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César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro
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Id: lil-794989
Autor: Ribeiro, Genef Caroline Andrade; Santos, Isadora Diniz dos; Santos, Ana Claudia Nascimento; Paranhos, Luiz Renato; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro.
Título: Influence of the breathing pattern on the learning process: a systematic review of literature / A influência do modo respiratório no processo de aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);82(4):466-478, July-Aug. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT INTRODUCTION: Mouth breathing leads to negative consequences on quality of life, especially in school-age children. OBJECTIVE: To determine whether the breathing pattern influences children's learning process. METHODS: This systematic review was carried out according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) instructions, with no restrictions regarding the year of publication and language, created based on the clinical question formulation according to the Problem/Patient/Population, Intervention/Indicator, Comparison, Outcome (PICO) strategy: "Is the mouth-breathing child more likely to have learning disabilities when compared to nasal breathers?" in the SciELO, PubMed, LILACS, and Scopus electronic databases. Google Scholar was used to search the gray literature. The keywords "learning," "mouth breathing," and their equivalent terms in Portuguese were used in an integrated manner. The studies included in the review were observational, conducted with schoolchildren aged 7-11 years. Afterwards, the studies were evaluated regarding their methodological quality. The research was performed by two eligible reviewers. RESULTS: A total of 357 records were obtained, of which 43 records were duplicate. After applying the eligibility criteria, ten articles were included in the research scope. Half of the studies used a control group and otorhinolaryngological assessment, whereas a minority used validated (20%) and sample calculation protocols (10%). The evaluation procedures were varied. Overall, 80% of the articles showed a higher incidence of learning disabilities among mouth breathers. CONCLUSION: This systematic review has shown that mouth breathers are more likely to have learning difficulties than nasal breathers.

Resumo Introdução: A respiração oral traz consequências negativas para a qualidade de vida das pessoas, principalmente para escolares. Objetivo: Verificar se o modo respiratório influencia no processo de aprendizagem infantil. Método: Esta revisão sistemática foi realizada seguindo as instruções PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), sem restrição quanto ao ano de publicação e idioma, elaborada a partir da formulação de questão clínica elaborada pela estratégia P.I.C.O.: ''A criança respiradora oral tem mais chances de apresentar dificuldades de aprendizagem quando comparada à respiradora nasal?'', nas bases de dados eletrônicas SciELO, PubMed, LILACS e Scopus. Foi utilizado o Google Scholar para pesquisa da literatura cinza. As palavras-chave ''aprendizagem'', ''respiração bucal'', ''learning'' e ''mouth breathing'' foram utilizadas de forma integrada. Os estudos incluídos foram observacionais, realizados com escolares entre sete e onze anos. Em seguida, os estudos foram avaliados quanto à sua qualidade metodológica. Toda a pesquisa foi realizada por dois revisores de elegibilidade. Resultados: Foram obtidos 357 registros, sendo 314 blindados (43 registros em duplicidade). Após os critérios de elegibilidade, dez artigos integraram o escopo desta pesquisa. Metade dos estudos usou grupo controle e fez uso de avaliação otorrinolaringológica, a minoria fez uso de protocolos validados (20%) e de cálculo amostral (10%). Os procedimentos de avaliação foram variados. De forma geral, 80% dos artigos evidenciaram maior ocorrência de distúrbio de aprendizagem em respiradores orais. Conclusão: Esta revisão sistemática demonstrou que indivíduos com respiração oral apresentam maior tendência de dificuldades na aprendizagem do que os nasais.
Descritores: Deficiências da Aprendizagem/etiologia
Respiração Bucal/complicações
-Qualidade de Vida
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Respiração Bucal/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1089022 LILACS-Express
Autor: Klumpp, Carolina Ferreira Barros(ccp); Vilar, Manuela(ccp); Pereira, Marcelino(ccp); Andrade, Márcia Siqueira de(ccp).
Título: Estudos de Fidedignidade para o Desenho da Família Cinética / Reliability studies for the Kinetic Family Drawing / Estudios de confiabilidad para el Dibujo Kinético de la Familia / Reliability studies for the Kinetic Family Drawing
Fonte: Aval. psicol;19(1):48-55, jan.-abr. 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo realizar estudos de fidedignidade para o Desenho da Família Cinética, sendo estes relativos aos parâmetros de fidedignidade entre avaliadores, intra-avaliador e estabilidade temporal/teste-reteste. Os instrumentos utilizados foram o Desenho da Família Cinética e o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram desses estudos dois juízes e 66 crianças, sendo 16 com problemas de aprendizagem. Para a análise de dados, utilizou-se o coeficiente kappa de Cohen, a correlação ρ de Spearman e a diferença estatística entre as médias dos pontos por meio do Teste Wilcoxon. Os resultados mostraram índices substanciais a perfeitos de concordância nos estudos de fidedignidade entre avaliadores e intra-avaliador para todos os itens de análise do Desenho da Família Cinética e, no teste-reteste, não houve diferenças estatisticamente significativas entre as médias das pontuações entre as duas aplicações. Conclui-se pela robustez psicométrica do Desenho da Família Cinética, em termos de indicadores de fidedignidade.(AU)

This study aimed to perform reliability analyses for the Kinetic Family Drawing, in relation to inter- and intra-rater reliability parameters and temporal/test-retest stability. The instruments used were the Kinetic Family Drawing and the Raven Colored Progressive Matrix Test. Twelve judges and 66 children participated in this study, 16 of whom had learning problems. For the data analysis, Cohen's kappa coefficient, Spearman's correlation coefficient ρ, and the statistical difference between the means of the points through the Wilcoxon test were used. The results showed substantial perfect agreement indices in the inter- and intra-rater reliability analyses for all items of the Kinetic Family Drawing, and in the test-retest there were no statistically significant differences between the mean scores of the two applications. The psychometric robustness of the Kinetic Family Drawing, in terms of reliability indicators, was confirmed.(AU)

Esta investigación tuvo como objetivo realizar estudios de confiabilidad para el Dibujo Kinético de la Familia, que se relaciona con los parámetros de referencia entre los evaluadores, intra-evaluadores y estabilidad temporal/test-retest. Los instrumentos utilizados fueron el Dibujo Kinético de la Familia y la Test de Matrices Progresivas de Raven. Participaron de los estudios 2 jueces y 66 niños, siendo que 16 de ellos poseían problemas de aprendizaje. Para el análisis de los datos, se utilizó el coeficiente kappa de Cohen, la correlación de Spearman ρ y la diferencia estadística entre las medias de los puntos por medio de la prueba de Wilcoxon. Los resultados mostraron índices de concordancia considerables en los estudios de confiabilidad entre evaluadores e intra-evaluadores para todos los ítems de análisis del Dibujo Kinético de la Familia y, en el test-retest, no hubo diferencias estadísticamente significativas entre las medias de las puntuaciones entre las dos aplicaciones. Se concluye por la robustez psicométrica del Dibujo Kinético de la Familia, en términos de indicadores de confiabilidad.(AU)
Descritores: Técnicas Projetivas
-Reprodutibilidade dos Testes
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-839396
Autor: Sanfins, Milaine Dominici; Borges, Letícia Reis; Ubiali, Thalita; Colella-Santos, Maria Francisca.
Título: Speech auditory brainstem response (speech ABR) in the differential diagnosis of scholastic difficulties / Potencial auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala (PEATE-fala) no diagnóstico diferencial de dificuldades escolares
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);83(1):112-116, Jan.-Feb. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Descritores: Percepção da Fala/fisiologia
Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico/fisiologia
Deficiências da Aprendizagem/fisiopatologia
-Tempo de Reação
Estimulação Acústica
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1140892
Autor: Pazeto, Talita de Cassia Batista; Dias, Natália Martins; Gomes, Cristiano Mauro Assis; Seabra, Alessandra Gotuzo.
Título: Prediction of reading and writing in elementary education through early childhood education / Predição de leitura e escrita no ensino fundamental por meio da educação infantil / Predicción de la lectura y escritura en los primeros años de la educación infantil
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e205497, jan.-maio 2020. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The study investigated the predictive role of executive functions, language, initial reading and writing abilities, teacher's perception of the students' difficulties and family characteristics, evaluated in Early Childhood Education (ECE) (Jardim I and Jardim II), in relation to reading and writing performance in the first year of Elementary Education. A total of 71 children were monitored in a longitudinal manner from ECE up to the first year, and evaluated in Oral Language (OL), Executive Functions (EF), initial Reading and Writing skills in ECE and, in the first year, evaluated by means of Reading and Writing tests. Parents provided information on socioeconomic status (SES) and teachers indicated children with difficulties. After the data imputation process, regression tree analysis showed that OL skills and initials skills of reading and writing in ECE explained a mean of 43% of the reading variability in the first year. For writing, the models also included performances in EF, income, father's age and indication of difficulty by the teacher in ECE, explaining a mean of 78% of the variability in writing in the first year. The results allowed identifying abilities and variables that can be considered precursors of subsequent performances in Elementary Education, providing guidance for actions of early identification and intervention...(AU)

O estudo investigou o papel preditivo de funções executivas, a linguagem, as habilidades iniciais de leitura e escrita, a percepção do professor e as características familiares sobre as dificuldades de seus alunos, avaliadas na Educação Infantil (EI) (Jardim I e Jardim II), em relação ao desempenho em leitura e escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental. Participaram 71 crianças acompanhadas longitudinalmente no curso da EI em níveis anteriores ao 1º ano, avaliadas em Linguagem Oral (LO), Funções Executivas (FE), habilidades iniciais de Leitura e de Escrita na EI e, no 1º ano, em testes de Leitura e de Escrita. Pais proveram informações sobre nível socioeconômico e professores indicaram crianças com dificuldades. Após processo de imputação de dados, análise de regressão em árvore evidenciou que habilidades de LO e iniciais de leitura e escrita na EI explicaram uma média de 43% da variabilidade em leitura no 1º ano. Para escrita, os modelos incluíram ainda desempenhos em FE, renda, idade do pai e indicação de dificuldade pelo professor na EI, explicando média de 78% da variabilidade em escrita no 1º ano. Os resultados permitiram identificar habilidades e variáveis que podem ser consideradas precursoras para desempenhos posteriores no Ensino Fundamental, podendo informar ações de identificação e intervenção precoces...(AU)

El estudio investigó el papel predictivo de funciones ejecutivas: lenguaje, habilidades iniciales de lectura y escritura, percepción del profesor y características familiares sobre las dificultades de sus alumnos, evaluadas en la Educación Infantil (Jardim I y Jardim II), en relación al desempeño en la lectura y escritura en el primer año de la primaria. Participaron 71 niños acompañados de manera longitudinal desde la Educación Infantil (EI) hasta el 1.º año, quienes fueron evaluados en Lengua Oral (LO), Funciones Ejecutivas (FE), habilidades iniciales de Lectura y de Escritura en la EI y, en el 1.º año los evaluaron en los exámenes de lectura y escritura. Los padres proporcionaron información sobre el nivel socioeconómico, y los profesores indicaron a los niños con dificultades. Después del proceso de imputación de datos, el análisis de regresión en árbol evidenció que las habilidades de LO y de lectura y escritura iniciales en la EI explicaron un promedio del 43% de la variabilidad en lectura en el primer año. Para la escritura, los modelos incluyeron los desempeños en la EI, renta, edad del padre e indicación de dificultad por el profesor en la EI, explicando la media del 78% de la variabilidad en escritura en el primer año. Los resultados permitieron identificar habilidades y variables que pueden ser consideradas precursoras para los desempeños posteriores en la primaria, pudiendo informar acciones de identificación e intervención precoces...(AU)
Descritores: Pais
Leitura
Língua
Educação Infantil
Ensino Fundamental e Médio
Avaliação Educacional
Previsões
-Estudantes
Redação
Educação
Aprendizagem
Deficiências da Aprendizagem
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135817
Autor: Leitão, Iagor Brum; Dias, Andréa Barbosa; Tristão, Kelly Guimarães; Ronchi, Juliana Peterle; Avellar, Luziane Zacché.
Título: Dez anos de um CAPSi: comparação da caracterização de usuários atendidos / 10 years of CAPSi: comparing the characterization of users served / 10 ans dune CAPSi: comparaison de la caractérisation des utilisateurs du service / 10 años de un CAPSi: comparación de la caracterización de los usuarios atendidos
Fonte: Psicol. USP;31:e190011, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Estudo retrospectivo de caráter descritivo. Por meio de coleta em prontuários, objetivou-se caracterizar crianças e adolescentes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) durante seu décimo ano de funcionamento e comparar com estudo análogo realizado no primeiro ano de funcionamento. Os dados foram analisados com auxílio dos softwares SPSS e Iramuteq. Identificou-se aumento de 51,85% ( n = 84 ) da demanda em relação ao primeiro ano. Observou-se aumento de usuários de sexo feminino, cuja marca foram queixas de automutilação. Manteve-se prevalência de usuários do sexo masculino, cuja marca foram problemas de comportamento, como agressividade e hiperatividade. Discute-se, neste estudo, as articulações entre CAPSi e demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especialmente acerca dos encaminhamentos. Também se discute sobre a medicalização sem registro de hipótese diagnóstica e os desafios de se exercer a clínica ampliada e a lógica do trabalho psicossocial, a qual se opõe ao paradigma exclusivamente biomédico, simplificador dos fenômenos do desenvolvimento infantil.

Abstract This descriptive retrospective study used medical records to characterize children and adolescents cared in a CAPSi during their tenth year of operation and to compare with an analogous study carried out in the first year of operation. Data were analyzed using SPSS and IRaMuTeQ. There was an increase of 51.85% ( n = 84 ) in demand compared to the first year. There was an increase in female users, whose complaints concerned self-mutilation. However, the prevalence of male users remained, whose complaints concerned behavioral issues such as aggression and hyperactivity. In this study, we discuss the articulations between CAPSi and other services of the Psychosocial Care Network, especially regarding referrals. It also discusses medicalization without record of prognosis and the challenges of exercising the "expanded clinical" practice and the logic of psychosocial work, which opposes the exclusively biomedical paradigm, simplifying the phenomena of child development.

Résumé Une étude rétrospective descriptive. L'objectif c'était de caractériser les enfants et adolescents traités dans une CAPSi au cours de leur dixième année d'activité et faire la comparaison avec l'étude analogue réalisée au long de la première année. Les données ont été analysées à l'aide des logiciels SPSS et IRaMuTeQ. Il a été identifié une augmentation de 51,85% ( n = 84 ) de la demande par rapport à la première année. Il y a eu une augmentation du nombre d'utilisateurs du sexe féminin, dont la marque était des plaintes d'automutilation. Cependant, la prévalence des utilisateurs du sexe masculin est restée, dont la marque était des problèmes de comportement, comme l'agressivité et l'hyperactivité. Dans cette étude, nous discutons des questions relatives aux articulations entre le CAPSi et les autres services du réseau de soins psychosociaux, particulièrement en ce qui concerne les renvois. Il aborde également la médicalisation sans enregistrement d'hypothèses diagnostiques et les défis de l'exercice de la "clinique élargie" et à la logique psychosocial, qui s'oppose au paradigme exclusivement biomédical simplifiant les phénomènes de développement de l'enfant.

Resumen Estudio retrospectivo, de carácter descriptivo. Por medio de recolección de datos en historiales, se objetivó caracterizar a niños y adolescentes atendidos en un CAPSi durante su décimo año de funcionamiento, y comparar los datos con un estudio análogo realizado en su primer año de funcionamiento. Para el análisis de datos, se utilizó los softwares SPSS e Iramuteq. Se identificó un aumento del 51,85% ( n = 84 ) de la demanda en relación al primer año. Se observó un aumento de usuarios del sexo femenino, cuya marca fueron quejas de automutilación. Sin embargo, se mantuvo la prevalencia de usuarios del sexo masculino, cuya marca fueron problemas de comportamiento, como agresividad e hiperactividad. En este estudio, se discuten las articulaciones entre CAPSi y otros servicios de la Red de Atención Psicosocial, especialmente sobre las remisiones. También se discute la medicalización sin registro de hipótesis diagnósticas y los desafíos de ejercer la clínica extendida y la lógica del trabajo psicosocial, que se opone al paradigma exclusivamente biomédico simplificador de los fenómenos del desarrollo infantil.
Descritores: Automutilação/psicologia
Agressão/psicologia
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Serviços de Saúde Mental
-Prevalência
Medicalização
Análise de Dados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1139971
Autor: Gaviria Jaramillo, Natalia; Salazar Acosta, Ana María; Deossa Cañas, María Clara; Rincón Barreto, Dubis Marcela.
Título: Características neuro-psicopedagógicas de las dificultades de aprendizaje escolar: un estudio de caso / Neuro-psychopedagogical characteristics of school learning difficulties: a case study
Fonte: Poiésis (En línea);39(Jul.-Dic.):187-204, 2020.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo tiene como objetivo presentar las características neuropsicopedagógicas de un niño con dificultades escolares y de comportamiento. Se llevó a cabo un estudio de caso con un participante de 11 años de edad, quien durante la investigación cursaba el grado quinto de básica primaria en una institución educativa de carácter privado del municipio de Itagüí, Antioquia. Los instrumentos aplicados para la evaluación fueron: el Test Breve de Inteligencia de KAUFMAN (K-BIT), la Batería Psicopedagógica EVALÚA - 5, el Cuestionario de Depresión para Niños (CDS) y una entrevista semiestructurada para padres y docentes, relacionada con los aspectos del desarrollo, el aprendizaje y la conducta del estudiante. Los resultados demostraron que el niño presentaba un coeficiente intelectual dentro de los parámetros normales y las principales dificultades se encontraron en el contexto familiar-social, lo que permitió evidenciar que el rendimiento escolar es el resultado de la interacción de diferentes factores que abarcan componentes cognitivos, del neurodesarrollo, emocionales, familiares y contextuales. Así mismo, se evidenció que las dificultades en el comportamiento asociadas al contexto escolar no siempre están relacionadas con trastornos del aprendizaje o de la conducta. Se hace necesaria la obtención de este tipo de perfiles neuropsicopedagógicos con el fin de establecer rutas de intervención pertinentes y eficaces que incorporen las características cognitivas individuales, los vínculos socio afectivos, el entorno social, escolar, y la dinámica familiar del estudiante.

This article aims to present the neuropsychopedagogical characteristics of a child with school and behavior difficulties. A case study was carried out with an 11-year- old participant, who during the research was studying the fifth grade of elementary school in a private educational institution in the municipality of Itagüí, Antioquia. The instruments applied for the evaluation were: the KAUFMAN Brief Intelligence Test (K-BIT), the EVALÚA Psychopedagogical Battery­5, the Depression Questionnaire for Children (CDS) and a semi-structured interview for parents and teachers, related to aspects of development, learning and behavior of the student. The results showed that the child had an IQ within normal parameters and the main difficulties were found in the social family context, which allowed to show that school performance is the result of the interaction of different factors, which include cognitive, neurodevelopmental, emotional, family and contextual components. It was also evidenced that behavioral difficulties associated with the school context are not always related to learning or conduct disorders. Obtaining this type of neuropsychopedagogical profiles is necessary in order to establish relevant and effective intervention routes, which incorporate individual cognitive characteristics, socio-affective ties, the social and school environment and the student's family dynamics.
Descritores: Desempenho Acadêmico/psicologia
-Testes Psicológicos
Fracasso Acadêmico/psicologia
Testes de Inteligência
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-882460
Autor: Hegner, Christina Cruz; Barcelos, Fernanda Lavagnoli; Ferreira, Juliana Neves; Smiderle, Roberta Petroni; Almeida, Patrícia Casagrande Dias de.
Título: Diagnóstico tardio de síndrome de DiGeorge em criança hipocalcêmica: relato de caso / Late diagnosis of DiGeorge syndrome in hypocalcemic child: case report
Fonte: Rev. méd. Minas Gerais;26(supl. 2):53-56, 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Síndrome de DiGeorge (SDG) decorre de uma microdeleção 22q11.2, sendo considerada uma das microdeleções mais frequentes em humanos. Caracteriza-se por espectro fenotípico bastante amplo, incluindo dificuldade de aprendizado, fácies dismórfica, anomalias cardíacas, hipocalcemia, hipoparatireoidismo, fenda palatina, anomalias do timo, insuficiência imunológica e problemas de fala e alimentação. Contudo, nenhum achado é patognomônico ou mesmo obrigatório. Este relato de caso pretende chamar a atenção para essa síndrome como causa potencial de hipocalcemia e convulsões hipocalcêmicas mesmo após o período neonatal. Reporta-se a história clinico-laboratorial e manejo de um menino de 12 anos, diagnosticado aos sete com SDG em decorrência de facies típica e crise convulsiva hipocalcêmica. O paciente apresentava diagnóstico prévio de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e fácies suspeita (micrognatia, orelhas de implantação baixa, hipertelorismo, nariz angular). A hipocalcemia que deflagrou a crise convulsiva foi secundária ao hipoparatireoidismo, sendo tratado com carbonato de cálcio e calcitriol. Houve melhora clínica, porém se manteve hipocalcêmico, apesar de dose otimizada da medicação. O caso é atípico, já que o diagnóstico de SDG foi feito tardiamente, visto que a maioria dos casos é diagnosticada no período neonatal. Além disso, o quadro demonstra a variabilidade de achados clínicos que podem ser encontrados nessa síndrome e a importância de se investigar a SDG em pacientes que apresentem hipocalcemia, mesmo em idades mais avançadas. Salienta-se que o diagnostico tem relevância na implicação dos cuidados à saúde, devido aos riscos imunológicos e cardiológicos apresentados pelos pacientes portadores, devendo ser realizado o mais precocemente possível.(AU)

The DiGeorge Syndrome (DGS) stems from a 22q11.2 microdeletion and is considered one of the most frequent microdeletions in humans. It is characterized by very wide phenotypic spectrum, including learning disability, dysmorphicfacies, cardiac abnormalities, hypocalcemia, hypoparathyroidism, cleft palate, thymus abnormalities, immune impairment and speech and feeding problems. However, any finding is pathognomonic or even mandatory. This case report aims to draw attention to this syndrome as a potential cause of hypocalcemia and hypocalcemic seizures even after the neonatal period. Refers to clinical and laboratory history and management of a boy of 12, diagnosed at 07 with DGS due to typical facies and hypocalcemic seizure. The patient had a previous diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder, developmental delay and suspected facies (micrognathia, low-set ears, hypertelorism, angular nose). Hypocalcemia that triggered the seizure was secondary to hypoparathyroidism, being treated with calcium carbon- ate and calcitriol. There was clinical improvement, but hypocalcemic remained despite optimal medication dose. The case is atypical, since the diagnosis DGS was made later, as the majority of cases are diagnosed in the neonatal period. In addition, the table shows the variability of clinical findings that can be found in this syndrome and the importance of investigating the DGS in patients who have hypocalcaemia, even at older ages. Please note that the diagnosis is relevant in the involvement of health care due to immunological and cardiac risks posed by patients and should be done as early as possible.(AU)
Descritores: Convulsões/complicações
Síndrome de DiGeorge/diagnóstico
Hipocalcemia/complicações
-Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/complicações
Fissura Palatina/complicações
Síndrome de DiGeorge/complicações
Hipertelorismo/complicações
Hipoparatireoidismo/complicações
Deficiências da Aprendizagem/complicações
Micrognatismo/complicações
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1026603
Autor: Chakraborty, Suhash.
Título: La dinámica sociocultural influye en las vías de atención de los niños con trastorno del desarrollo / Socio-cultural dynamics influence care pathways in children with developmental disorder
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);22(8):766-767, dic.-mar. 2018.
Idioma: en; es.
Descritores: Dislexia
Transtorno de Aprendizagem Específico
Deficiências da Aprendizagem
-Características Culturais
Limites: Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-837093
Autor: Russi, ML; Montoya, DA.
Título: Caracterización neuropsicológica en niños entre seis y ocho años con antecedente de muy bajo peso al nacer y prematurez / Neuropsychological characterization in children between 6 and 8 years with very low birth weight and preterm birth / Caracterização neuropsicológica em crianças entre seis e oito anos com antecedente de muito baixo peso ao nascer e prematuro
Fonte: Med. U.P.B = Med. UPB;35(2):89-99, jul.-dic. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: el esfuerzo médico y de las UCI neonatales, ha permitido preservar la vida en pacientes con menos semanas de gestación. Los principales trastornos graves asociados con muy bajo peso son: parálisis cerebral, sordera, ceguera, retraso del desarrollo, retraso mental y epilepsia. Un 50% de estos niños muestra inteligencia límite, alta incidencia de trastornos de la comunicación o del aprendizaje y fracaso escolar, así como déficit de atención con hiperactividad, déficits neuropsicológicos específicos y problemas de la conducta. En este trabajo se analizaron las características neuropsicológicas de 45 niños entre seis y ocho años con antecedente de prematurez y muy bajo peso al nacer. Metodología: estudio observacional analítico transversal de niños nacidos entre 2005 y 2006. Se aplicaron pruebas para medir el coeficiente intelectual y las funciones mentales superiores (WISC-IV y ENI), previo consentimiento informado de los padres. Resultados: se observa un adecuado rendimiento en cuanto a la capacidad intelectual, con mejores desempeños a mayor edad gestacional y con diferencia estadísticamente significativa en el razonamiento perceptivo. Hay desempeño por debajo de la media en los prematuros extremos en habilidades metalingüísticas, memoria visual a largo plazo, fluidez verbal y flexibilidad cognitiva. Este bajo rendimiento, junto con menores puntuaciones en el CI, fue más notorio en los niños con antecedentes de sepsis y hemorragia ventricular. Conclusiones: el antecedente de prematurez y muy bajo peso al nacer impacta de forma negativa sobre las funciones neuropsicológicas. El desempeño neuropsicológico por fuera de la media (habilidades metalingüísticas, memoria visual, fluidez verbal y flexibilidad cognitiva) podría explicar problemas neuropsiquiátricos durante el crecimiento.

Objective: Medical and neonatal ICU efforts have made it possible to preserve the life of patients born prematurely. The main serious disorders associated with very low birth weight are cerebral palsy, deafness, blindness, developmental delay, mental retardation, and epilepsy. Of these children, 50% show intellectual disability, a high incidence of communication or learning disabilities, academic failure, attention deficit/hyperactivity disorder, specific neuropsychological deficits, and behavioral issues. This study analyzed the neuropsychological characteristics of 45 children between the ages of six and eight who were premature and had very low weight at birth. Methods: Observational, cross-sectional study in children born between 2005 and 2006. Upon parents' informed consent, tests were applied to measure IQ and superior intellectual ability (WISC-IV and ENI). Results: Adequate performance is observed regarding intellectual capacity, where better performance was observed in those with greater gestational age with statistically significant differences in perceptive reasoning. In extremely premature babies, there was below average performance in metalinguistic abilities, long-term visual memory, verbal fluency, and cognitive flexibility. This reduced performance, along with lower IQ scores, was more notorious in children with a history of sepsis and intraventricular hemorrhage. Conclusions: Preterm birth and very low birth weight has a negative effect on neuropsychological functions. Below average neuropsychological performance (metalinguistic abilities, visual memory, verbal fluency, and cognitive flexibility) could explain neuropsychiatric problems present during growth.

Objetivo: o esforço médico e das UTI neonatais, há permitido preservar a vida em pacientes com menos semanas de gestação. Os principais transtornos graves associados com muito baixo peso são: paralise cerebral, surdez, cegueira, retraso do desenvolvimento, retraso mental e epilepsia. Um 50% destas crianças mostra inteligência limite, alta incidência de transtornos da comunicação ou da aprendizagem e fracasso escolar, assim como déficit de atenção com hiperatividade, déficits neuropsicológicos específicos e problemas da conduta. Neste trabalho se analisaram as características neuropsicológicas de 45 crianças entre seis e oito anos com antecedente de prematurez e muito baixo peso ao nascer. Metodologia: estudo observacional analítico transversal de crianças nascidas entre 2005 e 2006. Se aplicaram provas para medir o coeficiente intelectual e as funções mentais superiores (WISC-IV y ENI), prévio consentimento informado dos pais. Resultados: se observa um adequado rendimento em quanto à capacidade intelectual, com melhores desempenhos a maior idade gestacional e com diferença estatisticamente significativa na razão perceptiva. Há desempenho por debaixo da média nos prematuros extremos em habilidades metalinguísticas, memória visual a longo prazo, fluidez verbal e flexibilidade cognitiva. Este baixo rendimento, junto com menores pontuações no CI, foi mais notório nas crianças com antecedentes de sepse e hemorragia ventricular. Conclusões: o antecedente de prematurez e muito baixo peso ao nascer impacta de forma negativa sobre as funções neuropsicológicas. O desempenho neuropsicológico por fora da média (habilidades metalinguísticas, memória visual, fluidez verbal e flexibilidade cognitiva) poderia explicar problemas neuropsiquiátricos durante o crescimento.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
-Peso ao Nascer
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Idade Gestacional
Nascimento Prematuro
Crescimento e Desenvolvimento
Inteligência
Aprendizagem
Deficiências da Aprendizagem
Deficiência Intelectual
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Estudo Clínico
Responsável: CO101 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-1127522
Autor: Ribeiro, Guilherme Faria; Santeiro, Tales Vilela; Centurion, Neftali Beatriz.
Título: AproximaçãO entre família e escola: pensando experiência grupal em ambiente escolar público / Family-school approach: thinking group experience in public school environment / Aproximación entre la familia y la escuela: pensado acerca de la experiencia en grupo en el ambiente de la escuela pública
Fonte: Vínculo;17(1):75-96, jan.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de um grupo operativo realizado com professoras e mães de alunos da quarta série do Ensino Fundamental de uma escola pública, situada em um município de pequeno porte do interior do Estado de Minas Gerais. O grupo surgiu a partir da demanda da escola, que relatou dificuldades de aprendizagem de alunos, ausência dos pais às reuniões, mau comportamento dos alunos, entre outros. Foram realizados dois encontros de aproximadamente uma hora. Participaram 3 professoras e 10 mães. Estes grupos foram mediados pelo psicólogo da Secretaria Municipal de Educação da cidade, que têm como função acompanhar todas as escolas e creches do município. As experiências grupais ressaltaram: sobrecarga de trabalho das professoras, limitação de infraestrutura para o ensino e ausência de tempo dos pais para se dedicarem ao cuidado dos filhos. A culpabilização das professoras para com as mães e destas para com as professoras foi outro aspecto observado. Nesse contexto os grupos se mostraram como uma ferramenta de construção de estratégias dialógicas que favoreceram a compreensão das demandas apresentadas.

The aim of this paper is to present an experience report of an operative group carried out with teachers and parents of students of the fourth grade of elementary school in a public school, located in a small municipality in the interior of the state of Minas Gerais. The group emerged from the demand of the school, which reported learning difficulties of students, absence of parents to meetings, student misbehavior, among others. Two meetings of approximately one hour were held. Three teachers and 10 mothers participated. These groups were mediated by the psychologist of the city's Municipal Secretariat of Education, whose function is to accompany all schools and kindergartens in the municipality. The group experiences highlighted emerging as: workload of the teacher and limitation of infrastructure for teaching; lack of time for parents to devote themselves to caring for their children. The culpability of teachers to mothers and mothers to teachers was another aspect observed. In this context, the groups proved to be a tool for constructing dialogical strategies that favored the understanding of the demands presented.

El objetivo de este texto es presentar un relato de experiencia de un grupo operativo realizado con maestros y padres de estudiantes del cuarto grado de una escuela pública ubicada en un pequeño municipio en el interior del estado de Minas Gerais. El grupo surgió de la demanda de la escuela, que informó dificultades de aprendizaje de los estudiantes, ausencia de los padres a las reuniones, mal comportamiento de los estudiantes, entre otros. Se celebraron dos reuniones de aproximadamente una hora. Participaron tres maestras y 10 madres. Estos grupos fueron mediados por el psicólogo de la Secretaría Municipal de Educación de la ciudad, cuya función es acompañar a todas las escuelas y jardines de infancia del municipio. Las experiencias grupales resaltaron: la sobrecarga de trabajo de los profesores, limitación de infraestructura para la enseñanza y falta de tiempo para que los padres se dediquen al cuidado de sus hijos. La culpabilidad de los maestros a las padres y de las madres a los maestros fue otro aspecto observado. En este contexto, los grupos demostraron ser una herramienta para construir estrategias dialógicas que favorecieron la comprensión de las demandas presentadas.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Estudantes
Inclusão Escolar
Família
Estratégias
Ensino Fundamental e Médio
Infraestrutura
Docentes
Professores Escolares
Aprendizagem
Deficiências da Aprendizagem
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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