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Id: biblio-1255264
Autor: Sánchez, María Elina; Sevilla, Yamila; Fuchs, Martín; Jaichenco, Virginia.
Título: Evaluación de los déficits sintácticos en la afasia: un estudio sobre la comprensión de oraciones en orden canónico y no canónico / Assessment of syntactic deficits in Aphasia: a study on the sentence comprehension in canonical and non-canonical order
Fonte: Subj. procesos cogn;24(1):123-142, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Las alteraciones sintácticas han sido documentadas en personas con diferentes perfiles de afasia. Este trabajo se propone mostrar el diseño de una prueba que permite evaluar específicamente la comprensión de oraciones en español con tres tipos de oraciones: activas, pasivas y hendidas o dislocadas de objeto. La primera presenta orden estructural canónico Sujeto-Verbo-Objeto, mientras que las otras dos presentan el orden inverso. Participaron del estudio 4 personas con afasia (PCA) y un grupo control de 18 sujetos sin lesiones ni alteraciones del lenguaje emparejados en edad y nivel de escolaridad. Los resultados mostraron que el grupo de pacientes tuvo un peor rendimiento que el grupo control lo que evidencia un perfil de PCA con alteraciones en la comprensión de oraciones. Además, el rendimiento de las PCA en las oraciones activas fue significativamente mejor que en las otras dos estructuras evidenciando un efecto de canonicidad. La prueba diseñada resulta ser un instrumento sensible y útil para el diagnóstico de los déficits sintácticos en la afasia(AU)

Syntactic deficits have been documented in people with different aphasia profiles. This work aims to show the design of a test that allows to assess comprehension in Spanish with three specific sentences types: active, passive and object cleft. The former presents canonical Subject-Verb-Object structural order, while the other two present the inverse order. Four people with aphasia (PWA) and a control group of 18 subjects without lesions or language disorders matched for age and level of education participated in the study. The results showed that the patient group had lower performance than the control group, evidencing a PWA profile with alterations in sentence comprehension. Furthermore, the performance of the PWA group attested the expected canonicity effect-- it was significantly better for active sentences than for the other two structures. The designed test turns out to be a sensitive and useful instrument for the assessment of syntactic deficits in aphasia(AU)
Descritores: Afasia
Idioma
-Compreensão
Diagnóstico
Responsável: AR495.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1131785
Autor: Verly, Yngrit Oliveira; Barreto, Simone dos Santos.
Título: Adesão ao tratamento fonoaudiológico por pessoas com afasia encaminhadas após alta hospitalar: estudo de dois casos / Adherence to speech-language therapy by people with aphasia referred after hospital discharge: study of two cases
Fonte: Audiol., Commun. res;25:e2289, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Diante da percepção do impacto na comunicação e na qualidade de vida ocasionado por um quadro de afasia, compreende-se a relevância da adesão ao tratamento fonoaudiológico. Porém, há casos em que a procura por tal tratamento não ocorre, por motivos que ainda não foram investigados de modo aprofundado. O objetivo deste estudo foi analisar a adesão ao tratamento fonoaudiológico de pessoas com afasia, encaminhadas após alta hospitalar. Foi realizado um estudo qualitativo de dois casos. Participaram deste estudo duas idosas com afasia após acidente vascular cerebral (AVC), acompanhadas em um hospital municipal de referência microrregional. Foi realizada a coleta de dados sociodemográficos e clínicos em prontuário e por meio de entrevista com um familiar de cada participante, durante a internação. Após dois meses, aproximadamente, foi realizada nova entrevista para investigar a procura por atendimento fonoaudiológico. A instalação de sequelas físicas pós-AVC, que afetam membro inferior, sua gravidade e a fase de recuperação contribuem para a não adesão ao tratamento fonoaudiológico público em nível ambulatorial, por pessoas com afasia. A interação entre fatores sociodemográficos, aspectos clínicos e características da rede pública de saúde (como a inexistência de fonoaudiólogo no serviço de atenção domiciliar) pode influenciar a procura por tratamento domiciliar particular nesses casos. É possível afirmar que múltiplos fatores, clínicos e sociodemográficos, influenciam a não procura por tratamento fonoaudiológico por essa população. Além disso, tais fatores indicam a existência de dificuldades no acesso a serviços de saúde públicos, por limitações na rede de atenção à saúde regional.

ABSTRACT Given the perceived impact on communication and quality of life of aphasia, the importance of adherence to speech therapy treatment is clear. However, there are cases in which this treatment is not sought, for reasons that have not been fully investigated. The aim of this study was to analyze adherence to speech therapy by people with aphasia referred after hospital discharge. A qualitative case study of two cases was carried out. Two elderly women with aphasia after stroke treated at a micro-regional public referral hospital participated in this study. Sociodemographic and clinical data were collected from patient medical records and drawn from an interview with a family member during hospitalization. After about two months, a second interview was conducted to investigate whether speech therapy had been sought. The presence of post-stroke physical sequelae affecting lower limbs, its severity, and the post-stroke recovery phase were all factors contributing to non-adherence to public outpatient speech-therapy treatment by these individuals with aphasia. The interaction between sociodemographic factors, clinical aspects and characteristics of the public health network (such as non-availability of speech therapists in the home-care service) can influence the seeking of private home-based treatment in these cases. Results revealed that multiple clinical and sociodemographic factors influence nonadherence to speech therapy in this population. In addition, these factors indicate difficulties accessing public health services as a result of shortcomings in the regional health care network.
Descritores: Afasia/reabilitação
Afasia/terapia
Alta do Paciente
Fonoterapia
Fonoaudiologia
Serviços de Assistência Domiciliar
-Brasil
Acidente Vascular Cerebral/complicações
Cooperação e Adesão ao Tratamento
Acesso aos Serviços de Saúde
Limites: Humanos
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1253287
Autor: Rodríguez Abreu, Yanetsy; Del Prado Morales, Mirtha; Martínez, Erislandy Omar.
Título: Afasia, paciente afásico e investigación neurolingüística. Algunas contradicciones científicas y sociales en su abordaje / Aphasia, aphasic patient and neurolinguistic research. Some scientific and social contradictions in its approach
Fonte: Rev. iberoam. psicol. (En línea);12(2):105-114, 2019.
Idioma: es.
Resumo: Los valores de incidencia y prevalencia de la afasia y las graves consecuencias que reviste para el paciente a nivel social y familiar, revelan su importancia en términos de salud. Internacionalmente, las tendencias contemporáneas de la neurolingüística son muy efectivas en el diagnóstico y tratamiento de las afasias. Sin embargo, en Cuba se es heredero de perspectivas científicas que limitan el desarrollo de la afasiología. Ello responde a la influencia de condiciones sociales, políticas y culturales. En el presente artículo se describen las principales contradicciones sociales que condicionan las tendencias científicas en el diagnóstico y la rehabilitación del paciente afásico en Cuba y se expresan algunas soluciones locales que desde la investigación neurolingüística han estado dando al traste de estas contradicciones

The values of Prevalence and incidence of aphasia, and its consequences for the aphasic patient in the social and familiar space, show the significance of this entity in terms of public health. Around the world, the contemporary tendencies of cognitive neuropsychology and neurolinguistic are very effective for to diagnose and to treat the aphasia. Bedside, in Cuba, is other reality. In the country are present points of view and scientific perspectives that disturb the professional work with aphasic patient, and frustrate the development of new scientific positions. These are a reaction to the influence of social, political, and cultural conditions. This paper was writing with the purpose to describe the most important social contradictions that support the scientific points of view about the problem of assessment and rehabilitation of aphasic patient in Cuba. As well as, to analyze the scientific and methodological contradictions about aphasia; and to identify any solutions for the problem of aphasia and scientific, social and methodological contradiction, offer from neurolinguistic research
Descritores: Afasia
Terapêutica
Neuropsicologia
-Pacientes
Condições Sociais
Redação
Saúde
Saúde Pública
Diagnóstico
Limites: Humanos
Responsável: CO666.1


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Id: biblio-1151924
Autor: Matus R, Paulina; Tapia S, Sara.
Título: Trastornos de la comunicación en personas con esclerosis múltiple e instrumentos de evaluación / Communication disorders in people with multiple sclerosis and evaluations instruments
Fonte: Rev. Hosp. Clin. Univ. Chile;32(1):52-59, 2021.
Idioma: es.
Resumo: Communication is an essential part of our social participation and the need to know how to evaluate and deal with its alterations is essential when working with people with neurological pathologies such as Multiple Sclerosis (MS). Purpose: to carry out a bibliographic review and group information related to communication problems, describing useful instruments for timely evaluation in the different areas involved. Material and method: bibliographic review related to the subject. Results: People with MS can face differents communication problems (aphasia, dysarthria or cognitive communicative disorder), it is important to have the characterization of these disorders and with tools that specifically carry out a pertinent evaluation with common language among experts. Conclusions: considering the importance of communication, its disorders as a consequence of MS and the forms of evaluation are a priority when intervening with this population. (AU)
Descritores: Transtornos da Comunicação
Esclerose Múltipla/complicações
-Afasia
Transtornos Cognitivos
Disartria
Esclerose Múltipla/fisiopatologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL36.1 - Biblioteca Hospital Clínico


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Id: biblio-1133627
Autor: Silagi, Marcela Lima; Ferreira, Olavo Panseri; Almeida, Isabel Junqueira de; Simões, Janaina de Souza; Zampieri, Sueli Aparecida; Santana, Beatriz Raz Franco de; Mansur, Letícia Lessa.
Título: Treatment of agrammatism in oral and written production in patients with Brocas aphasia The use of implicit and explicit learning / Tratamento do agramatismo na produção oral e escrita em pacientes com afasia de Broca: uso do aprendizado implícito e explícito
Fonte: Dement. neuropsychol;14(2):103-109, Apr.-June 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract. Several approaches to the rehabilitation of agrammatism use implicit and explicit learning methods. Objective: To verify the effect of adapted Mapping Therapy and ORLA methods (explicit versus implicit learning) on the oral and written production in spontaneous language among agrammatic patients with Broca's aphasia. Methods: Six individuals were submitted to Mapping Therapy and ORLA (Oral Reading for Language in Aphasia) treatments. Samples of oral and written production from a picture description task were compared pre and post-treatment. Results: In Mapping Therapy, the patients presented better performance after the training for the variables related to written production: number of words, nouns, verbs, closed-class words, and number of complete sentences. Regarding oral output, the patients had similar performance before and after the therapeutic process. In ORLA, the patients presented a significant difference before and after the therapeutic process in the variables related to oral production, increasing the number of words, number of verbs, and speech rate. There was no difference in pre and post-treatment performance in written production. Conclusion: Both implicit and explicit learning can be used in the treatment of agrammatism. Mapping Therapy was more effective for the treatment of agrammatism in written production, while ORLA was more effective for the agrammatism in oral production.

Resumo. Várias abordagens terapêuticas para a reabilitação do agramatismo utilizam métodos implícitos e explícitos de aprendizado. Objetivo: Verificar o efeito dos métodos adaptados Mapping Therapy e ORLA (aprendizagem explícita versus implícita) na produção oral e escrita de discurso em pacientes agramáticos com afasia de Broca. Métodos: Seis indivíduos foram submetidos aos tratamentos Mapping Therapy e ORLA. Amostras das produções oral e escrita na tarefa de descrição da prancha foram comparadas antes e após o tratamento. Resultados: No método Mapping Therapy, os pacientes apresentaram melhor desempenho após o tratamento nas seguintes variáveis ​​relacionadas à produção escrita: número de palavras, substantivos, verbos, palavras de classe fechada e número de frases completas. Em relação à emissão oral, os pacientes mantiveram desempenho semelhante pré e pós processo terapêutico. No método ORLA, os pacientes apresentaram diferença significativa antes e após o processo terapêutico nas variáveis ​​relacionadas à produção oral, com aumento no número de palavras, número de verbos e velocidade de fala. Não houve diferença no desempenho pré e pós tratamento na produção escrita. Conclusão: Tanto a aprendizagem implícita como a explícita têm o potencial de serem usadas no tratamento do agramatismo. A Mapping Therapy foi mais eficaz no tratamento do agramatismo na produção escrita, enquanto o ORLA foi mais eficaz para o agramatismo na produção oral.
Descritores: Afasia
-Afasia de Broca
Reabilitação
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1003677
Autor: Mac-Kay, Ana Paula M G.
Título: Afasia y esquizofrenia: aspectos lingüístico-comunicativos / Aphasia and schizophrenia: linguistic-communicative aspects
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;57(1):52-56, mar. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La comunicación es un proceso dinámico multidimensional y que involucra contexto y sujeto. El funcionamiento del cerebro, lenguaje, audición, producción del habla, sistema estomatognático y laringe, entre otros, afecta directamente la viabilidad y calidad de la comunicación humana. Un trastorno de la comunicación de tipo cognitivo se produce por el deterioro del funcionamiento de uno o más procesos cognitivos, como atención, memoria, percepción, organización, lenguaje, procesamiento, resolución de problemas, funcionamiento ejecutivo y metacognición entre otros. La afasia es un trastorno del lenguaje, consecuente de una lesión cerebral focal, que afecta distintos aspectos de la comunicación, de la producción y de la comprensión del lenguaje oral y/o escrito. En la esquizofrenia, los trastorno del lenguaje y comunicación traen como consecuencias desventajas sustanciales porque inciden en las habilidades y relaciones interpersonales, en el reconocimiento personal, en la integración social y en el trabajo. Actualmente es importante distinguir las señales que diferencian los dos cuadros clínicos, desde una perspectiva fonoaudiológica clínica, para que la atención a el sujeto/paciente sea desarrollada con más eficiencia y la relación con otros profesionales más dinámica.

Communication is a multidimensional dynamic process that involves context and subject. The functioning of the brain, language, hearing, speech production, stomatognathic system and larynx, among others, directly affects the viability and quality of human communication. A cognitive communication disorder is caused by the deterioration of the functioning of one or more cognitive processes, such as attention, memory, perception, organization, language, processing, problem solving, executive functioning and metacognition among others. Aphasia is a language disorder, caused by a focal brain injury, which affects different aspects of communication, production and understanding of oral and / or written language. In schizophrenia, language and communication disorders are the basis of substantial disadvantages because they affect interpersonal skills and relationships, personal recognition, social integration and work. It is currently important to distinguish the signals that differentiate the two pathologies, from a speech and language pathology perspective, so that the attention to the subject/patient may be developed with more efficiency and the relationship with other professionals more dynamic.
Descritores: Afasia
Esquizofrenia
Fala
Patologia da Fala e Linguagem
Comunicação
Transtornos da Comunicação
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: lil-763864
Autor: Engelhardt, Eliasz; Gomes, Marleide da Mota.
Título: Charcot and aphasia: contributions of his assistants / Charcot e afasia: contribuições de seus assistentes
Fonte: Rev. bras. neurol;51(3):84-88, jul.-set. 2015. ilus.
Idioma: en.
Resumo: The ideas and concepts regarding language and its disorders have a longstanding history. However, it was possible to consider the 19th century as the period when the main milestones on the subject begun to be settled, with Paul Broca's and Carl Wernicke's pivotal findings. Albeit language disorders (aphasia) were not, apparently, his preferential interest, Charcot engaged himself in the issue, and after thorough studies delivered a series of lectures on this theme at the Salpêtrière Hospital, transcribed by two of his assistants, Charles Féré and Gaetano Rummo, and then published. Other three assistants, inspired in Charcot's teachings, Désiré Bernard, Gilbert Ballet and Pierre Marie, contributed independently with papers or books.The lectures and the contributions of those collaborators were partially incorporated in the Oeuvres Complètes published by Charcot.

As ideias e os conceitos sobre a linguagem e suas desordens possuemuma história de longa duração. Entretanto, é possível considerar o século XIX como o período no qual os principais marcos sobre o tema começaram a ser estabelecidos, com os achados fulcrais de Paul Broca e Carl Wernicke. Embora desordens da linguagem (afasia) não tenham sido, aparentemente, seu interesse predileto, Charcot se envolveu no assunto e, depois de aprofundados estudos, ministrou uma série de lições sobre o tema no Hospital da Salpêtrière, transcritas por dois de seus assistentes, Charles Féré e Gaetano Rummo, sendo publicados em seguida. Outros três assistentes, inspirados nos ensinamentos de Charcot, Désiré Bernard, Gilbert Ballet e Pierre Marie, contribuíram de modo independente com artigos ou livros. As lições e as contribuições desses colaboradores foram parcialmente incorporadas nas Oeuvres Complètes publicadas por Charcot.
Descritores: Afasia/diagnóstico
Afasia/história
Transtornos da Linguagem/história
-Médicos/história
Neurologia
Limites: Humanos
História do Século XIX
Responsável: BR14.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1142828
Autor: Jansson, Isabella Linnea; Ortiz, Karin Zazo; Barreto, Simone dos Santos.
Título: Qualitative and quantitative aspects of the F-A-S fluency test in people with aphasia / Aspectos qualitativos e quantitativos no teste de fluência f-a-s em pessoas com afasia
Fonte: Dement. neuropsychol;14(4):412-418, Oct.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Resumo: ABSTRACT. Verbal fluency tests are widely used in neuropsychological assessment. The quantitative and qualitative analysis of the performance of aphasic individuals on the phonemic verbal fluency (PVF) test can contribute to a better understanding of cognitive changes in this group of patients. Objective: This study aimed to analyze clustering and switching measures of PVF in people with aphasia and investigate the relationship between the use of these strategies, the quantitative performance on the test, and the performance on executive functions. Methods: This is a cross-sectional study of 15 people with aphasia, right-handed, native speakers of Brazilian Portuguese, aged 19 to 92 years. They were submitted to the F-A-S test and the Clock Drawing Test (CDT). The following measures were obtained in the F-A-S test: total score, number of clusters, mean cluster size, and number of switches. Spearman's test was used to analyze correlation. Results: We found a positive correlation among all F-A-S test scores, ranging from p=0.61 (p<0.001) to p=0.91 (p<0.001). No correlation was identified between these measures and CDT performance (p≤0.31; p≥0.260). Conclusions: The quantitative and qualitative analysis of F-A-S in people with aphasia, even those with different linguistic manifestations, showed that these individuals presented lower scores and that the number of total words and the number of switches were strongly correlated. We found no correlation between executive function, assessed by the CDT, and switching performance on the F-A-S test.

RESUMO. Testes de fluência verbal são procedimentos amplamente utilizados na avaliação neuropsicológica. A análise da performance de pessoas com afasia no teste de fluência verbal fonêmica (FVF), do ponto de vista quantitativo e qualitativo, pode contribuir para uma melhor compreensão das mudanças cognitivas que ocorrem nesse grupo de pacientes. Objetivo: Os objetivos deste estudo foram analisar as medidas de estratégias de agrupamento e de mudança de agrupamento na FVF de pessoas com afasia e investigar a correlação entre o uso dessas estratégias, o desempenho quantitativo no teste e o desempenho em funções executivas. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 15 pessoas com afasia, destros, falantes nativos do português brasileiro, com idade entre 19 e 92 anos. Eles foram submetidos ao teste F-A-S e ao Teste do Relógio (TDR). Foram obtidas as seguintes medidas no F-A-S: escore total, número e tamanho médio de agrupamento e número de mudança de agrupamento. Para análise de correlação foi utilizado o teste de Spearman. Resultados: Foi verificada correlação positiva entre todos os escores do teste F-A-S, variando entre p=0,61 (p<0,001) e p=0,91 (p<0,001). Não foram encontradas correlações entre tais medidas e o escore no TDR (p≤0,31; p≥0,260). Conclusões: A análise quantitativa e qualitativa do F-A-S de pessoas com afasia, mesmo com diferentes manifestações linguísticas, mostrou que elas apresentam escores inferiores e o número total de palavras e o número de mudanças de agrupamento possuem forte correlação. Não foi observada correlação entre funções executivas, avaliada pelo TDR, e o desempenho na medida de mudança de agrupamento.
Descritores: Testes de Linguagem
-Afasia
Cognição
Idioma
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-1142838
Autor: Ferreira, Amanda Cristina de Souza; Silva, Ariely Aurélio; Paiva, Lorrane Rodrigues; Satler, Corina; Cera, Maysa Luchesi.
Título: Intensive naming training for low-educated demented and non-demented elderly / Treino intensivo de nomeação para idosos de baixa escolaridade com e sem demência
Fonte: Dement. neuropsychol;14(4):403-411, Oct.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT. Complaints about naming difficulties may be common in the elderly. In dementia, anomia is the most frequent symptom of language disorders. Naming training can improve lexical access and promote better quality of communication for elderly with or without dementia. Objective: To analyze naming scores, response time and the generalization of responses for naming of neurotypical and demented low-educated older adults before and after receiving a naming training program, with and without oral comprehension stimulation. Method: Twenty elderly participants, 10 with dementia and 10 neurotypical, were included after interview, screening for cognition and functionality. The naming training was based on retrieval practice and carried out in 5 sessions. Half of the group underwent exclusive naming training, while the other half received naming training associated with oral comprehension stimulation. Results: Elderly people with dementia performed better after training for scores on oral naming and comprehension of oral words, except for object manipulation. The response time for naming trained and untrained stimuli was also better for elderly people with dementia. After the intervention, neurotypical individuals performed statistically better in comprehension time and in the score in oral naming, comprehension of oral words and object manipulation, for trained and untrained words. Conclusion: Naming training, exclusive or associated with oral comprehension, using the recovery technique benefits the language performance of neurotypical and demented elderly, and provides improvements even for untrained stimuli.

RESUMO. A queixa de dificuldades para nomear pode ser comum em idosos. Na demência, a anomia é a manifestação mais frequente dos transtornos de linguagem. O treino de nomeação beneficia o acesso lexical e promove maior qualidade de comunicação para idosos com ou sem demência. Objetivo: Analisar as respostas de nomeação, o tempo de resposta e a generalização das respostas de nomeação de idosos neurotípicos e com demência de baixa escolaridade antes e após um treinamento de nomeação, com e sem estimulação da compreensão oral. Método: Participaram deste estudo 20 idosos, 10 com demência e 10 neurotípicos, incluídos após entrevista, rastreio de cognição e funcionalidade. O treinamento de nomeação foi baseado na prática de recuperação e realizado em cinco sessões. Metade do grupo foi submetido ao treino de nomeação exclusivo e metade ao treinamento associado à estimulação de compreensão oral. Resultado: Idosos com demência apresentaram melhor desempenho após o treinamento para pontuações na nomeação oral e compreensão de palavras orais, exceto para manipulação de objetos. O tempo de resposta para nomear estímulos treinados e não treinados também foi melhor para idosos com demência. Após a intervenção, os indivíduos neurotípicos tiveram desempenho estatisticamente melhor no tempo de compreensão e no escore na nomeação oral, compreensão de palavras orais e manipulação de objetos, para palavras treinadas e não treinadas. Conclusão: O treino de nomeação, exclusivo ou associado ao de compreensão oral, por meio da técnica de recuperação, beneficia o desempenho de linguagem de idosos neurotípicos e com demência e proporciona melhoras inclusive para estímulos não treinados.
Descritores: Afasia
Idoso
Demência
Idioma
Terapia da Linguagem
Anomia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-888318
Autor: Oliveira, Laís Machado de; Barcellos, Igor; Teive, Hélio A G; Munhoz, Renato Puppi.
Título: Cognitive dysfunction in corticobasal degeneration / Disfunção cognitiva na degeneração corticobasal
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;75(8):570-579, Aug. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Corticobasal degeneration (CBD) was originally described as a distinct clinicopathological entity in 1967. Since then, different phenotypic presentations have emerged as possible manifestations of CBD histopathological findings. In addition, pathophysiological findings and the molecular basis have been delineated and several aspects of its cognitive manifestations have been clarified. Thus, not only the spectrum of what is currently designated as CBD has expanded, but overlap with other degenerative and even secondary disorders has made clinical diagnostic certainty even more challenging in the absence of specific and readily-available markers. Cognitive deficits in CBD are now recognized as a frequent initial presentation and may appear up to eight years before the motor symptoms, depending on the phenotypic variant. Characteristic cognitive features of CBD involve language deficits, visuospatial and executive dysfunctions, apraxia, and behavioral disorders. Semantic and episodic memories are usually preserved, while language is often impaired in the early stages.

RESUMO A degeneração corticobasal (DCB) foi originalmente descrita como uma entidade clínico-patológica distinta em 1967. Desde então, nossa compreensão sobre DCB evoluiu substancialmente. Diferentes apresentações fenotípicas emergiram refletindo possíveis manifestações das anormalidades histopatológicos da DCB. Adicionalmente, dados fisiopatológicos e moleculares foram delineados e aspectos das manifestações cognitivas foram explorados. Assim, não só o espectro do que é atualmente designado DCB foi expandido, mas a sobreposição com outras doenças degenerativas e até mesmo secundárias tornaram o diagnóstico clínico ainda mais desafiador na ausência de marcadores específicos e prontamente disponíveis. Déficits cognitivos na DCB são agora reconhecidos frequentemente como apresentações iniciais e podem surgir até 8 anos antes dos sintomas motores, dependendo da variante fenotípica. O quadro cognitivo envolve característicamente déficits de linguagem, disfunção visuoespacial e executiva, apraxia, e distúrbios comportamentais. Anormalidades da linguagem são frequentemente descritas nos estágios iniciais da DCB.
Descritores: Gânglios da Base/patologia
Córtex Cerebral/patologia
Doenças Neurodegenerativas/patologia
Demência/patologia
Disfunção Cognitiva/patologia
-Afasia/patologia
Escalas de Graduação Psiquiátrica
Atrofia/patologia
Fala/fisiologia
Doenças Neurodegenerativas/diagnóstico
Doenças Neurodegenerativas/psicologia
Demência/diagnóstico
Diagnóstico Diferencial
Disfunção Cognitiva/diagnóstico
Idioma
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME



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