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Carvalho, Emília Campos de
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Id: lil-489769
Autor: Favretto, Débora Oliveira; Carvalho, Emilia Campos de.
Título: Validação conceitual do diagnóstico de enfermagem comunicação verbal prejudicada / Conceptual validation of the nursing diagnosis impaired verbal communication
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);7(2), 2008. graf.
Idioma: pt.
Resumo: This study aimed to carry out the conceptual validation of the elements of the diagnosis Impaired Verbal Communication and assess its inclusion in the taxonomy. The Concept Analysis step of Hoskins' Validation Model was used, based on a bibliographic survey with the following descriptors: communication, nursing diagnosis, communication barriers, nursing and patient. The abstracts of 125 articles were identified, 29 of which attended to the inclusion criteria. These were analyzed to identify the defining characteristics for the diagnosis under study. It was observed that the title is limited in relation to the definition and the defining characteristics, which involve different types of communication. All characteristics presented in NANDA were found in literature; four others were also identified. The insertion of the diagnosis in domain 5 and class 5 is pertinent, although the human communication process is more comprehensive than what is previewed in this class.

Este estudo objetivou realizar validação conceitual dos elementos do diagnóstico Comunicação Verbal Prejudicada e avaliar sua inclusão na taxonomia. Foi utilizado a etapa de Análise de Conceitos do Modelo de Validação de Hoskins, sendo realizada um levantamento bibliográfico com os descritores: comunicação, diagnóstico de enfermagem, barreiras de comunicação, enfermagem e paciente. Dos 125 artigos com resumos identificados, 29 atenderam aos critérios de inclusão. Estes foram analisados buscando identificar as características definidoras para o diagnóstico em estudo. Foi observado que o título é limitado em relação à definição e às características definidoras, as quais envolvem os diferentes tipos de comunicação. Todas as características apresentadas na NANDA foram encontradas na literatura; outras quatro diferentes também foram identificadas. A inserção do diagnóstico no domínio 5 e classe 5 é pertinente, embora o processo de comunicação humana é mais abrangente que o previsto nesta classe.
Descritores: Comunicação não Verbal
Cuidados de Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Transtornos da Comunicação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-989678
Autor: Pereira, Natalie; Gonçalves, Ana Paula Bresolin; Goulart, Mariana; Tarrasconi, Marina Amarante; Kochhann, Renata; Fonseca, Rochele Paz.
Título: Age-related differences in conversational discourse abilities: a comparative study / Diferenças relacionadas à idade nas habilidades do discurso conversacional: um estudo comparativo
Fonte: Dement. neuropsychol;13(1):53-71, Jan.-Mar. 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento. Científico e Tecnológico.
Resumo: ABSTRACT: Conversational discourse (CD) is among the most complex tasks in everyday life and relies on multiple cognitive domains (communicative and executive abilities). Alterations in discourse comprehension and production are often present in pathological aging. However, there is still a need to identify changes in healthy aging. Objective: This study aimed to compare young and older adults for the frequency of impaired communicative behaviors on a CD task. Performance was scored according to the Complementary Procedure of Conversational Discourse Analysis (CPCDA), developed based on the CD task from the Montreal Communication Evaluation Battery. Methods: A total of 95 participants (54 young-adults and 41 older adults) were evaluated. The frequency of communicative behaviors was compared between groups using MANCOVA and Chi-square tests. Results: Young adults showed fewer impairments in expression, pragmatics, cohesion, coherence, comprehension and emotional prosody. Older adults showed higher levels of verbal initiative and had fewer word finding difficulties. Communicative behaviors associated with planning and self-monitoring (e.g. repetition of information and syllabic false starts) appear to be common in the speech of healthy individuals in general. Conclusion: Studies which evaluate both discursive and cognitive skills are required to identify age-related changes. This would allow for the development of screening tools for CD assessment and preventive programs.

RESUMO: O discurso conversacional (DC) está entre as tarefas diárias mais complexas e dependentes de múltiplos domínios cognitivos (habilidades comunicativas e executivas). Alterações na compreensão e produção do discurso são relatadas classicamente durante o envelhecimento patológico. No entanto, ainda é necessário esclarecer mudanças no envelhecimento saudável. Objetivo: Este estudo tem como objetivo comparar jovens adultos e idosos quanto à frequência de comportamento comunicativo desviante em uma tarefa de DC utilizando o Procedimento Complementar de Análise do Discurso Conversacional (PCADC), inspirado na tarefa de DC da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação. Métodos: Um total de 95 indivíduos (54 adultos jovens e 41 idosos) foram avaliados. A frequência dos comportamentos comunicativos desviantes foi comparadas entre os grupos usando análise MANCOVA e Qui-quadrado. Resultados: Adultos jovens apresentaram melhor desempenho nas habilidades comunicativas referentes à: expressão, pragmática, coesão, coerência, compreensão e linguística prosódica e emocional. O grupo de idosos obteve melhor desempenho nas variáveis: "falta de iniciativa verbal" e "procura ou troca palavra" do que os jovens. Itens associados ao planejamento da fala e auto-monitoramento (ex: "repete informações" e "realiza false start"), parecem estar associados a um comportamento comum na fala de indivíduos saudáveis em geral. Conclusão: Estudos que avaliem habilidades discursivas e cognitivas são necessários para identificar mudanças ​​influenciadas pela idade. Dessa forma, seria possível propor uma ferramenta de triagem para avaliação discursiva, bem como programas de intervenção preventiva.
Descritores: Envelhecimento Saudável
-Comportamento Verbal
Idoso
Transtornos da Comunicação/prevenção & controle
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-952979
Autor: Akashi, Daniela Aiko; Ortiz, Karin Zazo.
Título: Formal language assessment in low-educated healthy subjects / Avaliação formal da linguagem em indivíduos normais com baixa escolaridade
Fonte: Dement. neuropsychol;12(3):284-291, July-Sept. 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Abstract Although many studies have shown the influence of education on cognition, the impact of low education on the various cognitive functions appears to differ. The hypothesis of the present study is that, with regards to language, the use of parameters derived from populations with 5-8 years of education leads to false-positive results. Objective: to determine the influence of low education on the language tasks assessed by the MTL-Brazil Battery Methods: 30 healthy adults with 2-4 years of education were submitted to the MTL-Br Battery, comprising 22 subtests. The data were submitted to descriptive statistical analysis for each subtest and Z-scores were then calculated based on the parameters of a population with 5-8 years of education. All participants would be considered impaired if the Battery had been applied according to published normative criteria for a population with 5-8 years of education. Results: Separate analysis revealed that published scores for 17 out of the 22 Battery tasks were inappropriate for a population with 2-4 years of education. Conclusion: Education was found to effect performance for each of the language abilities differently. In addition, the study results can be applied to language assessments of individuals with 1-4 years of education using the MTL-Br battery, since this is the only language test for adults available in Brazil, and for which there are no normative data for low-educated subjects.

Resumo As funções cognitivas, dentre elas a linguagem, sofrem a interferência da escolaridade. A hipótese deste estudo é que mesmo o uso de parametros obtidos em populações de 5 a 8 anos de escolaridade pode levar a falsos-positivos em populações com escolaridade de 2 a 4 anos de estudo. Objetivo: Verificar a influência da baixa escolaridade nas tarefas linguísticas da bateria MTL-Br e obter dados que possam ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de indivíduos cérebro-lesados de baixa grau de escolaridade. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo, em que foram avaliados 30 indivíduos normais de baixa escolaridade, de dois a quatro anos de estudo, com idade entre 19 e 60 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram submetidos ao Mini-Exame do Estado Mental e Teste do Desenho do Relógio para fins de rastreio cognitivo. Resultados: Todos os indivíduos que obtiveram escores compatíveis com os parâmetros de normalidade nestes dois testes foram submetidos à bateria MTL-Br. A avaliação seguiu estritamente as normas publicadas no instrumento original e o registro foi realizado nas folhas da própria bateria. Conclusão: No presente estudo evidenciamos a influência da escolaridade em tarefas linguísticas. Além disso, foi possível obter dados que poderão ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de indivíduos cérebro-lesados de baixa escolaridade.
Descritores: Transtornos da Comunicação
Testes de Linguagem
-Lesões Encefálicas
Escolaridade
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-614456
Autor: Vanegas, Blanca Cecilia; Castro, Luz Helena; Páez, Mercy Paola; Ramírez, Norlis Sulai; Salcedo, Lorena Julie.
Título: Comunicación del profesional de enfermería con pacientes que tienen dificultad en la expresión verbal por sordera / Nursing professional communication with patients who have difficulties in verbal expression because of deafness
Fonte: Rev. colomb. enferm;3(3):13-20, ago. 2008. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente estudio, con abordaje cualitativo y enfoquefenomenológico, se llevó a cabo con el propósito de determinar la manera como se realiza la comunicación del profesional de enfermería con pacientes que tienen dificultad en la expresión verbal por sordera. Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas semiestructuradas profundas grabadas, realizadas en dos instituciones de salud y teniendo en cuenta lasconsideraciones éticas establecidas en la Resolución Nº 008430 de 1993, del Ministerio de Salud de Colombia.La unidad de análisis estuvo constituida por siete profesionales de enfermería, que en los últimos dos años, habían tenido la oportunidad de brindar cuidado a pacientes con dificultad en la comunicación verbal por sordera. El estudio permitió concluir que la mayoría de los profesionales de enfermería participantes, consideran que no cuentan con las herramientas necesarias para comunicarse con un paciente conalteración en la expresión verbal por sordera, lo que en ocasiones conlleva a sentimientos de impotencia frente a su cuidado y a considerarlo como un “paciente difícil”; no obstante, hacen grandes esfuerzos para buscar estrategias que les permita establecer algún tipo de comunicación para indagar sobre las necesidades del paciente y hacer aportes para la solución de sus problemas.
Descritores: Cuidados de Enfermagem
Barreiras de Comunicação
Comunicação não Verbal
Administração dos Cuidados ao Paciente
Pessoas com Deficiência Auditiva
Relações Enfermeiro-Paciente
Transtornos da Comunicação
Ética em Enfermagem
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: lil-469686
Autor: Moreira, Cláudia Costa.
Título: A criança é quietinha / The child is silent
Fonte: Pediatr. mod;43(3):151-151, maio-jun. 2007.
Idioma: pt.
Descritores: Transtornos do Comportamento Infantil
-Transtornos da Comunicação
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: lil-311083
Autor: Silva, Rosane Paiva da.
Título: A fala infantil revela saúde / The speech infantile disclose health
Fonte: Pediatr. mod;36(3):133:137-134-137, mar. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: As alteraçöes fonoaudiológicas infantis podem atingir as áreas da voz, fala, linguagem e audiçäo e revelar sinais importantes em relaçäo a saúde da criança. Manter boas condiçöes de saúde inclui estabelecer qualidade no uso das condiçöes orgânicas disponíveis, visando evitar problemas futuros. Pais e profissionais de educaçäo e saúde, bem orientados pelo fonoaudiólogo desde a gestaçäo e conhecedores das etapas do desenvolvimento infantil, podem tomar medidas preventivas específicas e, assim, proporcionar um bom desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem na criança.
Descritores: Fatores de Risco
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Aprendizagem
Distúrbios da Fala/etiologia
Sucção de Dedo/efeitos adversos
Transtornos da Comunicação
-Desenvolvimento Infantil
Lactação
Limites: Seres Humanos
Criança
Pré-Escolar
Lactente
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-950606
Autor: Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Almeida, Carlos Podalirio Borges de; Silva, Mariana Wolf da; Oenning, Nágila Soares Xavier; Lagni, Verlaine Balzan.
Título: Caracterização de acidente vascular cerebral com enfoque em distúrbios da comunicação oral em pacientes de um hospital regional / Characterization of stroke with a focus on oral communication disorders in inpatients of a regional hospital
Fonte: Audiol., Commun. res;21:e1603, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Caracterizar pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), verificar a prevalência de distúrbios de comunicação oral relacionados e a frequência de encaminhamento para reabilitação fonoaudiológica. Métodos Estudo retrospectivo dos prontuários de 95 pacientes internados por AVC, entre junho de 2007 e junho de 2008, em hospital público da região metropolitana de Porto Alegre. Resultados Dos 95 pacientes, 51 (53,7%) eram do sexo masculino, com média de idade de 59,8 anos; 48 (59,3%) apresentavam histórico de hipertensão arterial; 82 (86,3%) apresentaram AVC tipo isquêmico e 53 (55,8%), distúrbios de comunicação oral. O tempo médio de internação foi de cinco dias. Não houve relação significativa entre o tipo de AVC e distúrbio de comunicação oral, tampouco entre o local da lesão neurológica decorrente do AVC e a ocorrência de distúrbio de comunicação oral. Nenhum dos sujeitos recebeu indicação de avaliação ou tratamento fonoaudiológico durante a internação ou na alta. Conclusão Mais de 50% dos indivíduos acometidos por AVC apresentam distúrbios de comunicação oral durante o período de internação hospitalar. Não houve nenhuma indicação ou solicitação de atendimento fonoaudiológico neste período, tampouco em encaminhamento para atendimento após a alta hospitalar. Estes achados indicam provável falha da inserção fonoaudiológica em equipes que atendem pacientes acometidos por doenças neurológicas, sendo necessário avaliar mais profundamente se isto ocorre devido à ausência do fonoaudiólogo na equipe, ou ao pouco conhecimento dos profissionais sobre a atuação fonoaudiológica junto aos distúrbios de comunicação oral decorrentes de AVC.

ABSTRACT Purpose To characterize patients with stroke and to establish the prevalence of oral communication disorders (CD) related by cerebrovascular accident (CVA) and the frequency of indication or request of speech therapy. Methods A retrospective cross-sectional study from the medical report forms of 95 patients hospitalized for stroke between June 2007 and June 2008 in a regional public hospital. Results Out of the 95 patients, 51 (53.7%) were male (mean age was 59.8 years old), 48 (59.3%) had a history of hypertension, 82 (86.3%) had ischaemic stroke and CD were present in 53 (55.8%) of patients. The mean hospital stay was 5 days. There was no significant relationship between the type of stroke and CD, or between the site of neurological damage due to stroke and the occurrence of CD. None of the subjects received an evaluation or speech-language therapy during hospitalization, and there were no referrals to healthcare after discharge. Conclusion More than 50% of individuals affected by stroke had oral communication disorders during the hospitalization. There was no any indication or request for speech therapy in this period, even after discharge. These findings indicate a probable failure to integrate with the speech therapy staff for the treatment of patients with neurological diseases. It is necessary to further evaluate whether this is due absence of speech therapists in the team or just healthcare professionals lacking knowledge about the possibilities of speech therapy along with disturbances in oral communication due to stroke.
Descritores: Acidente Vascular Cerebral/complicações
Acidente Vascular Cerebral/epidemiologia
Fonoaudiologia
Reabilitação do Acidente Vascular Cerebral
-Brasil/epidemiologia
Transtornos da Comunicação
Hipertensão
Transtornos da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-908143
Autor: Farías, Paula Nahir; Zunino, Virginia; Baigorri, Carolina; Blanco, Paula.
Título: Influencia de la prematurez en el desarrollo de la comunicación / Prematurity influence in the development of communication / Influência da prematuridade no desenvolvimento da comunicação
Fonte: Rev. Fed. Argent. Soc. Otorrinolaringol;24(2):37-42, 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: dentro de las alteraciones del neurodesarrollo, la prematurez es un factor de riesgo. Los niños prematuros tempranamente pueden presentar retraso en la comunicación y lenguaje, comparados con la población general. Objetivos: Dar a conocer la influencia de la prematurez en el desarrollo de la comunicación y el abordaje posible a realizar. Material y métodos: Análisis de 59 historias clínicas de niños prematuros que asistieron a control y seguimiento en el Gabinete de Intervención Temprana del Hospital Argerich, desde enero de 2011 hasta enero de 2017; y Escala Bayley del Desarrollo Infantil aplicada a cada niño, contemplando habilidades comunicativas y lingüísticas. Resultados: De las habilidades comunicativas esperadas para cada rango de edad, los diversos grupos (6, 9, 12, 18 meses de edad corregida) no alcanzaron a completar el 50% de las mismas. Analizando los resultados de cada grupo de prematuros (Extremo, Muy, Moderado y Tardío), se encontró que a medida que aumenta la edad gestacional existe un aumento de porcentaje de puntuación menor a dos desvíos estándar, visualizado a partir de los 9 meses de edad corregida, presentando compromiso cognitivo general y no sólo del lenguaje. Conclusiones: La prematurez afecta el desempeño comunicativo de los niños. La intervención fonoaudiológica temprana y el desarrollo de dispositivos de estimulación de comunicación y lenguaje contribuirían a disminuir el impacto que puede tener en el desarrollo global de los niños, favoreciendo la intra e intercomunicación, desde los primeros meses de vida.

Introduction: within neurodevelopmental disorders, prematurity is a risk factor. Also, premature infants, may have delays in language and communication acquisition compared to the general population. Objectives: Present the influence of prematurity in the development of communication and the possible approach to be performed. Material and methods: Analysis of 59 clinical records of premature infants, who attended control and follow-up at the Argerich Hospital Early Intervention Service, from January 2011 to January 2017; And Bayley's Scale of Child Development applied to each child, contemplating communicative and linguistic skills. Results: Of the communicative skills expected for each age range, the various groups (6, 9, 12, 18 months of age corrected) fail to complete 50% of the same. Analyzing the results of each group of premature infants (Extreme, Very, Moderate and Late), it was found that as gestational age increases, there is an increase in percentage of score less than two standard deviations observed after 9 months of age corrected, presenting general cognitive commitment and not just of the language. Conclusions: Prematurity affects the communicative performance of children. Early speech therapy and the development of language and communication stimulation devices, would contribute to reduce the impact that can have on the global development of children, favoring intra and intercommunication, from first months of life.

Introdução: dentro das alterações do neurodesenvolvimento a prematuridade é um fator de risco. Os prematuros podem ter atrasos na aprendizagem da linguagem, em comparação com a população em geral. Objetivos: Apresentar a influência da prematuridade no desenvolvimento da comunicação e sua possível abordagem. Material e métodos: Análise de 59 histórias clínicas de infantes prematuros que participaram do monitoramento e acompanhamento no gabinete de intervenção precoce do Hospital Argerich, de janeiro de 2011 à janeiro de 2017; a escala Bayley de crianças em desenvolvimento aplicada a cada criança, contemplando as habilidades comunicativas e lingüísticas. Resultados: Entre as habilidades comunicativas esperadas para cada facha de etária, os diversos grupos (6, 9, 12, 18 meses de idade corregida) não chegam a completar 50% dessas habilidades. Analisando os resultados de cada grupo de prematuros (extremo, muito, moderado e tarde), encontramos que a medida que aumenta a idade gestacional existe um aumento da porcentagem na pontuação menor a dois desvios estândar, observado a partir dos 9 meses, apresentando compromisso cognitivo general e não somente da linguagem. Conclusões: A prematuridade afeta o desempenho comunicativo de crianças. A intervenção fonoaudiológica precoce e o desenvolvimento de dispositivos de estimulação da linguagem, ajudaria a diminuir o impacto que pode ter sobre o desenvolvimento global das crianças, favorecendo a intra e intercomunicação a partir dos primeiros meses de vida.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Transtornos do Neurodesenvolvimento/diagnóstico
-Desenvolvimento Infantil
Transtornos da Comunicação/complicações
Transtornos da Comunicação/diagnóstico
Intervenção Médica Precoce
Transtornos da Linguagem/complicações
Transtornos da Linguagem/diagnóstico
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Relatos de Casos
Revisão
Responsável: AR635.1 - FCVyS - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-885084
Autor: Sawasaki, Lidiane Yumi.
Título: Identificação pragmática da linguagem e comunicação social: estudo comparativo entre crianças com transtornos de comunicação / Pragmatic identification of language and social communication: comparative study between children with communication disorders.
Fonte: Bauru; s.n; 2017. 116 p. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Dificuldades pragmáticas podem ocorrer em diferentes transtornos da comunicação, desde aqueles em que a dificuldade vai além da comunicação social e afeta habilidades para manter relacionamentos e interesses variados, como no Transtorno do Espectro Autista (TEA), até alterações que afetam a compreensão e expressão linguística sem prejuízo intelectual ou sensorial, como no Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). O estudo teve como objetivo investigar a eficácia de questionário sobre habilidades pragmáticas e comunicação social ­ APLSC - na identificação de alterações pragmáticas de crianças com transtornos de comunicação. Foram selecionadas 40 crianças entre 3;0 e 6;11 anos, 10 com TEA, 10 com DEL e 20 com desenvolvimento típico de linguagem ­ DTL (grupo comparativo). Os sujeitos foram seus pais e professores. Foi aplicado o questionário APLS (Assessment of Pragmatic Language and Social Communication: Parent and Professional Report ­ Beta Research Version) sobre comunicação social e linguagem pragmática em pais e professores. Os 80 questionários foram submetidos à análise estatística descritiva, também foi utilizado o teste t paramétrico e os testes não-paramétricos de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney U, além da aplicação do One-Sample Kolmogorov-Smirnov Test para verificar se os dados obedeciam à distribuição normal. Ainda. Os resultados indicaram pior desempenho das crianças com TEA em relação ao grupo comparativo, com diferença significante tanto na percepção dos pais como dos professores. Não houve diferença significante entre os grupos DEL e DTL, mas o grupo com DEL teve pior desempenho em relação aso seus pares comparativos. As respostas dos pais das crianças com TEA e DEL foram comparadas, havendo diferença significante. Quanto às respostas dos professores, o grupo DEL apresentou maior pontuação em relação ao grupo TEA. A comparação das respostas dos pais e dos professores das crianças com TEA, DEL e DTL não indicou diferença significante. Concluindo, crianças com TEA apresentaram prejuízos mais significativos nas habilidades pragmáticas e sociais em relação às crianças DEL, e tanto as com TEA como as com DEL apresentaram maiores limitações nestas habilidades em relação aquelas com desenvolvimento típico de linguagem. Desta forma, o questionário APLSC mostrou-se sensível à investigação pragmática de acordo com o esperado para cada grupo de sujeitos. Considerando as perguntas feitas para pais e professores do questionário, a percepção de ambos se mostrou semelhante.(AU)

Pragmatic language impairments may occur in different communication disorders. They include from those cases as Autism Spectrum Disorder (ASD) in which the difficulty extrapolates the social communication and affects skills concerning maintaining relationships and various interests to cases which alterations affect the understanding and linguistic expression without intellectual disability or sensory impairments as Specific Language Impairment (SLI).The study aimed to investigate the effectiveness of questionnaires about pragmatic language and social communication skills, known as APLSC, concerning the identification of pragmatic alterations in children with communication disorders. In this benchmarking research, 40 children between the ages of three to six years and 11 months old were selected comprising 10 cases with ASD, 10 cases with SLI and, 20 cases with Typically Developing Language (TDL) as reference group. There was the application of APLS questionnaire (Assessment of Pragmatic Language and Social Communication: Parent and Professional Report Beta Research Version) to parents and teachers as investigations subjects. The 80 questionnaires were submitted to the analysis based on descriptive statistics. Besides, the parametric t-test, the non-parametric tests developed by Kruskal-Wallis and by Mann-Whitney U and the application of One-Sample Kolmogorov-Smirnov Test were used to verify whether the data followed the normal distribution. The results indicated that children with ASD presented worse performance in relation to the reference group showing significant difference both in terms of the parents and teachers perception. There was no significant difference between SLI and TDL groups. However, the group with SLI presented worse performance in relation to their pairwise comparison. The answer of parents of children with ASD and those parents of children with SLI were compared and showed significant difference. Concerning the answers from teachers, the SLI group presented higher score compared to the ASD group. There was no significant difference regarding the comparison of answers elaborated by parents and by teachers of children with ASD, SLI and TDL. In conclusion, children with ASD presented disorders more significant in pragmatic and social skills in relation to the children with SLI. Besides, both the ASD and the SLI group presented more limitations concerning these skills than the results presented by the group with Typically Developing Language. Therefore, the APLSC questionnaire proved its responsiveness to the pragmatic investigation according to the results expected to each groups of subjects. Regarding the questions asked to the investigations subjects of this questionnaire, there were similarities of perception between parents and teachers.(AU)
Descritores: Transtornos da Comunicação/diagnóstico
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/diagnóstico
Comunicação Social
Inquéritos e Questionários/normas
-Fatores Etários
Brasil
Estudos de Casos e Controles
Valores de Referência
Reprodutibilidade dos Testes
Fatores Sexuais
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1, Sa96i


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Id: biblio-882180
Autor: Carleto, Natalia Gutierrez.
Título: Portal dos idosos: desenvolvimento e avaliação de um website com informações sobre o acidente vascular cerebral e suas consequências para a comunicação / Portal of the elderly: development and evaluation of a website with information about stroke and its consequences for communication.
Fonte: Bauru; s.n; 2016. 142 p. tab, ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo desenvolver e avaliar um website com informações da área de Fonoaudiologia com enfoque no acidente vascularcerebral. Foi elaborado um website contendo informações sobre a temática, utilizando linguagem simples, objetiva e com conteúdos concisos, baseados em sites de referência sobre Acidente Vascular Cerebral, e também dissertações, livros e artigos científicos indexados em bases de dados. A elaboração da página web seguiu as etapas de análise e planejamento, modelagem, implementação e avaliação. Foram convidados avaliadores que fizeram parte das seguintes categorias: idoso, cuidador de idoso e fonoaudiólogo. Os grupos preencheram um formulário online com informações sobre identificação, frequência de uso da internet e nível de escolaridade. Responderam também dois outros questionários online a fim de avaliar a qualidade técnica do website (Questionário Emory) e a qualidade dos conteúdos elaborados. A amostra foi composta por 44 participantes, a maioria do sexo feminino (84,09%), sendo 15 idosos (média etária de 64,27 anos), 12 cuidadores de idosos (média etária de 40,5 anos) e 17 fonoaudiólogos (média etária de 31,65 anos). Para a análise estatística foram utilizados o Coeficiente de Correlação de Spearman, Teste Kruskal-Wallis e Teste de Dunn. Os conteúdos elaborados para o menu Acidente Vascular Cerebral foram divididos em 10 submenus. Utilizou-se o índice de Flesch para verificar a inteligibilidade destes conteúdos, encontrando-se grande parte com percentil correspondente a fácil. A avaliação geral da qualidade técnica do website realizada por meio do questionário Emory apresentou-se como excelente As subescalas precisão e links interessantes apresentaram maior pontuação (100%), e a menor pontuação foi a subescala autoria (96%). Ao comparar as subescalas e pontuação geral do questionário Emory, verificou-se diferença estatisticamente significativa entre as categorias idoso e cuidador de idoso na subescala navegação. A qualidade dos conteúdos do website apresentou classificação geral como excelente, com maiores pontuações os submenus 8 e 10 e menor pontuação o submenu 4. Observou-se diferença estatisticamente significativa entre as categorias idoso e fonoaudiólogo referente à pontuação geral e aos submenus 1, 2 e 4. Pode-se concluir que os conteúdos elaborados fundamentados em literatura científica, bem como o website são uma fonte de consulta e de complementação de informações confiáveis sobre o Acidente Vascular Cerebral.(AU)

This research aimed to develop and evaluate a website with information on Speech, Language and Hearing Sciences with focus on Stroke. A website containing information on the subject was developed, using a simple, objective language, providing concise contents based on reference sites on stroke, dissertations, books and scientific articles indexed in databases. The development of the website followed the steps analysis and planning, modeling, implementation and evaluation. Guest evaluators took part in the categories: elderly person, elderly caregiver and speechlanguage pathologist/audiologist. The groups filled out an online form with information on identification, internet use frequency and level of education. Participants also completed two online questionnaires to assess the websites technical quality (Emory questionnaire) and the quality of the contents. The sample consisted of 44 participants, mostly female (84.09%), and 15 elderly people (mean age 64.27 years), 12 eldely caregivers (mean age 40.5 years) and 17 speechlanguage pathologists/audiologists (mean age 31.65 years). Statistical analysis was performed using the Spearman correlation coefficient test, Kruskal-Wallis test and Dunns test. The content about Stroke were divided into 10 submenus. The Flesch index was used to check the intelligibility of the develop contents and most of the contents considered easy. The websites technical quality was presented as excellent. Subscales "accuracy" and interesting links had the highest score (100%) while authorship had the lowest (96%). When comparing the topics and overall score of Emory questionnaire, there was a statistically significant difference between the categories elderly person and elderly caregiver on subscale navigation. The quality of the website content presented overall rating as excellent with higher scores submenus 8 and 10 and lower score the submenu 4. There was a statistically significant difference between the categories elderly person and speech-language pathologist/audiologist regarding the overall score and submenus 1, 2 e 4. It can beconcluded that the developed content based on the scientific literature as well as the website are a reliable source of consultation and complementation of information on Stroke.(AU)
Descritores: Transtornos da Comunicação/etiologia
Comunicação em Saúde/métodos
Internet
Educação de Pacientes como Assunto/métodos
Acidente Vascular Cerebral/complicações
Acidente Vascular Cerebral/fisiopatologia
-Cuidadores
Educação em Saúde/métodos
Reprodutibilidade dos Testes
Fonoaudiologia
Inquéritos e Questionários
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR28.1 - Serviço de Biblioteca e Documentação Professor Doutor Antônio Gabriel Atta
BR28.1, C194p



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