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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1133627
Autor: Silagi, Marcela Lima; Ferreira, Olavo Panseri; Almeida, Isabel Junqueira de; Simões, Janaina de Souza; Zampieri, Sueli Aparecida; Santana, Beatriz Raz Franco de; Mansur, Letícia Lessa.
Título: Treatment of agrammatism in oral and written production in patients with Brocas aphasia The use of implicit and explicit learning / Tratamento do agramatismo na produção oral e escrita em pacientes com afasia de Broca: uso do aprendizado implícito e explícito
Fonte: Dement. neuropsychol;14(2):103-109, Apr.-June 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract. Several approaches to the rehabilitation of agrammatism use implicit and explicit learning methods. Objective: To verify the effect of adapted Mapping Therapy and ORLA methods (explicit versus implicit learning) on the oral and written production in spontaneous language among agrammatic patients with Broca's aphasia. Methods: Six individuals were submitted to Mapping Therapy and ORLA (Oral Reading for Language in Aphasia) treatments. Samples of oral and written production from a picture description task were compared pre and post-treatment. Results: In Mapping Therapy, the patients presented better performance after the training for the variables related to written production: number of words, nouns, verbs, closed-class words, and number of complete sentences. Regarding oral output, the patients had similar performance before and after the therapeutic process. In ORLA, the patients presented a significant difference before and after the therapeutic process in the variables related to oral production, increasing the number of words, number of verbs, and speech rate. There was no difference in pre and post-treatment performance in written production. Conclusion: Both implicit and explicit learning can be used in the treatment of agrammatism. Mapping Therapy was more effective for the treatment of agrammatism in written production, while ORLA was more effective for the agrammatism in oral production.

Resumo. Várias abordagens terapêuticas para a reabilitação do agramatismo utilizam métodos implícitos e explícitos de aprendizado. Objetivo: Verificar o efeito dos métodos adaptados Mapping Therapy e ORLA (aprendizagem explícita versus implícita) na produção oral e escrita de discurso em pacientes agramáticos com afasia de Broca. Métodos: Seis indivíduos foram submetidos aos tratamentos Mapping Therapy e ORLA. Amostras das produções oral e escrita na tarefa de descrição da prancha foram comparadas antes e após o tratamento. Resultados: No método Mapping Therapy, os pacientes apresentaram melhor desempenho após o tratamento nas seguintes variáveis ​​relacionadas à produção escrita: número de palavras, substantivos, verbos, palavras de classe fechada e número de frases completas. Em relação à emissão oral, os pacientes mantiveram desempenho semelhante pré e pós processo terapêutico. No método ORLA, os pacientes apresentaram diferença significativa antes e após o processo terapêutico nas variáveis ​​relacionadas à produção oral, com aumento no número de palavras, número de verbos e velocidade de fala. Não houve diferença no desempenho pré e pós tratamento na produção escrita. Conclusão: Tanto a aprendizagem implícita como a explícita têm o potencial de serem usadas no tratamento do agramatismo. A Mapping Therapy foi mais eficaz no tratamento do agramatismo na produção escrita, enquanto o ORLA foi mais eficaz para o agramatismo na produção oral.
Descritores: Afasia
-Afasia de Broca
Reabilitação
Aprendizagem
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: lil-83098
Autor: Deza, Luis; Castañeda, César; Carmona, Jorge; Ignacio, María; Pieretti, Silvia.
Título: Afasia global sin hemiparesia / Global aphasia without hemiparesis
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;51(1):36-42, mar. 1988. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Se presenta tres casos de afasia global sin hemiparesia consecutivos a desórdenes vasculares cerebrales embólicos. Los estudios de tomografía axial computarizada mostraron infartos únicos en la región perisilviana izquierda con afectación predominante de la corteza. En base a los casos de este trabajo y la revisión de la bibliografía se concluye que la afasia global sin hemiparesia encontrada desde el comienzo de la afección se debe a embolias cerebrales, pero también puede ser causada por otros mecanismos fisiopatológicos. Los síntomas en algunos casos resultan de infartos separados, uno en el área de Broca y otro en el área de Wernicke, pero en otros pacientes los síntomas se relacionan a infartos únicos que comprometen principalmente las zonas corticales perisilvianas, dejando relativamente indemnes los territorios subcorticales, especialmente la cápsula interna
Descritores: Afasia/complicações
Transtornos Cerebrovasculares/complicações
-Afasia de Broca
Afasia de Wernicke
Embolia e Trombose Intracraniana
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-91260
Autor: Deza Bringas, Luis.
Título: Broca a cien años de su fallecimiento / Broca, a century of his death
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;44(1):33-42, mar. 1981.
Idioma: es.
Resumo: Cien años después del fallecimiento de Paul Broca sus ideas son revisadas y discutidas particularmente en lo referente a la llamada área cortical de BROCA y sus relaciones con las afasias. Adicionalmente son revisadas las importantes contribuciones de Broca a nuestro conocimiento de los desórdenes del lenguaje consecutivos a lesiones cerebrales y otros temas relacionados tales como la dominancia cerebral y las asimetrías corticales hemisféricas a la luz de sus implicaciones en la biología del hombre.
Descritores: Afasia de Broca/classificação
Patologia da Fala e Linguagem
Dominância Cerebral/fisiologia
Transtornos da Linguagem/etiologia
Neuropsicologia
-Lesões Encefálicas/patologia
Limites: História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Revisão
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-1114968
Autor: Ocampo-Chaparro, José Mauricio; Ríos-Quintero, César Augusto; Álvarez-Payares, Jorge Eliecer; Muñoz-Lombo, Jenny Patricia.
Título: Neurosífilis meningovascular como causa de accidente cerebrovascular en paciente joven: reporte de caso / Meningovascular neurosyphilis as a cause of stroke in a young patient: case report
Fonte: Med. UIS;32(2):53-58, mayo-ago. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El accidente cerebrovascular en adultos jóvenes es un evento raro presente en menos del 5% de los casos a nivel mundial, representando un reto diagnóstico debido a las múltiples etiologías posibles, entre ellas las infecciones. Del 15% al 40% de los pacientes con sífilis no tratada pueden desarrollar sífilis terciaria con manifestaciones principalmente neurodestructivas, descritas en la sífilis tardía pero con meningitis crónica y accidente cerebrovascular de tipo meningovascular en su fase temprana. Se presenta el caso de un paciente masculino de 40 años con antecedente de cambios de comportamiento, alucinaciones auditivas e insomnio, quien consulta a urgencias por presentar hemiplejia derecha, afasia motora, lesiones palmo-plantares y roseta en glande asociada a adenopatías inguinales. Dados los hallazgos imagenológicos y de líquido cefalorraquídeo se estableció diagnóstico de accidente cerebrovascular isquémico de circulación cerebral anterior izquierda secundario a neurosífilis meningovascular, con confirmación de inmunosupresión por virus de inmunodeficiencia humana. MÉD.UIS.2019;32(2):53-8

Abstract Stroke in young adults is a rare event present in less than 5% of cases worldwide, representing a diagnostic challenge due to the multiple possible etiologies, including infections. 15% to 40% of patients with untreated syphilis may develop tertiary syphilis; with mainly neurodestructive manifestations, described in late syphilis, but in its early stage with chronic meningitis and meningovascular stroke. The case of a 40-year-old male patient with a history of behavior changes, auditory hallucinations and insomnia is presented, who consults the emergency department for presenting right hemiplegia, motor aphasia, palmoplantar lesions and rosette in glans associated with inguinal adenopathies. Given the imaging and cerebrospinal fluid findings, a diagnosis of ischemic stroke of the left anterior cerebral circulation was established, secondary to meningovascular neurosyphilis, with confirmation of immunosuppression due to human immunodeficiency virus. MÉD.UIS.2019;32(2):53-8
Descritores: Neurossífilis
-Afasia de Broca
Pacientes
Penicilinas
Treponema pallidum
Ferimentos e Lesões
Masculino
Sífilis
Líquido Cefalorraquidiano
Circulação Cerebrovascular
Adolescente
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Imunossupressão
Acidente Vascular Cerebral
Adulto Jovem
Linfadenopatia
Alucinações
Hemiplegia
Infecções
Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono
Meningite
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: CO48.1 - Biblioteca Médica


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Texto completo SciELO Brasil
Caramelli, Paulo
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Id: biblio-953000
Autor: Senaha, Mirna Lie Hosogi; Caramelli, Paulo; Brucki, Sonia M D; Smid, Jerusa; Takada, Leonel T; Porto, Claudia S; César, Karolina G; Matioli, Maria Niures P; Soares, Roger T; Mansur, Letícia L; Nitrini, Ricardo.
Título: Primary progressive aphasia: Classification of variants in 100 consecutive Brazilian cases / Afasia Progressiva Primária: classificação das variantes em 100 casos consecutivos brasileiros
Fonte: Dement. neuropsychol;7(1):110-121, jan.-mar. 2013.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Primary progressive aphasia (PPA) is a neurodegenerative clinical syndrome characterized primarily by progressive language impairment. Recently, consensus diagnostic criteria were published for the diagnosis and classification of variants of PPA. The currently recognized variants are nonfluent/agrammatic (PPA-G), logopenic (PPA-L) and semantic (PPA-S). Objective: To analyze the demographic data and the clinical classification of 100 PPA cases. Methods: Data from 100 PPA patients who were consecutively evaluated between 1999 and 2012 were analyzed. The patients underwent neurological, cognitive and language evaluation. The cases were classified according to the proposed variants, using predominantly the guidelines proposed in the consensus diagnostic criteria from 2011. Results: The sample consisted of 57 women and 43 men, aged at onset 67.2±8.1 years (range of between 53 and 83 years). Thirty-five patients presented PPA-S, 29 PPA-G and 16 PPA-L. It was not possible to classify 20% of the cases into any one of the proposed variants. Conclusion: It was possible to classify 80% of the sample into one of the three PPA variants proposed. Perhaps the consensus classification requires some adjustments to accommodate cases that do not fit into any of the variants and to avoid overlap where cases fit more than one variant. Nonetheless, the established current guidelines are a useful tool to address the classification and diagnosis of PPA and are also of great value in standardizing terminologies to improve consistency across studies from different research centers.

RESUMO A afasia progressiva primária (APP) é uma síndrome clínica neurodegenerativa caracterizada pelo comprometimento predominante e progressivo da linguagem. Recentemente, foi publicado um consenso clínico para o diagnóstico e classificação das variantes da APP. As variantes reconhecidas atualmente são: não-fluente/agramática (APP-G), logopênica (APP-L) e semântica (APP-S). Objetivo: Analisar os dados demográficos e classificar as variantes de uma amostra de 100 casos de APP. Métodos: Foram analisados os achados de 100 pacientes de APP que foram encaminhados consecutivamente para avaliação fonoaudiológica entre 1999 e 2012. Os pacientes foram submetidos à avaliação neurológica, cognitiva e de linguagem. A partir, principalmente, dos critérios elaborados pelo consenso clinico de APP, os casos foram classificados em uma das variantes. Resultados: Cem casos, 43 homens e 57 mulheres, foram avaliados. A idade de início variou entre 53 e 83 anos (x=67.2 (±8.1). Foram identificados 35 casos de APP-S, 29 de APP-G e 16 de APP-L. Vinte casos não se enquadraram em nenhumas das três variantes. Conclusão: Foi possível classificar distúrbio de linguagem em 80% da amostra em uma das três variantes de APP. A recomendação atual estabelecida pelo consenso clínico é uma ferramenta útil para direcionar a classificação e diagnóstico da APP e também é de grande valor para uniformidade das terminologias entre os diferentes centros de pesquisa. Porém, alguns ajustes seriam interessantes para contemplar os casos que não se encaixam em nenhuma das variantes e para evitar a sobreposição de casos que poderiam se encaixar em mais de uma variante.
Descritores: Afasia de Broca
Afasia Primária Progressiva
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Id: biblio-955821
Autor: Moura, Daniela de Lima; Alves, Silvia Rodrigues Cavalcanti; Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde.
Título: A subjetivação de mulheres com deficiência motora congênita: o papel do outro e dos processos formativos / The subjectivation of women with congenital motor deficiency: the role of other and formative processes influence / La subjetivación de mujeres con discapacidad motora congénita: el papel del otro y de los procesos formativos
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);22(3):689-708, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo buscou compreender como se constitui o processo de subjetivação de adultos com deficiência motora congênita, participantes de uma ONG voltada a pessoas com deficiência. Participaram duas mulheres adultas, de 37 e 47 anos, com deficiência motora congênita, frequentadoras de um espaço educacional não formal, localizado na Zona Oeste do Recife-PE. Para a construção dos dados, utilizou-se o método narrativo de entrevista, fundamentando a análise na proposta dos núcleos de significação, de base sócio-histórica. Os resultados revelaram que a educação não formal e a educação informal estiveram mais presentes no processo de subjetivação dessas mulheres que a educação formal, e que os outros significativos não eram pertencentes à família e se configuraram como agentes essenciais na constituição dessa subjetivação. Ademais, verificou-se que essas mulheres têm diferentes trajetórias, gostos e interesses, constituindo-se como seres singulares, não sendo a deficiência o elemento definidor dessa subjetivação

This study aimed at comprehending how establish the subjectivation process of adults with congenital motor deficiency that participated in a nongovernmental organization (NGO) which serves people with disabilities. Research with 37 and 47-year-old adult women with congenital motor deficiency. They attend a non-formal educational space localized in the west of Recife-PE. For attainment of data, was used narrative interview method basing the analysis on the core of meaning proposal of socio-historical foundings. Results of the research revealed that non-formal education and informal education were more prominent in the subjectivation of these women than formal education. Moreover, it has been shown that their family were not a significant factor, despite the noteworthiness of others characterized as essential agents in their subjectivation construction. Furthermore, it was verified these women have different paths, different tastes and interests, which definite them as singular and their disability was not a fundamental element in their subjectivation constitution

Este estudio ha buscado comprender como se constituye el proceso subjetivo de adultos con discapacidad motora congénita, participantes de una ONG centrada en atender a personas con discapacidad. Participaron dos mujeres adultas, de 37 y 47 años, con discapacidad motora congénita, que asisten a un espacio educacional no formal, localizado en la Zona Oeste de la ciudad de Recife-PE. Para construir los datos se ha utilizado el método narrativo de entrevista, basando el análisis en la propuesta de los núcleos de significado, de base socio-histórica. Los resultados han revelado que la educación no formal y la educación informal estuvieron más presentes en el proceso de subjetivación de esas mujeres que la educación formal y que los otros significativos no pertenecían a la familia y se configuran como agentes esenciales en la constitución de esa subjetivación. Además, se ha verificado que esas mujeres tienen trayectorias, gustos e intereses distintos que las constituyen como seres singulares no siendo la discapacidad el elemento que define esa subjetivación
Descritores: Anormalidades Congênitas
Transtornos Motores
-Afasia de Broca
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-724283
Autor: Silagi, Marcela Lima; Hirata, Fernanda Naito; Mendonça, Lúcia Iracema Zanotto de.
Título: Sentence production in rehabilitation of agrammatism: a case study / Produção de sentenças na reabilitação de agramatismo: um estudo de caso
Fonte: Dement. neuropsychol;8(3), set. 14.
Idioma: en.
Resumo: Agrammatism is characterized by morphosyntactic deficits in production of sentences. Studies dealing with the treatment of these deficits are scarce and their results controversial. The present study describes the rehabilitation of a case diagnosed as chronic Broca?s aphasia, with agrammatism, using a method directed to sentence structural deficits. The method aims to expand the grammatical repertoire by training production of sentences with support from contexts that stimulate actions and dialogues. The patient showed positive results on all types of sentences trained and generalized the gains to spontaneous speech. However, these benefits were not sustained in the long term.

O agramatismo é marcado por déficits morfossintáticos na produção das sentenças. Estudos que abordam o tratamento destas dificuldades são escassos e controversos. O presente estudo descreveu a reabilitação de uma paciente com agramatismo associado à afasia de Broca em fase crônica, por meio de programa de estruturação de sentenças. Trata-se de método que visa à expansão do repertório gramatical através do treino com apoio de contextos que estimulam ações e diálogos. A paciente obteve resultados positivos em todos os tipos de frases treinadas, com ganhos generalizados para contextos de fala espontânea. No entanto, os benefícios não se mantiveram em longo termo.
Descritores: Afasia
Afasia de Broca
Reabilitação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante


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Texto completo SciELO Brasil
Zeigelboim, Bianca Simone
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Id: lil-578769
Autor: Zeigelboim, Bianca Simone; Klagenberg, Karlin Fabianne; Liberalesso, Paulo Breno Noronha; Menezes, Priscila; Gonçalves, Daniele Vaz.
Título: Avaliação neurofisiológica das vias auditivas e do equilíbrio na afasia de broca: apresentação de um caso ilustrativo / Neurophysiologic evaluation of auditory pathways and the balance in Broca's aphasia: presentation of illustrative case
Fonte: J. epilepsy clin. neurophysiol;16(4):143-148, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Afasia é uma alteração neurológica decorrente de uma lesão em áreas cerebrais que são responsáveis pela linguagem. Frequentemente, a afasia ocorre como resultado de um acidente vascular cerebral, comprometendo a linguagem de expressão (afasia de Broca), a linguagem de entendimento (afasia de Wernicke) ou ambas (afasia mista). A avaliação otoneurológica corresponde a um grupo de procedimentos para avaliação sequencial do sistema auditivo e vestibular a de suas relações com o sistema nervoso central. O sistema auditivo e vestibular são de grande importância no controle dos mecanismos auditivos centrais, no processamento auditivo central, no controle do senso de movimento e no equilíbrio. OBJETIVO: Nosso objetivo foi apresentar a sequência da avaliação neurológica das vias auditivas (periféricas e centrais) e do sistema vestibular em um paciente com afasia de Broca. MÉTODOS: O paciente foi submetido a avaliação otorrinolaringológica, avaliação auditiva (audiometria tonal limiar convencional), testes de imitância acústica, pesquisa do reflexo acústico, avaliação do processamento auditivo central e do sistema vestibular. CONCLUSÃO: Nossos dados demonstram a importância da avaliação neurofisiológica das vias auditivas e do sistema vestibular em pacientes com afasia de Broca, para aprimorar o diagnóstico, tratamento e o acompanhamento evolutivo.

INTRODUCTION: Aphasia is a neurological disorder that results from damage to areas of the brain that are responsible for language. Often, the aphasia occurs as the result of a stroke, that leads to language expression impairment (Broca's aphasia), language comprehension impairment (Wernicke's aphasia) or the association of both (mixed aphasia). The otoneurologic evaluation is a group of semiologic standardized procedures that evaluates the relationship between the auditory and vestibular system and the central nervous system. The auditory pathways and the vestibular system are very important for the control of the central auditory mechanisms, the central auditory processing and the sense of movement and balance controls. OBJECTIVE: Our aim was to present the neurophysiologic evaluation of the auditory pathways (peripheral and central) and the vestibular system in patients with Broca's aphasia. METHODS: The patient was submitted to otorrinolaringologic evaluation, audiologic evaluation (tonal audiometria conventional), acoustics immittance measurements, research of the acoustic reflex and central auditory processing as well as vestibular system evaluation. CONCLUSIONS: Our data demonstrate the importance of the auditory pathways and the vestibular system neurophysiologic evaluation in patients with Broca's aphasia in order to improve the diagnosis, treatment and the follow-up.
Descritores: Afasia de Broca
Vias Auditivas
Vestíbulo do Labirinto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR16.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde


  9 / 28 LILACS  
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Id: lil-786567
Autor: González V., Rafael; Hornauer-Hughes, Andrea.
Título: Afasia: una perspectiva clínica / Aphasia: a clinical perspective
Fonte: Rev. Hosp. Clin. Univ. Chile;25(4):291-308, 2014. tab, ilus.
Idioma: es.
Resumo: Language is a complex and dynamic system of conventional signs that results from the functioning of different brain areas located mainly in the left hemisphere. Clinical evaluation of aphasia implicates the examination of oral and written language. Aphasia is an acquired language disorders due to a brain damage that affect all modalities: oral expression, auditory comprehension, reading and writing. Various types of aphasias can be induced, each with well defined clinical characteristics that can be correlated with specific areas of the brain. The prognosis depends mainly on the etiology, size of the lesion, type of aphasia and its severity. Treatment objectives include: satisfying the communicational needs of the patient, and achieving psychosocial adaptation of the subject and his family. Both objectives improve the quality of life of our patients...
Descritores: Afasia/classificação
Afasia/diagnóstico
Afasia/reabilitação
-Anomia
Afasia de Broca
Afasia de Condução
Afasia de Wernicke
Diagnóstico Diferencial
Transtornos da Linguagem
Prognóstico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL36.1 - Biblioteca Hospital Clínico


  10 / 28 LILACS  
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Texto completo
Id: lil-750823
Autor: Fontoura, Denise Ren da; Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Brandão, Lenisa; Monção, Ana Maria; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Eficácia da Terapia da Entonação Melódica Adaptada: Estudo de Caso de Paciente com Afasia de Broca / Efficacy of The Adapted Melodic Intonation Therapy: a case study of a Broca?s Aphasia Patient / Eficacia de la terapia de Entonación Melódica Adaptada: Estudio de caso de un paciente con afasia de Broca
Fonte: Distúrb. comun;26(4), dez. 2014. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A preservação da habilidade de cantar tem sido utilizada para promover a recuperação linguística de pacientes afásicos com défices expressivos, sendo designada como Terapia da Entoação Melódica (TEM). Objetivo: Testar a eficácia terapêutica de um programa de reabilitação de linguagem através da música, com base na TEM, numa paciente com diagnóstico de afasia de Broca pós Acidente Vascular Cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo (HE). Método: Desenho experimental de caso únicodo tipo AB com múltiplas linhas de base. Participante: sexo feminino (G.), destra, 46 anos de idade, pós AVC isquêmico há aproximadamente cinco anos com consequente afasia de Broca. Procedimentos: avaliação neuropsicolinguística antes, durante e no final da terapia. O tratamento ocorreu durante três meses, em dois encontros semanais (24 sessões). Resultados: Importante melhora na fluência verbal, havendo um aumento do número de palavras produzidas por minuto durante o discurso conversacional, redução das anomias, melhora na sintaxe e na dispraxia de fala. Quanto às funções neuropsicolinguísticas: melhora no desempenho da paciente nas funções de atenção, memória de trabalho, memória verbal episódico-semântica (reconhecimento), memória prospectiva, nomeação, leitura em voz alta e escrita espontânea e ditada. Conclusão: as funções neuropsicolinguísticas não envolvidas no processo da TEM permaneceram com desempenhos iguais nas avaliações inicial e final, indicando que as melhoras de G. nas demais funções ocorreram em virtude da intervenção. Desta forma, pode-se concluir que a TEM semostrou eficaz para um caso de afasia de Broca.

Introduction: Melodic Intonation Therapy (MIT) is a therapeutic method which uses the ability to sing to promote the recovery of linguistic deficits in aphasic patients with primarily expressive impairment. Objective: Testing the efficacy of a music-based language rehabilitation program, adaptedfrom MIT in a patient with Broca?s aphasia due to stroke in the left cerebral hemisphere (LH). Method: This research used the methodology of AB single case experimental design with multiple baselines. The participant G. is a female, right-handed, 46-year-old Brazilian; presenting Broca?s aphasia. G. suffered an ischemic stroke five years before speech therapy intervention began. Neuropsycholinguistic evaluation was undertaken before, during, and at the end of therapy. The treatment took place over three months, in two weekly meetings (24 sessions). Results: significant improvement was observed in verbal fluency, with an increased number of words produced per minute during conversational speech, anomiareduction, improved syntax and reduction of speech dyspraxia. Regarding neuropsychological functions, improvements were observed in the following functions: attention, working memory, verbal episodic semantic memory (recognition), naming, reading sentences aloud, identifying words and repeating words. Conclusion: the neuropsychological functions which were not trained in the MIT process remained the same before and after therapy. This indicates that improvements in the trained functions occurred due to intervention. Thus, it can be concluded that the MIT has proven effective in this case of Broca?s aphasia.

Introducción: la preservación de la capacidad de cantar ha sido utilizada para promover la recuperación lingüística de pacientes afásicos con déficits significativos, siendo llamada Terapia de Entonación Melódica (TEM). Objetivo: Evaluar la eficacia de un programa de rehabilitación de lenguaje través la música, bajo la base de TEM, en una paciente con afasia de Broca después de Accidente Cerebrovascular (ACV) en el hemisferio izquierdo (HI). Métodos: Diseño experimental de caso único de tipo AB con múltiples líneas de base. Participante: sexo femenino (G.), diestra, 46 años de edad, después de Accidente Cerebrovascular isquémico hacen aproximadamente cinco años, con consecuente afasia de Broca. Procedimientos: Evaluación neuropsicolinguística antes, durante y al final de la terapia. El tratamiento fue llevado a cabo por tres meses, con frecuencia de dos sesiones por semana (24 sesiones). Resultados: Mejora significativa en la fluidez verbal, con aumento en el número de palabrasproducidas por minuto durante el habla conversacional, reducción de anomias, mejora de la sintaxis y de la dispraxia del habla. Cuanto a las funciones neuropsicológicas: mejora del rendimiento en las funciones de atención, memoria de trabajo, memoria episódica verbal semántica (reconocimiento), memoria prospectiva, denominación, lectura en voz alta, escritura espontánea y dictado. Conclusión: las funciones neuropsicológicas no involucradas en el proceso de TEM permanecieron con actuaciones iguales en las evaluaciones inicial y final, lo que indica que las mejoras de G. en las demás funciones han sido producido por la intervención. Se puede concluir que la TEM ha demostrado eficacia en uncaso de afasia de Broca.
Descritores: Afasia de Broca
Idioma
Música
Neuropsicologia
Reabilitação
Canto
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



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