Base de dados : LILACS
Pesquisa : C10.597.606.150.500.800.100 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 241 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 25 ir para página                         

  1 / 241 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-785884
Autor: Holderbaum, Candice Steffen; Mansur, Letícia Lessa; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Heterogeneity in semantic priming effect with a lexical decision task in patients after left hemisphere stroke / Heterogeneidade no efeito de priming semântico em pacientes após lesão cerebral do hemisfério esquerdo
Fonte: Dement. neuropsychol;10(2):91-97tab.
Idioma: en.
Projeto: CNPQ.
Resumo: ABSTRACT Investigations on the semantic priming effect (SPE) in patients after left hemisphere (LH) lesions have shown disparities that may be explained by the variability in performance found among patients. The aim of the present study was to verify the existence of subgroups of patients after LH stroke by searching for dissociations between performance on the lexical decision task based on the semantic priming paradigm and performance on direct memory, semantic association and language tasks. All 17 patients with LH lesions after stroke (ten non-fluent aphasics and seven non aphasics) were analyzed individually. Results indicated the presence of three groups of patients according to SPE: one exhibiting SPE at both stimulus onset asynchronies (SOAs), one with SPE only at long SOA, and another, larger group with no SPE.

RESUMO As investigações sobre o efeito de priming semântico (SPE) em pacientes após lesões cerebrais no hemisfério esquerdo (LH) têm mostrado divergências que podem ser explicadas pela variabilidade no desempenho encontrado entre os pacientes. O objetivo do presente estudo foi verificar a existência de subgrupos de pacientes pós-AVC no hemisfério esquerdo do cérebro, buscando associações e dissociações entre o desempenho na tarefa de decisão lexical no paradigma de priming semântico e o desempenho em tarefas diretas de memória, tarefas de associação semântica e de linguagem. Todos os 17 pacientes com lesão no LH após acidente vascular cerebral (dez afásicos não-fluentes e sete não afásicos) foram analisados individualmente. Os resultados indicaram a presença de três grupos de pacientes de acordo com o efeito de priming semântico. Um grupo de participantes que mostrou SPE em ambos os SOAs, um dos participantes com SPE apenas no SOA longo e um grande grupo sem SPE.
Descritores: Afasia
Cognição
Acidente Vascular Cerebral
Neuropsicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  2 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-538893
Autor: Balardin, Joana Bisol(org); Miotto, Eliane Correa(org).
Título: A review of Constraint-Induced Therapy applied to aphasia rehabilitation in stroke patients / Uma revisão sobre a Terapia Induzida por Contenção aplicada à reabilitação da afasia em pacientes pós acidente vascular cerebral (AVC)
Fonte: Dement. neuropsychol;3(4), dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Abstract: Constraint-induced aphasia therapy (CIAT) is an intensive therapy model based on the forced use of verbal oral language as the sole channel of communication, while any alternative communication mode such as writing, gesturing or pointing are prevented. Objectives: This critical review involved the analysis of studies examining CIAT applied to stroke patients. Methods and Results: Using keywords, the Medline database was searched for relevant studies published between 2001 and 2008 (Medline 2001-2008). The critical evaluation of the articles was based on the classifications described by the ASNS (Cicerone adaptation). Two studies were categorized as level Ia, two as level II and one study as level IV. Conclusions: These recommendations should be interpreted with caution, given the small number of studies involved, but serve as a guideline for future studies in aphasia therapy.

Resumo: A Terapia Induzida por Contenção aplicada à reabilitação da afasia é um modelo terapêutico intensivo que presume o treinamento da linguagem oral como exclusivo canal de comunicação verbal, enquanto métodos alternativos como a escrita, o desenho e os gestos não são permitidos. Objetivos: Revisar sistematicamente os estudos que examinaram a aplicabilidade da Terapia Induzida por Contenção em pacientes afásicos pós AVC. Métodos e Resultados: Os estudos relacionados ao tema foram selecionados na base de dados Medline, por meio de descritores, entre os anos de 2001 e 2008. A avaliação crítica dos artigos foi realizada de acordo com a classificação descrita pela ASNS (adaptado por Cicerone). Dois estudos foram categorizados como Ia, dois estudos receberam classificação II e um estudo foi categorizado no nível IV. Conclusões: Dado o limitado número de estudos existente, as recomendações sugeridas devem ser interpretadas com precaução, porém fornecem importantes diretrizes para futuros estudos sobre a terapia de afasia.
Descritores: Afasia
Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem
Acidente Vascular Cerebral
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  3 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-761051
Autor: Silveira, Gabriela; Mansur, Letícia Lessa.
Título: Analysis of prototypical narratives produced by aphasic individuals and cognitively healthy subjects / Análise de narrativas prototípicas produzidas por indivíduos afásicos e indivíduos cognitivamente sadios
Fonte: Dement. neuropsychol;9(3):279-284, July-Sept. 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: Aphasia can globally or selectively affect comprehension and production of verbal and written language. Discourse analysis can aid language assessment and diagnosis.Objective:[1] To explore narratives that produce a number of valid indicators for diagnosing aphasia in speakers of Brazilian Portuguese. [2] To analyze the macrostructural aspects of the discourse of normal individuals. [3] To analyze the macrostructural aspects of the discourse of aphasic individuals.Methods:The macrostructural aspects of three narratives produced by aphasic individuals and cognitively healthy subjects were analyzed.Results:A total of 30 volunteers were examined comprising 10 aphasic individuals (AG) and 20 healthy controls (CG). The CG included 5 males. The CG had a mean age of 38.9 years (SD=15.61) and mean schooling of 13 years (SD=2.67) whereas the AG had a mean age of 51.7 years (SD=17.3) and mean schooling of 9.1 years (SD=3.69). Participants were asked to narrate three fairy tales as a basis for analyzing the macrostructure of discourse. Comparison of the three narratives revealed no statistically significant difference in number of propositions produced by the groups. A significant negative correlation was found between age and number of propositions produced. Also, statistically significant differences were observed in the number of propositions produced by the individuals in the CG and the AG for the three tales.Conclusion:It was concluded that the three tales are applicable for discourse assessment, containing a similar number of propositions and differentiating aphasic individuals and cognitively healthy subjects based on analysis of the macrostructure of discourse.

A afasia acomete de forma global ou seletiva a compreensão e a produção da linguagem oral e escrita. A análise do discurso pode auxiliar a avaliação e contribuir para o diagnóstico de linguagem.Objetivo:[1] Explorar narrativas que produzam o número de indicadores válidos para diagnóstico de afasia em sujeitos falantes do Português Brasileiro. [2] Analisar aspectos macroestruturais do discurso de indivíduos normais. [3] Analisar aspectos macroestruturais do discurso de indivíduos afásicos.Métodos:Foram analisados aspectos macroestruturais de três narrativas produzidas por indivíduos afásicos e sadios do ponto de vista cognitivo.Resultados:Foram examinados 30 voluntários, 10 afásicos (GA) e 20 indivíduos sadios (GC). O GC era composto de 5 indivíduos do gênero masculino. A média de idade desse grupo foi 38,9 (dP=15,61) e a de escolaridade 13 (dP=2,67). A média de idade do GA foi 51,7 (dP=17,3) e de escolaridade foi 9,1 anos (dP=3,69). Os sujeitos foram solicitados a narrar três histórias que serviram de base para análise da macroestrutura do discurso. Não houve diferenças estatisticamente significativas no número de proposições produzidas quando as três histórias foram comparadas. Houve correlação significativa, negativa, entre idade e número de proposições emitidas. Houve diferenças significativas no número de proposições emitidas pelos indivíduos do GC e do GA nas três histórias.Conclusão:Foi possível concluir que as três histórias são aplicáveis para avaliação de discurso, pois apresentam número similar de proposições e diferenciam afásicos e sujeitos sadios do ponto de vista cognitivo, a partir da análise de macroestrutura do discurso.
Descritores: Afasia
Patologia da Fala e Linguagem
Testes de Linguagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  4 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011375
Autor: Altmann, Raira Fernanda; Silveira, Arieli Bastos da; Pagliarin, Karina Carlesso.
Título: Intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva: revisão integrativa / Speech-language intervention in expressive aphasia: integrative review
Fonte: Audiol., Commun. res;24:e2100, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Introdução Por meio da intervenção fonoaudiológica, é possível diminuir os sintomas da afasia. Objetivos Verificar os métodos de intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva. Estratégia de pesquisa Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se a busca nas bases SciELO, PubMed e PsycINFO, no período de fevereiro a abril de 2018. Para as bases de dados PubMed e PsycINFO foram estabelecidos os descritores em inglês "non-fluent aphasia", OR "broca" OR "transcortical motor aphasia" OR "motor aphasia" OR "amnestic aphasia" OR "semantic aphasia" OR "dymanic aphasia" OR "anomi*" AND "intervention" OR "therapy" OR "rehabilitation" OR "treatment". Para base SciELO, apenas o descritor "aphasia". Critérios de seleção Artigos publicados nos últimos dez anos (de 2009 a 2018) em português, inglês ou espanhol foram incluídos, sendo ou não de periódicos de acesso livre, além de estudos com indivíduos com idade superior a 19 anos. Foram excluídos artigos não relacionados à terapia tradicional, estudos que não apresentassem indivíduos com afasia expressiva e aqueles que tratavam de distúrbios motores de fala, como disartria e apraxia pura. Estudos de revisão de literatura e que envolvessem participantes bilíngues também foram excluídos. Resultados Um total de 174 artigos foram encontrados. Após análise e aplicação dos critérios de seleção estabelecidos, foram selecionados 32 artigos completos. Entre as terapias tradicionais encontradas, observaram-se: terapia de recuperação de palavras, terapia melódica e terapia conversacional. Conclusão A terapia de recuperação de palavras foi o método tradicional mais utilizado.

ABSTRACT Introduction Aphasia symptoms can be improved via speech and language therapy. Purpose To analyze speech-language intervention methods in expressive aphasia. Research strategy An integrative review of the literature was performed using SciELO, PubMed and PsycINFO databases, from February to April 2018. The following search terms: "non-fluent aphasia", OR "broca" OR "transcortical motor aphasia" OR "motor aphasia" OR "amnestic aphasia" OR "semantic aphasia" OR "dymanic aphasia" OR "anomi*" AND "intervention" OR "therapy" OR "rehabilitation" OR "treatment" were used for PubMed and PsycINFO databases. In SciELO database, only the search term "aphasia" was used. Selection criteria Articles published in the last ten years (from 2009 to 2018) in Portuguese, English or Spanish, whether or not they were open access journals. Studies with participants older than 19 years were selected. Articles not related to traditional therapy were excluded, as well as those which did not present participants with expressive aphasia and those which treated speech motor disorders such as pure dysarthria and pure apraxia. Literature review studies and studies involving bilingual participants were also excluded. Results One hundred and seventy-four articles were found. After analysis and application of the established selection criteria, 32 complete articles were selected. Word retrieval therapy, melodic intonation therapy and conversation therapy were the traditional methods found in this study. Conclusion Word retrieval therapy was the method most commonly used.
Descritores: Afasia/reabilitação
Afasia/terapia
Fonoterapia
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


  5 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-263108
Autor: Steiner, Carlos E; Guerreiro, Marilisa M; Marques-de-Faria, Antônia P.
Título: Autismo: um diagnóstico também do pediatra / Autism: a diagnosis that could also be suspected by the Pediatician
Fonte: Pediatr. mod;35(5):279-80, 282-3, 286, maio 1999.
Idioma: pt.
Resumo: O autismo é um distúrbio do desenvolvimento neuropsicológico, o mais frequente e grave em um grupo de condiçöes denominadas distúrbios abrangentes do desenvolvimento. Caracteriza-se clinicamente pela presença antes dos três anos de idade, de alteraçöes em três áreas: interaçäo social, linguagem e comunicaçäo e atividades e interesses; além dessas, säo comuns diversas outras manifestaçöes, principalmente a epilepsia, a deficiência mental, a hiperatividade e outros sintomas neurológicos. No presente artigo, os autores apresentam uma revisäo sobre os principais aspectos clínicos do autismo, um diagnóstico que também pode ser considerado pelo pediatra
Descritores: Afasia
Diagnóstico Clínico
Transtorno Autístico/diagnóstico
-Epilepsia
Deficiência Intelectual
Prognóstico
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR11.1 - Biblioteca


  6 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lopes, Antonio Carlos
Texto completo
Id: lil-491529
Autor: Lopes, Antonio Carlos; Souza, Luiz José de; Paravidine, Paulo César Leitão; Lima, Guilherme Alcantara Cunha; Gomes, Maurício Assed Estefan; Araújo, Priscilla Damião.
Título: Encefalite herpética em paciente do sexo feminino de 48 anos previamente hígida / Herpes simplex encephalitis in a forty-eight-year old female-patient
Fonte: Rev. Soc. Bras. Clín. Méd;6(2), mar.-abr. 2008. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A encefalite herpética (EHS) é uma patologia grave, com alto índice de morbidade e letalidade. Esta doença se expressa por um quadro clínico agudo, tendo como principais manifestações:febre, cefaléia e alterações cognitivas e psíquicas. Desta forma, a suspeição clínica, associada a exames laboratoriaise de imagem são de fundamental importância para a detecção precoce e tratamento imediato desta patologia, a fim de impedir sua progressão rapidamente fatal. Neste relato, apresentamos um caso de EHS em uma paciente do sexo feminino, 48 anos, internada no Hospital dos Plantadores de Cana - Campos dos Goytacazes, RJ.(AU)

The herpes simplex encephalitis (HSE) is a serious pathology, with a high rate of morbidly and lethality. This diseasepresents a acute clinical condition, it had like principal symptons: fever, headache and cognitive and psychological alterations. In such a way, the clinical suspicion is associated to laboratorials examinations and of image. This are extremely important to early detect and fast treatment this pathology, on purpose to impede the quickly fatal progression of the illness. In this report, we present a case of Herpes Simplex Encephalitis in a forty-eight-years old female-patient, to taken into thePlantadores de Cana Hospital - Campos dos Goytacazes, RJ.(AU)
Descritores: Herpesvirus Humano 1
Encefalite por Herpes Simples/diagnóstico
Encefalite por Herpes Simples/tratamento farmacológico
-Afasia/etiologia
Convulsões/etiologia
Aciclovir/uso terapêutico
Reação em Cadeia da Polimerase/instrumentação
Febre/etiologia
Cefaleia/etiologia
Náusea/etiologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-670613
Autor: Fontoura, Denise Ren da; Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Sá Carneiro, Luciana Behs de; Monção, Ana Maria; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Rehabilitation of language in expressive aphasias: literature review / Reabilitação da linguagem nas afasias expressivas: uma revisão da literatura
Fonte: Dement. neuropsychol;6(4), oct.-dec. 2012.
Idioma: en.
Resumo: This paper reviews the methodological characteristics of studies on rehabilitation of expressive aphasia,describing the techniques of rehabilitation used. Methods: The databases Medline, Science Direct and PubMed were searchedfor relevant articles (January 1999 to December 2011) using the keywords Expressive / Broca / Nonfluent Aphasia, combinedwith Language or Speech Rehabilitation / Therapy / Intervention. Results: A total of 56 articles were retrieved describingrehabilitation techniques, including 22 with a focus on lexical processing, 18 on syntax stimulation, seven with the aim ofdeveloping speech and nine with multiple foci. Conclusion: A variety of techniques and theoretical approaches are available,highlighting the heterogeneity of research in this area. This diversity can be justified by the uniqueness of patients? languagedeficits, making it difficult to generalize. In addition, there is a need to combine the formal measures of tests with measuresof pragmatic and social skills of communication to determine the effect of rehabilitation on the patient?s daily life.

Revisar as características metodológicas dos estudos sobre a reabilitação da afasia expressiva,descrevendo as técnicas de reabilitação utilizadas. Métodos: Foram pesquisados artigos nas bases de dados Medline,Science Direct e PubMed (Janeiro de 1999 a Dezembro de 2011), utilizando as palavras-chave Expressive / Broca /Nonfluent Aphasia, combinado com Language or Speech Rehabilitation / Therapy / Intervention. Resultados: Foramencontrados 56 artigos descrevendo técnicas de reabilitação, incluindo 22 com foco no processamento lexical, 18 naestimulação da sintaxe, sete com objetivo de desenvolver a fala e nove com múltiplos focos. Conclusão: Há variedadede técnicas e abordagens teóricas, destacando a heterogeneidade da investigação nesta área, que pode justificar-se pelasingularidade dos déficits linguísticos dos pacientes, tornando-se difícil a generalização. Existe também necessidade decombinar as medidas formais de testes com medidas de habilidades pragmáticas e sociais da comunicação, para determinaro efeito da reabilitação na vida diária do paciente.
Descritores: Afasia
Reabilitação
Transtornos da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  8 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Chaves, Marcia L. F
Texto completo
Id: lil-724284
Autor: Beber, Bárbara Costa; Kochhann, Renata; Silva, Bruna Matias da; Chaves, Marcia L. F.
Título: Logopenic aphasia or Alzheimer's disease: different phases of the same disease? / Afasia logopênica ou doença de Alzheimer: diferentes fases da mesma doença?
Fonte: Dement. neuropsychol;8(3), set. 14.
Idioma: en.
Resumo: The logopenic variant of Primary Progressive Aphasia, or logopenic aphasia, is a the most recently described variant of Primary Progressive Aphasia and also the least well defined. This variant can present clinical findings that are also common to Alzheimer?s disease, given they both share the same cytopathologic findings. This article reports the clinical case of a patient for whom it proved difficult to define a clinical diagnosis, being split between the logopenic variant and Alzheimer?s disease at different phases of the disease. Using this case as an example and drawing on the latest evidence from the literature on the logopenic variant, we postulate the hypothesis that this variant may present as an initial symptom of Alzheimer?s disease in some atypical cases.

A variante logopênica da Afasia Progressiva Primária, ou afasia logopênica, é a variante mais recentemente descrita entre todas as variantes da Afasia Progressiva Primária e, também por isso, a menos definida. Essa variante pode apresentar achados clínicos em comum com a doença de Alzheimer pelo fato de compartilharem o mesmo achado citopatológico. Este artigo descreve o caso clínico de uma paciente na qual se evidenciou uma dificuldade em assumir o diagnóstico clínico que se dividia entre a variante logopênica e a doença de Alzheimer em determinadas fases da doença. Utilizando este caso como exemplo e as atuais evidências que a literatura apresenta sobre a variante logopênica, levantamos a hipótese de que essa variante pode apresentar-se como uma manifestação inicial da doença de Alzheimer em alguns casos menos típicos.
Descritores: Afasia
Afasia Primária Progressiva
Diagnóstico
Doença de Alzheimer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  9 / 241 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-724283
Autor: Silagi, Marcela Lima; Hirata, Fernanda Naito; Mendonça, Lúcia Iracema Zanotto de.
Título: Sentence production in rehabilitation of agrammatism: a case study / Produção de sentenças na reabilitação de agramatismo: um estudo de caso
Fonte: Dement. neuropsychol;8(3), set. 14.
Idioma: en.
Resumo: Agrammatism is characterized by morphosyntactic deficits in production of sentences. Studies dealing with the treatment of these deficits are scarce and their results controversial. The present study describes the rehabilitation of a case diagnosed as chronic Broca?s aphasia, with agrammatism, using a method directed to sentence structural deficits. The method aims to expand the grammatical repertoire by training production of sentences with support from contexts that stimulate actions and dialogues. The patient showed positive results on all types of sentences trained and generalized the gains to spontaneous speech. However, these benefits were not sustained in the long term.

O agramatismo é marcado por déficits morfossintáticos na produção das sentenças. Estudos que abordam o tratamento destas dificuldades são escassos e controversos. O presente estudo descreveu a reabilitação de uma paciente com agramatismo associado à afasia de Broca em fase crônica, por meio de programa de estruturação de sentenças. Trata-se de método que visa à expansão do repertório gramatical através do treino com apoio de contextos que estimulam ações e diálogos. A paciente obteve resultados positivos em todos os tipos de frases treinadas, com ganhos generalizados para contextos de fala espontânea. No entanto, os benefícios não se mantiveram em longo termo.
Descritores: Afasia
Afasia de Broca
Reabilitação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


  10 / 241 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-724273
Autor: Ferreira, Mariana; Oliveira, Diana; Correia, Ana; Dixe, Maria dos Anjos; Pós de Mina, Sónia.
Título: Cross-cultural adaptation process of the "Conversation Analysis Profile for People with Aphasia" to the Portuguese language / Processo de adaptação transcultural do conversation "Analysis Profile for People with Aphasia" para a língua portuguesa
Fonte: Dement. neuropsychol;8(3), set. 14.
Idioma: en.
Resumo: The Conversation Analysis Profile for People with Aphasia (CAPPA) provides specific information about strengthsand weaknesses of the communication between people with aphasia and their family caregiver within a conversationalcontext. Objective: The aim of this paper was to present the results of the first stages of cross-cultural adaptation of theCAPPA for the European Portuguese language. Methods: This methodology study describes the translation and ack translation processes, following the recommended steps to that end. In addition, following the consent of one of the originalauthors, the process of content validation of the CAPPA commenced. The instrument was submitted for assessment before apanel of experts in the area, who constituted the population of this study. Results: After the translation and back-translationprocesses, a panel of experts was convened to adapt the Delphi technique. Some questions were excluded on the basis ofambiguity, relevance and potential repetition. Suggestions made by the expert panel were included in a revised version ofthe tool. 159 items obtained a 100% consensus in relevance, and 157 items were considered suitable by the expert panel,validating the content of the instrument. Conclusion: The final version will now be applied to the target population in orderto carry out the psychometric validation.

O Perfil de Competências Comunicativas para Indivíduos com Afasia (CAPPA) fornece informações específicassobre os pontos fortes e fracos da comunicação entre a pessoa com afasia e o seu cuidador familiar dentro de um contextoconversacional. Objetivo: Apresentar os resultados das primeiras etapas do processo de adaptação transcultural do CAPPA para Português Europeu. Métodos: Este estudo metodológico retrata o processo de tradução e retroversão do instrumento,seguindo os passos recomendados para esse fim. Além disso, após consentimento de uma das autoras originais, iniciou-seo processo de validação de conteúdo do CAPPA. Para tal, foi necessário submeter o instrumento à avaliação de um painelde peritos na área, que constitui a população deste estudo. Resultados: Após o processo de tradução e retroversão doinstrumento, foi constituído um painel de peritos para desenvolver a Técnica de Delphi. Algumas questões foram excluídascom base na ambiguidade, relevância e redundância. Sugestões feitas pelo painel de peritos foram incluídas na versão finaldo instrumento. 159 itens obtiveram 100% de consenso na avaliação da relevância e 157 na avaliação da adequação, apósanálise dos peritos. Sendo assim, o conteúdo do instrumento foi validado. Conclusão: A versão final vai agora ser aplicadaà população-alvo a fim de alcançar a validação psicométrica.
Descritores: Afasia
Cuidadores
Comunicação
Estudos de Validação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



página 1 de 25 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde