Base de dados : LILACS
Pesquisa : C06.405.469.158.272.804 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-958719
Autor: Campoy, Laura Terenciani; Rabeh, Soraia Assad Nasbine; Castro, Fabiana Faleiros Santana; Nogueira, Paula Cristina; Terçariol, César Augusto Sangaletti.
Título: Bowel rehabilitation of individuals with spinal cord injury: video production / Rehabilitación intestinal de individuos con lesión medular: producción de vídeo / Reabilitação intestinal de indivíduos com lesão medular: produção de vídeo
Fonte: Rev. bras. enferm;71(5):2376-2382, Sep.-Oct. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: ABSTRACT Objective: produce and validate an educational video about bowel emptying maneuvers for training of individuals with neurogenic bowel in bowel rehabilitation process. Method: this is a methodological study developed in four stages: script/storyboard production, validation, educational video production and pilot study, which was conducted from January 2013 to July 2015. Instruments for validation, which was performed from December 2014 to February 2015 by a group of experts. A value equal to or greater than 70% was considered for validation of agreement and relevance of the script and storyboard, using descriptive statistics for data analysis. Results: the script and storyboard were validated by 94% of the experts in the subject and 100% of the technicians. After validation and video recording, the pilot study was conducted with six individuals with neurogenic bowel - 100% of them evaluated the video positively. Conclusion: the video may contribute to the education of individuals with neurogenic bowel.

RESUMEN Objetivo: Producir y validar video educativo sobre maniobras de vaciamiento intestinal para capacitar individuos con intestino neurogénico sobre el proceso de rehabilitación intestinal. Método: Estudio metodológico desarrollado en cuatro etapas: guionado/storyboard, validación, producción del vídeo educativo y prueba piloto. Realizado entre enero 2013 y julio2015. Validación mediante instrumentos, efectuada por comité de expertos, con experiencia en vídeos de diciembre 2014 a febrero 2015. Valor de concordancia y pertinencia de guionado y storyboard considerado en 70% o superior. Datos analizados por estadística descriptiva. Resultados: Guionado y storyboard validados por 94% de expertos en temática y 100% de expertos técnicos. Validado y grabado el vídeo, se realizó prueba piloto con seis individuos con intestino neurogénico, 100% evaluó positivamente el vídeo. Conclusión: El vídeo contribuirá a educar a individuos con intestino neurogénico.

RESUMO Objetivo: produzir e validar vídeo educativo sobre manobras de esvaziamento intestinal para capacitação de indivíduos com intestino neurogênico, no processo de reabilitação intestinal. Método: estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas: produção do roteiro/storyboard, validação , produção do vídeo educativo e estudo-piloto. Ocorreu no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. Para a validação, utilizaram-se instrumentos, sendo realizada por um comitê de especialistas, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Considerou-se valor igual ou superior a 70% para validação de concordância e pertinência do roteiro e storyboard, utilizando-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: o roteiro e storyboard foram validados por 94% dos especialistas na temática e 100% dos especialistas técnicos. Após validação e gravação do vídeo, foi realizado estudo-piloto com seis indivíduos com intestino neurogênico, dos quais 100% avaliaram o vídeo positivamente. Conclusão: o vídeo poderá contribuir para a educação de indivíduos com intestino neurogênico.
Descritores: Traumatismos da Medula Espinal/complicações
Intestino Neurogênico/reabilitação
Conteúdo Gastrointestinal/microbiologia
-Gravação em Vídeo/métodos
Projetos Piloto
Educação em Saúde/métodos
Estudos de Validação como Assunto
Intestino Neurogênico/complicações
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 4 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: lil-702957
Autor: Vasconcelos, Adriana Santana de; França, Inacia Sátiro Xavier de; Coura, Alexsandro Silva; Enders, Bertha Cruz; Cartaxo, Hemília Gabrielly de Oliveira; Sousa, Francisco Stélio de.
Título: Self care in neurogenic intestine in subjects with spinal cord injury: an integrative review / Autocuidado para el intestino neurogénico en sujetos con trauma raquimedular: revisión integrativa / Autocuidado para intestino neurogênico em sujeitos com lesão raquimedular: revisão integrativa
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);12(4), dez 21,2013. ilus, ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Aim: To identify the nursing interventions that promote self-care in the neurogenic intestine in subjects with spinal cord injury, related to the nursing diagnoses listed as Risk of Constipation, Constipation and Intestinal Incontinence. Method: This study used the integrative review of electronic databases using descriptors. In the analysis of data, we used the Theory of Self-Care Deficit. Results: The most mentioned interventions of self-care were; nutritional orientation, consumption of liquids, going to the toilet at the same time every day, abdominal massage, decubitus change and Valsalva maneuver. Discussion: The gastrointestinal dysfunction can cause constraints and it can also harm interpersonal relationships. The nurse must evaluate the eliminatory standard of this clientele, prioritizing non-pharmacological and less invasive actions, considering dietary preferences, cultural habits and the economic resources of the subjects available to invest in a certain diet. Conclusion: Nurses can contribute to the promotion of self-care for patients with neurogenic intestine, and the Theory of Self-Care Deficit can be used as an important tool in this process.

Objetivo: Identificar las intervenciones de enfermería en la promoción del autocuidado para intestino neurogénico en los sujetos con lesión de la médula espinal, relacionadas a los diagnósticos de enfermería en Riesgo de constipación, constipación e incontinencia intestinal. Método: Revisión integrativa en las bases electrónicas utilizándose descriptores. En el análisis se utilizó la Teoría del Déficit de Autocuidado. Resultados: Intervenciones más citadas para el autocuidado: Orientación nutricional, consumo de líquidos, indicar ida al baño en el mismo horario, masaje abdominal, cambio de decúbito y maniobra de Valsalva. Discusión: La disfunción gastrointestinal puede causar restricciones y perjudicar las relaciones personales. El enfermero debe evaluar el patrón eliminatorio de este paciente, priorizar acciones no farmacológicas y poco invasivas, considerar las preferencias alimenticias, los hábitos culturales y los recursos económicos de los sujetos para invertir en la dieta. Conclusión: Los enfermeros pueden contribuir con la promoción del autocuidado para el intestino neurogénico y la Teoría del Déficit de Autocuidado puede ser utilizada como una importante herramienta en ese proceso.

Objetivo: Identificar as intervenções de enfermagem na promoção do autocuidado para intestino neurogênico nos sujeitos com lesão raquimedular, relacionadas aos diagnósticos risco de constipação, constipação e incontinência intestinal. Método: Revisão integrativa nas bases eletrônicas utilizando-se descritores. Na análise utilizou-se a Teoria do Déficit de Autocuidado. Resultados: intervenções mais citadas para o autocuidado: orientação nutricional, consumo de líquidos, indicar ida ao banheiro no mesmo horário, massagem abdominal, mudança de decúbito e manobra de Valsalva. Discussão: a disfunção gastrointestinal pode causar constrangimentos e prejudicar as relações pessoais. O enfermeiro deve avaliar o padrão eliminatório desta clientela, priorizar ações não-farmacológicas e pouco invasivas, considerar as preferências alimentares, os hábitos culturais e os recursos econômicos dos sujeitos para investir na dieta. Conclusão: Os enfermeiros podem contribuir com a promoção do autocuidado para o intestino neurogênico e a Teoria do Déficit de Autocuidado pode ser utilizada como uma importante ferramenta nesse processo.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Autocuidado
Enfermagem
Intestino Neurogênico
Traumatismos da Medula Espinal
-Enfermagem Primária
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  3 / 4 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-689492
Autor: Campoy, Laura Terenciani; Rabeh, Soraia Assad Nasbine; Nogueira, Paula Cristina; Vianna, Patrícia Carla; Miyazaki, Margareth Yuri.
Título: Práticas de autocuidado para funcionamento intestinal em um grupo de pacientes com trauma raquimedular / Self-care practice for bowel functioning in a group of patients with spinal cord injury
Fonte: Acta fisiátrica;19(4), dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo descritivo exploratório. Objetivo: caracterizar os indivíduos com trauma raquimedular (TRM) atendidos em um Centro de Reabilitação de um hospital terciário do interior do estado de São Paulo e identificar as suas práticas de autocuidado intestinal. Método: Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o consentimento dos participantes, os dados foram coletados por meio de análise do prontuário e entrevista. Dos 30 indivíduos entrevistados, houve predomínio do sexo masculino, estado civil solteiro, ensino médio completo, com idade média de 35 anos. Resultado: A principal causa do TRM foi acidente automotor com prevalência de lesão completa em nível cervical. As práticas de autocuidado mais referidas foram o controle nutricional seguido da massagem abdominal. Quanto às complicações intestinais relatadas, houve predomínio de impactação fecal seguida por incontinência fecal. Conclusão: Programa de reabilitação intestinal deve ser instituído para indivíduos com TRM o mais precoce possível de modo a minimizar complicações.

This was a descriptive and exploratory study. Objective: To characterize individuals with spinal cord injuries (SCI) treated at a Rehabilitation Center in a tertiary hospital in the interior of São Paulo state, and to identify their self-care practices related to bowel management. Method: After being approved by the Research Ethics Committee and receiving consent from the participants, the data was collected through an interview and by analyzing their medical records. Thirty individuals were interviewed, most of whom were male, single, had a complete secondary education, and a mean age of 35 years. Results: The main cause for the SCI was automobile accident with a prevalence of cervical injuries. The most common self-care practices were nutritional management followed by abdominal massage. Regarding the bowel problems, fecal impaction predominated followed by fecal incontinence. Conclusion: The bowel rehabilitation program should be instituted for individuals with SCI as early as possible to minimize complications.
Descritores: Centros de Reabilitação
Traumatismos da Medula Espinal
Atividades Cotidianas
Intestino Neurogênico/reabilitação
-Registros Médicos
Coleta de Dados/instrumentação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 4 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Caliri, Maria Helena Larcher
Texto completo
Id: lil-680734
Autor: Rabeh, Soraia Assad Nasbine; Nogueira, Paula Cristina; Caliri, Maria Helena Larcher.
Título: Funcionamento intestinal e a relação com a independência funcional de indivíduos com lesão medular / Bowel function and the relationship with functional independence of individuals with spinal cord injury / Funcionamiento intestinal y relación con la independencia funcional de individuos con lesión de médula espinal
Fonte: Coluna/Columna;12(2):153-156, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVOS: Caracterizar indivíduos adultos que sofreram lesão de medula espinhal; avaliar a independência funcional considerando o nível da lesão; descrever a ocorrência de problemas de funcionamento intestinal e a relação com o nível de independência funcional. MÉTODO: Estudo observacional, transversal. Para investigar a independência funcional foi utilizada a escala Medida de Independência Funcional. Para avaliar o funcionamento intestinal, as orientações recebidas e as práticas de autocuidado, utilizaram-se as Diretrizes do Consórcio de Medicina da Lesão Medular. RESULTADOS: Dos 22 participantes, 91% eram homens, com média de idade de 38 anos (DP 11,7) e 50,0% apresentavam dependência mínima e participavam de programa de reabilitação. Verificou-se alteração no padrão de funcionamento intestinal pós-lesão. CONCLUSÃO: A literatura enfatiza a importância de instituir programas de intervenção por meio de estratégias educativas para o controle do intestino neurogênico.

OBJECTIVES: To describe adults who have suffered spinal cord injury; evaluate their functional independence considering the level of injury; describe the occurrence of problems in bowel function and the relationship with the level of functional independence. METHOD: Cross-sectional and observational study. Functional independence was investigated using the Functional Independence Measure. To assess bowel function, the guidance the patients received and their self-care practices, we used the Guidelines of the Consortium for Spinal Cord Injury Medicine. RESULTS: Of all 22 participants, 91% were men, mean age 38 years (SD 11.7), and 50.0% had minimal dependence and participated in a rehabilitation program. A change in the pattern of bowel function was observed after injury. CONCLUSION: Literature emphasizes the importance of establishing intervention programs through educational strategies for the control of neurogenic bowel.

OBJETIVOS: Caracterizar individuos adultos que sufrieron lesión medular espinal; evaluar su independencia funcional considerando nivel de la lesión; relatar ocurrencia de problemas del funcionamiento intestinal y la relación con el nivel de independencia funcional. MÉTODO: Estudio de observación, transversal. Para investigar la independencia funcional se utilizó la escala medida de independencia funcional. Para evaluar el funcionamiento intestinal, las orientaciones recibidas por el paciente y las prácticas de autocuidado, se usaron Directivas del Consorcio de Medicina de la Lesión Medular. RESULTADOS: De 22 participantes, 91% eran hombres, edad promedio 38 años (DE 11,7), 50,0% presentaba dependencia mínima y participaba de programas de rehabilitación. Se verificó alteración en el patrón de funcionamiento intestinal post-lesión. CONCLUSIÓN: La literatura enfatiza la importancia de instituir programas de intervención mediante estrategias educativas para controlar el intestino neurogénico.
Descritores: Traumatismos da Medula Espinal/complicações
-Reabilitação
Perfil de Impacto da Doença
Intestino Neurogênico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde