellular antigens of Corynebacterium pseudotuberculosis
Fonte: Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) = J. med. biol. sci;3(1):44-52, jan.-jun. 2004. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Diferentes técnicas para isolar e descrever antígenos das frações secretadas de superfície e somáticas deCorynebacterium pseudotuberculosis foram estudadas por SDS-PAGE e imunoblot, utilizando-se pool de soros de cabras naturalmente infectadas. Os antígenos secretados foram obtidos do sobrenadante de cultura da bactéria cultivada em meio quimicamente definido ou em meio BHI (Brain Heart Infusion). A fração de superfície foi obtida por tratamento com NaCl 1M, e as frações somßticas foram obtidas por vários procedimentos (detergentes e ultra-som). Pela coloração por Coomassie blue, foram detectadas 20 bandas na fração secretada, 35 bandas no extrato de superfície e entre 40 e 50 bandas, a depender do processo de extração, na fração somßtica. Entre todas as frações estudadas, foram detectadas 16 proteínas imunorreativas. As bandas com pesos moleculares de 125, 108, 75, 68, 41, 40, 31 e 24 kDa foram reconhecidas commaior intensidade e todas elas foram encontradas na fração secretada. A utilização do meio quimicamente definido permitiu revelar, na fração secretada de C. pseudotuberculosis, a presença de proteínas de alto pesomolecular que não tinham sido previamente descritas.
Descritores: Cabras
Corynebacterium pseudotuberculosis/isolamento & purificação
Eletroforese em Gel de Poliacrilamida/métodos
Western Blotting/métodos
-Antígenos de Superfície
Limites: Animais
Masculino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR337.1 - Biblioteca


  5 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1057397
Autor: Gallardo, Adriana A; Toledo, Rocío A; González Pasayo, Ramón A; Azevedo, Vasco; Robles, Carlos; Paolicchi, Fernando A; Estevao Belchior, Silvia G.
Título: Corynebacterium pseudotuberculosis biovar ovis: evaluación de la sensibilidad antibiótica in vitro / Corynebacterium pseudotuberculosis biovar ovis: Evaluation of antibiotics susceptibility in vitro
Fonte: Rev. argent. microbiol;51(4):334-338, dic. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los objetivos de este trabajo fueron estudiar la sensibilidad antibiótica de aislamientos de Corynebacterium pseudotuberculosis procedentes de pequeños rumiantes e investigar la presencia de integrones que contienen genes de resistencia. Se estudiaron 15 aislamientos de diferentes fuentes por los métodos de difusión y dilución. Por el método de difusión, amoxicilina-clavulánico, ampicilina, cefotaxima, cefoxitina, ciprofloxacina, cloranfenicol, eritromicina, estreptomicina, gentamicina, imipenem, kanamicina, norfloxacina, penicilina, rifampicina, tetraciclina, trimetroprima-sulfametoxazol y vancomicina fueron activos frente al 100% de los aislamientos, mientras que amicacina presentó resultados variables. En los aislamientos que desarrollaron frente a amicacina se investigó la presencia de integrones de clase 1. El resultado fue negativo, sugiriendo la ausencia del integrón. Utilizando el método de dilución, los antibióticos más activos correspondieron a los grupos de cefalosporinas, gluco-péptidos, macrólidos, quinolonas y tetraciclinas. Se demostró menor actividad de p-lactámicos y aminoglucósidos. No se registró variabilidad en los perfiles antibióticos en los aislamientos procedentes de diferentes fuentes.

Abstract The aims of this work were to study the antibiotic susceptibility in Corynebacterium pseudotuberculosis isolated from small ruminants and to determine the presence of integrons that contain resistance genes. Fifteen isolates of different sources were analysed using the diffusion and the dilution methods. When the diffusion method was performed, amoxicillin-clavulanic, ampicillin, cefotaxime, cefoxitin, ciprofloxacin, chloramphenicol, erythromycin, streptomycin, gentamicin, imipenem, kanamycin, norfloxacin, penicillin, rifampicin, tetracycline, trimethoprim-sulfamethoxazole and vancomycin were effective against the 100% of isolates, while amikacin showed variable results. The isolates that were able to grow with amikacin, were studied in relation to the presence of integron class 1. The result was negative, suggesting the absence of integron. Using dilution method, the antibiotics belonging to the cephalosporin, glycopeptide, macrolide, quinolone, and tetracycline groups were the most active ones for the C. pseudotuberculosis biovar ovis isolates. Less activity of p-lactam and aminoglycosides were observed. There was no observation of variability in the antibiotic patterns in the strains coming from different sources.
Descritores: Ovinos/microbiologia
Corynebacterium pseudotuberculosis/efeitos dos fármacos
Integrons/efeitos dos fármacos
Antibacterianos/uso terapêutico
-Técnicas In Vitro/métodos
Ruminantes/microbiologia
Diluição/análise
Difusão/efeitos dos fármacos
Linfadenite/prevenção & controle
Limites: Animais
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Estudo de Avaliação
Estudo Observacional Veterinário
Responsável: AR635.1 - FCVyS - Servicio de Información y Documentación


  6 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1088910
Autor: Rezende, A. F. S; Brum, A. A; Bezerra, F. S. B; Braite, D. C; Sá, G. L; Thurow, H. S; Seixas, F. K; Azevedo, V. A. C; Portela, R. W; Borsuk, S.
Título: Assessment of the acid phosphatase CP01850 from Corynebacterium pseudotuberculosis in DNA and subunit vaccine formulations against caseous lymphadenitis / Avaliação da fosfatase ácida recombinante CP01850 de Corynebacterium pseudotuberculosis em formulações vacinais de subunidade e de DNA contra a linfadenite caseosa
Fonte: Arq. bras. med. vet. zootec. (Online);72(1):199-207, Jan.-Feb. 2020. tab, graf, ilus.
Idioma: en.
Projeto: Foundation for Rio Grande do Sul State Research.
Resumo: The target cp1002_RS01850 from Corynebacterium pseudotuberculosis was used to construct a DNA and recombinant subunit vaccine against caseous lymphadenitis. Recombinant protein rCP01850 was expressed in Escherichia coli using pAE vector, and DNA vaccine was engineered with pTARGET vector. BALB/c mice were divided in five groups containing eight animals each, inoculated with: pTARGET/cp01850 as DNA vaccine (G1); rCP01850 plus Al (OH)3 as recombinant subunit vaccine (G2); pTARGET/cp01850 and a boost with rCP01850 plus Al (OH)3 (G3); pTARGET (G4); or Al (OH)3 (G5). Mice were inoculated and blood samples were collected on days 0, 21, and 42 for the analysis of total IgG, IgG1 and IgG2a by ELISA. In each group, five animals were challenged with Mic-6 C. pseudotuberculosis strain, and three were used for cytokine quantification by qPCR. Although no group has been protected by vaccines against lethal challenge, G2 showed an increase in the survival rate after challenge. Significantly higher levels of IL-4, IL-12, IFN-γ, total IgG, IgG1 and IgG2a were also detected for G2, evidencing a mixed Th1/Th2 immunological profile. In conclusion, despite no protection level provided by different vaccinal strategies using cp1002_RS01850 from C. pseudotuberculosis, G2 developed a Th1/Th2 immune response with an increase in survival rate.(AU)

O alvo cp1002_RS01850 de Corynebacterium pseudotuberculosis foi utilizado para construir uma vacina recombinante de subunidade e de DNA contra a linfadenite caseosa. A proteína recombinante rCP01850 foi expressa em Escherichia coli usando o vetor pAE, e a vacina de DNA foi construída com o vetor pTARGET. Camundongos BALB/c foram divididos em grupos de oito animais, inoculados com: pTARGET/cp01850 como vacina de DNA (G1); rCP01850 e Al (OH)3 como vacina recombinante de subunidade (G2); pTARGET/cp01850 e um boost com rCP01850 e Al (OH)3 (G3); pTARGET (G4); ou Al (OH)3 (G5). Os animais foram inoculados e amostras de sangue foram coletadas nos dias 0, 21, e 42 do experimento para a análise de IgG total, IgG1 e IgG2a por ELISA. De cada grupo, cinco animais foram desafiados com a cepa Mic-6 de C. pseudotuberculosis, e três foram usados para a quantificação de citocinas por qPCR. Apesar de nenhum grupo ter sido protegido pelas vacinas testadas contra o desafio letal, G2 apresentou taxa de sobrevida e níveis de IL-4, IL-12, IFN-γ, IgG total, IgG1 e IgG2a significativamente mais altos, evidenciando um perfil imunológico misto Th1/Th2. Conclui-se que apesar das diferentes estratégias vacinais utilizando cp1002_RS01850 de C. pseudotuberculosis não terem sido capazes de gerar proteção, G2 desenvolveu uma resposta Th1/Th2 e elevou a taxa de sobrevida.(AU)
Descritores: Fosfatase Ácida
Imunização Secundária/veterinária
Corynebacterium pseudotuberculosis
Linfadenite/imunologia
-Proteínas Recombinantes
Hidróxido de Alumínio
Limites: Animais
Camundongos
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  7 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955436
Autor: Sá, Maria C. A; Oliveira, Samily A. S; Dantas Jr, Edmilson M; Gouveia, Gisele V; Gouveia, João J. S; Veschi, Josir L. A; Costa, Mateus M.
Título: Resistance of Corynebacterium pseudotuberculosis in the Brazilian semiarid environment / Resistência de Corynebacterium pesudotuberculosis no ambiente do semiárido brasileiro
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;38(6):1091-1096, jun. 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPq.
Resumo: The semiarid northeast of Brazil contains a unique biome known as caatinga, with a maximum temperature of 40 ºC and a relativity humidity of 56%. The caatinga is characterized by a variety of plants, including Cereus jamacaru Dc (mandacaru), Poincianella microphylla Mart. ex G. Don (catingueira), Pilosocereus gounellei FAC Weber (xique-xique) and Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir (jurema preta). Sheep and goat industries are economically strong in that region, despite the fact that caseous lymphadenitis is highly prevalent. The aim of the present study was to assess the survival and biofilm production of Corynebacterium pseudotuberculosis isolates in the environment and under controlled temperatures (28°C, 37°C and 42°C) under different surfaces (plants, soil, wood, wire and thorns). In addition, we investigated the effects of applying the disinfectants chlorhexidine, hypochlorite and quaternary ammonia in soil, tiles, wood and vegetation cover. Four strains of C. pseudotuberculosis were selected (two from goats and two from sheep) for inoculation according to their in vitro biofilm production. Adherence to microplates was used to assess the biofilm-forming ability of the bacteria. Lower survival rates were observed when isolates of C. pseudotuberculosis were subjected to a temperature of 42°C. In terms of caatinga biome plants, contamination of jurema-preta plants resulted in the lowest survival rates. The disinfectant quaternary ammonia promoted a lower inoculum survival in all surfaces. The disinfectants and the higher temperature contributed to the reduction of biofilm production in isolates of C. pseudotuberculosis. knowledge of these patterns is important for the establishment of disease control measures, given the questionable efficacy of the treatment and the immuno-prophylaxis of caseous lymphadenitis.(AU)

O semiárido nordestino do Brasil possui um bioma exclusivo, a caatinga, que apresenta temperatura máxima de 40oC e uma umidade relativa do ar de 56%. A caatinga é caracterizada por uma diversidade de plantas, entre elas Cereus jamacaru DC. (mandacaru), Poincianella microphylla Mart ex G. Don (catingueira), Pilosocereus gounellei F.A.C. Weber (xique-xique) e Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir (jurema preta). A produção de ovinos e caprinos está em franca expansão, porém a linfadenite caseosa é uma enfermidade de alta prevalência na região. Objetiva-se com o presente estudo, verificar a sobrevivência e produção de biofilme em isolados de Corynebacterium pseudotuberculosis em temperaturas de 28oC, 37oC e 42oC, quando inoculado em superfícies de solo, madeira, arame e espinho e em plantas nas condições ambientais da caatinga. Além disto, foi verificado o efeito da aplicação dos desinfetantes clorexidine, hipoclorito e amônia quaternária sobre o solo, piso (lajota), madeira e vegetação de cobertura do solo. Foram selecionadas quatro amostras de C. pseudotuberculosis (dois caprinos e dois ovinos) para inoculação de acordo com a sua produção in vitro de biofilme. A adesão a microplacas foi utilizado para avaliar a capacidade de formação de biofilme das bactérias. As menores taxas de sobrevivência foram observadas quando isolados de C. pseudotuberculosis foram submetidos a uma temperatura de 42°C. Com relação as plantas do bioma caatinga, a contaminação na planta jurema-preta apresentou menores índices de sobrevivência. O desinfetante amônia quartenária promoveu uma menor sobrevivência do inóculo em todas as superfícies. Os desinfetantes e temperatura contribuíram para a redução na produção de biofilme nos isolados de Corynebacterium pseudotuberculosis. O conhecimento destes padrões é importante para o estabelecimento de medidas de controle da enfermidade, dada a eficiência questionável do tratamento e imunoprofilaxia da linfadenite caseosa.(AU)
Descritores: Fatores R/análise
Corynebacterium pseudotuberculosis/isolamento & purificação
Linfadenite/veterinária
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Barros, Claudio S. L
Texto completo
Texto completo
Id: lil-736027
Autor: Pierezan, Felipe; Panziera, Welden; Tessele, Bianca; Galiza, Glauco J. N; Barros, Claudio S. L.
Título: Cistos epidermais em ovinos / Epidermal cysts in sheep
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;34(11):1056-1060, nov. 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: São descritos os aspectos clínico-patológicos de cistos epidermais em quatro ovinos, com idade entre dois e 12 anos, oriundos da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Três desses ovinos apresentavam múltiplos nódulos cutâneos, distribuídos aleatoriamente pelo corpo, e um ovino apresentava nódulo cutâneo solitário na região cervical. O período entre o aparecimento do primeiro nódulo e o surgimento de múltiplos nódulos foi de oito meses, em um caso, e um ano, em dois casos. Os quatro ovinos eram os únicos animais afetados em seus respectivos rebanhos. Os nódulos cutâneos eram redondos ou ovais, salientes, flutuantes, não pruriginosos e recobertos por pele parcialmente alopécica. Esses nódulos variavam de 1,0 a 7,0cm de diâmetro e, ocasionalmente, apresentavam um pequeno orifício central, com 1-2mm de diâmetro, na superfície externa. Ao corte eram císticos, delimitados por uma parede fina e branca, com 0,5-0,8cm de espessura, e preenchidos por material branco ou amarelado e friável. Histologicamente, os cistos eram revestidos por epitélio, contendo todos os estratos de um epitélio escamosos estratificado, sobre uma fina cápsula de tecido conjuntivo fibroso denso. Os cistos eram preenchidos por agregados homogêneos e feixes de ceratina, arranjados de forma concêntrica. Baseado na localização e características macroscópicas e histológicas esses cistos foram diagnosticados como cistos epidermais infundibulares.(AU)

The clinic and pathological aspects of four cases of epidermal cysts in sheep are described. The affected two to 12-year-old sheep were from farms in the Rio Grande do Sul state, Brazil. Three sheep showed multiple nodules, scattered randomly throughout the body, while one sheep had a single nodule on the cervical region. The period between the emergence of the first nodule to appearance of multiple nodules was approximately eight months in a case, one year in two cases, and unknown in the remaining case. These four were the only affected sheep in their respective flocks. The cutaneous nodules were round to oval, raised, fluctuant, non-pruritic and covered by wooless skin. These nodules had 1-7cm in diameter and, occasionally, revealed a small 1-2mm central pore communicating the interior of the nodule with external surface. On cut surface, the nodules were cystic, demarcated by 0.5-0.8cm in thickness white wall, and filled by abundant white to yellow, friable material. Histologically, the cyst wall was lined by a rim of tissue containing all layers of a stratified squamous epithelium. This epithelium was anchored on and supported by a thin capsule of fibrous connective tissue. The cysts were filled with homogenous aggregates or concentrically arranged streams of keratin. Based on the location and on the gross and histological findings these nodules were diagnosed as infundibular epidermal cysts.(AU)
Descritores: Doenças dos Ovinos
Dermatopatias
Ovinos
Cisto Epidérmico/veterinária
-Corynebacterium pseudotuberculosis
Diagnóstico Diferencial
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


  9 / 25 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1026079
Autor: Nassar, Alessandra Figueiredo de Castro; Daniel, Gabriela Terezinha; Ruiz, Regina; Miyashiro, Simone; Scannapieco, Eloísa Maria; Souza Neto, Juraci de; Gregory, Lilian.
Título: Diagnostic comparison of Corynebacterium pseudotuberculosis through microbiological culture and PCR in sheep samples / Comparação diagnóstica de Corynebacterium pseudotuberculosis pelo cultivo microbiológico e PCR em amostras ovinas
Fonte: Arq. Inst. Biol;82:1-6, 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Caseous lymphadenitis is a chronic infectious disease caused by Corynebacterium pseudotuberculosis , which is a bacterium responsible for a great number of economic losses on goat and sheep production. It is characterized by the formation of abscesses in superficial lymph nodes and in internal organs and lymph nodes. This study aimed at determining the agreement between microbiological culture and PCR in the identification of C. pseudotuberculosis , in samples collected from animals in slaughterhouses and in animals that presented lymph node enlargement in field conditions. From the 202 samples analyzed through microbiological culture, 113 (56%) were positive for Corynebacterium sp.; from these positive samples, 38 (34%) were identified as C. pseudotuberculosis by microbiological culture. From the amount of samples, 110 (54%) were positive and 92 (46%) were negative in the PCR. Kappa index (0.193) presented a weak agreement between PCR and microbiological culture. We concluded that molecular diagnosis (PCR) in clinical samples proved to be more efficient, reproducible, and faster than the microbiological culture, both on clinical samples analyses and in the confirmation of C. pseudotuberculosis in colonies that were classified by Corynebacterium genus. Thus, the present study demonstrated the importance of PCR to confirm C. pseudotuberculosis diagnosis, and the best contribution for the epidemiological surveillance of the disease in sheep.(AU)

A linfadenite caseosa é uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo agente etiológico Corynebacterium pseudotuberculosis , que é uma bactéria responsável por grandes perdas econômicas na produção de ovinos e caprinos. Caracteriza-se pela formação de abscessos em nódulos linfáticos superficiais e em órgãos internos e linfonodos. O presente trabalho teve por objetivo verificar a concordância entre as metodologias de isolamento microbiológico com a PCR na identificação do C. pseudotuberculosis , em amostras clínicas colhidas em abatedouros e em animais que apresentavam aumento de linfonodo em condições de campo. Das 202 amostras analisadas no cultivo microbiológico, 113 (56%) foram positivas para o gênero Corynebacterium sp., e 38 (34%) colônias foram identificadas como C. pseudotuberculosis por meio de cultura microbiológica. Das amostras clínicas extraídas, 110 (54%) foram positivas e 92 (46%) foram negativas na PCR. A concordância estimada entre as técnicas de PCR e o cultivo microbiológico pelo indicador Kappa foi considerada fraca (0,193). Concluímos que o diagnóstico molecular (PCR) provou ser mais eficiente, rápido e com reprodutibilidade quando comparado ao cultivo microbiológico das amostras clínicas bem como da confirmação do C. pseudotuberculosis de colônias pertencentes ao gênero Corynebacterium . Dessa forma, o presente trabalho demonstrou a importância do uso da PCR na confirmação diagnóstica do C. pseudotuberculosis , visando contribuir com a melhoria da vigilância epidemiológica da doença em ovinos.(AU)
Descritores: Ovinos
Reação em Cadeia da Polimerase
Corynebacterium pseudotuberculosis
Linfadenite
-Agroindústria
Limites: Animais
Responsável: BR1942.1 - NID - Biblioteca - Núcleo de Informação e Documentação


  10 / 25 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976389
Autor: Silva, Reanne M. M; Cerqueira, Robson B; Vieira, Vinicius P; Ribas, Jorge R. L; Nascimento, Karla A; Pimentel, Luciano A; Pedroso, Pedro Miguel O; Macêdo, Juliana T. S. A.
Título: Nem todo abscesso em pequenos ruminantes é causado por Corynebacterium pseudotuberculosis / Not all abscesses in small ruminants are caused by Corynebacterium pseudotuberculosis
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;38(10):1902-1908, out. 2018. tab, graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo objetivou determinar a prevalência e distribuição de lesões abscedativas, identificação do agente etiológico e avaliação das lesões histológicas em caprinos e ovinos abatidos em um matadouro-frigorífico com Serviço de Inspeção Federal do estado da Bahia. Foram coletadas 153 amostras de vísceras e linfonodos com abscessos de 1.148 animais abatidos. A maior prevalência na espécie ovina foi em macho, com faixa etária de 12 meses, sendo os principais órgãos acometidos fígado (21,2%) e linfonodo pré-escapular (20,3%). Na espécie caprina, a prevalência maior foi em macho, com faixa etária de 30 meses, sendo os linfonodos retro faríngeo (25%) e pré-escapular os mais acometidos (25%). Isolou-se os seguintes micro-organismos das amostras: Corynebacterium pseudotuberculosis em 33,33%, Escherichia coli (19,61%), Proteus mirabilis (9,80%), Pseudomonas aeruginosa (7,19%), Trueperella pyogenes (5,22%), Streptococcusspp. (5,22%) e Staphylococcus aureus (4,57%). As lesões macroscópicas e histológicas dos abscessos coletados não apresentaram diferenças entre micro-organismos isolados.(AU)

The study aimed to determine the prevalence and distribution of abscessed lesions, etiologic agent identification and assessment of histological lesions in sheep and goats slaughtered in a slaughter plant refrigerator with Federal Inspection Service in the State of Bahia. The amount of 153 samples of viscera and lymph nodes with abscesses of 1.148 slaughtered animals were collected. The highest prevalence in sheep was in males, aged 12 months, as in liver (21.2%) and prescapular lymph nodes (20.3%) the main affected organs. The prevalence in goats in male, aged 30 months and in retropharyngeal (25%) and prescapular lymph nodes (25%). The following microorganisms were isolated from the samples: Corynebacterium pseudotuberculosis 33.33%, Escherichia coli 19.61%, Proteus mirabilis 9.80%, Pseudomonas aeruginosa 7.19%, Trueperella pyogenes 5.22%, Streptococcus spp. 5.22% and Staphylococcus aureus 4.57%. The macroscopic and histological lesions of abscesses collected presented no difference between isolated microorganisms.(AU)
Descritores: Ruminantes/lesões
Corynebacterium pseudotuberculosis
Infecções por Corynebacterium/veterinária
Abscesso/patologia
Abscesso/veterinária
Abscesso/epidemiologia
Fígado/microbiologia
Abscesso Hepático/veterinária
Linfonodos/microbiologia
-Proteus mirabilis
Pseudomonas aeruginosa
Streptococcus
Escherichia coli
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice



página 1 de 3 ir para página          
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde