Base de dados : LILACS
Pesquisa : B04.820.087.640.147 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 3 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Coimbra, Terezinha Lisieux M
Souza, Luiza T.M. de
Rocco, Iray Maria
Id: lil-236635
Autor: Nagamori, Adélia Hiroko; Coimbra, Terezinha Lisieux M; Nassar, Elza da Silva; Pereira, Luiz Eloy; Souza, Luiza T.M. de; Kimura, Elza Keiko; Rocco, Iray Maria.
Título: Presença de Bunyavirus (Sorogrupo Bunyamwera) no Estado de Säo Paulo, Brasil / Presence of Bunyaviruses (Bunyamwera Serogroup) in Säo Paulo State, Brazil
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;57(2):13-8, dez.1998. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Sete vírus foram isolados de camundongos sentinela, expostos em área de floresta, na Regiäo da Mata Atântica, Estado de Säo Paulo, Brasil, de 1974 a 1981. Estäo incluidas cinco amostras de Maguari, uma Kairi e uma de Tucunduba. Foi a primeira vez que esses vírus foram detectados no Estado de Säo Paulo. Os isolados foram identificados por testes sorológicos de Hemaglutinaçäo, Inibiçäo de Hemaglutinaçäo, Fixaçäo de Complemento e Neutralizaçäo em camundongos lactentes. Os resultados mostram que esses vírus pertencem os sorogrupo Bunyamwera. Como existem relatos de doença humana causada por vírus pertencente a esse grupo, conclue-se que é necessário estudar os aspectos ecológicos envolvendo os ciclos de manutençäo desses vírus, assim como a possibilidade de sua transmissäo em seres humanos no Estado de Säo Paulo, Brasil
Descritores: Vírus Bunyamwera/isolamento & purificação
Camundongos/virologia
Monitoramento Epidemiológico
-Vírus/isolamento & purificação
Testes Sorológicos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


  2 / 3 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Rosa, Amélia P. A. Travassos da
Coimbra, Terezinha Lisieux Moraes
Texto completo
Id: lil-42744
Autor: Iversson, Lygia Busch; Rosa, Amélia P. A. Travassos da; Coimbra, Terezinha Lisieux Moraes; Ferreira, Ivani Bisordi; Nassar, Elza da Silva.
Título: Human disease in Ribeira Valley, Brazil caused by Caraparu, a Group C arbovirus: report of a case
Fonte: Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo;29(2):112-7, mar.-abr. 1987. ilus, tab, mapas.
Idioma: en.
Resumo: Relatam-se os dados clínicos e laboratoriais de um caso de moléstia humana causada por vírus idêntico ou antigenicamente muito relacionado ao arbovírus do Grupo C Caraparu, em um morador da regiäo do Vale do Ribeira, Estado de Säo Paulo, sudeste do Brasil. O fato apresenta interesse médico sanitário pois embora existam evidências da presença de inúmeros arbovírus na área, os únicos casos comprovados de doença por esses agentes foram os de encefalite pelo vírus Rocio durante a epidemia ocorrida em 1975-1977. Os resultados dos testes sorológicos sugerem diferença anti-gênica entre as cepas de vírus Caraparu isoladas nos Estados de Säo Paulo e Pará e proximidade antigênica entre a cepa de Caraparu de Säo Paulo e o vírus Bruconha
Descritores: Vírus Bunyamwera/patogenicidade
Infecções por Bunyaviridae/epidemiologia
-Brasil
Vírus Bunyamwera/isolamento & purificação
Infecções por Bunyaviridae/diagnóstico
Limites: Adulto
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 3 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-8487
Autor: Calisher, Charles H; Lazuick, John S; Muth, David J; Lopes, Oscar de Souza; Crane, George T; Elbel, Robert E; Shope, Robert E.
Título: Relaciones antigenicas entre virus del complejo Tacaiuma del serogrupo Anopheles A (Bunyaviridae). / Antigenic relations between Tacaiuma complex viruses of the Anopheles A serogroup (Bunyaviridae)
Fonte: Bol. Oficina Sanit. Panam;92(1):41-8, 1982.
Idioma: es.
Resumo: En investigaciones de campo realizadas en forma independiente sobre la ecologia de los arbovirus en Arizona, EUA, y Sao Paulo Brasil, se aislaron dos virus del grupo Anopheles A. El virus aislado en Arizona (743-366), obtenido de mosquitos Anopheles freeborni, para el que se propone el nombre de virus Virgin River y el virus aislado en Sao Paulo (H-32580, obtenido de un ser humano) estaban vinculados serologicamente con el complejo Tacaiuma (TCM). Asimismo, se determino que los virus 743-366 y H-32580 son variantes de un subtipo del TCM (SPAr 2317). Sin embargo, es posible distinguir uno del otro. Se describen las circunstancias en que se hicieron estas observaciones y se resalta su significado en la epidemiologia, la genetica y la nomenclatura de la familia virica Bunyaviridae.

Durante pesquisas de campo não relacionadas sobre a ecologia dos arbovírus no Arizona, Estados Unidos, e em São Paulo, no Brasil, isolaram-se dois vírus dos Anopheles, grupo A. 0 vírus isolado no Arizona (743-366 tirado de mosquitos Anopheles freebornz) para o qual se propóe dar o nome de vírus Virgin River e o vírus isolado em São Paulo (H-32580 tirado de um ser humano), estavam serologicamente relacionados no âmbito do complex Tacaiuma (TCM). Determinou-se também que o 743-366 e o H- 32580 são variantes de um subtipo (SPAr2317) do TCM. Contudo, o 743-366 e o H-32580 diferenciam-se um do outro. Este artigo descreve as circunstancias em que se fueram essas observações e a sua significacão epidemiológica, terminológica e genética em relacão com a família dos Bunyaviridae.
Descritores: Anopheles
Vírus Bunyamwera
Bunyaviridae/isolamento & purificação
-Brasil
Epitopos/classificação
Estados Unidos
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: US1.1 - HQ Library



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde