Base de dados : LILACS
Pesquisa : C10.597.606.150.500.050 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 34 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 4 ir para página            

  1 / 34 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-724275
Autor: Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Fontoura, Denise Ren da; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Acquired dysgraphia in adults following right or left-hemisphere stroke / Disgrafias adquiridas em adultos após acidente vascular cerebral unilateral nos hemisférios direito e esquerdo
Fonte: Dement. neuropsychol;8(3), set. 14.
Idioma: en.
Resumo: Objective: This study aimed to assess the strengths and difficulties in word and pseudoword writing in adults with left- and right-hemisphere strokes, and discuss the profiles of acquired dysgraphia in these individuals. Methods: The profiles of six adults with acquired dysgraphia in left- or right-hemisphere strokes were investigated by comparing their performance on word and pseudoword writing tasks against that of neurologically healthy adults. A case series analysis was performed on the patients whose impairments on the task were indicative of acquired dysgraphia. Results: Two patients were diagnosed with lexical dysgraphia (one with left hemisphere damage, and the other with right hemisphere damage), one with phonological dysgraphia, another patient with peripheral dysgraphia, one patient with mixed dysgraphia and the last with dysgraphia due to damage to the graphemic buffer. The latter patients all had left-hemisphere damage (LHD). The patterns of impairment observed in each patient were discussed based on the dual-route model of writing. Conclusion: The fact that most patients had LHD rather than right-hemisphere damage (RHD) highlights the importance of the former structure for word processing. However, the fact that lexical dysgraphia was also diagnosed in a patient with RHD suggests that these individuals may develop writing impairments due to damage to the lexical route, leading to heavier reliance on phonological processing. Our results are of significant importance to the planning of writing interventions in neuropsychology.

Objetivo: Investigar aspectos preservados e dificuldades na escrita de palavras e pseudopalavras em adultos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) à esquerda e à direita e discutir os perfis de disgrafia adquirida nesses indivíduos. Métodos: Investigaram-se perfis de disgrafia adquirida a partir da avaliação das habilidades e dificuldades na escrita de palavras e pseudopalavras de seis adultos que sofreram AVC no hemisfério direito (LHD) e no hemisfério esquerdo (LHE), comparados a adultos neurologicamente saudáveis. Realizou-se análise de séries de casos com os pacientes que apresentaram desempenho deficitário na escrita de palavras, que indicavam a presença de uma disgrafia adquirida. Resultados: Foram identificados dois casos com disgrafia lexical (sendo um com LHE e outro com LHD), um caso com disgrafia fonológica, um com disgrafia periférica, um com disgrafia mista e um com disgrafia por déficit no buffer grafêmico, todos estes com LHE. Destacou-se nesse estudo a heterogeneidade das habilidades linguísticas dos casos clínicos, discutidas de acordo com o modelo cognitivo de dupla-rota de escrita. Conclusão: O maior prejuízo encontrado nos pacientes com LHE ressalta a importância desse hemisfério cerebral para o processamento da escrita de palavras. A presença de um caso com LHD com perfil de disgrafia lexical destaca a necessidade de melhor estudar o papel do hemisfério direito no processamento de palavras. Espera-se que esse estudo contribua para o planejamento de estratégias de intervenção neuropsicológica direcionadas à escrita de palavras.
Descritores: Agrafia
Dominância Cerebral
Neuropsicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  2 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Magalhaes, Livia de Castro
Texto completo
Id: lil-712118
Autor: Galvão, Beatriz de Arruda Pereira; Veloso, Mariana Pereira; Carvalho, Lívia Paula de Freitaa; Magalhães, Lívia de Castro.
Título: Perspectiva dos pais sobre as consequências funcionais do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC): revisão da literatura / The perspective of parents on the functional consequences of Developmental Coordination Disorder (DCD): a literature review
Fonte: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.);22(1):187-193, jan.-abr. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: In general, the difficulties presented by children diagnosed with Developmental Coordination Disorder (DCD) are first noticed by parents in the daily routine. Although the discussion about the functional impact of DCD is expanding in some countries, it is still poorly explored in Brazil. The purpose of this study was to review the literature that describes the perception of parents concerning the impact of DCD on the daily life of these children and their families. An electronic search for the evidence available in the literature was conducted in major databases using, as keywords, the terms commonly adopted by researchers and practitioners working with children with DCD. The inclusion criteria were articles that used qualitative methodology, studies published from January 1995 to February 2012, and data collected through interviews with parents and/or caregivers, which described children with specific signs of DCD. Of the 594 articles found, only eight used qualitative methodology - all in English. The data presented in these articles show the concern of parents regarding the socialization process of their children with DCD and the lack of preparation of the educational system to deal with the motor difficulties that characterize this disorder. In conclusion, it is essential, especially for rehabilitation professionals who deal with children with DCD, to value how parents perceive the motor coordination difficulties of their children in order to develop actions and services that are adequate to the reality of Brazilian families.

As dificuldades de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação geralmente são percebidas primeiramente pelos pais durante a realização de atividades que fazem parte da rotina diária de seus filhos. Embora a discussão sobre o impacto funcional do TDC tenha sido ampliada em alguns países, no Brasil esse tema ainda é incipiente. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura que descreve a percepção dos pais sobre o impacto do TDC no cotidiano da criança e da família. Realizou-se levantamento das evidências disponíveis na literatura por meio de busca eletrônica nas principais bases de dados, tendo sido usados como palavras-chave os termos comumente adotados pelos pesquisadores e profissionais que trabalham com crianças com TDC. Os critérios para inclusão dos artigos foram uso de metodologia qualitativa, trabalhos publicados no período de janeiro de 1995 a fevereiro de 2012, dados coletados por meio de entrevistas com pais e/ou cuidadores e que se referiam a crianças com sinais específicos de TDC. Foram localizados 594 artigos sobre o transtorno motor, sendo apenas oito qualitativos e todos em inglês. Os dados obtidos nesses artigos evidenciam a preocupação dos pais quanto ao processo de socialização de suas crianças com TDC e a falta de preparo do sistema educacional para lidar com as dificuldades características desse transtorno motor. Conclui-se ser imprescindível, especialmente para profissionais de reabilitação que lidam com crianças com TDC, considerar como os pais percebem as dificuldades de coordenação motora de seus filhos, a fim de desenvolver serviços e ações adequados à realidade das famílias brasileiras.
Descritores: Ataxia
Transtornos das Habilidades Motoras
Agrafia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  3 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-712116
Autor: Franco, Mariana de Paiva; Alves, Cristiane Paiva.
Título: O impacto do Método Mãe Canguru no processo de aprendizagem de prematuros de baixo peso: revisão da literatura / The impact of the method Kangaroo Mother Care in the learning process of low-birth-weight preterm infants: a literature review
Fonte: Cad. Ter. Ocup. UFSCar (Impr.);22(1):163-174, jan.-abr. 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Technology advances and scientific studies in Neonatal Intensive Care Units (NICU) have contributed significantly to reduce mortality and morbidity of at-risk newborns (NB). However, they are more likely to present neurological and/or developmental psychomotor delay with neurological and sensory alterations. Therefore, proposals for neonatal intervention were developed with the aim of protecting the baby and offering appropriate incentives to minimize the effects of hospital intervention. To this end, programs of protective measures such as the Kangaroo Mother Care (KMC) were developed. Given the relevance of the issue described, this systematic review critically appraises articles from the national and international literature, published in recent years (from 2000 to 2011), that describe whether the KMC can be a protective factor for the development of writing in premature infants. The textual search was conducted using the Virtual Health Library (VHL), a website that covers publications worldwide, allowing access to articles from health science, including LILACS, IBECS, MEDLINE, Cochrane Library and SciELO, as database. The findings revealed that infants who participated in the KMC program showed improvements in their development and that factors such as low-birth-weight prematurity and learning disorders have close relationship with the onset of motor impairments and changes in psychomotor development. The findings showed no articles describing the KMC as a protective factor for the incidence of dysgraphia. Thus, we emphasize the importance of conducting further studies on these topics.

Os avanços da tecnologia e dos estudos científicos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) contribuíram significativamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade de recém-nascidos (RN) de risco, porém, eles continuam mais propensos a apresentar comprometimento neurológico e/ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, com alterações neurológicas e sensoriais. Diante disso, surgiram propostas de programas de intervenção neonatal com o objetivo de resguardar o bebê e oferecer estímulos adequados para minimizar os efeitos das intervenções, com medidas protetoras, entre elas o Método Mãe Canguru (MMC). Face à relevância do tema descrito, esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de artigos nacionais e internacionais publicadas nos últimos anos (2000 a 2011) que descrevem de que maneira o MMC pode ou não agir como fator protetivo ao desenvolvimento da escrita em prematuros. Para a busca textual foi eleita a Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, por se tratar de um site que abrange publicações mundiais, permitindo acesso a artigos da Ciências da Saúde, em geral tendo LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO como bases de dados. Os resultados encontrados nos artigos revelaram que os RN que participaram do MMC apresentaram melhoras no desenvolvimento e que fatores como a prematuridade, baixo peso ao nascer e distúrbios de aprendizagem estão fortemente correlacionados com deficiências motoras e alterações no desenvolvimento psicomotor. Concluiu-se que não foram encontrados artigos que descrevem o MMC como fator protetivo ao aparecimento da disgrafia. Sendo assim, acredita-se ser de grande importância a condução de futuros estudos sobre esses temas.
Descritores: Recém-Nascido
Recém-Nascido Prematuro
Agrafia
Método Canguru
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  4 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-878654
Autor: Laux, Rafael Cunha; Oliveira, Sandra Rogéria de; Corazza, Sara Teresinha.
Título: Intervenção psicomotora em crianças disgráficas / Psychomotor intervention in dysgraphic children / Intervención psicomotriz en niños disgráficos
Fonte: Distúrb. comun;28(4):665-672, dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Identificar a quantidade de sujeitos disgráficos em uma população específica de crianças, aplicar-lhes uma intervenção psicomotora e verificar seu efeito. Método: O grupo de estudo foi formado por 35 crianças com idade média de 9,8±0,5 anos participantes de um programa social para a erradicação do trabalho infantil, no qual se constatou que 17,2% (6) são disgráficas. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Escala de Disgrafia (ED) e um diário de campo. A intervenção foi composta por atividades específicas para sanar déficits motores identificados na EDM dos sujeitos disgráficos e teve duração de 45 minutos, três vezes por semana, durante dois meses. Foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa), cujos dados foram apresentados utilizando-se a técnica de análise de séries temporais. Resultados: Foram analisados 4 casos de sujeitos com idade média de 10,0±0,5 anos. Na EDM verificou-se que só o grupo disgráfico apresentou uma insuficiência na organização temporal. A intervenção psicomotora foi elaborada e aplicada para sanar essa dificuldade. No pós-teste observou-se a melhora da organização temporal e da escrita de três dos quatros sujeitos do estudo. Conclusão: A intervenção mostrou-se eficaz, considerando a melhora na organização temporal e na escrita de três sujeitos. O sujeito que teve retrocesso motor deve ser mais bem investigado, uma vez que se percebeu a possibilidade de existência de outras dificuldades de aprendizagem ou de ordem neurológica.

Objective: To identify the amount of dysgraphic subjects in a specific population of children, apply them a psychomotor intervention and verify its effect. Methods: The study group consisted of 35 children with an average age of 9.8±0.5 years old participating in a social program for the eradication of child labor, and where it was found that 17.2% (6) are dysgraphic. The instruments used were the Motor Development Scale (MDS), Dysgraphia Scale (DS) and a field diary. The intervention was composed of specific activities to remedy deficit engine identified in MDS, with 45-minute duration, three times a week for two months. For data analysis, descriptive statistics were used (average, standard deviation, absolute and relative frequency), and were presented using multivariate analysis of time series. Results: Four cases of subjects were analyzed with an average age of 10.0±0.5 years old. In MDS it was found that only the dysgraphyc group showed a deficit in temporal organization. Psychomotor intervention was designed and implemented to remedy this difficulty. In the post-test it was observed an improvement in temporal organization and in writing in three of the four subjects of the study. Conclusion: The intervention was effective, considering the improvement in the temporal organization and writing of the three subjects. The subject who had kicker motor should be better investigated, since there was seen the possibility of other learning disabilities or neurological disorder

Objetivo: Identificar la cantidad de sujetos disgráficos en una población específica de niños, aplicarles una intervención psicomotriz y comprobar su efecto. Método: Se analizó un grupo de 35 niños con una edad media de 9,8±0,5 años que participan de un programa social para la erradicación del trabajo infantil, y se constató que 17,2% (6) son disgráficas. Los instrumentos utilizados fueron la Escala de Desarrollo Motor (EDM), la Escala de digrafía (ED) y un diario de campo. La intervención consistió en actividades específicas para resolver el déficit motor identificado en la EDM, con 45 minutos de duración, tres veces a la semana durante dos meses. Para el análisis de los datos, se utilizó estadística descriptiva (promedio, desviación estándar, la frecuencia absoluta y relativa), y se presentaron utilizando análisis multivariado de series de tiempo. Resultados: Se analizaron cuatro casos de sujetos con una edad media de 10,0±0,5 años. En EDM se encontró que sólo el grupo disgráfico mostró un déficit en la organización temporal. La intervención psicomotriz fue diseñada e implementada para remediar esta dificultad. En el post-test se observó mejoría en la organización temporal y en la escritura de tres de los cuatro sujetos del estudio. Conclusión: La intervención fue efectiva, teniendo en cuenta la mejora en la organización temporal y la escritura de los tres sujetos. El sujeto que tenía retroceso motor debe ser mejor investigado pues se observó la posibilidad de otras discapacidades de aprendizaje o de orden neurológico
Descritores: Agrafia
Criança
Transtornos de Aprendizagem
Destreza Motora
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  5 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-775914
Autor: Nodarse Ravelo, Jenny; López Hernández, Mayda Nelia; Francia González, Tania; Torres Aguilar, Maydané; Quesada Rodríguez, Estela; Boys Lam, Odalys.
Título: Tratamiento de la disgrafia fonológica cinestésica en un paciente con apraxia oral post accidente cerebro vascular / Treatment of kinesthetic phonological disgraphia in patients with oral apraxia sequelar a stroke
Fonte: Med. reabil;34(1):1-6, jan.-abr. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: los problemas en la ejecución de la escritura dificultan las actividades de la vida diaria. El conocimiento de las características de esta habilidad, en personas que han padecido de una lesión del sistema nervioso, es imprescindible para la estruturación de un abordage terapéutico con vista a un mejor desempeño en su medio social. Objetivo: describir las características de la escritura de un paciente con apraxia oral y comprobar la influencia de un sistema de actividades para compensar la disgrafia fonológica cinestésica. Metodología: se presentó un paciente (FBZ) que presentava apraxia oral y disgrafia fonológica. Durante dos meses recibió por parte de los especialistas un sistema de actividades que tenía como objetivo mejorar la percepción y diferenciación de los sonidos del habla por su posición articulatoria con vista a compensar el transtorno que presentava en la escritura. Como protocolo de evaluación se le aplicó al inicio y final del tratamiento el capítulo V referente al diagnóstico de la escritura del test Boston. Resultados: mejoró la composición y orden de los grafemas dentro de la palabra y su inteligibilidad en el plano oral. Conclusiones: el sistema de actividades aplicado influyó positivamente en la corrección de la disgrafia fonológica.

Introduction: problems in the execution of the deed hinder activities of daily life. Knowledge of the characteristics of this ability, in people who have suffered injury to the nervous system, it is essencial to structure a therapeutic approach with a view to improved performance in their social environment. Objective: to discribe the characteristics of the writing of a patient with oral apraxia and check the influence of a system to compensate knesthetic activities phonological dysgraphia. Methodology: A patient (FBZ) presenting oral apraxia and phonological dysgraphia presented. For two months he received from specialists a system of activities aimed to improve the reception and differentiation of speech sounds by the articulatory position overlooking compensate disorder presenting in writing. As evaluation protocol was applied at the beginning and end of treatment Chapter V concerning the diagnostic test script Boston. Results: Improved composition and order of graphemes within the word and inteligibility planus. Conclusions: The applied system positively influenced the activities in the correction of phonoaudiological dysgraphia.
Descritores: Agrafia
Apraxia Ideomotora
Diagnóstico
Cinesiologia Aplicada
Fonética
Acidente Vascular Cerebral
Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR408.4 - BIB - Biblioteca do Instituto Biomêdico


  6 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-761282
Autor: Jaichenco, V; Politis, D; Jacubovich, S; Ferreres, A.
Título: Diagnóstico y rehabilitación de un paciente con agrafia adquirida / Diagnosis and rehabilitation of a patient with acquired agraphia
Fonte: Anu. investig. - Fac. Psicol., Univ. B. Aires;6:246-254, 1998.
Idioma: es.
Resumo: Presentamos un trabajo de investigación diagnóstica y tratamiento de un paciente con agrafia adquirida. El déficit que afecta la producción escrita del paciente está focalizado en un nivel específico del procesamiento de la escritura, el retén grafémico. Este componente, una memoria de trabajo, se encarga de mantener cierto tipo de información (cantidad y estructura de las sílabas, identidad de los grafemas), para su posterior procesamiento. La alteración de este nivel da lugar a un patrón de síntomas específico, como omisión de consonantes en sílabas complejas, sustitución de vocales por vocales y consonantes por consonantes, agregado de letras y transposiciones de letras en sílabas adyacentes. Se propuso una terapia que consistió en restaurar los procesos de conversión fonema - grafema y reorganizar, con un enfoque de soporte, los procesos que se llevan a cabo en el retén grafémico. Los resultados de la terapia muestran una mejoría estadísticamente significativa en el rendimiento del paciente...
Descritores: Agrafia/psicologia
Reabilitação/psicologia
Terapia da Linguagem/psicologia
-Redação
Limites: Seres Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  7 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-748903
Autor: Sampaio, Maria Nobre; Capellini, Simone Aparecida.
Título: Intervenção ortográfica em escolares com e sem dificuldades de escrita / Intervention with students with spelling difficulties in writing and without difficulties / Intervención ortográfica en escolares con y sin dificultades de escrita
Fonte: Psicol. esc. educ;19(1):105-115, Jan-Apr/2015. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada consistiu em verificar os efeitos de um programa de intervenção em escolares com e sem dificuldades na escrita. Participaram 40 escolares do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental público, distribuídos em dois grupos maiores: GI (20 escolares com dificuldades de escrita, subdivididos em GIe e GIc) e GII (20 escolares sem dificuldades de escrita, subdivididos em GIIe e GIIc). Em situação de pré e pós-testagem, os grupos foram submetidos à aplicação do Pró-Ortografia. Todos os grupos, de maneira geral, apresentaram médias de acertos que se tornaram superiores na pós-testagem, porém os resultados também mostraram que GIe e GIIe apresentaram melhor desempenho em relação a GIc e GIIc. Conclui-se que o programa de intervenção elaborado foi eficaz para os escolares deste estudo, indicando que ele possa auxiliar tanto professores quanto profissionais clínicos que atuem na área da educação, minimizando as dificuldades de escolares com defasagem ortográfica.

The purpose of the research reported here was to verify the effects of an intervention program in students with and without disabilities of writing. Participants were 40 students from 3 to 5 years of public elementary school, divided into two major groups: GI (20 students with difficulties in writing, subdivided into GIe and GIc) and GII (20 students without difficulties of writing, subdivided into GIIe and GIIc) . In a pre- and post-testing, the groups were submitted to the Pro-Spelling. All groups, in general, presented means of hits that have become higher in post-testing, but the results also showed that GIe and GIIe showed better performance against GIc and GIIc. It was concluded that the elaborate intervention program was effective for the students in this study, indicating that it can help both teachers and clinical professionals working in education, minimizing the difficulties of students with spelling lag.

El objetivo de la investigación aquí relatada consistió en verificar los efectos de un programa de intervención en escolares con y sin dificultades en la escrita. Participaron 40 escolares del 3º al 5º años de la Enseñanza Fundamental pública, distribuidos en dos grupos mayores: GI (20 escolares con dificultades de escrita, subdivididos en GIe y GIc) y GII (20 escolares sin dificultades de escrita, subdivididos en GIIe y GIIc). En situación de pre y post-prueba, los grupos fueron sometidos a la aplicación do Pró-Ortografía. Todos los grupos, de manera general, presentaron promedio de aciertos que se volvieron superiores en la post-prueba, sin embargo los resultados asimismo mostraron que GIe y GIIe presentaron mejor desempeño en relación a GIc y GIIc. Se concluye que el programa de intervención elaborado fue eficaz para los escolares de este estudio, indicando que él puede ayudar tanto profesores cuanto profesionales clínicos que actúen en el área de la educación, minimizando las dificultades de escolares con desfasaje ortográfica.
Descritores: Agrafia
Escrita Manual
-Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


  8 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-732238
Autor: Cardoso, Monique Herrera; Henderson, Sheila; Capellini, Simone Aparecida.
Título: Translation and cultural adaptation of Brazilian Detailed Assessment of Speed of Handwriting: conceptual and semantic equivalence / Tradução e adaptação cultural brasileira do Detailed Assessment of Speed of Handwriting: equivalência conceitual e semântica
Fonte: Audiol., Commun. res;19(4):321-326, Oct-Dec/2014. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Purpose To perform the translation and cultural adaptation of the Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) for the Brazilian population. Methods (1) Evaluation of conceptual and items equivalence, and (2) Semantic equivalence, including the steps of (2a) Translation, (2b) retranslation, (2c) Review by the committee of judges and (2d) Pre-test. The second step was carried out by two professionals and 2b by two other professionals, 2c was formed by speech therapists, occupational therapists and educators and the 2d was carried out with 32 students, four from each age group (9-16 years old). Results (1) It was found that the concepts and items are equivalent in both cultures (British and Brazilian). In the second stage it was found that two tasks in the original procedure, pangrama classified as a phrase in the English language is used. Therefore, when performing unification of translations, an adjustment was made for the phrase pangrama in Portuguese. In 2b showed that the translation was valid and 2c was consolidated all versions produced in a single version in Portuguese, which was applied in school. In 2d there was acceptance and understanding of the students in the proposed tasks and internal consistency value of 0.701, others words, satisfactory variability. Conclusion This procedure can be applied in the Brazilian population, however new studies are being developed with the objective of providing greater reliability and validity of the instrument. .

Objetivo Realizar a tradução e a adaptação cultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) para a população brasileira. Métodos (1) Avaliação de equivalências conceitual e de itens e (2) Avaliação da equivalência semântica, que envolveu as etapas de (2a) Tradução, (2b) Retradução, (2c) Revisão pelo comitê de juízes e (2d) Pré-teste. A etapa 2a foi realizada por dois profissionais e a 2b por outros dois profissionais; na etapa 2c foi composto por um comitê de juízes fonoaudiólogas, pedagogas e terapeutas ocupacionais e a 2d foi realizada com 32 escolares, sendo quatro de cada faixa etária (de 9 a 16 anos). Resultados (1) Verificou-se que os conceitos e os itens são equivalentes nas duas culturas (britânica e brasileira). Na etapa 2a, observou-se que, em duas tarefas do procedimento original, foi utilizada uma frase classificada como pangrama na língua inglesa. Diante disso, ao se realizar a unificação das traduções, foi feita uma adaptação da frase para um pangrama na língua portuguesa. Na etapa 2b, verificou-se que a tradução foi válida e na 2c, todas as versões produzidas foram consolidadas em uma única versão, em português, que foi aplicada aos escolares. Na etapa 2d, constatou-se aceitabilidade e compreensão dos escolares nas tarefas propostas e valor de consistência interna de 0,701, ou seja, variabilidade satisfatória. Conclusão O DASH pode ser aplicado na população brasileira. Entretanto, novos estudos estão sendo desenvolvidos, com o objetivo de propiciar maior confiabilidade e validade ...
Descritores: Deficiências do Desenvolvimento
Testes de Linguagem
Transtornos de Aprendizagem
Semântica
Transtorno de Aprendizagem Específico
Tradução
-Agrafia
Comparação Transcultural
Escrita Manual
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 34 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-709680
Autor: Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida; Oliveira, France Matos de.
Título: Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties / Precisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de risco
Fonte: Estud. psicol. (Campinas);31(1):25-34, Jan.-Mar. 2014. ilus, tab.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: The aim of this study was to use systematic teaching in a clinical setting using software to teach reading and writing in one boy with learning difficulties and obtain accurate performance in dictation. In the pre-test, the student showed good performance in matching-to-sample tasks (96% in matching printed words to dictated words; 88% in matching pictures to dictated words), although he obtained a low percentage of correct answers in the dictation of constructed responses (52%) and manuscripts (24%). The teaching strengthened the selection of printed words matched to dictated words and copying words. The student obtained 100% correct answers in the teaching tasks. In post-tests of dictation, he obtained 100% correct answers in constructed response and 96% correct answers in manuscripts. The results indicate that carefully teaching copying may promote accuracy in the performance of responding to minimal units in dictation tasks...

O objetivo deste trabalho foi adotar, em condições clínicas, um ensino sistemático de leitura e escrita oferecido por um software em um adolescente com características de desempenho condizentes com dificuldades de aprendizagem a fim de que ele obtivesse desempenho preciso em ditado. No pré-teste, o aluno mostrou bom desempenho em relações que envolviam a seleção de palavras impressas diante da palavra ditada (96%) e diante da figura (88%), mas registrou baixa porcentagem de acertos em ditado com construção da resposta (52%) e manuscrito (24%). O ensino fortaleceu a seleção de palavra impressa mediante ditado e cópia da palavra impressa. O aluno obteve 100% de acertos no ensino; nos pós-testes de ditado, obteve 100% de acertos com construção da resposta e 96% de acertos em manuscrito. Os resultados indicam que o ensino criterioso da cópia pode favorecer a precisão no desempenho de responder a unidades mínimas em tarefas de ditado...
Descritores: Adolescente
Agrafia
Leitura
Materiais de Ensino
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


  10 / 34 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-683378
Autor: Scheidt, Milene Regina; Valentini, Nadia; Spessato, Bárbara Coiro.
Título: O impacto interventivo nas habilidades motoras fundamentais, na escrita e no autoconceito: estudo de caso / The impact of intervention on fundamental motor skills, written skills and self-concept: a case study
Fonte: Temas desenvolv;17(100):183-191, jan.-mar. 2011. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de uma intervenção terapêutica individualizada, com enfoque nas habilidades motoras fundamentais, no desempenho motor grosso, na motricidade fina e no autoconceito de uma menina de sete anos, portadora de sequelas de epilepsia rolândica, com atraso no desenvolvimento motor global. Durante a intervenção de três meses, foram praticadas oito habilidades motoras de locomoção e quatro manipulativas. A escrita foi avaliada em características referentes à disgrafia. Para avaliação da motricidade foram utilizados padrões de movimento, e para a do autoconceito foi utilizada a Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children. Os resultados foram positivos e significativos em relação às habilidades motoras fundamentais, à escrita e à percepção de competência.

The purpose of this study was to evaluate the impact of an individualized therapeutic intervention focusing on fundamental motor skills, performance of gross motor skills, fine motor skills and on the self-concept of a 7 year old girl with rolandic epilepsy sequels, showing global motor development delays. During the intervention along three months, eight motor skills of locomotion and four manipulative skills were practiced. Written skills were evaluated considering characteristics related to dysgraphia. Motor patterns were used to assess motor development and the Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Young Children was apllied for assessing self-concept. The results were positive showing significant changes in relation to fundamental motor skills, writing and self-concept.
Descritores: Agrafia
Deficiências do Desenvolvimento
Locomoção
Movimento
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



página 1 de 4 ir para página            
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde