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Id: biblio-828232
Autor: Gökdogan, Çagil; Altinyay, Senay; Gündüz, Bülent; Kemaloglu, Yusuf Kemal; Bayazit, Yildirim; Uygur, Kemal.
Título: Management of children with auditory neuropathy spectrum disorder (ANSD) / Tratamento de crianças com espectro da neuropatia auditiva (ENA)
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);82(5):493-499, Sept.-Oct. 2016. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT INTRODUCTION: ANSD is a challenging problem. OBJECTIVE: To present our experience on management of the children with ANSD with respect to clinical data. METHODS: This retrospective study included all children younger than 16 years of age who applied to the department between 2005 and 2013 (with the exception of newborn hearing screening NHS referrals). The data were derived from pure tone, OAEs and ABR tests, and further medical risk factors of the subjects were evaluated. RESULTS: ANSD was recognized in 74 ears of 40 children (B/U: 34/6) among 1952 children with SNHL (2.04%) detected among 9520 applicants to the department (0.42%). The clinical tests revealed that hearing loss greater than 15 dB was present in both ears of 38 cases. The degree of hearing loss was profound in 48% children, severe in 12% children, moderate in 28% children, mild in 10% children and normal in 5% children. ABRs were absent/abnormal in 37/3 ears and CMs were detected in all. Acoustic reflexes were absent in all ears. Rehabilitation was managed by CI and hearing aids in 15 and 23 cases, respectively. FM system was given to two cases displaying normal hearing but poor speech discrimination in noisy environments. CONCLUSION: ANSD is a relatively challenging problem for the audiology departments because of its various clinical features and difficulties in management. Our patients with ANSD most commonly displayed profound hearing loss. The number of overlooked cases may be minimized by performing ABR and OAE in every case referred with the suspicion of hearing loss.

Resumo Introdução: Espectro da neuropatia auditiva ainda é uma condição clínica desafiadora. Objetivo: Apresentar nossa experiência no tratamento de crianças com espectro da neuropatia auditiva em relação aos dados clínicos. Método: Este estudo retrospectivo incluiu crianças menores de 16 anos de idade que deram entrada no departamento entre 2005 e 2013 (com exceção de encaminhamentos para triagem auditiva neonatal). Foram avaliados os dados obtidos a partir dos exames de audiometria tonal, emissões otoacústicas (EOA), potencial evocado auditivo de tronco encefálico (ABR) e outros fatores de risco. Resultados: Das 1.952 crianças com perda auditiva neurossensorial (2,04%) detectadas dentre os 9.520 candidatos que deram entrada no departamento (0,42%), espectro da neuropatia auditiva foi reconhecida em 74 orelhas de 40 crianças (B/U: 34/6). Os testes clínicos revelaram que uma perda auditiva superior a 15 dB estava presente em ambas as orelhas em 38 casos. O grau de perda auditiva das crianças era profundo em 48%, grave em 12%, moderado em 28%, leve em 10%, e normal em 5%. ABR estava ausente/anormal em 37/3 orelhas e microfonia coclear foi detectado em todas as crianças. Reflexos acústicos estavam ausentes em todas as orelhas. A reabilitação foi tratada com implante coclear e aparelhos auditivos em 15 e 23 casos, respectivamente. Um sistema FM foi utilizado em dois casos que apresentavam audição normal, mas discriminação deficiente da fala em ambientes ruidosos. Conclusão: Espectro da neuropatia auditiva é um problema desafiador para os departamentos de audiologia, devido às suas várias características clínicas e dificuldades no tratamento. Em nossos pacientes a perda auditiva profunda foi a mais frequente. O número de casos negligenciados pode ser diminuído com a realização dos exames ABR e EOA em todos os casos encaminhados com suspeita de perda auditiva.
Descritores: Perda Auditiva Central/reabilitação
Perda Auditiva Neurossensorial/reabilitação
-Reflexo Acústico
Audiometria de Tons Puros
Índice de Gravidade de Doença
Estudos Retrospectivos
Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico
Emissões Otoacústicas Espontâneas
Perda Auditiva Central/diagnóstico
Perda Auditiva Neurossensorial/diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-828244
Autor: Soares, Ilka do Amaral; Menezes, Pedro de Lemos; Carnaúba, Aline Tenório Lins; de Andrade, Kelly Cristina Lira; Lins, Otávio Gomes.
Título: Study of cochlear microphonic potentials in auditory neuropathy / Estudo do microfonismo coclear na neuropatia auditiva
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);82(6):722-736, Oct.-Dec. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Auditory Neuropathy/Dyssynchrony is a disorder characterized by the presence of Otoacoustic Emissions and Cochlear Microphonic Potentials, an absence or severe alteration of Brainstem Evoked Auditory Potential, auditory thresholds incompatible with speech thresholds and altered acoustic reflexes. The study of the Cochlear Microphonic Potential appears to be the most important tool for an accurate diagnosis of this pathology. Objective: Determine the characteristics of the Cochlear Microphonic in Auditory Neuropathy/Dyssynchrony using an integrative review. Methods: Bibliographic survey of Pubmed and Bireme platforms and MedLine, LILACS and SciELO data banks, with standardized searches up to July 2014, using keywords. Criteria were established for the selection and assessment of the scientific studies surveyed, considering the following aspects: author, year/place, degree of recommendation/level of scientific evidence, objective, sample, age range, mean age, tests, results and conclusion. Results: Of the 1959 articles found, 1914 were excluded for the title, 20 for the abstract, 9 for the text of the article, 2 for being repeated and 14 were selected for the study. Conclusion: The presence of the Cochlear Microphonic is a determining finding in the differential diagnosis of Auditory Neuropathy/Dyssynchrony. The protocol for the determination of Cochlear Microphonic must include the use of insert earphones, reverse polarity and blocking the stimulus tube to eliminate electrical artifact interference. The amplitude of the Cochlear Microphonic in Auditory Neuropathy/Dyssynchrony shows no significant difference from that of normal individuals. The duration of the Cochlear Microphonic is longer in individuals with Auditory Neuropathy/Dyssynchrony.

Resumo Introdução: A Neuropatia/Dessincronia Auditiva é uma doença caracterizada pela presença das Emissões Otoacústicas e do Microfonismo Coclear, com ausência ou grave alteração do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, limiares auditivos incompatíveis com limiares vocais e reflexos acústicos alterados. O estudo do Microfonismo Coclear parece ser a ferramenta mais importante para um diagnóstico preciso desta patologia. Objetivo: Verificar por meio de uma revisão integrativa as características do Microfonismo Coclear na Neuropatia/Dessincronia Auditiva. Método: Levantamento bibliográfico nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, com buscas padronizadas até julho de 2014, utilizando-se palavraschave. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos critérios, contemplando os aspectos: autor, ano/local, grau de recomendação/nível de evidência científica, objetivo, amostra, faixa etária, média de idade em anos, testes, resultados e conclusão. Resultados: Dos 1959 artigos encontrados, 1914 foram excluídos pelo título, 20 pelo resumo, nove pela leitura do artigo, dois eram repetidos e 14 foram selecionados para o estudo. Conclusão: A presença do Microfonismo Coclear é um achado determinante no diagnóstico diferencial da Neuropatia/Dessincronia auditiva. O protocolo de registro do Microfonismo Coclear deve contar com o uso de fones de inserção, a inversão da polaridade e o bloqueio do tubo do estímulo para impedir a interferência de artefato elétrico. A amplitude do Microfonismo Coclear na Neuropatia/Dessincronia auditiva não apresenta diferença significante entre a amplitude do Microfonismo Coclear em ouvintes normais. A duração do Microfonismo Coclear é maior em indivíduos com Neuropatia/Dessincronia auditiva.
Descritores: Limiar Auditivo/fisiologia
Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico/fisiologia
Emissões Otoacústicas Espontâneas/fisiologia
Potenciais Microfônicos da Cóclea/fisiologia
Perda Auditiva Central/fisiopatologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1022836
Autor: Matas, Carla G; Sansone, Ana P; Iorio, Maria C. M; Succi, Regina C. M.
Título: Avaliação audiológica em crianças nascidas de mães soropositivas para o vírus da imunodeficiência humana / Audiological Evaluation in Children Born to HIV Positive Mothers
Fonte: Rev. bras. otorrinolaringol;66(4):317-324, Ago. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: Presente trabalho teve como objetivo avaliar audiologicamente crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV, verificando a ocorrência de alterações auditivas. Material e método: A população estudada constou de 143 crianças, 82 do sexo masculino e 61 do sexo feminino, na faixa etária entre um mês a dois anos e seis meses de idade. As crianças foram divididas em três grupos, de acordo com o Sistema de Classificação Revisado 16 para a infecção pelo HIV em crianças menores de 13 anos de idade, sendo estes denominados: infectado (I), sororrevertido (SR) e exposto (E). Os procedimentos empregados na avaliação audiológica foram a audiometria de observação comportamental, audiometria com reforço visual e medidas de imitância acústica. Analisando a amostra avaliada segundo as variáveis duração da gestação e peso ao nascimento, pôde ser observado um número maior de crianças nascidas a termo e com peso adequado para a idade gestacional. No estudo da ocorrência de alterações auditivas, foram utilizados os resultados da última avaliação audiológica obtidos nas 143 crianças da amostra. Resultados: A análise estatística revelou presença de alterações auditivas significantemente maior nas crianças infectadas. Nos grupos sororrevertido e exposto ocorreu exatamente o oposto, ou seja, houve predominância de ausência de alterações auditivas. Conclusão: O tipo de alteração auditiva mais freqüentemente encontrado no grupo infectado foi a sugestiva de alteração auditiva central, e nos demais grupos ocorreu similaridade entre as alterações de orelha média e as sugestivas de alterações auditivas centrais.

The aim of the present study was the audiological evaluation of children born to mothers serologically positive for HIV, in order to verify the occurrence of auditory disorders. Material and method: The population studied included 143 children - 82 males and 61 females - ranging in age from one month to two years and six months. The children were divided into three groups, following the revised classification systemt1 for human immunodeficiency virus infection in children less than 13 years of age, as infected (1), seroreverter (SR) or exposed (E). The audiological evaluation procedures employed were behavioral observation audiometry, visual reinforcement audiometry and acoustic immittance measurements. Analysis of the sample population for duration of gestation and birth weight showed that the majority of the children were born at term with a suitable weight for gestational age. For studying the incidence of auditory disorders, the results of the latest audiological examinations on the 143 children were used. Results: Statistical analysis showed a significantly higher incidence of auditory disorder in the infected children. Among the seroreverter and exposed children the inverse was the case, with the majority of the children showing no auditory disorder. Conclusion: Results suggesting central auditory disorders were predominant in the infected group, whereas the incidences of central and middle ear disorders were similar in the other two groups.
Descritores: Otite/fisiopatologia
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/imunologia
Perda Auditiva Central/prevenção & controle
-Criança
Audição/fisiologia
Testes Auditivos/métodos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1000791
Autor: Massara, Norma Beatriz; Florio, Osvaldo.
Título: Detección de la perdida auditiva en niños institucionalizados / Detection of hearing loss in institutionalized children.
Fonte: La Plata; Pro-infantia; 1997. 52 p.
Idioma: es.
Descritores: Criança Institucionalizada
Perda Auditiva Central
Responsável: AR338.1 - Biblioteca
AR338.1; 159.946.3, M4, 07/3886


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Id: lil-779122
Autor: Fernandes, Nayara Freitas; Yamaguti, Elisabete Honda; Morettin, Marina; Costa, Orozimbo Alves.
Título: Percepção de fala em deficientes auditivos pré-linguais com desordem do espectro da neuropatia auditiva usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora / Speech perception in users of hearing aid with auditory neuropathy spectrum disorder
Fonte: CoDAS;28(1):22-26, jan.-fev. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de fala em crianças portadoras de deficiência auditiva pré-lingual com desordem do espectro da neuropatia auditiva (DENA) usuárias de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) bilateral. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório realizado no Centro de Pesquisas Audiológicas da Sessão de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP). Foram avaliadas 4 crianças com idade variando entre 8 anos e 3 meses e 12 anos e 2 meses. Foram utilizados: listas de palavras monossílabas, dissílabas, palavras sem sentido e sentenças, Escala de Integração Auditiva Significativa para Crianças Pequenas (IT-MAIS) e Questionário de Avaliação da Linguagem Oral (MUSS), categorias de linguagem e audição. Todas as listas foram aplicadas em cabine acústica, à viva-voz, em campo livre, no silêncio. Resultados: Os resultados apresentaram média de 69,5% para a lista de palavras monossílabas, 87,75% para a lista de palavras dissílabas, 89,92% para a lista de sílabas sem sentido e 92,5% para a lista de sentenças. Conclusão: O processo terapêutico aplicado, que incluiu o uso do AASI bilateral, foi extremamente satisfatório, uma vez que possibilitou o desenvolvimento máximo das habilidades auditivas.

ABSTRACT Purpose: To analyze speech perception in children with pre-lingual hearing loss with auditory neuropathy spectrum disorder users of bilateral hearing aid. Methods: This is a descriptive and exploratory study carried out at the Research Center Audiological (HRAC/USP). The study included four children aged between 8 years and 3 months and 12 years and 2 months. Lists of monosyllabic words, two syllables, nonsense words and sentences, the Infant Toddler-Meaningful Auditory Integration Scale (IT-MAIS) and the Meaningful Use of Speech Scale (MUSS), hearing, and language categories were used. All lists were applied in acoustic booth, with speakers, in free field, in silence. Results: The results showed an average 69.5% for the list of monosyllabic words, 87.75% for the list of two-syllable words, 89.92% for the list of nonsense syllables, and 92.5% for the list of sentences. Conclusion: The therapeutic process that includes the use of bilateral hearing aid was extremely satisfactory, since it allowed the maximum development of auditory skills.
Descritores: Auxiliares de Audição
Perda Auditiva Central/reabilitação
Percepção da Fala
-Percepção Auditiva
Implante Coclear
Perda Auditiva Central/cirurgia
Desenvolvimento da Linguagem
Inquéritos e Questionários
Limites: Criança
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Maniglia, José Victor
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Id: lil-751902
Autor: Silva, Magali Aparecida Orate Menezes da; Piatto, Vânia Belintani; Maniglia, Jose Victor.
Título: Molecular approach of auditory neuropathy / Abordagem molecular da neuropatia auditiva
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);81(3):321-328, May-Jun/2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Mutations in the otoferlin gene are responsible for auditory neuropathy. OBJECTIVE: To investigate the prevalence of mutations in the mutations in the otoferlin gene in patients with and without auditory neuropathy. METHODS: This original cross-sectional case study evaluated 16 index cases with auditory neuropathy, 13 patients with sensorineural hearing loss, and 20 normal-hearing subjects. DNA was extracted from peripheral blood leukocytes, and the mutations in the otoferlin gene sites were amplified by polymerase chain reaction/restriction fragment length polymorphism. RESULTS: The 16 index cases included nine (56%) females and seven (44%) males. The 13 deaf patients comprised seven (54%) males and six (46%) females. Among the 20 normal-hearing subjects, 13 (65%) were males and seven were (35%) females. Thirteen (81%) index cases had wild-type genotype (AA) and three (19%) had the heterozygous AG genotype for IVS8-2A-G (intron 8) mutation. The 5473C-G (exon 44) mutation was found in a heterozygous state (CG) in seven (44%) index cases and nine (56%) had the wild-type allele (CC). Of these mutants, two (25%) were compound heterozygotes for the mutations found in intron 8 and exon 44. All patients with sensorineural hearing loss and normal-hearing individuals did not have mutations (100%). CONCLUSION: There are differences at the molecular level in patients with and without auditory neuropathy. .

INTRODUÇÃO: Mutações no gene da otoferlina (OTOF) são responsáveis pela neuropatia auditiva. OBJETIVO: Investigar a prevalência de mutações no gene OTOF em pacientes com e sem neuropatia auditiva. MÉTODO: Estudo de casos em corte transversal sendo avaliados 16 casos índice com neuropatia auditiva, 13 pacientes com deficiência auditiva sensorioneural (DASN) e 20 indivíduos ouvintes. DNA foi extraído de leucócitos do sangue periférico e regiões do gene OTOF foram analisadas pela técnica PCR-RFLP. RESULTADOS: Dos 16 casos índice, 9 (56%) são do gênero feminino e 7 (44%) do masculino. Dos 13 pacientes com DASN, 7 (54%) são masculinos e 6 (46%) femininos. Dos 20 ouvintes, 13 (65%) são masculinos e 7 (35%) femininos. Treze (81%) casos índice apresentam o genótipo selvagem (AA) e 3 (19%) o genótipo heterozigoto AG para a mutação IVS8-2A-G (intron 8). A mutação 5473C-G (exon 44) foi encontrada em heterozigose (CG) em 7 (44%) dos casos índice e 9 (56%) apresentam o genótipo selvagem (CC). Destes mutantes, dois (25%) são heterozigotos compostos para as mutações encontradas no intron 8 e exon 44. Os pacientes com DASN e os ouvintes não apresentam mutações (100%). CONCLUSÃO: Existem diferenças, ao nível molecular, em pacientes com e sem neuropatia audi tiva. .
Descritores: Perda Auditiva Central/genética
Proteínas de Membrana/genética
Mutação
-Estudos de Casos e Controles
Estudos Transversais
Técnicas de Diagnóstico Otológico
Análise Mutacional de DNA
Genótipo
Perda Auditiva Neurossensorial/genética
Reação em Cadeia da Polimerase
Polimorfismo de Fragmento de Restrição
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Bevilacqua, Maria Cecília
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Id: lil-741322
Autor: Fernandes, Nayara Freitas; Morettin, Marina; Yamaguti, Elisabete Honda; Costa, Orozimbo Alves; Bevilacqua, Maria Cecilia.
Título: Performance of hearing skills in children with auditory neuropathy spectrum disorder using cochlear implant: a systematic review, / Resultados do desempenho das habilidades auditivas em crianças com o espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear: revisão sistemática
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);81(1):85-96, Jan-Feb/2015. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Introduction: Currently, there are no doubts about the benefits of cochlear implants for the development of children with severe or profound hearing loss. However, there is still no consensus among researchers and professionals regarding the benefits for the improvement of hearing skills in children with auditory neuropathy spectrum disorder using cochlear implants. Objective: Review the available evidence in the literature to answer the following: "What is the performance of hearing skills in children with auditory neuropathy spectrum disorder using cochlear implants?" Methods: Systematic review of the literature through electronic database consultation, considering publications in the period 2002-2013. Results: Twenty-two studies met the criteria and were included in the systematic review. Conclusion: The analyzed studies demonstrated that after cochlear implant surgery, individuals with auditory neuropathy spectrum disorder improved their performance of hearing skills and had similar performance to that of children with sensorineural hearing loss using cochlear implant. .

Introdução: Atualmente não restam dúvidas quanto aos benefícios do uso do implante coclear no desenvolvimento da população infantil com perda auditiva de grau severo e/ou profundo. Entretanto, ainda não há um consenso entre pesquisadores e profissionais sobre os seus benefícios para a melhora das habilidades auditivas em crianças com o espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear. Objetivo: Revisar a evidência disponível na literatura para responder ao questionamento: "Quais os resultados do desempenho das habilidades auditivas em crianças com o espectro da neuropatia auditiva usuárias de implante coclear?" Método: Revisão sistemática da literatura, a partir da consulta de bases de dados eletrônicas, considerando publicações no período de 2002 a 2013. Resultados: Vinte e dois estudos contemplaram os critérios e foram incluídos na revisão sistemática. Conclusão: Os estudos analisados demonstraram que, após a cirurgia de IC, os indivíduos como espectro da neuropatia auditiva melhoraram o desempenho das habilidades auditivas e apresentaram desempenho semelhante ao de crianças com perda auditiva sensorioneural usuárias de implante coclear. .
Descritores: Implantes Cocleares
Perda Auditiva Central/reabilitação
-Perda Auditiva Central/complicações
Perda Auditiva Central/etiologia
Percepção da Fala
Limites: Criança
Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-725932
Autor: Francelino, Erika Gonçalves; Reis, Camila Fernanda de Castro; Melo, Tatiana.
Título: O uso do P300 com estímulo de fala para monitoramento do treinamento auditivo / The use of P300 with speech stimulus for monitoring the auditory training / Uso del P300 con estímulo de habla para monitoramento de la intervencion auditiva
Fonte: Distúrb. comun;26(1), mar. 2014. graf.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: 27º Encontro Internacional de Audiologia, Bauru, 14-17 de abril 2012.
Resumo: Introdução: Uma vez confirmado o diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo torna-se necessária realização do treinamento auditivo, para trabalhar as habilidades auditivas que se encontram alteradas. O fundamento chave para o treinamento auditivo está embasado na plasticidade neuronal e nas mudanças benéficas no comportamento auditivo e no sistema nervoso auditivo central. Tais mudanças podem ser monitoradas por meio de testes eletrofisiológicos, como o potencial cognitivo P300. Objetivo: Avaliar a efetividade do treinamento auditivo em crianças com o diagnóstico de transtorno do processamento auditivo, por meio do P300 com estímulo de fala. Métodos: Realizada a avaliação do P300 em 10 indivíduos, com idades entre sete e 14 anos, de ambos os gêneros, antes e após o treinamento auditivo. O programa de intervenção foi composto por nove sessões individuais. Todos os participantes foram submetidos ao P300 com estímulos acústicos binaurais (sílabas ? BA e GA) e intensidade de 75 dB NA. Foram utilizados 500 estímulos, dentre os quais 80% foram requentes (sílaba BA) e 20% foram raros (sílaba GA). Os estímulos raros e frequentes foram apresentados de forma aleatória (paradigma oddball). Resultados: Foi observada redução da latência e aumento da amplitude do P300 no instante pós-treinamento auditivo, de forma estatisticamente significante. Conclusão: Considerando as mudanças verificadas em relação à latência e amplitude do P300, eliciado com estímulo de fala após o programa terapêutico proposto, é possível concluir que este teste eletrofisiológico é uma ferramenta objetiva sensível para monitorar a efetividade do treinamento auditivo.

Introduction: Once confirmed the diagnosis of Auditory Processing Disorder, it is necessary to provide auditory training to improve the auditory skills. The basis for auditory training is based on neuronal plasticity and beneficial changes in auditory behavior and the central auditory pathways. These changes can be monitored by electrophysiological tests, as the the long latency auditory evoked potentials (P300). Objective: To assess the effectiveness of auditory training in children with auditory processing disorder through P300 with speech stimuli. Methods: The P300 was performed in 10 subjects, aged betweenseven and 14 years (both genders) of Clinical Speech Pathology, University of Guarulhos, before and after auditory training. The intervention program consisted of nine individual sessions. All participants underwent the P300. The test was performed with 500 binaural acoustic stimuli (syllables /BA/ for high- probability sounds and /GA/ for low-probability sounds), at 75 dB HL. The rare and frequent stimuli were presented in random order (oddball paradigm). Results: After the auditory training it was observed an improvement in the results of P300, by a statistically significant latency reduction and increased amplitude of the P300 at the instant post-auditory training. Conclusion: P300 elicited by speech was considered a sensitive tool to monitor the effectiveness of auditory training.

Introducción: Una vez confirmado el diagnóstico de Trastorno del Procesamiento Auditivo se hace necesaria la realización del entrenamiento auditivo, para trabajar las habilidades auditivas que se encuentran alteradas. El fundamento llave para el entrenamiento auditivo está embasado en la plasticidad neuronal y en los cambios benéficos para el comportamiento auditivo y el sistema nervioso auditivo central. Tales cambios pueden ser monitoreados por medio de pruebas eletrofisiológicas, como el potencial cognitivo P300. Objetivo: Evaluar la efectividad del entrenamiento auditivo en niños con el diagnóstico de trastorno del procesamiento auditivo, por medio del lo P300 con estímulo de habla. Métodos: Realizar la evaluación del P300 en 10 individuos, con edades entre los siete y 14 años, de ambos géneros, antes y después del entrenamiento auditivo. El programa de intervención fue compuesto por nueve sesiones individuales. Todos los participantes fueron sometidos al P300 con estímulos acústicos binaurales (sílabas ? BA y GA), a una intensidad de 75 dBNA. Fueron utilizados 500 estímulos entre los cuales 80% fueron frecuentes (sílaba BA) y 20% fueron raros (sílaba GA). Los estímulos raros y frecuentes fueron presentados de forma aleatoria (paradigma oddball). Resultados: Fue observada reducción de la latencia y aumento de la amplitud del lo P300 en el instante post-entrenamiento auditivo, de forma estadísticamente significante. Conclusión: Considerando los cambios verificados en la latencia y amplitud del P300, suscitados con estímulo de habla después del programa terapéutico propuesto, es posible concluir que esta prueba eletrofisiológica es una herramienta objetiva sensible para monitorear la efectividad del entrenamiento auditivo.
Descritores: Sistema Nervoso Central
Assistência à Saúde
Potenciais Evocados Auditivos
Perda Auditiva Central
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Cardoso, Ana Cláudia Vieira
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Id: lil-717756
Autor: Gução, Ana Cláudia Bianco; Romero, Ana Carla Leite; Valenti, Vitor Engracia; Cardoso, Ana Cláudia Vieira; Frizzo, Ana Claúdia Figueiredo.
Título: Auditory Late Responses in Asperger Syndrome: two case study
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;24(1):49-53, 2014. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Auditory Late Responses (ALR) assess central auditory processing by neuroelectric activity of the auditory pathway and analyse the activities involved in cortical abilities of discrimination, attention and integration of the brain. Individuals withAsperger Syndromeexperience changesinthese skills, so it is importanttoresearchthesepotentialthis population. The objective of this paper was to describe the auditory late responses of two patients with Asperger Syndrome. METHODS: The study included two male patients with Asperger Syndrome, of 7 and 12 years of age, treated in a study centre. The patients did not present any auditory complaint detected by anamnesis. The external auditory canal was inspected and audiological and auditory late responses assessed. After evaluation the components P2, N2 and P3 were analysed. RESULTS: In both patients, the latency of the components P2, N2 and P3 were elongated in both ears. Regarding the amplitude of the P2 component, reduced values were found for the left ear of patient 1 and the right ear of patient 2. The N2 amplitude was reduced for both ears of patient 1 and only the right ear of patient 2. The two patients showed a decrease in the amplitude of the P3 only in the right ear. CONCLUSION: This study concludes that there were changes in the ALR results in both patients with Asperger Syndrome, suggesting alteration of the auditory function at the cortex level...

INTRODUÇÃO: Os Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência avaliam o processamento auditivo central através da atividade neuroelétrica da via auditiva, analisando as atividades corticais envolvidas nas habilidades de discriminação, integração e atenção do cérebro. Indivíduos com Síndrome de Asperger apresentam alterações em tais habilidades, sendo importante a investigação desses potenciais nessa população. O objetivo do trabalho foi descrever os achados dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência de dois pacientes com Síndrome de Asperger. MÉTODO: Participaram do estudo dois pacientes com Síndrome de Asperger do sexo masculino, com idade de 7 e 12 anos, atendidos em um centro de estudos, isentos de alterações auditivas, detectadas por meio de anamnese, inspeção do conduto auditivo externo e avaliação audiológica. Foi aplicado o potencial evocado auditivo de longa latência e analisado os componentes P2, N2 e P3. RESULTADOS: A latência dos componentes P2, N2 e P3 mostrou-se alongada nas duas orelhas nos dois pacientes. Quanto à amplitude, o componente P2 estava com valores reduzidos apenas para a orelha esquerda do paciente 1 e direita do paciente 2. O N2 estava com amplitude reduzida nas duas orelhas do paciente 1 e apenas na orelha direita do paciente 2, e o P3 apresentou diminuição de amplitude apenas na orelha direita nos dois pacientes. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que há alteração no funcionamento da informação auditiva ao nível do córtex nas duas crianças com Síndrome de Asperger atendidas neste centro...
Descritores: Síndrome de Asperger
Cognição
Potenciais Evocados Auditivos
Perda Auditiva Central
Perda Auditiva Neurossensorial
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Meyer, Armando
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Id: lil-684637
Autor: Kós, Maria Isabel; Hoshino, Ana Cristina; Asmus, Carmen Ildes Fróes; Mendonça, Raphael; Meyer, Armando.
Título: Efeitos da exposição a agrotóxicos sobre o sistema auditivo periférico e central: uma revisão sistemática / Peripheral and central auditory effects of pesticide exposure: a systematic review / Efectos de la exposición a los pesticidas en el sistema auditivo periférico y central: una revisión sistemática
Fonte: Cad. saúde pública = Rep. public health;29(8):1491-1506, Ago. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as intoxicações agudas por agrotóxicos são da ordem de 3 milhões anuais, com 2,1 milhões de casos só nos países em desenvolvimento. Na última década, no Brasil, o uso de agrotóxicos assumiu proporções assustadoras. Entre 20012008 a venda desses produtos saltou, quando o país alcançou a posição de maior consumidor mundial de venenos. O objetivo deste estudo foi avaliar por meio de uma revisão sistemática se a exposição ao agrotóxico causa alterações auditivas no sistema auditivo periférico/central, atentando assim para a importância da avaliação auditiva em populações expostas de forma crônica ou aguda. Trata-se de uma revisão sistemática dos estudos publicados sobre os efeitos da exposição ao agrotóxico no sistema auditivo. Analisaram-se os trabalhos contemplados na íntegra e também sua qualidade metodológica. A pesquisa identificou 143 estudos sobre o tema, sendo que 16 se enquadraram nos critérios de inclusão. Todos os artigos analisados evidenciaram que a exposição ao agrotóxico é ototóxica e induz ao dano às vias auditivas.

The World Health Organization reports a total of 3 million annual cases of acute pesticide poisoning (2.1 million cases in the developing countries alone). Pesticide use has reached alarming proportions in Brazil in the last decade. Pesticide sales skyrocketed from 2001 to 2008, making Brazil the world's leading consumer of poisons. This study aimed to assess whether pesticide exposure causes peripheral or central auditory disorders and thus focused on the importance of hearing tests in populations with acute or chronic exposure. This was a systematic review of studies on the effects of pesticide exposure on the auditory system. The context and methodological quality of the full texts were analyzed. The review identified 143 studies on the theme, 16 of which met the inclusion criteria. All articles showed that pesticide exposure is ototoxic and leads to hearing loss.

El objetivo de este artículo es presentar un estudio sobre el uso de la historia oral de vida como estrategia de aproximación entre cuidador y anciano, con el fin de contribuir a la humanización en la relación entre el profesional de la salud y el paciente. Se trata de una investigación cualitativa y descriptiva. Hemos reunido a siete ancianos, varones y mujeres, con más de 65 años que, a partir de entrevistas abiertas y semi-estructuradas, hicieron posible la producción de relatos de vida que, una vez finalizados, fueron devueltos a los colaboradores en forma de cuadernos personalizados para que ellos dispusieran de ellos como quisieran. Como resultado ha sido posible percibir que tal metodología contribuye a la generación de un vínculo entre enfermero y anciano, presentándose no solamente como elemento humanizador, sino también terapéutico.
Descritores: Doenças Auditivas Centrais/induzido quimicamente
Exposição Ambiental/efeitos adversos
Praguicidas/toxicidade
-Perda Auditiva Central/induzido quimicamente
Exposição Ocupacional/efeitos adversos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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