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Ciasca, Sylvia Maria
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Id: biblio-1056983
Autor: Pestun, Magda Solange Vanzo; Roama-Alves, Rauni Jandé; Ciasca, Sylvia Maria.
Título: Neuropsychological and educational profile of children with dyscalculia and dyslexia: a comparative study / Perfil neuropsicológico e escolar de crianças com discalculia e dislexia: estudo comparativo / Perfil neuropsicológico y educativo de los niños con discalculia y dislexia: estudio comparativo
Fonte: Psico USF;24(4):645-659, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: This paper aims to compare the neuropsychological and educational profiles of Brazilian children with dyscalculia (n = 8), dyslexia (n = 13) and without learning disabilities (n = 12). The neuropsychological profile was composed of: (a) intelligence - assessed by the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III); (b) attention - WISC-III Coding and Symbol Search subtests; (c) executive functions - Digit Span (backward order) and WISC-III Arithmetic subtests, Pseudoword Repetition Test for Brazilian Children, Stroop Test and Wisconsin Card Sorting Test; (d) memory - WISC-III Digit Span subtest (forward order) and Rey Complex Figures. The educational profile was composed of reading, writing and mathematics, assessed by the Academic Performance Test and the Arithmetic Test. It was found that the groups with dyscalculia and dyslexia did not differentiate in any of the neuropsychological abilities, only in the reading and writing abilities. Neuropsychological variables that could explain these results were discussed. (AU)

Objetivou-se comparar os perfis neuropsicológico e escolar de crianças brasileiras com discalculia (n = 8), dislexia (n = 13) e sem dificuldades escolares (n = 12). O perfil neuropsicológico foi composto por: (a) inteligência: avaliada pela Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III); (b) atenção: subtestes Códigos e Procurar Símbolos da WISC-III; (c) funções executivas: subtestes Dígitos (ordem inversa) e Aritmética da WISC-III, Teste de Repetição de Pseudopalavras para Crianças Brasileiras, Teste de Stroop e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas; (d) memória: subteste Dígitos (ordem direta) da WISC-III e Figuras Complexas de Rey. O perfil escolar foi composto por leitura, escrita e matemática, avaliado pelo Teste de Desempenho Escolar e pela Prova de Aritmética. Verificou-se que os grupos com discalculia e com dislexia não se diferenciaram em nenhuma das habilidades neuropsicológicas, somente nas habilidades escolares de leitura e escrita. Variáveis neuropsicológicas que pudessem explicar esses desempenhos intergrupos foram discutidas. (AU)

El objetivo de este trabajo fue comparar los perfiles neuropsicológicos y escolares de niños brasileños con Discalculia (n = 8), Dislexia (n = 13) y niños sin dificultades escolares (n = 12). El perfil neuropsicológico fue compuesto por: (a) inteligencia: evaluada por Escala de Inteligencia Wechsler para Niños (WISC-III); (b) atención: subtests Códigos y Búsqueda de Símbolos de la WISC-III; (c) funciones ejecutivas: subtests Dígitos (orden inverso) y Aritmética de la WISC-III, Test de Repetición de Pseudopalabras para Niños Brasileños, Test de Stroop y Test Wisconsin de Clasificación de Cartas; (d) memoria: subtest Dígitos (orden directo) de la WISC-III y Figuras Complejas de Rey. El perfil escolar fue compuesto por lectura, escritura y matemática, evaluado por el Test de Desempeño Escolar y por la Prueba de Aritmética. Se verificó que los grupos con Discalculia y con Dislexia no se diferenciaron en ninguna de las habilidades neuropsicológicas, sólo en las habilidades escolares de lectura y escritura. Fueron discutidas variables neuropsicológicas que pueden explicar esos desempeños intergrupales. (AU)
Descritores: Escalas de Wechsler
Dislexia/psicologia
Teste de Stroop
Discalculia/psicologia
Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
-Inquéritos e Questionários
Anamnese
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: lil-777127
Autor: Bastos, José Alexandre; Cecato, Angela Maria Traldi; Martins, Marielza Regina Ismael; Grecca, Kelly Regina Risso; Pierini, Rafael.
Título: The prevalence of developmental dyscalculia in Brazilian public school system / A prevalência da discalculia do desenvolvimento no sistema publico de educação brasileiro
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;74(3):201-206, Mar. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT The goal of the study was to assess public school children at the end of the first stage of elementary school. We used a protocol applied concurrently with a writing test in the form of an unexpected activity in 28 public schools; 2,893 children assessed, 687 exhibited performance below 58 points, 184 were excluded due to change of address or lack of consent; 503 children subjected to a test of intellectual capacity and reading assessment and 71 considered intellectually disabled were excluded. 226 (7.8%) children, who could read, write, and had normal intellectual level, met the criteria of developmental dyscalculia (DD), 98 female and 128 male. The most influential factors in the prevalence were socioeconomic levels of the schools neighborhood, education level of parents, and being male, as demonstrated by the odds ratio and multiple logistic regression analysis. Further studies should be done so that educational policies are taken.

RESUMO Este estudo teve como objetivo avaliar crianças da rede pública no final da 1a etapa do ciclo fundamental; com um protocolo aplicado em forma de atividade surpresa em 28 escolas públicas, concomitantemente a uma prova de escrita: Das 2893 crianças avaliadas, 687 tiveram rendimento abaixo de 58 pontos, 184 foram excluídas por mudança de domicilio ou por falta de consentimento; 503 submetidas a um teste de avaliação intelectual e de leitura, 71 consideradas intelectualmente deficientes foram excluídas do estudo. 226 (7,8%) sabiam ler e escrever e intelectualmente normais, preenchendo os critérios para o diagnóstico de discalculia do desenvolvimento (DD), 98 do sexo feminino e 128 masculinos. Fatores que mais influenciaram na prevalência da DD foram os níveis socioeconômicos do bairro da escola, nível de escolaridade dos pais e sexo masculino, demonstrados pela Odds Ratio e Analise de regressão logística múltipla. Mais estudos devem ser realizados para que políticas educacionais sejam tomadas.
Descritores: Discalculia/epidemiologia
-Instituições Acadêmicas
Fatores Socioeconômicos
Brasil/epidemiologia
Prevalência
Discalculia/diagnóstico
Testes de Inteligência
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1021239
Autor: Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves; Klumpp, Carolina Ferreira Barros; Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti; Andrade, Márcia Siqueira de; Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa.
Título: Discalculia: revisão de literatura / Dyscalculia: literature review
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):195-204, dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Discalculia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-891938
Autor: Pestun, Magda Solange Vanzo.
Título: Nonverbal learning disabilities and developmental dyscalculia: Differential diagnosis of two Brazilian children / Transtornos de aprendizagem não verbal e discalculia do desenvolvimento: Diagnóstico diferencial de duas crianças brasileiras / Trastornos de aprendizaje no verbal y discalculia del desarrollo: Diagnóstico diferencial de dos niños brasileños
Fonte: Estud. psicol. (Natal);22(3):257-263, Sept. 2017. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Nonverbal learning disabilities (NVLD), a clinical condition still little reported in Brazil, are characterized by damages in the visual spatial domains, visual motor integration, fine motor skills, math skills and social and emotional difficulties. Developmental Dyscalculia (DD) is a neurodevelopmental disorder that affects basic arithmetic skills acquisition, including storage and recovery of arithmetic facts, calculation fluency and precision and number sense domain. Although both are persistent Math learning disorder/disability, they cause different damages. The objective of this case report is to describe, compare and analyze the neuropsychological profile of two Brazilian children with similar complaints but distinct diagnosis.

Transtornos de aprendizagem não verbal (TANV), ainda pouco divulgado no Brasil, caracterizam-se por prejuízos nos domínios visuoespacial, integração visuomotora, motricidade fina, habilidades matemáticas e dificuldade social e emocional. Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno do neurodesenvolvimento, com prejuízo na aquisição de habilidades aritméticas básicas, incluindo armazenagem e recuperação de fatos aritméticos, fluência e precisão de cálculo, e domínio do senso numérico. Apesar de ambos serem um transtorno persistente de aprendizagem matemática, envolvem prejuízos diferentes. Este relato de caso tem o objetivo de descrever, comparar e analisar o perfil neuropsicológico de duas crianças brasileiras, com queixa similar, e diagnóstico distinto.

Trastornos de aprendizaje no verbal (TANV), aún poco divulgado en Brasil, se caracteriza por perjuicios en los dominios visuoespacial, integración visomotora, motricidad fina, habilidades matemáticas y dificultades social y emocional. Discalculia del Desarrollo (DD) es un trastorno del desarrollo neural, con perjuicio en la adquisición de habilidades aritméticas básicas, incluyendo almacenaje y recuperación de hechos aritméticos, fluidez y precisión de cálculo y dominio del sentido numérico. Pese a que ambos sean trastornos persistentes de aprendizaje de matemáticas, son perjuicios diferentes. Este relato de experiencia tiene el objetivo de describir, comparar y analizar el perfil neuropsicológico de dos niños brasileños, con queja similar, y diagnóstico distinto.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/psicologia
Brasil
Criança
Diagnóstico Diferencial
Discalculia/psicologia
Deficiências da Aprendizagem/psicologia
-Estudantes/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Testes Neuropsicológicos
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-979526
Autor: De-La-Peña Álvareza, Cristina; Bernabéu Brotóns, Elena.
Título: Dislexia y discalculia: una revisión sistemática actual desde la neurogenética / Dyslexia and Dyscalculia: a Current Systematic Revision from a Neurogenetics Perspective
Fonte: Univ. psychol;17(3):161-172, jul.-set. 2018. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los Trastornos Específicos del Aprendizaje constituyen un grupo heterogéneo de alteraciones frecuentes que pueden generar problemas importantes no solo durante la etapa escolar, sino a lo largo de toda la vida. Las dificultades persistentes en lectura (dislexia) y en matemáticas (discalculia) son, por su relevancia y prevalencia, los dos Trastornos de Aprendizaje más importantes en la práctica educativa y clínica. El objetivo del estudio es realizar una síntesis de los descubrimientos científicos de los últimos diez años sobre las bases neuroanatómicas y genéticas de la dislexia y la discalculia. Se realizó un análisis exhaustivo bibliográfico desde 2006 hasta enero de 2017 en inglés y español centrados en neuroimagen y genética de dislexia y discalculia mediante las bases de datos Medline, PsyInfo, Scopus, Web of Science y Dialnet. Se incluyeron 38 artículos de los cuales se extrajeronn las aportaciones desde la neuroimagen y la genética tanto para la dislexia como de discalculia. Estos datos facilitaron herramientas para orientar al contexto psicológico y educativo, a su vez proporcionando respuestas definitivas.

Abstract The Specific Learning Disorders represent a heterogeneous group of common conditions that can generate important problems not only during schooling but also throughout life. The persistent difficulties in reading (dyslexia) and maths (dyscalculia) are, due to their significance and prevalence, the two most important learning disorders in both educational and clinical practice. The objective of this study is to make a synthesis of the scientific findings of the past ten years about neuroanatomical and genetic basis of dyslexia and dyscalculia. To this aim a comprehensive bibliographic analysis is conducted from 2006 until January, 2017 in English and Spanish from databases Medline, PsyInfo, Scopus, Web of Science y Dialnet. There were included 43 articles with contributions so much about dyslexia as dyscalculia from the neuroimagen and the genetics. This information will provide tools to guide psychological and educational environments and to provide definitive answers.
Descritores: Dislexia/diagnóstico por imagem
Discalculia/diagnóstico por imagem
Neuroimagem/métodos
Deficiências da Aprendizagem/genética
Responsável: CO185.1 - Biblioteca Alfonso Borrero Cabal, S. J.


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Id: lil-775814
Autor: Molina, Juliana; Ribeiro, Fabiana Silva; Santos, Flávia Heloísa; Aster, Michael von.
Título: Cognição numérica de crianças pré-escolares brasileiras pela ZAREKI-K / Numerical cognition in brazilian preschool children by the ZAREKI-K / Cognición numérica de niños preescolares brasileños por la ZAREKI-K
Fonte: Temas psicol. (Online);23(1):123-135, mar. 2015. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Cognição Numérica é influenciada por fatores biológicos, cognitivos, educacionais e culturais. Constitui- se tanto de um sistema primário, chamado de Senso Numérico que seria inato e de abrangência universal, quanto de sistemas secundários, como o Cálculo que está implicado a realização de operações matemáticas por meio de símbolos ou palavras e o Processamento Numérico, que se divide em dois componentes, a Compreensão Numérica, que está relacionada ao entendimento de símbolos numéricos e a Produção Numérica: que inclui a leitura, escrita e contagem de números. Entretanto, os estudos que evidenciam o desenvolvimento destas funções em crianças de idade pré-escolar são escassos. Diante disso os objetivos do presente estudo foram investigar a cognição numérica em crianças brasileiras pré-escolares e demonstrar a validade de construto da ZAREKI-K (Bateria Neuropsicológica para Avaliação do Tratamento dos Números e do Cálculo para Crianças pré-escolares). Participaram da pesquisa 42 crianças, entre 5 e 6 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas de educação pré-escolar, que foram avaliadas pelos subtestes da ZAREKI-K e WISC-III. Os Resultados indicaram diferenças significativas associadas à idade em que crianças de 6 anos obtiveram melhores pontuações em subtestes relacionados a Produção numérica, Compreensão numérica e Cálculo, bem como correlações moderadas a fortes entre alguns subtestes de ambos os instrumentos, demonstrando a validade de constructo da bateria. Em conclusão, foram obtidos dados normativos preliminares para a ZAREKI-K, ademais as análises sugerem tratar-se de um instrumento promissor para a avaliação da cognição numérica em crianças pré-escolares.

The Numerical Cognition is influenced by biological, cognitive, educational and cultural factors. It consists of a primary system, called Number Sense that would be innate and universal, also of secondary systems: the Calculation, implied to perform mathematical operations by means of symbols or words and Number Processing, which is divided into two components, Number Comprehension, related with the understanding of numerical symbols and Number Production, which includes reading, writing and counting numbers. However, studies that show the development of these functions in children of preschool age are scarce. Therefore, aims of this study were to investigate numerical cognition in preschool Brazilian children to demonstrate the construct validity of the ZAREKI-K (A Neuropsychological Battery for the Assessment of Treatment of Numbers and Calculation for preschool children). The participants were 42 children of both genders, who attended public elementary schools; the children were evaluated by this battery and WISC-III. The results indicated significant differences associated with age which children of 6 years had better scores on subtests related to Number Production, Calculation and Number Comprehension, as well moderate and high correlations between some subtests of both instruments, demonstrating the construct validity of the battery. In conclusion, preliminary normative data were obtained for ZAREKI-K. The analyses suggested that it is a promising tool for the assessment of numerical cognition in preschool children.

La cognición numérica es influenciada por factores biológicos, educativos, cognitivos y culturales. Posee un sistema primario innato y universal, que es el Sentido Numérico y sistemas secundarios: el Cálculo, para realizar operaciones matemáticas por medio de símbolos o palabras y el Procesamiento Numérico, que se divide en dos componentes, la Comprensión Numérica, que implica la comprensión de los símbolos numéricos, y la Producción Numérica que incluye la lectura, escritura y conteo de números. Sin embargo, hay pocos estudios que muestran el desarrollo de estos sistemas en los niños de edad preescolar. Los objetivos de este estudio fueran investigar la cognición numérica en niños brasileños en edad preescolar y demostrar la validez de constructo de la ZAREKI-K (Batería Neuropsicológica para la Evaluación del Tratamiento de los Números y el Cálculo para los Niños en edad Preescolar; Weinhold-Zulauf, Schweiter, & von Aster, 2003). Los participantes fueron 42 niños de entre 5 y 6 años de edad, de ambos sexos, que estudiaban en escuelas públicas de educación preescolar, los niños fueron evaluados por la referida batería y la WISC-III. Los resultados indicaron que los niños de seis años presentaron mejores puntuaciones en las pruebas relacionadas con Producción Numérica, Cálculo y la Comprensión Numérica, así como las correlaciones altas y moderadas entre algunos subtest de ambos instrumentos, lo que demuestra la validez construirla batería. En conclusión, se obtuvieron datos preliminares normativos para el ZAREKI-K. Los análisis sugieren que este es un instrumento prometedor para la evaluación de la cognición numérica en niños preescolares.
Descritores: Cognição
Discalculia
Matemática
-Pré-Escolar
Limites: Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: lil-714169
Autor: Estudillo, Alejandro J.
Título: La implicación de la memoria de trabajo en la resolución mental de problemas aritméticos / The involvement of working memory in mental arithmetic problem solving: the case of dyscalculia
Fonte: Rev. chil. neuropsicol. (En línea);7(2):43-47, jul. 2012.
Idioma: en.
Resumo: Para resolver problemas aritméticos, los humanos necesitamos tratar con diferentes piezas de información. Por esta razón, parece plausible que necesitemos de algún sistema capaz de procesar, retener y manipular dicha información. La memoria de trabajo es el sistema encargado de llevar a cabo estos procesos, por lo que podría estar implicado en la resolución de operaciones aritméticas. En este sentido, la investigación empírica ha mostrado que los diferentes componentes de la memoria de trabajo (el ejecutivo central, el bucle fonológico, y la agenda visoespacial) juegan diferentes roles en el proceso de resolución de problemas aritméticos. Por otro lado, algunos investigadores sugieren que la discalculia evolutiva, la dificultad para llevar a cabo operaciones matemáticas más frecuente en la población, se caracteriza por un déficit principal en la memoria de trabajo. Sin embargo, estos resultados no han sido siempre replicados. En este artículo se presenta una revisión actualizada de la implicación de la memoria de trabajo en la resolución de operaciones aritméticas. Como se verá, cada componente cumple con una función específica en el proceso de resolución de operaciones aritméticas. Además, la evidencia en contra y apoyando un déficit principal en memoria de trabajo en pacientes con discalculia del desarrollo será revisada.

To solve arithmetic problems, humans need to deal with several pieces of information. The working memory system actively stores and manipulates information. For this reason, it seems plausible that this system is involved in solving arithmetic problems. In fact, it has been shown that the different subcomponents of working memory (central executive, phonological loop and visual sketchpad) play different roles in solving arithmetic problems. On the other hand, some research has shown that the most typical arithmetic disability, that is developmental dyscalculia, is characterized by a main deficit in working memory. However, these results have not been always obtained. In the present article the involvement of working memory in solving arithmetic operations is reviewed. Moreover, the evidence supporting and against a main impairment in working memory in people with developmental dyscalculia will be discussed.
Descritores: Discalculia/fisiopatologia
Função Executiva
Memória de Curto Prazo/fisiologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-707020
Autor: Thomé, Ursula; Alves, Sandra Regina da Paixão; Guerreiro, Sabrina Mendonça; Costa, Célia Regina Carvalho Machado da; Moreira, Fernanda de Souza; Lima, Andrea Bandeira; Tavares, Maria Rita Ferreira; Maia Filho, Heber Souza.
Título: Developmental dyscalculia in children and adolescents with idiopathic epilepsies in a Brazilian sample / Avaliação de discalculia do desenvolvimento em crianças e adolescentes com epilepsia idiopática em uma amostra brasileira
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;72(4):283-288, abr. 2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: Epilepsy is one of the most prevalent chronic disorders of childhood which can threaten child development and mental health. Among cognitive disorders, dyscalculia is one of the most important. In this study, 39 children and adolescents with idiopathic epilepsy underwent clinical and neuropsychological assessment to determine the intellectual level, math skills, reading and writing performance and neuropsychological profile. It was observed that the mathematical ability was below schooling expectations in a higher frequency than expected. There were no significant differences in mathematical performance among groups divided by number of antiepileptic drugs used, duration of disease and types and frequency of seizures. There was a positive correlation with intelligence quotient and attentional and reading level. These results suggest the existence not only of dyscalculia, but the concurrence of attentional and reading problems for the poor mathematical performance in this population.

A epilepsia é uma das doenças crônicas mais comuns da infância que pode ameaçar o desenvolvimento infantil e saúde mental. Dos distúrbios cognitivos, a discalculia é um dos mais importantes. Neste estudo, 39 crianças e adolescentes com epilepsia idiopática, foram submetidos à avaliação clínica e neuropsicológica para determinar o nível intelectual, habilidade em matemática, leitura e escrita e perfil neuropsicológico. Observou-se que a habilidade em matemática ficou abaixo das expectativas de escolarização em uma frequência maior do que a esperada. Não houve diferenças significativas no desempenho matemático em relação ao número de drogas antiepilépticas utilizadas, duração da doença, tipo e frequência das crises. Houve uma correlação positiva com o quociente de inteligência e nível de atenção e leitura. Estes resultados sugerem a existência não só de discalculia, mas também a existência de problemas atencionais e de leitura que fatores causais para a dificuldade matemática apresentada nesta amostra.
Descritores: Discalculia/fisiopatologia
Epilepsia/fisiopatologia
-Brasil
Transtornos Cognitivos/fisiopatologia
Discalculia/diagnóstico
Dislexia/fisiopatologia
Testes de Inteligência
Matemática
Testes Neuropsicológicos
Resolução de Problemas
Valores de Referência
Estatísticas não Paramétricas
Inquéritos e Questionários
Limites: Adolescente
Criança
Feminino
Humanos
Masculino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-684496
Autor: Dias, Michelle de Almeida Horsae; Pereira, Mônica Medeiros de Britto; Van Borsel, Jonh.
Título: Avaliação do conhecimento sobre a discalculia entre educadores / Assessment of the awareness of dyscalculia among educators
Fonte: Audiol., Commun. res;18(2):93-100, abr.-jun. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Obter dados locais na região metropolitana do Rio de Janeiro sobre o conhecimento ou a percepção do profissional de educação sobre os sinais indicativos de discalculia. MÉTODOS: Foi elaborado e aplicado a 63 professores do ensino fundamental das redes de ensino pública e particular, um questionário com 18 perguntas específicas sobre discalculia, sendo duas perguntas abertas e 16 fechadas. As perguntas abordavam a presença do tema na formação, experiência profissional, conhecimento específico e propostas de estratégias pedagógicas para a discalculia. RESULTADOS: Quarenta e cinco vírgula dois por cento dos professores informaram desconhecer o quadro de discalculia. Apenas 12,9% consideraram-se capazes de identificar um caso de suspeita de discalculia. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados obtidos, os professores possuem pouco conhecimento específico sobre a discalculia e se mostram inseguros da sua capacidade de identificar um caso suspeito.

PURPOSE: To obtain local data in the metropolitan region of Rio de Janeiro on the knowledge and perception of educators of signs indicative of dyscalculia. METHODS: A questionnaire with 18 questions (two open questions and sixteen closed questions) was presented to primary school teachers of public and private schools. The questions were related to the occurrence of the topic of dyscalculia during their education as a teacher, their professional experience, specific knowledge about dyscalculia, and strategies to be used in the classroom. RESULTS: Forty five point two percent reported not to know what dyscalculia is. Only 12.9% believed they can identify signs of dyscalculia. CONCLUSION: The participants have little specific knowledge about dyscalculia and showed to be insecure with respect to their ability to identify possible cases of dyscalculia.
Descritores: Discalculia/diagnóstico
Docentes
Deficiências da Aprendizagem
-Ensino Fundamental e Médio
Avaliação Educacional
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Instituições Acadêmicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-654428
Autor: Ferreira, Fernanda de Oliveira; Wood, Guilherme; Pinheiro-Chagas, Pedro; Lonnemann, Jan; Krinzinger, Helga; Willmes, Klaus; Haase, Vitor Geraldi.
Título: Explaining school mathematics performance from symbolic and nonsymbolic magnitude processing: similarities and differences between typical and low-achieving children
Fonte: Psychol. neurosci. (Impr.);5(1):37-46, Jan.-June 2012. graf, tab.
Idioma: en.
Projeto: FWF der Wissenschaftsfond; . CNPq. CAPES/DAAD. Probal Program; . FAPEMIG.
Resumo: Magnitude processing is one of the most central cognitive mechanisms that underlie persistent mathematics difficulties. No consensus has yet been reached about whether these difficulties can be predominantly attributed to deficits in symbolic or nonsymbolic magnitude processing. To investigate this issue, we assessed symbolic and nonsymbolic magnitude representations in children with low or typical achievement in school mathematics. Response latencies and the distance effect were comparable between groups in both symbolic and nonsymbolic tasks. The results indicated that both typical and low achievers were able to access magnitude representation via symbolic and nonsymbolic processing. However, low achievers presented higher error rates than typical achievers, especially in the nonsymbolic task. Furthermore, measures of nonsymbolic magnitude explained individual differences in school mathematics better than measures of symbolic magnitude when considering all of the children together. When examining the groups separately, symbolic magnitude representation explained differences in school mathematics in low achievers but not in typical achievers. These results suggest that symbolic magnitude is more relevant to solving arithmetic problems when mathematics achievement is particularly low. In contrast, individual differences in nonsymbolic processing appear to be related to mathematics achievement in a more general manner.
Descritores: Cognição
Discalculia
-Desenvolvimento Infantil
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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