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Id: biblio-1007967
Autor: Pimentel, Bianca Nunes; Boff, Uiliam Ferreira; Vargas, Marta Romero de.
Título: Características neuroanatômicas e linguísticas na dislexia adquirida / Neuroanatomical and linguistic characteristics of acquired dyslexia / Características neuroatómicas y linguísticas en la dyslexia adquirida
Fonte: Distúrb. comun;31(2):187-195, jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a dislexia adquirida caracteriza-se pela perda da capacidade de compreender o significado de palavras escritas desenvolvida previamente. Esta afecção pode ter origem em acidentes vasculares, traumatismos e outras doenças cerebrais. Objetivo: investigar as características da dislexia adquirida, explorando as correlações neuroanatômicas nas encefalopatias que as produzem, por meio de uma revisão de literatura. Método: Para a realização do estudo, os autores seguiram os critérios sugeridos pela Cochrane Handbook. Primeiramente, formulou-se uma pergunta, seguida da localização e seleção criteriosa dos artigos. Em seguida, ocorreu a avaliação crítica de cada estudo, finalizando com a análise, interpretação e apresentação dos resultados encontrados. Foram consultadas as bases de dados Science Direct, Pubmed/Medline e Scopus, com a utilização dos descritores "brain diseases", "brain injuries", "traumatic brain injuries" e "stroke" com o operador booleano OR, associado aos descritores "alexia" e "acquired dyslexia" por meio do operador booleano AND. Revisão de Literatura: A primeira busca eletrônica contabilizou 137 artigos científicos, dos quais 11 foram eleitos por se tratar de estudos contendo a relação anatômica das lesões e/ou sinais clínicos e linguísticos da dislexia adquirida. Conclusão: A principal causa da dislexia adquirida foi o acidente vascular cerebral, sobretudo no lobo occipital, em ambos os hemisférios, repercutindo na percepção e, posteriormente, no reconhecimento visual da palavra. Faz-se necessário ampliar as pesquisas sobre a dislexia adquirida, a fim de aprofundar o conhecimento sobre a mesma, instrumentalizando os clínicos para o processo de reabilitação.

Introduction: acquired dyslexia is characterized by the loss of the capacity to understand the meaning of written words previously developed. This condition can be caused by strokes, trauma and other brain diseases. Objective: to investigate the characteristics of acquired dyslexia, exploring the neuroanatomical correlations in the encephalopathies that produce them, through a literature review. Method: For the study, the authors followed the criteria suggested by the Cochrane Handbook. Firstly, a question was asked, followed by the location and careful selection of the articles. Then, the critical evaluation of each study occurred, ending with the analysis, interpretation and presentation of the results found. The databases Science Direct, Pubmed / Medline and Scopus, using the descriptors "brain diseases", "brain injuries", "traumatic brain injuries" and "stroke" with the Boolean operator OR, associated with the descriptors "alexia" and "acquired dyslexia" through the Boolean operator AND. Literature Review: The first electronic search counted 137 scientific articles, of which 11 were chosen because they were studies containing the anatomical relationship of lesions and/or clinical and linguistic signs of acquired dyslexia. Conclusion: The main cause of acquired dyslexia was stroke, especially in the occipital lobe, in both hemispheres, affecting the perception and subsequent visual recognition of the word. It is necessary to broaden the research on acquired dyslexia in order to deepen the knowledge about it, instrumentalizing the clinicians for the rehabilitation process.

Introducción: la dislexia adquirida se caracteriza por la pérdida de la capacidad en comprender el significado de palabras escritas desarrollada previamente. Esta afección puede originarse en accidentes vasculares, traumatismos y otras enfermedades cerebrales. Objetivo: investigar las características de la dislexia adquirida, explorando las correlaciones neuroanatómicas en las encefalopatías que las producen, por medio de una revisión de literatura. Metodos: Para la realización del estudio, los autores siguieron los criterios sugeridos por la Cochrane Handbook. Primero, se formuló una pregunta, seguida de la localización y selección criteriosa de los artículos. A continuación, ocurrió la evaluación crítica de cada estudio, finalizando con el análisis, interpretación y presentación de los resultados encontrados. Se han consultado las bases de datos Science Direct, Pubmed / Medline y Scopus, con la utilización de los descriptores "brain diseases", "brain cura", "traumatismo cerebrovascular" y "stroke" con el operador booleano OR, asociado a los descriptores "alexia" y "adquirido dyslexia" a través del operador booleano AND. Revisión de Literatura: La primera búsqueda electrónica contabilizó 137 artículos científicos, de los cuales 11 fueron elegidos por tratarse de estudios que contenían la relación anatómica de las lesiones y/o signos clínicos y lingüísticos de la dislexia adquirida. Conclusión: La principal causa de la dislexia adquirida fue el accidente cerebrovascular, sobre todo en el lobo occipital, en ambos hemisferios, repercutiendo en la percepción y posterior reconocimiento visual de la palabra. Se hace necesario ampliar las investigaciones sobre la dislexia adquirida, a fin de profundizar el conocimiento sobre la misma, instrumentalizando a los clínicos para el proceso de rehabilitación.
Descritores: Revisão
Acidente Vascular Cerebral
Dislexia Adquirida
Lesões Encefálicas Traumáticas
Transtornos da Linguagem
Limites: Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-776777
Autor: Costa, Claudia Santos; de Alenca, Maria Erilene.
Título: Aprendizagem e dislexia: contribuição da biblioteca escolar no incentivo à leitura / Learning and Dyslexia: the school library contribution in encouraging reading.
Fonte: São Paulo; s.n; 2010. 86 p.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho discorre sobre os problemas da dislexia no âmbito da biblioteca escolar e ressalta a importância da biblioteca e do bibliotecário no processo de ensino-aprendizagem, bem como no desenvolvimento de ações para auxiliar as crianças disléxicas na fase da alfabetização e na prática da leitura. Apresenta conceitos de leitura, dislexia e biblioteca escolar e destaca a importância do fornecimento de materiais que facilitem o acesso dos alunos disléxicos à leitura. Adota como exemplo prático a experiência da Biblioteca do Colégio Ofélia Fonseca no atendimento a alunos portadores desse distúrbio...

This work discusses the problems of dyslexia in the school library and emphasizes the importance of libraries and librarians in the teaching-learning process as well as actions to help dyslexic children at the stage of literacy and reading practice. Introduces concepts of reading, dyslexia and school library and highlights the importance of providing materials that facilitate access to the reading of dyslexic students. As practical example presents the experience of the Colégio Ofelia Fonseca's Library in serving students with this disorder...
Descritores: Biblioteconomia/educação
Dislexia
Dislexia Adquirida
-Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-305701
Autor: Previgliano, I; Carbonell, J; Ponteville, C; D'Amorin Lima, J.
Título: Diferencia arteriovenosa de oxígeno y lactato durante la circulación extracorpórea: su relación con la injuria neurológica cerebral / Arteriovenous difference of oxygen and lactate during extracorporeal circulation: its relation with brain injury
Fonte: Med. intensiva;9(3):132-144, 1992. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Isquemia Encefálica
Circulação Cerebrovascular
Ponte de Artéria Coronária
Oxigênio
Complicações Pós-Operatórias
-Agrafia
Isquemia Encefálica
Dislexia Adquirida
Circulação Extracorpórea
Veias Jugulares
Transtornos da Memória
Entrevista Psiquiátrica Padronizada
Orientação
Oxigênio/sangue
Consumo de Oxigênio
Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares/efeitos adversos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Id: lil-254075
Autor: Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta.
Título: Eficácia da terapia na reabilitaçäo de um paciente portador de alexia pura / Pure alexia: a case study on therapy eficiency in rehabilitation
Fonte: Distúrb. comun;9(1):35-52, dez. 1997.
Idioma: pt.
Resumo: Descreve um estudo de caso único, sobre a reabilitaçäo de um paciente com dislexia pura - dislexia sem a grafia - dentro deo enfoque da neuropsicologia cgnitiva. Uma avaliaçäo minuciosa teve comoobjetivo verificar a natureza específica das dificuldades do paciente - memórias preservadas e/ou falhas afim de propor um procedimento terapêutico adequado e, também, estabelecer uma linha de base que possibilitou a verificaçäo da eficácia de terapia. Os procedimentos terapêuticos em constante interaçäo com a teoria cognitiva possibilitaram esclarecer, durante o processo de reabilitaçäo, a natureza das dificuldades deste paciente com dislexia pura: uma perda irreversível de suas memórias literais de origem visual, apesar de uma reabilitaçäo que favoreceu a utilizaçäo de memórias sinestésicas literais
Descritores: Dislexia Adquirida/reabilitação
-Dislexia Adquirida/diagnóstico
Neuropsicologia
Limites: Humanos
Masculino
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR408.4 - BIB - Biblioteca do Instituto Biomêdico


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Id: lil-241996
Autor: Pinheiro, Angela Maria Vieira; Parente, Maria Alice Mattos Pimenta.
Título: Estudo de caso de um paciente com dislexia periférica e as implicaçöes dessa condiçäo nos processamentos centrais / Study of case of a patient with peripherical dyslexia
Fonte: Pró-fono;11(1):115-23, mar. 1999. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo descreve o procedimento de avaliaçäo das capacidades de leitura de um paciente com dislexia adquirida, decorrente de traumatismo cranioencefálico. A avaliaçäo de sua leitura através do método psicolinguístico (leitura de palavras e de näo-palavras isoladas) mostrou efeitos exagerados de extensäo, de frequência e lexical, assim como maior tempo de processamento de palavras que possuem grafemas que necessitam de contexto para sua correta conversäo em fonemas. Provas específicas apontaram integridade das memórias envolvidas nas vias lexical e perilexical. A hipótese de falhas visuais foi confirmada pela maior dificuldade em identificar igualdade e diferença de estímulos gráficos visualmente semelhantes. Tal estudo sugere que o efeito de extensäo e de interferência das regras contextuais säo cinsequência de uma leitura letra-por-letra, enquanto os efeitos de frequência e o lexical-näo esperados neste quadro-demonstram a utilizaçäo de estratégias top-down no processamento literal
Descritores: Concussão Encefálica/complicações
Dislexia Adquirida/terapia
Traumatismos Cranianos Fechados/complicações
Fonoterapia
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN


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Laks, Jerson
Id: lil-166777
Autor: Engelhardt, Eliasz; Laks, Jerson; Rozenthal, Marcia.
Título: Neuropsicologia. VII - Distúrbios da linguagem. Afasias - aspectos neuroclínicos/neuropsicológicos / Neuropsychology. VII - Language disordes. Aphasias - Neuroclinics/neuropsychologies aspects
Fonte: Rev. bras. neurol;32(1):21-6, jan.-fev. 1996.
Idioma: pt.
Resumo: A linguagem normal correspondente à recpçåo e à expressåo de idéias e sentimentos por meios verbais e nåo verbais. Os autores definem as funçöes/disfunçöes da linguagem e as principais síndromes afásicas. Såo feitas consideraçöes em relaçåo a aspectos especiais das afasias, assim como à comunicaçåo nåo verbal e seus distúrbios
Descritores: Afasia
Afasia de Broca
Afasia de Wernicke
Transtornos da Linguagem
Neuropsicologia
-Agrafia
Surdez
Disartria
Dislexia Adquirida
Música
Comunicação não Verbal
Línguas de Sinais
Limites: Masculino
Feminino
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-125860
Autor: Ferreres, A. R; Miravalles, G.
Título: La producción de paralexias semánticas en hispanoparlantes / The production of semantic paralexias in spanish speaking patients
Fonte: Rev. neurol. Argent;18(3):71-80, 1993. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Se presenta el caso de un paciente afásico quien muestra una producción inusitada de paralexias semánticas durante la lectura en voz alta de palabras y frases. No hemos encontrado en la literatura ninguna publicación que haga referencia a la producción de este síntoma en pacientes hispanoparlantes. Por el contrario, dada la transparencia del sistema lectográfico español (alta correspondencia grafema/fonema) se ha puesto en duda que las parilexias semánticas y el síndrome aléxico correspondiente (dislexia profunda) puedan presentarse en hispanoparlantes. Nuestro caso desdice esta presunción y permite discutir aspectos relevantes de los modelos neuropsicológicos de la lectura
Descritores: Afasia de Broca/etiologia
Transtornos Cerebrovasculares
Disartria/diagnóstico
Dislexia Adquirida/diagnóstico
-Afasia de Broca/diagnóstico
Afasia de Broca/fisiopatologia
Afasia/etiologia
Apraxias/etiologia
Disartria/diagnóstico
Dislexia Adquirida/etiologia
Dislexia Adquirida/fisiopatologia
Aneurisma Intracraniano/complicações
Transtornos da Linguagem/diagnóstico
Transtornos da Linguagem/etiologia
Testes de Linguagem/instrumentação
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Id: lil-124569
Autor: Franco, Gláucio.
Título: Disturbios de comportamento e doença vascular cerebral / Behavioral disorders and cerebrovascular disease
Fonte: HU rev;17(2):87-108, maio-ago. 1990.
Idioma: pt.
Descritores: Transtornos Cerebrovasculares
Transtornos Cognitivos
Transtornos Neurocognitivos
-Amnésia
Afasia
Córtex Cerebral
Confusão
Choro
Demência por Múltiplos Infartos
Dislexia Adquirida
Alucinações
Perda Auditiva Neurossensorial
Transtornos da Linguagem
Riso
Sistema Límbico
Transtornos do Humor
Mutismo
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-67651
Autor: Donoso S., Archibaldo; Silva, María Angélica.
Título: Desconexión interhemisférica en tumor del cuerpo calloso / Interhemispheric disconnection by corpus callosum tumor
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;27(1):73-6, ene.-mar. 1989. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Se presenta un paciente con un tumor del cuerpo calloso con obnubilación, amnesia de tipo axial y una desconexión interhemisférica somestésica y visual (hemialexia y afasia hemianóptica). A pesar de ser zurdo, la evidencia clínica sugiere que el hemisferio especializado para el lenguaje era el izquierdo. Se plantea que este hemisferio tiene capacidad de juicio lógico y que el derecho tiene capacidad de juicio de realidad
Descritores: Corpo Caloso
Neoplasias Hipotalâmicas/complicações
-Amnésia/etiologia
Dislexia Adquirida
Hemianopsia/etiologia
Limites: Pessoa de Meia-Idade
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-47647
Autor: Fontanari, Juliano Luís.
Título: Alexias e agrafias: uma visäo a partir de Lev S. Vygotsky e Emília Ferreiro / Alexias and agrophias: an approach fundamented on Lev S. Vygotsky and Emilia Ferreiro vision
Fonte: Rev. bras. neurol;23(6):163-8, nov.-dez. 1987. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os autores sistematizam as diferentes classificaçöes das alexias e agrafias tentando uma compreensäo e confirmaçäo dos modelos gerados a partir da obra de Lev Semyonovich Vygotsky - "Pensamento e Linguagem", categorizando cada síndrome clínica de acordo com seus estágios de aquisiçäo, retirados da obra de E.Ferreiro, definindo assim a relaçäo das síndromes com a gênese da funçäo nos seus diversos níveis de complexidade. Antes discutimos a validade da tentativa de modelagem de síndromes resultantes de "lesöes" do sistema nervoso a partir de uma concepçäo culturalista
Descritores: Agrafia
Dislexia Adquirida
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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