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Id: biblio-1144899
Autor: Vicencio J, Sergio; Torrente A, Mariela; Wimmer del Solar, Jonathan; Délano R, Paul.
Título: Hipoacusia unilateral: bases neurobiológicas de la ambliaudia / Unilateral hearing loss: neurobiological basis of amblyaudia
Fonte: Rev. otorrinolaringol. cir. cabeza cuello;80(3):344-351, set. 2020. graf.
Idioma: es.
Projeto: Fondo Basal; . Iniciativa Científica Milenio.
Resumo: Resumen La hipoacusia unilateral es una alteración prevalente e importante en la población infantil que puede llevar a un deterioro del procesamiento auditivo. Cualquier patología que cause hipoacusia asimétrica (conductiva o sensorioneural) durante ventanas críticas del desarrollo cerebral, puede dar lugar a déficits del procesamiento auditivo que podrían persistir incluso después de la rehabilitación audiológica. Este proceso fisiopatológico se ha denominado "ambliaudia" y los niños que la presentan tienen un mayor riesgo de sufrir retraso en el desarrollo del lenguaje, así como de padecer dificultades académicas, sociales y cognitivas. Por esto, la ambliaudia se presenta como un desafío en audiología, siendo necesario comprender los mecanismos neurobiológicos que la subyacen. Entender de mejor manera cuáles son las consecuencias que tiene la pérdida auditiva asimétrica sobre el desarrollo del sistema nervioso podría ser clave para guiar de mejor forma las intervenciones terapéuticas. En este artículo se revisan trabajos en humanos y en modelos animales que describen las consecuencias neurobiológicas de la deprivación auditiva unilateral durante el desarrollo del sistema nervioso y su posible aplicación a la práctica clínica.

Abstract Unilateral hearing loss is a prevalent and important disorder in children that can lead to an impairment of auditory processing. Any pathology that causes asymmetric (conductive or sensorineural) hearing loss during critical brain development windows can lead to hearing deficits that may persist even after audiological rehabilitation. This pathophysiological process has been referred to as amblyaudia, and children are at greater risk of experiencing language developmental delays as well as academic, social and cognitive impairments. For this reason, amblyaudia presents itself as a challenge in audiology, and it has become necessary to understand its neurobiological mechanisms. A better understanding of the consequences of asymmetric hearing loss on the development of the nervous system may be key to better guiding therapeutic interventions. This article reviews studies performed in humans and animal models that describe the neurobiological consequences of unilateral hearing deprivation during the development of the nervous system and its possible applications to clinical practice.
Descritores: Transtornos da Percepção Auditiva/complicações
Perda Auditiva Unilateral/complicações
-Doenças Auditivas Centrais
Vias Auditivas/anormalidades
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/etiologia
Limites: Humanos
Animais
Criança
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1131800
Autor: Angrisani, Rosanna Giaffredo; Matas, Carla Gentile; Diniz, Edna Maria Albuquerque; Guinsburg, Ruth; Azevedo, Marisa Frasson de.
Título: Monitoramento eletrofisiológico do sistema auditivo central em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional / Electrophysiological follow-up of the central auditory system in children born small for gestational age
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2251, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Monitorar o sistema auditivo central de crianças nascidas pequenas para a idade gestacional, por meio da avaliação eletrofisiológica da audição, para verificar a ocorrência de eventuais disfunções neurais nesse sistema. Métodos Estudo longitudinal, cuja casuística foi composta por 23 crianças distribuídas em quatro grupos: 1) grupo de quatro crianças nascidas pequenas para a idade gestacional e a termo; 2) grupo de sete crianças nascidas pequenas para a idade gestacional e pré-termo; 3) grupo de quatro crianças nascidas com peso adequado para a idade gestacional e a termo; 4) grupo de oito crianças nascidas adequadas para a idade gestacional e pré-termo, cuja idade ao final da pesquisa foi de 3 anos (variação entre 34 e 39 meses). O critério de inclusão foi presença bilateral de emissões otoacústicas transientes. Todas as crianças foram submetidas ao potencial evocado auditivo de tronco encefálico ao nascimento, aos 6 meses e aos 3 anos de idade e à pesquisa do potencial evocado auditivo de longa latência aos 3 anos. Resultados crianças nascidas pequenas para a idade gestacional e a termo tiveram maior ocorrência de alterações, em relação aos demais grupos, com aumento da latência das ondas III e V e interpicos I-III e I-V. Todas apresentaram resultados normais no potencial evocado auditivo de longa latência. Conclusão Crianças nascidas pequenas para a idade gestacional e a termo apresentam disfunções na condução neural no tronco encefálico e devem ser consideradas de risco para alterações do desenvolvimento das habilidades auditivas necessárias para garantir qualidade de processamento da informação acústica.

ABSTRACT Purpose To follow up the central auditory system of children born small for gestational age, through electrophysiological evaluation of hearing, in order to verify the occurrence of possible neural dysfunctions in this system. Methods A longitudinal study was carried out with 23 children divided into four groups: Term-born group, subdivided into small for gestational age (four children) and four children born with appropriate weight for gestational age, whose age at the end of the research was three years old. Preterm group subdivided into small for gestational age (seven children), and appropriate for gestational age (eight children), whose corrected age, at the end of the research was three years old. All children were subjected to assessment of auditory brainstem auditory evoked potentials at birth, at six months and at three years of age, and Long-Latency Auditory Evoked Potential at three years. Results children born at term and small for gestational age had a higher occurrence of hearing alterations in relation to the other groups, with increased latency of waves III and V and interpeaks I-III and I-V. All children presented normal evaluation in the Long-Latency Auditory Evoked Potential. Conclusion Children born term and small for gestational age present dysfunctions in neural conduction in the brainstem and should be considered at risk for alterations in the development of the auditory skills that are necessary to guarantee quality of acoustic information processing.
Descritores: Recém-Nascido Pequeno para a Idade Gestacional
Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico/fisiologia
Eletrofisiologia
Transtornos da Audição/diagnóstico
Transtornos da Audição/fisiopatologia
-Recém-Nascido Prematuro
Emissões Otoacústicas Espontâneas/fisiologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1254916
Autor: Silva, Maria Cecília de Mattos Alves; Rezende, Thayane Rosas Batista; Carneiro, Zumira Aparecida; Lourenço, Charles Marques.
Título: BPAN manifesting with febrile seizures and language delay: a case report from Brazil
Fonte: Clin. biomed. res;41(1):91-93, 2021. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Neurodegeneration with brain iron accumulation (NBIA) is a complex group of hereditary progressive neurodegenerative diseases characterized by deposition of iron in the basal ganglia. Twelve genetic forms of this disorder have been identified in previous studies. Though they have different inheritance mechanisms all are usually associated with abnormal brain MRI findings. One of NBIA types is an X-linked disorder known as Beta-propeller Protein Associated Neurodegeneration (BPAN). Herein we describe the case of a 4-year-old girl with 2 episodes of febrile seizures, a brain MRI showing nonspecific hyperintense signal in the dentate nucleus area, and delays in language and communication development. Her diagnosis was made based on a genetic evaluation where exome sequencing revealed a mutation in the position chrX:48.933.022 region of the WDR45 gene. The literature describes different clinical presentations for BPAN, each with a different prognosis, suggesting a wide range of possible symptoms of BPAN, including mild cognitive delay and even epileptic encephalopathy (EE). (AU)
Descritores: Distrofias Neuroaxonais/diagnóstico
Distúrbios do Metabolismo do Ferro/diagnóstico
Convulsões Febris
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
-Proteínas de Transporte/genética
Distrofias Neuroaxonais/genética
Distúrbios do Metabolismo do Ferro/genética
Limites: Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Id: biblio-1131791
Autor: Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Giusti, Elisabete; Gândara, Juliana Perina; Puglisi, Marina Leite; Takiuchi, Noemi.
Título: Por que devemos falar sobre transtorno do desenvolvimento da linguagem / Why we need to talk about developmental language disorder
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2342, 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Técnica Delfos
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/classificação
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/diagnóstico
Terminologia como Assunto
-Diagnóstico Diferencial
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1223584
Autor: Campos, Roberta Xavier; Assis, Luísa Argolo; Assis, Júlia Argolo; Lombardi, Antônio Benedito(coord).
Título: A associação entre os transtornos de linguagem receptivo e expressivo e os transtornos de aprendizagem / The association between receptive and expressive language disorders and learning disorders
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;30(supl.5):S17-S21, 2020.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Mineiro Online de Pediatria, 1, s.l, 04-05 dez. 2020.
Resumo: O aprendizado e a linguagem são processos neuronais complexos, os quais possuem íntima ligação entre si. Diante disso, o transtorno de linguagem (TL) também está fortemente correlacionado aos transtornos de aprendizagem (TA), uma associação inicialmente observada no projeto de extensão "Construindo Histórias...", da PUC Minas, e confirmada pela literatura. Foi realizada uma busca de publicações dos últimos 15 anos, nas bases PubMed, LILACS, Up to Date e MedLine, utilizando os descritores Language Development Disorders, Child Languages, Language Development, Learning e Learning Disorders e suas traduções em português. Foram selecionadas 18 publicações e também o foi utilizado o livro Transtornos da aprendizagem. Os TL por definição são mudanças nos padrões normais do aprendizado da linguagem e podem ser classificados em expressivo e receptivo. Como resultado desse quadro, a criança apresenta dificuldades em compreender e de se expressar, o que está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem e pode resultar em um TA. O diagnóstico desses transtornos deve ser realizado de maneira individualizada e observando a interação de fatores genéticos, fisiológicos, socioculturais e escolares. Conclui-se que os transtornos de linguagem e de aprendizado não afetam apenas a vida acadêmica, mas também a vida social, comportamental e psicológica e, por isso, é de extrema importância que ocorra um foco maior na detecção precoce desses transtornos, para que, assim, a criança receba um tratamento adequado e, consequentemente, tenha um prognóstico melhor. (AU)

Learning and language are complex neuronal processes, which have an intimate connection with each other. Therefore, language development disorder (LDD) or language impairment is also strongly correlated with learning disorders (LD), an association initially observed in the extension project "Constructing stories" at PUC Minas and confirmed by the literature. A search for publications from the last 15 years was carried out in the following outlets: PubMed, LILACS, Up to Date and MedLine using the descriptors Language Development Disorders, child languages, Language Development, Learning and Learning Disorders and their Portuguese version. Eighteen publications were selected and the book Transtornos da aprendizagem, 2016 was also used. LDD by definition are changes in normal language learning patterns and can be classified as expressive and receptive. Because of this situation, children have difficulties in understanding and expressing themselves, this is directly related to the learning process, which can result in an LD. The diagnosis of these disorders must be done individually and observing the interaction of genetic, physiological, sociocultural and school factors. It is worth noting that language and learning disorders not only affect academic life, but also social, behavioral and psychological life, and therefore it is extremely important that there is a greater focus on the early detection of these disorders, thus, children receive an appropriate treatment and, consequently, have a better prognosis. (AU)
Descritores: Linguagem Infantil
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
-Desenvolvimento da Linguagem
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Deficiências da Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1561.1 - Biblioteca Virtual AMMG


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Id: biblio-1118522
Autor: Márquez Riccheri, A; Bertotto, V; Cafiero, P; Rodríguez, E; Nápoli, S.
Título: Evaluación funcional del neurodesarrollo a los 24-30 meses de edad, de niños que requirieron terapias complejas durante el período neonatal / Functional assessment of neurodevelopment at 24-30 months of life of children requiring complex interventions in the neonatal period
Fonte: Med. infant;27(1):10-16, Marzo de 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este trabajo fue la evaluación funcional del neurodesarrollo de niños que requirieron terapias complejas neonatales entre los 24 y 30 meses de vida. Se incluyeron 104 pacientes evaluados en el Servicio de Clínicas Interdisciplinarias del Neurodesarrollo del Hospital de Pediatría Juan P. Garrahan, mediante pruebas estandarizadas; cuestionarios auto administrados y datos extraídos del interrogatorio, el examen físico y la historia clínica. A partir de los mismos los pacientes fueron agrupados según el grado de compromiso de su funcionalidad en dos grupos: el primero sin compromiso o compromiso leve y el segundo con compromiso moderado o severo. La evaluación funcional intenta desde una perspectiva biopsicosocial evaluar las habilidades, las dificultades y las características del entorno, que pueden ser tanto facilitadores como barreras para el desarrollo de la persona. De esta manera, permite un abordaje holístico del paciente y muestra como gran fortaleza frente a los diagnósticos categórico y etiológico, la adecuación de los sistemas de apoyos necesarios para cada paciente particular. En concordancia con la bibliografía sobre el riesgo biológico aumentado de esta población, el 44.2% de los niños de la muestra se encontraron dentro del grupo con compromiso funcional moderado/severo. En el análisis univariado las variables que presentaron asociación significativa con el grado de severidad del funcionamiento fueron la prematurez extrema, la displasia broncopulmonar, las lesiones en las ecografías cerebrales neonatales, internaciones neonatales prolongadas y los síndromes genéticos. Entre los factores medio-ambientales, se encontró asociación con progenitor solo y necesidad básicas insatisfechas (AU)

The aim of this study was the functional assessment of the neurodevelopment of children who require complex neonatal interventions between 24 and 30 months of life. Overall, 104 patients were evaluated at the Department of Interdisciplinary Clinics of Neurodevelopment at Hospital de Pediatría Juan P. Garrahan, with standardized tests, self-administered questionnaires and data gleaned from the interview, physical examination, and clinical records. Based on these data, the patients were divided into two groups according to the degree of functional involvement: a first group without or with mild functional compromise and a second group with moderate or severe compromise. From a biopsychosocial perspective, the purpose of functional assessment is the evaluation of skills, difficulties, and environmental characteristics that may be either facilitators or barriers to personal development. Thereby the assessment allows for a holistic approach of the patient and, unlike categorical and etiologic diagnosis, may lead to the adequate selection of the necessary support systems for each individual patient. In agreement with the literature on the increased biological risk in this population, 44.2% of the children in this sample were in the moderate/severe functional compromise group. In univariate analysis, the variables that were statistically significantly associated with degree of severity of function were extreme prematurity, bronchopulmonary dysplasia, lesion on neonatal ultrasonography, prolonged neonatal hospitalization, and genetic syndromes. Among environmental factors a significant association was found with a single parent and unsatisfied basic needs (AU)
Descritores: Transtornos Psicomotores/diagnóstico
Desenvolvimento Infantil
Deficiências do Desenvolvimento
Nascimento Prematuro
Transtornos do Neurodesenvolvimento/diagnóstico
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/diagnóstico
-Displasia Broncopulmonar
Estudos Prospectivos
Estudos de Coortes
Cardiopatias Congênitas/cirurgia
Doenças Genéticas Inatas
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: AR305.1 - SID - Servicio de Información y Documentación


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Id: biblio-1100306
Autor: Puga, María Celeste.
Título: Pesquisa y tratamiento precoz de los trastornos del lenguaje en niños / Screening and treatment of speech and lenguage problems in childrem
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;20(3):75-75, 2017. tab.
Idioma: es.
Descritores: Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/diagnóstico
-Atenção Primária à Saúde
Literatura de Revisão como Assunto
Programas de Rastreamento
Revisões Sistemáticas como Assunto
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/terapia
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1247351
Autor: Brito Amaral, Edna de; Nayra, Luisa; Neggreiros, Fauston; Fernández de Araújo, Lufgleydson.
Título: Desenvolvimento e aprendizagem em meio à microcefalia: representações sociais de universitários / Desarrollo y aprendizaje en medio de la microcefalia: representaciones sociales de estudiantes universitarios / Development and Learning amid microcephaly: social representations of university students
Fonte: Summa psicol. UST;17(2):187-194, 2020. tab.
Idioma: es.
Resumo: O presente trabalho objetivou refletir sobre as representações sociais de alunos universitários acerca da microcefalia, desenvolvimento e da aprendizagem. Foram entrevistados 100 estudantes universitários, com média de idade 22 anos, a maioria era da área de engenharias e educação; 90 % eram solteiros e do sexo masculino. Fez-se uso da Técnica de Associação Livre de Palavras com os estímulos indutores "microcefalia", "desenvolvimento" e "aprendizagem". Pode-se perceber que as representações dos atores pesquisados perpassam pela microcefalia enquanto uma doença limitante, e que o desenvolvimento e a aprendizagem encontram-se limitados, atribuído somente as crianças sem responsabilização da sociedade. Percebe-se a necessidade de novos estudos que venham a fornecer um arcabouço mais ampliado para se discutir essa problemática de forma mais crítica.

El presente trabajo tuvo como objetivo reflexionar sobre las representaciones sociales de los estudiantes universitarios sobre microcefalia, desarrollo y aprendizaje. Se entrevistó a un total de 100 estudiantes universitarios, con una edad promedio de 22 años, la mayoría de ellos de Ingeniería y Educación. El 90% eran solteros y varones. La técnica de Asociación Libre se utilizó con los estímulos inductores "microcefalia", "desarrollo" y "aprendizaje". Es posible señalar que las representaciones de los actores encuestados impregnan la microcefalia como una enfermedad limitante, además de el desarrollo y el aprendizaje como limitados, atribuidos solo a los niños y niñas sin responsabilidad social. Existe la necesidad de más estudios que proporcionen un marco más amplio para discutir este tema de manera más crítica.

The purpose of this paper is to reflect on the social representations of university students on microcephaly, development and learning. A total of 100 university students were interviewed, with an average age of 22 years, most of them in engineering and education. Ninety per cent were single and male. The free speech association technique was used with the inductive stimuli "microcephaly", "development" and "learning". The representations of the actors surveyed impregnate microcephaly as a limiting disease, and that development and learning are limited, attributed only to children without social responsibility. There is a need for further studies to provide a broader framework for discussing this issue more critically.
Descritores: Percepção Social
Estudantes
Microcefalia
-Meio Social
Inquéritos e Questionários
Pesquisa Qualitativa
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Deficiência Intelectual
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Id: biblio-2611
Autor: Castro, Caroline Borges de; Lin, Jaime; Sakae, Thiago Mamôru; Magajewski, Flavio Ricardo Liberali.
Título: Aspectos sociodemográficos, clínicos e familiares de pacientes com o transtorno do espectro autista no sul de Santa Catarina / Sociodemographic, clinical and familial aspects of patients with autism spectrum disorder in southern Santa Catarina
Fonte: Rev. bras. neurol;52(3):20-28, jul.-set. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado um distúrbio global do desenvolvimento que atinge a linguagem, a cognição e a interação social. OBJETIVO: Descrever o perfil diagnóstico de pacientes com o transtorno do espectro autista atendidos no Ambulatório de Neurogenética da Universidade do Sul de Santa Catarina. MÉTODOS: Foram analisados 122 prontuários de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista em acompanhamento regular no ambulatório de neurogenética da UNISUL entre os anos de 2010 e 2013. RESULTADOS: Foi encontrada a razão de 3 meninos para cada menina com TEA. O sexo feminino foi fator de risco para outros problemas de saúde. Problemas do sono e pais com problemas psiquiátricos estiveram associados a outras patologias clínicas e psiquiátricas. CONCLUSÃO: Entre os pacientes com TEA, o sexo feminino, história de pais com problemas psiquiátricos, e distúrbios do sono apresentaram associação estatística com comorbidades neurológicas, respiratórias e genéticas.

The Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a global disorder of the human development and it involves language, cognition and social interaction. AIM: To describe the diagnosis profile of patients living with ASD and attending the Neurogenetics Ambulatory of the Santa Catarina Southern University (UNISUL). METHODS: There have been analyzed 122 medical records of patients diagnosed with ASD in regular follow-up in the UNISUL's Neurogenetics Ambulatory between 2010 and 2013. RESULTS: The gender ratio of three boys to each girl in the sample have been found. Female gender was a risk factor for the occurrence of other medical conditions. Sleeping issues and parents with mental disorders were associated to other diseases. CONCLUSION: Among the patients with ASD, female gender, having parents with mental disorders and presenting sleeping problems were associated with neurological, respiratory and genetic comorbidities.
Descritores: Transtorno do Espectro Autista/complicações
Transtorno do Espectro Autista/diagnóstico
Transtorno do Espectro Autista/epidemiologia
-Transtornos do Sono-Vigília/etiologia
Transtornos do Comportamento Social/etiologia
Brasil
Comorbidade
Registros Médicos/estatística & dados numéricos
Prevalência
Estudos Transversais
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/etiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1001339
Autor: Rezende, Bárbara Antunes; Lemos, Stela Maris Aguiar; Medeiros, Adriane Mesquita de.
Título: Quality of life of children with poor school performance: association with hearing abilities and behavioral issues / Qualidade de vida de crianças com mau desempenho escolar: associação com as habilidades auditivas e aspectos comportamentais
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;77(3):147-154, Mar. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The aim of the present study was to investigate the quality of life of children with poor school performance and its association with behavioral aspects and hearing abilities. Methods: This cross-sectional observational study, developed in a town in the state of Minas Gerais, Brazil, investigated a random sample of public school children, aged 7-12 years old, who performed poorly in school and received specialized educational assistance. The study comprised two stages: 1) collection of data from parents on their children's health, educational, and socioeconomic profile, and from the Strengths and Difficulties Questionnaire; 2) administration of a quality of life evaluation scale to the schoolchildren. For the assessment of auditory function, transient otoacoustic emissions were used and auditory processing was tested. The following tests were used: verbal sequential memory, nonverbal sequential memory, sound localization, dichotic digits, duration pattern test (flute) and random gap detection. The collected data were analyzed using Excel and STATA 11.0 software. Quality of life was considered the response variable. The explanatory variables were grouped for univariate and multivariate logistic regression analysis with the level of significance set at 5%. Results: A statistically significant association was found between impaired quality of life, altered pro-social behavior, and the absence of parental complaints about the children's written language development. Conclusions: Quality of life is impaired in children with poor school performance. The lack of parental complaints about written language and changes in social behavior increased the likelihood of a child having a poor quality of life.

RESUMO Investigar a qualidade de vida de crianças de 7 a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com as características comportamentais e habilidades auditivas. Métodos: Estudo observacional transversal realizado com crianças de 7 a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar das escolas públicas municipais de uma cidade do interior de Minas Gerais, Brasil, participantes de atendimentos educacionais especializados. Etapas: 1) coleta de informações com os pais sobre a saúde, perfil escolar e socioeconômico e preenchimento do Strengths and Difficulties Questionnaire; 2) etapa com as crianças para aplicação da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida. Para a avaliação da função auditiva foram utilizadas as Emissões Otoacústicas Transientes e a avaliação do processamento auditivo, sendo os testes aplicados: teste de memória de sons verbais em sequência, teste de memória de sons não verbais em sequência, localização sonora, teste dicótico de dígitos, teste de padrão de duração (flauta) e Random Gap Detection. Os dados coletados foram analisados por meio dos programas Excel e STATA 11.0. Foi considerada como variável resposta a qualidade de vida e as variáveis explicativas foram agrupadas para análise de regressão logística uni e multivariada, considerando o nível de significância de 5%. Resultados: Foi encontrada associação estatística entre qualidade de vida prejudicada, comportamento pró-social alterado e ausência de queixa parental de linguagem escrita. Conclusão: A qualidade de vida está comprometida nas crianças com mau desempenho escolar. A ausência de queixa sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e comportamento pró-social alterado aumentaram a chance de a criança apresentar qualidade de vida prejudicada.
Descritores: Qualidade de Vida/psicologia
Baixo Rendimento Escolar
Comportamento Infantil/fisiologia
Desempenho Acadêmico/psicologia
Audição/fisiologia
-Comportamento Social
Fatores Socioeconômicos
Brasil
Modelos Logísticos
Comportamento Infantil/psicologia
Desenvolvimento Infantil/fisiologia
Estudos Transversais
Análise Multivariada
Inquéritos e Questionários
Perda Auditiva/fisiopatologia
Perda Auditiva/psicologia
Testes Auditivos
Desenvolvimento da Linguagem
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/fisiopatologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem/psicologia
Deficiências da Aprendizagem/fisiopatologia
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR1.1 - BIREME



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